Genial, me ha encantado el video, gracias por servir de vínculo/Unión entre nosotras(esta comunidad de casi 1000) y esas ideas tan bonitas❤
@laletrab5 ай бұрын
muchísimas gracias!! Me alegro un montón de que estés aquí :) ¡Muchas gracias por dejar tu comentario y hacerme saber que esto te mueve!
@krynezz4 ай бұрын
Gracias, este video caló perfecto para mi trabajo de teoría de la imagen, ¡me encantó tu intrepretación!
@celiasc135 ай бұрын
Me ha encantado, qué pasada de video
@laletrab5 ай бұрын
¡Muchísimas gracias! :D
@thearturo46385 ай бұрын
Eres preciosa Berta 😂tu acento español me encanta, también la filosofía me gusta el arte la historia la estética la lógica la psicología y la sociología, gracias por el video es un toque de cultura
@alvaro.delarosa5 ай бұрын
Gracias
@alexnowiczewski13475 ай бұрын
¡Súper interesante, Berta! "El misterio es un componente muy importante para que la imagen siga siendo profunda y abismante": excelente reflexión.
@laletrab5 ай бұрын
@@alexnowiczewski1347 gracias, Alex!!! ✨
@alexnowiczewski13475 ай бұрын
❤️
@keani105 ай бұрын
Lo has hecho! 😊
@laletrab5 ай бұрын
😁 mil gracias!
@keani105 ай бұрын
@@laletrabque vaaa, gracias a ti!😅
@juannavastenner38603 ай бұрын
Y hablando del Punctum de Barthes que gracias a sus videos lo entendí, me subyugan el cráneo y el cuervo.¿Estarán relacionados?.Saludos desde México !
@laletrab3 ай бұрын
Jajaja! En el siguiente vídeo voy a tocar un poquito también el tema de punctum! En unos días lo subo!
@sta.maria_films38445 ай бұрын
Me encantó el Video Berta ! 💫
@laletrab5 ай бұрын
Muchísimas gracias!!!
@lenadraghia97435 ай бұрын
Olé tú, Berta! Más polifacética, imposible! ❤
@matheusdulci40115 ай бұрын
''A Fotografia não fala (forçosamente) 'daquilo que não é mais', mas apenas e com certeza 'daquilo que FOI'. Essa sutileza é decisiva. Diante de uma foto, A CONSCIÊNCIA NÃO TOMA NECESSARIAMENTE A VIA NOSTÁLGICA DA LEMBRANÇA (quantas fotografias estão fora do tempo individual), mas, sem relação a qualquer foto existente no mundo, a via da certeza: a essência da FOTOGRAFIA consiste em ratificar o que ela representa'' (R. Barthes, A CÂMARA CLARA)
@andfelmarin465 ай бұрын
Soy fotógrafo y estoy muy acorde q antes de tomar una foto con una cámara de marca X , se debe conocer el porque, para que y por qué, y esto se logra con teoría, semiótica y hermenéutica de la imagen.
@laletrab3 ай бұрын
Muchas gracias!
@matheusdulci40115 ай бұрын
''É justamente porque a FOTOGRAFIA É UM 'OBJETO ANTROPOLOGICAMENTE' NOVO QUE ELA DEVE ESCAPAR, assim me parece, ÀS DISCUSSÕES HABITUAIS SOBRE A IMAGEM. Hoje, entre o s comentaristas da FOTOGRAFIA (sociólogos e semiólogos) a moda é a da relatividade semântica: nada de REAL (grande desprezo pelos 'realistas' que nao vem que a foto é sempre CONDIFICADA), apenas artifício: THESIS, não PHYSIS; a FOTOGRAFIA, dizem eles, não é um ANALOGON do mundo ; o que ela representa é FABRICADO , PORQUE A ÓTICA FOTOGRÁFICA está submetida à perspectiva ALBERTIANA (perfeitamente histórica) e a inscrição NO CLICHÊ faz de um objeto tridimensional uma EFÍGIE BIDIMENSONAL. Esse é um debate em vão: nada pode impedir que a FOTOGRAFIA seja analógica; mas ao mesmo tempo o NOEMA da FOTOGRAFIA não está de modo algum na ANALOGIA (traço que ela compartilha com todos os tipos de representações estéticas ou abstratas). Os realistas entre os quais estou quando afirmo que a FOTOGRAFIA é uma imagem sem código --- mesmo que evidentemente códigos venham a INFLETIR sua LEITURA --- , não consideram de modo algum a foto como uma CÓPIA DO REAL --- mas como uma EMANAÇÃO DO REAL PASSADO: UMA MAGINA, NÃO UMA ARTE . O IMPORTANTE É QUE A FOTO POSSUI UMA FORÇA CONSTATIVA, E QUE O CONSTATIVO DA FOTOGRAFIA INCIDE, NÃO SOBRE O OBJETO, MAS SOBRE O TEMPO. NA FOTOGRAFIA, DE UM PONTO DE VISTA FENOMENOLÓGICO, O PODER DE AUTENTIFICAÇÃO SOBREPÕE-SE AO PODER DE REPRESENTAÇÃO'' (R. BARTHES, A CÂMARA CLARA)