Рет қаралды 76,838
Uma das principais dúvidas que os pacientes acometidos por verrugas genitais de HPV possuem é: o HPV tem cura? A doença pode ser eliminada ou vai sempre ficar recorrendo?
Antes de mais nada, a resposta é sim, o HPV pode ser curado. Tanto as verrugas genitais podem ser totalmente eliminadas como o vírus pode ser eliminado do corpo.
Segundo alguns estudos, isto irá ocorrer em 80 a 90% dos pacientes em até 2 anos da infecção, podendo já ser eliminado em até 6 meses em 50% deles.
Porém, devido a uma resposta imunológica ineficiente contra esse vírus, além do tempo para eliminação poder ser longo, em uma parte das pessoas acometidas o vírus pode não ser eliminado.
Por esse motivo, fala-se muito que a doença não teria cura. O que não é verdade. O que ocorre é se tratar de uma doença causada por um vírus que "tenta escapar" do sistema imunológico e além disso possui diversos tratamentos mas nenhum perfeito ou 100% eficaz.
Entre as várias opções que existem de tratamento, das mais simples às mais agressivas, nenhuma garante a cura da doença ou não ocorrerem recidivas.
Por esse motivo é fundamental que o tratamento seja individualizado, no qual um urologista experiente no assunto poderá definir qual ou quais as opções de tratamento com melhores chances de sucesso para cada paciente. E quanto antes o melhor tratamento for iniciado, maiores as chances de eliminar a doença em uma fase inicial, onde ela causou menores danos ou sequelas, físicas e psicológicas.
Não deixe de se inscrever no canal para acompanhar todo o conteúdo sobre saúde do homem. Toda semana um novo vídeo com informações importantes para os homens viverem mais e melhor. A saúde masculina é o nosso foco!
Dr. Paulo Esteves | Urologista e Andrologista
Instagram: @drpauloesteves
Site: www.drpauloesteves.com.br
E-mail: contato@drpauloesteves.com.br