Venha meditar conosco! O SEGREDO DOS CHAKRAS: guilhermeromano.kebook.com.br/cursos/o-segredo-dos-chakras Jornada da Meditação: guilhermeromano.kebook.com.br/cursos/jornada-da-meditacao/ Raja Yoga: www.revolucaodesi.com.br/cursos/arquivos/946
@ManoelDalva27 күн бұрын
Concordo amplamente com o que o Guilherme falou neste canal, a nossa Espiritualidade é livre e solta, não precisamos de mediuns, padres, Pastores, Rabinos,Gurus, pais de santo, Dalai-lama e todos os demais líderes religiosos, nem de entidades intermediárias nenhuma, Santos,Espíritos Guias, espíritos Controles, Gênios,eons, anjos,demônios seja o que for, no NT Cristo já deixou isto bem claro,que a nossa comunicação é direta com Deus ( a nossa espiritualidade)a fisica quantica já prova isso também hoje em dia, os livros Apócrifos que a igreja Católica do quarto século tirou da Bíblia,são bem explicativos que a nossa Espiritualidade faz com que nos comunicamos direto com o nosso grande arquiteto do universo, ouçam no you tube O livro de enoque, que foi tirado da Bíblia pelos católicos Romanos por qual motivo? Era o livro biblico da época de Jesus o mais falado e o mais estudado da época!fica esta sugestão! Doutrinas,religiões e sistemas religiosos só existem para dominar, mandar e desmandar em seus seguidores! Fica a dica!
@fighttv207026 күн бұрын
Eu gostei da forma que vc questionar tudo, mas percebi que vc tá mais próximo a umas certas conclusões, tô curioso para saber os parâmetros q fez vc chegar a isso
@DalilaFreitas-hi4mp25 күн бұрын
Muitas pessoas que relatam EQM também se distanciam de suas religiões e pelos seus relatos o que chega mas perto da realidade que vivenciaram é a gnose ,por outro lado eu acho que a ideia de umbral faz todo o sentido sendo o que mas me faz entender o mundo que vivemos .
@SergioSouza-h3m19 күн бұрын
@@fighttv2070 so materialista aceito so conclusões da ciencia e ciencia so poder analisar materia
@andrearruda673829 күн бұрын
Ao aprofundar na obra de Kardec eu simplesmente fiz esses questionamentos,depois me tornei ateu,mas sinto que ainda faltava algo a descobrir hj mergulho em mim mesmo e com ajuda das filosofias orientais consigo uma claridade e orientação de um caminho que esta apenas dentro de mim
@AndreLuis-yu9ww26 күн бұрын
Ninguém aqui vai ser perfeito não, vocês espera perfeição dos outros só que vocês também não são, vocês sai porquê não era pra ficar mesmo sai e outros entra em todas e assim
@stasionisas25 күн бұрын
Filosofia e movimentos orientais são ciência? A ciência é limitada? Os movimentos orientais são limitados? Sabemos de tudo? O que é a matéria? O que é a matéria? O que é a matéria? Filosofia é baseada na lógica? A filosofia inventou o conceito de lógica? Qual a utilidade de um filósofo? O objeto da filosofia é presunçoso? O que é presunção? As 'filosofias orientais' são confiáveis? As ocidentais, são? O que é confiança? O que é a matéria? O que é a matéria? O que é a matéria?
@wilsonsil26057 күн бұрын
Já estudou sobre EQMs (Experiencias de Quase-morte)? Assista os relatos e leia os estudos. Acontecem com pessoas das mais variadas crenças ateus, evangélicos, católicos, espíritas, etc... Todos relatam coisas semelhantes e é um vislumbre incrível do que nós espera do outro lado. Aumentou minha certeza na vida após para 99%.
@marcelovsborgesАй бұрын
Eu fui a um centro espírita Kardecista (tenho de especificar, porque já fui corrigido uma vez), pois estava passando por um dilema ético-moral muito grande. Estava me sentindo inútil e com um peso enorme no coração. Fui atendido por um médium incorporado e desabei em lágrimas. O médium me falou que a "linhagem espiritual" dos espíritos ali incorporados era oriental, conversou comigo, me acalmou e me disse para estudar as filosofias orientais. O espírito me disse que eu precisava estudar filosofias orientais e seguir este caminho. Ele me explicou superficialmente a dificuldade que as pessoas dentro do movimento espírita e outras vertentes cristãs estavam tendo de entender e até mesmo de romper certas barreiras. Logo após esta experiência, eu comecei a estudar e a acompanhar com mais afinco o seu canal. Eu conto essa experiência, pois eu entrei naquele centro disposto a aceitar qualquer verdade, porém sai de lá com muitos questionamentos e a possibilidade de enxergar o mundo de outra forma. Considero uma benção ter tido essa orientação. Hoje considero a importância do estudo e do questionamento e como isso é vital para que encontremos respostas e soluções plausíveis para questões diversas.
@nesa18629 күн бұрын
Kardecista não existe , é espiritismo . Seja quem te "corrigiu",corrigiu errado.
@leticciacostta29 күн бұрын
kardecismo não tem incorporação que estranho kkkk mas enfim o problema dessas religiões q te limitam a expandir, eu n sigo nenhuma e sigo estudando e indoa trás doq me interessa, é libertador e sem dogmas e crenças te prendendo
@lucianaduarte776029 күн бұрын
Te corrigiram errado.
@andrewlaroye28 күн бұрын
Você não foi a um centro Kardecista, com certeza.
@estaciopimentel953027 күн бұрын
@@nesa186 na prática social faz sentido usar essa diferenciação com relação a terreiros e espiritualismo new age. Apenas que quando Kardec codificou, não havia esses (terreiros no Brasil sim, mas não havia contato)
@elainecampos770426 күн бұрын
Nossa... achei seu vídeo super coerente. Até que fim alguém teve a coragem de tecer críticas ao idolatrismo kardecista. Já fui kardecista há muito tempo, não sou mais, hoje sigo a filosofia budista. Parabéns!
@luabrandlu92266 күн бұрын
Eu acho bem difícil uma pessoa sem nenhum tipo de experiência espiritual acreditar no mundo espiritual A doutrina espírita foi feita pra quem tem experiência espiritual Quem não tem nunca vai entender nada Vai ser cético a respeito do assunto
@monicaplacha825429 күн бұрын
Guilherme memnino, tbm fui criada num lar espirita e concordo 1000000000% com vc. Quando comecei a questionar a doutrina (pq ali vc é doutrinado a não pensar diferente) eu fui chamada de obssediada, me foi colocado tratamentos e mais tratamentos espirituais e eu só queria ler meu Baghavad Guita em paz, eu só queria estudar astrologia, só queria conhecer todas as religiões e pensamentos filosóficos orientais e etc... hj eu sou feliz meditando e lendo meu Baghavad Guita na Santa paz que mereço. Finalmente minha família entendeu que eu sou um espírito livre. ❤❤❤❤ adorei seu vídeo e se eu fosse mais debochada, mandaria ele para toda minha família, mas estamos próximo do Natal e não quero estragar o clima, hehe 😊
@franciscusfalerius29 күн бұрын
Você não está muito bem
@AndreLuis-yu9ww26 күн бұрын
Nesse mundo não tem pessoas perfeitas vocês espera isso por isso fica assim
@mariluziaoliveira216610 күн бұрын
A doutrina espírita não força ninguém a nada,vc é livre. Tem muita gente que nem crê em Deus e no entanto é muito mais cristão que muitos espíritas e evangélicos. O importante são as atitudes, a ética e a moral .
@AndreLuis-yu9ww10 күн бұрын
Somos livres no nossos livre árbitio e prisioneiros de nossas atitudes dependendo que cometer
@adolfocastilho29 күн бұрын
Que vídeo positivo! Sou espírita, mas não compartilho de todas as ideias apresentadas por Allan Kardec. Da mesma forma, admiro Chico Xavier como um grande fenômeno do bem, que verdadeiramente conseguiu aplicar os ensinamentos de Jesus na prática, mas tenho minhas reservas quanto ao romantismo presente em algumas de suas obras, como *Nosso Lar*. A fantasia infantil de certos livros e o movimento espírita, com suas histórias celestiais, como a narrativa de que Chico foi recebido por Jesus subindo uma escada de nuvens ao som de pássaros cantando, não me ressoam. Além disso, percebo um dogmatismo forte dentro do espiritismo kardecista atual, onde poucas questões são levantadas. A ideia de que o espiritismo é o consolador prometido, trazendo todas as respostas da vida, soa um tanto arrogante, especialmente considerando que muitos dos conceitos espirituais já existiam há milhares de anos, antes mesmo de Jesus. Esta é uma opinião pessoal e um questionamento filosófico que considero essencial para o meu processo de evolução. Agradeço pelo vídeo e pela oportunidade de reflexão.
@brenom63629 күн бұрын
Em cima você comenta que não compartilha das ideias de Kardec, mas embaixo você levanta o ponto do dogmatismo. Meu irmão, aí é que está! Kardec não é dogmático, pelo contrário, o próprio cita inúmeras vezes que caso a ciência se contraponha ao Espiritismo em algum ponto, que fiquemos com a ciência. O problema atual é que o movimento Espírita que vemos é, como você bem colocou, romantizado e dogmatizado, em grande parte por causa de ex católicos e ex evangélicos que trazem essa mentalidade engessada ao movimento espírita. Mas se você for analisar as obras Kardecistas, verá que o próprio faz construções lógicas a todo momento, brinca com nosso intelecto, tira-nos da zona de conforto dos dogmas.
@adolfocastilho29 күн бұрын
@@brenom636 Na minha opinião, e sim, eu posso ter a minha (rs) para os que não aceitam sair do cabresto, Kardec acabou levando o espiritismo para o caminho de uma religião ao lançar o Evangelho Segundo o Espiritismo como um livro de preces, apoiando-se em Jesus para o salvacionismo e no evangelho, algo que a Igreja Católica já fazia há séculos. Isso não trouxe uma inovação, mas sim uma repetição dos moldes religiosos tradicionais. Acredito que isso se deve a resquícios de sua própria educação católica, que influenciaram o rumo do espiritismo, afastando-o, em parte, de um desenvolvimento mais científico e racional.
@Rogerio259229 күн бұрын
@@brenom636 Muito bem colocado, devemos lembrar que movimento espírita é uma coisa e espiritismo é outra coisa. Há muitas bizarrices no movimento espírita que vão contra aos ensinamentos do codificador. Se alguém quer aprender espiritismo o meio mais seguro é lendo e estudando as obras básicas e depois as obras de Chico Xavier.
@Rogerio259229 күн бұрын
@@adolfocastilho Vamos lembrar que o Espiritismo é: Ciência, Filosofia e Religião, pois abrange todos esses pontos em seus ensinamentos
@ManoelDalva14 күн бұрын
@@brenom636 não se esquece que a maior referência do Kardec era o seu grande mestre pestalozI e ele era Protestante!
@nataliateixeira823729 күн бұрын
Fui criada na católica, frequentei e estudei espiritismo e concordo com absolutamente tudo no seu vídeo!!! Quando conheci e estudei o Yoga, minha mente simplesmente se abriu pra tudo! Minha consciência expandiu!! Encontrei todas as explicações que eu buscava! Enfim, ama o próximo como a ti mesmo - o resto é religião!
@ManoelDalva27 күн бұрын
Sim amiga Nathalia eu sou Cristão, mas direto do Cristo sem intermediários, Mas o grande Hindu Manhatma gandi, foi um ser humano muito melhor para os seus semelhantes do que muitos e muitos cristãos na história! Ghandi estudou na universidade de Oxford na Inglaterra todas as religiões da sua época e ele chegou a conclusão que a maior mensagem era a do Cristo Mestre Divino que eu também a acho, mas o comportamento dos cristãos para ele era o pior de todos!
@nataliateixeira823727 күн бұрын
@@ManoelDalva lindas palavras!! Ele é inspiração pra todos nós!!
@eudociadesa1956Ай бұрын
Já fui espirita e concordo com seu ponto de vista. Sua análise foi muito coerente.
@AndreLuis-yu9ww26 күн бұрын
Vocês espera perfeição das pessoas só que vocês não são perfeitos, vocês sai porquê não era pra ficar vida segue
@WCCOMPUTERGRAPHICSАй бұрын
Velho, quando eu estava bem envolvido com o espiritismo, um cara bem esculhambado uma vez me falou "o problema do espiritismo é que tudo que Kardek disse é lei, é Kardek pra lá e Kardek pra cá". Eu, óbvio, achei ele o rei da ignorância. Depois de anos, quando eu saí do espiritismo, comecei a perceber cada vez mais (no meu ponto de vista) que tudo se tratava de um grande achismo, jogo de egos e criações convenientes, verifiquei que o esculhambado estava certo e eu cego. Quando eu percebi que Chico Xavier não podia errar, que o robô em Marte não pôde ver sua "civilização" porque os seres evoluídos assim não permitiriam, coisas do gênero, e que, principalmente, meus problemas com obssessão desapareceram tão logo eu deixei de me preocupar com isso, passei a achar mais danoso o apego a essa Doutrina do que a não religiosidade. E digo mais, percebi muitos casais e pessoas do meio tendo dificuldades de convivência e problemas com depressão, por muito e muito tempo. Acho sim a Doutrina danosa, não no ponto da caridade, mas no que tange a tratar o processo reincarnacionista como algo decifrado, certo, atribuíndo a este contornos pessoais de caráter bem básico e fazendo com que pessoas se acorrentem na idéia de terem que sofrer, espiar e se submeter a tudo, aceitando suas misérias pessoais como se tivessem pagando dívidas para a remissão futura, ou seja RELIGIÃO sim, como qualquer outra. Não quero saber de espíritos obssessores, existam eles ou não, estejam me obsediando ou não, não quero livrá-los, não quero conhecer o que está por trás de uma suposta outra vida e supostos erros que cometi. Nada. Quando comecei a meditar, percebi que sou infinitamente mais complexo do que me pintava, e esse desafio já é o bastante. Se há um Deus pra conhecer, que eu alcance Deus assim. O resto é vaidade e disputa de poder.
@user-ksdienwej-eАй бұрын
Assino embaixo de cada palavra sua. Foi meu caso também. Espiritismo destruiu minha saúde mental e de outras pessoas que conheço, devido a essas crendices punitivistas. Por isso, nem socialmente eu quero conviver com espíritas.
@WCCOMPUTERGRAPHICSАй бұрын
@@user-ksdienwej-e Eu não cheguei a esse ponto, fiz muitas amizades no espiritismo e o círculo de estudos espíritas me ajudou a sentir em uma família quando passei por uma crise braba. Mas saí quando meus questionamentos me levaram a outro caminho. Algumas pessoas ainda conecto legal, mas nada converso sobre espiritismo com eles. Gosto do tema, mas evito dar minha opinião no meio de espíritas, a não ser que perguntem e tal.
@eshopdicas2023Ай бұрын
Essa parte de robô não ver civilização, acredito que as civilizações de outros orbes aqui do sistema solar são, em sua totalidade, fora do plano físico, ou seja, não material, apenas espiritual. Chico disse que era em plano físico? Não soube...
@karenleda30329 күн бұрын
@@user-ksdienwej-eeu também fiquei prejudicada das ideia, li muita coisa espírita quando criança e na época eu sofria 4bus0 s3xu@l e a culpa só se alimentava dentro de mim achando que era assim determinista e que se eu tava sofrendo algo agora era pq tinha sido muito pior no passado. Essa culpa cristã repaginada e fortalecida 🥴🥴
@LeonardoPimentel-rn9mo29 күн бұрын
O espiritismo é só mais uma religião da matrix! Uma religião cheia de ego e vaidade!
@eanespereira699425 күн бұрын
Este é um dos melhores vídeos do canal. Poderia até mudar de título para : como distinguir ciência, religião e filosofia.
29 күн бұрын
Ótimo vídeo, muito lúcido. Eu nunca fui espírita, mas já lee várias obras literárias deles. Uma coisa muito importante que tirei do seus comentários e uso na minha vida, conhecer as doutrinas absorver o que elas têm de bom e seguir em frente. Não me prendo mais em religiões, pois sempre tem problema com os seus seguidores.
@nbrocha26 күн бұрын
Não sei se já foi feito (e se sim, me indique o vídeo, por favor), mas seria interessante um vídeo seu dedicado ao seu entendimento atual sobre mediunidade, em toda sua diversidade. Como você a enxerga? Como você a vive (se a vive...)? Como você encara o que ainda acreditamos ser mediunidade? Obrigado
@carolc_design17 күн бұрын
Esse vídeo é uma das aulas mais necessárias para qualquer pessoa, de qualquer religião ou filosofia de vida.
@fernando.cascardo29 күн бұрын
1. A Crítica como Forma de Medição Você está mensurando ao criticar: Toda vez que você faz uma crítica, seja ao espiritismo ou a Jesus, você está mensurando. Quando diz que Jesus "não é essa bolacha toda", você já está fazendo uma avaliação, utilizando um critério que você acredita ser superior. Ou seja, ao criticar, você está aplicando uma métrica pessoal, e isso é, por definição, mensurar. Mensurar para cima ou para baixo: Você critica o espiritismo por falar de espíritos mais ou menos evoluídos, mas ao afirmar que Jesus não é tão importante, você está fazendo exatamente o que condena: mensurando, só que para baixo. Se é errado medir a evolução espiritual, por que seria certo diminuir ou desvalorizar figuras como Jesus? 2. Intervenção Espiritual e a Falibilidade Humana Você questiona Kardec, mas isso também é mensurar: Quando você levanta dúvidas sobre a intervenção espiritual na obra de Kardec, você também está mensurando. Está avaliando se a doutrina dele tem validade com base em seu critério pessoal. A interferência humana, como o animismo, pode afetar qualquer filosofia ou religião, e não é algo exclusivo do espiritismo. Interpretação humana em todas as tradições: Assim como no espiritismo, todas as doutrinas espirituais passam por filtros humanos, sujeitos a erros e interpretações. Sua crítica ao espiritismo por isso ignora que o mesmo pode ser dito sobre outras tradições. 3. Falta de Comprovação Científica Absoluta Nenhuma filosofia espiritual tem comprovação científica absoluta: Quando você critica o espiritismo por não ter uma base científica irrefutável, é importante lembrar que outras práticas e promessas espirituais, como a meditação, o nirvana ou a iluminação, também não têm. Não há como provar cientificamente essas promessas de crescimento espiritual em qualquer tradição. Similaridades nas promessas: O espiritismo fala de evolução espiritual e colônias, enquanto outras filosofias prometem o nirvana ou a iluminação. No fundo, essas promessas se assemelham, e não vejo como criticar uma enquanto se exalta a outra seja uma avaliação justa. 4. Contradições nas Práticas Espirituais Dissonância entre filosofia e prática social: Você cita problemas no espiritismo, mas o mesmo ocorre com outras tradições. A Índia, por exemplo, tem problemas como o racismo e o sistema de castas, apesar de ser o berço de filosofias espirituais ricas. Contradições entre ideais filosóficos e práticas sociais existem em todos os lugares. Espiritismo e outras filosofias consoladoras: Assim como o espiritismo se apresenta como uma doutrina consoladora, outras filosofias espirituais também se colocam como caminhos para a libertação. No entanto, a diferença entre elas não justifica uma crítica baseada em promessas que são, de certa forma, similares. 5. Crítica à Doutrina ou aos Praticantes? Você mistura doutrina e devotos: Em muitos momentos do vídeo, você parece confundir a crítica à doutrina espírita com a crítica aos seus seguidores. É importante separar as duas coisas. Criticar a forma como os devotos interpretam algo não é o mesmo que criticar a doutrina em si, mas essa distinção parece se perder em seu argumento. Ridicularizar é uma forma de mensurar: Ao ridicularizar o espiritismo, você está, de fato, mensurando e, de certa forma, menosprezando. Isso reflete o ego, pois ridicularizar algo é afirmar que seu ponto de vista é superior. A crítica construtiva pode ser feita sem recorrer à ridicularização. Tenho te acompanhado há algum tempo - comprei seu livro, fiz seu curso, assisto aos seus vídeos - e percebo que a ridicularização tem se tornado uma tática cada vez mais constante nas suas críticas, especialmente quando você fala sobre temas delicados. Volta e meia, você usa expressões como 'parece que nem anos de evolução fizeram você parar de pensar dessa maneira tão atrasada' ou 'isso é pura ignorância, um jeito limitado de ver a vida', que claramente menosprezam a inteligência do outro. Você sempre ridiculariza o pensamento alheio, como se o conjunto de ideias da outra pessoa fosse fruto apenas de ignorância, sem considerar que há um processo por trás de como ela chegou a essas conclusões. "O ego que habita em mim saúda o ego que habita em você. 🙏"
@nanasilva984325 күн бұрын
É um menino no sentido literal da palavra. Mas um bom menino. Amadurecerá....
@andrelfcunhaii24 күн бұрын
1. Ele não disse q Jesus não é importante, nem desvalorizou a figura do Cristo, tanto q ele afirma q Jesus é um iluminado, o Divino encarnado. O q ele critica é o fato do Espiritismo considerar Jesus como o ser mais evoluído q encarnou no planeta Terra. P.S. Eu não concordo com ele, mas é preciso fazer Justiça e refutar o q o rapaz não disse. 2. Ele questiona o fato dos espíritas considerarem as falas de Kardec, q foi um homem do seu tempo, com pensamentos limitados (muitas vezes supremacistas e eivados de preconceitos), como verdades absolutas, inquestionáveis, dogmas de fé, postura pela qual o próprio Kardec condenava. P.S. É preciso separar na Codificação Espírita o q é revelação dos espíritos e o q é o pensamento do homem Kardec. 3. Ele não disse q as outras tradições espirituais tem comprovação científica. O q ele pontuou a título de crítica foi o fato de q o Espiritismo é uma tradição espiritual q se auto intitula científica e, por sinal, provavelmente a única.
@MarcioTravain22 күн бұрын
Excelente análise, e crítica positiva. Parabéns. Percebo em diversas pessoas que postam vídeos criticando e dizendo porque deixaram de seguir o Espiritismo essa mesma linha de pensamento. Olham e as falhas da pessoas e dirigentes sem considerar que são posições de pessoas. E claro tudo tem o que melhorar, evoluir, até as religiões e filosofias e a ciência. Lembrando de um importante frase de Kardec: "se um dia a ciência provar que o espiritismo está errado, devemos ficar com a ciência."
@nathaliaf.r.32468 күн бұрын
Muito boas as suas colocações!!! Enxerguei esse vídeo cheio de julgamentos e preconceito, e bem pouco acolhimento! De fato não é o que o espiritismo e Jesus pregam. Concordo com o autor do vídeo que espíritas que se afinizam com o presidente anterior, não devem entender bem as mensagens de Jesus, mas acho que devemos ter mais empatia e mais acolhimento com essas pessoas!
@vitorschettino9058 күн бұрын
O melhor comentário!
@andrevc8529 күн бұрын
3 vertentes que tem me levado a sanidade mental: - Tenho frequentado casa espirita ha anos e me dedicado a ler Andre Luiz e suas historias me sao muito coerentes e reconfortantes. - Ao mesmo tempo acompanho o trabalho do Laercio Fonseca, de limeiraSP, que começa a pisar fora do espiritismo quando fala de ExtraTerrestres e da a sua visão de como e pq as coisas funcionam no mundo espiritual. ele tbm fala sobre yoga, kungfu e meditação. -Quando descobri o Guilherme Romano mandei pra todo mundo! obrigado por seus discursos inflamados, a metralhadora giratoria de criticas que faz a gente pensar melhor e por ser divulgador de conhecimentos sagrados orientais. Obrigado por nos ensinar com descontração e seriedade! abç!
@oneagenciadigital282925 күн бұрын
Esse Guilherme Romano é um sarro, muito bom acompanhar seu Canal, Obrigado, tenho aprendido muito e reflito também aponhando os pontos de vistas que você expressa com tanta honestidade e humor ahah
@RodolfoFSantosАй бұрын
Rapaz, que paciência 😂😂❤ parabéns! Siga firme.
@GuilhermeRomano29 күн бұрын
😅
@crisbehirute972024 күн бұрын
Achei bem interessante suas colocações, com certeza nossas buscas e responsabilidades são bem individuais. As vezes por confusão mental, falta de discernimento da realidade da nossa existencia ancoramos nossas crendices em várias religiões, dogmas…mas acho que tudo faz parte do processo de libertação…o errar ou o acertar …também faz parte disso tudo. O mais importante é manter os questionamentos, não deixar a mente vagar…a ponto de você se perder.
@ferodrig20 күн бұрын
Gosto do Guilherme exatamente por isso, questionar. É uma busca pessoal e não algo que te entregue pronto
@nubiadias192028 күн бұрын
GUILHERME!!! Acabei de achar vc e AMEEEEI. 15:51
@yuridesouzasilvayuri6609Ай бұрын
Que tristeza seria morrer so pra acordar em outro mundo e descobrir que vou ter que trabalhar na prefeitura
@fernandosalvioАй бұрын
@@yuridesouzasilvayuri6609 🤣🤣🤣
@gfranco334529 күн бұрын
Tomando "revigorante" sopa de água. 😢 Quero saber quem faz contrabando de chocolate lá
@EDUARDOSILVA-tf1zy29 күн бұрын
😂😂😂😂
@brenom63629 күн бұрын
Nosso Lar foi o maior achismo endossado que a FEB poderia cometer
@rb894826 күн бұрын
😅😅😅
@cassialemos190728 күн бұрын
Amo esses debates acalorados pq me leva a questionar um mundo de informações que nos mantém cativos na consciência. Que eu possa ter a humildade e capacidade de discernimento para filtrar tudo que chega a mim! Obrigada sempre Guilherme! ❤ Quero mesmo é romper com o véu de toda ilusão do ego.
@danicolletto28 күн бұрын
Minha admiração por sua coragem em expor seus questionamentos, que a propósito, são muito coerentes. Me cansa um pouco essa ideia de que fora de um determinado conceito, “não há salvação”. Sempre me incomodou a ideia de que o espiritismo é inquestionável. Acho tão rico esse tipo de vídeo, quebrando conceitos “perfeitos” e “irretocáveis”. Necessitamos desse tipo de discussão, é riquíssima. Me identifiquei muito com o que abordou. Saudade de você. Não sei se lembra de mim, mas lembro de vc desde pequeno, tendo aula de matemática com meu pai 😂. Que bacana ver o caminho que está construindo. Não seria diferente. Um grande abraço! 😘
@GuilhermeRomano28 күн бұрын
Oi Dani! Claro que lembro! Poxa vida, saudades de vcs! Como estão todos? 🙏🏻🥰
@danicolletto28 күн бұрын
@@GuilhermeRomanoobaaaaa ❤ Todos estão bem, do jeitinho de sempre e muitos orgulhosos e felizes de ver você brilhando desse jeito e dividindo tanto conteúdo com tanta gente. Estamos com saudade tb. Meus pais gostam demais de você. E eu tb. Beijo enorme 😘
@GuilhermeRomano27 күн бұрын
Tenho um amor e gratidão eternas ao Sr Carlos e a D. Ana… tenho vcs todos em meu coração sempre 🙏🏻🥰
@thiagoboaventura439726 күн бұрын
Só sou espírita porque acho Chico Xavier um sujeito muito impressionante e ele confirmou o espiritismo. Ele poderia ter fundado uma religião nova e dito o que quisesse como sendo verdade. Mas não fez. Então, acho que seja um caminho válido. Mas não único.
@Portaldaalquimia16 күн бұрын
Muito bom, meu amigo! Trabalho bonito e necessário! 💎
@dylan_dog21 күн бұрын
O que me incomodava no espiritismo era a questão de ter que seguir uma espécie de hierarquia, onde teríamos que galgar postos de espíritos superiores pra chegar a Deus, O colocando como algo quase inacessível. Não quero ser um mentor, só quero voltar pra morada do Pai Amado. "Aqueles que adoram os semideuses nascerão entre os semideuses; aqueles que adoram os ancestrais irão ter com os ancestrais; aqueles que adoram os fantasmas e espíritos nascerão entre tais seres; e aqueles que Me adoram viverão comigo." Gita 9.25
@robertwillianmanganaro43714 күн бұрын
@guilhermeromano eu até queria te dar uma paulada,mas vc teve muitas nos comentários. Quero te agradecer pelo seus conhecimentos e te honro pelo seus caminhos não consigo ainda estar receptivo a todos os seus ensinamentos e provavelmente não estarei 😅. O meu livre arbítrio foi pra PQP quando comecei a meditar e compreender o que é ser um yoge. Vc é inspiração junto a toda sua equipe e o instituto. Quebrar crenças limitantes e se conectar com o seu EU interior é de longe para mim a maior e melhor experiência que um encarnado possa experimentar.
@amerikoАй бұрын
Ótimo vídeo. Quem sabe seja um caminho interessante revisitar seus vídeos antigos com sua visão atualizada. Grande abraço 🫂 🧘🏻♂️
@suziquinaud14 күн бұрын
Eu, como você, sou de família espírita. Logo na juventude comecei a perceber o aprisionamento religioso do espiritismo e, também, não enxergava a proposta "ciêntifica e filosofica". Por consegue cia me afastei e busquei respostas no esoterismo e religiões orientais. Hoje, aos meus 69 anos, prático a meditação, respiração e sou livre pensadora.
@thalitaleandra16526 күн бұрын
Gostei muito da sua análise! Achei coerente e se aproxima bastante do que eu penso. Abraço!
@UnidadeCosmicaOficialАй бұрын
Gasshō 🙏🪷 Assistindo… Esse tema me interessa, já fui espírita na adolescência. Dava palestras, e afins. Nosso caminho é parecido nesse sentido 🧘♀️ Edit: terminei o vídeo! Muito bom, trouxe questões importantíssimas e verdadeiramente filosóficas. E tu é super autêntico, engraçado; eu amo isso!
@rodolfoandrade470828 күн бұрын
Gui, sou cristão protestante Calvinista e admiro sua inteligência e habilidade em tratar de assuntos espinhosos e difíceis de interpretação. Entre os céus e a terra há incontáveis mistérios que jamais conheceremos neste plano. Abraço fraterno
@GuilhermeRomano28 күн бұрын
🙏🏻🥰
@alexmart106816 күн бұрын
Parabéns .....eles pararam no tempo como muitas outras religiões, quanto mais você lê, ouve ou trabalha sua espiritualidade mais perguntas você terá e a resposta nem sempre vai estar em um único caminho, sou umbandista e utilizo esse meio para praticar e aprender, mas a espiritualidade está aí para ser questionada se não ela não evolui. Temos que nós tornar conscientes de nosso aprendizado e de nossas escolhas.
@karinasantos770225 күн бұрын
Fui Kardecista, pois minha avó era seguidora dessa doutrina. E esta minha colocação ou frase é um exemplo de que nosso livre arbítrio está um pouco relacionado ao contexto em que vivemos. É possível que se minha avó tivesse sido umbandista, eu também fosse. Ou seja, isso mostra que minha avó, por alguma razão, exercia uma influência sobre minhas escolhas. Talvez pelo carinho e amor que havia entre ela e os netos, especialmente meu primo e eu. Acredito que temos pouco livre arbítrio, mas temos algum. Vou dar outro exemplo: fui casada por três décadas, e um de meus filhos certa vez me perguntou sobre o que me levou a casar. Detalhe, esse meu filho é um cientista social. Bom, respondi o seguinte ''casei porque eu gostava de teu pai'', e ele disse: ''mãe, tu pensas que foi por esse motivo, mas, na verdade tu casaste porque simplesmente estavas cumprindo com o papel que a sociedade impõe a todas as mulheres''. Refleti sobre isso ao ponto de concordar com ele. Quanto ao kardecismo ser religião ou não, acredito que seja sim. Pois se torna dogmático quando não podemos questioná-lo. Isto é, acaba sendo tratado como uma verdade universal. Abandonei o kardecismo em 2009, pelos mesmos motivos aos quais fez você buscar outras explicações sobre a nossa existência. Hoje sou budista, e vejo o budismo como uma filosofia de vida. Para mim as diferenças entre budismo e kardecismo são inúmeras. Para mim as religiões que nos impõe um modelo de perfeição, como as cristãs por exemplo, podem ser danosas. Pois, aqui no mundo fenomênico, ou Samsara, ou ainda, mundo dos sentidos, tudo é ilusório. Entretanto, as religiões cristãs colocam muita cobrança nas costas das pessoas, em vez de ensiná-las a ver a vida como uma experiência de aprendizado. Essa coisa de ''estamos fazendo um resgate dos erros que cometemos nas vidas anteriores'', não faz muito sentido para mim. No budismo aprendi a ser mais leve: entendo que sou aquilo que transcende aos pensamentos e sentimentos pertencentes ao mundo do ego. Sou quem observa os movimentos do ego. Aprendi a aceitar o curso natural da existência material, que tem a ver com a lei da impermanência. Pois, resistir a algo que foge ao meu controle é totalmente inútil. Aliado ao budismo, sigo também preceitos do taoísmo. O taoísmo me ensinou a observar e apreciar o caminho. Pois é através do ato de observar o caminho que se dá o aprendizado, e a transformação. Se eu observar o caminho, terei a chance de aprender e não repetir mais certos comportamentos que não tem mais a ver com quem sou hoje. Ou seja, hoje não sou mais a mesma pessoa de ontem. Se eu conseguir entender isso, deixo de viver o passado no presente. Isso foi algo muito enfatizado por Jiddu Krishnamurte. Isto é, temos que observar as lições, para deixarmos de responder ao presente com condicionamentos. Acredito que a vida não seja o que ocorre entre nascimento e morte. Acredito que vida é o que existe aqui no mundo dos fenômenos, no tempo, e fora do tempo. O budismo também não fala evolução. Fala em experimentar a dualidade. Outra filosofia encantadora é o hermetismo. Nas páginas 51 e 52 do Livro ''O Kybalion'', trata da ilusão da matéria. Isso me fez entender o porquê somos tão susceptíveis a crer muito mais neste mundo concreto do que na esfera da não dualidade. Nossos sentidos nos levam a crer nas aparências. Porém, o que é finito se trata apenas de ilusão. O que é real é permanente, não finito e transitório. Vejo o kardecismo como um enredo de uma novela. Vejo as filosofias orientais como uma oportunidade de ampliar nossa compreensão daquilo que, de fato, somos, nossa realidade última.
@espiritismodeverdade21 күн бұрын
Convém destacar que o Movimento Espírita em solo brasileiro foi completamente desviado desde que a FEB, em 1895, foi invadida por Roustainguistas. Hoje, o que existe no Movimento Espírita é uma quase completa contrariação de todos os princípios da ciência espírita - dentre eles o julgamento racional de TODAS as comunicações espíritas, coisa que o Movimento Espírita não faz, inclusive com relação às obras psicografadas por Chico Xavier, que, algumas delas, são frutos de Espíritos mistificadores. Para ter um conhecimento adequado do Espiritismo, é necessário estudar a Revista Espírita, de 1858 a 1869. Antes, porém, é necessário estudar "Autonomia - A História Jamais Contada do Espiritismo", de Paulo Henrique de Figueiredo, necessária para a contextualização dessa ciência formada em um contexto há mais de 150 anos. Convido a conhecer nossa iniciativa: www.geolegadodeallankardec.com.br/
@jonatanduarte429919 күн бұрын
Resumiu tudo o que penso e estou buscando 👏👏👏
@eduardofalquembak28 күн бұрын
tbm cheguei nessa conclusão a um tempo atrás estudando pra ser médium, o livro dos espíritos tem muito racismo, até entendo q kardec recebeu as msgs que estava mais afinado mas como ngm passou isso a limpo e ainda seguem a risca como se fosse uma biblia acabei me afastando
@EdigarMonteiro29 күн бұрын
Parabéns pelo excelente vídeo Guilherme! Também já estudei a obra espírita e penso bem parecido com as coisas que foram expostas aqui. Gostaria de fazer um pedido: Teria como você fazer um vídeo (caso ainda não tenha) falando sobre o pensamento de Carl Jung e a obra dele? Pretendo me especializar em psicologia analítica após concluir meu bacharelado e seria uma honra ouvir o que você tem a dizer sobre esse tema. Abraço!
@salvatoreparadise270529 күн бұрын
Boa sugestão!!
@RonaldoPItta25525 күн бұрын
Parabéns pelo vídeo 👏 Gostaria de ouvir um pouco mais da sua visão sobre a Umbanda.
@antonioteixeiradossantos18446 күн бұрын
Ser crítico é muito importante na busca pela verdade. Temos livre arbítrio para usa-lo, em todas as coisas.
@marciooliver9556 күн бұрын
Garotão, te achei o máximo, sou ecumênico, é sejam assim, como vc é, E NÃO O QUE OS OUTROS QUEREM, principalmente, na parte religiosas.Os espíritas acham q. Estão sempre certos, o problema está no religioso, e não na religião
@alexeibueno-espiritualidad48229 күн бұрын
Parabéns, gostei do vídeo, acho que seria muito bom que todos tivessem uma consciência filosófica para poder refletir não apenas Espiritismo, mas sobre tudo e todos... incluindo nós mesmos hehe... Abraço
@laudmesquita25 күн бұрын
👏👏👏👏❤❤❤❤ Adorei encontrar seu canal. Tô na mesma vibe 😅 Bjs, muita luz!
@alexandreoc424 күн бұрын
Ótima visão, o preconceito pela simplicidade, há formas de manifestação espirituais são muito discriminadas, mas o ser humano quer ditar oq é divino! E apesar de tudo a espiritualidade vem se adaptando e trabalhando para os mais necessitados! Pena q ainda a maioria não está preparada para perceber o quão bonito isso é!
@sunshinenatha29 күн бұрын
Acho incrível como você coloca em palavras questionamentos que eu carrego no coração🫶
@IrmaPsi23 күн бұрын
Olá! Acabei de ver seu vídeo sobre treta com espiritismo e aí já veio esse vídeo! Já me inscrevi no seu canal! Deixei um comentário lá no outro vídeo, e vou deixar aqui mais um comentário. Já ouvi isso tb, de que meu problema são com alguns espíritas, e não com o espiritismo…. E eu respondia que não: a partir do momento em que questionei até mesmo essa superioridade toda de jesus, que supostamente seria o governador da terra, eu já não tinha mais como me considerar espírita. E essa foi apenas uma das “tretas” que arrumei com o espiritismo. Quando decidi me desvincular definitivamente do espiritismo e me posicionei sem nenhuma religião, o que mais ouvi foi de que eu estava com obsessor, estava confusa, 😒😒 e isso deixou mais claro ainda a arrogância que existe no pensamento dos espíritas. (Comentei mais sobre essa arrogância no outro vídeo). Enfim, posso dizer que nos últimos 4 anos sem ser espírita consegui evoluir mais, me melhorar mais nas qualidades e enfrentar melhor os defeitos, além de desenvolver mais meu Parapsiquismo e a projeção astral. E ainda melhorei meus conhecimentos e estudos sobre outras correntes de pensamento espiritualistas, que minha antiga arrogância espírita desprezava como sendo “inferior”. Também sou muito grata ao espiritismo. Mas foi, passou. E como vc falou sobre isso de jesus: quando estive na Ásia, me perguntava: como é que posso afirmar que jesus, e a MINHA religião, é superior a todas as outras crenças daquelas pessoas?? Edit: tô aplaudindo suas falas com o pés, pq com as mãos não é suficiente!!! Caramba!!! Vc fala coisas que eu penso tb! Quero ser sua amiga e andar com vc na hora do recreio! 😂😂😂
@leninha92022 күн бұрын
Nossa ! Que maravilha ouvir tudo o que você falou....muito lúcido .
@keaholanda388710 күн бұрын
Me vi em vc há uns 25 anos após 17 de doutrina espírita. Seus questionamentos foram os meus e aquilo q vc elogiou, foi o meu elogio. Resumindo, concordo inteiramente c TD o q vc falou. Fui chamada de TD, sendo "chata" a palavra mais doce q ouvi, fora as "pragas" jogadas kkkkkkkk n deixo de participar dos trabalhos caritativos, pq sou metida e a turma ainda deseja me "reconverter"rsrsrsrs
@FatimadeNiigata29 күн бұрын
Obrigada por tudo que vc trouxe hoje. Gostei!
@marialuizasouzagarcia8510Ай бұрын
E religião sim.Grupo de crença organizada!
@jbasfilhful29 күн бұрын
Sabe o que significa religião? Ate budismo é religião
@UnidadeCosmicaOficial29 күн бұрын
@@jbasfilhfulsim, budismo é uma religião ateia/nao-teista. Religião vem do termo “religios”, que significa tradição.
@jbasfilhful29 күн бұрын
@@UnidadeCosmicaOficial Não. Religião vem de Religare ( religar a Deus) e Religere ( voltar a atenção a ...no caso Deus).
@ygorlira.sucessoconectadoАй бұрын
Guilherme, há histórias que Yogananda conta na autobiografia que lembram muito o espiritismo. Como o "planeta" onde seu mestre era instrutor. Você acha que não há dimensões astrais que são mais próximo de nós que do mundo espiritual? Me parece que são apenas perspectivas: o espiritismo tem seu foco de estudo nos planos astrais mais próximos e os mais conhecidos mestres da Índia, em algo bem mais além dos corpos físicos e astrais.
@user-ksdienwej-eАй бұрын
Muitos conceitos usados no espiritismo tem origem na Índia. A Teosofia levou os conceitos da Índia para a Europa e o Espiritismo foi se apropriando
@salvatoreparadise270529 күн бұрын
Pergunta interessante. Também gostaria de ouvir a resposta dele
@jbasfilhful29 күн бұрын
@user-ksdienweo Espiritismo veio ANTES da TEOSOFIA.Estudr. outra coisa as filosofias orientais tem "nojinho" de mediunidae
@thiagombp29 күн бұрын
@@user-ksdienwej-e historicamente o trabalho de Kardec se deu antes do desenvolvimento da Teosofia. Se não me engano a edição francesa da doutrina secreta foi financida pela sociedade espírita bem depois do falecimento de Kardec. Se houve uma apropriação, foi somente depois das obras básicas já terem sido publicadas.
@user-ksdienwej-e29 күн бұрын
@@thiagombpEu não disse que o Kardec se apropriou disso. Eu disse claramente que o espiritismo se apropriou. Não é uma suposição, é fato histórico de a Teosofia ter levado conceitos da Índia para a Europa e o espiritismo ter se apropriado de vários desses conceitos como se fossem conceitos próprios. Kardec se apropriou de outras coisas, como conceitos católicos, a Teoria da Evolução de Darwin, etc
@robertagizgeraldo29 күн бұрын
Eis que a defesa de que quando somos “maus” é devido a um obsessor, então quem foi a primeira pessoa que se tornou má que fez a primeira obsessão, que por sua vez tornou o obsidiado em obsessor após a sua morte. Porque a maldade é muito difícil de ser entendida então é mais fácil jogar a responsabilidade sobre algo ou alguém, do que ter de aceitar que é como é. O fato é que é necessária muita humildade para assumir que não sabemos tudo, que arranhamos somente a superfície de alguma verdade e é igualmente preciso diante desse desconhecimento tratar a impotência que nos alcança. Por isso que há muitas pessoas questionando as religiões hoje em dia. Para mim uma bandeira vermelha é levantada toda vez que algo ou alguém pretende ser dono de toda a verdade.
@gfranco3345Ай бұрын
Morel Felipe Wilkon ( ex-palestrante espírita ), no canal "questionando crenças" contradiz de modo contundente a doutrina espírita e, em especial, a literatura chiquista. Os argumentos dele são fortíssimos, e, embora eu não concorde com tudo, é sem dúvida um canal que vale a pena assistir de cabeça aberta.
@user-ksdienwej-eАй бұрын
O conteúdo dele é excelente!!!! Mas ele ficou tão enojado que parou com o canal. Tem que ter estômago forte mesmo!
@luiscarlos7379Ай бұрын
Os vídeos do Morel são mto bons mesmo. Pena q parou
@terezinhaquadros3867Ай бұрын
@@gfranco3345 Vou assistir, não o conhecia.
@lugomeslmАй бұрын
Ah, ele é conhecido. Vale a pena assistir para entender as críticas.
@sandrofabresАй бұрын
Os argunentos do Morel são meras hipóteses. Ele critica crenças numa direção oferecendo outras crenças na direção oposta. Quem não percebe isso pode ate achar que ele está desmontando algo.
@PauloSouza-sk9gc11 күн бұрын
Maravilhosos seu vídeo; penso assim também, e sou muito confrontado pelos membros da religião espírita.
@eduardocabral420528 күн бұрын
Chegando aqui agora sou um pesquisador desde os meus 15 anos O que é preciso foi o meu início porém hoje aos 42 anos tudo que você disse aí eu já havia chegado nessas confusões
@Notre_duo_OFICIAL26 күн бұрын
Ser ou não ser Espírita, não vai fazer o Espiritismo ser melhor ou pior. A bem da verdade, a essência do Espiritismo é torna o ser humano melhor. Agora, se o ser humano, vai ou não, se tornar melhor, o problema não é do Espiritismo e sim, do Ser humano. O Espiritismo, e não estou falando do Movimento Espírita e nem de Espíritas e Pseudo-Espíritas, deve ser um instrumento, para praticarmos a Caridade, e uma ferramenta para aperfeiçoamento moral. Agora, usar o Espiritismo como um meio de debate e discussão, movido por interesses pessoais, quer sejam com finalidade de visibilidade e financeira, demonstra que não entendemos nada de Doutrina Espírita e não estou dizendo conhecimento, que basta ler e estudar, mas, sim, de transformação. É uma pena ter canais no you tube, onde, acima de tudo, de forma camuflada, busca-se discutir "temas polêmicos", com a única intenção de "ibope", inscrições, likes e compartilhamentos. Tudo isto é muito triste. 😢
@juscelinojota190918 күн бұрын
Concordo plenamente com o exposto acima
@AlexAlbuquerque-b8b6 күн бұрын
🙏🏻 obrigado
@marcelomohanyogi.923213 күн бұрын
O Amor é Tudo e o Conhecimento serve p direcionar.
@nikolasschumacher883120 күн бұрын
Desenvolvimento espiritual está no caminho que traçamos, e não somente naquilo que escutarmos. Uma vez fui "cobrado a voltar" a um terreiro pra que eu pudesse crescer. É válido que, se estamos doentes, voltar é cura. Mas voltar porque eu preciso "trabalhar" não vejo como desenvolvimento. Nosso crescimento espiritual tem que partir do mental, primeiro.
@transicaoplanetaria831522 күн бұрын
Gente cada um tem sua caminhada cada um sua evolução individual........
@elaineandrade57127 күн бұрын
Bons questionamentos...sou espírita há 30 anos e reconheço muitas verdades no que diz. Há sim um pensamento arcaico dentro do movimento espírita, por isso se acende um outro movimento que se contrapõe ao parasitismo intelectual espírita. Vide Dora Incontri, Astrid Sayeg, Liga dos pesquisadores espíritas da UFJF... O livro Espíritos sobre Investigação é excelente. Kardec para o século XXI. São obras atuais e rediscute esta visão espírita limitada
@AlessandroMadruga-md4rk29 күн бұрын
Obrigado, uma visão com muito discernimento
@edilenecassia996729 күн бұрын
Bom dia! Nesta época senti o mesmo conflito que você ao ver os espíritas na minha fraternidade apoairem a política daquela período. Refleti muito sobre como era possível pessoas que a tantos anos estudavam o evangelho e, ainda assim, apoiavam quem falava e até mesmo fazia tantas atrocidades. Mas no fim optei por seguir o evangelho do Cristo e entender que neste mundo tudo passa, e cada um tem buscar sua própria evolução. Não deixei o espiritismo porque ainda tenho muito que aprender com essa doutrina, mas leio e ouço vários espiritualistas, pois sei que há muitas lacunas no conhecimento de todas as religiões. É isso paz e bem pra todos!
@terezinhaquadros386729 күн бұрын
Eu parei de frequentar o Centro onde ia porque o dirigente participou do 8 de janeiro. Fiquei chocada.
@josidalvamoura-classicos526625 күн бұрын
Precisamos questionar tudo sim❤.
@marcoscassoni31716 күн бұрын
Sou espirita a 30 anos, tenho muitos questionamentos sobre a doutrina, até porque nunca li as edições originais das obras básicas, mas nunca entendi a doutrina como obra finalizada e fechada, e isso me da a liberdade de visitar outras ideias, filosofias e pensamentos, reconheço as ideias de Platão, Agostinho e outros dentro das ideias de Kardec e isso em nada me incomoda, e entendo que pessoas como vc são extremamente necessárias no mundo, parabéns pelo video.
@leonidassimonassi616516 күн бұрын
Eu concordo com voce 100%,e se tiver algum espirita botando ovo ai em desacordo com os comentarios dele.me convidem para ir em um centro espirita e encorporem e converse comigo sobre quem sou eu ,o que eu faço,onde trabalho,e etc...façam isso e provem alguma coisa e ponto final...
@mauricioarrial6680Ай бұрын
Muito obrigado. Me ajudou a entender várias coisas.
@fabiodiegoalbuquerque61446 күн бұрын
Eu sou espírita de berço também e concordo com quase tudo exposto no vídeo. Inclusive já dei muitas palestras e sempre me seguro quando preciso entrar em temas que o movimento espírita ver como sagrados e por isso não questionam e só aceitam. A realidade é que colocaram Kardec num altar e se recusam a confrontar as ideias expostas na codificação ou em livros posteriores como se isso fosse uma falta de respeito ou algum tipo de heresia. Logo, de ciência e filosofia o espiritismo não tem nada, é apenas uma forma de trazer um status mais intelectual à doutrina, mas sem compromisso algum com o pensamento filosófico ou com o método científico.
@stefanogatti710829 күн бұрын
Continuando sobre Chico, é preciso compreender o papel de nosso lar em sua obra. Esta é uma das cidades que ele apresentou dentre as infinitas que existem. Tem uma vida material sim semelhante à nossa por acolher espíritos desencarnados há pouco tempo e acostumados à vida daqui. Estranho seria que fossem parar num paraíso cristão ao lado de Deus e Jesus e perdessem sua forma humana, como muitos creem. O conceito de espírito como um ser vaporoso igual a um fantasma é errado. Há vários autores que os veem com forma humana igual à daqui. A teosofia ensina a existência de vários corpos sutis, sendo os primeiros mais densos copias do nosso (eterico e astral), e apenas os mais sutis como budico e atmico são diferentes. Os projetores astrais e clarividentes veem os desencarnados com as mesmas formas que as nossas, salvo casos em que tiveram aparências modificadas como na licantropia ou ovoidizacao, mas são exceções. A chamada vida espiritual é uma continuidade desta, semelhante em tudo à daqui. Boa parte dos que morrem nem percebem o que houve e se veem exatamente como eram, permanecendo em seus lares ou ambientes conhecidos por muito tempo. Há dimensões em que a materialidade é superada e com outras leis, mas não são para a média da humanidade terrestre, e sim para outros seres como ascensionados e outros que nunca encarnaram aqui.
@user-ksdienwej-e28 күн бұрын
Esses conceitos não são da Teosofia, são das filosofias indianas. Isso nem a Teosofia esconde
@angelaiedtfontoura787226 күн бұрын
Gostei , estou experimentando nos últimos anos, é muito bom
@moanasoto28 күн бұрын
Obrigada Gui, nasci e cresci em uma família espírita.. eu morria de medo de fantasmas, até adulta pois eles dizem que os espíritos aparecem, né? Enfim, me libertei disso há algum tempo e tenho buscado o meu caminho. Gosto muito dos seus vídeos e envio sempre a minha mãe, que é espírita e ela também gosta muito das suas reflexões. Parabéns pelo seu trabalho, continue assim! 💙
@GuilhermeRomano27 күн бұрын
Obrigado! :)
@CatarinaRangel-z9x21 күн бұрын
Muito bom seu pensamento... Concordo com suas palavras, penso algumas coisas igualmente, não toda tua linha de raciocínio. Mas pensa parecido... As pessoas se doem, quando o outro crítica ou ataca o que ela está seguindo ou crendo. Em seguida, ela defende como dela. É a minha religião; é o meu pensamento; é o minha divindade; é o meu orixá e assim por diante. As pessoas se acham donas das coisas, coisas que as vezes, nem é palpável. Eu nem debato mais com ninguém, mesmo se o debate for bom. Discussão, me retiro na ora! Se for uma conversa agradável, vou levantar...
@luafenix48019 күн бұрын
Bacana, mas o legal é que não preciso concordar com você, afinal, encontro meu caminho caminhando. ❤
@edmaroliveira432928 күн бұрын
Deixei o espiritismo depois de ver que todos os efeitos mediunicos podem ser reproduzidos por hipnose e sugestão. Fui atrás de conhecimentos que não podem ser reproduzidos assim.
@DeunatelhadocarecaКүн бұрын
FIQUEI CONFUSO, SE TODA A EXPLICAÇÃO ESPIRITA ESTA NOS ESCRITOS DE PLATÃO, QUE ERA UM FILOSOFO, COMO QUE O ESPIRITISMO NÃO TEM NADA A VER COM FILOSOVIA, COMO VOCÊ ALEGA?
@ElaineCarvalho-j6q27 күн бұрын
Kardec e cientista espírita. Ele não aparelho ou cavalo ou ferramentas. Tem um livro que conta a estória do começo da umbanda, vc falou certo.
@mariatinelli425523 күн бұрын
Se um não quer ser mais espírita..o problema não e do espiritismo .mais sim de si mesmo..cada um intente do seu modo..
@yuri.flores29 күн бұрын
Oi Guilherme. Qual a sua explicação a respeito dos fenômenos que você presenciava (ver espíritos, ouvi-los etc..) ?? Acredito que muitas pessoas buscam o espiritismo por nao acharem outras explicações para os fenômenos. Abraços
@rosafank261728 күн бұрын
Acontece vários fenômenos inclusive tenho sonhos onde pessoas mortas vem falar comigo dar recados também tenho visões e premonição e tudo Acontece como eu vi.nao atribuo ISSo a nenhuma religião ou divindade não pertenço a nenhuma religião também nunca frequentei nenhuma religião que tem o espiritismo como base fui evangélica mais sabemos que essa linha de crença não tem nada sobre os espíritos...bom minha família não é religiosa não me condenam sigo minha vida sem acreditar no a grande maioria acredita
@Jerody2711 күн бұрын
Já frequentei um centro espírita, até ajudava a aplicar passes, mais eu nunca me senti pleno em religião nenhuma. Gosto de ser livre, sou universalista ❤
@geraldo1641Күн бұрын
As vezes quando digo que o espiritismo responde minhas dúvidas em 90% algumas pessoas me perguntam, mas pq vc segue uma doutrina que não te satisfaz 100%? Simples, pq as outras me respondem bem menos que 90%, então fico com aquela que me satisfaz mais e melhor. Outra coisa, se pode questionar a parte filosófica da doutrina, porém quanto a parte mediúnica (comunicação ou interferência dos espíritos) sim, existem muitos pesquisadores sérios estudando o fenômeno, desde as EQMs até a Transcomunicação Instrumental, passando pela grafoscopia e outros sistemas de pesquisa. E no fundo é isso que as pessoas buscam, saber se há vida pós morte, como é essa vida, há reencarnação? Encontramos nossos parentes? É isso que a maioria busca e isso está inserido naqueles 90% que me respondem.Óbvio que o inconsciente , e outros fenômenos anímicos podem reproduzir como sendo mediúnicos, mas isso não significa que não existam fenômenos autênticos, inclusive são a esses fenômenos que os pesquisadores sérios se concetram. Outro fato, duas coisas que vc mencionou, que não há provas científicas e que a doutrina afirma que somos dirigidos pelos espíritos.Sobre provas se não existem , com certeza existem evidências fortíssimas e essas convergem para uma mesma origem, a imortalidade e comunicação dos espíritos com relatos semelhantes entre si independente de que crença seja quem as pesquise e novamente isso está nos 90% que me faz crer na doutrina como a mais aproximada da verdade, quanto a sermos dirigidos pelos espíritos como "marionetes" vc esqueceu de mencionar que a doutrina tb diz e ensina a resistir a essas influências, temos o livre arbítrio isso é o abc do espiritismo. Então te acho um cara inteligente mas que fez algumas observações que no meu ponto de vista não condizem com a realidade pelo menos de uma parte da doutrina, mas respeito e talvez os 10% que me falta no espiritismo talvez estejam em dúvidas similares. Fique na paz!
@Rennacius27 күн бұрын
Guilherme, e sobre as descrições da vida após a morte, ou do mundo astral etc. Tem como conciliar com o hinduísmo, budismo? O que tiramos disso tudo pra saber como é a realidade fora do corpo?
@fernandooliver682628 күн бұрын
Guilherme, quando vc era espirita, vc tinha qual tipo de mediunidade? Por acaso vc incorporava? Se sim, como vc fez para canalizar e controlar isso depois de sair de la? Te pergunto isso pq minha filha vem tendo manifestacoes sem controle e nao vejo solucao para isso fora de ir num centro e educar a mediunidade. Vc poderia me passar uma visao de como lidar de outra forma com a mediunidade de incorporacao ? Se dá para interromper ou supender, se nao é necessario desenvolver ou se nem mesmo existe a seu ver. Obrigado
@educadordealmas29 күн бұрын
Adoraria ver um bate papo entre vc e a Dora Incontri.
@soraiamendes126626 күн бұрын
"Você morre para ir trabalhar numa repartição pública" 😂😂😂😂😂😂😂 O que eu ri.
@guilhermefrizzi29 күн бұрын
Guilherme, concordo contigo. Embora o espiritismo chegue perto da verdade, ela sempre está permeada pelo atraso moral e espiritual dos próprios humanos, incluindo os espíritos que trouxeram as ideias para Kardec. Afinal, são homens (encarnados ou não) do seu tempo histórico e com suas limitações.
@geraldinarodrigues1052 күн бұрын
Também gosto das religiões espiritualistas,mas não abro mão da lógica da Ciência. Hoje,tenho certeza da eternidade do ser. Sempre dentro de uma lógica das coisas. Também fiquei muito decepcionado com as recentes declarações do Divaldo.
@RicardoRamos-ot5yu25 күн бұрын
Oi @GuilhermeRomano gostei muito do seu vídeo, pois me trouxe muitas reflexões. Penso que se o espiritismo não é filosofia é porque os espíritas não entenderam Kardec, pois se entendesem teriam a coragem de confronta-lo de forma que gerassem a evolução do pensamento espírita. Por exemplo: Kardec pergunta se há um lugar circunscrito para penas e gozos, claramente questionando a existência do céu e do inferno. Os espíritos deixam claro que ambos são alegorias. No entanto a interpretação equivocada dos Kardecianos de prontidão faz da questão uma contradição às colônias ignorando os viveiros mencionado pelo espírito Voltere e outros na revista espírita. Mas não tiro sua razão, essa visão cartesiana da espiritualidade se dá por nossa mente arraigada na matéria e muito habituada com o cotidiano mundano. Tanto é verdade, que não raro, espíritos de terceira ordem, tidos como superiores, bebem, fumam e aceitam oferenda. Talvez se eu estivesse no mundo espírita a pergunta "você acha que é ar que você está respirando?" (Filme Matrix) seria pertinente, pois não concebemos a idéia de vida fora das condições terrenas e acabamos fazendo da vida espiritual uma extensão da nossa existência. Agora, será que alguém consegue imaginar Jesus morando numa casinha no plano espiritual? Logo ele que não tinha onde reclinar a cabeça quando encarnado? Será que espíritos totalmente desmaterializados tem, se quer, um chão para pisar? Creio que não pois eles já transcenderam todas as nossas limitações.
@glacymariaferreirafurtado70578 күн бұрын
Certíssimo, os espíritas criticam os dogmas da igreja católica mas se tornaram dogmáticos quando tomam o que Kardec disse como verdade indiscutível!
@monicaalmendros549622 күн бұрын
Eu sou espírita, acredito que todos os caminhos levam a Deus, mas a caminhada pertence a cada um e todos têm o direito de trilhar o seu da forma que acredita. No final, cedo ou tarde, todos nós nos encontraremos no reino de Deus
@juliomarsh3378Ай бұрын
19:14 ANACRONISMO é qualquer parecer, leitura ou julgamento sobre um acontecimento ou elemento histórico de maneira a situá-lo numa temporalidade distinta da sua época original.
@sydneyhskianto623023 күн бұрын
Aqui esperando parte 3😊😊😊
@athosgui20 күн бұрын
Concordo com vc em 300%!
@dosedecha430829 күн бұрын
Kardecismo é so um mix de vertentes orientais com cristianismo, apenas isso. Kardecistas nao mencionam sobre as fotos do chico junto a ecto plasmas alegando serem reais, foto montagem feita por estagiários na epoca. Nao mencionam que o padre kevedo sempre desafiou o chico a falar coisas em latim, pois chico alegava que o espirito emanuel era deste periodo ai, ele nunca aceitou. 😂
@jbasfilhful29 күн бұрын
Vá ESTUDAR.
@grazielaastolphi905915 күн бұрын
Passei pelo espiritismo também. Peneiro o que preciso e ignoro o resto. Assim faço com todo conteúdo que entro em contato. Acho que estamos enrolados o suficiente nesse mundo pra definir algo como pura verdade.
@spiritulindigo10029 күн бұрын
Guilherme é por isso que gosto do seu canal, o diálogo e questionamentos, tua proposta é atual e deve ser verificada, não sou muçulmano , ao contrário sou de família de judeus mas vejo nitidamente grupos espíritas apoiando ideologias nitidamente contraditórias ao cristianismo, bom senso respeito e amor numa cruzada doida contra um suposto inimigo vermelho ou de muçulmanos, a favor da extrema direita de Israel e de Bolso no Brasil, muito triste, perigoso e lamentável quando esses como Baccelli alimentam quebra quebras em Brasília, outra gritante contradição de violência de um suposto espírito Bezerra de Menezes, alimentando violência, quando todos sabem que violência gera violência. Isto sou totalmente contra, e outra coisa eu vi, ninguém me contou o tal Gegê colocou na página mineira on LINE na época teu nome e referência tua com Emmanuel, agora o mesmo apresenta um outro Emmanuel no KZbin, como se pode acreditar em Gegê, é uma pessoa totalmente errada inclusive ele alimenta a torto e direito a terceira guerra mundial loucamente, outro absurdo, o que este Gegê ganha com isso, dinheiro somente isto e dúvidas contra o Espiritismo,. Pouco me importa se você não é Emmanuel, sendo apenas um buscador sincero e dividindo com as pessoas suas dúvidas e aprendizagem valem muito, isso é viver pois estar vivificado não é só o estar na matéria é acima de tudo ser um oleiro de si, se empenhando em fazer o melhor no bem comum, desprendido de orgulho e amarras. O Cristo é de todos , nenhuma religião pode se fazer dona total da verdade. Infelizmente são os religiosos que estragam as religiões. Abraços fraternais e namastê.🙏
@lotus_198228 күн бұрын
Oi, Guilherme. Tudo bom? A primeira vez que vi você, foi no programa Ana Maria Braga, há alguns anos quando ainda era espírita. Fiquei surpresa quando veio para mim outro vídeo seu, mas agora em outra religião. A partir daí comecei a te seguir. Você transmite muita coisa que e eu gosto e outras nem tanto rs. Mas acho isso normal. Tem uma frase que diz, nem Jesus agradou a todo mundo 😊. Mas aproveitando o gancho em que você comenta sobre os desencarnados, o que você acha das passoas que tiveram EQM? Tem um canal (YT) que veio como sugestão ( Afinal, o que somos nós?) que venho acompanhando, tem vários depoimentos lindíssimo s e que me passam veracidade, pelo menos a maioria. O que você pensa a respeito? Um abraço, Tatiane
@claudineiareboucas9070Ай бұрын
Depois disso, não precisa mais desenhar. 👏
@terezinhaquadros3867Ай бұрын
Ainda vai precisar de outros videos continuando o tema!❤❤❤ O que pude perceber é que os espiritas se comportam como os evangelicos ou catolicos se comportam quando alguem questiona a religiao ( sim, religião) deles Para 99% dos espiritas,, questionar algo das obras de Kardec ou de Chico seria como questionar a Biblia para evangélicos ou catolicos. Uma heresia .
@gfranco3345Ай бұрын
Perfeito!
@antoniooliveira578727 күн бұрын
GRATIDÃO
@jussaragomes419929 күн бұрын
Você é ótimo. Gosto mto das duscordancias da Dora Incontri tbm.❤
@reformasnovaformaspcalcado236720 күн бұрын
Bom dia Guilherme Muita paz para você. Gostaria de sua opinião quanto a situação do estado do espírito quando desencarna. Porque tem uma pessoa espírita que diz que toda pessoa passa pelo umbral quando desencarna ... será?
@enividal911129 күн бұрын
Alan Kardec foi o que foi. Agora é como quem já fez a quinta série. Vida que segue. Faz tempos.
@brenom63629 күн бұрын
Sinto que Kardec está no pós-doutorado, e que os espíritas brasileiros estão no jardim de infância, muito por culpa da FEB. Triste constatação.
@enividal911129 күн бұрын
@@brenom636tem muita coisa além desse conhecimento. Não se pode negar. Na França ninguém sabe desse senhor. O Brasil foi colonizado. Precisa até hoje se favores "do alto". Vida que segue. Dê uma chance a vc mesmo. Desapegue e viva na lucidez. Abraço fraterno
@fernandosalvioАй бұрын
Um videogame dos espíritos. Realmente essa parte de sermos marionetes pega. A libertação moksa é o conceito que falta ao espiritismo. Do jeito que a maioria da população é materialista, nem adianta muito falar em algo assim. Acho que serve a uma parte da população, assim como as outras servem a outra parte. Agora uma busca espiritual de libertação será 0,0001% dos interessados. Relaxa. Somos poucos mesmo e seremos nessa Kali Yuga. E no caos climático que nos levará não sei onde. Abraços. Continuo a frequentar o Perseverança pelo trabalho voluntário, mas hoje tenho um mestre espiritual no formato que estimula a meditação etc. Sri. Chinmoy.