Histeria Política [legendado] - António de Oliveira Salazar - 1965

  Рет қаралды 8,763

Joaquim Esteves

Joaquim Esteves

Күн бұрын

Excerto do discurso "Reparos à Campanha Eleitoral" proferido a 5 de Novembro de 1965:
"(...) Na verdade o regime em que vivemos depois do 28 de Maio tem sido impermeável à histeria política que vai pelo mundo; e é esse o motivo por que é corrente nas oposições a referência do nosso imobilismo. O vocábulo quer dizer que politicamente não se marcha ao ritmo de muitos países estrangeiros; mas penso que com a justiça não se pode aplicar, como depreciativamente se faz, à Administração nem mesmo ao Governo em Portugal.
Abre uma pessoa o jornal cada manhã e pode perguntar a si mesma se ainda há mais lugares na terra para conspirações, golpes de Estado, revoluções, guerras, intervenções militares, conflitos sociais, assassinatos políticos, depurações partidárias, lutas intestinas. Por toda a África, por toda a Ásia, por toda a América, às vezes na mesma Europa, está aberto e arrasta-se um período de convulsões que muitos absolvem com a ideia de corresponderem tais calamidades à gestação de um mundo novo. Mais ao nível da nossa compreensão diríamos que os acontecimentos são umas vezes devido à inadaptação das instituições ao génio dos povos e outras vezes à teorização do ódio e da violência, levada a efeito por sistemas doutrinários em moda.
Faz-se uma Constituição, elimina-se o Chefe de Estado, demite-se o Governo ou mais expeditamente se assassinam os ministros e as altas autoridades. E, depois de se mandar metralhar o povo extraviado e confuso, nota-se que se errou o caminho e volta-se ao princípio: regressam ao poder forças expulsas e tornam a substituir-se os homens e as instituições, responsabilizadas pelo que só é jogo e luta de interesses, quantas vezes estranhos ao país em que se desenrolam os factos.
Extasiados, muitos não escondem o seu entusiasmo por tais acontecimentos e pela rápida, delirante transferência de poderes; isto, sim, é vida política, activa, dinâmica, progressiva. Pondero singelamente que a desordem pode ser uma fatalidade mas não é nunca um bem. Os políticos imbuídos de teorias, sedentos de poder, enamorados das mutações revolucionárias são na verdade minoria insignificante da Nação. Os elementos estruturais desta têm outras preocupações e necessidades - a garantia do trabalho, a possibilidade da educação, os meios de progressos, a segurança da vida e um pouco de felicidade na terra.
Nós conhecemos, já em tempos idos, essa efervescência política de governos a dias, Chefes do Estado mortos ou destituídos violentamente, homens públicos assassinados. Câmaras a miúde dissolvidas, eleições a tiro, discussões a murro. E, apesar dessa agitação que tanto movimento dava à vida política portuguesa, ninguém hoje ousa dizer que deseja a sua repetição. A razão está em que a agitação política é inimiga do bom governo e não se pode tirar rendimento dos melhores espíritos senão dentro de atmosferas sadias e do funcionamento regular das instituições.
Nós devemos considerar como graça da Providência termos conseguido, nas últimas décadas, desejável equilíbrio à nossa vida política, que continua a processar-se a ritmo normal, com a eleição ou reeleição dos Chefes do Estados nos períodos constitucionais, a formação regular das Câmaras, a estabilidade dos governos e a actividade eficiente da Administração. Não há a pretensão de fazer crer que o bem do povo consiste e se reduz a esta normalidade: mas há o interesse vital de mantê-la, sem prejuízo de adaptações ou renovações necessárias segundo os tempos, para assegurar, com a conveniente resolução dos problemas, a vida e o progresso da Nação.
É deste modo que justifico o pedido a todos os portugueses de votar nas próximas eleições de deputados, com ou sem oposições, firmemente, virilmente, ordeiramente, como afirmação de portuguesismo e profissão de fé."
O discurso publicado na descrição é o do texto original. Eventuais diferenças com o do vídeo são resultado desse facto.
Mais discursos de Salazar: • Discursos de Salazar

Пікірлер: 20
@masterwave4668
@masterwave4668 3 жыл бұрын
Muito fez este homem Portugal . Parabéns dr Oliveira Salazar foste forte. .
@luissantos3533
@luissantos3533 3 жыл бұрын
António de Oliveira Salazar um eterno patriota grande governante que sempre quis o melhor para Portugal
@pedrosimoes5417
@pedrosimoes5417 3 жыл бұрын
Antes éramos uma Nação ,hoje uma colonia...
@Vitoria-cz6tr
@Vitoria-cz6tr 2 жыл бұрын
Grande Homem António Oliveira Salazar 🇵🇹
@FiasaPower
@FiasaPower 3 жыл бұрын
Eternamente atual. Salazar era um gênio.
@eduardopereira9025
@eduardopereira9025 3 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo. Um eterno Governante.
@CarlospuAlmeida
@CarlospuAlmeida 5 жыл бұрын
O homem era 1 génio
@luisalves4949
@luisalves4949 Жыл бұрын
O melhor governante mundial do sec xx. Obrigado salazar , por teres impedido de participar nos maiores horrores do sec xx Bem hajas
@ruiferreira5698
@ruiferreira5698 3 жыл бұрын
Tão actual.
@MrHumbertobaiao
@MrHumbertobaiao 2 жыл бұрын
comecei na UDP em 74 e hoje sou Salazarista, quanto eu mmudei, ou foram os partidos que mudaram e me desiludiram ? que foram incapazes ? ainda hoje não chegam aos calcanhares deste stadista, imobilismo em Portugal ? quando Salazar entrou, em 1928, nada havia praticamente, hoje tudo o que temos a ele praticamente o devemos, á excepção de uma divida colossal que nos garroteia e asfixia...
@gabrielareyesvilla7409
@gabrielareyesvilla7409 Жыл бұрын
0:00-1:16
@realramone3455
@realramone3455 3 жыл бұрын
Ou de como um labrego domina um país
@luissantos3533
@luissantos3533 3 жыл бұрын
Um gênio uma pessoa com uma visão muito à frente que pegou na nação falida e na desordem que reergueu a pátria como uma potência mundial. (Quem tiver dúvidas estude à época.)
@Oleander-si9hq
@Oleander-si9hq 3 жыл бұрын
@@luissantos3533 ¿Portugal Potencia Mundial, Es broma, No?. No erais más que un país pobre, de 93 mil km2, cuyas colonias no sólo no le sacaron de la míseria, sino que sirvieron para gastar el 43% del presupuesto nacional en las Inútiles guerras coloniales, y todo, porqué este señor, un cura convertido en dictador, creía que Portugal no era un país pequeño. ¿Salazar patriota?. Os robo vuestro futuro.
@miguelpereira2518
@miguelpereira2518 3 жыл бұрын
@@Oleander-si9hq Siempre fue mucho mejor que la izquierda comunista assassina que tantos mato en la guerra civil... Vea en la história, nucna hubo o habra un sistema comunista u socialista que funcione, incluso por medio de dictadura, al contrario deste señor.
@victorantunes8763
@victorantunes8763 Жыл бұрын
Labrego so poderia fazer um otario como tu...infelizmente existe gente otaria como tu ..
"¿Pablo, tu ves  alguna diferencia seria entre un nazi y un bolchevique? ¿Cuál?
13:53
Antonio Escohotado (In Memoriam)
Рет қаралды 598 М.
小丑妹妹插队被妈妈教训!#小丑#路飞#家庭#搞笑
00:12
家庭搞笑日记
Рет қаралды 35 МЛН
RR6943 Portugal One Year After Salazar
23:56
AP Archive
Рет қаралды 6 М.
No 40º Aniversário do 28 de Maio - António de Oliveira Salazar - 1966
34:33
Otelo Saraiva de Carvalho comenta a actualidade politica
7:25
Como era Portugal antes da Democracia?
39:23
João Cardoso
Рет қаралды 1,2 МЛН
O Ultramar Português e a ONU - António de Oliveira Salazar - 1961
1:06:47
Entrevista a António Lobo Antunes (pt.1)
15:29
J PS
Рет қаралды 8 М.
Ultima criada de salazar peça CmTV
19:22
Marc Ricardo Silva
Рет қаралды 953 М.
Partidos Políticos - António de Oliveira Salazar - 1949
5:45
Joaquim Esteves
Рет қаралды 66 М.