Da Espanha sinceros votos para o Brasil e Portugal, que constituem o núcleo central da Civilização Lusitana mundial.
@MariaIsabelFernandes-f4v5 ай бұрын
O primeiro vôo entre Portugal e o R.de Janeiro,mais uma atrevida aventura ..portuguesa!!Quantos,o fariam....
@sociedadewebcom8 жыл бұрын
Parabéns e obrigado pela postagem desse vídeo. Vocês têm mais respeito pela nossa história que nós mesmos, brasileiros. Novamente, agradeço imensamente, irmãos portugueses.
@MrMimarques7 жыл бұрын
Como Brasileiro, penso que somos ainda, a mesma Nação! Senão a mesma, somos Nações Irmãs. Sem Portugal, não haveria Brasil. E o Brasil possibilitou existir Portugual como ainda á hoje! Basta passear pelas ruas de nossas Cidades, você verá em todos os detalhes, as construções Portuguesas. Nossa lingua e nossa história. Os personagens que compuseram o Brasil, são os Personagens da história de Portugual!,
@arpharph17724 жыл бұрын
Sem dúvida.
@luistadeudecastrobarbosaem77083 жыл бұрын
A maior contribuição do Brasil foi a de albergar a coroa portuguesa na invasão napoleónica , assim a nossa coroa se manteve livre e a soberania intacta . Se fosse hoje o Brasil virava- nos as costas .
@juliusrock50884 жыл бұрын
Obrigado por contar nossa história, de forma tao respeitosa, parabéns que Deus o abençoe imensamente.
@ForbiddenDreams0072 жыл бұрын
Já tinha falecido quando escreveste a mensagem. Faleceu em 2012. Um grande português, um grande Homem.
@resgatandoahistoriaperdida42256 жыл бұрын
Obrigado Portugal terra mãe do Brasil
@brazilianniceguy Жыл бұрын
🙏Descanse em paz, José Hermano Saraiva 🙏 Obrigado
@netotube20087 жыл бұрын
Temos até agora 3 comentários; parabéns a todos nós!! Salve o Brasil e Salve Portugal!!!!
@portaodare4 жыл бұрын
Bela reportagem Viva o Brasil Obrigada Portugal...
@celsoafonsodealmeida20632 жыл бұрын
Portugal é uma obra de arte, e formou o Brasil com essa arte. Excelente.
@Goncalves19046 жыл бұрын
É um relato breve mas extremamente cirúrgico no que toca a ignorância e a falta de importância dada tanto pelos brasileiros como pelos portugueses (o professor Hermano fala que no ano 2000 pouca importância foi dada em Portugal para lembrar esta data). Mas de uma época riquíssima e que nos emociona. Somos uma nação portuguesa erguida no além mar. Somos fruto da coragem, da astúcia e da mistura da gente de Portugal com o então novo mundo. Vale destacar, que devemos nos inteirar bastante da história e de nossas raízes, antes de comprar qualquer ideia equivocada como, acredito eu, que seja, boa parte do livro 1808 de Laurentino Gomes. O Brasil era a extensão do próprio Portugal e orgulha me não só a minha ascendência portuguesa, mas o facto de ter nascido na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, que leva o nome do santo, mas que também foi uma homenagem ao rei de Portugal.
@Goncalves19046 жыл бұрын
@Jean Jacque Lundi a história do Ouro é polémica, a corte mandava 1/5 para Portugal, e os outros 4/5 ? Não podemos culpar Portugal. As diferenças sociais no Brasil sempre estiveram muito impregnadas desde o começo. A escravidão aqui foi uma das últimas a terminar. Mas sobre o valor dado a Portugal pelos brasileiros (não todos, muitos amam Portugal), posso afirmar-te ser exclusivamente pela ignorância, por se estudar pouco o que é nosso, do Brasil e de Portugal, em detrimento da cultura norteamericana. As pessoas conhecem mais sobre Halloween do que a festa do Divino. Não devia de ser o contrário ? Tanto não foi vontade unânime dos brasileiros a separação, que alguns governos continuaram fiéis a Portugal, e D.Pedro I, teve que percorrer os diversos estados para convence-los de que a independência e a unidade territorial eram caminhos mais seguros. O Real Gabinete português que o professor mostra no vídeo, é justamente uma preocupação dos portugueses e luso-brasileiros com o afastamento de Portugal. Até 1822 éramos todos portugueses, da Europa e da América. Os norteamericanos nunca tiveram este sentimento para com a Inglaterra, nem intelectuais e funcionários públicos formados em Londres, como tivemos os nossos em Coimbra. O fato dos EUA terem virado potência económica, está ligado a muitos fatores, o país também era dividido entre Norte e Sul, e a sua guerra civil determinou o seu futuro. Mas são muitos detalhes, teve a princípio uma colonização mais centrada na ideologia capitalista pela ótica do protestantismo. Mas há países que foram colônia da Inglaterra que são hoje subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, como Índia, Jamaica, ou até a África do Sul. Mas voltando a Brasil e Portugal, houve a chance de termos continuado a ser o mesmo país, mas infelizmente as cortes de Portugal, que tinham mais deputados portugueses que brasileiros, quiseram que voltasse a condição de colônia do Brasil, por desconhecimento da realidade. Como o Saraiva diz, havia planos maiores, como por exemplo propunha José Bonifácio, de um grande Império além mar. Com buscas ao desenvolvimento militar, político, comercial, geográfico e etc. Não quis o destino que fosse assim. Mas os laços que nos unem são muito fortes.
@Goncalves19046 жыл бұрын
@Jean Jacque Lundi que seja assim, por mais acordos bilaterais entre Portugal e Brasil, que já foram o mesmo reino e por mais interação entre as nossas culturas, e entre a nossa gente ! Um abraço do outro lado do oceano para a terrinha, como chamam muitos aqui, de forma carinhosa, a Portugal.
@davisoncarini43826 жыл бұрын
Felipe M a
@vitorferreirapecanha17675 жыл бұрын
@Jean Jacque Lundi Acredito que a resposta para sua incógnita, meu caro, seja a maior parte desse "caos" culpa da república brasileira. O Brasil seguia em pleno progresso até 15 de novembro de 1889, data da proclamação da República. Aconselho pesquisar sobre esse período, para achar sua resposta.
@vitorferreirapecanha17675 жыл бұрын
@Jean Jacque Lundi Populismo aqui no tem outro tipo de conotação, meu caro. E é justamente o populismo que participa deste processo de "caos". Com o comentário anterior, eu não estava dizendo que um regime ou uma ideologia que é melhor que a outra, e sim que a república no Brasil foi a grande responsável. Assim que ela foi proclamada, ou imposta, tivemos mais de trinta anos de ditadura militar ferrenha, na qual se desenvolveu o populismo que travaria a nação por muito mais décadas seguintes. Foi nesse populismo, aqui com a conotação de que um homem de poder para ganhar força precisa "conquistar" o povo, algo como uma política de pão e circo. Um exemplo de populismo aqui no Brasil, é a famosa política do pão e circo, "Nós, governo, mantemos o povo distraído com futebol e carnaval enquanto a velha política impera em Brasília". Logo, foi com a República Velha (1889-1930) que nasceu esse caos, o populismo, o "jeitinho" brasileiro. Foi na República Velha que os militares alimentaram o sentimento anti-português. Trocaram nossa bandeira para listras verde-amarelas e estrelas, o nome para "Estados Unidos do Brasil", alimentaram atos de violência contra portugueses ou até mesmo descendentes, repudiando qualquer alusão ao antigo regime. Intensificaram esse processo na educação principalmente, nosso Ministério da Educação é absurdamente tendencioso, seguindo uma política insensata de desconstrucionismo histórico-social. Foi assim, inclusive, como qualquer criança brasileira, que me foi ensinado tanto pela escola quanto pela boca do povo que os portugueses chegaram aqui por acidente, para matar índios e roubar nosso ouro, que D. João VI era um covarde comedor de galinha, que D. Pedro I(IV em Portugal) era mulherengo, que D. Pedro II era escravocrata, que a República libertou os escravos e fez de fato a independência do Brasil. Enfim, é ensinado nas escolas um revisionismo história resumido com uma tendência grotesca de "tirar sarro" dos protagonistas e desconstruir os feitos. E por isso, aprendemos que D. João VI era um covarde que só sabia comer frango, em vez de aprendermos que ele fincou a fundação do que seria o processo de independência. É por isso que aprendemos que D. Pedro I era mulherengo, em vez de aprendermos sobre as batalhas e sacrifícios que eles fez para construir um Brasil independente. Mas, ao menos, há bons brasileiros que reconhecem o valor de D. Pedro II. Enfim, esta é só uma pequena ideia para se falar do "caos" no Brasil. Se resume a uma república de mão de ferro que plantou um emburrecimento na mente do povo, para que se mantivesse no poder.
@b.monteiro12916 жыл бұрын
Fantástico!!!!! Nobre Professor José Hermano Saraiva
@eltonsouza24658 ай бұрын
Sou grato pela história do Brasil ser mesclada com a de Portugal, que as raízes históricas do meu país são herança do povo português pelos costumes e pela fé.
@azsolucoesemti55358 жыл бұрын
Algo de extrema importância completamente esquecido
@poetaiberico5 жыл бұрын
Deus o tenha em sua presença D graça e providência sua .
@MSilva-wg8qh3 жыл бұрын
Já perdi a conta às vezes que vi estes vídeos! Grande Senhor. Não me canso de os ver e rever!
@joanaalmeida66366 жыл бұрын
Que Aula Maravilhosa !
@jlfdcpelucia98603 жыл бұрын
Fico imensamente grato . Querido professor ter nos presenteado com sua presença na nossa cidade do Rio De Janeiro biblioteca imperial uma das mais importante do mundo* *
@peritolegista6 жыл бұрын
Emocionante
@pfmpferraz6 жыл бұрын
Como gosto deste canal! Parabéns professor!
@luistadeudecastrobarbosaem77083 жыл бұрын
26:40 foi de curta duração essa alegria depressa despencou e em 199 anos se tornou no Brasil que conhecemos hoje ! Enfim. Triste .
@ChicoSaSaxofone6 жыл бұрын
Magnífico vídeo.
@emiliareginamartinscavalli8377 Жыл бұрын
Os Portugueses podem nos odiar, mas sempre vamos levar Portugal no coração. Te amo Portugal, Londrina, Paraná, Brasil. Fernando Pessoa é Brasileiro.
@jeanlundi214129 күн бұрын
lol os portugueses odiar os brasileiros? Disparate. Informe-se e explore o mundo, sem narrativas ou histórias de terceiros.
@gracasilver85743 жыл бұрын
Magnífico , como sempre !... ❤
@emiliareginamartinscavalli8377 Жыл бұрын
Fernando Pessoa nasceu em Macapá, Amapa.
@renatogomescosta1687 Жыл бұрын
Os Lusíadas deveria ser leitura obrigatória em nossa grade curricular, o livro é da época dos primeiros movimentos de ocupação do Brasil e o também próximo da tragédia de Alcacer Quibir, onde Portugal perdeu o posto de maior potencia global isolada.
@flaviorocha19283 жыл бұрын
Muito bem professor, excelente aula.
@Mariabatista-africa2 жыл бұрын
O POVO BRASILEIRO NÃO SABEM DESTAS HISTÓRIAS A NÃO SER OS PROFESSORES DE HISTÓRIA QUE DEVERIAM FALAR MAIS SOBRE A HISTÓRIA DE PORTUGAL E O BRASIL OBRIGADO
@marliportantewatanabe92033 жыл бұрын
Preciosidade !
@gracasilver85743 жыл бұрын
É a primeira vez que vejo negros ricos , bonitos e todos enfeitados em figuras antigas brasileiras !... Em documentários daí , só os costumam mostrar com correntes !... Nem sabia que também havia desses todos janotas , bem lindos !... Muito obrigada , Professor !...
@edermanutencaoejardim91383 жыл бұрын
Nossa cultura vem de portugal
@kaiserwilhelmll38957 ай бұрын
Creio que para qualquer brasileiro com alguma formação escolar, sempre será um prazer assistir esse vídeo e um orgulho ter sido colonizado por Portugal.
@luistadeudecastrobarbosaem77083 жыл бұрын
Os portugueses chegam expulsam os franceses conquistam a ilha e os brasileiros homenageiam o francês perdedor , dando à ilha o nome de um derrotado !!!!! Espectáculo.
@marcosalexandrefaganello853 жыл бұрын
Nomeou a ilha o francês só para dizer que se apossou dela até ser expulso.
@luistadeudecastrobarbosaem77083 жыл бұрын
Ilha de villegagnon!,..
@luistadeudecastrobarbosaem77083 жыл бұрын
Tanto lutaram os portugueses para criarem esse país imenso ,criaram um reino unido de Portugal Brasil e Algarves ,isso demonstra que o Brasil era território de igual para igual e que nunca foi visto como colónia , era uma extensão além mar de PORTUGAL . Para quê ? Bom resta a história ! Hoje o Brasil vive de costas viradas ao seu criador ,parece que tudo deseja menos a companhia de seu pai . Triste 😢 triste para o Brasil. Nós por cá sobreviveremos como sempre .
@marcosalexandrefaganello853 жыл бұрын
@@luistadeudecastrobarbosaem7708 sim, o próprio a nomeou e assim ficou nomeada, mesmo após a independência.
@marcosalexandrefaganello853 жыл бұрын
@@luistadeudecastrobarbosaem7708 Com todo o respeito que me cabe, não o conheço, mas é a sua opinião. D. Pedro I do Brasil é nosso defensor perpétuo. Os dias do descobrimento e da independência são feriados aqui, temos a maior comunidade portuguesa, clubes portugueses e santas casas. Posso eventualmente me esquecer de algum detalhe, mas Portugal não é esquecido. Um exemplo foram as eleições: o consulado no Rio de Janeiro esteve movimentado.
@luistadeudecastrobarbosaem77083 жыл бұрын
De certeza que os brasileiros construíram algo no local em memória da chegada dos dois aviadores portugueses !!???? Onde é o local ?????.
@marcosalexandrefaganello853 жыл бұрын
Em Recife, você encontra a estátua dos aviadores Sacadura Cabral e Gago Coutinho.
@luistadeudecastrobarbosaem77083 жыл бұрын
Graças sejam feitas à comunidade portuguesa de Pernambuco sem eles já lhe tinham jogado fogo provavelmente .
@luistadeudecastrobarbosaem77083 жыл бұрын
E nem sequer o governo brasileiro gastou um vintém que fosse com ela ,pois foi doada por portugueses !
@marcosalexandrefaganello853 жыл бұрын
@@luistadeudecastrobarbosaem7708 Comunidade portuguesa e aos brasileiros que os foram saudar também. Foi a primeira cidade e capital de estado a recebê-los. Tanto que, na estátua não está escrito "a comunidade portuguesa" e, sim, "homenagem do Brasil"
@marcosalexandrefaganello853 жыл бұрын
@@luistadeudecastrobarbosaem7708 fontes?
@emiliareginamartinscavalli8377 Жыл бұрын
Os pequenos portugueses nasceram no Brasil........................ V~~ao
@Rotebuehl1 Жыл бұрын
Como poderia ser esperado, com a cambada que manda ha decadas?
@joaov71614 жыл бұрын
Afinal já tínhamos F16 no início do século XX! KKKKK
Negros ricos ? No Brasil ???? Então não eram todos escravos ?????? ( Ironia )
@marcosalexandrefaganello853 жыл бұрын
Há no arquivo nacional registros de carta de alforria da época em que o escravo poupava na caixa imperial de montepio, banco criado pelo imperador D. Pedro II (atual caixa econômica federal) para comprar ele próprio sua carta de alforria. Outros se tornaram homens livres após a guerra do Paraguai. Falo de uma época anterior a lei do ventre livre e da lei Áurea.
@luistadeudecastrobarbosaem77083 жыл бұрын
Precisamente ! Arquivo esse ,articulado ,criado e construído por portugueses (Pedro de Araújo Lima , Olinda. )
@marcosalexandrefaganello853 жыл бұрын
@@luistadeudecastrobarbosaem7708 o arquivo nacional não fica em Olinda, mas no Rio de Janeiro.
@marcosalexandrefaganello853 жыл бұрын
Creio que você esteja se referindo ao arquivo histórico do estado de Pernambuco. Então poderá observar também que, durante a ocupação holandesa (1630-1654) Maurício de Nassau declarou todos os negros livres.
@luistadeudecastrobarbosaem77083 жыл бұрын
O Pedro Araújo Lima é que era de Olinda ! Eu sei onde fica o arquivo nacional ! Fica no antigo palácio casa da moeda .
@emiliareginamartinscavalli8377 Жыл бұрын
Brasil, Brasil, sil silsislslslslslllsllslkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk