Esse vídeo me emocionou, eu como gay e estudante do curso de história. Já fui abusado, humilhado e até violentado na infância e adolescência. Tanto por homens e mulheres. Ditos conservadores. Em uma cidade pequena do interior do Ceará. Fico feliz pelo reconhecimento mas triste com a trajetória histórica disso tudo.
@pedro.mmm93 жыл бұрын
credo que horror vc sabe que pode denunciar essas pessoas né? porque não corre prazo prescricional contra menor de idade, então mesmo que faça muito tempo ainda cabe denúncia
@Lana-hv2ie3 жыл бұрын
Que horror. 😥 Sinto muito por você passar por isso!
@cricketj4673 жыл бұрын
simto muuto.
@Golden_Guara3 жыл бұрын
Eu fico muito triste por ouvir isso , é por isso que eu não pretendo sair do armário , minha família e amigos são todos homofóbicos , que nem sabem falar palavras como gay ou homossexual eles só sabe falar viado ou bicha , se eu dissesse que sou gay eles vão todos me abandonar , por isso eu nem tento fazer amigos ou manter tanto contato com meus parentes
@Tal1son3 жыл бұрын
@@Golden_Guara Oi Wendel, você por aqui?! Acho que tia Vilma e seu pai (Marcão) vão gostar de ouvir essa história. Acho melhor ir preparando seu bolso, meu silêncio custa caro. Passar bem
@Jhonnyoliv3 жыл бұрын
No Brasil colônia podia-se ser um gestor público corrupto, mas ser gay aí não. Ops pera aí, acho que hj ainda é um pouco assim
@niltoncesarmartinsf37063 жыл бұрын
Hoje pela comparação está pior, tem cada figura no STF e na política, que superam o passado.
@thiagobatistadealmeida61313 жыл бұрын
@@niltoncesarmartinsf3706 sobretudo na presidência.
@ogatohibrido36383 жыл бұрын
podia-se ? hum é mesmo ?
@paulojunio9313 жыл бұрын
@@niltoncesarmartinsf3706 Principalmente na presidência!
@niltoncesarmartinsf37063 жыл бұрын
@@paulojunio931 Na anterior a atual, concordo com você.
@lrarquitetura3 жыл бұрын
Peninha, você muito nos ensina. As vezes penso que nem existe um enorme trabalho, tamanha diversão que você expressa. Abraço
@leticiasenise3 жыл бұрын
Ele me passa a mesma impressão, Luís
@jaymepio6263 жыл бұрын
Faço das suas palavras as minhas 👏🏻👏🏻
@mariareginaaydos36313 жыл бұрын
O sofrimento humano é imenso e triste. Tenho nojo dos padres católicos. Proibidos de f, tornam-se pervertidos. Impossível negar a sexualidade humana.
@Avozinhavai3 жыл бұрын
@@mariareginaaydos3631 problema dos padres católicos é dinhero , sexualidade envolvendo filhos e esposa e isso daria despesas e enriquecimento aos padres e menos dinheiro ao Vaticano ...tipo pastores ricaços que aí estão ....
@MsMandamus3 жыл бұрын
Também penso assim
@allanr.h.51293 жыл бұрын
É muito bom preservarmos a história LGBTQIA+ no Brasil para que no futuro não tenhamos gente dizendo: no meu tempo não existia isso.
@telmadasilvabarbosa27723 жыл бұрын
Sou hétero, amei o vídeo, e achei o assunto tão históricamente abrangente que se tivesse duas horas de vídeo não seria cansativo. Parabéns ao canal.
@ale_lingua2 ай бұрын
Thank you for this comment. I’m watching as someone who’s interested in learning Portuguese *and* interested in LGBTQ+ issues and feminism. I believe that choosing content that delivers interesting (and at times vital) information will speed up my language learning. Because it’s information that my brain feels I need to know.
@franciscobarros77103 жыл бұрын
Bom citar histórias como essas, pra dar o veredicto de que isso nunca tenha sido inventado ou opcionado. Apenas existe e sempre existiu.
@Luiz_Wan3 жыл бұрын
Sim. A diferença é que antes era tudo escondido, além de que não existia internet e nem redes sociais. 😄
@franciscobarros77103 жыл бұрын
@@Luiz_Wan Verdade Luiz, e acredito que por alienação próprio, e falta de informações como temos hoje o indivíduo não indentificava se.
@luiztanajura3 жыл бұрын
Se quiser mais subsídio histórico gay até na bíblia...qdo relata a relação do Davi antes de ser rei na tenda em campanha de guerra.
@paulojunio9313 жыл бұрын
@@Luiz_Wan Muita gente dava o forevis, escondido! Vaaainnn
@viniciusmoreira34803 жыл бұрын
@@juancastro8715 Atribuir homossexualidade a pessoas homofóbicas, como explicação óbvia para a origem da intolerância a não-aceitação de sua condição é contraproducente em vários níveis.
@lucyalamino3 жыл бұрын
O pior pecado da humanidade é a ignorância, e pior, a ignorância daqueles que se julgam sábios. Ótimo vídeo!!!
@rafaellleao75812 жыл бұрын
Perfeito
@compreiumacaveira86443 жыл бұрын
Sou gay graças a Deus e com muito orgulho, e essa aula histórica e muito frutífera faz-me querer cada vez mais ser GAYYYYYYYYYY....
@phelyperocha2 ай бұрын
uuuuuuuiiiii, arrazou mona
@felipebatistadeoliveira2113 жыл бұрын
Homossexualidade sempre esteve presente nas sociedades antigas, sempre houve homossexualidade em outras espécies de animais , e mesmo assim tem gente que fala que ser gay é ruim porque "nÃo é NaTUraL"
@vanderval_jr3 жыл бұрын
Pagar imposto também não é natural e cá estamos kkkkkkk
@cspb12343 жыл бұрын
"não é natural", dizem os adeptos de uma religião onde uma mulher virgem se engravida do espírito santo
@adelinonascimento22583 жыл бұрын
Opiniões cada um tem a sua
@davifritzen56093 жыл бұрын
Como que a homosexualidade vai ser natural se não é uma vantagem reprodutiva? Eu tô falando de seleção natural, se uma espécie tem uma tendencia homossexual, como você falou, ela também terá a tendência de deixar de existir, por isso que homossexualidade no mundo animal é quase sempre um ponto fora da curva
@jeancarvalho39303 жыл бұрын
@@davifritzen5609 ela é natural porque é um dado da própria natureza.
@brunolaanm3 жыл бұрын
Tinha homossexualidade no Br desde antes da colonização, e tem gente q diz q isso "virou modinha" agora.
@bages89183 жыл бұрын
Homossexualismo sempre existiu; o que é modinha é a militância gay.
@taianedourado30003 жыл бұрын
@@bages8918 o que você entende por militância?
@bages89183 жыл бұрын
@@taianedourado3000Fazer com que os hábitos sexuais sejam fontes de direitos. É colocar a condição sexual acima de qualquer outro fator da personalidade do indivíduo. Essa baboseira de "gênero gramatical neutro" é exemplo do que a militância pode fazer.
@cayonelecayonela503 жыл бұрын
@@bages8918 coconcordo com vc . Sou homossexual também e sou contra isso
@cayonelecayonela503 жыл бұрын
@@bages8918 coconcordo com vc . Sou homossexual também e sou contra isso
@beneditofernando89273 жыл бұрын
Fico imaginando essa aula num colegio, pra adolescentes. É capaz q algum pai ou ate professor chame a policia e o conselho tutelar pra prender o peninha por corrupçao de menores e por atentado à familia hipocrita brasileira.
@valeriabordin51313 жыл бұрын
Hahahaha. Verdade. Cuidado com o povo da escola sem partido. Kkk
@llsknk3 жыл бұрын
Só falar q é inclusão
@danielrocha45453 жыл бұрын
Fico pensando que os alunos brasileiros mal sabem dos conteúdo objetivos, quem dirá dos subjetivos. Acredito que trabalhar a diversidade e heterogeneidade com nossos jovens é de suma importância, no entanto, eles precisam ter uma base de conteúdo objetivo muito maior. Essa visão de uma educação holística aplicada em nossas instituições de ensino se mostra cada vez mais ineficiente, já que o ambiente escolar é apenas uma das etapas da formação humana, pois grande parte dos ensinamentos morais se aprende na família, tradicional ou não. Outro ponto a ser lembrado é que estes temas que envolvem sociologia devem ser tratados , de maneira apronfudada, apenas com adultos, sobretudo por que a matéria em si exige um amadurecimento de ideias tanto quanto maior. Sendo assim, deve se ter muito cuidado ao propor tal tema em sala de aula, para que não desvie a atenção dos alunos para discussões que não integram o conteúdo programático.
@fernandogimenez41053 жыл бұрын
Também não exageremos, e história , fatos, sao inegáveis
@prof.halleydeo.matias61363 жыл бұрын
@@danielrocha4545 Sou Sociólogo e Psicólogo... tenho dois cargos como Professor de Ensino Médio, e posso te garantir que cotidianamente em matéria dessas tais "subjetividades", nossos alunos já são "pós-graduados" com uma infinidade plural de interpretações, posicionamentos e vivências... não os subestimemos, pois é nosso dever, a partir da própria realidade histórica e atual, fazer tecnicamente toda essa análise de fatos socioculturais para compreender comportamentos humanos, sem tratar como tabus ou com pseudo moralismos.
@fernandapereira21413 жыл бұрын
Um professor da época do cursinho indicou o "Trópico dos Pecados", livro do Ronaldo Vainfas sobre sexualidade no br colônia. Leitura super densa e chocante. Engraçado de ver que muita gente daquela época tratava tabus, como incesto por exemplo, de forma extremamente natural, e até mesmo incentivavam. Pra quem gosta desses assuntos recomendo muito.
@geraldofernandes44813 жыл бұрын
Achei interessante, Trópico dos Pecados. Valeu pela dica.
@Pakalolofree3 жыл бұрын
Caraca, até incesto...
@bertacaciliekrieger54723 жыл бұрын
Grande Vainfas! Leitura obrigatório no curso de História.
@cassiadeleon68543 жыл бұрын
@@Pakalolofree a la prima se le arrima y a la hermana con más ganas
@Pakalolofree3 жыл бұрын
@@cassiadeleon6854 não entendi
@acineliacoura3 жыл бұрын
Fico pensando, apesar de tudo, a internet nos apresenta pessoas como o Peninha! Cada episódio mais intelectualmente nutritivo que o outro!
@otaviolinhareslima19923 жыл бұрын
vi um post no instagram fazem anos, falando que entre os indígenas existiam 7 gêneros de identidade. os caras eram anos luz a frente do nosso tempo rompendo as barreiras do binarismo, até hoje estão a frente de nós
@ericlessouza4053 жыл бұрын
Você sabe que binarismo de gênero e homossexualidade não tem nada a ver um com o outro né?
@md244-w6v8 ай бұрын
@@ericlessouza405bem, o título do vídeo diz 'LGBT'
@hinosnacionaisemportugues3 жыл бұрын
Estou em uma fase um pouco difícil, de foco total em estudo pra concursos públicos. Mas prometo q ainda vou comprar todos os livros de Eduardo Bueno e ler cada um deles. Sou um apaixonado pela história do BR e esse cara é bom dms. 👏🏾😎
@sandrawoodmansee59693 жыл бұрын
Voce me educou em homosexualidade. Ja tenho 68 anos. Obrigada e parabens.
Adão Medeiros, ele não é homofóbico. Você que não entendeu nada do que ele explicou. Ele só está apresentando como a sexualidade era naquela época.
@yuturtuyieie55443 жыл бұрын
Como você mesmo disse, homoafetividade é um termo que busca abarcar também o aspecto do afeto, não só do sexo, na relação amorosa entre dois homens ou duas mulheres. Nunca vi ninguém usar esse termo pra dizer que homens ou mulheres heterosexuais não podem amar seus iguais (num sentido não erótico) ou que esse amor é menos válido. Você tirou isso da sua cabeça, e se discorda peço que indique de onde tirou essa ideia.
@LevviTalk3 жыл бұрын
@@Ex-NeofascistaBolsolaviano foda-se?
@andredasilva45193 жыл бұрын
@@Ex-NeofascistaBolsolaviano calma militante
@renatomoraes8683 жыл бұрын
Esse apresentador é um professor que nunca tive
@lailafernandes36493 жыл бұрын
Leia os livros dele!! "Trilogia do descobrimento" e outros fantásticos !!
@edersonborges29113 жыл бұрын
Que sorte a sua
@Professor_Silva3 жыл бұрын
O livro Casa-Grande e Senzala têm algumas páginas sobre esse assunto. Fala dos ritos de passagem, as relações carnais entre os jovens índios, a questão mística, os pajés efeminados, a crença de quem têm dois espíritos: masculino e feminino. Vale muito a pena ler!!! Pesquisem no livro pelos termos: efeminados, invertidos, homomixia, homossexuais, sodomita, bugre..
@glacekelly51203 жыл бұрын
O livro a História da criança no Brasil da Mary del Priore, fala das crianças que vieram nas navegações que serviam de objeto sexual para os navegadores
@Mandyleex23 жыл бұрын
@@glacekelly5120 Q horror.
@tinybluethings3 жыл бұрын
Bugre? O que significa nesse contexto?
@Professor_Silva3 жыл бұрын
@@tinybluethings Tem um parágrafo no livro explicando o termo bugre. Os europeus usavam pra se referir aos indígenas sodomitas, pecadores, que faziam sexo homem com homem. Ainda é usado, pelo menos onde moro no sul, pra se referir a indígena, selvagem, ou branco misturado com índio. O termo é usado com orgulho, às vezes de forma carinhosa: meu bugrinho, minha bugrinha. No sul os mais "antigos" contam histórias de que a avó era bugre e foi caçada no mato pelo avô alemão, italiano... Isso de fato acontecia... existiam os "bugreiros", caçadores de índios, dizimavam tribos inteiras.
@tinybluethings3 жыл бұрын
@@Professor_Silva Então, eu também sou do Sul (Camaquã, pra ser mais exata). Perguntei justamente porque meu avô materno dizia para a minha mãe, quando eles viajavam e passavam por indígenas na estrada, "esses bugre aí são tudo teus parente".
@fernandobeckerath76713 жыл бұрын
A Igreja sempre punindo com a morte: morte da liberdade, da inocência, do prazer....
@elatafalando3 жыл бұрын
@@h8shiki mimimi... Sofreu 200 anos para nos fazer sofrer por dois milênios 🙄
@jeancarvalho39303 жыл бұрын
@@h8shiki a "igreja primitiva", dos primeiros cristãos, foi soterrada pela própria instituição do novo "cristianismo", elitista. E o sofrimento dos primeiros cristãos não justifica em nada o que a instituição "cristã" fez e faz.
@gloomysunday82423 жыл бұрын
@@h8shiki Claro que podem. Uma moldou nossa sociedade e todos os defeitos dela, a outra em nada influencia a nossa vida. Nenhum cristão sofre nos dias de hoje, é só passado. Não vale nada. A opressão feita pela igreja é o presente.
@gabrixlb3 жыл бұрын
cristianismo vive pelo medo
@gamaliel34433 жыл бұрын
A homossexualidade é natural, está presente na humanidade em todas as sociedades e todas as épocas. O que não é natural é a homofobia, que não passa de construção social.
@vamoscomentar88143 жыл бұрын
Exato!
@betoijildo86093 жыл бұрын
É pecado, devemos evitar, não induzir e nem aprovar os que tal coisa pratica.
@gamaliel34433 жыл бұрын
@@betoijildo8609 Quem é a religião pra julgar uma coisa que é mais antiga e global do que ela?
@betoijildo86093 жыл бұрын
@@gamaliel3443 Deus antessede tudo isso. E não é a religião q está julgando é a entidade o Deus quem julga. Edit: julgo não dá parte dos homens, é juízo da parte de Deus.
@bcant763 жыл бұрын
@@betoijildo8609 quem te falou isso? Deus?que CRIOU os gays ...
@Carlosollyver3 жыл бұрын
Um país que não conhece sua própria História, está fadado a repeti-la. E aí chegamos em 2018 e....
@llsknk3 жыл бұрын
Brasil não sabe escolher presidente Por isso eu acho q seria melhor monarquia para o Brasil,assim não corremos o risco de escolher presidentes errados
@willsil28933 жыл бұрын
Só os brancos é que não conhecem a história do Brasil. Raça metida a querer ser europeia!!!
@rafaelchemistry3 жыл бұрын
@@llsknk monarquia como a Inglaterra, se fosse voltar igual a antiga do Brasil zona nem fudendo
@cultivador10683 жыл бұрын
@@llsknk ué
@rodrigojunqueira87673 жыл бұрын
Imagino que você não vai votar no Bolsonaro... Mas nem no Lula em 2022. Por coerência né? Aeee tamo junto. Não vamos repetir a história!
@giulliathamara30733 жыл бұрын
Acho engraçado qd os mais velhos falam: "esse mundo ta um desmantelo". "Na minha época n tinha isso". Ou a clássica: "Jesus ta voltando". Como se Jesus fosse mesmo se preocupar c isso. Tanta coisa errada no mundo, tanta maldade, mas o povo tá preocupado c quem tá sendo feliz.
@erikandroidl70343 жыл бұрын
Verdade. Sempre falo a mesma coisa.
@Luiz_Wan3 жыл бұрын
Conheço pessoas que dizem isso também. Que o mundo está uma esculhambação, e tal. Mal sabem eles que antes era ainda pior. Podemos citar como exemplo, alguns períodos da Idade Média. Próximo ao ano 1000, na Europa, o continente estava sendo vítima de guerras, pestes, invasões vikings... e a proximidade de um número redondo (1000), fez muita gente crer que o mundo ia acabar. Bom, não acabou. E em várias outras épocas esse temor aconteceu também.
@erikandroidl70343 жыл бұрын
@Gilson Marcondes Ladeira Quem de alguma forma não têm essas características, sendo gay ou não? Acho que é do ser humano já. Pois, por mais que uma pessoa se considere santo sempre será de alguma forma sujo, promíscuo, deturpado e corrompido. Não tem como fugir da natureza humana.
@carolteles21493 жыл бұрын
acho que quem diz "antigamente não era assim" nunca estudou o passado...
@elianemagalhaesfigueirados56243 жыл бұрын
Na verdade, a principal preocupação de Jesus em relação à humanidade, não é com está vida terrena, e sim com a vida eterna, com as almas. Não se engane, Deus não se deixa escarnecer. Tudo que o homem plantar, isto também ceifara.
@ulissesribeiro52783 жыл бұрын
Grande Professor, simplicidade, inteligência, cultura e alteridade. Agradeço a Deus por nos ter dado ser humano como o senhor. Obrigado.
@claravilaca77923 жыл бұрын
E pra isso que vivemos, pra aprender coisas novas sempre! Obrigado peninha! Mesmo eu não sendo da sigla, tbm apoio a causa e num momento dificil como esse, temos que nos apoiar uns nos outros! Obrigada Obrigada Obrigada!
@PamelaKopp3 жыл бұрын
Indico um livro excelente sobre o assunto: "Devassos no paraíso - A homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade", de João Silvério Trevisan.
@sacredtheban3 жыл бұрын
a verdadeira família tradicional brasileira ♥
@eloieich94123 жыл бұрын
A,qual vc nunca terá uma...
@laenderalvesbatista69242 жыл бұрын
@@eloieich9412 eu que não quero ter uma,se for pra fazer mais uma família tradicional brasileira é melhor ingressar logo numa célula nazi já que não há muita diferença entre uma coisa e outra
@adriano.19862 жыл бұрын
🙌🏻🙌🏻🙌🏻🙌🏻🙌🏻
@cookiechan6601 Жыл бұрын
@@eloieich9412 nem vc, pq os europeus devastaram essa terra
@EDNACRISTINADEJESUS2 ай бұрын
A verdadeira família brasileira esses professores esquerdistas nunca irão Mostrar só mostram o que não prestam
@erickrunno3 жыл бұрын
Força ao canal! Amo seu sarcasmo, seu deboche e o escracho dos fatos que vcs abordam. Parabéns! ❤️😽😎
@matheusalves38663 жыл бұрын
Conteúdo sério explicado de forma leve o que torna o aprendizado ainda mais interessante. Muito obrigado pelo conteúdo! Ganhou mais um inscrito.
@hebertmoreira21853 жыл бұрын
O que me dá pena, peninha, é que quem tem que assistir, não vai assistir! 😔
@edwinarmstrong56353 жыл бұрын
O génio superior de Eduardo Bueno é uma fonte permanente de ensinamentos! Muito obrigado. Um abraço desde Lisboa!
@nicollyfarao24013 жыл бұрын
Homossexualidade sempre existiu em especial no Brasil mas em baixo dos panos só na brotheragem😭😭😭😔🙏👏
@tuarchep39643 жыл бұрын
A putaria sempre BOMBOU!
@rc64983 жыл бұрын
Haja visto Carluxo e o primo Índio
@gabrielbatista58843 жыл бұрын
😂😂
@diogogauss24653 жыл бұрын
Assim como o canibalismo, infanticídio por deficiência física, incesto... Vamos copiar também, loirinha oxigenada?
@gabrielbatista58843 жыл бұрын
@@diogogauss2465 ??
@joseseverinobarbosa403 жыл бұрын
Imagina você viver em uma comunidade milenar e chegar "uns caboclo' de barquinho e dizer que o que vc tá fazendo ali é "errado" e vc não ter: organização militar, armas, e uma escrita e comercio e contatos organizados o bastante para fazer aqueles caras voltarem para os barcos e sumirem dali ?? ehhh fogo na bomba.... mas porque eu contei esta história toda ? porque se você pegar o processo de contato de Portugueses e Espanhóis no Japão 1530 a 1620 foi exatamente isso que ocorreu o que os Portugueses e Espanhóis não contavam é que os Japoneses já tinham armas de aço e uma ótima organização militar, dai o que os Japas fizeram com os Portugueses e Espanhóis ? Mandaram eles voltar para os Barcos... E sumirem dali.... porque ? oras Portugueses e Espanhóis simplesmente começaram com estes papos: o que vc tá fazendo ali é "errado".... complicadíssimo..
@luisoliveira98473 жыл бұрын
Pensava que tinham sido os portugueses a darem as armas de fogo ao japoneses
@joseseverinobarbosa403 жыл бұрын
@@luisoliveira9847 as armas de fogo sim, vc acertou só tem um detalhe: deram 5 espingardas velhas para nossos amigos japoneses e em menos de 10 anos eles tinham mais de 5000 MELHORES que as européias XD se tá é doido. Vamos lá os japoneses pegaram o projeto melhoraram e produziram em massa isso ajudou nas guerras civis japonesas. Mas eles tinham já armas de aço as lendárias katanas que numa época em que uma arma de fogo demorava muito para recarregar eram bem confiáveis em uma batalha. Mas o foco do meu comentário foi: eles tinham os organização social, uma burocracia, escrita e uma capacidade de assimilação rápida dos novos conhecimentos o que fez eles fazerem Oposição quando o santo ofício começou a querer ditar o que era certo ou errado na ilha....
@ttognozzi3 жыл бұрын
E os humanos fazem isso até hoje
@joseseverinobarbosa403 жыл бұрын
@@ttognozzi se vc tiver mais armas pessoas e tecnologia sim sim infelizmente sim, você "impõe" a "democracia" e a "liberdade" a outros povos com um tanque Abraham de 70 toneladas.. infelizmente o ser humano passa por cima de quem não fala não e não é só falar não tem que falar não e ter uma boa ak47 municiada para sustentar este não.... os conflitos fazem parte terrível da nossa formação..
@nilsonaraujo61023 жыл бұрын
@@joseseverinobarbosa40 Japão depois virou colônia Americana
@devforfun56183 жыл бұрын
legal que pros europeus os indios viviam no jardim do edem e nao tinham cometido o pecado original, mas a prioridade dos caras era dar pra eles o conhecimento do bem e do mau, sera que era inveja ?
@Luiz_Wan3 жыл бұрын
Realmente. Deveriam tê-los deixado em sua pureza e inocência. É como se os europeus tivessem feito o mesmo que a serpente no Éden: ofereceu a eles a fruta da árvore do conhecimento, permitindo que eles conhecessem o Bem e o Mal.
@luccasfortuna57533 жыл бұрын
Isso até as "novas terras" serem vistas com interesses mercantilistas, aí para se aplicar a lógica de mercado os índios se tornaram sem fé, rei e lei. Foram do Éden ao nono circulo do inferno em 30 anos kkkkkkkkkkkkkkkkkk
@Luiz_Wan3 жыл бұрын
@@luccasfortuna5753 Mas é interessante notar que havia jesuítas e outros religiosos (embora fossem poucos) que consideravam que os nativos deveriam se manter afastados dos colonizadores, pois achavam que a influência dos europeus poderia prejudicar a "inocência" deles.
@EsKeleto25073 жыл бұрын
@@Luiz_Wan verdade, que ironia
@lucasouza48463 жыл бұрын
kkkkkkkkkkkkkkkk provavelmente foi
@qreleborg3 жыл бұрын
El mejor canal de historia que ya vi en mi vida, que interesante narrativa, que entusiasmo, que valentía de decir todo sin filtros, de verdad un excelente trabajo, y mis felicitaciones por ser un profesional de la enseñanza, en este episodio aprendí más historia de Brasil y de las atrocidades coloniales que nos marcan hasta hoy.
@mariliadarochacamaranoguei6853 Жыл бұрын
Acho q não existe no Brasil alguém q conheça mais a história desse país racista, hipócrita e homofobico do q nosso querido Peninha. Seus vídeos são sensacionais e instrutivos.
@EDNACRISTINADEJESUS2 ай бұрын
Eua primeira pessoa a morrer na cadeira elétrica foi um menino negro de 14 anos.Os negros tinham que dar lugar para os brancos sentarem no ônibus.Existiu aparthaid,um policial Matou um negro em frente as câmeras Sufocado e outras barbaridades e vc vem falar que o Brasil e racista ?
@paulorafaeldemiracabello13983 жыл бұрын
Inexplicável a sensação de te acompanhar por tanto tempo, e me sentir representado por um vídeo que trata da história LGBTQIA+ (neste vídeo, especificamente no Brasil Colônia). Obrigado!!! Somos fãs de Florianópolis. Estamos dispostos à ir pra Porto Alegre para conhecê-lo num evento, ou um café. Parabéns pela marca de 1 milhão de inscritos.
@geraldofernandes44813 жыл бұрын
Nossa tb gostei e sendo gay tb me representou. A História do índio Tibira eu já sabia, mas e um prazer imenso ouvir o Peninha falar. Eu amo saber sobre história, anterior à chegada dos colonizadores portugueses. O Brasil tem uma história riquíssima anterior há 1500 com o nossos nativos ameríndios e a sexualidade é só mais uma entre tantas.
@flordlys54013 жыл бұрын
@Gilson Marcondes Ladeira Oi. Acho que só falar do tema já é representatividade. A maioria das pessoas nunca ouviu falar nisso antes do século XIX (euzinha).
@hsz87123 жыл бұрын
@Gilson Marcondes Ladeira Se você não viu representatividade sendo hétero e assistindo um video sobre a história LGBT no Brasil colônia, é a mesma coisa sendo branco e dizer que não houve racismo em um caso que uma pessoa preta denunciou. kkkk Obs: sou preto.
@TheMariaAndreia3 жыл бұрын
@Gilson Marcondes Ladeira É um hetero que estudou e nos apresentou o passado LGBTQIA+ com respeito. Lendo os comentários, as pessoas da comunidade se sentiram bem com o vídeo, é o que basta.
@barbaraoliveira19923 жыл бұрын
Oi Professor! Adoro seu canal! Seguindo essa temática, vc poderia fazer um vídeo sobre o índio Tibira? Acho que seria um tema bem interessante!
@marcelosmarquesdepaula58983 жыл бұрын
Ibira o que tinha uma verdadeira pika voadora....!!!!!?
@DoValeeeeeee3 жыл бұрын
@@marcelosmarquesdepaula5898 que
@valeriabordin51313 жыл бұрын
Episódio picante e maravilhoso. Viva o amor, seja como for! ❤
@alinegoncalves73 жыл бұрын
Obrigada por esse vídeo Peninha! Vontade de mandar pra todas as tias do "antigamente não tinha isso" parabéns e por favor, faz mais vídeos pra gente afrontar a família tradicional (hipócrita) brasileira, mas com conhecimento 👏🏼👏🏼👏🏼
@glaucoluizoliveira48693 жыл бұрын
Esse é o seu problema quem está sendo hipócrita vc ou a família tradicional, está nunca aceitou e nem escondeu enquanto vc fica com a narrativa de vítima, dá um tempo.
@caramurubrazil3 жыл бұрын
GRATIDÃO pela oportunidade de aprender sempre 🙏❤🦋
@hugosalia3 жыл бұрын
Salve, Peninha! Obrigado pelo episódio. Gostaria de pedir um episódio sobre Paulo Freire. Acho que tem poucos episódios falando sobre educação brasileira. Abs!
@monicsjc3 жыл бұрын
Boa ideia!!!!
@becorxav3 жыл бұрын
@@monicsjc mais um episódio que vou ouvir muita ironia das pessoas ignorantes q falam do método Paulo Freire, sem saber o que é. Coitado do homem nem paz deve ter no túmulo... Mais um que sofre com um disse me disse.....
@RenatoMoraisRS3 жыл бұрын
Apoiado. Ótima ideia.
@jaciarachristiano24843 жыл бұрын
👏🏽👏🏽👏🏽🥰
@jaciarachristiano24843 жыл бұрын
@@adaomedeiros4407 logo se vê que você não sabe o que é comunismo, não conhece a obra e nunca leu um livro do Paulo Freire, e não entende nada de educação. 🐮🐮🐮
@anjomarya3 жыл бұрын
A História é cheia de fatos impressionantes mas quando é contada por meio de uma pessoa que verte sabedoria ao se expressar, transforma o passado em um momento curioso e nos rendemos com atenção. Salve ! 🇧🇷
@rosimeire38383 жыл бұрын
Eu não gostei
@rosimeire38383 жыл бұрын
Sempre gostei de casais héteros
@marcosa.69433 жыл бұрын
@@rosimeire3838 fodase
@shrekmexicano41553 жыл бұрын
@@rosimeire3838 f0dase. Ninguém liga pro que vc gosta ou não. Apenas respeite as pessoas ou não terá seus gostos respeitados.
@jamescarter52123 жыл бұрын
Ótima aula Eduardo bueno. Eu achava que os índios não aceitava essa pratica de sexualidade não ortodoxia, mas pelo visto, eu me enganei completamente, adorei a aula, aprendi muito.
@gracasilver85743 жыл бұрын
Essa mania de acusar os portugueses de estrupadores está errada , eles só aderiram à festa ... Ficaria mal aos convidados não aderirem a alguns costumes locais ...
@jamescarter52123 жыл бұрын
@@gracasilver8574 Briga com o Eduardo bueno, o vídeo é dele, eu sou apenas um ouvinte.
@linmys23 жыл бұрын
@@gracasilver8574 opa, limites, os portugueses ESTUPRARAM muitos indígenas ss
@gracasilver85743 жыл бұрын
@@linmys2 Claro , os indígenas faziam o mesmo ... Isso sempre foi normal na cultura indígena . Aliás , ainda hoje é !... Você não sabe disso , não ?!!... Há indígenas honestas e corajosas que dizem no youtube , que é considerado normal na cultura indígena e não tem punição nenhuma , crimes como : canib*lismo , assassin*to , pedof*lia , estr*po , feminic*dio , infant*cidio , em que enterram as crianças Vivas !!... Ainda actualmente !!... Ainda bem que os portugueses não alinharam em todas estas barbaridades !!...
@gracasilver85743 жыл бұрын
@@jamescarter5212 Não pretendo brigar consigo e o Eduardo , neste caso , também está certo ... Na Europa condenavam-se certos costumes , mas faziam-se às escondidas ... Os portugueses chegaram às Américas , onde se fazia tudo às claras , sem condenação , e , como vocês dizem , " soltaram a franga " !... Só acho errado muitas pessoas não terem uma visão mais honesta das circunstâncias dos acontecimentos , sendo parciais e gostando de culpar sempre os portugueses por tudo o que ocorreu ... Não creio que haja santos nestas histórias !...
@WXZ17023 жыл бұрын
Caramba cara, QUE MASSA! muito bom saber oq a escola não nos ensina! Obrigado, vc é ótimo! ❤
@welbym.a.87003 жыл бұрын
Eu nunca gostei de História, as vezes vejo o seus vídeos, mas se você fosse o meu professor na época que estudei, estaria amando História até hoje. Se dúvida nenhuma, você é o melhor. Parabéns, sucesso cada dia mais. Vc é 1000.
@eskipatica30203 жыл бұрын
É triste q historias de lgbts sempre passe por violência e repressão... Otimo video
@paulorobertoribeiro29343 жыл бұрын
Consigo me projetar no passado com sua narrativa extremamente rica nos detalhes. Obrigado por este vídeo tão necessário em tempos atuais.
@andremenezessaantos3 жыл бұрын
Amei eu aula. Aula pra vida. Viva aos LGBT+ desde sempre ❤️
@belenosmarix3 жыл бұрын
Como sempre, é muito bom aprender contigo, tchê! 👍
@0921AV3 жыл бұрын
Excelente, muito obrigada Peninha. Vou mandar o link pra meus amigos lgbt. Feliz do dia que eu o assisti em uma entrevista e passei a seguir o seu canal. Um Feliz 2022 pra você!!!!
@jucapastori3 жыл бұрын
Salve, Peninha. Por favor, fale sobre a Operação Tarântula, a perseguição aos homossexuais da região central da São Paulo dos anos 80 (inclusive com apoio dos governantes da época). Uma chaga horrenda que é desconhecida hoje e contou até com apoio popular!
@viniciusmoreira34803 жыл бұрын
Boa!
@abusalim79-g7g3 жыл бұрын
😍 😍 😍 😍
@eduardo-yw2uo3 жыл бұрын
porra não conheço isso não, e sou da cidade!
@CASSIMIRO653 жыл бұрын
Sobre esse episódio só tenho uma coisa a dizer: Que delícia ! 😁😁😁
@fabianoopadeiro52103 жыл бұрын
Verdade! O Brasil é uma sacanagem a céu aberto! Todo mundo fude.ndo todo mundo.
@dsantos20573 жыл бұрын
Q dlc cara,desde antigamente relaxando muito..'-'
@erikamattos45593 жыл бұрын
Ai que delícia caraaaa
@dsantos20573 жыл бұрын
@@erikamattos4559 comentando e relaxando gostoso ._.
@sergiosantos69723 жыл бұрын
Ui
@gustavocalebe31803 жыл бұрын
Faça um vídeo sobre a inquisição católica perseguindo os Judeus.
@carlosalbertoribeiro79693 жыл бұрын
Seria interessante da escravidão promovida pelos judeus tbm.
@edmilsonfactor12233 жыл бұрын
Quem perseguia judeus não era Inquisição
@moscanaveia3 жыл бұрын
@@carlosalbertoribeiro7969 Hahahaha! Em que época da História do Brasil ocorreu esse episódio? Eram os senhores de escravo paulistas todos judeus?
@carlosalbertoribeiro79693 жыл бұрын
@@moscanaveia quem plantava,colhia e transformava a cana de açúcar na Bahia e Pernambuco não eram os escravos? E vc pensa que os judeus ficaram de fora? Estrutura de poder mdu caro, quem foi oprimido passa a opressor tbm.
@marcelogoncalves21583 жыл бұрын
Kkkkk
@veraluciacosta8883 Жыл бұрын
Que AULA!!! PARABÉNS PENINHA, você é fantástico!!!❤
@JoaoVictor光12 күн бұрын
Muito bom!! 👏🏻👏🏻👏🏻
@Selma_Cabral3 жыл бұрын
Vc me inspira a sempre querer aprender!! Obrigada por tudo...
@VictuAlves3 жыл бұрын
Sou gay e tô bem mal depois desse video. Muito necessario!
@willianesousa21093 жыл бұрын
amei a aula prof, perfeito demais 🌈🌈
@acarolcarmo3 жыл бұрын
Eu estou viciada nesse canal!!!! Simplesmente não consigo parar de assistir
@DaianeLuz-jk9dz Жыл бұрын
Excelente vídeo!!! Gratidão pelos ensinamentos e informações!❤😍😘 Sucesso ao Canal!!! Muita Luz, Paz e Amor a todos.❤😍😘
@glacekelly51203 жыл бұрын
Só tenho algo a dizer pelas suas últimas palavras Peninha: SHOW, ARRASOU 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
@sevlazamoth98803 жыл бұрын
O melhor professor de historia do Brasil s2
@hobertfelipemundogrego8843 жыл бұрын
Muito bom essa aula, cheia de fatos, relatos, histórias, pesquisa bibliográfica, mostrando que a história da humanidade sempre teve a presença da homossexualidade, nós sempre existimos e sempre existiremos. Só a história lgbtq+ do Brasil já é interessante, imagine se juntassemos todos os fatos e histórias de cada país desse mundo, o tanto de coisa interessante que não iria surgir.
@franciscopinhodecarvalho99463 ай бұрын
Ameiiiii amooooo delíciaaaa. Você é simplesmente maravilhoso. Bom dia e um ótimo e abençoado fim de semana pra vocês. Sucesso pra vocês. ❤❤❤❤
@Avozinhavai3 жыл бұрын
Parabéns pela aula 🎉🎉👏🎉🎉
@Danilo52093 жыл бұрын
No caso, o termo "Marica" ao qual muitos usam se referindo aos homens gays vem do sobrenome "Maricas" desse tal Manuel que era travesti ? Muitos Latinos espanhóis também usam esse termo.
@Luiz_Wan3 жыл бұрын
Também pensei nisso. Se a expressão "Maricas" não teria vindo daí.
@luccasfortuna57533 жыл бұрын
Up
@Pirote1733 жыл бұрын
Fazendo uma pesquisa rápida me parece que termo maricas deriva do espanhol, já com uma conotação ofensiva. Talvez o nome desse "Manuel Maricas" não fosse Maricas de verdade, um apelido, ou é apenas uma coincidência mesmo.
@willsil28933 жыл бұрын
Fanchona tbém.
@pauloevaristovideiralima4863 жыл бұрын
Vem daí indubitavelmente....Maricon termo em espanhol...maricas termo em português ...mas aparentemente vem de mar isca de marujos...se é que assim entendiam o povo
@eltonjunior28323 жыл бұрын
O Brasil sempre foi Gay e eu também, seu trabalho é incrível Buenas Ideias
@EDNACRISTINADEJESUS2 ай бұрын
mas agora voltou a moda gay de novo
@nnallaallann3 жыл бұрын
Maravilhoso! E se for progredindo na história da pra falar ainda de figuras icônicas como Madame Satã e outros LGBT que marcaram os anais do Brasil! rs. ..
@bernardomarkuskampffdemelo43233 жыл бұрын
Adorei essa piada kkkk genial!
@evsoldier15393 жыл бұрын
Kkkkkkkk
@Deunatelhadocareca3 жыл бұрын
Já havia passado da hora desse canal passar do primeiro um milhão de espectadores. Parabéns Peninha.
@capituassis39513 ай бұрын
Cara, vc é o melhor. Adoro entrar no seu canal.
@adonesalmeida90663 жыл бұрын
Existe uma placa aqui em São Luís no local onde o índio Tibira morreu, considerado o primeiro caso de homofobia no Brasil.
@100alvarenga3 жыл бұрын
Muito bom, tive a oportunidade de te conhecer em Noronha, eu trabalhava no projeto Tamar agora em 2020, soube de seus videos hoje tava aqui procurando algo bom para assistir, acabei de achar!!
@oivlis09123 жыл бұрын
Peninha, você é o Cara!!!! Sou seu fã. Parabéns pelo seu trabalho: ensina e diverte, poupando-nos do tédio.
@elijardel21913 жыл бұрын
Faz uma segunda parte!! Imagino que tem muito mais coisa e história!
@adrianaproenca84033 жыл бұрын
Que aula!!!!!! 👏👏👏👏👏👏👏
@FabioCoimbra233 жыл бұрын
Me senti o YT Premium. Vídeo sem nenhuma propaganda pelo tema kmkk
@daviegabrieldublado3 жыл бұрын
Fantástico! Simplesmente incrível, Eduardo Bueno "destrói" geral nessa aula de história do Brasil.
@LudmilaSouzaRodrigues3 жыл бұрын
Uaaaaau, este episódio está impagável!!! Você se superou, Eduardo! Viva o Brasil LGBTQ+
@franciscoronaldodefigueire69273 жыл бұрын
Vc é muito bom no Seu ofício: HISTORIADOR 🙌👏🤗👍🙏‼️ Parabéns PENINHA ☠️🎊👏‼️
@johancampos54993 жыл бұрын
Eduardo buenas noches, agradecido por tu canal, Amo mucho la Cultura Brasilera, y me parecen extraordinarias como las expresas, un abrazo fuerte...
@elienegomes23953 жыл бұрын
Professor vc é demais. Amo seu jeito de explicar as coisas.
@victorborges35093 жыл бұрын
Fala, meu querido, seria bacana vc fazer um vídeo sobre a pena de morte no Brasil. Sou professor de história e seus vídeos contribuem e muito nas "paralelices" do currículo do Estado. Valeu, tmj!
@giceliasilva15823 жыл бұрын
Esse professor é o máximo, explica brincando que sou capaz de ficar horas ouvindo seus comentários
@danielcustodio6500 Жыл бұрын
Seu trabalho é muito especial ! Conhecimento humano de alto grau. Parabéns !!
@wagnerdouglasdossantos4926 Жыл бұрын
Desde que descobri esse canal, passei a assistir todos os vídeos. Conteúdo sério, explicado de forma leve. 👏🏼
@miguelarcanjomartins57503 жыл бұрын
O Foucault defendia que até o séc XIX não havia a noção de indivíduo homossexual ou bissexual, mas a conduta do sexo homossexual era uma prática pecaminosa, mas quem praticava a relação homossexual não era rotulado como "gay", mas essa identificação de indivíduos que mantinham esse tipo de relação como um indivíduo homossexual veio da necessidade dos estados nacionais de incentivarem as famílias como instituições formadoras dos cidadãos (operários/ trabalhadores) e indivíduos com gosto pelo mesmo sexo não formariam famílias e consequentemente não teriam filhos no que foram enquadrados como "doentes", "inferiores" e etc por não contribuírem para a sociedade deixando progênie que viesse a ocupar postos de trabalho no futuro. Foucault descreve esse processo na "História da Sexualidade".
@rlm9393 жыл бұрын
E nosso governo como família tradicional....zzzzz 💤😴💤😴
@valdemirfaleiros23293 жыл бұрын
Bom dia Miguel. Vc nunca deve acreditar 100% numa pessoa, quando ela estiver defendendo uma causa, que digamos, ela é uma PRATICANTE DAS COISAS que ela ardorosamente e com todo empenho defende. Ora, como posso querer transformar em lei (PARA TODOS) algo que EU QUE GOSTO, que estou sempre a praticar, que faz parte da minha vida e que EU, é que vivo a tirar proveito deste algo??? Foucault era GAY assumido, inclusive devido as suas relações promíscuas, ele veio a falecer de AIDS, e se não me engano, foi um dos PRIMEIROS FRANCESES, a morrer desta doença; por aí vc pode constatar, como era a vida sexual da criatura. Ora, vc queria que um cidadão que a sua vontade de constituir uma família, ERA 0, ZERO, 0000, ZERO, advogasse a causa da instituição família??? Como vc pode levar a sério o pensamento deste cidadão, sobre tal assunto?? Que conversa mais infantil, a do cidadão: ain, o mundo é contra a relação entre pessoas do mesmo sexo, pq isso impede a formação de famílias que geram operários/ trabalhadores. MEU DEUS. rs. Ele como GAY E ALINHADO às ideias da esquerda, só poderia ter esse tipo de pensamento, sobre a família, meu caro Miguel. Ora, quando o assunto é família, a opinião de alguém assim, nunca pode ser levada em conta, POIS QUE TRATA-SE DE UMA OPINIÃO QUE NÃO É IMPARCIAL, não é de forma alguma. E no mais, eu, VOCÊ, todos nós, só estamos aqui, GRAÇAS A INSTITUIÇÃO FAMÍLIA, POIS caso contrário, não estaríamos aqui, discutindo esse pensamento do Foucault, até pq, sem a família, nem ele que a criticava, nem ELE próprio teria existido, NÃO É VERDADE?!
@valdemirfaleiros23293 жыл бұрын
@@rlm939 A espécie Humana (ALGUNS da espécie, melhor dizendo) são os únicos seres que por uma influência sofrida por mentes desequilibradas da mesma espécie, se tornam criaturas que vão contra a sua própria espécie. COISA SURREAL E DOIDA, ISSO, sô. rs. Vc vê búfalos lutando contra leões, para salvar sua espécie (FAMÍLIA), vc vê macacos, que lutam com tigres e com leopardos, para manter seu bando (FAMÍLIAS), vc vê suricatos lutanto contra predadores muito maiores, que eles, vê abelhas que morrem por sua espécie, (FAMÍLIA, bactérias, que lutam para manter suas colônias (FAMÍLIAS), e por aí vai. Agora, vemos HUMANOS, SE COLOCANDO CONTRA A SUA PROPRIA ESPÉCIE, DEVIDO A UMA INFLUÊNCIA sofrida por outros velhacos, da sua mesma ESPÉCIE, que procuram com isso, apenas fazer prevalecer os seus interesses sórdidos. Trocando em miúdos, isso significa... significa... significa... bem, significa (EU) indo contra (EU MESMO.) rs. Olha, isso seria cômico se não fosse TRÁGICO.
@larihenriques3 жыл бұрын
Muito bom seu apontamento! Gostei de fazer a associação entre o vídeo e os escritos de Foucault.
@yuturtuyieie55443 жыл бұрын
Em primeiro lugar, ser gay não é ser contra a instituição da família, mesmo porque há inúmeros gays que constituem família e adotam filhos. Em segundo lugar, quer falar de natureza? Pinguins, cervos, bonobos, leões e muitos outros animais apresentam comportamentos homossexuais.
@becorxav3 жыл бұрын
Achei que vc fosse falar do Dom João VI que tinha um caso gay com um de seus empregados. Adorei! Abraço mestre!
@luccaalmeida54683 жыл бұрын
Verdade??
@becorxav3 жыл бұрын
@@luccaalmeida5468 No livro do Laurentino diz isso, o 1808....
@luccaalmeida54683 жыл бұрын
@@becorxav muito obrigado!! Vou pesquisar
@flaviocosta87503 жыл бұрын
Tinha uma intimidade muito inusitada.
@rafaelchemistry3 жыл бұрын
Exatamente kkkkk
@alinelageines3 жыл бұрын
Amei, amei esse episódio na semana do orgulho gay. Sem piada, gratíssima! Compartilhando...
@deiniporto3 жыл бұрын
Eduardo, seus vídeos são de utilidade pública! Ainda mais nessa era de neo-obscurantismo por que estamos passando.... Estudar a História é essencial para entendermos como a humanidade evoluiu. Ver a História exposta de uma maneira tão descontraída, e rica, como você faz é muito importante! O que vejo desses anos em que acompanho seu canal é que o mundo melhorou muito, mas muito. Ainda há muito o que melhorar, mas já melhoramos em muito. É o que dizem, para quem conhece bem a História, a melhor época para se viver é sempre o PRESENTE. Parabéns pelo trabalho, abraço!
@valeriazuldacordomar3 жыл бұрын
Como sempre indispensável , meu canal preferido ! Parabéns a toda equipe Buenas Ideias 👏👏👏👏
@ianarcan3 жыл бұрын
Que material incrivel adore o trabalho e maneira como vc expôs esses momentos historicos da comunidade lgbtqiap+ Parabéns
@Dianacavaquinho3 жыл бұрын
Querido eu amo seus videos! Minha filha de 15 anos q me apresentou e cada dia eu amo mais! PArabens pelo trabalho incrivel! Um salve a toda a comunidade lgbt+++++!!!
@anaire69003 жыл бұрын
Espero que um dia a história trate as pessoas transexuais como tal, e não como homossexuais. Falta pouco, parabéns pelo vídeo!
@andrezalisboa1693 жыл бұрын
Muito legal e interessante o vídeo. Algo que infelizmente nunca veríamos na escola 👏👏
@advocaciatatuape84323 жыл бұрын
Super like 😻👏👏👏ganhou uma inscrita 🤪
@andreadami74783 жыл бұрын
Como que tem gente que da deslike nos vídeos do peninha!! Que barbaridade! Cara sou teu fã! Lembro que te conheci pessoalmente num jogo do grêmio, na geral, Grêmio 1x0 Bahia, 2017, minha mãe muito fã tua tbm, já tava louca de polar hahahahha te confundiu com um amigo nosso igual a ti kkkkk. Cara, parabéns pelos vídeos, baita!!
@Marco74703 жыл бұрын
Adorei. É uma pesquisa que muito me interessa. Estou estudando assuntos assim aqui na Zona da Mata de Minas. Os relatos são tristes e alegres ao mesmo tempo. 🌈🌈🌈🦄🦄🦄
@monicsjc3 жыл бұрын
Incrível como ele sabe tudinho!!!!
@viniciusmoreira34803 жыл бұрын
Massa, tem publicação?
@Alex_science3 жыл бұрын
Ela, sempre ela, por trás de toda opressão, crueldade, guerra, injustiça, preconceito, medo, loucura e insanidade. A religião. "Imagine there's no religion..."
@Alex_science3 жыл бұрын
@Gilson Marcondes Ladeira Vc só pode estar de brincadeira...
@fabiaregina3 жыл бұрын
@Gilson Marcondes Ladeira O diabo faz parte da mitologia religiosa. Sem religião não teria a ideia de diabo tb. E Jonh Lennon dá de 10 a 0 na maioria desses pastores pentecostais. Prefiro o mundo de Imagine do que esse em que vivemos pautado em religiões.
@jacintodeoliveira99113 жыл бұрын
Coitado do John! Um cara mal resolvido com a mãe, que morava num dos lugares mais caros de NY e assassinado pelas costas por um "fã". Imagina se fosse assassinado por um inimigo!
@fabiaregina3 жыл бұрын
@@jacintodeoliveira9911 O que vc quer dizer com "ele era mal resolvido"? Só fiquei curiosa mesmo por essa afirmação... Você conhece alguém "bem resolvido"?
@fabiaregina3 жыл бұрын
@Gilson Marcondes Ladeira Uma ideia bem equivocada de que a ética e as leis são consequências da religião. As leis e a ética são muito anteriores e existem independente das religiões. Nós respondemos a Constituição Federal, ao Código Civil, o Código Penal... E não a bíblia.
@amg.Marcos3 жыл бұрын
Parabéns Bueno 👏👏👏👏👏👏
@soniaduarte22323 жыл бұрын
Que professor maravilhoso!!! Uma honra ouvir suas aulas... Obrigada!!