Gramado, Lugar Onde o Pobre Não Tem Vez?

  Рет қаралды 67,901

Olhar Internacional

Olhar Internacional

2 жыл бұрын

Veja a experiência de um carioca que veio morar em Gramado.
Canal do Jonatas:
/ jonatasdes%c3%a1
Podcast Mundo Gramado:
• Nômades Digitais em Gr...

Пікірлер: 689
@nelsonoliveira5055
@nelsonoliveira5055 2 жыл бұрын
Sou carioca, filho de carioca preto, nascido no Moro do Macaco, Rio, meu pai saiu do moro, conseguiu crescer e fez com que a família toda crescesse, portanto levante a cabeça, estude e trabalhe honestamente, com isso o crescimento mental, profissional e econômico é consequência.
@Canalrafaelgama
@Canalrafaelgama 2 жыл бұрын
👏👏
@dombonilla
@dombonilla 2 жыл бұрын
Não é o nome que faz o lugar, são as pessoas!
@Canalrafaelgama
@Canalrafaelgama 2 жыл бұрын
@@dombonilla boa. 👏👏👏
@divulgacaopro
@divulgacaopro 7 ай бұрын
Isso aí 👏👏
@therezacristina2563
@therezacristina2563 6 ай бұрын
O negócio é estudar e não se encher de filhos dividindo pobreza.
@lenilsonmoutinho6386
@lenilsonmoutinho6386 2 жыл бұрын
Sobre o preconceito: acho que tive muita sorte no Sul! Tenho bons amigos em Curitiba, cidade bem fechada, bem na sua, mas depois que você conquista o curitibano eles te tratam como se fosse da família. Fui passar uns dias lá uma vez, o casal foi ao mercado, eu achando que era a compra do mês deles aí o namorado da minha amiga me disse que tudo aquilo era pra mim! Em Santa Catarina a mesma coisa, sempre vou para lá, adoro o Rio Grande do Sul, me considero gaúcho de coração! Quando meus amigos veem as fotos com os "galegos" me perguntam como consegui me dar bem. Eu respondo que respeito, principalmente à cultura, que é forte, notadamente no Rio Grande. Quando estive por 15 dias em Caxias fui até a biblioteca, pedi livros que falassem da história e acredite, achei da História do RS! Daí você entende deles terem tanto apego à sua cultura e à terra. Me tornei gaúcho depois daquela viagem!
@julio-opatriarca5688
@julio-opatriarca5688 2 жыл бұрын
É isso mesmo, se quer entender a mentalidade de um povo, estude sua história!!!
@luizeduardogauterio1786
@luizeduardogauterio1786 2 жыл бұрын
Bem...es gaúcho....mas naturalizado...não legítimo.....kkk...👏🏻👏🏻🧉🧉🧉👍🏻
@lenilsonmoutinho6386
@lenilsonmoutinho6386 2 жыл бұрын
@@luizeduardogauterio1786 vou pegar meu passaporte no CTG de Caxias kkkk.
@argosautomacao9774
@argosautomacao9774 2 жыл бұрын
Legal o seu relato. Sim, aqui no sul as pessoas valorizam muito o respeito ao espaço alheio. Tud é uma conquista. Aos poucos vai se conquistando espaço e sendo reconhecido pelo oque se faz. Será sempre bem vindo ao RS. Abçs.
@ubirajuniorvieirabrandao7162
@ubirajuniorvieirabrandao7162 2 жыл бұрын
Fiquei uns dias no Sul em Londrina e Florianópolis o povo do Sul e melhor que o povo do Norte é Nordeste Gostei muito desse Povo
@igor5898
@igor5898 2 жыл бұрын
Fui pra Gramado e fiquei 4 dias. aliás, me hospedei em Canela, que cidade maravilhosa!
@GuiMinare
@GuiMinare 2 жыл бұрын
Sai do Rio para Florianópolis. (Sai de Búzios no Rio) e tem uma diferença cultural absurda. Os carros param na faixa, uma segurança absurda. As pessoas na parecem que só querem te passar a perna. Cresci no Rio e é complicado a cultura de "levar vantagem" sobre tudo. Entre voltar para Europa pós pandemia ou ficar no Brasil... Optei por vim pro sul e sem dúvida está valendo muito a pena.
@andersonmotta6976
@andersonmotta6976 2 жыл бұрын
Sou de Santa Catarina e estive viajando para o Rio e região dos lagos, não generalizando, mais como você falou, costume feio que pessoal tem de querer levar vantagem em tudo, porém Búzios me surpreendi com a educação das pessoas, o cuidado que eles tem com o turista, fui muito bem recebido, porém tive uma visão bem negativa de outras partes do Rio em vários aspectos.
@GuiMinare
@GuiMinare 2 жыл бұрын
@@andersonmotta6976 boa Anderson. Eu amo Búzios. Tem muitos lugares que o atendimento é bom sim. Provavelmente teve sorte (ou foi fora de temporada). O atual governo de lá está fazendo um bom trabalho pela cidade que estava em decadência. O que mais incomodava lá é que a cidade só é feita para o turista em si. Os moradores não conseguem "consumir" na cidade, já que culturalmente os salários são baixos e os preços são altos. Atendi cliete do o de um bar uma vez que falou "não atendo funcionário de loja aqui, só turistas". As praias são incríveis, porém não tem tratamento de esgoto na cidade toda, e boa parta cai no mar. Coisas simples mas que foram negligenciadas. Mas sim tem gente que faz um bom trabalho, atendem bem e etc. Mas para morar não é algo tão bom a nível de experiências. (A menos que tenha uma renda online boa🤣) e não tem boas faculdades perto.
@edvanialivramentodasilvama2615
@edvanialivramentodasilvama2615 2 жыл бұрын
Moro no Rio de Janeiro e infelizmente é assim mesmo. Não vejo a hora de pelo menos sair da capital, ninguém respeita nada, uma bagunça, está demais.
@GuiMinare
@GuiMinare 2 жыл бұрын
@@edvanialivramentodasilvama2615 veja o sul... Florianópolis, são José... Vai aproveitar praia e ainda uma qualidade de vida muito boa.
@edvanialivramentodasilvama2615
@edvanialivramentodasilvama2615 2 жыл бұрын
@@GuiMinare , meu marido aposenta agora em agosto e estamos pensando em ir embora, fomos no sul ano passado e amamos, bem diferente daqui. Me desculpem quem gosta do Rio, mas aqui está insuportável, violento, bagunça, um horror...
@misterprates756
@misterprates756 2 жыл бұрын
Sou morador do Morumbi SP , aqui somos obrigados a andar com carro fechado no Insulfilm, medo constante de alguém explodir nossa cabeça no farol da Geovane Gronchi, e essa paz que conheci em Gramado, Canela é impressionante, minha intenção é vender tudo aqui e ir morar ai
@tiburciusvanderleeuwen6697
@tiburciusvanderleeuwen6697 2 жыл бұрын
tem muito lugares bons para se morar, no interior de SC tem muita cidade boa, Jaragua do Sul, por exemplo.
@vitoriamariaricakroska8959
@vitoriamariaricakroska8959 2 жыл бұрын
É difícil avaliar a perda financeira que muitos têm, quando vendem os imóveis. Nem sempre pagam o que vale....... Mas a paz de espírito , a saúde, poder dormir mesmo 6 horas seguidas sem ouvir sirenes, confusão.......
@caiorebelo6773
@caiorebelo6773 2 жыл бұрын
Isso mesmo, a nossa situação aqui no norte, é a mesma. E se Deus quiser, logo partiremos para uma parte melhor do Brasil. Não perca tempo amigo, viva o melhor pra vc e sua família.
@gargonsancteori
@gargonsancteori 4 ай бұрын
​@@tiburciusvanderleeuwen6697legal demais. Quero morar em Jaraguá do Sul 😊.
@karengavlinski4735
@karengavlinski4735 2 жыл бұрын
Parabéns ao canal, queria expor minha visão de "preconceito brasileiro", sou do RS e já conversei com pessoas de todo o Brasil praticamente e hoje tenho a convicção de que o brasileiro possui um preconceito sim, SOCIAL e não RACIAL, não acorda cedo e trabalha para ver se magicamente você ascende socialmente....Negro, Branco, mulato tanto faz, se você possui um comportamento social dentro do dito "padrão tradicional" bem vestido, bom carro, celular e com um bom e correto português, os caminhos e portas abrem com maior frequência do que se vc possuir um comportamento de cultura de gueto por exemplo, com uma linguagem pobre e limitada, isso é indiferente a raça, origem ou quaisquer outras "diferenças". Já ouvi pessoas dizerem na minha frente que todo gaúcho é racista, que negros não são bem aceitos no sul, a pessoa não sabia de onde eu era e nunca havia sequer pisado no RS, essa pessoa estava morando fora do Brasil, pergunto; Como tal afirmação se concretizou como verdade absoluta na mente dela ? Eu vejo pessoas através de seus olhos, ações e falas e infelizmente hoje em dia desculpas parecem valer mais que atitudes positivas. No sul se vc trabalha e respeita a cultura que sim, é diferente, você vai se dar bem, se vc chegar aqui fazendo comparação e chacotas.... desculpe mas suas portas vão se fechar.
@tiburciusvanderleeuwen6697
@tiburciusvanderleeuwen6697 2 жыл бұрын
Pois é, penso da mesma maneira. Coloca uma pesso negra entrando de terno armani em uma loja e coloca um branco mal vestido, de chinelo havaiana, roupa poída , adivinha quem será mal-visto.
@anapaulaqueiroz7084
@anapaulaqueiroz7084 2 жыл бұрын
Concordo. Há um preconceito gigante, mas sobretudo social.
@keilasampaio1
@keilasampaio1 2 жыл бұрын
Concordo plenamente com vc. Sou do Norte e uma de minhas melhores amizades hoje é uma gaúcha, que morou na Alemanha e Áustria. Hj está de volta ao Brasil e sinceramente nosso respeito é exatamente pelo respeito mútuo de nossas diferenças culturais. Moro na Alemanha, amo minha região Norte, nas em nome do bem estar familiar, estou olhando o Sul como possível volta ao Brasil.
@haydeeclave8003
@haydeeclave8003 2 жыл бұрын
Exatamente, Karen! O gaúcho ama suas tradições e recebe bem, quem vem por bem!
@karineds
@karineds 2 жыл бұрын
É o que penso, o maior preconceito no Brasil é o preconceito social.
@keilasampaio1
@keilasampaio1 2 жыл бұрын
Que conversa legal!!! Parabéns pela linguagem fácil e muito rica ao mesmo tempo. Moro na Alemanha e estou olhando o Sul do Brasil para quem sabe voltar. Liebe Grüße aus Deutschland.
@Luc1ana
@Luc1ana 2 жыл бұрын
12:07 21:31 22:26 Participação especial do Quero-Quero, o animal símbolo do RS.
@silvanarosa4280
@silvanarosa4280 2 жыл бұрын
Lindo demais!!♥️
@aureoalvesdeoliveira6547
@aureoalvesdeoliveira6547 2 жыл бұрын
Boa noite! Já sofri preconceito por ser claro e olhos azuis. Chamado de nazista, alemão isto e aquilo mas com isso ninguém se preocupa e ninguém pergunta. Sim os brancos também sofrem preconceito. Conheço essa área e digo que existem negros, mestiços, brancos preconceituosos. Infelizmente sempre é o branco que é racista, o que é um erro. Também é preciso entender que gostar de sua etnia e identidade não é crime, o que é muito comum se criticar quem se apega a sua cultura e pessoas que tem isso em comum. Lembrando que os alemães nem comida podiam comprar sem ordem de algum juiz devido ao preconceito dos portugueses na época que chegaram ao Brasil. Não podiam ter escravos e nem dinheiro teriam pra isso e muitos aprenderam português justamente com os negros. As boas histórias também precisam ser lembradas.
@FlapTurbofan
@FlapTurbofan 2 жыл бұрын
Só pode ser falado do preconceito que convém. Ser humano com isto, mostra o quanto é..igual, mas só vale querer ser "igualado" onde convém, de uma forma artificial onde no final das contas, é ..privilégio, não igualdade de oportunidades, que é aquilo que mais falta no mundo, deveria ser ampla e irrestrita pra NINGUÉM poder justificar a falta dela como uma desculpa pras próprias mazelas
@DOCfe6555
@DOCfe6555 2 жыл бұрын
Eu com 61 anos aconteceu e provavelmente irá continuar mas o ser humano é assim Sempre criticando o outro e não olhando pra si Sou branco olhos azuis e advinha o que acontece no sudeste onde não tem quase olhos azuis kkkk nunca me incomodei Problema é deles
@Sergio-vu1mv
@Sergio-vu1mv 2 жыл бұрын
Ontem mesmo aconteceu um caso de racismo em Porto Alegre , no jogo inter x corinthians É um momento complexo que nós estamos passando , eu sou branco , acho o preconceito é uma forma de atingir a pessoa , mesmo sem ser racista , apenas um tiro , vamos dizer assim Só oração , Só DEUS
@diegogernotlopesscherer4973
@diegogernotlopesscherer4973 2 жыл бұрын
Desculpe a sinceridade,mas você só pode falar que sofre de racismo quando deixa de conseguir um emprego por causa da cor da pele,ou quando um segurança te acompanha dentro da loja pelo menos motivo...
@GraziJO
@GraziJO 2 жыл бұрын
Hj em dia tu não pode olhar pra um negro que é racismo , é pôr isso que muitos se afastam e evitam até de ajudar...graças a esse papo vitimista
@scheilasilva7183
@scheilasilva7183 2 жыл бұрын
Sou gaúcha, moro em São Leopoldo Cidade metropolitana de Porto Alegre, vou relatar uma situação do meu esposo, meu esposo trabalhava em uma empresa de Porto Alegre e foi mandado a ficar 15 dias fazendo reciclagem, em SP na cidade de Limeira, meu após branco , família italiana disse que nunca passou tanto preconceito quando ele passou lá em SP , além das pessoas, ficaram sempre insinuando que no sul , todos era homossexuais , e que aqui todos entram racistas , eles tratavam meu esposo muito mal, por esteriopar nós aqui do sul , e além de querer saber se todas as mulheres aqui era "padrão" Ana Hickmann ou Renata Fan , tanto que faziam de tudo para mostrar a minha foto e do meu filho para ver se eu era "loira" , mas sou morena e meu filho , que puxou traços de meu esposo. Até que perto dele vir embora, um casal que trabalhava nesta empresa , veio a ele e disse que, na verdade todos invejavam nós do sul, por Que aqui era lugar a parte do Brasil que deu certo, e te confesso que poderiam ser muito melhor ,pois de uns 12 anos para cá não tivemos governadores descentes para melhorar nossa estado! Enfim era apenas para relatar que o preconceito começa dentro do Brasil , sabendo de onde viemos, pq nós do sul, somos pessoas de bem e se há casos de preconceito deve ser uma pequena parte de gente , assim como tem em várias partes do Brasil e do mundo.
@GraziJO
@GraziJO 2 жыл бұрын
Exigir que a pessoa fale corretamente, respeite as nossas tradições,ou seja , um ser humano normal , para eles é considerado preconceito affs já lhe dei com gente assim
@JoaoPaulo-ej8zs
@JoaoPaulo-ej8zs 2 жыл бұрын
Já morei em São Leopoldo, tinha uma lan house no triângulo hahahaha, morei entre 2007 e 2009 e a cidade era bem perigosa, inclusive quando eu saía a noite pra comer dogão na rua grande eu já levava os 5 pila para entregar caso fosse assaltado, celular nem pensar.
@viviansilveira7327
@viviansilveira7327 2 жыл бұрын
@@JoaoPaulo-ej8zs moro em Rio Grande e aqui virou o interior mais perigoso do RS.
@JoaoPaulo-ej8zs
@JoaoPaulo-ej8zs 2 жыл бұрын
Aí não dá mais pra sair na rua com celular na mão sossegado?
@andreiadossantos2747
@andreiadossantos2747 2 жыл бұрын
Com certeza sentem inveja mesmo
@luizfranciscomonteironeto6400
@luizfranciscomonteironeto6400 2 жыл бұрын
O cara saiu de São Gonçalo para Gramado. Meu, outro mundo. Saí do RJ para vir para SC. Não há como se arrepender.
@RazaoeLogicaSempre
@RazaoeLogicaSempre 2 жыл бұрын
Um pensamento que tive qd fui pra São Paulo depois de muitos anos é que as pessoas se acostumaram tanto com o ruim que não enxergam o quão ruim é, sou paulista mas estou a 20 anos em santa catarina e é como estar em outro país.
@josevicentepereiraneto8910
@josevicentepereiraneto8910 2 жыл бұрын
São Paulo é uma cidade 12,5 milhões e meio de habitantes mais grande São Paulo 8 milhões uma das maiores cidades do mundo com todos os problemas que tem ainda assim é o maior centro financeiro da américa latina,cultural,gastronômico,educacional,hospitalar.....do brasil quanto as maselas existe em todas cidades grandes do mundo pelo fato da cidade ter orçamento maior que muitos estados vem várias pessoas pra cá sem minimo de condições sem lugar para morar sem emprego aqui ao menos comem aí vira massa de manôbra nas mãos dos politicos
@MAnnnooo1
@MAnnnooo1 2 жыл бұрын
Sou natural de Porto Alegre e só percebi o quão ruim é a cidade grande quando saí de lá. E nem fui pra uma cidade boa como Gramado. A região metropolitana é bem complicado. Mas ainda assim minha qualidade de vida melhorou. Eu percebo isso também. As pessoas se acostumam facilmente com um ambitante ruim.
@Link-zx7dn
@Link-zx7dn 2 жыл бұрын
Penso isso todo dia.
@luisrosso133
@luisrosso133 2 жыл бұрын
Volta pra tua terra não tem vergonha na cara de fugir do local do teu povo ? Está agindo que nem um carrapato e não ajuda SP assim
@RazaoeLogicaSempre
@RazaoeLogicaSempre 2 жыл бұрын
@@luisrosso133 Porque teria vergonha de ter uma vida melhor em outro lugar para minha familia e para mim? Kkkkk cada doido.
@avocadotv4602
@avocadotv4602 2 жыл бұрын
A gte gosta de gente decente, civilizada, com noção das coisas e do ambiente que está... Agora gente que quer andar como bandido, portar como malandro, ouvir música de ladrão, agir de forma folgada, aí vai ter preconceito mesmo, e de nada tem a ver com raça.
@ingripucon4485
@ingripucon4485 2 жыл бұрын
Até parece kkk nazi justificando o racismo
@edvanialivramentodasilvama2615
@edvanialivramentodasilvama2615 2 жыл бұрын
Perfeito 👏
@aureabarbosa7790
@aureabarbosa7790 2 жыл бұрын
Concordo plenamente. Tem que ter preconceito com maus hábitos mesmo.
@jorgesilvafrancafranca3417
@jorgesilvafrancafranca3417 Жыл бұрын
O BRASIL É UM PAIS RACISTA, AINDA MAIS NO SUL ONDE VIERAM MUITOS EUROPEUS ,QUE PASSARAM PARA OS SEUS DECENTES O RACISMO DIABÓLICO, ISSO É UMA SEMENTE MALIGNA COMO AS DROGAS
@douglasbacagini9866
@douglasbacagini9866 Ай бұрын
Verdade né , os saques da enchente provaram isso.
@marcelogenin3016
@marcelogenin3016 2 жыл бұрын
Excelente vídeo como sempre. Só uma adição ao excelente conteúdo,o branco pobre também corre e muito atrás das coisas pra dar a volta.
@cristianocorrales7175
@cristianocorrales7175 2 жыл бұрын
Moro em Sapucaia do Sul na região metropolitana de Porto Alegre e Gramado como gaúcho seria pra visitar passar o dia todo mas pra morar seria cidades próxima como Três Coroas,Igrejinha,até mesmo Dois Irmãos,Estancia Velha que eu gosto e tem várias q eu poderia citar mas pra quem vem de outro Estado se tiver um pouco + de condição tranquilo além de ser linda é muita segura e segurança sempre pesa na escolha para acabar se mudando para outro lugar.
@scheilasilva7183
@scheilasilva7183 2 жыл бұрын
Exatamente, sou de São Leopoldo e concordo com vc
@bizantino
@bizantino 2 жыл бұрын
Trabalhador classe média ou baixa, vive bem apertado aqui em Gramado, trabalha de domingo à domingo e não tem muita opção de lazer, os parques são caríssimos pra o que oferecem (quase todos são sem graça), aluguel aqui é um rim por mês, combustível um dos mais caros do mundo, custo de vida muito alto, segurança tem, mas já foi bem melhor. Muitos vivem de aparência, não tem quase o que comer em casa, mas bancam uma fachada de boa vida! As duas cidades aqui realmente são lindas, Canela e Gramado, muito verde, cidades muito limpas e charmosas e realmente, sabemos que não é perfeito, mas em termos de segurança, no nosso Brasil véio... isso aqui é quase um paraíso.
@jgnogueira
@jgnogueira 10 ай бұрын
Pois aí no sul escondem a miséria da Maioria das cidades, estados são ricos mas só 4 cidades tem pib per capita de relevância, no resto vale mais a pena morar no panama
@gargonsancteori
@gargonsancteori 4 ай бұрын
​@@jgnogueirajá vi em algumas reportagens de tiroteios e crimes no sul, apareceu umas cidades no Paraná muito pobres, outra no rio grande do sul não tinha nem asfalto na rua. Tem muitas cidades pobres no Sul.
@Thiago-ge7fk
@Thiago-ge7fk 2 ай бұрын
@@gargonsancteori mas é ÓBVIO que vai ter. Porém, a realidade de algumas cidades do Sul é TOTALMENTE superior a grande MAIORIA das cidades do BRASIL. E isso contando o lado "feio" delas que é muuuuuuuuuuuuuuito mais bonito do que as grandes cidades.
@gargonsancteori
@gargonsancteori 2 ай бұрын
@@Thiago-ge7fk ah sim entendi, então é bem melhor morar no sul né.
@Thiago-ge7fk
@Thiago-ge7fk 2 ай бұрын
​@@gargonsancteoriSim sim
@hanaildosilva2047
@hanaildosilva2047 2 жыл бұрын
Sou nordestino de Campina Grande PB, já estive 3 vezes em Gramado. Sim, não sou classe média kkkkk era apenas um trabalhador como outro qualquer, mas meu principal lazer é conhecer lugares, pessoas, culturas. A natureza da região sul e a tranquilidade da serra gaúcha é um atrativo a mais. Quando estou a passeio, a região não é a minha, minha casa é "meu nordeste" aqui também existe todos os tipos de preconceito, como em qualquer lugar. De qualquer forma ninguém será bem recebido em nenhum lugar se a intenção for morar e não tiver do que viver e sobreviver, se tiver como contribuir com a economia local,se puder acrescentar algo vai " facilitar" a inclusão.
@3705tube
@3705tube 2 жыл бұрын
Essa é a regra, o respeito e o sucesso vem através de muito esforço sem mimi !!!👊👊👊
@ricardogomes3129
@ricardogomes3129 2 жыл бұрын
Eu trabalhava em uma multinacional em Gravataí RS, e quando os paulistas da empresa nós visitavam eles ficavam surpresos com a quantidade de pessoas negras em cargos importantes e até mesmo os operacionais, negros na empresa em São Paulo eram mais para cargos bem interiores, generalizando.
@tiburciusvanderleeuwen6697
@tiburciusvanderleeuwen6697 2 жыл бұрын
aqui no RS não tem esse preconceito com negros que estereotipizam. Inclusive se for na região de Teutonia, voce vai encontrar negros falando alemão. O fato de alemães e italianos (principis grupos de imigrantes) quererem preservar a cultura de seus antepassados, não os faz racistas. Senão brasileiros que moram nos EUA e ficam falando português e cantando pagode o seriam.
@pss7985
@pss7985 2 жыл бұрын
@@tiburciusvanderleeuwen6697 Se tá no Brasil vai seguir a cultura brasileira, se que seguir a cultura de outro país vai pra lá então.
@gabrielrmtb3606
@gabrielrmtb3606 2 жыл бұрын
@@pss7985 não existe cultura brasileira cada região tem uma cultura diferente Brasil é um pais continental cultura muitas vezes muda de bairro pra bairro
@fabricionews4770
@fabricionews4770 2 жыл бұрын
O Rio grande do Sul(10°-)mais negro e um dos Estados com maiores porcetagens de negros do Brasil apesar de 2°-mais branco O RJ e o 11°-estado mais branco do Brasil e 2°-mais negro do Brasil. Em Porto Alegre e cheio de negros.
@MACDE12
@MACDE12 2 жыл бұрын
Na boa Rafael, seu conteúdo deveria ser uma consultoria paga. Agrega demais em termos gerais, são lúcidos e conclusivos.
@escoladavida-andreescritor6820
@escoladavida-andreescritor6820 2 жыл бұрын
Viajando desde os 13 anos de idade, com amizades por todo o país desde os anos 80 (fui um daqueles tantos jovens que fazia amizades por correspondência), observei muito esses casos, e posso afirmar que antes era pior, em termos de quantidade de pessoas carregadas de preconceito. Lá mesmo nos anos 80, recebi visita de correspondentes da Bahia aqui em São Paulo, irmãos, um rapaz e uma moça. Ficaram uma semana aqui e depois foram para Santa Catarina, visitar outros contatos, amizades feitas por correspondência. Dali poucos dias retornaram para SP, para embarcar de volta para a Bahia. Nesta nova parada em SP, o irmão de minha amiga falou que voltaram antes porque sentiram "tratamento diferenciado" da parte de várias pessoas, no interior do estado. Um ponto a se observar, nas cidades grandes existe preconceito, mas por serem cidades grandes, certamente "se sente" menos a discriminação. Já cidades menores pelo interior, é forte o bairrismo. Talvez algo como uma "grande família". Então fecha-se aquele nicho, de determinada ascendência. Mas o que mais me marcou, finalzinho da década de 80, início 90, foi na capital paulista mesmo. Estava na região do Bixiga, a pé, e ia pegar o ônibus para visitar um colega, morador de um bairro classe média. Era um domingo, horário de almoço, havia pouquíssimas pessoas transitando no bairro. Num determinado momento, ao descer para uma rua paralela, dei de cara com dois rapazes que suspeitei de algo ruim. Eles estavam olhando para outro rapaz, do outro lado da rua. Olharam para mim mas ignoraram, atravessaram e foram abordar o outro, para furtar o relógio de pulso. O rapaz tentou reagir mas inútil, arrancaram o relógio e correram. Mais tarde, na casa desse colega, também de correspondência, mas já conhecia pessoalmente a família dele, havia feito outras duas visitas, contei sobre o ocorrido no Bixiga. O pai dele, ao meu lado, perguntou assim: "eram pretos"? A pergunta me deixou perplexo, mas respondi a verdade, eram dois rapazes brancos iguais a mim, inclusive um de olhos claros, iguais os meus. Ele não disse mais nada. A discriminação continua existindo em todos os lugares, mas hoje vejo menos que vinte, trinta anos atrás. E acredito que varia muito de cidade para cidade.
@Rothschildpobretao
@Rothschildpobretao 5 ай бұрын
Preconceito é bom e salva vidas!
@alissonbarbosa1000
@alissonbarbosa1000 2 жыл бұрын
Sou do Sul e conheci minha namorada pela internet. Ela pediu se eu queria morar com ela lá, disse que nunca sai do Sul e não troco esse lugar por nada. Ela veio morar comigo e cada dia se surpreende de não ter conhecido o Sul a muitos anos atrás.
@jullyana838383
@jullyana838383 Жыл бұрын
Acompanho o Jonatas algum tempo e admiro muito o trabalho dele. Pessoa inteligente e centrada.
@Mgreat-o7v
@Mgreat-o7v 2 жыл бұрын
Espero que Gramado fuja da regra da favelização patrocinada que acontece no Brasil. Eu vi acontecer em Curitiba a partir dos anos 2000, ônibus e ônibus e invazoes vinda sei lá da onde. Boas pessoas são sempre bem vindas e só enrriquecem o lugar.
@RG_lp
@RG_lp 2 жыл бұрын
Favelização é ninho para tráfico, além de deixar a cidade feia
@Valentina-vt1fi
@Valentina-vt1fi 2 жыл бұрын
To sentindo que Gramado vai virar um favelão com esse povo vindo do resto do Brasil.
@Nechayev_Mikhail
@Nechayev_Mikhail 2 жыл бұрын
@@Valentina-vt1fi A cidade não deixa isso acontecer
@unjustanemone2193
@unjustanemone2193 Жыл бұрын
@@Valentina-vt1fi "resto do Brasil " se encherga vocês gauchos são classe média baixa. Gramado tem um custo de vida alto por causa do turismo, enquanto sua população é de Classe média baixa ganhando R$ 3,958,00. Nós Niteroienses somos os mais ricos desse país e com IDH melhor que cidades do RS🤭.
@aprendizdavida5442
@aprendizdavida5442 Жыл бұрын
O que existe no Brasil e mundo são pessoas com suas diferenças, suas lutas, histórias, e o bom e ruim está em todo o lugar. Qdo começarmos a olhar pessoas e não " pedigree " essas comparações serão tão pequenas e inúteis! 🥴 Cada um fará o seu melhor e achará o seu chão para viver de forma livre e feliz.
@silviafillmannteixeiraseel9424
@silviafillmannteixeiraseel9424 2 жыл бұрын
Parabéns a esses jovens que não se vitimizam e lutam e conseguem boas posições na sociedade👏👏👏👏
@jorgesilvafrancafranca3417
@jorgesilvafrancafranca3417 Жыл бұрын
NO RIO GRANDE DO SUL TEM MUITO RACISTA SAFADO,TEMOS QUE ACABAR COM ISSO
@vanildasantos2934
@vanildasantos2934 Жыл бұрын
Meu filho gosta de Gramado, sendo nordestino, e gosta de frio. Até cogitou ir morar nessa cidade, pensa na luta de romper as diferenças de naturalidade, região do país e raça (porque é preto). E sempre digo a ele, vc pode fazer o que quiser nessa vida, vc é uma pessoa livre, dentro de um país democrático.
@argosautomacao9774
@argosautomacao9774 Жыл бұрын
Que legal Vanilda. Tem muitos nordestinos aqui trabalhando e bem sucedidos. O sul é muito peculiar e requer bastante aprendizado para entender os porquês, mas te garanto que gente honesta, trabalhadora e que quer crescer é sempre bem vista por aqui. Em todo o Brasil a cor atrapalha um pouco, mas não impede. Seja preto, branco, cor de rosa, não importa, o mundo é para os fortes. É preciso sair da zona de conforto. Onde os outros param, a gente continua. Mas se ele vier será bem recebido e muitos aqui vão torcer pelo sucesso dele.
@haydeeclave8003
@haydeeclave8003 2 жыл бұрын
Que delícia de papo, de assuntos, ainda mais na bela Canela, na minha Serra Gaúcha! Este canal é um bálsamo dentro do KZbin, Rafael. Assuntos muito interessantes, que enriquecem nossa cultura geral e me deixam mais atenta aos mais variados temas. Assisti ao vídeo sobre a Alemanha e a fuga de alemães para o nosso vizinho Paraguai, não desviei a atenção até o fim! Gramado/Canela são cidades modelo, que nos enchem de orgulho! Vou ao canal do Jônatas, e quero assistir à tua entrevista. Ameiiiii! Um forte abraço.
@jorgeluisrodrigues1322
@jorgeluisrodrigues1322 2 жыл бұрын
Eu tinha uma namorada que morou 4 anos em Gramado com a filha e o genro,e ela me disse que quando voltava do trabalho,muitas vezes parava o carro,abria a mala e jogava maçãs e pêssegos colhidos nas portas das casas.A única vez que me contaram isso,foi um amigo que morou na Espanha.Eu moraria em um lugar desse facinho.
@rjanuari1978
@rjanuari1978 2 жыл бұрын
"Faz o seu". Eu jamais teria dito melhor! Colocação perfeita! Ótimo tema.
@silviaelenagasconrodriguez1698
@silviaelenagasconrodriguez1698 Жыл бұрын
Buenas noches amigo, yo soy Venezolana y soy sumamente respetuosa de Las costumbre y culturas de cada region y/o país. Estoy ya vivendo em Brasil 5 anos , há sido mas difícil por q tengo un hijo en Silva de Rueda q por todo lo de mas . Mas és difícil y se necesita hacer un esfuerzo siempre solo necesita abrir su própia mente . Aun no tenho loq desejo Pero no estoy en El mismo Punto de partida.
@yyhyyyyyyyyhyyyy
@yyhyyyyyyyyhyyyy 2 жыл бұрын
Parabéns pela entrevista. Show de bola. Muito inspirador!👏🏻👏🏻
@donanositio6571
@donanositio6571 Ай бұрын
Eu trabalhava na Faxina em uma multinacional em Gravataí RS e só tinha Rico e Engenheiro Rico lá , mas sou Carioca do Rio de Janeiro. Fui embora da cidade e voltei para a Cidade que eu nasci que é o Rio de Janeiro pq começou a chover e agora vi que não Televisão que teve Enchentes em Gravataí RS e o povo me dizendo que só ia ter Enchente em Porto Alegre RS.
@paulolorenorodriguesdarosa169
@paulolorenorodriguesdarosa169 2 жыл бұрын
Boa noite Rafael Scapella. Parabéns pelo teu trabalho. Sempre bons videos, e ótimos conteúdos. Não recua. Continua firme. Muita saúde e paz para vocês. ESTÂNCIA VELHA, RS.
@mariadefatimaalvesbandeira5866
@mariadefatimaalvesbandeira5866 Жыл бұрын
SOU DE RECIFE,O QUE ELE FALOU EM RELAÇÃO A PESSOA SAIR DA SUA CUDADE E FAZER BADERNA EM OUTRA CIDADE,NÃO DEVE SER BEM MESMO,ACHO QUE TEMOS QUE RESPEITAR TODOS OS LUGARES. AQUE NÓS SOMOS MUITO HOSPITALEIROS, TENHO VONTADE DE CONHECER O SUL ,PELO QUE VEJO EM VÍDEOS ACHO TUDO MUITO BONITO E ORGANIZADO. SOMOS UM SÓ BRASIL ,CADA ESTADO COM SUAS PECULIARIDADES.
@ligiagarcia6231
@ligiagarcia6231 2 жыл бұрын
Eu adorei as casas, que lugar maravilhoso! Muito bom video, principalmente esses que gostam de encarar a vida com coragem, adorei!
@eduardocardoso8967
@eduardocardoso8967 2 жыл бұрын
Caminhando exatamente junto aos ninhos dos quero-quero. Aí é treta aviária, tche.
@haydeeclave8003
@haydeeclave8003 2 жыл бұрын
@@eduardocardoso8967 Justamente, eles ficam furiosos com a aproximação aos seus ninhos, ainda mais se tiverem ovos ou filhotes, e fazem toda esta vocalização...
@iracemadalri7965
@iracemadalri7965 2 жыл бұрын
Infelizmente Gramado não é tão maravilhoso assim. Trabalho, salário muito pouco. Uma ilusão. Gramado é só fachada, é bom só para passeio.
@carlosdiniz4095
@carlosdiniz4095 2 жыл бұрын
Que legal ver vcs dois juntos em um papo assim.
@argosautomacao9774
@argosautomacao9774 2 жыл бұрын
Momento esperado. Duas feras do KZbin. Perfeito Jonatas. O caminho a gente constrói. Temos uma música aqui do sul que diz "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer". Na vida, o NÃO a gente já tem. Não temos nada a perder em correr atrás do SIM. Foi isso que você e o Rafael fizeram. Parabéns.
@ALEXANDRE-ho9dw
@ALEXANDRE-ho9dw 11 ай бұрын
Estive em gramado e canela em dezembro do ano passado 2022. conheci o Jonatas em uma adega próximo a rua coberta, esse cara é muito bacana e humilde. forte abraço...
@ramosdetorontoaovivo
@ramosdetorontoaovivo 2 жыл бұрын
Ô terrinha bonita ,Gramado ,Canela e demais Cidades aliás eu tenho conhecido outras. Dessa Região tem também o Canal Destino Serra Gaúcha,podia entrevistar eles👏🏼
@Valentina-vt1fi
@Valentina-vt1fi 2 жыл бұрын
Aqui em Canela e Gramado ta cheio de negros do Haiti eles moram nas favelas daqui e eu odeio passar por eles pq eles ficam mexendo comigo as vezes da uma raiva vontade de mandar eles voltar de onde vieram ou seja pode ser do lugar que for, mas venha com educação.
@marcooliveira9028
@marcooliveira9028 2 жыл бұрын
Amigo independente de cor vc tem que realmente correr muito atrás. E vc estar em uma região de imigrantes que realmente gostam muito de trabalhar. Parabéns pelo seus objetivos. E que Deus realize todos os seus sonhos
@nilosergiobarbio394
@nilosergiobarbio394 2 жыл бұрын
Nós somos gonçalenses e estamos torcendo pelo sucesso do nosso conterrâneo. Parabéns pra vocês 👏
@clariceantunes4946
@clariceantunes4946 Жыл бұрын
Verdade, esse gonçalense é um grande orgulho para vocês e nós, aqui do sul. Gostei muito das ideias dele.
@alefutiba
@alefutiba 2 жыл бұрын
Faz um video com as coisas ruins e boas de morar em ITAQUERA? 🤣 Vai ser louco esse video.
@matheusbm
@matheusbm 2 ай бұрын
Essa é facil. O lado ruim é chegar em Itaquera, o bom é ir embora
@valquiriajusten3893
@valquiriajusten3893 Жыл бұрын
Cai de paraquedas no seu canal. Inscrita já é com muitos likes sempre pois amo RGS, mui especialmente Canela. Muito a conhecer, muito a curtir ainda, apesar da minha idade. Depois que conheci Gramado pedi a Deus uma chance de viver mais . Antes não me importava isso, tenho 72 anos, mas agora prefiro viver mais, curtir mais, ter muito prazer em viver que só um Estado assim pode nos proporcionar. Vontade imensa de terminar meus dias no lugar que tanto sonho morar...Canela ou ... RGS. ( num cantinho dele), sendo aí...tá muito bom!
@valquiriajusten3893
@valquiriajusten3893 Жыл бұрын
Apaixonada por você... Enlouquecida por vc.!!!
@anitasporto
@anitasporto 2 жыл бұрын
Essa história de cor já está dando nos nervos, a vida é dura para todo mundo, meu amigo, independente da cor. Se não nasceu rico, tem que ralar mesmo. Não importa a cor!
@claricelisboa5176
@claricelisboa5176 2 ай бұрын
Ele adora se fazer de vítima porque não é branco.
@Hellena962
@Hellena962 Жыл бұрын
Eu amooo meu Pará, saio sim pra outros estados , pra conhecer novas culturas! Açai é minha paixão... estou enraizada nesse paraZão! Esse nosso calor é que mataaa...😂😂😂😂
@sabiaque5dicas
@sabiaque5dicas 2 жыл бұрын
👍Boa conversa e entrevista! Também sou de São Gonçalo, bairro do Alcântara. Com 22 anos quis e lutei para mudar de ares. Nisso morei em Minas Gerais, depois Paraná, depois Ceará, depois Ucrânia por 8 anos e agora moro no Rio Grande do Sul. 4 coisas que posso escrever para quem tem um sonho e quer mudar de vida: 1. Se esforce, estude, aproveite as oportunidades para crescer e aprender, principalmente uma outra língua e alguma coisa mais "prática", algo que vc possa se diferenciar (tem um monte de diplomato trabalhando fora de sua área). 2. Tenha sabedoria, saiba "entrar" e "sair", crie "pontes" e não "muros". Se relacione honestamente com as pessoas (mas também saiba que muitas vezes é melhor se distanciar do que bater de frente por pouca coisa). 3. Aceite derrotas, por mais duro que seja, na vida tem o tempo de vitória e derrota. E com elas busque aprender com os acertos e erros, não se torne um vitimista! 4. (tvz mais para quem quer morar em outro lugar) ANTES de se mudar, busque conhecer a cultura, o "jeito de ser" das pessoas, um pouco de sua história (o youtube tá aí pra isso tb), até para ter assunto. Respeite a cultura local se for para uma cultura mais "fechada" e "formal". É o migrante/imigrante que precisa entender e se adequar ao local que chega, e não o contrário. Penso em falar sobre isso e outras coisas no canal que faço parte (vide o ícone no meu perfil). Convido ao pessoal para conhecer. Abraço! 😉
@estermelo6982
@estermelo6982 Ай бұрын
Que legal uma pessoa com um pensamento livre, não importa direita nem esquerda, existe um país que todos nós amamos, não precisamos virar inimigo um do outro, basta respeitar,por favor brasileiros vamos nos amar e respeitar independente dessas coisas,ja basta o mal que existe no mundo, não vamos brigar por algo que não tem nada a ver, somos seres humano e moramos num país lindo,por favor
@tecnologiaancestraldabaian8779
@tecnologiaancestraldabaian8779 2 жыл бұрын
Obrigado por este vídeo,esse conteúdo foi muito valoroso para mim!Quebrou algumas coisas dentro de mim, necessárias!
@marcospeedy10
@marcospeedy10 2 жыл бұрын
O problema não é o nativo da região, o problema são vocês que querem levar seus costumes pra essas cidades.
@douglasbacagini9866
@douglasbacagini9866 Ай бұрын
Esse povo é petulante, chegam aqui em SP pra trabalhar de peão e ficam se achando ainda, vem dessa boca de porco de RS contando um monte de mentira se achando, só rindo mesmo.
@estudantedomundo3356
@estudantedomundo3356 2 жыл бұрын
Valeu Rafael ! Sempre acompanhando o seu canal e sua dicas.
@elianasouza8697
@elianasouza8697 2 жыл бұрын
Rafael, você é fera mesmo, adorei a filmagem de hoje, mostrando as casas, os gramados rsrsrs, em fim, a paisagem, enquanto conversam.
@receitasdemariaeliza
@receitasdemariaeliza Жыл бұрын
Vcs falaram o que eu precisava ouvir hoje. Me senti fortalecida. Tenho muito sonhos e objetivos
@120519691
@120519691 2 жыл бұрын
Excelente, Rafael. Como sempre.
@RaquelMendesFreitas
@RaquelMendesFreitas 2 жыл бұрын
Legal a entrevista. a) Tenta bater papo com a Eliza e marido, do Canal Feliza3. Explore: por razões de saúde e qualidade de vida vale a pena largar bom emprego stressante e ir morar em Gramado, Canela e vizinhanças. b) um vídeo sobre a diferença de emprego x trabalho. Aí se trabalha muito (domingo a domingo) por conta do turismo e isso pode ser prejudicial à saúde. Tds precisamos do Shabbat (descanso); c) se tiver como, na cidade de Nova Petrópolis tem muitos descendentes de alemães e pode te ajudar na pauta sobre a nova migração de alemães para a América Latina.
@luizfranciscomonteironeto6400
@luizfranciscomonteironeto6400 2 жыл бұрын
Excelente entrevista. Jonatas entendeu bem como as coisas funcionam.
@abigailvieira7164
@abigailvieira7164 2 жыл бұрын
Excelente conteúdo ! Parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
@donanositio6571
@donanositio6571 Ай бұрын
Eu trabalhava na Faxina em uma multinacional em Gravataí RS e só tinha Rico e Engenheiro Rico lá , mas sou Carioca do Rio de Janeiro. Fui embora da cidade e voltei para a Cidade que eu nasci que é o Rio de Janeiro pq começou a chover no Sul do Brasil e voltei para o Sudeste do Brasil onde nasci e agora vi na Televisão que teve Enchentes em Gravataí RS e o povo me dizendo que só ia ter Enchente em Porto Alegre RS.
@ncvcdeolhonomercadodetraba4260
@ncvcdeolhonomercadodetraba4260 2 жыл бұрын
Tem estas e outras realidades, morei durante 10 anos e sei muito bem o que é o dia a dia na cidade de Gramado bem como na cidade de Canela. A vida no dia a dia é muito diferente do que todos dizem.
@liofreitas
@liofreitas 2 жыл бұрын
puxa Rafa, gosto muito dos temas do seu canal. Apesar de ainda não ser um nômade digital, já trabalho em home office a 2 anos e cada vez mais gosto deste formato de trabalho que depende muito mais da disciplina pessoal que qualquer outra coisa. Qualquer hora, dê um pulinho em Itu/SP...queria ver sua opinião sobre a cidade, que tem ótima qualidade de vida, inclusive bairros que parecem condominios abertos, porém tem uma bizarra desigualdade social, onde para os ricos tem abundância de água, e os pobres sofrem com racionamentos crônicos em pelo menos metade do ano, e isso já vem de anos a fio. Loucuras do nosso Brasil.
@andreacandido4370
@andreacandido4370 2 жыл бұрын
Acabei de mim escrever. Muito bom o vídeo
@josygomes2903
@josygomes2903 2 жыл бұрын
Preconceito existe em qualquer lugar, mas nao podemos nos abalar com isso, acho incrível quem tem essa forca de vontade de mudar de vida . Parabéns meninos
@donanositio6571
@donanositio6571 Ай бұрын
Sou Carioca do Centro do Rio de Janeiro e Turismo para mim é na Praia da Barra da Tijuca.
@andreiadossantos2747
@andreiadossantos2747 2 жыл бұрын
É o meu sonho conhecer Gramado e tbm morar ,pois é um lugar que dizem fazer frio de verdade ,e eu amo o frio e sem falar que tbm dizem não parecer fazer parte do Brasil,por ser lindo, limpo, organizado e com pessoas educadas . Então já que não posso sair do Brasil,eu gostaria então de ir para um lugar que não lembra o Brasil, mesmo sendo no Brasil
@ermandorodrigues1511
@ermandorodrigues1511 3 ай бұрын
PARABÉNS PRA VOCES PELA DIVULGAÇÃO DAS DIFERENÇAS DE UMA CIDADE OU ESTADO PARA OUTRAS ISSO É MUITO IMPORTANTE PARA AQUELES QUE PLANEJAM VIAJAR JÁ SABENDO COMO SE COMPORTARAM E SE SAIR BEM RESPEITANDO A TODOS ,, OBRIGADO PELO VÍDEO ,UM ABRAÇO PRA VCS E ATÉ O PRÓXIMO VÍDEO 👍👍👍👏👏👏👏👏
@donanositio6571
@donanositio6571 Ай бұрын
Eu trabalhava na Faxina em uma multinacional em Gravataí RS e só tinha Rico e Engenheiro Rico lá , mas sou Carioca do Rio de Janeiro. Fui embora da cidade e voltei para a Cidade que eu nasci que é o Rio de Janeiro pq começou a chover no Sul do Brasil e voltei para o Sudeste do Brasil onde nasci e agora vi na Televisão que teve Enchentes em Gravataí RS e o povo me dizendo que só ia ter Enchente em Porto Alegre RS. Gaúcho não gosta muito de quem vem de fora de Outros Estados do Brasil.
@RC-ng5id
@RC-ng5id 2 жыл бұрын
No Brasil vc vale o que tem independente de cor. Se for pobre com certeza vai ser discriminado onde quer que seja.
@marcosvfoliveira8349
@marcosvfoliveira8349 Жыл бұрын
Gostei muito do conteúdo. Tirando a vitimização do "preto, pobre e nordestino". Quem quer, trabalha e corre atrás, consegue.
@nelsonmendes9040
@nelsonmendes9040 2 жыл бұрын
Parabéns boa entrevista com o carioca em gramado e Canelas
@claudiaa.n.r8085
@claudiaa.n.r8085 2 жыл бұрын
Olá,muito legal seu video e histórias, trajetória de vida,essa ideia de mostrar os contrastes da cidade é mto bom,ensina mto mais abre os olhos das pessoas.Sobre o outro amigo aí do vídeo cara que história incrível,ser de outro Estado e estar no Sul do Brasil morando e não fácil você tem que vencer mtos desafios, e tem coisas que as vezes parece mentira,mais vamos que vamos sempre pra cima👏
@Podolskibeats
@Podolskibeats Жыл бұрын
Sinceramente, Gramado era melhor nos anos 90. Onde só tinha gente daqui mesmo.
@rosemeirefernandesdosreis491
@rosemeirefernandesdosreis491 Ай бұрын
E no atual cenário, será que não seria bom uma mãozinha da gentalha de outros estados??
@dalcilopes4026
@dalcilopes4026 2 жыл бұрын
Bom dia! Rafael tudo bem co vc? Rafael este video que vc fez de gramada é muito interessante acompanhei os documentarios feito por vc.
@claudio6056
@claudio6056 2 жыл бұрын
Muito bom, parabéns!
@brunoellatino
@brunoellatino 2 жыл бұрын
Se em Gramado o pobre não tem vez não sei, mas tenho certeza que em santo André região do abc de sp, muitos moradores consideram que quem veio da zona leste é "favelado" apesar de não haver problema, é no sentido de querer humilhar mesmo. E o pior é que muitos "gados" aqui da zona leste apoiam esse tipo de atitude, achando que se um dia forem morar em santo André, serão tratados de forma diferente.
@tour6574
@tour6574 2 жыл бұрын
Kkkkk Santo André tem favela ... São Caetano é outro mundo.
@jacintomaximo7434
@jacintomaximo7434 2 жыл бұрын
Scapella sempre melhorando com a experiência de suas viagens. Ele disse que vem pro nordeste, já tô com medo das críticas mas acredito que vá ter elogios também. Sou cearense
@euannatomaszewski
@euannatomaszewski 2 жыл бұрын
Sou de Canela e estou morando atualmente em SC. Percebi que as pessoas daqui são muito mais amigáveis e simpáticas, (apesar de ter muitos descendentes de alemães e italianos que ainda olham torto para pretos ou nordestinos, eles recebem bem melhor as pessoas), é um povo mais acolhedor. Infelizmente a maioria dos canelenses e gramadenses são hipocritas e esnobes, julgam pela aparência mas não tem nem metade do que você (imigrante) tem… existe uma competitividade muito grande ai, que é difícil até de explicar. Casas caindo aos pedaços e um carrão na garagem… vai entender! Mas é isso, quem corre atrás sem pisar em ninguém consegue alcançar uma vida boa ai. Boa sorte e sucesso para vocês dois!!
@janemonte9885
@janemonte9885 2 жыл бұрын
Rafael e Jonatas Top o vídeo 👏👏 Jane do RJ
@borboletaatiria
@borboletaatiria 2 жыл бұрын
Eu to viciada nos seus conteudos, socoroooooo
@anadejesus3363
@anadejesus3363 2 жыл бұрын
O povo brasileiro é um povo hospitaleiro. Que todos nós saibamos respeitar o espaço do outro. O que nos leva ao sucesso é muito trabalho e muita fé em Deus. 🙌🏻🇧🇷🤩
@elizabetepereiradasilvaaze2284
@elizabetepereiradasilvaaze2284 2 жыл бұрын
Fui a gramado é canela ,o que mais gostei foi as atrações de canela e a churrascaria garfo e bombacha, a igreja de pedra são maravilhosas, pena que tive de volta fiquei 5 dias entre as duas cidades já quero voltar 😂
@urbanoandrade4582
@urbanoandrade4582 2 жыл бұрын
É raro ver um vídeo abordado temas tão polêmicos e necessários com tanta leveza, foi sensacional ouvir a ótica de pessoas com diferente visão do mundo Apartir de suas experiências! Parabéns muito intrusivo e que sirva de incentivo às pessoas correrem atrás da sua realização pessoal e profissional!
@celsosantos236
@celsosantos236 2 жыл бұрын
Não briguem com amigo ou familiar por políticos. Parabéns
@degustadorfeliz8574
@degustadorfeliz8574 2 жыл бұрын
Pessoal é fechado e desconfiado e o.papo é reto sem.mostrar muito os dentes principalmente o alemão, dae vem.o.pessoal de fora com outros costumes e acha q é preconceito. Tem, claro q tem mas não dá p confundir. Mas Gramado já nem tem mais características da população já é gente de TD que é lugar. Estamos presenciando e vivendo a colonização africana kkk, tem restaurante, lojas da galera q veio do Congo Faz um vídeo com eles.
@diegofreire7827
@diegofreire7827 2 жыл бұрын
Mas quem veio de fora foram os alemães. Logo, eles que têm que se adaptar e "mostrar os dentes" para nós hehe
@degustadorfeliz8574
@degustadorfeliz8574 2 жыл бұрын
@@diegofreire7827 qdo eles chegaram aqui só tinha mato hehehe nem estrada tinha. Subiram pelo rio dos sinos até onde era navegável e depois foi mato a dentro e depois vieram os italianos por isso q os alemães ficaram na maioria com as planícies pois chegaram primeiro e os italianos com os morros.
@fabricionews4770
@fabricionews4770 Жыл бұрын
Pelo menos os nordestinos e Mineiros não são assim. Isso tem cara de refugiados haitianos,congoleses. Pois nordestinos são morenos e alguns estados como Paraíba e Rio Grande do Norte os migrantes são predominantemente brancos Os mineiros também costumam ser bem brancos apesar de ter alto percentual de negros
@fabianesantos4061
@fabianesantos4061 2 жыл бұрын
Papo tri bom, valeu!
@opala250s
@opala250s 2 жыл бұрын
ouvi ótimas mensagens Parabéns
@marlenecavallin6001
@marlenecavallin6001 2 жыл бұрын
Concordo plenamente, que Gramado não dá vez nem pra quem nasceu aí, infelizmente o termo ter é que manda o ser e seus princípios não tem muito valor, e falo pq nasci e me criei em Gramado e fui embora pq a energia do ter me faz muito mal.
@luisfernandodasilvalemos9655
@luisfernandodasilvalemos9655 2 жыл бұрын
Esse vídeo foi muito bom Jonata é de São Gonçalo, eu nasci e me criei lá. Quando a pessoa tem um sonho , vai atrás, pois só assim vai conseguir viver essa aventura que é viver. Já fui 3 vezes a gramado e não vi preconceito, bem eu fui como turista. Comigo não percebi racismo. Bem foi a minha experiência, mas não vou descartar quem disse que sofreu racismo. Sofri em fóz do Iguaçu, mas acho que foi um caso isolado. Mas já escutei muita gente falando sobre o racismo do Sul do Brasil. Já ouvi até de um engenheiro Angolano , que me disse que sofreu racismo no sul e no Rio de Janeiro foi acolhido , fez muitos amigos. Esse Angolano fala que o Rio tem as melhores pessoas do mundo. Cada um com a sua opinião! Muito bom vídeo.
@umgauchobagual
@umgauchobagual 2 жыл бұрын
O Rio de janeiro é a cidade mais classista do mundo.
@GraziJO
@GraziJO 2 жыл бұрын
Tem que cuidar com essas coisas de internet, muita gente faz textão na net pra chamar atenção e ganhar like...muitos angolanos vem aqui pro Sul e querem fazer merda , ou esperam ajuda pra tudo ,esquece esse tipo de gente nunca vai ter chance aqui ,em contra partida tem uma família de angolanos mora aqui perto de casa ,O que eles fazem ?,Eles trabalham e não enchem o saco...já tem a casinha deles e os móveis dentro e vieram pra cá sem nada .
@jailsondantas4394
@jailsondantas4394 2 жыл бұрын
para bem vcs 2 junto são muito bom
@patriciagregorysilveira8557
@patriciagregorysilveira8557 2 жыл бұрын
Muito legal esses vídeos que vc está fazendo com os youtubers daí!!! Têm a Eliza do canal "Feliz a3", ela veio do nordeste morar aí! Seria legal conversar com ela, Rafael!
@RogerRamos1993
@RogerRamos1993 2 жыл бұрын
"Preto e pobre não consegue nada fácil." Por acaso, branco e pobre ganha algo de mão beijada? Ganha uma casa quando faz 25 anos ou algo assim? Por que se ganha algo, como branco e pobre, quero saber onde estão minhas coisas grátis.
@entaonicolas.5308
@entaonicolas.5308 2 жыл бұрын
Ele disse que já é difícil por ser negro e enautece que fica ainda mais difícil por ser pobre. Em momento algum ele disse que se fosse branco, seria mais fácil. Pelo amor de Deus!
@fabiotv8346
@fabiotv8346 2 жыл бұрын
Vc tem a dificuldade de ser pobre, mas n é de ser branco Larga de ser burro e mal caráter
@claricelisboa5176
@claricelisboa5176 2 ай бұрын
Ele sempre se fazendo de vítima.......gosta mesmo é de aparecer........veio a pouco tempo pra Gramado e se acha o tal .......
@alexfigueiredo1506
@alexfigueiredo1506 Жыл бұрын
Obrigado pelo vídeo!
@victorschmid3844
@victorschmid3844 2 жыл бұрын
Muito legal a conversa de vcs dois sobre preconceito, "pretos" como o Jonathan mostram que a raça não importa quando uma pessoa é legal. Ele não precisa se fazer de vítima nem ser agressivo, por isso não sofre preconceito.
@KS-yn5zw
@KS-yn5zw 2 жыл бұрын
O cara fez todo um papo de como preto sofre e depois disse que nunca sofreu...
@adoniasfelipe8213
@adoniasfelipe8213 2 жыл бұрын
é porque para saber algo você não precisa ser vítima da ação , exemplo grotesco a seguir " eu sei que tomar tiro é ruim , mas porque eu sei disso ? preciso tomar um tiro pra saber que isso é ruim ? assim são outras coisas que aprendemos apenas por observação
@KS-yn5zw
@KS-yn5zw 2 жыл бұрын
@@adoniasfelipe8213 é pq esse discurso ta tao na mente da pessoa que ela fica procurando isso. Se um caixa for grosso com ele, ele vao achar que é por causa da sua cor, se for grosso com alguem branco, a pessoa branca vai achar que é pq o caixa é mal educado. Esse discurso vicia, é muito melhor por a culpa nos outros que vermos os nossos erros
@selecaodenegocios8337
@selecaodenegocios8337 2 жыл бұрын
@@KS-yn5zw exatamente eles se fazem de vitimas. pra mim quem coloca preto e branco em patamares diferentes nao tem boas ideias, é um racista. nao aguentei nem 1 minuto ver esse cara falando. mente vazia
@GraziJO
@GraziJO 2 жыл бұрын
@@KS-yn5zw sim ,ele tem um apartamento na cabeça, escrito racismo
@claudiamartins555
@claudiamartins555 Ай бұрын
Vish! Meu genro é preto,uma pessoa linda por dentro e por fora,minha filha branquinha, estão indo passar lua de mel no mês de junho de 2024 aí, tomara que sejam bem tratados
@1visitante
@1visitante 2 жыл бұрын
Se o pessoal começar a vir de todo canto do Brasil achando q a cidade é tranquila e tem trabalho etc vai acontecer q nem no RJ, vai virar só favelas e tb aumentará a criminalidade e será o fim da cidade q vcs conhecem, aqui não é p morar é p turismo, ou só se vc for rico por pagar 2x ou 3x a mais q o preço normal, se tiver grana sobrando.
@flavioc8035
@flavioc8035 2 жыл бұрын
Ser concursado do BB não é fácil, parabéns para o rapaz.
@The1Mentalist
@The1Mentalist 2 жыл бұрын
Todo ano são milhares de vagas. Difícil não é....
@pdr3301
@pdr3301 2 жыл бұрын
@@The1Mentalist acho que ele quis dizer "em relação ao trabalho no BB"...
@lucianomoraesdesantana7608
@lucianomoraesdesantana7608 2 жыл бұрын
Mamadeira pública paga com o dinheiro roubado do pobre brasileiro e o resto é conversa fiada...funça público com conhecimento em economia estatista brasileirra kkkkkkkkkkkkkk meros vagabundos decoradores de apostila!
@cursofocusyoutube
@cursofocusyoutube 2 жыл бұрын
Gramado é show demais prepare o bolso
@lilianedasilveira6374
@lilianedasilveira6374 2 жыл бұрын
Adorei a visão de mundo desse sábio rapaz!
O Lado Pobre de Gramado
20:08
Olhar Internacional
Рет қаралды 117 М.
Gramado Depois de 1 Mês. Boas e Más Experiências....
19:19
Olhar Internacional
Рет қаралды 83 М.
The child was abused by the clown#Short #Officer Rabbit #angel
00:55
兔子警官
Рет қаралды 24 МЛН
THE POLICE TAKES ME! feat @PANDAGIRLOFFICIAL #shorts
00:31
PANDA BOI
Рет қаралды 24 МЛН
1❤️
00:17
Nonomen ノノメン
Рет қаралды 13 МЛН
Não Adianta Sair do Brasil Pra Fugir DESTE Problema... Está Pior Lá Fora
25:45
Por que uma Estoniana Resolveu Morar no Brasil?
14:16
Olhar Internacional
Рет қаралды 48 М.
te convido a ver todo vídeo capital João pessoa cidade maravilhosa
4:24
Aventureiro Pela Estrada
Рет қаралды 8 М.
Ele Deixou o Canadá pra Voltar Pro Brasil e Não se Arrepende, Porque....
18:42
Sair do Brasil ou Morar em Gramado? Importantes Lições....
27:32
Olhar Internacional
Рет қаралды 14 М.
Morar em Gramado, vale a pena pelo custo de vida? Opinião sincera
26:37
Canal Disruptivo
Рет қаралды 19 М.
O Que Mais me Enchia o Saco Morando Na Austrália
20:46
Olhar Internacional
Рет қаралды 20 М.
COMO É MORAR NA ÍNDIA? - ACHISMOS PODCAST #56
1:29:38
AchismosTV
Рет қаралды 389 М.
10 HÁBITOS INTERESSANTES DOS AMERICANOS | VIDA NOS EUA | SONHO AMERICANO
55:32
Renato Alves Corretor e Designer
Рет қаралды 24 М.
COMO É MORAR EM SÃO PAULO
8:13
Luiz Mastropietro
Рет қаралды 341 М.
The child was abused by the clown#Short #Officer Rabbit #angel
00:55
兔子警官
Рет қаралды 24 МЛН