Duas dicas para galera sobre o tema: 1. O filme hotel Ruanda 2. O livro sobrevivi para contar de Immaculée Ilibagiza
@sun26fmelo5 ай бұрын
Assisti hotel Ruanda, terrível, assisti tbem Árvores da Paz, muito tenso aquelas mulheres escondidas num porão, sem alimentos, sem banho e sem banheiro.
@TelefoneColetivo5 ай бұрын
@@sun26fmelo árvores da paz eu não conhecia valeu pela dica
@alessandropereirasilva69304 ай бұрын
@@sun26fmeloonde encontrar esse livro?
@sun26fmelo4 ай бұрын
@@alessandropereirasilva6930 oi, o livro eu não li, foi do comentário acima q cita o livro.
@sun26fmelo4 ай бұрын
@@TelefoneColetivo bgdu
@edrodrigues15565 ай бұрын
Esse é um dos melhores vídeos que já vi sobre o Genocídio de Ruanda. Um fato incontestável é que os EUA e a ONU foram omissos com o massacre anunciado. Na época ninguém tinha a mínima ideia dos horrores que ocorreram. O mundo estava mais preocupado com a morte do Ayrton Senna, Copa do Mundo e Guerra na Bósnia.
@HistoriadaAfrica5 ай бұрын
Muito bem pontuado!
@mochileirochapolim5 ай бұрын
Não só omissos como coniventes.
@alessandropereirasilva69304 ай бұрын
A ONU é uma merda , como a tal liga das nações foi só pelo ódio a Áustria Hungria que não teve participação alguma na escravidão de ninguém.
@everaldosantos21324 ай бұрын
Para eles as desgraças dos traz lucros financeiros
@yedamendes31984 ай бұрын
Nossa!!! Que estudo!!! Também lembrei do que ouvia, mas sem noção por conta da idade. Em pensar que até hoje ainda se ignora uma parte da África sofrendo, usada talvez como cobaias, em situação de miséria e descaso, um verdadeiro mistério. A mídia parece evitar mostrar, mas percebe-se uma situação que não muda nunca. Não aprendemos nada? É só pedir perdão? 🙏✨💫
@mariliatelles-mr1qi5 ай бұрын
Hoje entendi o contexto histórico . Quando assisti ao filme Hotel Ruanda muitas situações não estavam claras para mim. Mais uma vez obrigada caro professor.
@adelinosoaressantosmachado22625 ай бұрын
Este canal é digno de muito respeito. Vou utilizá-lo em minhas aulas no curso de pedagogia.
@HistoriadaAfrica5 ай бұрын
Que honra! Um prazer poder servir.
@GustavoOliveira261385 ай бұрын
Sensacional! 👏 👏 Seria interessante trazer um vídeo sobre o Rei Leopoldo da Bélgica que foi o protótipo do ditador alemão da segunda guerra e que praticou o genocídio no Congo belga,que até na época outros colonos ficaram horrorizados com a tamanha brutalidade
@HistoriadaAfrica5 ай бұрын
EStamos preparando a aula sobre o Rei Leopoldo!
@miguellima48975 ай бұрын
De facto, foi terrível! Contudo, os maiores genocídios foram praticados por democratas socialistas e ateus durante o séc. XX... até hoje!
@hayashiyu14394 ай бұрын
A realeza europeia sempre segregou os povos. Guilherme II da Alemanha gerou o chamado Perigo Amarelo, colocando os asiáticos como uma ameaça ao ocidente. A realidade é uma só, asiáticos, povos africanos, muçulmanos e latinos, sempre serão considerados pelos europeus e os EUA como inferiores, subalternos e terceiro mundo. Eles nos exploram socialmente e economicamente.
@CiceroVale-qj5le4 ай бұрын
@@HistoriadaAfrica prof fala também sobre o massacre que os alemães fizeram na região onde era o sudoeste Africano dominados pelos chucrutes.
@alessandropereirasilva69304 ай бұрын
@@HistoriadaAfricaresumindo o esoterismo anti agricultura é um problema no fim das contas...por que alguns caçadores coletores não suportam quem quer praticar outra coisa. Pastores e cultivadores de terra não tendem a repudiar generalizadamente os caçadores até por que podem precisar caçar em certos momentos
@diamantinoafonso70314 ай бұрын
Esse canal é maravilhoso eu como africano aprendo muito mais aqui da história que alguma vez aprendi na escola gostaria que mais pessoas negras pudessem assistir e aprender
@vaniam70775 ай бұрын
Belíssima aula professor! Obrigada. Muito atual . Todos nós , brancos e pretos e amarelo e vermelhos devemos abrir os olhos para as atrocidades do racismo , que acontece hoje. Obrigada professor
@miguellima48975 ай бұрын
A MAIOR atrocidade, cometida contra Seres Humanos indefesos e Inocentes, chama-se ABORTO... e temos também a eutanazi a, matança da "peste grisalha"! Procura combatê-las?
@luciasoares87174 ай бұрын
Essa dita extrema direita é o que tem de pior desses ancestrais macabros!
@BetoAbud3 ай бұрын
Concordo Vaniam7077
@mariadosanjos38135 ай бұрын
Me escrevi, consegui enviar PIX compartilho e apostamos na importância desse canal. Somos do Rio de Janeiro, um casal de alunos idosos e reconhecidos e assíduos.
@HistoriadaAfrica5 ай бұрын
È um prazer imenso ter vocês conosco!
@mariapurezabessa78774 ай бұрын
Eu me lembro do genocídio lá em Ruanda eu me lembro que eu vi uns homens com as cabeças na mão foi terrível mas a África é sofredora que isso nunca mais vai acontecer
@Poemas_Da_Cleidoca4 ай бұрын
"Fecham os olhos pra não ver o sofrimento e a dor... Fecham os olhos pra não ver a dor no coração Africano... Isso foi, é e pelo jeito sempre será a postura das potências colonizadores européias. Obrigada de coração por mais uma aula maravilhosa e necessária professor Flávio. ❤❤❤
@MariaLealpanza19 күн бұрын
Sim até hoje mas além da africa americas asia e a oceania tbm se foderam lembrem-se.😮
@MultiMarat4 ай бұрын
Parabéns pela síntese perfeita, clara e objetiva, de um assunto pouco divulgado no Brasil - e quando se toca no assunto, pela imprensa convencional, costuma ser em abordagens rasas e incompletas. A dita civilização europeia tem uma dívida enorme com a África - especialmente a França. E o genocídio continua, agora na face mais explícita de barcos de migrantes africanos abalroados no Mediterrâneo.
@mariaaparecidaaffeln77434 ай бұрын
Primeira vez que ouço a história da África. Nem no segunda nem na faculdade ensinam sobre a África.
@miguelgloria71275 ай бұрын
Excelente aula. Triste de saber que no país vizinho, o Burundi também ocorreu esse mesmo genocídio das etnias locais, só que ao contrário.
@mochileirochapolim5 ай бұрын
Foi no mesmo sentido. Hutus matando tutsis.
@rafaelalisson31005 ай бұрын
Sensacional irmão, conteúdo super informativo, me recordo de ter assistido aquele filme hotel ruanda na escola na época era criança, fiquei impressionado com a historia, assistindo seu conteúdo, fica bem claro mais uma vez, quem sempre esteve por trás do sofrimento no continente africano, muito obrigado.
@Joaocrisostomocalistomarrucho4 ай бұрын
A tentativa de inverter os acontecimentos do Ruanda é treta e falsa.As duas comunidades odiavam-se e muito antes da colonização.
@genivaldoamorim4 ай бұрын
Eu já conhecia a história do genocídio de Ruanda, mas foi maravilhoso assistir uma aula tão magistral como essa sobre o assunto. Parabéns e obrigado Professor!
@washingtonsousa76625 ай бұрын
O próprio, Miterrand declarou que a França só é rica por causa dos depósitos dos bancos Africanos no banco central Francês, é muito dinheiro africano que não volta em investir no continente.
@vieiradosreismariadelurdes91054 ай бұрын
A culpa é dos Líderes Africanos e muitas Famílias poderosas Africanas também. Líderes esses e Famílias essas que têm escravizado o seu próprio Povo desde há várias Décadas e Séculos consecutivos. Isso tem acontecido em África e em todos os Continentes do Mundo ao longo dos Séculos. Não tem acontecido só a Africanos não.
@flagelo843 ай бұрын
@@vieiradosreismariadelurdes9105até parece eles fazem isso porque querem! Sao induzidos obrigados. Apenas obedecem o opressor pra se manter vivos
@brenooliveira15858 күн бұрын
Conheci seu canal a dois ou três dias, professor, queria poder dizer que é uma alegria encontrar uma fonte de informação tão qualificada. Contudo, alegria não se aplicar bem a nenhum dos vídeos que assisti até o momento. Obrigado pelo seu trabalho e principalmente, por ter uma linguagem acessível. Desejo que seu canal cresça e que um dia a paz floresça entre as pessoas novamente.
@priscillad85 ай бұрын
Gente isso muito surreal, impossível nao olhar pra isso e ver que tb eles faziam o mesmo com os judeus, o quanto de Israel hj é um projeto europeu de colonização bem parecido. Tb fizeram o mesmo com a população indígena das Américas
@taliaromao54795 ай бұрын
O que, não vai incluir outros projetos (países) que também foram criados pelos Europeus ou apenas vai cismar com Israel?
@priscillad85 ай бұрын
@@taliaromao5479 se poupe
@taliaromao54795 ай бұрын
@@priscillad8 também você deveria se poupar...
@cidapenna4 ай бұрын
Precisa de uma aula tbém da criação de Israel.
@كارولين-م9ب4 ай бұрын
Infelizmente é, o colonialismo nunca acabou
@istoeafrica5 ай бұрын
Oi professor Flávio, explicação extremamente didicada, parabéns. Eu também fiz um vídeo sobre esse Infeliz acontecimento... Gostaria muito de um poder falar com o senhor, abraços.
@HistoriadaAfrica5 ай бұрын
Será um grande prazer falar contigo. Me mande mensagem no WhatsApp do Canal + 55 34 9 9115 6930. Te aguardo!
@ovelha66575 ай бұрын
Obrigada por este vídeo tão bem produzido! Temos quer estar atentos para que isso não se repita, as táticas continuam as mesmas.
@veganasalome4life4 ай бұрын
Conhecer a historia e um direito humano. Obrigada por dividir conosco os seus conhecimentos!
@Flavio-Apolinario5 ай бұрын
Valeu!
@HistoriadaAfrica5 ай бұрын
Muito obrigado por ajudar este canal a se manter.
@alessandropereirasilva69304 ай бұрын
@@HistoriadaAfricaesse nome da unidade pregada pelo governante supremo teve duração de quanto tempo?
@ceciliahirano68814 ай бұрын
Eu não sabia que a França e a Bélgica fizeram parte deste genocidio,o povo Africano foi usado por eles e lamentável o que aconteceu ,a África e um país rico !e os outros países entram para só tirar proveitos ,eu amo os africanos uma cultura ant,vou ver mais vídeos deste canal maravilhoso!e conhecer mais sobre este país ,o racismo é ,nas histórias da humanidadeum dos piores acontecimentos
@flavioprates79194 ай бұрын
Esse foi o melhor vídeo sobre o assunto! Eu também era adolescente na época desse acontecido... via as notícias no jornal e não entendia nada
@HistoriadaAfrica4 ай бұрын
Muito obrigado.
@StelvioFlorentinoMachadoSm5 ай бұрын
Parabéns pelo trabalho de história, o genocídio do Ruanda é um tema que deve interessar os povos Africano. Falamos tanto do genocídio feito pelo Hitler, e nos esquecemos da história Africana.
@miguellima48975 ай бұрын
Fala-se do socialista Hitler, afim de desviar a atenção dos crimes cometidos por outros socialistas, nomeadamente a coberto da democracia! Os maiores genocidas, incluem Estaline, Mao,Pol Pot, Bokassa, ANeto, SMachel, Eisenhwoer, ChurChill, MSoares e ACunhal.
@diosefbarbosaaraujo88504 ай бұрын
Verdade, mais após a segunda guerra mundial que o crime de genocídio e até a palavra foi criada se não me engano infelizmente até hoje ainda existe e infelizmente parece que sempre existirá genocídio seja pelo poder ou por se achar superior ao outro 😢
@ricardomiguelfuto67985 ай бұрын
Muito bom o vídeo. O genocídio do Ruanda tem raízes na segregação que o ocidente orquestrou!
@quintalsousa43065 ай бұрын
.é uma coisa vergonhosa e toca a sacudir a agua do capote ..... a administração Europeia tinha interesse é manter as divisões Tribais e jogar com isso ,mas elas não foram inventadas já existiam
@mauriciom85395 ай бұрын
Já existiam as tribos, os status sociais e a divisão de trabalho de cada tribo. Mas você podia fluir entre uma e outra (não que fosse fácil e simples). Os europeus transformaram em raça, então você já nascia assim e incentivaram a Eugênia ( soberania de uma raça contra outra)
@camucamu47765 ай бұрын
@@quintalsousa4306 sou africano. primeiro voce ,nao conhece nada de africa, nao existem , tribos em africa ok. divisoes tribais isto e o que voces aprendem com o colonizador
@camucamu47765 ай бұрын
@@mauriciom8539 tribos foi uma invençao colonial. nao existem , tribos em africa, consulte a origem da propria palavra ok. o colonizador europeu chamou tribos em povos de outros continentes, para segnificar inferior
@quintalsousa43065 ай бұрын
@@camucamu4776 que idade tens ? enquanto para a politica do governo potuguês da provincia de Angola o ideal era haver varias tribos rivais para jogar uns contra os outros caso fosse preciso ---- com o MPLA o ideal era criar um povo homogeneo com uma lingua só o Português ......a guerra civil a bem ou a mal fez esse papel e é isso que conheces , os restos das tribos é bom para o foclore agora para a politica só serve para escaramuças com o governo de Luanda .
@abellima1284 ай бұрын
Quando vejo o exibicionismo de potuguares,espanhóis,franceses,alemães...e principalmente ingleses com casamentos milionários nos faz lembrar de onde veio ;da miséria perversa de povos indefesos. Conheci seu canal hoje 11-08-24 parabéns DEUS ABENÇOE.
@mauroteixeira70805 ай бұрын
Tudo tem história, através desse magnífico professor, podemos mudar a história.
@amiltondiasfeliciano74084 ай бұрын
Parabéns pela bela aula!
@rosangelaaparecida27315 ай бұрын
Excelente tema👏👏👏 parabéns professor Flavio Muniz, é aprendizado riquíssimo. ♥️♥️
@HistoriadaAfrica5 ай бұрын
Obrigado pelo elogio
@emsmendes94865 ай бұрын
Parabéns pela excelente explicação do conflito em Ruanda. Infelizmente, genocídios como o que aconteceu com os judeus é mundialmente conhecido. No entanto, o genocídio em Ruanda é invisibilizado no meio acadêmico, na mídia e nas nossas escolas. Por que será que o genocídio judeu é tão conhecido e o de Ruanda não é? Racismo, óbvio.
@HistoriadaAfrica5 ай бұрын
Muito boa reflexão!
@ericareginadejesussilvasil54254 ай бұрын
Isso mesmo...
@forcaeluz95534 ай бұрын
@@HistoriadaAfrica É a desculpa para o genocídio palestino, e tirarem suas terras
@patricioferreira54955 ай бұрын
Me lembrou da "Jihad de Sokoto", só que ao invés de um morticínio extensivo, expeliu muitos hausas e fulanis como escravos, Minas Gerais recebeu bastante deles, mesmo já num período de proibição de comércio negreiro.
@orestesjaymemega84515 ай бұрын
A estratégia de "dividir para conquistar" foi muito usada pelas potências coloniais.
@HistoriadaAfrica5 ай бұрын
Exatamente isto!
@hayashiyu14394 ай бұрын
Até hoje fazem isso no mundo todo.
@alessandropereirasilva69304 ай бұрын
@@hayashiyu1439o socialismo pra uniformizar a miséria gosta dessas coisas tanto que omite os rituais de sacrifícios humanos que se práticam até hoje em diversos locais . E o que não é exatamente um ritual , mas gera os mesmos efeitos - As guerras.
@isauramaria6125 ай бұрын
Excelente abordagem sócio-politica-historica!! Quando adolescente , ouvi sobre o assunto muito vagamente! Apesar do triste episódio, gostei de entender este vergonhoso momento histórico. Sou muito grata!
@hekaterinamachadomachado35045 ай бұрын
Canal maravilhoso desejo que os afrodescendentes brasileiros se interessam mais pela sua ancestralidade e parem de sentir vergonha por ser preto...os estragos pelo colonização...
@Rotebuehl15 ай бұрын
@@hekaterinamachadomachado3504 Mas quem se envergonha?
@hekaterinamachadomachado35045 ай бұрын
@@Rotebuehl1 um dia eu tive este sentimento começo por mim,e para não fazer uma autobiografia e nem uma novela te resumo que senti muito isto em época colegial meus parentes maternos tbm e isso me causou várias tentativas de sui,c4@, mas hoje nao mais, por leituras e estudos me conectando com minha ancestralidade ,mas tenho muitos em meu meio com estes sentimentos se acham menos e se deixam ser tratadas assim convivo e conheço de perto pelo menos uns 200 digo destes que convivo mesmo. Agora eu aqui me questionando como meu comentário causou tal indignação a ti? Será que vivemos num mundo paralelo?
@gloriabem73155 ай бұрын
O cristianismo tem grande culpa em tudo de ruim q aconteceu e acontece com os pretos!! Não entendo a aceitação de ser cristão dessas pessoas, talvez por falta de conhecimento da história ...
@samuelca39365 ай бұрын
@@hekaterinamachadomachado3504Mds, que história pesada a sua. Desejo vida longa e saúde, e que vc consiga enxergar que é maior que tudo isso. Recomendo o documentário sobre egungun de itaparica e de mestre Didi do ilê asipá, que vão muito além da religião. Mostram um pouco da riquíssima ancestralidade africana, sobretudo na diáspora. É um culto de resistência, como o candomblé (lessé orixá) no geral. Eu sou pardo, bisneto de preto e de caboclo, mas também tenho ancestralidade alemã e portuguesa, que me deu um fenótipo mais branco, mas eu não sou branco. Não me vejo como tal (também não sou preto, nem indígena), o que me dá um sentimento de não se encaixar em nenhum lugar (étnico). Contudo, o candomblé me ensinou a reconhecer e valorizar todas as minhas raízes ancestrais. É além da fé e da religião. É também autoestima, de saber que tem um lugar no qual você é acolhido e reconhecido, integrante da comunidade. É verdade, muitas pessoas não se importam com isso (a maioria parda do Brasil, que classificam como brancos ou pretos, mas não são nem um nem outro). Mas em muitos, que contemplam a realidade ao redor e dentro de si, essa dor existe e dói. Enfim, boa sorte se aprofundando no estudo da sua ancestralidade.
@sun26fmelo5 ай бұрын
@@Rotebuehl1sai da bolha, conheci uma garota pré adolescente que fazia acompanhamento psicológico pq tinha vergonha de ser negra. Meu irmão casou com uma moça negra linda e tem duas filhas lindas, só orgulho, eu me casei com um negro tipo A. E a vergonha deles eh resultado do preconceito da maioria branca.
@rodrigomachadobarbosamacha68635 ай бұрын
Obrigado por, nós ensinar sobre nossa história.
@ton7072985 ай бұрын
Aprendo muito com esse canal! Cada vídeo é uma.grande aula!
@HistoriadaAfrica5 ай бұрын
Fico feliz em saber
@alexpitanga90664 ай бұрын
Muito bom o conteúdo, gostaria de um vídeo sobre a colonização aqui no Brasil.
@josemanueljesusalmeida32235 ай бұрын
¡Son estos que nos quieren dar lecciones de moral y ética!😊😊😊
@augustomatos77104 ай бұрын
Obrigado Professor, pela excelente aula! Tenho 48 anos e me lembro dos noticiários acerca deste horrível massacre na época! Saúde!
@Cláudia-m3b9f5 ай бұрын
Apesar da dor no peito, que o conhecimento desses fatos produz, é indispensável para o nosso entendimento de povo. Gratidão!!😢
@angeloboer4 ай бұрын
OBRIGADO POR COMPARTILHAR SEUS CONHECIMENTOS!
@HistoriadaAfrica4 ай бұрын
Eu que agradeço
@marcusviniciusdoprado75084 ай бұрын
Importante demais seu canal. Espero que professores de história usem para ensinar sobre o gen e como a colonização, ou formas dela, são prejudiciais num país e cultura. De maneira diferente, mas tendo o mesmo resultado, Israel e Palestina caminha para mais uma vez vir esse pensamento que citou “quando isso vai parar?”
@ginagabriel26135 ай бұрын
Gosto e tenho grande interesse em trabalhos pesquisados por fontes sérias, apartidárias e fora da história impingida nas escolas . Sem querer tirar o mérito ao professor, com quem aprendi um pouco mais, a história dos povos desde q há registro, é de invasões, genocidios, divisões …. : -- A História do ser humano nesta bolinha tão linda. Se hoje conseguimos reconhecer tanto sofrimento, vamos nós celebrar a Fraternidade , com sentimentos de justiça , repudiar a falta de respeito, para uma História sem divisões. Obg. Professor, minha singela opinião. Sou Europeia com uma mistura infinita no meu DNA . Gosto de dizer que tenho todas as etnias em mim. 🙏👏👏👏💕
@paulocesarsacramentodesouz24395 ай бұрын
Agora podemos falar do desenvolvimento da República de Ruanda, após o genocídio.? É um dos desenvolvimento mais extraordinário de um país africano !
@suelipereira24665 ай бұрын
Obrigada pelos ensinamentos
@Nhará14714 ай бұрын
Quando assisti hotel Ruanda eu fiquei assustado com o que o ódio pode fazer, teve uma cena e me chamou muita atenção, que era tinha dois jornalistas conversando e duas belas mulheres ruandesas , uma tutsi e outra hutsi , e o jornalista comenta que se ninguém falasse que elas era de grupos "eticnicos" diferentes , ele acharia que ambas eram irmãs. Fico pensando se o que aconteceu em Ruanda poderia acontecer em outras partes do mundo , pra mim é aterrorizante que é muito provável que isso pode se repetir quando o ódio é promovido. Seu canal é o melhor canal sobre a história africana , negra e sobre o racismo que eu conheço aqui no KZbin.
@anamariamartins60015 ай бұрын
Sempre quis entender como iniciou-se o conflito entre utus e tutsis. Nunca encontrei uma explicação tão clara. Muito obrigada! Parabéns. Triste e revoltante o que se fez e ainda se faz em África. A mentalidade do colonizador persiste nos atos e cinismo europeu.
@hernandesmedrado57435 ай бұрын
Parabéns professor pela brilhante aula esclarecedora sobre Ruanda.
@jrlucaslucas29385 ай бұрын
Enfim um canal que traz a verdade sobre a historia do povo Africano, precisamos agradecer com contribuições. Durante décadas ou séculos o discurso era e ainda é de que o povo Africano e o unico responsável por todos os seus males inclusive se fazia alusão a maldição de Cam que foi até mencionado por um certo deputado pastor. Os conflitos sempre foram divulgados como problemas causados por eles próprios com a intervenção externa como auxilio, quando bem sabemos que é exactamente ao contrario. As escolas e principalmente a mídia oficial controlada pelo poder económico infundia na mente das pessoas essa falsa historia de inferioridade, incapacidade, embrutecimento e principalmente de falha de carater que veio na esteira da "eugenia", justificavam a imputação de criminalidade, estruturando assim esse racismo perverso para obtenção de lucro e privilégios e tudo isso em nome de Deus, até hoje o que se mostra na mídia é a fome e a miséria do continente, nunca mostram as grandes cidades, os pontos turísticos e as belas paisagens, fica até uma sugestão para que se pesquise e fale sobre as belezas do Continente. Obrigado pela oportunidade.
@Esmeraldafernandes32944 ай бұрын
Incrivel, irremediavel e impactante!... sem comentários. Obrigado!
@deboracarlos83744 ай бұрын
Temos muita coisa pra aprender e que nao é ensinado na escola. Agradeço a este canal por fazer esse trabalho de passar ensinamentos maravilhosos a todos !!! 👏🏼👏🏼🙏🏼❤️
@FranciscaCorreiaNantchia4 ай бұрын
Fiquei aterrorizada , para que tanta crueldade.Meu Deus!
@rosanar.siqueirafenix18225 ай бұрын
Agradeço muito por suas explanaçoes. Muito claras.
@Dislexia15 ай бұрын
Canal excelente, senhor. Parabéns! Inclusive, o senhor poderia fazer uma aula sobre o 'zoológico humano', em que as pessoas negras eram atração do público.
@HistoriadaAfrica5 ай бұрын
Obrigado pela sugestão!
@tarcisogomesdorego71065 ай бұрын
Mais uma aula de qualidade! Excelente!
@HistoriadaAfrica5 ай бұрын
Muito obrigado.
@JerrydaCosta5 ай бұрын
Eu já estudei esse assunto por conta própria. Os africanos tem uma noção diferente de "identidade étnica" que é diferente da noção do mundo ocidental. Tem umas coisas que são muito interessantes. Uma delas é haver no centro da África, aldeias onde convivem diversas famílias onde cada família fala um idioma. Seria o que no Ocidente se chamaria comunidades multi-etnicas. Ruanda seria até simples, pois são basicamente três grupos, mas tem lugares na República Democrática do Congo, cada aldeia é um mosaico de etnias coexistindo. Eu acho que entre eles ser multilingue é algo prosaico e normal. E no noroeste do Estado do Amazonas aqui no Brasil isso também acontece. Mas tem um lado obscuro. As pessoas são meio 8 ou 80. As pessoas vivem numa harmonia, mas praticamente de um dia pro outro pode rolar uma treta e os assuntos acabarem sendm resolvidos no facão, o que não é algo incomum. Os europeus só jogaram gasolina na fogueira. As sementes do ódio sempre estiveram germinadas. Eu li que até hoje não se sabe se tutsis e hutus são o mesmo grupo étnico que se dividiu ou se são povos diferentes que se fundiram.O terceiro grupo, os seus membros sempre foram discriminados, aliás esses povos, pejorativanente chamados pelos europeus de " pigmeus ( a proposito, esse termo não se usa mais, é mais pra se situar). Então, esses povos da florestas são discriminados em toda África central. Em Ruanda e na Síria, essa política de dividir pra conquistar chegou ao seu pináculo por parte dos europeus. Mas ao mesmo tempo é muito "interessante" porque desde o Canadá até a Argentina, as mesmas práticas foram usadas em quase todo continente americano.
@chamadadeangola4 ай бұрын
Maravilhosa analise desse terrível crime contra a humanidade. Parabéns!
@hmorais18185 ай бұрын
Professor, muito obrigado pelo excelente vídeo!!
@Diniz1834Ай бұрын
Se aprende mais aqui em 30 minutos do que quase 1 decada na escola. Os livros de história simplesmente apagaram da história do povo negro e dos indígenas também. Sou cristão protestante, mas esconder a história real é um absurdo. Parabéns professor.
@edsaoramalhao51154 ай бұрын
Professor Flávio Muniz, muito obrigado por essa esclarecedora aula !
@caltonmagalhaesernesto23715 ай бұрын
Amei a explicação desta triste história 😢... Algo que não pode se repetir novamente este lamentável genocídio em lugar nenhum do Mundo em especial em África
@paulorabeloguimaraes5 ай бұрын
Muto obrigado. Uma cascata de emoções em mim culminou em nó na garganta com o pedido de perdão do primeiro ministro belga (reino que tenho pouco apreço).
@lourdesjesus22764 ай бұрын
Ninguém conta nossa história,obrigada professor
@vicenteribeirodeoliveira19594 ай бұрын
Boa tarde tenho ouvido seus videos não esperava tanta crueldade opacionada entre os
@marilicasemiro88365 ай бұрын
Parabéns por contar a história da África, professor!!!!! Seu trabalho é fundamental!!!!
@shinhabach2014 ай бұрын
Que canal incrível!❤❤❤❤
@juvercinamacieldasilva30394 ай бұрын
Até que enfim alguém imparcial verdadeiro e didático.nota 10
@jailtonsantos40945 ай бұрын
Excelente!!
@maristelarodrigues47365 ай бұрын
❤❤❤muito obrigado por esse video, esses dias assisti um filme sobre esse genocídio e queria saber mais sobre a origem dessa barbaridade... Muito esclarecedor obrigado!
@LuisRobertoNunesdeLima4 ай бұрын
Parabéns por este documentário ! É vergonhoso para a nossa humanidade o que estes colonizadores europeus praticaram com os povos africanos ! E também muito fácil apenas pedir perdão...
@Flavio-Apolinario5 ай бұрын
Parabéns Professor Flávio, aula esclarecedora, alguns veículos de comunicação da época tratavam esse genocídio como "conflito entre etnias", hoje tomamos conhecimento dos fatos. OBS: E a igreja? Manifestou-se?
@HistoriadaAfrica5 ай бұрын
Infelizmente, somente uma parte da Igreja Local de Ruanda.
@rosianedonascimento22054 ай бұрын
Obrigado pela aula.
@HistoriadaAfrica4 ай бұрын
Disponha! Eu quem agradeço!
@nobody-pw1wz5 ай бұрын
Obrigada pelas aulas professor, encontrar seu canal foi um presente
@alexandreteitelroit21085 ай бұрын
Parabéns pelo excelente vídeo! 😊
@lucasaguirre34465 ай бұрын
Cara, historia é tudo. Adorei demais o vídeo, parabéns amigo!
@HistoriadaAfrica5 ай бұрын
Muito obrigado . Um grande prazer
@paulofilho12114 ай бұрын
EXCELENTE VÍDEO. Meus cumprimentos.👏👏👏👏👏
@FaustoSantosSantos4 ай бұрын
Parabéns, pelo excelente trabalho investigativo, que tens feito.
@IzabellaMontreal4 ай бұрын
Que tristeza meu Deus! 😢 Pior que qualquer filme de terror!
5 ай бұрын
Esse professor é o melhor desse KZbin. ❤❤❤
@JairodeSSilva5 ай бұрын
Agora na atualidade sob uma nova perspectiva, os europeus passaram a negralizar suas equipes de esportes não porque estão sendo bonzinhos, mas porque reconhecem no negro um grande potencial Atlético, isso para mim não deixa novamente de ser um novo tipo de exploração, porque seus quadros de medalhas ficam repletos do esforço negro e o nome de seu país colocado no topo ou mais próximo. É o que eu penso.
@LuizaPereira-su5qm4 ай бұрын
Eu penso que você é racista e xenófobo. Eles quiseram a independência deram-lhes e depois vêm para a Europa, precisamente para o país que os colonizou. Não acha isso muito estranho?
@cleitonduarte38775 ай бұрын
Cleiton do RS, sempre de olho em suas publicações! Deixo aqui um pergunta e quem sabe você fazer algo digo vídeo sobre os "Lanceiros Negros" que participaram da Guerra dos Farrapos. Tive a oportunidade conhecer o local do Massacre
@mariahelenamolinari79883 ай бұрын
Parabéns sobre sua pesquisa e pela apresentação impecável !
@luiscarlosthomas13855 ай бұрын
Mas isso tudo só funciona no mundo da competição sem limites entre indivíduos, grupos e de todos contra todos. Enquanto uns se acharem superiores aos outros de alguma forma, essas atrocidades continuarão acontecer.
@andrearibeirotavares5 ай бұрын
Professor Flávio, estou triste, mas, é tão importante saber como europeus semearam o ódio entre os povos africanos e, décadas depois, os largaram à própria sorte. E nós, sempre "formados" pelos livros escritos pelos europeus, somos tão ignorantes... Tenho 60 anos, obrigada por me fazer aprender... Abraços de São Paulo, Capital.
@HistoriadaAfrica5 ай бұрын
Gratidão Andrea!
@alessandropereirasilva69304 ай бұрын
@@HistoriadaAfricaRuanda era uma espécie de confederação monárquica? Interessante tinha o clientelismo... interessante
@r2s.grunow5 ай бұрын
Parabéns e muito obrigado por mais esse imprescindível trabalho. Siga firme 👏👏👏
@HistoriadaAfrica5 ай бұрын
Muitíssimo obrigado pelo apoio!
@Elainetily5 ай бұрын
O verdadeiro significado da frase, dividir para reinar. Europa nunca vai parar com esses práticas é assim que eles sobrevivem
@luciasoares87174 ай бұрын
Sempre o europeu e o norte-americano lutando pra manter o imperialismo.
@ruthverdezein93834 ай бұрын
Muito obrigada pelas sua aulas, pelo seu imenso trabalho de pesquisa e interpretação, pelos esclarecimentos e aprendizado. ❤️
@mauricionascimento63555 ай бұрын
Muito legal esse relato
@eliasalexandre20195 ай бұрын
Muito grato por não deicha a história morre
@neiaconceicao93475 ай бұрын
Sempre que ouço um episódio, fico más certa porque somos história mas não temos histórias, a Europa nós castra e nós apaga de todos os jeito.
@alessandraribeiro48945 ай бұрын
Obrigada, professor, pela excelente aula. Vou passar para meus alunos.
@joanaandreanetodemoura11355 ай бұрын
A Europa não consegue sobreviver sem subjulgar algum povo. Impressionante
@orestesjaymemega84515 ай бұрын
Não acho que seja a Europa em si, mas o sistema capitalista que exige expansão constante. Se o sistema capitalista surgisse em outra parte do mundo, é possível que os povos desta outra parte iniciassem um processo de expansão transcontinental.
@AdilioGomes-z5y5 ай бұрын
Por isso são ondiado pelo oriente
@Rotebuehl15 ай бұрын
Que disparate!!!
@AurilioAguiar535 ай бұрын
@@Rotebuehl1Ela só citou um fato.
@Rotebuehl15 ай бұрын
@@AurilioAguiar53 Qual facto? Nao citou coisa nenhuma, quiz impingir uma opiniao
@fosforo154 ай бұрын
Video excelente! A melhor explicação desse genocídio espantoso e sangrento. Ocorreu na mesma época do genocídio que estava sendo feito na ex-Iugoslávia e da Copa do Mundo dos EUA e por isso, sua extensão só foi conhecida muito depois. Parabéns pelo trabalho detalhado e preciso!
@كارولين-م9ب4 ай бұрын
Eles causaram e ainda causam toda miséria do continente africano e depois pedem um simples perdão. É como diz o mano brown, depois que inventaram a desculpa ninguém mais morreu.
@Jorge-zj4vv4 ай бұрын
PARABÉNS!!
@Nhará14714 ай бұрын
Poderia falar sobre a história de moçambique , angola, cabo verde e Guiné-Bissau?
@cedufaux4 ай бұрын
Muito esclarecedor, professor , parabéns pelo conhecimento que nos oferece. Infelizmente em dias tão recentes tanta barbárie acontece.
@adrianagermana61074 ай бұрын
Parabéns professor Flávio canal crescendo cada dia mais ❤❤❤❤Axé Múntu 🎉🎉🎉🎉
@EduardoGouvea-r2w5 ай бұрын
Bem elucidativo!! Obrigado por nos proporcionar essa aula.