Puts, ja fui socorrida numa vibe dessa, quando quebrei minha canela direita na caverna Casa de Pedra, no Petar, em 1997. Acho que entrei pra historia do parque depois daquilo ... foi um resgate difícil e complicado, até hoje sou grata aos homens corajosos que, liderados pelo Dema, foram me socorrer. Da fratura até conseguir chegar a um hospital, foram quase 24 horas ... 🥺 Foram três anos, TRÊS ANOS, pra consolidar a fratura, muitas cirurgias e gessos, dois fixadores Ilizarov e muitas dores, mas voltei a andar normalmente... 🙏🙏🙏
@LeonardoPereira-zd6bt Жыл бұрын
Vídeo começa em 10:30
@guarumby Жыл бұрын
Pedrão pegou leve com as histórias trágicas do marumbi, o buraco lá é bem mais embaixo referente a acidentes fatais. Mas como ele disse, foi uma história de montanha baseada em seus plantões no cosmo. Marumbi sempre merece o máximo respeito independente da experiência que já se tenha anteriormente por lá.
@karlapiekarski1394 Жыл бұрын
Sim, em 2021 houve um falecimento que pouco foi divulgado.
@silviot5705 Жыл бұрын
Na semana passada participei como voluntário na manutenção da trilha do PP. Me senti honrado em ter feito parte deste maravilhoso trabalho e impressionado com a variedade de pessoas contribuindo. Quero participar mais ativamente.
@nunnesjunnior Жыл бұрын
Amo seus vídeos "histórias de montanhas"... Longe da minha realidade (jardineiro do interior de SP) mas , viajo com vc Pedro... Show! Excelente canal! Parabéns!❤
@cover1000 Жыл бұрын
Grande Pedro! Estive presente nessa última história, na época eu era do Clube Paranaense de Montanhismo e estava ajudando como voluntário em Morretes, nos alagamentos. Subimos com o auto de Linha da ALL (na época), juntamente com o médico que atendeu a senhora acidentada. Acabamos por ficar no abrigo de montanha do CPM, enquanto Bombeiros, GOST e COSMO fizeram o resgate que durou a madrugada toda. O mesmo auto de linha levou a vítima para Morretes. Foi um clima tenso demais, estava fio e chovia. Felizmente tudo deu certo. E desse resgate resultou no Documentário 1000 minutos, produzido por outro montanhista do CPM.
@mauriciojunior5517 Жыл бұрын
realmente não da para menosprezar nenhuma montanha, há um tempo atrás, mesmo já tendo alguma experiência nessas montanhas da região, acabei por conta da chuva extrema me perdendo, junto com minha namorada por aproximadamente 1 hora, mas acabou que conseguimos encontrar a trilha principal e deu tudo certo.
@mrolinad Жыл бұрын
Que saudade que eu tinha desse quadro. Valeu Pedro! Gostaria de dizer também que estive em Curitiba e aproveitei para conhecer o Pub. O ambiente, o sabor e a quantidade de comida servida é excelente, além é claro das cervejas artesanais. Infelizmente era feriado de 7 de setembro e a loja estava fechada. Sucesso!
@juarezfigueira2321 Жыл бұрын
Já passei por vários perrengues, um deles quase tive hipotermia no Parque do Itatiaia, e é justo isso o que mais mata na montanha, a arrogância e a prepotência do ser humano é um problema que muitas vezes leva ao óbito.
@mihhmello Жыл бұрын
A última história tem um documentário contando sobre isso: documentário 1000 minutos, está disponível aqui no KZbin.
@patriciasegala25689 ай бұрын
Não tarde sou de saquarema município do Rio de Janeiro, adoro escutar suas histórias. Já fui montanhista nos anos de 80, kkk e já passei muito perrengue. Eu era do CEB. ❤
@RedskinArizona10 ай бұрын
Estou simplesmente viciado em ... HISTÓOOOOOOOORIAS DE MONTANHA 🏔️!
@krmarcelo Жыл бұрын
Sempre tive o sonho de subir o Marumbí e o PP. Não sei porque, nunca o fiz. E agora, aos 66 anos e 20 kg acima do peso, seu eu for, vai ser mais uma HISTÓRIA DE MONTANHA, para o Pedro contar. E trágica, com certeza. Sem esquecer que tenho que ter pena dos voluntários do COSMOS... Acabariam desistindo e me deixando para comida de urubús... rsrsrs
@Pbb8594 Жыл бұрын
😂😂
@thiagoximenes9692 Жыл бұрын
Kkkkkk
@denisgois9429 Жыл бұрын
Deve ter passado a vida trabalhando e não viu a vida passar
@krmarcelo Жыл бұрын
@@denisgois9429 verdade, muito trabalhei para manter a família e pouco sobrou para o lazer. Mas sempre programei momentos de lazer para serem feitos em família e como tal, acho que não curtiriam muito uma atividade dessas. Minha esposa também não tinha saúde pra isso e ainda cuidamos de minha mãe por 10 anos, sendo que desses 10, seis ela não andava mais. Mas não reclamo não. Tudo foi prazeroso, embora muitas vezes vencido com muito esforço e dedicação. Abraço amigo!
@pedroaragao5977 Жыл бұрын
Treina e volta a forma. Ter um sonho e otimo. 66 nao e tarde demais
@CORUJA2MAIS2 Жыл бұрын
Marumbi é minha preferida lá em cima vc sente algo mágico é uma sensação incrível...
@angelathalassa3600 Жыл бұрын
Se eu estivesse numa enrascada dessas, só ia agradecer por ter o Pedro ou a Maria por perto. ❤
@vinabad1 Жыл бұрын
A primeira vez que subi o marumbi fui sozinho parti do iap borda do campo desci o itupava e subi pela noroeste não vi muita dificuldade a não ser a arrogância e má vontade do pessoal que ali se encontrava mas como é uma trilha curta e bem usada foi muito tranquilo
@camilaresende1594 Жыл бұрын
Sempre que estou estudando e me cansando venho ver os vídeos das histórias de montanha para ficar cheia de adrenalina (e preocupação) 😅 seu trabalho è muito bom! Parabéns
@antoniohenriquecarvalho5200 Жыл бұрын
Seria muito legal ter um vídeo sobre as mortes no Marumbi. Um levantamento das ultimas décadas dos casos que não acabaram bem. Abraços de Cornelio Procópio - PR.
@pedropezzi1 Жыл бұрын
Em 2013 ou 2014 eu e uns amigos de escola fizemos o cume do Olimpo sem preparo nenhum, sem lanterna e roupas adequadas. A descida foi exaustiva e tivemos que acelerar o passo pra chegar antes do escurecer, as pernas já falseando. Claro que na época eu ainda não conhecia o canal AltaMontanha... Ficou a história pra contar.
@dsbimagensaereas Жыл бұрын
Já subi o Marunbi algumas vezes, só até o Rochedinho, todo cuidado é pouco, mesmo em trilhas fáceis
@lulublasz Жыл бұрын
Aí é pra explodir o konsiderômetro! Eu fui um dos que já vinha pedindo histórias de perrengue em montanhas do BR. Pincipalmente depois de ver a história daquele cara do interior do Nordeste, de vida simples, que perdeu a vida no Aconcágua.
@adelioj Жыл бұрын
Prainhas é vida, última vez q subi o Olimpo eu, minha filha com 6 anos e esposa grávida de 7 meses, foi lindo.....
@MultiDelvane Жыл бұрын
Fiz o passeio de trem pra morretes e falaram dessas trilhas. Vi uma natureza exuberante, eu só iria com alguém experiente, pois é um lugar que exige muito!!
@lazuli74429 ай бұрын
Subi o marumbi em 2023, depois de ter feito trilhas em várias montanhas do Paraná, inclusive o PP, sempre escolho dias de tempo bom, para aproveitar a paisagem, pois ficar vendo a neblina não me agrada muito, fui sozinho pois não consegui companhia para ir junto, sabia que estava preparado pois pesquiso antes de ir pra trilhas que nunca fui, fiz a travessia das 9 as 17:30 , parando algumas vezes, senti a desconfiança da pessoa de plantão na hora de subir, imagino pelo fato de estar sozinho, mas levo lanterna, comida, agasalho, e também pesquiso bastante para ter ciência do que vou enfrentar pela frente, gosto muito de fazer trilhas, essa trilha cansou mais do que esperava, mais foi muito legal completa-la, voltarei esse ano para subir o abrolhos, amo fazer trilhas e tenho o sonho de fazer a trilha inca no Peru um dia, um abraço a todos do alta montanha, legal ver os vídeos desse canal⛰🏕🌄
@angelajagher2697 Жыл бұрын
Amo essas histórias de montanhas!!!
@lulublasz Жыл бұрын
4:30 Outra alternativa pra chegar no Marumba é descer o Itupava na madruga. Mas aí tem que dosar o ritmo com muito cuidado pra ter gás pra subir a montanha.
@ceciliarainoni2924 Жыл бұрын
Tive a oportunidade de ouvir essas Histórias de Montanhaaa...lá no Ojos! Aprendizado sempre!!!
@Cahhhh5 Жыл бұрын
Aquela frase que na descida todo santo ajuda é a maior mentira 😅 a descida é sempre a pior parte
@matheuswenna Жыл бұрын
camisa do huyana ta maneira demaaaais
@stelmalacerda4306 Жыл бұрын
Super interessante o video e informativo também pois demonstra que a prudência aliada ao bom senso sempre devem existir em qualquer situação da vida. Belo trabalho que o Cosmos desenvolve com seus voluntários praticando solidariedade nas montanhas.
@ciclocidade8937 Жыл бұрын
As histórias começam em 10:30
@emanuelle5882 Жыл бұрын
Esse é o melhor quadro do canal!
@gabrielgabriel5797 Жыл бұрын
Massa....ai sabe contar uma história.
@ericaconce9891 Жыл бұрын
Ja voltei uma vez , numa caminhada de muitas horas, da caverna Temimina, no Petar, num junho frio pra caramba, debaixo de chuva, com luz de carbureto no capacete ( sim, faz teeeempo, foi em 1997, leds ainda eram raros e muito caros)...) Nesse dia descobri o que é ficar extenuada e o que é hipotermia... Olha, não recomendo muito não!!! 😁 Muitas horas de trilha, chuva, frio, e perrengues na lama.
@mergulhadordepocadagua Жыл бұрын
Obrigado por fazer esse trabalho de divulgação!! As pessoas muitas vezes nem sabem que existem os voluntarios cuidando da trilha, da montanha e dos visitantes. Esse conhecimento chegando a mais pessoas, vai ajudar muito! As pessoas vão ponderar as horas e as condições de subida, tbm pensando nas pessoas que lá estão cuidando de tudo! ❤
@edsonmaia1900 Жыл бұрын
Montanha não é Beto Carrero. Ótimo vídeo.
@pedrohauck Жыл бұрын
Só a montanha Russa é do Beto Carreiro, rsrsrs, valeu!
@adenilsonsouza8037 Жыл бұрын
Temos orgulho do nosso Pedroca! Parabéns irmão Tmj! Deus te cuide 🙏🏿⛰️
@eduardoalbertopreto6638 Жыл бұрын
Merecem mais seguidores 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
@Archimadive7 ай бұрын
Parabéns pelo vídeo e pelas informações esse final de semana estarei indo para o Morumbi
@Mochilaosemvolta10 ай бұрын
Aqui em Paranapiacaba,na proibida trilha da funicular,só se chama helicóptero quando é pra resgatar o corpo,ali a travessia caiu morreu,nunca ninguém sobreviveu até hoje,o trilheiro cai dos trilhos a 70 metros de altura,some na densa neblina e floresta lá embaixo
@cristianferrari79404 ай бұрын
Pedro, podia fazer um "histórias de montanha" sobre o lendário Black... foi uma grande perda pro montanhismo paranaense, que gerou comoção e certos atritos entre Cosmo e CPM, se não me engano. Abraço!
@rafaelmendeslemos7043 Жыл бұрын
Em 2017 subi pela trilha mais difícil do Marumbi. Choveu, mas ainda bem que foi na descida 😅
@Mochilaosemvolta10 ай бұрын
Esse trabalho de vocês é muito digno,parabéns guerreiros,meu sonho é ser um voluntário na brigada de combate a incêndio na Chapada Diamantina.
@RobersonLudgero Жыл бұрын
Obrigado Pedro! Excelente vídeo. Muitas orientações e dicas de extrema importância antes de encarar qualquer trilha.
@denise5224 Жыл бұрын
Canal e conteúdo nota 1.000!
@antonioatrevillaable Жыл бұрын
Bacana, parabéns aos voluntários!!
@albeniciolourenco33432 ай бұрын
Valeu Pedro... 😊
@gdas9586 Жыл бұрын
Kkkkk Esse Pedro é de mais!! "Mas nada aconteceu!" Eles só chegaram todos rasgados, exaustos, arranhados, ficaram uns dias sem andar com bolhas nos pés, etc.... Kkkkkk Ótimas, "HISTÓRIAS DE MONTANHA!"
@ericaconce9891 Жыл бұрын
Né? 😁😁😁😁
@sergioluisdesouzaoficial8 ай бұрын
Difícil lidar com o orgulho das pessoas e Seus imptos vi e vejo até hoje muitas coisas darem errado pelo simples fato d subestimarem as citações adivessas d qualquer lugar enclusive no Marumbi!
@ericaconce9891 Жыл бұрын
Nossa, eu estava com muita saudade!!! Oba, obrigada pelos relatos... 🥰🥰🥰
@andresimon8029 Жыл бұрын
Até que enfim, e o lorotas da montanha tá demorando 😢
@Rmota88 Жыл бұрын
Adoro historias de montanhas
@rogeriodeoliveira4823 Жыл бұрын
Interessante relato sempre serve como experiência.
@eduardoalbertopreto6638 Жыл бұрын
Muito legal ouvir essas histórias
@CarlosAlbertoCwb Жыл бұрын
A música da vinheta é sensacional
@marcelocfspina Жыл бұрын
Muito bom o canal parabens
@ricardocarvalho1390 Жыл бұрын
Meu amigo negro, pode ir a Curitiba?
@therejane83 Жыл бұрын
Video muito bom! Muito legal saber mais sobre o trabalho do Cosmo e Ghost
@rafaelabortoli1899 Жыл бұрын
Não podemos brincar com a natureza. As orientações existem, e não entendo porque mesmo assim muitos insistem em desafiar seus limites. Para esses passeios é necessário um preparo mínimo que seja, ter atenção e prudência sempre.
@antoniohenriquecarvalho5200 Жыл бұрын
Grande conteúdo.
@micheldmos Жыл бұрын
As pessoas muitas vezes se colocam nestas situações por pura arrogância. Não estraga em nada a experiência contradando-se um guia. Saber onde pisar, onde segurar, pode ser a diferença entre o êxito e um acidente. Eu gosto muito de escalaminhada, já fiz algumas na Mantiqueira, mas se envolve corda, cabo, escada, aí só com guia mesmo!!!
@celiaconceicao42588 ай бұрын
Belo trabalho.
@flaviacj9177 Жыл бұрын
Ja vi alguns videos de pessoas subindo o Marumbi. Quem vai lá achando que vai ser moleza é maluco. Só pelo video já percebe que é uma escalada cansativa e que exige muito preparo fisico.
@getuliobarbi182 Жыл бұрын
Likezera sempre nas montanhas
@PsicoDoug Жыл бұрын
❤
@joaoql1 Жыл бұрын
Fazer resgate com a vítima imobilizada na horizontal sobre maca complica a logística. O pessoal do resgate podia pensar em desenvolver uma espécie de cadeira de rodas reforçada e com pontos de ancorar mosquetões e barras do tipo de liteiras, com cintos para imobilizar o corpo e a cabeça, etc. O volume do transporte fica mais compacto e concentrado, facilitando os movimentos e aplicar as forças para carregar.
@pedrohauck Жыл бұрын
Não tem como, a trilha é muito acidentada a roda afunda e acaba sendo um problema. Mas usamos essa maca em outros lugares menos verticais.
@ClubedoSobrevivencialismoxx Жыл бұрын
Show gostei do vídeo
@FFRIASBW Жыл бұрын
Parabéns
@henriquesieburger7 Жыл бұрын
Muito boas tuas histórias!👍👏
@ismaeldeoliveirarodrigues1251 Жыл бұрын
Demais 👊
@LucianaOliveira-fd4hh Жыл бұрын
O! senta que la vem história!😅
@bnu17 Жыл бұрын
De moto chega até estação? Caso tenha que deixar mais abaixo tem local seguro? Grato se alguém souber
@AltaMontanha Жыл бұрын
Olá, pode deixar a moto em algum dos estacionamentos ao longo da estrada Engenheiro Lange, o percurso a pé até a Estação Marumbi leva aproximadamente uma hora.
@mestresplinter97746 ай бұрын
Eu só quebrei dois ossos do pé no pico da Bandeira
@AstronautaBrazil Жыл бұрын
Outra região montanhosa para filmar... se for o caso
@andre82197 Жыл бұрын
No documentário "1000 minutos" conta melhor a história desse último resgate .
@marciolprado1 Жыл бұрын
Imprudência, imperícia e teimosia nunca termina bem.
@felipeprestes6951 Жыл бұрын
o conjunto marumbi não é brincareira, passei sufoco na trilha vermelha mesmo ja tendo feito várias travessias no serra do ibitiraquire
@rodrigocanozi66978 ай бұрын
Como foi o sufoco?
@val71gsan Жыл бұрын
Vi recentemente um documentário sobre este resgate, disponível no KZbin... 1000 minutos. kzbin.info/www/bejne/e6OUen2njr2Ja9E Trilhas podem nos levar a lugares belissímos com paisagens deslumbrantes e vistas inenarráveis!!! Mas acho que ter noção sobre, respeitar nossos limites e procurar conhecimento razoável pelo que se quer fazer; não é pedir demais.
@axelmullerfeliz5 ай бұрын
Pra quem ja fez o pico paraná, muito mais complicado ? Ou meio que parecido ?
@AltaMontanha5 ай бұрын
Olá ! Tem vídeo no canal kzbin.info/www/bejne/l4XNeZR6f7BpiKs
@rodrigocanozi66978 ай бұрын
Próximo vídeo, fala dos acidentes fatais no marumbi
@ericaconce989111 ай бұрын
Alguém sabe dizer quando é o melhor período do ano pra subir o Marumby?
@cezinhaschena88499 ай бұрын
A temporada e sempre no inverno
@hudsoncivil Жыл бұрын
Caraca mano, teve até show com professor Girafales... Pelo menos a voz era igualzinha!!!😂😅
@thairinydakil50042 ай бұрын
Não consigo entender por que as pessoas se colocam neste tipo de situação. O tempo não está bom, a pessoa pensa: vou lá fazer trilha na montanha. Me poupe.
@FelipeAlves-ec1pc7 ай бұрын
Pedro está com paralisia facial?
@ricardo_poa Жыл бұрын
Como?? O cara ficou 1 semana na UTI em observação? Caramba... É esse tipo de exagero que tira a credibilidade de relatos anedóticos para qualquer análise mais séria do que efetivamente acontece...