Minha filha de 15 anos estava internada por pneumonia viral, 2 dias após a internação sentiu fraqueza nas mãos e pernas e parou de sentir ao toque do joelho pra baixo, nao conseguia mais dobrar a perna e nem levanta la, foi avaliada pelo neuro que me disse sobre esse possivel diagnóstico após o histórico e o exame físico. Foi feito todos os exames que deram negativos, porem no 4° dia dos sintomas ja entrou com a imunoglobulina. Hoje ela ja começou a andar melhor com ajuda, ainda não dobra o joelho, mas ja consegue levantar os braços e ficar com eles levantados por alguns segundos, isso 3 dias após a imuno. Ela ainda segue internada porem creio que o tratamento ter sido feito no início foi um grande diferencial!
@DrAngeloBannack11 ай бұрын
Com toda certeza. Quanto antes o médico pensar no diagnóstico e iniciar o tratamento, maiores são as chances de uma rápida melhora e sem sequelas. Desejos de uma rápida e completa recuperação.
@anaclarasantos91513 ай бұрын
Quem ja teve sindorme guillain-barre pode bebee bebida alcoólica?o que acontece se beber?A doença pode voltar?
@mariliasoares6494 Жыл бұрын
Infelizmente a minha irmã faleceu com 43 anos...por incompetência do olhar clínico imediatista...um bom neuro faz toda diferença pode salvar vidas ..obrigado Doutor que vc seja instrumento de bençãos, contra esa doença maldita...🙏🙏
@DrAngeloBannack Жыл бұрын
Nem sempre se tem a disposição um neurologista para uma avaliação, especialmente nas unidades de pronto atendimento. O ideal seria que todos os médicos, independentemente da especialidade, estivessem familiarizados com a síndrome para que levem em consideração essa possibilidade em casos de fraquezas no corpo que se iniciaram há pouco tempo. O conhecimento de toda a população também pode ajudar a lembrar o médico que está atendendo. Meus sentimentos pela sua irmã.
@alemaolimao79408 ай бұрын
Nossa , tão nova, meus sentimentos .😢
@wilmarodrigues28143 ай бұрын
Eu quase morri. Porque os médicos estavam atendendo só covid e eu estava com a síndrome
@angelofernando6897Ай бұрын
Acabei de enterrar o filho do meu primo de apenas 21 anos em Bom despacho ,Minas Gerais com essa sindrome maldita.
@elisangelafelizardo65602 ай бұрын
Fui acometida a essa síndrome faz dois anos,fui hospitalizada duas vezes e na última tentarem com a imunoglobulina,porém tive uma reação alérgica,fiquei toda pintada de pontinhos vermelhos nos braços e um forte calor,então foi suspenso o tratamento no segundos dia! Tem um prazo estimulado para a total recuperação,o meu deu grau dois no último exame realizado com a coleta do licon da minha coluna...! Sou de João Pessoa,PB
@DrAngeloBannack2 ай бұрын
Obrigado por compartilhar seu relato. Desejo que melhore cada vez mais. Um forte abraço.
@ivonyazevedo89379 ай бұрын
O médico explicou muito bem 🤝
@DrAngeloBannack9 ай бұрын
Muitíssimo obrigado!!!
@rhuanvidal3 ай бұрын
Minha história. Sempre fui atleta, numa familia de atletas... aos 22 anos 68kg, cursava fisioterapia fui receber vacina astrazeneca, no momento da aplicação senti uma dor absurda no coração voltei pra casa dirigindo com dores de infarto,cheguei em casa caindo. anoite tive uma coagulo nas pernas, onde congelaram e nÃo consegui andar cai no chao tendo sincopes. no outro dia não conseguia abaixar a cabeça ou segurar uma sacola de mercado, dificuldade de engolir. Meu coração sentia enormee uma dor de morte. Parei todos meus estudos,treinos e comecei sobreviver correndo pronto socorro. Muitos medicos riram, e alguns tiveram a capacidade de me receitar ate remedios de ansiedade. paguei do bolso sem ter varios exames, meu coracao estava aumentado atrios minha pressao extremamente alta. nao recebi nenhum tratamento embora esse fosse o resultado. Desenvolvi no 2 ano uma dor absurda nas costas regiao lombar, E ficar com maos e pernas formigando, gelados, espamos nas veias do corpo todo. exames de urina não apontam nada, 7 dias indo pronto socorro, tive que me automedicar para não morrer. Estou usando anticoagulante, o medico que passei me largou, disse que nao sabe do meu caso, estou procurando ajuda ainda, voltei aos treinos mesmo com dor no peito no esforço, preciso terminar faculdade que migrei educação fisica. mas sofo demais TODOS OS DIASS.
@DrAngeloBannack3 ай бұрын
É importante tentar insistir com outros médicos para tentar um diagnóstico acertivo. Talvez um bom clínico geral ou médico de família para entender o todo e poder indicar com maior acertividade o especialista mais adequado para o seu caso. Desejos de melhoras e saude.
@PauloJunior-ue4kc Жыл бұрын
Desde já, agradeço por todas as informações disponibilizadas no vídeo e por tudo mais!!!
@MyRosilene3 ай бұрын
Doutor agradeço muito se puder me ajudar eu tive Dengue a uns 11 a 12 anos atrás e anos depois estou com 48 anos e estou apresentando muita fraqueza nas pernas e braco e tenho neuropatia do nervo mediano, fascite plantar, tenossinovite, Epicondilite pressão alta, Hipotireoidismo, obesidade
@DrAngeloBannack3 ай бұрын
Olá. Não sei se entendi sua dúvida. Mas recomendo que procure um neurologista. Desejos de melhoras.
@evaldoalves4920 Жыл бұрын
Olá professor tudo bem ? Minha filha começou com dormência nos braços e mãos e passou p perna. Com 6 dias foi diagnosticada com a síndrome. Ela tem 15 anos já até esse momento da minha pergunta está com 2 dias de tratamento. Qual seria o período de recuperação? Obrigado pela sua colaboração com as informações Deus abençoe o senhor
@DrAngeloBannack Жыл бұрын
Olá. É difícil dizer pois vai depender muito de cada organismo e também do quanto a doença avançou. É esperado que em poucas semanas se tenham melhoras, mas só o tempo dirá. O mais importante é ter o diagnóstico correto e estar em tratamento. Espero que ela se recupere rapidamente. Um forte abraço pra ela e para a família.
@evaldoalves4920 Жыл бұрын
@@DrAngeloBannack Nos primeiros sintomas atacou o braço direito e perna direita. Foi colhido o líquido da colina e o resultado deu negativo para a síndrome. Só a dra decidiu iniciar o tratamento com urgência para evitar complicações maiore intende ? Aí eu e minha esposa temos dúvidas se é a síndrome ou não 😔
@evaldoalves4920 Жыл бұрын
Já estava ruim até para Deglutir
@DrAngeloBannack Жыл бұрын
@@evaldoalves4920 nenhum exame apresenta 100% de certeza. Às vezes um resultado negativo não descarta a doença. A medicina muitas vezes se vale não só dos exames, mas muito mais da história e dos sintomas. E o fato da melhora com o tratamento também pode indicar que o diagnóstico está adequado. Se você tem dúvidas sobre o diagnóstico, converse com o médico. Sei que às vezes eles são difíceis de conversar, parece que estão sempre sem tempo. Mas quando ele fizer a próxima visita, tente abordá-lo no corredor e peça para entender como foi feito o diagnóstico e tire suas dúvidas. É seu direito. No contraturno sempre deve ter um médico plantonista. Ele também vai poder ajudar a tirar suas dúvidas. Desejos de rápidas melhoras e que vocês se sintam abraçados.
@RicardoAlexandre-qg4gf10 ай бұрын
Essa semana peguei um gripe forte e depois de alguns dias senti minha sola dos pes e asmpontas dos dedos da mao uma sensacao de dormencia ouvate formigamento. Quanto tempo leva pra evolucao e possivel diagnostico
@DrAngeloBannack10 ай бұрын
A fraqueza costuma ser progressiva, com os sintomas aparecendo e aumentando de intensidade com o passar dos dias, tendo um pico de gravidade com cerca de 2 a 4 semanas do início. A melhor opção é procurar um médico de confiança para uma avaliação. Um neurologista parece ser a melhor opção.
@RicardoAlexandre-qg4gf10 ай бұрын
Muito obrigado pela resposta
@RomessoaresSilvaRomes Жыл бұрын
Sou Romes tenho 45 anos em abril dece ano eu tive essa doença fiquei enterrado 15 nas uai aqui de Uberlândia MG até acha meu problema não conseguirão aí me trasnfiriu para medicina aí fiquei uma semana tomando remédio aí fui embora pra casa fazer terapia mas terapia estava muito fraca aí entrei na cademia hoje já estou começando a caminhar
@DrAngeloBannack Жыл бұрын
Essa sua história infelizmente parece comum: o atraso no diagnóstico. Talvez por ser uma doença relativamente incomum os médicos acabam não se familiarizando com ela e acabam não a investigando diante de quadros de fraquezas que aparecem depois de uma gripe ou outra infecção. Fico feliz em saber que está fazendo exercícios e que voltou a caminhar. Desejos de uma rápida recuperação. Um forte e caloroso abraço.
@wilmarodrigues28143 ай бұрын
Doutor eu sinto muito falta de energia. Eu tive síndrome, fiquei sem andar, me recuperei mas não tenho muita resistência hoje. Será por isso?
@DrAngeloBannack3 ай бұрын
Difícil dizer. Praticar atividade física regular e ter uma alimentação saudável são essenciais. Sugiro que procure seu médico para um acompanhamento adequado.
@esterqueiroz544310 ай бұрын
Doutor minha mãe está tratando essa doença, sente muita fraqueza no corpo ela vai ficar pra sempre com essa fraqueza ou com o tempo vai passar?
@DrAngeloBannack10 ай бұрын
Difícil dizer. Cada caso é um caso. É importante fazer os tratamentos conforme a indicação do médico que a acompanha. Melhoras para ela.
@marcelomilan31698 ай бұрын
meu pai pegou isso em 2001 nenhum medicou soube ajudar nem encontrar a doenca, fomos para um medico particular que na consulta indicou a professora dela que de la descobriu o diagnostico, tratamento usando solumedrol que nao deu certo foi triste e estressante, o plano de saude nem deu a imunoglobulina para ele direito, os medicos na epoca nem sabiam o que fazer, infelizmente ele ficou assim por 15 anos e morreu! sentimos saudades e frustração a medicina brasileira que so funciona para quem tem muito dinheiro!
@DrAngeloBannack8 ай бұрын
Puxa vida. Meus sentimentos mesmo que atrasados. Percebo que os médicos não estão preparados para reconhecer essa doença. Seja no público ou no privado. O importante é o conhecimento, inclusive por parte dos pacientes. De forma a poder alertar o médico e fazê-lo pensar na possibilidade da síndrome.
@alemaolimao79408 ай бұрын
Meus sentimentos , verdade , aqui no Brasil não é fácil, acho que só estou vivo pelas orações da mamãe, dois anos atrás do diagnóstico e nada ! Até agora . 😢
@cesarkombialeluia29733 ай бұрын
Boa tarde, tive covid em 2022 e após comecei a perder a força nas pernas, convivo com isso há 2 anos e morro de medo de injeção ou agulhas, como tratar
@DrAngeloBannack3 ай бұрын
Olá. O ideal é consultar com um bom neurologista para se ter um diagnóstico adequado. A partir daí é que o médico vai avaliar as formas de tratamento. Desejos de melhoras.
@alinemartins479911 ай бұрын
Doutor a sindrome pode atingir somente as pernas , sem evolução para a parte superior ?
@DrAngeloBannack11 ай бұрын
Não é o mais comum, mas pode. A gente costuma dizer que as doenças não leem os livros. Ou seja, existem doenças que se manifestam de formas diferentes do usual. Mas de qualquer forma é importante descartar outras doenças que possam parecer com a síndrome de Guillain-barre. Abraços.
@alemaolimao79408 ай бұрын
Boa tarde dr ! Muito interessante seu vídeo esclarecedor . Eu achava que tinha polineuropatia, mas o neuro do HC diz que nao tenho , estou vendo esse video pra entender melhor , ninguém cogitou essa síndrome até agora , ja falaram sobre mielite, fubromialgia, mielorradiculite menos Guiliain barre , tenho muita dor lombar , tive paraparesia em setembro de 2022 e até agora sem diagnóstico. Tenho dificuldade pra andar , pra sair tenho que usar muletas , perco equilibrio fácil, dificuldade pra urinar , tipo retenção de urina , perda de controle isfincteriano, as vezes , nao consigo subir escadas, se fico sem muletas tenho que andar me segurando nas paredes . Tenho sonolência , cansaço tipo fadiga o tempo todo. Meus exames geralmente são dentro da normalidade , LCR deu alterações indicando infecção mas , os neuros que passei não falaram nada sobre .
@DrAngeloBannack8 ай бұрын
Olá, a Síndrome de Guillain Barré costuma ter uma progressão rápida, e normalmente progredindo das pernas para os braços. O liquor (LCR) costuma apresentar aumento de proteínas. É uma doença não muito comum para a maioria dos médicos, mas algo comum para os neurologistas, então, acredito que esse hipótese deve ter sido considerada pelo seu médico. De qualquer forma, questione-o na próxima consulta. Uma das coisas mais importantes é ter um diagnóstico correto, pois a partir dai é que se dará toda a proposta de tratamento e expectativas. Desejos de melhoras.
@alemaolimao79408 ай бұрын
@@DrAngeloBannackbom dia, muito obrigado , pela gentileza , segunda consulta no HC depois de dois anos tentando, tenho um pré laudo de polineuropatia, e ataxia não especificada por talvez sida, ele disse que está errado o laudo e saiu da sala me deixou falando sozinho . Obrigado pela atenção 🙏🏻
@DrAngeloBannack8 ай бұрын
@@alemaolimao7940 A polineuropatia é uma condição que pode explicar seus sintomas, mas é importante tentar identificar a causa. Já a ataxia é o termo médico utilizado para dizer que a pessoa tem alguma perda de equilíbrio ou de coordenação, e não é necessariamente uma doença, mas sim um sintoma que pode estar presente em várias doenças. Eu entendo sua frustração para com as consultas. Desejo que encontre um bom médico nas próximas oportunidades e que consiga o diagnóstico e o tratamento para sua condição. Abraços.
@alemaolimao79408 ай бұрын
@@DrAngeloBannack ah sim, entendi , nas últimas ressonâncias eles sugerem mielopatia ? Mielopatia Vacuolar ? Doença infecciosa ? A ser melhor investigada, muito obrigado Dr de coração.
@zefinhasouza13815 ай бұрын
Tive depôs de uma degui
@DrAngeloBannack5 ай бұрын
É comum a doença ser desencadeada por algum infecção prévia.
@TheFelipe1803 Жыл бұрын
Eu tive Guillain-Barré pós ter covid 19. Foi comprovado que foi devido ao covid 19.
@DrAngeloBannack Жыл бұрын
Os casos de COVID diminuiram muito. Mas é uma doença que pode trazer consequências graves. A vacina e os cuidados com a higiene são a nossa principal defesa. Espero que esteja bem. Saúde sempre.
@joseanesantana26539 ай бұрын
Terrível essa COVID,
@dannysouzza54295 ай бұрын
Eu tive Chikungunya.. em 2020. E as dores infelizmente não melhora tá é piorando .. sinto muitas dores .. agora pra completar até meus dedos das mãos tá doendo .. n tenho força nas mãos
@DrAngeloBannack5 ай бұрын
Recomendo que mantenha acompanhamento e avaliação com um bom neurologista. Melhoras.
@necyvalente93345 ай бұрын
Tive chikungunha e logo depois SBG
@senodahorta69117 ай бұрын
Meu tem 11 e já completou 12 anos com está doença ele faz tratamento hospitalar mas ele já não anta não fica em pé quando lhe coloco em pé 1 minuto e quando faz a fisioterapia ficaad cansado ainda e não consegui fazer nada mas ele diz que não sente dor apenas a fisioterapia lhe cansa mais então Doutor ele deve parar ou continuar a fisioterapia?
@DrAngeloBannack7 ай бұрын
A fisioterapia é indicada tanto para melhora da capacidade motora quanto para sua manutenção. Deixar de fazer pode trazer piora em toda a musculatura. Em geral recomenda-se sua continuação. Mas o ideal é conversar com o médico que acompanha o caso para uma discussão adequada sobre os riscos e benefícios no caso em particular. Desejos de melhoras.
@zefinhasouza13815 ай бұрын
E muito triste passei 11 mesis em coma.
@DrAngeloBannack5 ай бұрын
Espero que esteja bem.
@joseanesantana26539 ай бұрын
Tenho q fazer o neuromiografia mas ta 550,00
@DrAngeloBannack9 ай бұрын
Exames infelizmente costumam ser caros.
@mayaraarruda45277 ай бұрын
Eu adquirir a síndrome em coma na UTI
@DrAngeloBannack7 ай бұрын
Eu espero que esteja melhor. Desejos de uma rápida e promissora recuperação.
@gabrielapessoa97349 ай бұрын
Há como progredir sozinho em casos leves?
@DrAngeloBannack9 ай бұрын
Cada caso é um caso. Mas é possível a melhora com o tempo. Normalmente o melhor resultado é com apoio de fisioterapia.
@zefinhasouza13815 ай бұрын
Fui curada com o sentrom de a az
@DrAngeloBannack5 ай бұрын
Vitaminas não eliminam vírus nem resolvem doenças autoimunes. De qualquer forma fico feliz que tenha se curado.