Harry Potter, Senhor dos Anéis e o perigo das obras de fantasia

  Рет қаралды 6,952

Ciência e Filosofia - Dr. Rômulo

Ciência e Filosofia - Dr. Rômulo

Күн бұрын

Пікірлер: 239
@Senhor_Bolacha
@Senhor_Bolacha Жыл бұрын
Assumo que não vi o vídeo; mas contesto se o desejo do Dr. é endemonizar Tolkien, que era profundamente católico, se casou com uma católica, sua mãe morreu por ser católica, foi educado por um padre tradicionalista, contestado por outros padres católicos; ia à missa em latim, era amigo de padres e catequisou todos os filhos, era contra a cultura moderna, etc. Tolkien era um poeta e como poeta, um fingidor. A intenção dos Senhor dos Anéis não é fazer alusão ao paganismo, tanto que na sua vida contesta os Hippies que viam as árvores falantes como um culto à natureza; e certamente contestaria aos nerds atuais que pensam que a obra de Tolkien é uma fantasia sincretista. Mas não; Tolkien era perfeccionista questionava todas as editoras que modificavam algumas letras de palavras como 'elvics', para 'elfics'. Sua lenda contém valores para serem cultivados. Assim também é 'Os Lusíadas' de Camões, os poemas não são feitos para cultivar Vênus e os deuses romanos, mas sim para cultivar a virtude dos portugueses exploradores; os deuses são só pretexto para tal. Então creio que contestar poesia no puro valor sintético e quinhenal por ter preceitos "paganizados", é um erro. Senhor dos Anéis não é uma obra católica, mas sim fantasiosa. Agora, comparar Senhor dos Anéis que é uma obra de valores; à uma obra progressista que é Harry Potter é injustiça. O professor católico Guilherme Freire (do canal de mesmo nome), fala muito sobre o Senhor dos Anéis e também Harry Potter, a diferença entre ambos.
@fabioluisplacido9089
@fabioluisplacido9089 Жыл бұрын
C S Lewis, que teve grande influência de Tolkien para sair do ateísmo, em seu escrito sobre "três maneiras de escrever para criança", menciona: "O conto de fadas é acusado de dar às crianças uma falsa impressão do mundo em que vivem. Na minha opinião, porém, nenhum outro tipo de literatura que as crianças poderiam ler lhes daria uma impressão tão verdadeira. As histórias infantis que se pretendem “realistas” tendem muito mais a enganar as crianças. Quanto a mim, nunca achei que o mundo real pudesse ser igual aos contos de fadas. Acho que eu esperava que escola fosse igual às histórias da escola. As fantasias não me enganavam, as histórias de escola, sim... Todas as histórias em que as crianças passam por aventuras e sucessos que são possíveis, no sentido de que não rompem as leis da natureza, mas quase infinitamente improváveis, tendem muito mais que os contos de fadas a criar falsas expectativas."
@marcionelson7777
@marcionelson7777 Жыл бұрын
​@@USERUNK2408Sou católico e este canal principalmente na área da evolução é ótimo, o problema é que o católico brasileiro quer dar um jeitinho para não seguir a fé como deve ser
@Elizabete422
@Elizabete422 11 ай бұрын
​​@@marcionelson7777os católicos estão sendo doutrinados a 60 anos...visito canais católicos e vejo coisas que jamais imaginaria . E todos católicos que comentam, acham a coisa mais linda do mundo... Sou Católica pela Graça de Deus.. salve Maria!
@GabrielLucas-lx6wr
@GabrielLucas-lx6wr 7 ай бұрын
Os Ainur são anjos e não deuses.
@AntonioFrancisco-hr6fy
@AntonioFrancisco-hr6fy 6 ай бұрын
​@@GabrielLucas-lx6wreu também interpretei assim, que os ainur eram anjos, já que até mesmo como a queda de Melkor é retratada, é muito semelhante a queda de Lúcifer.
@ivoryn
@ivoryn 2 жыл бұрын
Complementos: 7:15 - "Provavelmente todo escritor que faz um mundo secundário, uma fantasia, todo subcriador, deseja em certa medida ser um criador de verdade, ou espera estar se baseando na realidade: espera que a qualidade peculiar desse mundo secundário (senão todos os detalhes) seja derivada da Realidade, ou flua para ela." 8:40 - kzbin.info/www/bejne/gn7VZnujrpZ1hrc kzbin.info/www/bejne/gn7VZnujrpZ1hrc 12:56 - "Se a história de fadas é digna de ser lida, então é digna de ser escrita e lida **por adultos.** É claro que elas acrescentarão mais e extrairão mais do que as crianças são capazes de lidar." 18:17 - "Jaz no maligno"* 18:50 - "A Fantasia é uma atividade humana natural. Certamente ela não destrói, muito menos insulta, a Razão; e não abranda o apetite pela verdade científica nem obscurece a percepção dela. Ao contrário. Quanto mais aguçada e clara for a razão, melhor fantasia produzirá. Se os homens estivessem num estado em que não quisessem conhecer ou não pudessem perceber a verdade (fatos ou evidências), então a Fantasia definharia até que eles se curassem. Se chegarem a atingir esse estado (o que não parece ser impossível), a Fantasia perecerá e se transformará em Ilusão Mórbida." {...} "É claro que a Fantasia pode ser levada ao excesso. Pode ser malfeita. Pode ser empregada para maus usos. Pode até mesmo iludir as mentes das quais surgiu. Mas de que coisa humana neste mundo decaído isso não é verdade?" 19:25 - kzbin.info/www/bejne/gn7VZnujrpZ1hrc 20:05 - O sinal de uma boa história de fadas, do tipo mais elevado ou mais completo, é que, não importa quão desvairados sejam seus eventos, quão fantásticas ou terríveis as aventuras, ela pode proporcionar à criança ou ao adulto que a escuta, quando chega a “virada”, uma suspensão de fôlego, um batimento e ânimo no coração, próximos às lágrimas (ou de fato acompanhados por elas), tão penetrantes como aqueles dados por qualquer forma de arte literária, e com uma qualidade peculiar. Esses trechos são do ensaio "Sobre Histórias de Fadas" de Tolkien. Mas sem dúvidas, Rômulo, o mundo real é o mais belo dos mundos, devemos "ama-lo apaixonadamente"
@ivoryn
@ivoryn 2 жыл бұрын
"Na verdade, não há nada mais miserável que um infeliz que chora a morte de Dido, causada pelo amor de Enéias, sem se compadecer de si mesmo, nem chorar a própria morte por falta de amor para contigo, ó meu Deus, luz do meu coração, pão da boca interior do meu espírito, poder fecundante da minha inteligência e do meu pensamento. Eu não te amava."
@Negative_creep3383
@Negative_creep3383 2 жыл бұрын
Se a fuga da realidade for um problema nela mesma, então também não deveríamos estudar o passado, pois muitas pessoas que estudam, digamos, o medievo, as vezes anseiam por uma vida como a dos medievais, uma vida agrária, pacata, humilde, mas com segurança financeira, sem passar pelo moedor de carne da sociedade liberal. Agora diga, fugir da realidade é um problema em si mesmo? Esperar por outro mundo é problemático? Então nós também não devemos esperar pelo mundo vindouro.
@samuelchristo2558
@samuelchristo2558 Жыл бұрын
A diferença é que as histórias medievais são FATOS, ou seja, REAIS. Não há problema algum em querer resgatar valores do passado, o problema está em romantizar a história e omitir os fatos ruins. A fuga da realidade é um problema em si mesmo? Sim.
@Negative_creep3383
@Negative_creep3383 Жыл бұрын
@@samuelchristo2558 ainda assim, você está sonhando com algo que não pertence mais ao que é alcançável, e ouso dizer, desdenhando da providência divina que te colocou nos tempos em que você vive. Há sempre perigo em se ocupar e buscar demais algo inalcançável, fora dos desígnios de Deus para o homem, seja o passado ou a fantasia. Alguém que encara o entretenimento dessa forma vai consumir mal tudo que entrar em contato.
@MakeFunCanal
@MakeFunCanal Жыл бұрын
Eu acho que o fato das pessoas não separarem a ficção da realidade diz muito mais sobre a sociedade do que sobre a obra em si
@caiobruno8006
@caiobruno8006 4 ай бұрын
O produto de um sistema é o que define o seu propósito. Em jogar a batata pra sociedade ao invés da obra que assim a induz a agir, você comete precisamente o erro que o Dr. Rômulo avisa no seu vídeo: Ganha um desapreço pela realidade e prefere a fantasia de que a obra em si é separada das consequências que ela trás a sociedade.
@Saas-zt1zu
@Saas-zt1zu 2 жыл бұрын
Eu concordo com o ponto da fuga da realidade, de que a ficção é um escape. Mas acredito que também é necessário haver uma certa separação do real e do ficcional, pois o problema não é vc consumir a ficção, mas vc querer viver aquilo.
@dondarius7262
@dondarius7262 2 жыл бұрын
Harry Potter comparado as obras de Tolkien e Lewis é como comparar uma lasanha de microondas com um bife angus black.
2 жыл бұрын
Um erro misturado com muita verdade é muito mais perigoso do que um erro escancarado.
@hamilton3062
@hamilton3062 2 жыл бұрын
@ vc não me engana Romulo ,sei que vc não ficou parado e assistiu campeonato de quadribol
@hamilton3062
@hamilton3062 2 жыл бұрын
@ vc colocou a porcaria da vassoura e tentou pegar a bola
@hamilton3062
@hamilton3062 2 жыл бұрын
Se não me engana não se tava querendo brincar
@hamilton3062
@hamilton3062 2 жыл бұрын
@ perdeu o jogo e ficou chorando ! Faz o L Romulo
@alexandreamoreira5093
@alexandreamoreira5093 2 жыл бұрын
“O conto de fadas é acusado de dar às crianças uma falsa impressão do mundo em que vivem. Na minha opinião, porém, nenhum outro tipo de literatura que as crianças poderiam ler lhes daria uma impressão tão verdadeira. As histórias infantis que se pretendem ‘realistas’ tendem muito mais a enganar as crianças.” (C. S. Lewis, in Três maneiras de escrever para crianças) Segundo Tolkien, os contos de fadas podem oferecer ao espírito humano, além de seu valor literário em si, quatro outras experiências: Fantasia, Recuperação, Escape e Consolo. A Fantasia é uma forma de arte derivada da Imaginação, que visa a produzir imagens que não estão presentes no que Tolkien chama de Mundo Primário (a realidade de fato) e a liberdade de dominação dos “fatos” observados, ou seja, do fantástico. Afirma também que a Fantasia é o poder de produzir Encantamento, e que não afronta a razão. “A Fantasia é uma atividade humana natural. Certamente ela não destrói, muito menos insulta, a Razão; e não abranda o apetite pela verdade científica nem obscurece a percepção dela. Ao contrário. Quanto mais aguçada e clara for a razão, melhor fantasia produzirá.” A Recuperação é um modo de readquirirmos o deslumbramento, a admiração pelas coisas que se tornaram corriqueiras em nossos dias, coisas com as quais não nos importamos mais, mas que carregam em si mesmas o mistério da vida. (...) Perceber por meio da Fantasia, o quão maravilhoso é o mundo enquanto criação de Deus, que as coisas simples da natureza, com as quais lidamos no dia a dia - uma flor, um gramado verde vivo após a chuva (ou a chuva mesma) -, são de uma beleza inconteste, que nos levam àquilo que Chesterton disse tão bem-humoradamente: “Eu sempre acreditava que o mundo envolvia uma mágica: agora achava que talvez ele envolvesse um mágico”. O Escape envolve uma ligeira sutileza. Escape não é a mesma coisa que escapismo. Com essa distinção Tolkien quer dizer que não se pode confundir “o escape do prisioneiro com a fuga do desertor”. Sua concepção de escape trata do desejo de ultrapassar o ordinário, e muitas vezes aterrador, cotidiano. Por fim, o Consolo, mais precisamente o Consolo do Final Feliz. Tolkien diz que assim como a Tragédia é verdadeira forma do Drama, o Consolo do Final Feliz é a verdadeira forma das histórias de fadas. Para facilitar a compreensão do conceito, Tolkien criou um termo: Eucatástrofe (boa catástrofe), que é a mudança repentina de uma situação de revés ao final de uma história; a alegria do final feliz, que, diferente de ser “escapista” ou “fugitiva”, demonstra uma graça repentina, um milagre. E arremata dizendo que a própria História Cristã é a maior eucatástrofe concebível; que o nascimento de Cristo é a eucatástrofe da história do Homem, e a ressurreição é a eucatástrofe da história da Encarnação. (Ficção científica contra o cientificismo: teologia e imaginação moral na trilogia cósmica de C. S. Lewis, 2016, de Paulo Cruz)
@Elizabete422
@Elizabete422 11 ай бұрын
Porque os contos de fadas são tristes? Porque tem um enredo perverso?
@portuguesxablau1127
@portuguesxablau1127 7 ай бұрын
​@@Elizabete422Você diz isso de quais? Das Fabulas de Esopo que geralmente produzem um fortalecimento moral de uma criança? Das histórias de princesas que possuem um interpretação profundo em meio um conteúdo "infantil"?
@rodrigoborges8150
@rodrigoborges8150 Жыл бұрын
Padre Paulo Ricardo fez vídeos sobre Senhor dos Anéis, recomendo que veja lá ele diz claramente as coisas catolicas na obra de Tolken
@evandroolimpioribeiro
@evandroolimpioribeiro Жыл бұрын
Padre Paulo Ricardo é perenialista.
@Elizabete422
@Elizabete422 11 ай бұрын
A biblioteca católica é riquissima. Se lessemos um livro por semana, creio não conseguiriamos ler todos os livros ja escritos. Doutores e santos escreveram obras magnificas. Vida dos santos nos eleva à santidade.. e padre Paulo fala de Senhor dos aneis? Lembro dele falando mas não me interessei nem pela fsla dele e nem pela obra.
@carloseduardoporto3469
@carloseduardoporto3469 9 ай бұрын
​@@Elizabete422 três Papas leram Tolkien e o Tolkien foi até citado, sem contar que Tolkien fez um grande favor para aumentar o número de católicos na Inglaterra através de suas obras. Você é uma Zé Ninguém que não deve nem conhecer os doutores da Santa Igreja primeiro, tenha respeito pelo padre. Infelizmente no Brasil temos neopentecostais disfarçados de católicos.
@filemion7476
@filemion7476 11 ай бұрын
Professor, eu te respeito muito, principalmente pelo seu trabalho em biologia, mas eu tenho que fazer uma defesa à algumas obras de ficção. Eu concordo que a literatura que te leva a detestar a realidade e te afasta dela é ruim e pode trazer um mal enorme para a alma das pessoas, mas o senhor está desconsiderando a boa literatura, como o próprio Senhor dos Anéis que o senhor disse já ter tido uma experiência, mas creio que não completa. A questão de elfos, dragões e outros elementos de obras fictícias não existirem no mundo real desconsidera o que esses mesmos elementos representam na obra, como por exemplo a jornada de um herói medieval que no final da história derrota um dragão que pode simbolizar o mal e salva uma princesa, que faz uma alegoria à algo no mundo real que é bom ou remetem para alguma virtude ou uma busca pelo bem. Muitas pessoas após lerem o livro podem não ter ódio do mundo em si, e sim ódio ao mau que está nele. Na obra de Senhor dos Anéis, Frodo carrega um fardo pesado levando o Anel para Mordor, se sacrificando de sua vida estável e confortável no condado, sofrendo muito durante a sua missão, tudo pelo bem da Terra Média. Isso nos remete à bons valores e podem sim inspirar algumas pessoas a buscarem uma vida melhor e a excelência em suas vidas. Entendo que não tenha tocado o senhor a obra, e que uma ficção supostamente "boa" é muito inferior comparado as escrituras e aos documentos dos santos para a conversão das pessoas, mas muitas pessoas longe de Deus são tocadas assim, onde lentamente em um processo vão melhorando coisas pequenas em sua vida e no que acredita chegando em verdades menores para no fim descobrir a maior verdade que é Deus. Uma comparação que faço é em relação às artes marciais orientais, como Karatê-do, Jiu-Jitsu e etc. que são pagãs, mas mesmo assim existem verdades nessas lutas como a disciplina, o foco, a força, resiliência e etc. que podem ser usadas para levar uma pessoa no fim à Cristo, e não se tratam de "maus menores", pois contribuem muito mais para o crescimento do ser do que para a degradação. É claro que existem literaturas que em sua natureza são ruins e possuem péssimos simbolismos e valores representados na obra, como Harry Potter e etc., mas a má obra não deve apagar a boa, e eu te garanto que muitos dos bons valores fomentados no imaginário das pessoas ao longo da história se deram por histórias de fantasias que os pais contavam as crianças desde os tempos antigos, onde muitas vezes não eram cristãs mas possuíam bons valores. Recomendo muito que o senhor assista à um professor de Filosofia chamado Guilherme Freire, que estudou Senhor dos Anéis e a vida de Tolkien, e que fala muito da importância do imaginário nas pessoas. Também existe um vídeo do Padre Paulo Ricardo sobre Senhor dos Anéis que também tem a minha recomendação. Deus te abençoe doutor :)
@audi_nos
@audi_nos 2 жыл бұрын
Histórias fantásticas e contos de fada são leituras perfeitamente lícitas e, muitas vezes, convenientes. Você está empobrecendo a capacidade imaginativa e criativa da pessoa, quando se limita a reprodução realista das estruturas do mundo real em obras de ficção. A capacidade de pensar o absurdamente improvável - sem induzir ao limite da auto-contradição - auxilia e estimula sua mente a trabalhar, prepara para lidar com a complexidade do mundo real, permite novas conexões, táticas e estratégias.
2 жыл бұрын
Sua posição em relação à imaginação não é nada Tomista. Por gentileza, me mostre santos que dão suporte às suas especulações. De acordo com você então, Cristo "empobreceu a capacidade imaginativa" das pessoas quando utilizava parábolas verossímeis? Talvez Nosso Senhor teria sido mais bem sucedido se tivesse se utilizado de gnomos e dragões para passar a mensagem do Reino dos Céus? Me diga qual santo escreveu sobre a fé católica utilizando mitos e fantasias?
@RenanPassarin7
@RenanPassarin7 2 жыл бұрын
Conveniente é você ler a vida de Santa Joana d'Arc, Santa Catarina de Sena, São Luís, que são heróis de verdade, e não esses lixos, que além de prejudiciais são completamente bobos.
@RenanPassarin7
@RenanPassarin7 2 жыл бұрын
@@cuti6655 Uai, e quem falou que não pode ter lazer ? Lazer agora é só ler conto de fadinhas ?
@leonowak454
@leonowak454 2 жыл бұрын
@ João descreve um grande Dragão em apocalipse, taças mágicas, um ser que veste o sol e a Lua. Daniel faz profecias através de criaturas de difícil compreensão, serpente fala no livro de Moisés. Símbolos de linguagem que não entremeiam nossa realidade. "Pode um homem nascer de novo ?" Há significados intrínsecos, mesmo em mensagens que aparentam se afastar do mundo disperto.
@Senhor_Bolacha
@Senhor_Bolacha Жыл бұрын
@ Ora! Santo Agostinho ao escrever ‘A Cidade de Deus’; tivera alegorías romanas para tal! Discordará-te de Dante Alighieri? Esse, cujo's poemas italianos tinham alusões à mitos além de suma obra 'La Divinne Commedia'! Discordará-te de Camões? Esse, cujo's poemas lingüisticamente moldou o português! E não há de dizer que não tinham mitos! Ele refere-se à deuses romanos para rechaçar a coragem portuguesa! Não há de ter cousas erradas nisso! Mitos e fantasias sempre foram comuns na Idade Media! Eis que ressalto Legenda Áurea, que tinha alegorías à dragões, por mais que representassem demônios, eram mitos também! Se considera-te Salomão como detentor do nome 'santo', eis que este fazia alegorías o tempo inteiro! Seja em Eclesiastes, seja em outros livros! Relinchá-los em minha humilde opinião, é injustiça! Mitos e alegorías não são anti-católicos em princípio!
@peterson306
@peterson306 Жыл бұрын
Em um dos filmes de Animais Fantásticos que é do universo do Harry Potter tem uma cena que o personagem principal acha um demônio e da carinho pra ele e fala que precisa ser bem tratado
@brazilianclassicgoodmusic3679
@brazilianclassicgoodmusic3679 Жыл бұрын
Paz na sua vida irmão Rómulo ! Muito bom você mostrar na sua vivência algo que realmente temos que vigiar! Que nosso Messias siga lhe trazendo este entendimento 🙏
@Legoshikkkk
@Legoshikkkk 8 ай бұрын
3:14 o que é que tem, mano??? Futebol consegue ser infinitamente pior. Fora que as pessoas só estavam se divertindo mesmo.
@Bruno69847
@Bruno69847 11 ай бұрын
Prefiro ficar com a opinião de Chesterton sobre as fantasiosas. Mas obviamente não há como comparar uma historia de bruxarias e progressismo com outra redentora e que edifica em virtudes.
@hamiltonjr6287
@hamiltonjr6287 2 жыл бұрын
Acredito que uma obra de ficção que traz bons ensinamentos e que não contradizem os da Igreja não é problema se lida como distração.
@ItinhoSilva87
@ItinhoSilva87 Жыл бұрын
​@@Monsterpersonalizados isso só acontece quando vc é uma criança ou depois de velho nos seus sonhos, pq vc sabe que ficção é ficção
@DerBrasilianerKaiser
@DerBrasilianerKaiser 2 жыл бұрын
Eu discordo de alguns pontos, apesar de reconhecer que "As Crônicas de Nárnia" e "Os senhor dos Anéis" não são a bíblia e nem exemplos de catolicismo, eu não acho que ler esses livros uma vez ou outra seja ruim, acho que um pouco de criatividade não faz mal a ninguém. Além do mais, eu não me preocuparia tanto assim com Tolkien e Lewis, eu me preocuparia muito mais com essas obras pagãs japonesas tomando conta do ocidente, e também, dessa nova fantasia chamada "grimdark", que é na realidade uma propaganda nilista de inversão de valores.
@antonioamaral3896
@antonioamaral3896 Жыл бұрын
Sim o Japão e países da Ásia ainda te um paganismo forte, o engraçado até mídia fala que o Japão e um país ateu, sendo que os japoneses tem tradição e hábitos bem supersticioso. Falo isso por conta de já ter mim aprofundado bastante sobre os costumes desse povo.
@antonioamaral3896
@antonioamaral3896 Жыл бұрын
Bom no geral história de guerra desse país mostrou que eles era um povo semelhante aos antigos assírios na época do antigo testamento, os assírios se você pesquisar tem uma cultura bem fantástica e o engraçado que um gosto meio gore tbm igual a cultura do Japão.
@antonioamaral3896
@antonioamaral3896 Жыл бұрын
Sobre literatura e ficção vejo como algo que precisa ser ter um certo filtro discernimento para consumir.
@JotaGui369
@JotaGui369 Жыл бұрын
Quando você fala obras pagãs japonesas se refere a oq? Anime e mangá???
@kiranoliveira5377
@kiranoliveira5377 Жыл бұрын
​@@antonioamaral3896 Curioso como a religião alheia sempre nos parece superstição.
@zjunio5520
@zjunio5520 2 жыл бұрын
Rômulo, Guilherme Freire que é um católico explica as partes católicas nessas obras, recomendo que assista os vídeos dele sobre esses temas.
@Matheus-Lima
@Matheus-Lima 2 жыл бұрын
Eita kkkkkkk
@andrehmurta
@andrehmurta 2 жыл бұрын
Lembrei do Guilherme Freire tb.
@Joao-ms3vb
@Joao-ms3vb 2 жыл бұрын
As análises sociológicas do Guilherme são muito boas, mas ele peca um pouco na parte filosófica
@zjunio5520
@zjunio5520 2 жыл бұрын
@@Joao-ms3vb mas ele é formado em filosofia.
2 жыл бұрын
Prefiro a opiniao da Dona Ivone, que é especialista no assunto. E de qualquer forma, eu dei a minha opinião baseada em experiência. Não estou afirmando que ler essas coisas seja ilícito.
@brenogerude
@brenogerude 2 жыл бұрын
Engraçado ver até onde a arrogância humana é capaz de chegar! Pior ainda é ver o quanto uma pessoa com título de Dr, não tem domínio sobre as obras que o mesmo critica. Meu nobre, entenda que existe uma diferença enorme entre você consumir um produto EXPLICITAMENTE de ficção e adorar indivíduos e/ou entidades pagãs. Conheça as obras antes de criticar! O ser humano tem um problema muito grande de sempre criticar e julgar aquilo que não entende...
@user-ze2si1en4k
@user-ze2si1en4k 2 жыл бұрын
Achei bem bobo esse assunto. Seria pecado criar um mundo ficcional que tenha um mundo espiritual diferente do da realidade (católico)? Não vejo mt sentido.
@Gabriel.Pilger
@Gabriel.Pilger 2 жыл бұрын
Professor, eu já tenho uma visão diferente. Eu acredito que através da fantasia muitas concepções filosóficas podem ser diluídas no imaginário das pessoas, sejam elas boas ou ruins. Existe muito preconceito sobre as cruzadas católicas e idade média graças a obras que trabalharam para difama-las através do entretenimento, partindo do pressuposto de que a fantasia abarca grande parte do público médio, seria muito eficiente trabalhar com a própria fantasia (que por ser fantástica cria paixão em muita gente) e inserir no decorrer da trama, elementos filosóficos que trabalhem o imaginário do público para perceberem a noção de pecado e suas consequências, busca por arrependimento, perdão, dentre outras concepções filosóficas e bíblicas e suas consequências. Isso pode não converter ninguém, mas pavimenta o imaginário para perceber e dar valor à valores cristãos de forma até intuitiva.
@FredNogueira
@FredNogueira 8 ай бұрын
Assista ou leia coisas do Joseph Pearce a respeito de Tolkien. As referências católicas são inúmeras e fantásticas! Tolkien foi essencial na minha conversão ao catolicismo. Ironicamente, Lewis também. Inclusive, já o ouvi citar John Lennox. Lennox sempre cita Lewis. O protestantismo dele não exclui sua genialidade. De qualquer forma, aprendo bastante com teu canal! Sucesso e que Deus te abençoe!
@alexsprada3154
@alexsprada3154 Жыл бұрын
Acredito que você esteja colocando uma má utilização da obra "na conta" da obra, o que absurdo, se generalizar essa ideia terá que assumir coisas que não fazem sentido algum, como por exemplo a biblia ser algo maligno, pois houveram pessoas que a leram de forma errada e se sentiram mal, ou fizeram coisas malignas em nome de uma suposta fé. Ou até mesmo os protestantes, que leram a biblia e não a utilizam para a salvação e conversão para a igreja verdadeira. O que me diz no video é praticamente uma solis scriptura, que é doutrina protestante. A ficção é ficção, o que sua mente faz dela é decorrência de seu livre arbítrio. Outro ponto que sugere é sobre a realidade que Deus criou, pois bem, Deus também nos deu a criatividade, a inteligência, a capacidade de criar o novo, de imaginar mundos. Ou diria também que a tecnologia é maligna? pois ela não existia na realidade que Deus criou, ela assim como a ficção, foi criada por humanos, com as capacidades dadas a nós por Deus. Obviamente devemos retirar dessa discussão aquilo que intencionalmente foi criado por humanos, com seu livre arbítrio, pra nos afastar de Deus, mentiras contadas como se fossem verdades, e não coisas que são colocadas como ficção. Isso sim é obra do maligno, para desvia a atenção do verdadeiro mal e dissuadir os homens, pra que deixem de exerces suas capacidades e se tornem ignorantes e sejam facilmente enganados,.
@Fernando77351
@Fernando77351 5 ай бұрын
O problema não é consumir ficção ,mas sim, a tentativa de torná-la real .A fantasia , para mim , é uma ferramenta ; " a arte existe porque a vida não basta" , já dizia o grande poeta Ferreira Gullar ; eu tenho 36 anos e adoro livros fictícios , mas sei separar as coisas . O que tento trasportar para o mundo real desses livros , são apenas os pontos positivos .Através da ficção ,se descobre, se explora , se aprende , e é um "gancho" para o incentivo à leitura de jovens leitores.
@phalves8598
@phalves8598 2 ай бұрын
Gosto de obras de fantasia, mas realmente tem pessoas que passam dos limites, é só vê a quantidade de fãs de Star Trek que sabem falar Klingon
@samuelbarros8321
@samuelbarros8321 Жыл бұрын
Atesto totalmente em favor do professor. Há uns 2 anos atrás eu vivia obcecado à procura de fantasias, mundos mágicos, mitologia nórdica (tanto que até cheguei a usar um martelo de thor ao peito) por querer tanto que aquilo fosse real, eram hisyorias fantasticas e miticas. Fiquei especialmente obcecado com The Witcher, por ser um genero de fantasia mais realista do que o outros gerais, estava enquadrado na Idade Média (que é a época por excelencia da fantasia romantica) e continha aspetos muitos mais realistas do que as outras fantasias: um mundo de desgraças, onde sempre alguém morria no final da história, cheia de pseudo-conceitos filosóficos da vida e alem disso era uma fantasia que não era inocente, seguiamos a historia de um bruxo que fornicava com todas as mulheres mais atraentes do jogo (que eram feiticeiras, uma delas a mais poderosa de todas), portanto não só estimulava a fuga da realidade, como estimulava o prazer e, claro, a magia. O universo de The Witcher tem toda uma lógica de que existe uma força universal chamada de Caos que pode ser manipulada pelos seres mas que para este poder ser manipulado implica sempre um sacrificio (muitas vezes sacrificios humanos, no caso de mau uso desse tal caos). É uma fantasia extremamente desenvolvida e que estimula e aborda vários tipos diferentes de coisas estranhas: monstros, maldições, espíritos, feitiçaria e até um ser que se figura exatamente como o demonio, que é o instigador de todos os conflitos desse mundo. A mistura deste mundo fantastico com historias de reinos, cidades e tramas que são bastante verosímeis, torna esta fantasia particularmente... realista. Dei por mim muitas vezes a pesquisar sobre a historia antes da conjunção das esferas de um reino que só é citado uma vez em toda a fantasia, mas que aguça a curiosidade para descobrir tudo sobre ele. Dizia o professor Orlando Fedeli que a pior mentira é a que se mais parece com a verdade. Tão desenvolvida é esta fantasia que até um jogo de cartas foi criado dentro do jogo, um jogo extremamente estimulante e que requeria que todas as intenções e raciocínio para jogar, um jogo extremamente viciante no qual perdi horas de vida, pois achava fascinante ver fogo a sair das cartinhas. Isto aliado a ser uma obra progressista, na qual o autor subtilmente inseria pautas como as da defesa do aborto. Mais surpreendente ainda é ver o quanto esta obra é popular na Polónia, onde supostamente 90% da população é católica. É uma obra que suga tudo de uma pessoa, pois é extremamente estimulante e inteligentemente arquitetada. Esta fantasia só me fez perder tempo de vida, frustrações com o mundo real e estimulava sexualmente, por causa dela demorei a largar a po... Quando me converti, reparei no lixo que esta obra trazia. E quando descobri a tradição, chutei-a de vez para canto, para nunca mais me incomodar. Refletindo agora sobre isso, é verdadeiramente uma obra satanica. Parecia que vivia num mundo de fantasia que era seguido de uma frustração extrema e um vazio desesperador quando a não consumia. Não aconselho de forma nenhuma a ninguém, não sejam arrogantes pensando que conseguem filtrar. Ponto 1: tudo o que não vem de Deus, vem do demónio, mesmo que não seja inicialmente pecaminoso. A vontade dos demónios é muito mais forte do que a nossa, e somos sempre subjugados sem o auxilio de Deus. Ponto 2: os nossos exemplos são os santos. Alguma vez um Santo recomendaria tal coisa? Este foi o meu testemunho. Espero que, se alguém tiver paciência de o ler, possa ajudar alguém a abrir os olhos que eu também abri, com a graça do Todo Misericordioso Nosso Senhor Jesus Cristo, que por extremo amor à humanidade, resgata até os mais miseráveis como eu que tanto O neguei e vilipendiei. Louvado seja Ele, e que eu possa ser testemunho de quão grande é a Sua Glória. Salve Maria e Viva Cristo Rei
@thalesbernardomendes8949
@thalesbernardomendes8949 Жыл бұрын
Todo vício é um pecado e uma obsessão demoníaca. Este mundo fictício pode até ser uma obra Satânica, pois cria toda uma cosmologia dentro dele, apesar de não ser anti-cristão. Mas não sei se dá para afirmar. Eu também gosto de ler sobre mitologias de vários lugares que está directamente ligada com o povo. Porém esta obra ocupa muito a mente com fantasia apenas pela fantasia com elementos da mitologia nórdica, irlandesa, etc. Que faz parecer mais interessante. Mas não trás nenhuma reflexão sobre a realidade
@mauriciodasilva9269
@mauriciodasilva9269 2 жыл бұрын
Obrigado pelo vídeo, Rômulo!
@puramariko6996
@puramariko6996 2 жыл бұрын
Tenho um pouco menos de 15 anos, e sempre gostei muito de Crônicas de Nárnia e um pouco de Tolkien, já que sempre me disseram que eram histórias de matriz católica. Nunca tinha visto esses contos dessa forma... e realmente já tive essas crises de "ódio a realidade", mas acho que foi mais por séries que por esses livros. Obrigada pelo opinião doutor!
@Senhor_Bolacha
@Senhor_Bolacha Жыл бұрын
Tolkien tem matriz medieval; é inspirado no mundo real. Assim como C.S Lewis. Tolkien dizia à Lewis; que existiam mitos a contar estórias falsas (mitologias), e o grande mito, do nosso mundo real, que é a História de Nosso Senhor Jesus Cristo.
@evandroolimpioribeiro
@evandroolimpioribeiro Жыл бұрын
​@@Senhor_BolachaVocê é do Opus Dei?
@evandroolimpioribeiro
@evandroolimpioribeiro Жыл бұрын
up
@Senhor_Bolacha
@Senhor_Bolacha Жыл бұрын
@@evandroolimpioribeiro Não.
@musta3632
@musta3632 2 жыл бұрын
Sobre as obras de ficção te fazerem fugir da realidade, essa é basicamente a grande crítica de Dom Quixote
@daviluiz6789
@daviluiz6789 4 сағат бұрын
Eu te recomendo O peregrino uma excelente história de aventura cristão
@jcm80
@jcm80 9 ай бұрын
Gosto de algumas análises que você faz em seus videos, mas me desculpe, neste video você viajou completamente. Já faz 1 ano que você gravou este video e espero que você tenha revisto esse ponto de vista absurdo.
@ronaldoguimaraes9552
@ronaldoguimaraes9552 Жыл бұрын
Muito bom vídeo, meu caro! Parabéns! O oposto tbm é verdadeiro: muitos romances da chamada alta literatura tbm expressam um mal tão grande, tão onipresente que faz os leitores odiarem a realidade, por esta ser (supostamente) má. Parabéns pelo conteúdo!
@ferenc4460
@ferenc4460 2 жыл бұрын
14:37 Que aulas são essas mesmo?
@aboasementetiaeliane8978
@aboasementetiaeliane8978 11 ай бұрын
Muito relevante seu conteúdo, Deus te abençoe pela coragem!
@LucasHenrique-mb7qd
@LucasHenrique-mb7qd 2 жыл бұрын
A literatura tem como único objetivo formar cultura, pessoas que se prendem a uma única obra se esquecem desse detalhe.
@Marcos_Grando
@Marcos_Grando 2 жыл бұрын
Ótimo vídeo. É tal o apego que as pessoas tem pelos livros do Tolkien que, mesmo após a conversão a um dito catolicismo tradicional, tentam fazer mil e um malabarismos mentais para não precisarem admitir que, apesar de boas coisas pontuais, eles não são algo a serem propagandeado e louvados como são. Pergunto: é possível imaginar os grandes santos canonizados da Igreja, se vivendo hoje, e sendo tão santos como eram, propagandeando esses livros? Certamente que não. É compreensível ter um apego por esses livros depois de tanto se lerem na adolescência ou início da vida adulta, mas não se deve jamais dizer que o certo é errado e o errado é certo, e a realidade é que essas obras fantasiosas produzem mais mal do que bem nas cabeça das pessoas. Por acaso as histórias que Cristo contava em vida terrena eram fantasiosas, ou tinham elementos que não pertenciam ao mundo real? Negativo, eram todas histórias verossimilhantes. Há algum registro de um santo canonizado que, após ter atingido a santidade, propagou/escreveu obras fantasiosas? Negativo. Essas pessoas que se recusam a admitir a perigosa realidade sobre essas coisas preferem se aventurar por um caminho obscuro o qual não se pode ter certeza de para onde leva, ao invés de tomarem a decisão prudente dos inúmeros exemplos dos santos e do próprio Cristo, simplesmente para agradarem suas concupiscências. É o famoso "Isso aqui eu não quero largar, então vou procurar argumentos para dizer que pode ser bom e anestesiar minha própria consciência", e, como se isso não bastasse, atacam quem aponta o perigo dessas obras como "iliteratos, extremistas, puritanos", etc. Apesar disso, e dos inúmeros defensores desses livros que apareceram e aparecerão aqui, certamente haverá ao menos uma pessoa que, ao ver este vídeo, mudará sua postura, o que já terá feito este vídeo valer a pena. Continue assim!
@daviluiz6789
@daviluiz6789 12 сағат бұрын
Santo Agostinho escreveu a Cidade de Deus ,além do livro de Apocalipse que é um livro cheio de metáforas, luta do bem contra o mal, montros é etc.
@mathr2393
@mathr2393 Жыл бұрын
Até certo ponto você tem razão, mas você passou desse ponto.
@Matheus-Lima
@Matheus-Lima 2 жыл бұрын
Quando fui mais novo, também tive problemas com ficção, fiquei com uma tristeza imensa por não estar inserido naquele mundo fictício, já cheguei até mesmo a chorar algumas vezes.
@Senhor_Bolacha
@Senhor_Bolacha Жыл бұрын
@Cuti Isso.
@evandroolimpioribeiro
@evandroolimpioribeiro Жыл бұрын
up
@Elizabete422
@Elizabete422 11 ай бұрын
Como as pessoas são do Diferentes.. eu assistia e viajava na fantasia, acreditando que um dia tudo aquilo seria realidade ...
@leonidaspereirafilho499
@leonidaspereirafilho499 3 ай бұрын
Mentalmente fraco.
@LeonamAfonso
@LeonamAfonso 3 ай бұрын
.
@joaogabrielsantosdasilva7997
@joaogabrielsantosdasilva7997 2 жыл бұрын
Quando eu foi vendo várias fantasias botei na cabeça que aquelas criaturas são aquelas pessoas ruins que se acha melhor que nos ser humanos
@wolfguardian8444
@wolfguardian8444 2 жыл бұрын
Eu concordo Rômulo, pode ser destrutivo estas obras no imaginário.
@romeucinalli
@romeucinalli 3 ай бұрын
O cara segue as histórias mitológicas da bíblia mas chama pejorativamente as obras de ficção de "meras fantasias" kkkkkkkk
@laetificatjuventutemeam
@laetificatjuventutemeam 2 жыл бұрын
Doutor, quase sua opinião sobre a leitura de livros que fazem alusão ao paganismo, como os de Homero, Virgílio e até Camões?
@lucaslyradesouza5835
@lucaslyradesouza5835 2 жыл бұрын
Todos esses autores foram base para toda a cultura ocidental. E não há problema alguma em fazer referência a elementos pagãos, é mitologia.
@rregad4386
@rregad4386 Жыл бұрын
comparar Harry Potter com as obras grandiosas dos professores Tolkien e Lewis é um tanto quanto peculiar...
@lucianafalangola6562
@lucianafalangola6562 6 ай бұрын
A imaginação é uma condição humana, já nascemos com essa capacidade que é muito latente nas crianças. Precisamos ser condicionados para separar o mágico do real. O mundo para as crianças é mágico! Perigo é ceifar essa capacidade querendo nos transformar em máquinas, isso é que faz as pessoas serem engolidas pelo cientificismo.
@phalves8598
@phalves8598 2 ай бұрын
Já há algum tempo que venho pensando sobre isso, fantasias e principalmente animes fazem com que as pessoas fujam da realidade, isso vem ficando mais claro a partir do momento que eu vou ficando mais velho. Hoje quando eu vejo um video onde um rapaz diz que o shanks sabia que a gomu gomu no mi era a nika nika no mi, eu penso.... Dane-se, porque eu iria querer saber de uma fruta mistica ficticia de um personagem ficiticia.
@daviluiz6789
@daviluiz6789 11 сағат бұрын
Imaginação é algo que faz parte do ser humano, falar que quem escreve obras de fantasia odeia a realidade é algo bastante errôneo já que jesus mesmo fazendo histórias pé no chão usava de parábolas para ensinar além de Paulo que falou que o demônio era igual um dragão claramente era uma alegoria é o próprio livro do Apocalipse que mesmo falando sobre a volta de Cristo que é uma verdadeira inquestionável ele usar várias alegorias em forma de criaturas como leviatan, basiliscos é os dragões que existem em várias outras mitologias eles aparecem em forma de alegoria.
@renatohelmer3952
@renatohelmer3952 10 ай бұрын
Rapaz,achei um vídeo cheio de exageros,pra nao dizer o mínimo.. Vc está praticamente dizendo que a imaginação (que é algo que Deus nos deu e é uma das coisas que nos difere dos animais) é algo nocivo pq nos faz fugir da realidade. Lógico que alguém que mergulha de cabeça numa obra a ponto de querer viver nela, é um problema. Mas aí é um problema da pessoa que não tem equilíbrio algum.
@ItinhoSilva87
@ItinhoSilva87 Жыл бұрын
Eu amo os filmes do Harry Potter, Senhor dos Anéis, o Hobbit e as crônicas de Nárnia. São excelentes obras e recomendo todos a verem
@evandroolimpioribeiro
@evandroolimpioribeiro Жыл бұрын
Eu sempre fui fã de Harry Potter, embora nunca li nenhum dos livros, e via os filmes raramente. Mas sempre brinquei de mago, jogava RPG medieval... Hoje colho os maus frutos, pois sinto-me depressivo com a realidade.
@daviluiz6789
@daviluiz6789 10 сағат бұрын
Cara sinceramente, sempre gostei de fantasia porém nunca fiquei depressivo com a realidade gosto da minha família, gosto do meu trabalho, é sempre encontro procuro Deus,o debate não deveria ser se a fantasia é maligna ou pecaminosa como todas as criações humanas ela é ambígua cabe a você saber o que consome, o debate deveria ser se o uso de mitologia é problematico se uso da palavra magia sem o sentido bíblico é problematico esse tipo de coisa.
@vitorpedrososcherer2175
@vitorpedrososcherer2175 2 жыл бұрын
Que coisa sem propósito,eu até concordo vagamente com a tese central,mas do jeito que foi feito,só parece que o Rômulo estava entendiado e resolveu gravar um vídeo 'pra passar o tempo.
@athos_3220
@athos_3220 Жыл бұрын
Obrigado!
@pgusav
@pgusav Жыл бұрын
Na minha vida como cristão, comecei a perceber o real mundo ao meu redor faz pouco tempo, e, certamente é muito mais "fantasioso" que esses livros e etc. O ocultismo dessas obras é real.
@chopper_kun988
@chopper_kun988 8 ай бұрын
Como assim?
@thiagomartins3308
@thiagomartins3308 2 жыл бұрын
O mundo da "fantasia" deveria ser visto só como símbolo de virtudes e vícios de personagens para nos ensinar lições de comportamento na realidade (como os mitos gregos bem fazem). Realmente não parece algo para criança olhando por esse lado (nem adulto consegue abstrair essas lições por falta de imaginação e linguagem simbólica, hoje em dia). Sem contar q tem muito conhecimento hermético perigoso nas obras desses "inofensivos cristãos" modernos
@walnergameplayWalnerGamerPlay
@walnergameplayWalnerGamerPlay Жыл бұрын
Acho que tem nada haver, cada pessoa vai receber de forma diferente..
@07_EL_JEFE_14
@07_EL_JEFE_14 2 жыл бұрын
Eu gosto de senhor dos aneis e do seu canal. Eu concordo com voce, em algumas coisas sobre esse assunto, mas eu nunca achei o mundo real desinteressante, muito pelo contrário eu enxergo o mundo como gigantesco e cheio de possibilidades e coisas para fazer mas temos pouco tempo. Eu só separo uma coisa da outra, amo Deus, amo Jesus e vou para a igreja. Gosto de fantasia, mas não amo, da mesma forma que gosto de muitas coisas e acho que alguma coisa agregam, mas amar não. Acho que a sua experiencia é só sua e como você lida tem a ver com sua criação e sua vivencia e personalidade. Não sei se estou errado pensando assim, mas sei que para mim e bem claro a diferença de uma historia, o senhor e a vida real.
@entosergio
@entosergio 2 жыл бұрын
eu respondi ao vídeo do Rômulo em meu canal, dê uma olhada
@user-ze2si1en4k
@user-ze2si1en4k 2 жыл бұрын
@@entosergio não tem nenhum vídeo a respeito disso no seu canal, o último postado foi a 5 meses.
@cesarfilho7425
@cesarfilho7425 2 жыл бұрын
salve o rei stannis baratheon
@Bombermaninassembly
@Bombermaninassembly 8 ай бұрын
Qual sua opinião sobre heavy metal?
@Sandra_Caleiro
@Sandra_Caleiro 6 ай бұрын
Dr. Rómulo o seu canal é maravilhoso ! Obrigado pelos conteúdos! Eu quando adolescente não li a obra do Harry Potter, porque tentei ler o primeiro livro, mas não acabei porque achava desinteressante e não cativava a minha atenção. Nunca conseguia ler a obra porque não despertava a minha motivação na altura. É verdade que o Senhor dos Anéis gostava mas não ao ponto de ficar demasiado apegada. Na altura tinha outros tipos de leituras, mais poetas e outras coisas como Fernando Pessoa e outras obras. Gostava imenso de filosofia. Depois passou-me essa fase…Mas nenhum livro desses me levou ao catolicismo. Somente a Biblia e os Santos!! Obrigado pelos vídeos, Rezo por si pela sua alma. E o seu trabalho ajuda muito as outras almas também. Que Deus o abençoe
@kailanyoliveira2574
@kailanyoliveira2574 2 жыл бұрын
Rômulo, e obras realistas? Ou seja, obras que pegam situações do cotidiano para ensinar uma lição de moral, estas seriam mais adequadas?
@evandroolimpioribeiro
@evandroolimpioribeiro Жыл бұрын
Pra isso temos as parábolas de Nosso Senhor...
@daviluiz6789
@daviluiz6789 3 сағат бұрын
A realidade sempre muda, se viajasse no tempo é falasse sobre a nossa realidade atual seria tachado de louco, seja oque for fassa tudo pelo Senhor a imaginação é um dom que ele nos deu não é algo para ser limitado é sim usada para glorificalo.
@eloisaoliveiracarvalho8590
@eloisaoliveiracarvalho8590 2 жыл бұрын
O que mais se vê hoje em dia são fanáticos, e muitos por causa das literaturas propagadas por hollywood, simplesmente por acharem que indo por esse caminho serão modernos, sem nem mesmo saber o que é o modernismo!
@antonioamaral3896
@antonioamaral3896 Жыл бұрын
O modernismo e igual a hedonismo
@Luana.accont
@Luana.accont 2 жыл бұрын
Nunca me interessei em fantasia por não ver conexão com a realidade, cheios de monstros, elfos, fadas, sei lá o quês. Sinto que me acrescenta em nada. Surpreendente mesmo é conhecer a vida de homens de carne e osso como eu que passaram a ser santos neste mundo desordenado.
@leonowak454
@leonowak454 2 жыл бұрын
Acho que depende muito do ponto de vista e interpretação. "Algumas " obras de ficção não são descritas por trivialidade, são figurativas e buscam um âmago do leitor paralelo com a realidade, adentrando reflexões; reflexões essas em que o escritor perscruta da sua visão de realidade. Ex: - O romance de Beren e Luthien, embasados nas turbulências de Tolkien na sua vida real, o antes e depois de seu casamento. ( Carência e solidão) - Os hobbits; espelham a vida do homem do campo, de rotina comum e singela, longe da aflição agitada e inorgânica da industrialização . - O dragão, o anel, figuras na linguagem para as quimeras do mundo real, o quanto a persistência e as virtudes do Frodo o qualificam a ser o único capaz de lhe dar com o mal sem ser consumido pelo mesmo. - O banquete de Platão, medita o amor e a amizade - Homero, sobre um semi deus, filho de um mortal e uma deusa, que inspira coragem e heroísmo . - A bíblia que trata Satanás como uma serpente ou um dragão, se não esotérico, no sentido original do hebraico, como Adversário. O problema é que a fantasia foi infantilizada, principalmente pela Disney nesta era contemporânea. O próprio Tolkien tinha repúdio à Disney, e fans que enchegavam sua obra como simples entretenimento. Christopher, seu filho, muito criticou as deturpações causadas pelo adolescente moderno, dizendo que havia um sentido filosófico ofuscado. NÃO FALO POR TODAS AS FICÇÕES
@Luana.accont
@Luana.accont 2 жыл бұрын
@@leonowak454 Bíblia não é ficção e não se encaixa na lista. Mas entendo seu ponto. Ainda acredito que dependa mais de gosto do que de interpretação. Posso entender a mensagem por trás de uma obra fictícia, mas nada me atrai tanto quanto a vida virtuosa e santa de pessoas de carne e osso como eu.
@leonowak454
@leonowak454 2 жыл бұрын
@@Luana.accont Compreendo a sua fé quanto a bíblia, mas ela utiliza figuras fictícias para expor mensagens no nosso mundo... O leviatã de Jó, Dragão em apocalipse, Monstro em Daniel, a Serpente do Gênesis, a roda de Ezequiel. Não há distância em suas mensagens quanto uma boa ficção, se tratando do implícito para a nossa existência .
@Luana.accont
@Luana.accont 2 жыл бұрын
@@leonowak454 vou encerrar aqui, pois não vejo nexo entre Bíblia e Hobbit. O ponto é: não me agrada história fictícia quando a vida real, nua e crua possui histórias grandiosas a se inspirar. Há quem goste de elfos. Ok
@leonowak454
@leonowak454 2 жыл бұрын
@@Luana.accont Tá tudo certo! Não discuto seu gosto, disserto não para convencê-la, mas para um exercício de pensamento; esperava que exercitasse comigo! Não há meandros para comprovar a não utilização de figuras mitológicas nos textos bíblicos. Entendo que esse fato não lhe incomoda ou é ignorado, pois aprouve sua fé. Assim como existem elfos e hobbits, existem leviatã , beemonte e serpentes que falam.
@lucasdavelli3636
@lucasdavelli3636 Жыл бұрын
Dr. Rômulo, aceito seu desafio, de tentar mostrar elementos de que a obra de Tolkien é religiosa - religiosa, sem ser ALEGÓRICA. Bom, sobre a sua breve menção a "O Hobbit": "Bilbo" em momento algum quer ir para a aventura; na verdade, ele passa a viagem toda reclamando e desejando estar em casa novamente. O dragão, obviamente, é um símbolo medieval que faz alusão ao inimigo - demônio. Isso é claro. Lá para o final do livro, temos o diálogo de "Smaug" e "Bilbo", onde o dragão se regozija ao ouvir o hobbit se vangloriando de seus títulos. Mas, existe um que ele não gosta e debocha: "Sou aquele que enterra seus amigos vivos, e os afoga, e os arranca vivos de novo d´água." Isso, SIMBOLICAMENTE, faz referência a que? Ao batismo, claramente. E no final do livro temos o diálogo de Gandalf e Bilbo; onde o hobbit acreditava que tudo saíra bem por mero acaso: "É claro!", disse Gandalf. "E por que não se mostrariam verdadeiras? Certamente você não deixa de acreditar nas profecias porque houve uma mãozinha sua para concretizá-las, não é? Você não supõe que todas as suas aventuras e escapadas foram guiadas por MERA SORTE, só para o seu próprio benefício, supõe? Você é uma ótima pessoa, Sr. Bolseiro, e tenho muito apreço por você; mas é apenas um camarada bem pequeno num vasto mundo, afinal de contas!" "Graças aos céus!", disse Bilbo." Sobre "O Senhor dos Anéis", não vou me limitar a algumas passagens. Tentarei de maneira clara mostrar o simbolismo que os personagens possuem: - "Eru", faz alusão a Deus; no sentido de criador daquele mundo. "Melkor", obviamente, é o anjo caído, a estória é a mesma. - "Gandalf", um "maiar", possui o simbolismo de um anjo - em sua criação por "Eru". Quando está na "Terra Média", faz o papel de PROFETA e protetor: anunciando o que está por vir e dando sua sina para aqueles que precisam participar - como "Bilbo Bolseiro". - "Frodo", seria o sacerdote, aquele que se oferece como sacrifício, para destruir o pecado. Pois ele entende que a demanda pode requerer sua vida e ele aceita essa sina. - "Aragorn", o rei prometido - o verdadeiro rei -, aquele que irá unir todos os povos da "Terra Média". Ele até desce à morada dos mortos. - "Gollum", é o hobbit corrompido, que matou pelo pecado - o "Um Anel" - e se perdeu. - A luta entre "Gandalf" e o "Balrog", é claramente o enfrentamento entre anjos: um anjo corrompido e o outro que ainda serve a sua sina. - O "Um Anel", simboliza o pecado. Ele corrompe todos aqueles que o cobiçam: destrói a pessoa, não apenas fisicamente e mentalmente, mas também a alma. - Qual é o poder de "Sauron" ou do "Anel"? Não existe varinha ou feitiço. Ele os corrompe por ganancia e pelo seu desejo de poder. Ou seja, simbolicamente, o mal em "O Senhor dos Anéis", age exatamente igual ao mal do nosso mundo. - Por que os hobbits possuem resistência ao "Anel"? Por viverem uma vida voltada ao bem. Sua simplicidade, o amor pela vida - comida, bebida, amizade... etc. - deixa claro que a única maneira de lutar contra o mal, é vivendo o bem. - Embora "Gandalf", "Frodo" e "Aragorn" possuam alguma CARACTERÍSTICAS de Cristo: não são Cristo. Nem alegoricamente ou simbolicamente. Se "Frodo" fosse Cristo, ele teria destruído "O Anel". Quem ganhou essa demanda, foi a "divina providência", daquele mundo fantástico. Pois quem acaba destruindo o pecado, o "Um Anel", é "Gollum", poupado por: "Gandalf", "Frodo", "Aragorn" e "Bilbo"; a simples ação de realizar o bem - poupar a vida de "Gollum" - permitiu que a vitória fosse possível, pois no final "Frodo" falha. Ele não é Cristo, que venceu o pecado na cruz. Tolkien não gostava de alegorias. Por isso ele não simpatiza com a ideia de C. S. Lewis de que Aslam é Cristo. Sua obra é simbólica, percebe-se isso interpretando. Nem vou falar sobre Harry Potter, que é extremamente alquímico kkkkk Concordo que existem pessoas que não cresceram, se fantasiam e não entendem a obra apenas como um livro de fantasia ou filme. Mas a intenção de Tolkien passa longe de ser maldosa para as pessoas. Ele escreve "O Hobbit" para seu filho. É escapismo, o próprio Tolkien disse isso; mas não algo para se idolatrar ou tentar viver no mundo real. É apenas um conto - por sinal, muito bom. Tolkien cria o termo "subcriação", pois, para ele nós criamos a partir da criação; apenas Deus é capaz de criar algo. É isso que ele diz. Acho também que o Dr. entendeu errado o catolicismo na obra: não é para converter alguém, é apenas fantasia. Não é a proposta do livro levar o cristianismo ao público. Isso é o que “As Crônicas de Narnia” tenta fazer. Mais uma vez, não é alegoria e sim simbolismo. “O Senhor dos Anéis obviamente é uma obra fundamentalmente religiosa e católica; inconscientemente no início, mas conscientemente na revisão.” (J. R. R. Tolkien - Carta para Robert Murray, SJ, 02 de dezembro de 1953).
@zedafe
@zedafe Жыл бұрын
Veja padre Paulo Ricardo SOBRE Senhor dos anéis, ele celebra missa nova e tridentina...
@evandroolimpioribeiro
@evandroolimpioribeiro Жыл бұрын
E é perenialista
@fabioluisplacido9089
@fabioluisplacido9089 11 ай бұрын
Deveríamos ater ao propósito. Quando Jesus conta uma parábola, há uma intenção de edificação. Uma fantasia pode bem levar ao indivíduo preceitos morais importantes. E como diria Lewis, histórias verdadeiras na escola podem muitas vezes expressar realidades inalcançáveis para os seus iludidos leitores. Sejamos sensatos e vamos tentar entender na prática o que a narrativa pode provocar de fato. Seja a parábola do samaritano ou a história de Caim e Abel.
@GabrielLucas-lx6wr
@GabrielLucas-lx6wr 7 ай бұрын
Mas a história de Caim é Abel é real
@GabrielLucas-lx6wr
@GabrielLucas-lx6wr 7 ай бұрын
Mas a história de Caim e Abel é real e não metafórico.
@daviluiz6789
@daviluiz6789 11 сағат бұрын
​@@GabrielLucas-lx6wr Tem vários elementos nas escrituras que são metafórico por exemplo o livro do Apocalipse, sabemos que não vai ter uma mulher gigante na lua puxando um dragão, isso é uma referência de Nossa Senhora, o leviatã é uma representação do mal na escritura é dito que a criatura não pode ser morta pelos homens é uma clara alusão a maligno que foi criado por Deus é só vai ser punido por ele.
@basel9560
@basel9560 11 ай бұрын
Seus argumentos parecem bem fracos e, principalmente, cheio de furos, pois, obras como a do Senhor dos Anéis servem muito bem para montar o imaginário de uma criança, principalmente quando esse está cheio de alegorias cristãs e virtudes, então nenhuma delas irá crescer e virar uma pessoa esotérica ou qualquer coisa parecida só por, especificamente, ter lido essa obras(sequer existe casos assim). Dito isso, existe um salto lógico no seu argumento onde você ignora toda a criação do indivíduo e conteúdo que resultaria nesse embriagamento. É como se você estivesse culpando armas por matarem pessoas e tirando toda a culpa do indivíduo que realmentou matou alguém, não tem lógica.
@roferaleph5730
@roferaleph5730 2 жыл бұрын
Kkkkkkkk Ah, a realidade é linda! É um "perigo" se "revoltar" contra ela. Arranquem o Apocalipse de suas Bíblias, colegas
@roferaleph5730
@roferaleph5730 Жыл бұрын
@@Karauh e o que isso tem a ver?
@Brutalcel
@Brutalcel Жыл бұрын
Da uma olhada no preterismo antes de falar isso... A linguagem de são João na bíblia é metafórica e fala da guerra judaico romana e a queda de Jerusalém no ano 70 DC essas figuras mitológicas e espirituais foram necessárias para escapar da perseguição romana na época.
@roferaleph5730
@roferaleph5730 Жыл бұрын
@@Brutalcel c acha mesmo que não sei nada sobre preterismo? Kkkkkkkkkk Falei de bunda e vc respondeu perna. O FATO é que o Apocalipse é uma literal maldição contra a ordem vigente, expressão de um desejo não apenas de destruição de Roma, mas mesmo da ordem dos elementos e da manifestação de "um novo céu e uma nova terra."
@jonatasmonteiro9333
@jonatasmonteiro9333 Жыл бұрын
Existe fantasia maior do que um homem retornar da morte?
@flavioferr
@flavioferr 9 ай бұрын
Sugiro uma live sobre músicas com tema místico como power metal. Iron Maiden, Judas Priest, Black Sabbath, Metallica..etc. e qual o problema dessas letras de música.
@xm_jane
@xm_jane 2 жыл бұрын
Aula da prof Ivone fedeli sobre ficção é necessaria para pais e mães.
@hamilton3062
@hamilton3062 2 жыл бұрын
Como fala pais já engloba mães também
@evandroolimpioribeiro
@evandroolimpioribeiro Жыл бұрын
up
@doc73br
@doc73br 7 ай бұрын
Quem está criticando, veja as análises mais profundas no Flos Carmeli
@daviluiz6789
@daviluiz6789 4 сағат бұрын
Até tolkien falou que a intenção dele não era criar uma fantasia cristã, agora se você vem falar que devemos limitar a nossa imaginação a realidade isso se torna algo bem triste, as criações da humana se devem a nossa imaginação ninguém há 400 acreditariam que o homem poderia voar com uma máquina voadora, achei o discurso dele muito materialista.
@sidneylopes2969
@sidneylopes2969 2 жыл бұрын
É só saber separar e ensinar a criança distinguir isso.
@evandroolimpioribeiro
@evandroolimpioribeiro Жыл бұрын
Isso é definitivamente impossível.
@daviluiz6789
@daviluiz6789 11 сағат бұрын
​@@evandroolimpioribeiro Impossível? Nunca tive problemas com fantasia é com todo respeito se fomos seguir a lógica do vídeo deveríamos tirar o livro de Apocalipse da Bíblia por justamente ser um livro cujo o seu conteúdo é formado por 50% de metáforas de lutar do bem contra o mal com dragões é montros marinhos, a única certeza é a volta de Jesus é suas consequências.
@daviluiz6789
@daviluiz6789 3 сағат бұрын
​@@evandroolimpioribeironão, consumo ficção desde criança é sou um adulto católico saudável.
@articsr6226
@articsr6226 2 жыл бұрын
Me recomendou em 24 segundos, caramba
@paulosergioamorim_
@paulosergioamorim_ 2 жыл бұрын
O aúdio ficou muito bom. Parabéns!
@btxteppei7327
@btxteppei7327 2 жыл бұрын
Oi
@sbguppyfarm4228
@sbguppyfarm4228 2 жыл бұрын
Harry Potter faz referencia aos judeus??
@nardierborgesdutra8968
@nardierborgesdutra8968 2 жыл бұрын
Índex do Rômulo
@lordsakai3450
@lordsakai3450 Жыл бұрын
Jesus: "O mundo jaz no maligno". Católico moderno: "vc não deve tentar escapar do mundo e da realidade" O mundo tem muitas coisas ruins nele, tem coisas boas, mas muita injustiça, talvez em maior número do que as coisas boas. Ainda assim, desejar escapar de algo ruim pra algo melhor, é errado? Ora, todos que fazem parte da religião não estão desejando algo melhor para si e para todos? A experiência religiosa não pode ser provada também. A própria igreja no passado já usou de alegorias e figuras mitológicas, ou será que não existia a imagem de dragão antes de ser representação para o mal na igreja? Não há problema algum nisso, se usado pra servir ao bem. Deixar de imaginar e se focar na dita realidade, é só materialismo, nem faz sentido um religioso ter uma mentalidade assim. Isso é a mesma coisa que ateus dizem. "Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas". Você teve um espírito verdadeiramente religioso quando esperou sua carta de hogwarts, muito mais do que tem hoje.
@joaoleite7353
@joaoleite7353 Жыл бұрын
Obras de ficção também são produto do mundo
@daviluiz6789
@daviluiz6789 11 сағат бұрын
​@@joaoleite7353Depende, se ela ensinar porcaria porém o contrário também é possível
@vitorpedrososcherer2175
@vitorpedrososcherer2175 2 жыл бұрын
Não defender missa tridentina agora é "abraçar o mundo" kkkkkk. Patético.
@studiesaccount
@studiesaccount 2 жыл бұрын
Ele disse que não abraça a doutrina católica como um todo.
@avallonxd
@avallonxd Жыл бұрын
Patético é você, modernista. Assistindo uma Missa falsa, de um falso clero.
@avallonxd
@avallonxd Жыл бұрын
​@@studiesaccountFonte?
@evandroolimpioribeiro
@evandroolimpioribeiro Жыл бұрын
Sim
@fernandohenrique5320
@fernandohenrique5320 Жыл бұрын
Argumentos fracos demais!
@entosergio
@entosergio 2 жыл бұрын
Eu fiz uma extração dentária ontem, mas assim que eu estiver melhor vou preparar um vídeo resposta defendendo Senhor dos Anéis.. é uma correção fraternal que você precisa ouvir, Dr. Rômulo.
@nataliasouza3036
@nataliasouza3036 2 жыл бұрын
Assinado Padre Paulo Ricardo rsrsrs
@pvzdbanimations8866
@pvzdbanimations8866 2 жыл бұрын
O seu nickname é referencia ao livro do Chesterton?
@entosergio
@entosergio 2 жыл бұрын
@@pvzdbanimations8866 sim kk
@kaeporagaebora6356
@kaeporagaebora6356 Жыл бұрын
Católico desdenhando de católico que assina Padre Paulo Ricardo é coisa que só se vê no Catolicismo mesmo. o raça heim. (eu sou católico)
@jovemtricolor908
@jovemtricolor908 Жыл бұрын
​@@kaeporagaebora6356 não é desdenhar, são meras correções.
@fernandodossantosmusica
@fernandodossantosmusica 7 ай бұрын
pio xii condenou mitologia.
@CVH25
@CVH25 2 жыл бұрын
Ficcao boa é a alegoria, assim como a revolucao do bichos e 1984
@Vinneo3041
@Vinneo3041 2 жыл бұрын
Exato
@daviluiz6789
@daviluiz6789 3 сағат бұрын
Do jeito que ele falou até esse seriam condenados 😂
@lvcaslemos
@lvcaslemos Жыл бұрын
O título do vídeo poderia ser “Literatura da Direita”, eis o que é o projeto político daqueles que se dizem defensores da família, contra aborto e pró vida, no fundo os seus projetos estão contidos nesses livros. Direita e Esquerda são adjetivos para a cara e a caroa, que é a moeda da Revolução, ou seja, duas faces mais uma só moeda. Se queres combater tudo isso, abandone esses vícios e defenda a Doutrina Social da Igreja e seu Magistério, em sua forma mais pura anterior ao Concílio.
@crown6710
@crown6710 Жыл бұрын
Eu vejo histórias como uma ferramenta, as pessoas que a usam de maneira errada. O que não falta é satanistas safados colocando símbolos pagãos em suas histórias de forma subliminar para afastar as pessoas de Deus aos poucos. O que os crentes devem fazer é nadar contra a correnteza e criar histórias que apresentem Deus de uma maneira natural tbm, usar essa ferramenta de forma correta. Histórias são feitas para passar informação, quando vc quer ensinar ao seu filho sobre teimosia a melhor forma de colocar isso na cabeça de uma criança é contando a ele a história de chapeuzinho vermelho. Tá faltando mesmo é crentes que entendem de narrativa e a usa para levar mais pessoas para o caminho da salvação. Essa é a minha opinião, de uma pessoa que crer em Deus e que gosta de estudar sobre narrativa.
@teresaaranha
@teresaaranha Жыл бұрын
Que bom ouvir isso! As obras de Tolkien e C.S.Lewis não são nem um pouco católicas mesmo. Meu filho também viveu essa loucura da magia de Harry Porter e, mesmo tendo sido criado num mundo muito real, com pé no chão, bichos e plantas, como ele gostava muito de ler, ficou fascinado pelos livros de Harry Porter, e depois por ficções e videos games. Concordo que tudo que afasta a mente das crianças e adolescentes da realidade dessa forma, fazendo com que eles passem mais tempo num mundo ficcional/virtual, faz mal pra alma, e os afastam de Deus e de sua obra. O resultado disso tudo tem sido uma quantidade enorme de adultos infelizes vivendo uma vida de mentira, buscando felicidade e realizações numa vida paralela oferecida por plataformas digitais como Second Life, ou mesmo em sites de pornografia. Preocupante.
@CarlosAntoniodeFaria
@CarlosAntoniodeFaria 2 жыл бұрын
COMO SAIR DA FICÇÃO ? Eis a Questão. Como matar a síndrome do Peter Pan dentro de nós ? Eu acredito que estudar a Bíblia e buscar a Deus é algo indispensável.
@mauriziosantos4102
@mauriziosantos4102 2 жыл бұрын
Tenho um amigo de 45 anos, q tem uma sala toda equipada de jogos, por detestar a realidade. Cria um simulacro p n ter maturidade
@audi_nos
@audi_nos 2 жыл бұрын
Bola fora.
@a.j.d.9004
@a.j.d.9004 2 жыл бұрын
Nunca lí Harry Potter, nem nunca deixem meus filhos ler. Acho C.S. Lewis fraco, e Tolkien passável. Concordo com suas premissas de forma geral. Faço uma diferenciação com clássicos, principalmente os gregos e romanos (Homéro, os dramartugos gregos, etc), pois revelam aspectos da realidade. Clássicos permitem a criação de um universo imaginário sadio, fazem claras as virtudes e os vícios, que são coisa reais.
@thereasonableman2424
@thereasonableman2424 2 жыл бұрын
É um pouco engraçado essa questão de a ficção deixar o mundo real chato, por que honestamente, o que mais me salta aos olhos hoje é como os mundos das ficções são pobres e incompletos comparados ao nosso. Nunca gostei muito do mundo, mas nunca tive grande vontade de viver em qualquer mundo da fantasia ao invés do mundo real. Hoje eu sei que não tem muito problema não gostar muito do mundo, pois apesar de ser bom sendo criado por Deus, que é bom, temos sempre que ter o olhar final em Deus, e não no mundo. Como muitos santos diriam, o Cristão deve sempre ser um estrangeiro ao mundo, pois sua verdadeira pátria está no céu. Hoje em dia acho meio trágico/cômico, como que 100% dos casos que você tem uma "Igreja" num mundo de fantasia, é sempre uma casca com apenas e estética e uma aparência de hierarquia que demonstram sem falta que aquele autor não absolutamente nada a respeito da religião verdadeira. Me parece também que a vasta maioria de temas esotéricos são colocados por pura estética por gente completamente ignorante, o que não significa que sejam menos perigosos. Enfim, a ignorância e má formação imperam no mundo hoje. Não sei se o comentário fez muito sentido, apenas alguns pensamentos.
@n-esimopombo
@n-esimopombo 2 жыл бұрын
Acho que o correto é dizer que não gostamos do pecado que infesta o mundo, e não que não gostamos do mundo em si. Ansiar pela salvação e vida eterna e não suportar mais a iniquidade é muito diferente de querer que criação se destrua e achar ruim.
@TebaldiMaster
@TebaldiMaster Жыл бұрын
Quanto a Harry Potter, não tem discussão: você está certo. HP não é bom pra nada. Agora quanto a LotR, eu discordo que seja meras alusões soltas. Trabalhar com o imaginário é importante, e o Senhor dos Anéis pode nos ajudar com isso. Tem comentários melhores que o que eu poderia dizer, então me limito a citar Olavo de Carvalho, dizendo que a formação do imaginário nos ajuda a entender melhor a nós mesmos e o mundo real. Vejo que o problema está muito mais em colocar uma criança para ler esses livros, ou simplesmente julgar o benefício do livro por fãs retardados. E sobre a popularidade ser antagônico a Cristo, a Igreja e a Bíblia não são mais populares que essas obras?
@daviluiz6789
@daviluiz6789 11 сағат бұрын
A biblia é literalmente o livro mais lido do mundo.
@foxapenas
@foxapenas 2 жыл бұрын
Quanta besteira em um video só; kkkkk
@andessonandre9957
@andessonandre9957 Жыл бұрын
Sua refutação é simplesmente kkkkkk ?
@daviluiz6789
@daviluiz6789 11 сағат бұрын
​​@@andessonandre9957 O imaginário humano é um dom dado por Deus,o doutor no vídeo alegar que a ficção seria uma forma de ódio contra a realidade porém essa afirmação feri santos da igreja católica como por exemplo Santo Agostinho que escreveu a cidade de Deus que é cheio de metáforas é mitos romanos com filosofia grega além de ferir o livro do Apocalipse que mesmo que mostre a realidade da volta de Cristo usa varias alegorias em forma de criaturas fantásticas como o leviatan é o dragão os gafanhotos que é necessário o uso da imaginação para interpretar o verdadeiro significado dessas alegorias, o Doutor Rômulo usar de experiências ruins da sua infância para generalizar a ficção em algo ruim porém ela é ambígua podendo ser usada para o bem ou para o mal, o único ponto que concordo é sobre o Harry porter porém planta a dúvida sobre a fé de Tolkien deixando subtentido que ele poderia ser associado a marçonaria é esotérimo foi algo lamentável.
@fernandodossantosmusica
@fernandodossantosmusica 7 ай бұрын
imagina quando voce ve ´´sacerdotes`` chorando igual criança falando desses autores ingleses.Parabéns.
@gabrieldiangelo823
@gabrieldiangelo823 Жыл бұрын
"O perigo das obras fictícias" falou o cara que acredita naquele livrinho chamado bíblia kkkk
@paulofigueiredo2109
@paulofigueiredo2109 Жыл бұрын
Concordo com você. Já li Senhor dos Anéis, Silmarillion, Hobit e os Filhos de Hurin. Nenhum desses livros me levaram ao catolicismo, nenhum deles trazem o desejo e ir a santa missa ou de exaltar a Cristo. Aliás, quando li Silmarillion, que foi o primeiro da série que li, algumas coisas, mesmo que na época eu estivesse fora da Igreja, me soaram heresias ou pelo menos bem próximo disso. O esoterismo é tema central de todas obras de Tolkien. Ademais, há um romantismo exacerbado que vejo como perigoso. Um culto excessivo aos elfos e uma diminuição na imagem de Cristo a um semideus. A redução de Cristo a um semideus, eu digo pelo fato de que Gandalf seria aquele que faz o papel de Cristo, com sua morte e ressurreição. Gandalf é demonstrado como uma espécie de anjo, não sendo Iluvatar como Jesus é o próprio Deus encarnado. Ademais, poderiamos até levar em consideração a questão de que ele renasce e fica melhor, como se a parte humana fosse dissociável da parte divina, ao meu ver, demonstra a forma gnóstica que Tolkien via Cristo. Vejo Silmarillion como uma cópia da criação em que o escritor adiciona características pagã ao tema. Silmarillion é tão problemático que incomodou até mesmo ao Tolkien. Podem muitos argumentarem que isso nada abala a fé ou a visão e conhecimento de cada um sobre o Cristo. Mas, quando ficamos mais velhos, mais percebemos que somos influenciados por algo não de uma forma revolucionária, mas como de uma forma homeopática. São gotas de esoterismo jogadas em um oceano que vai se contaminando com o tempo. Essas gotas vão "abrindo" suas visões que passa a enxergar tudo que é de Deus como menos espetacular que as fantasias criadas por homens. Associe tudo isso a péssima capacidade cognitiva da maioria, a dificuldade de separar o real do ficcional do homem médio e ao péssimo nível do catecismo. Temos um campo fértil para esses esoterismos trabalharem. Por último, o mal não é burro e muito menos impaciente. Antes do primeiro homem aparecer, o mal já existia e provavelmente já pensava em formas de se vingar. Ele é paciente, trabalha devagar quando necessário, finge ser virtuoso e é insistente. Não há como vencer o mal sem que foquemos apenas em Cristo. Devemos sempre nos perguntar: isso aqui agrada a Cristo?
Жыл бұрын
Perfeito. Obrigado pelo comentário
@evandroolimpioribeiro
@evandroolimpioribeiro Жыл бұрын
​​@USERUNK2408Meu amigo vc usa foto de fadinha no perfil
@Legoshikkkk
@Legoshikkkk 8 ай бұрын
Como assim incomodou o próprio autor?
@k_ldrarik_ldrari2734
@k_ldrarik_ldrari2734 6 ай бұрын
Só faltou ler Árvore e Folha. Que cara chato!
@marcioalexandrebarcellos2950
@marcioalexandrebarcellos2950 2 жыл бұрын
Estes livros são muito perigosos
@vitoriatiffany7
@vitoriatiffany7 2 жыл бұрын
Concordo com você Rômulo. Vejo alguns católicos dizendo que é necessário ler essas obras para formar o imaginário, e sinceramente não concordo. É importante que tenha pessoas como você que fale sobre isso e esclareça sobre esses assuntos.
@entosergio
@entosergio 2 жыл бұрын
eu respondi ao vídeo do Rômulo em meu canal, dê uma olhada
@Senhor_Bolacha
@Senhor_Bolacha Жыл бұрын
@@entosergio Não achei seu vídeo.
@evandroolimpioribeiro
@evandroolimpioribeiro Жыл бұрын
Tudo "católico" membro de clubinho de viés esotérico.
@RenanPassarin7
@RenanPassarin7 2 жыл бұрын
"Li LOR 3 vezes cada livro": o bicho tem coragem ! Ler o primeiro uma vez já seria um sacrifício.
@adrianoramos5517
@adrianoramos5517 9 ай бұрын
Eu discordo , tenho 47 e sempre assisti e reassisti senhor dos anéis e a saga completa de Harry Potter e sempre amei ficção desse criança,E NEM POR ISSO DEIXEI DE VIVER A VIDA REAL🙂 , tenho família amigos e os amo muito , trabalho e tenho responsabilidades 😎 agora a única coisa da vida real que quero distância é FUTEBOL, CARNAVAL,PRAIA E FESTAS AO AR LIVRE CHEIA DE BÊBADOS ARRUACEIROS 😡😡, isso sim estraga a mente da pessoa , prefiro ver filmes de fantasia do que arriscar minha vida nas ruas em dias de festa .
@Legoshikkkk
@Legoshikkkk 8 ай бұрын
Exatamente! E eu super concordo com você! O cara fala que cosplays, agir como se tivesse dentro da história (que não seria o tempo todo e de forma descontrolada e levando muito a sério). Afinal não acho errado fazer cosplay e agir como o personagem, jogar rpg, ler fantasia. Mas acho bem exagerado o tratamento que os fãs tem por Tolkien e Lewis (apesar de eu estar lendo "O senhor dos anéis", e já ter lido "As crônicas de Nárnia). Mas ali no começo que o cara falou sobre os cosplays e os caras estarem (muito provavelmente se divertindo) fingindo estarem jogando quadribol.
O SENHOR DOS ANÉIS INFLUENCIOU HARRY POTTER?
10:30
Caique Izoton
Рет қаралды 50 М.
Tolkien Herege? Resposta a acusação da Associação Montfort
2:39:10
IL'HAN - Qalqam | Official Music Video
03:17
Ilhan Ihsanov
Рет қаралды 700 М.
coco在求救? #小丑 #天使 #shorts
00:29
好人小丑
Рет қаралды 120 МЛН
人是不能做到吗?#火影忍者 #家人  #佐助
00:20
火影忍者一家
Рет қаралды 20 МЛН
Harry Potter Progressismo, Esoterismo e Cristianismo
24:19
Guilherme Freire
Рет қаралды 115 М.
Símbolos em O Senhor dos Anéis de J.R.R. Tolkien
17:17
Guilherme Freire
Рет қаралды 58 М.
26 ERROS ABSURDOS NO LIVRO HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL
25:37
Caldeirão Furado
Рет қаралды 146 М.
VÃO MUDAR TUDO NA SÉRIE HARRY POTTER DA HBO?
19:30
Caldeirão Furado
Рет қаралды 76 М.
5 RAZÕES PARA LER SENHOR DOS ANÉIS | Beatriz Back
15:13
Veritas Perpetua
Рет қаралды 31 М.
LIVRO VS. FILME | HARRY POTTER E O ENIGMA DO PRÍNCIPE
11:51
TNT Brasil
Рет қаралды 86 М.
LIVRO VS. FILME | HARRY POTTER E O CÁLICE DE FOGO
7:53
TNT Brasil
Рет қаралды 95 М.
“Conclave”: a portas fechadas, o mundo inteiro em conflito
8:58
Isabela Boscov
Рет қаралды 65 М.
IL'HAN - Qalqam | Official Music Video
03:17
Ilhan Ihsanov
Рет қаралды 700 М.