Oi gente! Muito obrigada por tantos comentários interessantes! Como alguns de vocês apontaram, eu errei: a capital da Ucrânia é Kiev, e não Lviv. Lviv é uma das maiores e mais lindas cidades desse país que está sofrendo muito na mão da Rússia até hoje, mas não é a capital. Obrigada pela correção!
@pihuts89216 жыл бұрын
Os ucranianos preferem que sua capital seja chamada de Kyiv (esse é o nome ucraniano). Kiev é em russo e fruto do imperialismo ;)
@tatianeriedeltaty86766 жыл бұрын
Minha família Riedel também vieram para o Brasil depois da guerra. Mais acabaram se perdendo dos familiares da Europa! Tenho muita curiosidade em descobrir por onde anda minha família na Europa!! Muito bom esse vídeo! Mais realmente muito chocante! Só quem tem descendência européia sabe os horrores que nossos antepassados devem ter passado😔! Um abraço! Adoro teus vídeos!
@patriciamdonssilva61776 жыл бұрын
Ana, vc deveria escrever um livro sobre esses relatos de família. São histórias tristes, porém, fatos reais e que com certeza continuarão sendo importantes de se lembrar, não só pra sua família mais pra descendência desse país.
@sebastiaojunior94015 жыл бұрын
Olá!!!gosto dos seus vídeos por curiosidade, mas vc poderia fazer um ajudando a montar roteiro na Polônia...como cidades para conhecer, monumentos, baladas, restaurantes e regiões... Pq por informações disponíveis facilmente a gente só irá para Varsóvia e Cracóvia...se falarmos de Itália por exemplo temos: Roma, Napoli, Pompéia, Veneza, Perúgia,Milão , Verona, Palermo e etc... De nos uma ideia de centros turísticos poloneses que são desconhecidos dos brasileiros!!!
@williamsantos1055 жыл бұрын
Continuem contando essas histórias, isso é de grande importância! !
@fabinunes50446 жыл бұрын
Queremos ouvir as histórias, mesmo sendo tristes. Precisamos saber o q os livros não nos contam. Por favor continue🙏
@mariamarcia16613 жыл бұрын
E muito obrigada, desde já.
@agabartnikowska31126 жыл бұрын
Boa tarde! Sou polonesa mas amo assistir seus vídeos da história do meu país e amo ler os comentários dos brasileiros ❤❤ vocês são maravilhosos
@OMundoParaIniciantes6 жыл бұрын
Muito obrigada! Por favor me corrija sempre que eu falar alguma besteira ou esquecer de algo! ❤️❤️❤️❤️❤️❤️
@lucienebarbosa45736 жыл бұрын
Oi Aga, boa noite ! Sou Pernambucana , Recifense e sou apaixonada pela cultura européia, a Polonesa é uma das que mais me encanta. 😍. Fico feliz que ame nossos comentários! 🤗. Beijossss! 😘😘😘
@verahmr50816 жыл бұрын
🙋😘😘
@iararosa21556 жыл бұрын
Aga seu país é lindo e sua história também. Vocês são uma nação e povo exemplares.
@POLSKA19796 жыл бұрын
Brasil...tem muitos descendentes......
@carlosjosedubba6 жыл бұрын
Talvez você nem se conta mas você é uma grande contadora de histórias.
@pu5aad5 жыл бұрын
Verdade. Seria uma ótima professora de história.
@vanessamagalilimamendes17265 жыл бұрын
Verdade sou nova aqui no canal, parabéns.
@mariamarcia16615 жыл бұрын
Sim, também acho. Anna é muito sensitiva a "acontecimentos". Por isso (e outras mais razões, claro...) dá conta da história. Ainda mais da Polônia, né~?! Ela está de Parabéns.
4 жыл бұрын
@@mariamarcia1661 concordo plenamente
@helaineambrosio92326 жыл бұрын
Achei muito boa a história que vc contou sobre a Polônia, no período da guerra, gostaria de saber mais, são como vc disse histórias de superação da humanidade. Se puder conte mais! Um abraço♡
@JoaoVictor-jl6tq5 жыл бұрын
Superação da humanidade ??? Eles roubaram terras de maioria alemã, expulsando civis de suas casas um dos exodos mais crueis possíveis deixam pessoas que anos estão em suas terras indo a oeste de mãos vazias
@OMundoParaIniciantes5 жыл бұрын
João, essas "terras alemãs" eram polonesas antes de serem tomadas pela Alemanha, sabia? Vale a pena estudar um pouco de história antes de sair comentando coisas...
@ivoipf4 жыл бұрын
Superação para uns e muita vergonha para outros...
@fabiolag.neneve21846 жыл бұрын
Ana! Tenho assistido os teus vídeos e a cada dia que passa me apaixono mais e mais pela Polônia. Tenho ascendentes poloneses tanto por parte de mãe quanto por parte de pai e estou pensando seriamente em "voltar pra casa". Que país lindo! Apesar de todas as tristezas ocorridas, dá para ver que é um povo forte. Me sinto muito orgulhosa. Gratidão eterna e imensa por tuas partilhas. Obrigada!!!!
@mariamarcia16615 жыл бұрын
Que vossos sonhos se tornem realidade!!
@borsukdir6 жыл бұрын
Ana, já que você falou em guerra, assunto terrível mas que faz parte da história, amanhã (11/11) se celebram os 100 anos da recuperação da independência da Polônia, decorrente da assinatura do armistício que pôs fim a 1a Guerra mundial. Independência essa recuperada após as partições da Polônia (em verdade, a República das Duas Nações, união da Polônia com o Grão-Ducado da Lituânia firmado em 1569) de 1772 a 1795 que dividiram o seu território entre a Rússia, Prússia e Império Austro-Hungaro. Ainda não conheço a Polônia, mas pretendo fazê-lo em breve, em especial onde nasceu meu avô, Grabowiec, região de Lublin, pertinho da atual divisa com a Ucrânia. Enquanto isso, vou aprendendo com as suas dicas.
@iararosa21556 жыл бұрын
É verdade! 11/11as 11da manhã!
@lany17186 жыл бұрын
É possível! Aconteceu! E aconteceu ontem praticamente! Não deixe de falar sobre isso! O mundo precisa cada vez saber os bastidores da Guerra p que essa atrocidade nunca mais aconteça!
@sheilacavalcante97516 жыл бұрын
Verdade. Historicamente falando , aconteceu ontem
@mariamarcia16615 жыл бұрын
Sim, toda a divulgação a título de "repensar" nus danos causados são muito importantes, & "para que não aja" uma nova hipótese desse grau de acontecimento tão cruel e irreparável.
@brumroseli5 жыл бұрын
sou professora de História e seus relatos são incríveis! continue nos relatando, para mantermos essa história , para que jamais seja repetida
@jairooliveira14706 жыл бұрын
As passagens aéreas para a Polônia, ficam super baratas se compradas com muita antecedência...eu estava pesquisando hoje (10/11/2018), no site da empresa aérea British Airways, o bilhete para Cracóvia está por 435,00 dólares americanos (ida e volta), com embarque para Abril de 2019 (início da primavera européia)...para quem puder se programar a longo prazo (pretendo fazer um curso lá), vale muito a pena comprar passagem com meses de antecedência!
@isabelatanita6 жыл бұрын
Nossa obrigada por essa dica!
@sheilacavalcante97516 жыл бұрын
Quero muito conhecer.
@padawanisabela89776 жыл бұрын
Saindo de qual lugar?
@jairooliveira14706 жыл бұрын
@@padawanisabela8977 Olá! No site da empresa British Airways, eu coloquei como local do embarque o aeroporto de Guarulhos - São Paulo (GRU)...mas você pode pesquisar o embarque em outros locais! É importante verificar os preços com frequência, o valor das passagens mudam diariamente!
@biazinha45235 жыл бұрын
@@jairooliveira1470 Olá, estou lendo esse comentário 1 ano depois, você já planejou sua viagem à Polônia? Já foi? 🖒
@cleiarocha58595 жыл бұрын
Tem um ditado que diz : Quem convida dá banquete. Você deveria se dedicar ao turismo e assessorar viagens à Polônia.EU QUERO IR ...ou eu estou viajando na maionese ? Está se tornando uma embaixatriz da Polônia. Acho muito construtivo para o seu canal o modo que leva em consideração as correções dos seus seguidores e retifica suas informações, e ignora as críticas gratuitas( dispensáveis e deselegantes na minha opinião) e continua selecionando assuntos que sempre a nós agrada muito. Abraços.
@anaemiliacbessa40156 жыл бұрын
Que história da sua família!!! Infelizmente tantos passaram por isso... E muitos ainda passam... Gostei das imagens do mapa, interessante a informação.
@giulietacaranibellini4256 жыл бұрын
Conte mais histórias, meu pai era italiano de Gênova, e lutou na residência aos 12 anos de idade, pois perdeu os pais durante a guerra. Meu pai não nos contava muitas coisas, penso que ele não queria nos entristecer. Acabada a guerra , ele veio para o Brasil, conheceu minha mãe, cujos pais fugiram da Itália durante a primeira guerra mundial. Casou e se estabeleceu aqui no Brasil. Voltou a Itália a passeio por duas vezes. Eu me sinto parte dessa história, e sempre , desde adolescente quis saber TD sobre o que aconteceu com a minha família. Obrigada por esse vídeo, faça dessa forma mais vezes. Abraço com carinho
@joselibeeck46656 жыл бұрын
Oi Ana muito bom saber algo mais sobre a história da Polônia! Eu tinha muita curiosidade mas minha avó falava pouco, tinha trauma... quando ela morreu a Polônia ainda era comunista e ela tinha horror a ideia de ter que voltar então ela dizia que o coração dela era brasileiro... nós numa viagem de férias pegamos um voo para Frankfurt e alugamos um carro rodamos por alguns lugares porque meu marido é de origem alemã e tinha muita vontade de conhecer principalmente o sul da Alemanha que lembra demais algumas das cidades de Santa Catarina... depois viajamos em voos internos bem em conta e até dormimos num trem; foram 22 dias onde pudemos conhecer algumas cidades da Europa, quem sabe nas nossas próximas férias se tudo der certo vamos conhecer a Polônia 🇵🇱 Alguns filmes e documentários que assisti sobre o fim das guerras é que o país acabava devastado e o que restavam eram crianças órfãs e mulheres para criá-las... e é incrível a força dessas mulheres tirando entulhos, reconstruindo o que sobrou, tirando leite da pedra para alimentar a família...inacreditável como ser mulher é dar vida, dar esperança, talvez seja por isso que Nação é feminino é mãe né?!❤️bj
@tamaramenezes76982 жыл бұрын
Vc poderia me indicar filmes e documentários?
@armandourso15266 жыл бұрын
Sou professor de Geografia ... você explicou muito bem ! Só um errinho : a capital da Ucrânia é Kiev.
@camilaalimac37446 жыл бұрын
Essas história de guerra é difícil mesmo de acreditar, é tão horrível que a nossa mente "acha" que é ficção, não consegue assimilar. Não sabia nada sobre a Polonia, mas por causa do seu canal, estou amando!!
@mariamarcia16615 жыл бұрын
Também assim considero. Foi Graças a esse canal da Anna que me instruindo sobre a história da Polônia. Só tenho a agradecer.
@serbia7126 жыл бұрын
Realmente, fica muito mais barato viajar para a Polônia. O złote vale o mesmo que o real, e a Polônia é linda. Na minha opinião, o país mais bonito da Europa
@vidafelicidade13436 жыл бұрын
Meu Deus!!! Que tragédia dessas pessoas... No Brasil, não temos a mínima noção do que realmente é uma guerra.... Somos abençoados. Poloneses, povo forte!!!! Beijos de Recife.
@DaMentePraFora5 жыл бұрын
Vivemos em um dos paises mais pacíficos do mundo e muito disso é graças a Dom Pedro 1 e 2. As colonias espanhois se dividiram em varios paises que depois travaram varias guerras entre si
@josjefferson6 жыл бұрын
Nossa, a gente acha que sabe alguma coisa sobre a guerra, História impressionante, triste e super interessante mesmo. A gente pensa que guando acabou a guerra foi só alegria, mas para muitos foi um recomeço de vida. Eu particularmente gosto muito desse tipo de assunto. E ainda tem gente que se acha especialista. Se o turismo de brasileiros aumentar ai na Polônia, com certeza foi por sua causa.
@sabinewallat4764 жыл бұрын
Muito interessante mesmo ! Continue contando Ana, o mundo precisa saber de toda essa verdade !
@MrCaminhando6 жыл бұрын
Não deixe de contar essas histórias, porque nós precisamos saber disso tudo. A experiência é muito importante para que não venhamos a viver de novo, principalmente aqui no Brasil.
@mariacristinaalmeidacamara67726 жыл бұрын
Muito bonito este vídeo !!!!! Sei que deve ser difícil ,contar estas histórias ,mas ,é necessário para que fique registrado e as pessoas saibam ,a beleza ,de um povo que tantas vezes lutou e sobreviveu ,com dignidade e amor por seu País !!!!!
@pu5aad5 жыл бұрын
Ana, obrigado pela aula de geografia e história, e por compartilhar um pouco da história de sua família. Minha admiração pela Polônia e pelo povo polonês só cresce.
@luizmonteiro64134 жыл бұрын
Boa noite ,gostei muito de sua história ,e junto com a história da Polônia e mais um pouco da para fazer um filme ,muito bacana , são coisas que embora pensava que solvesse ,vi que a história mais muito mais além ,gostei muito ,pois é de pemarticularidade sua,que compôs uma tomada diferente na sua ótica ,Gostei muito e sempre fui curioso e com vontade de conhecer esse lado gelado que é onde vc está .Continue assim ,e hoje do nada acabei matando minha curiosidade ,e né despertou a curiosidade de conhecer esse lugar ,a Polônia .
@vivianevieira20766 жыл бұрын
Obrigada Ana por compartilhar algo sobre tua ascendência. É um assunto sem dúvidas muito delicado e que te sensibiliza muito. Porém pra mim, como seguidora do canal, me enriquece por conhecer um pouco mais de História. Já mencionei antes, mas vou dizer outra vez o quanto tens sensibilidade nos teus videos. Desejo de uma vida plena na Polônia pra você e teus queridos.
@vonBlix6 жыл бұрын
Um detalhe interessante, é que no século XVII a Polônia e a Lituânia constituiram a República das Duas Nações, numa área que englobava os atuais territórios da Ucrânia, Bielorrússia e parte da Rússia européia.
@oseasfilho-sc-florianopoli53884 жыл бұрын
Uauh!... como foi ruim a guerra! Tem muitas coisas que são histórias dentro da história que não tomamos conhecimento! Mas é bom chegarmos a conhecer mesmo que sejam tristes. Parabéns! Muito bom seu documentário!
@lucienebarbosa45736 жыл бұрын
Oi Ana, boa tarde! 👍. Parabéns, pelo vídeo e pela coragem de nos relatar essa história tão trágica! 👏. Saiba que é enorme o tamanho da minha admiração e gratidão pelo seu canal, ele é de conteúdo extraordinário! 👏 Ana, é muito importante vc relatar esses fatos, eu particularmente tenho muito interesse, só não gosto de ver imagens pq me sinto mal, mas uma narrativa com propriedades iguais as suas são muito válidas sim... É a história de um povo e tem que ser passada... As pessoas morrem , mas a memória tem que viver! 🤗. Ana esse vídeo me emocionou demais por conta da história e tbm foi muito gratificante por conta da aula que vc nos deu! 🙌🤗👏😍. Beijos meu anjo 😇! 😘😘😘. Deus te abençôe e a toda humanidade! 🙏🙌😘🌼🌺😏🌻🌾🌴💐❤️
@suelisantos64676 жыл бұрын
Boa noite faço minhas as tuas palavras. É assim mesmo que me senti, assistindo este vidio maravilhoso.
@tamaramenezes76982 жыл бұрын
Exatamente. Amanhã mesmo, estarei conversando sobre isso, para que outras pessoas vejam o vídeo, que saibam um pouco mais, que lutem contra este maldito nazismo, que cresce no Brasil e em todo o mundo.
@suelisantos64676 жыл бұрын
😭😭😭😭muito triste. Minha admiração cresceu mais ainda por este povo é por este país lindíssimo e maravilhoso. 😚😚😚😚😚
@martawitzke67406 жыл бұрын
Muito triste....mas a família do meu pai e meu pai passaram por essa história...sobreviveram as perdas com muita fé....coisas que não podemos imaginar como um ser humano faz com o outro ser humano....guerra é uma coisa cruel....
@mariajoselia29166 жыл бұрын
Tenho muita admiração pela Polônia e tenho um grande desejo de conhecer-lá. Adorei ver a Polônia através do mapa. Parabéns te adoro bjs no ❤.
@Moraes1988m3 жыл бұрын
Muito obrigado por ter compartilhado a história de tua família,esse é um dos melhores vídeos teus que já vi.Sou Judeu e me identifiquei em muito com tua história e também sei o quanto é difícil contar,e infelizmente acabar revivendo a guerra..As marcas permanecem no sangue e devem ser transmitidas de geração a geração pra que a história não se repita.Shalom!🔯🙏🏼
@MonicaGNery6 жыл бұрын
Excelente seu vídeo!!!Tenho uma profunda admiração pelo povo polonês 🇲🇨
@Panydia6 жыл бұрын
Ana, eu gosto muito de seus vídeos. Obrigada por ter explanado o mapa e parte da história da Polônia. Essa história triste faz parte dos dos meus antepassados. Meu pai e minha mãe são de origem Polonesa. Que a Paz paire sobre o nosso planeta abençoando toda a humanidade.
@matheusdark25085 жыл бұрын
Imagino como deve ser difícil falar dessas atrocidades que sua família viveu, mas acredito (apesar da dor) que devemos manter vivas nas mentes das pessoas, para que as pessoas não repitam os mesmos erros do passado. Infelizmente o que percebo é que a história é cíclica e com o passar de dezenas de décadas, o ser humano tem de a esquecer e repetir os mesmos erros do passado. Gosto muito de seu canal. Sempre tive vontade de conhecer a Polonia, meus planos início do próximo ano. Fica c Deus, grande Abraço
@PauloAlexandresc4 жыл бұрын
Muito Obrigado pelo canal, pelas suas histórias, esclarecimentos e principalmente nesse vídeo a sua emoção, tive que me segurar para não começar a chorar, foi muito verdadeiro e espero que conte mais relatos como esses, que embora sejam tristes, mostram a fibra e garra de um Povo ! Estou conhecendo uma Polonesa e a língua falada é um grande desafio , mas estou tentando aprender alguma coisa, obrigado de novo e um abraço para o casal ! Aqui de Joinville -SC !
@vmcoura4 жыл бұрын
Estive na Polônia e fiquei perplexa com tanta história. O povo polonês é demais de corajoso. Parabéns pelo seu canal
@rovildomaciel44952 жыл бұрын
Adoro ouvir 👂 e ver 👀 histórias sobre países das batalhas da segunda guerra. Documentário é muito mais ➕ fatos que marcaram a história. Faça mais vídeos 📹 📹 📹 com esse tipo de conteúdo ok 👍 aninha querida. Adoro estudar o canal (omundo para iniciantes)
@fernandogomes66446 жыл бұрын
Ótimo vídeo, Ana! Seu canal, além de entreter, é uma grande fonte de conhecimento a respeito da cultura e da história desse país tão interessante que é a Polônia. Parabéns!
@marinadeabreu60906 жыл бұрын
Jamais saberia desses detalhes se vc não contasse ! Continuaremos a lamentar o que as guerras fizeram no passado e farão no futuro, infelizmente!
@taniafisco4 жыл бұрын
Adorei saber essa parte da história, apesar de muito triste, sempre gostei de saber. Minha avó era polonesa, veio com 10anos para o Brasil, acompanhada pelos pais e irmãos, ela conversava em polonês com parentes, também no Brasil. Sinto muito por ela não ter nos ensinado o idioma, me lembro apenas de duas canções infantis que cantava para os netos. A Polônia mora no meu coração. Obrigada Ana, por dedicar parte do seu tempo nos passando informações.
@fernandapimenta15793 жыл бұрын
Eu moro na República Tcheca e já tive a oportunidade de ir para a Polônia por duas vezes! Fui para Krakow e Warsaw! Mas como amei esse país! Me emociono toda vez que ouço histórias da resiliência dos Poloneses e, como você mesmo disse, fica além do que imaginamos e não conseguimos processar isso tudo que eles passaram! Parabéns por difundir a história do país! Muito bom saber coisas que os livros de histórias não contam!!
@elisabetejardim94464 жыл бұрын
Oi, Ana! Não sou polonesa, mas acho a Polônia muito interessante, or causa do teu canal! Estas histórias são tristes, mas fascinantes e muito importantes para a humanidade! Por favor, continue contando mais delas para nós! 🙂🙂🙂
@iararosa21556 жыл бұрын
Ana! Quer ganhar a minha admiração eterna? Compartilhe conosco as histórias dos poloneses conosco, mesmo que sejam feitas de lutas e tristezas. Já li muito sobre a segunda guerra e ouvir suas histórias enriquece o conhecimento! Abraço
@magalibattistini97364 жыл бұрын
Você conta o que os livros nao relatam.... e mescla histórias pessoais e históricas, com mta simpatia. Ainda que tenham relatos de dor; conte-nos! O ser humano ultrapassa a dor, e faz história!
@ewerton3815 жыл бұрын
Pode continuar falando sobre as coisas passadas e presentes da Polônia, até às tristes. Acho que cada vez que externamos um fato triste, a dor interna diminui. Ouvir você é como estar numa sala de aula. Além do conteúdo, tu es uma excelente contadora de histórias. Parabéns. Continue.
@lucianoplauth18295 жыл бұрын
Ana vc é uma linda. A história da sua família é triste, mas sua vó uma vencedora e vc é um legado maravilhoso.
@avelinocarmodosssntos50946 жыл бұрын
Ana boa noite, você é uma excelente historiadora . Eu vou te falar uma coisa, as histórias são realmente triste e até absurda quando agente para pra pensar o que foi a guerra , e aproveite para te dizer que meu primo foi combatente de guerra na Itália, mais não vem ao caso . Eu acho muito bem as suas narrativas dobre a Apolónia e a guerra, porque todo mundo pensa que a Europa sempre foi Flôres e não fazem a menor ideia dos orores que viveram esses europeus, é triste, é , é de deixar agente sem chão, por outro lado as pessoas leigas como eu presiza saber desses terrível acontecimentos, pôde até serviços de lição para muita gente que só pensa em se próprio,. Um abraço Ana fica com Deus Avelino , de Resende RJ
@raisarbk4 жыл бұрын
Também tenho família na Polônia, tive o prazer de ir praí uns anos atrás, descobri tantas coisas que não sabia, histórias sobre o que aconteceu na guerra e após ela que parecem absurdas, me dá vontade de chorar só de lembrar. Parecia uma realidade tão distante e quando fui praí descobri que também estava tão perto... obrigada por compartilhar! A Polônia é um lugar muito sentimental pra mim.
@livia33546 жыл бұрын
Me emocionei e adorei teu relato. A gente acha que nossos problemas são os maiores do mundo e quando se depara com uma história dessas nos desperta gratidão.
@joaoczekay47924 жыл бұрын
Gostaria, de coração, parabeniza-la pelo excelente trabalho de divulgação da história da Polônia e também da sua própria história, de superação, bravura e dedicação PARABÉNS, CONTINUE ASSIM.
@katiamariadasilva41733 жыл бұрын
Oi Ana, continue contando às histórias sim, muitas coisas que não são contadas pelos livros. Obrigada 💐
@sandramonteiro65266 жыл бұрын
Nossa, estou estarrecida com o que você vem contando em outros vídeos também, tamanha a crueldade. Parabéns ao povo polonês pela força e superação de tudo isso e obrigada a você por nos mostrar esse lindo país e suas histórias. Bjsss no coração.
@leticiahanelt5 жыл бұрын
Eu não tenho nada a ver com a Polônia mas te descobri hoje e já amei, gosto de ouvir sobre histórias da guerra pois eu acho que o conhecimento é importante pra que essas coisas não voltem a acontecer! Vivo na Alemanha e conheci alguns poloneses muito gente boa no meu curso.. A história da sua família é triste e muito interessante de ouvir! Obrigada por compartilhar.
@ednaedaniel5 жыл бұрын
Ana...sou nova no seu canal. Se eu pudesse imaginar q existia, já teria me inscrito a muito tempo. Eu não tenho conhecimento de descendência européia na minha família, até onde sei (e sei pouco), mas tenho uma ligação quase q espiritual com a Europa antiga, e talvez até a 2a. guerra. Já li e vi acho q todos os livros e filmes relacionados, e não me canso de procurar saber mais e mais. Daí vc pode imaginar do meu fascínio qdo ouço vc contando essas histórias verídicas e cruéis q envolveram a Polônia não só na 2a, guerra, como desde a era medieval. Estou aki fuçando todos os seus videos e assistindo a tudo completamente apaixonada por tudo e principalmente pela sua maneira doce e inteligente de nos passar tanta informação! Ah quem dera Deus me concedesse mais tempo a ponto de ver tudo isso com meus próprios olhos! Parabéns menina, vc ganhou uma fã incondicional! bjs
@rodrigoscheuer6 жыл бұрын
Ana, obrigado pelo vídeo! A última parte de minha família a se mudar para o Brasil foi ainda no fim do século XIX, portanto ninguém passou pela primeira e segunda guerra. Eram húngaros. Grande abraço.
@verarehder66523 ай бұрын
Assistir seus vídeos enriquece meu conhecimento em geografia e história!Obrigada,Ana!.... Bjs ..
@annavoigpavan5 жыл бұрын
Muito legal essa sua iniciativa de mostrar e ensinar o que tem de bom na Polônia.Um povo que foi forjado no fogo.E as histórias tristes servem pra não se repetir e entender o pq das coisas.
@rosanaborghese69644 жыл бұрын
É muito importante q vc conte a história da sua família, pouca gente aqui no Brasil sabe o quanto foi terrível a guerra na Europa. Gosto muito de saber o q aconteceu nessa época , e tenho muito respeito por esses povos q tanto sofreram nessa época
@anaadamczyk38284 жыл бұрын
Revendo teus vídeos Ana, incrível, estive na Polônia há 1 ano atrás, desde então comecei a me interresar muito mais sobre a história da Polônia! Obrigada🙏🏼
@luisfagian-paulista2713 жыл бұрын
Adorei a história, muito emocionante, acho importante essas histórias, pois além de uma lição de vida, nos trazem uma realidade que não é contada na escola e que não podemos esquecer nossos erros, para que a humanidade siga evoluindo.
@fabianogomes96722 жыл бұрын
Ótimo vídeo, informações sobre histórias reais contada por uma descendente...real, cativante, emocionante, e sobre tudo reflexivo. Precisamos valorizar muito mais a Vida !!! Parabéns pelo trabalho !!! Continue !!!!!!
@patriciamedeiros14784 жыл бұрын
Parabéns por fazer o mundo ter uma ideia dessa importante parte da história que não pode ser menosprezada. Pretendo próximo ano conhecer a Polônia, sempre tive interesse, mas acompanhando você, me decidi totalmente, quero muito conhecer esse lindo pais e seu legado
@monicacoelhomoh37624 жыл бұрын
Viciei no seu canal ano passado, me apaixonei pela Polônia e é meu destino nas férias do ano que vem! Obrigada pelo belíssimo trabalbo!
@Walter-r2c3po5 жыл бұрын
Olá. Eu gostaria de saber como é a relação entre poloneses e alemães hoje em dia? Adoro seu canal.
@magalibattistini97364 жыл бұрын
Gostei de conhecer essa história, conte sim.... reverenciando a força e a coragem dos seus antepassados. Muitos vieram antes, e construiram com sua bravura o porvir!
@natashamanes43885 жыл бұрын
Fiquei muito emocionada ao saber o que passaram os poloneses. A guerra é muito triste. Parabéns pela sua iniciativa de contar esses fatos. Por mais difícil que seja, eles nunca devem ser esquecidos para que possamos aprender com eles e tornarmos seres humanos melhores.
@mercedesakamine28596 жыл бұрын
Depois do seu canal,estou com muita vontade de conhecer a Polônia,sei que vocē se sente mal ,mas é importante que a história seja contada para que o mal não se repita.Parabéns pelo canal e obrigada.
@opusballet84584 жыл бұрын
Ana, adoro vc e seu canal. Quero muito conhecer a Polônia. Parabéns pelo seu trabalho. Esse vídeo foi muito interessante. Que mulher de fibra, a avó do seu primo. Gosto muito de tudo que você nos conta sobre a guerra. É extremamente triste esses fatos do Holocausto, mas precisamos saber e relembrar sempre. As novas gerações precisam conhecer essas tragédias para q nunca mais algo tão vil seja repetido. Bjo gde da sua fã..............Solange
@gustavomorais86815 жыл бұрын
Eu adorei as histórias de guerra, eu sei que é difícil pra vc contar mas, se puder contar mais eu gostaria de ouvir, pq nada melhor que ouvir as histórias de quem passou pelo fato ocorrido, é verdadeiro e não as mentiras que a TV fala, obrigado e Deus te abençoe.
@rackelhummel78966 жыл бұрын
Porque eu gosto do seu canal: tem cultura,curiosidades e e nada de futilidades.Tem até receitinhas de comidas....kkkkkkk
@odairgomes6 жыл бұрын
Justamente pelo nosso Brasil não ter passado por tantas guerras e convulsões, nosso povo possui uma visão diferente do europeu. A aspereza de seu relato é apenas uma faísca de uma fogueira enorme do que aconteceu. Parabéns pelo seu trabalho! Continue a nós passar essas histórias e estórias da Polônia.
@Lili12345765 жыл бұрын
Muito obrigada pelas tuas histórias. .acho sim, interessante ouvir sobre essa fase triste da humanidade. Até para tentar impedir que algo assim, possa um dia se repetir. Tudo de bom para você.
@brunasousadias69186 жыл бұрын
Estou adorando o canal e me apaixonando pela Polônia! É muito triste e realmente MUITO importante que você registre e compartilhe essas histórias de guerra. Parabéns pelos vídeos!
@jorgemanoelrealestate49516 жыл бұрын
Parabéns pelo seu trabalho, parabéns por você ser essa pessoa tão especial. Sou seu fã. Abs
6 жыл бұрын
Gostei muito do seu video, quantas vidas perdidas, quanta atrocidade. Impressionante a capacidade de superação do ser humano. E a maioria das pessoas desconhecem. Eu mesmo não sabia dessa transferencia. E você está certa em contar, para que não seja esquecida.
@ritar.cordeiro62254 жыл бұрын
Eu pretendo ir na Polônia assim q puder mas por sua causa. Adoro tudo q vc nos ensina. Bjs do Brasil.Rio de Janeiro.
@ivoneteangelo68796 жыл бұрын
Assistindo aos seus vídeos, quero muito conhecer este país maravilhoso! !!!
@luishocsis31056 жыл бұрын
Ouviria você horas e horas. O registro da história nas suas palavras e muito esclarecedor. Penso que muito brevemente, motivado pelos seus vídeos, venhamos a conhecer a Polônia e principalmente a sua cidade. Sucesso a você e grato por compartilhar seus conhecimentos e suas experiências.
@josjefferson6 жыл бұрын
Como eu gosto desse tipo de assunto, posso sugerir para voce tentar encontrar alguém, de repente um professor de história, para falar mais sobre a Polônia. Duro vai ser encontrar um que saiba português.
@bepymcs2 жыл бұрын
Gostei muito da tua narração, muito clara e tu te expressas muito bem. As histórias tristes teremos, em todo o mundo, mas devemos participar e saber o que está acontecendo em todos os lugares, assim, podemos participar da melhor maneira. Parabéns, gostei muito.
@vanjawalter31624 жыл бұрын
Linda Ana, adoro ouvir tuas estórias...você é especial..nosso carinho pra você😘🙋
@jaquelinemari15145 жыл бұрын
Olá Ana. Adorei as histórias da guerra. Parece surreal. Gostaria que você comentasse mais. A tua família é feita de pessoas fortes e especiais. Parabéns.
@andressafraso5 жыл бұрын
Conheci seu canal recentemente. Estou amando. Não sabia nada da Polônia. Lugar lindo.
@marcioferreira96686 жыл бұрын
ANA QUE HISTORIAS LINDAS DE VIDA,TEMOS MTO Q APRENDER C ESSAS EXPERIENCIAS
@crisbio316 жыл бұрын
Uma história triste porém verdadeira... grata por compartilhar.
@cidaduarte73166 жыл бұрын
É uma triste realidade desse povo, não sei como pôde existir gente tão ruim! Apesar que ainda hoje existem muitos pelo mundo afora. Sei que é triste pra vc, mas é bom essas explicações sobre o que aconteceu, e a cada história contada nos faz admirar esse povo europeu que sofreu tanto com a guerra. Admiração e muito respeito por esse povo!!
@adysluminsky91824 жыл бұрын
Ano passado.fiz o leste Europeu e alguns países por alí...e foi muito legal a Polônia foi uma surpresa maravilhosa...q povo legal...q comida maravilhosa...amei...de todos países q fui moraria fácil na Polônia
@karinygeisleschter92026 жыл бұрын
Puxa Ana, quantas historias e quantas informações. Obrigada. Muito obrigada por esse canal e por nos trazer tantas informações, sempre que vemos filmes e sobre conquistas de territórios na verdade não damos a devida atenção. Está sendo um prazer conhecer tudo isso ... Cada dia mais apaixonada pela Polônia e por esse povo. Agora estou até pensando em morar ai ao invés de Luxemburgo. Hahahahhaahhah ......
@helenaalves45596 жыл бұрын
Seus vídeos são sempre interessantes, Ana. Este em especial, que resgata um pouco da história do território polonês, as anexações ao longo da história, a união dos reinos Austro-Húngaro, a primeira e a segunda guerras, o sofrimento dos povos durante os conflitos. Enfim, embora doloroso, é importante resgatar a história para as pessoas conhecerem um pouco. Obrigada. E espero que você melhore logo. Abraço
@jorgeschroder40715 жыл бұрын
Muito boas as histórias que você conta, embora trágicas. Elas nos henriquecem muito....obrigado!
@lucianamuniz.f5 жыл бұрын
descobri seu canal recentemente. começo uma eurotrip em 25/12/2020. polônia está incluída. estou achando seu canal muito rico! parabéns!
@nilmabastos92154 жыл бұрын
Muito bom.Aprendi muito.É necessário aprender a história do lugar, que queremos visitar.Fiquei bastante curiosa.Obrigada.
@anamariamesquitatognoli30954 жыл бұрын
Adorei saber a verdadeira história da Polônia. Conte sempre que possível. Obrigada!
@etellr74754 жыл бұрын
Excelente professora! Obrigada por compartilhar seus conhecimentos!
@Gi_Orloski6 жыл бұрын
Oi Ana, adorei o vídeo!
@carmentavares89743 жыл бұрын
Descobri seu canal através da Jessica e tenho acompanhado mas os vídeos mais antigos vou tentando ver aos poucos. Histórias de guerra são assombrosas. A gente fica pensando em como desperta o pior das pessoas! Acho importante que as histórias sejam contadas, traz tristeza sim mas tem que ficar registrado. Estamos vivendo épocas difíceis no mundo e aqui no Brasil estou antevendo coisas e tenho medo do que pode vir por aí. Vc vê aqui mesmo no KZbin como as pessoas são agredidas apenas porque não compactuam com um governo de destruição. Acompanho um brasileiro escritor e filósofo que mora na Espanha , gosto de como ele analisa o cenário atual e eu que nem sou de falar nada, só tento aprender, mas como ele pediu fui emitir opinião. Você nem imagina como fui agredida e hoje as vezes mesmo tendo vontade, me calo. As pessoas estão muito agressivas. Não de muita bola de reclamarem de sua respiração ofegante. Eu sou assim e o pior é que por conta de uma esofagite, tenho pigarro e umas 3 ou 4 crises respiratórias diariamente. O que procuro fazer é evitar pernoitar em casas de amigas mesmo conhecendo há tempos. Mas no mais, me perdoe e ature. Mande as pessoas se catarem. Gosto de história, mesmo sendo de guerra acho importante documentar para que a história não se repita( acho difícil) meu nome é Carmen e gosto do seu canal. Parabéns!
@wassmuth45084 жыл бұрын
Pesquisando a história da Polônia encontrei seu canal. Meu tataravó e bisavô eram da região de bljsno. Encontrei informações sobre eles depois de já ter lançado a história no livro As Andanças de Piotroski e Família. Agora estou pensando em fazer uma segunda edição mais atualizada. Na Época 1863 pelo que estudei. Essa região pertencia ao Império Russo. Franciszek Piotroski etc. Tenho muita dificuldades devido ao idioma, mas sei que conseguirei com muito esforço melhorar a história. Parabéns pelo seu canal. Sou de Curitiba e vivo atualmente em Chapecó, SC.
@evafranzolin97292 жыл бұрын
Importante ouvir estas histórias, muitos precisam saber!
@halinabarbaralindemann65836 жыл бұрын
Ana, só tenho a agradecer, fiquei muito emocionada, não sabia nem metade da história, beijos
@nancinastaro46105 жыл бұрын
Amei esse vídeo porque gosto muito de mapas principalmente quando se relaciona a história verídicas. Tenho descendência polonesa de antes de minha avó. Muitos fatos aconteceram nas grandes guerras e que desconhecemos, são tristes mas cheias de heroísmo. Gosto de seus vídeos e da forma como você os produz. Abraço.