Há linguistas que defendem uma quarta conjugação, alegando que o verbo "por" é um exemplo. Eles rejeitam a inclusão desse verbo na segunda conjugação pela origem "poer".
@roberto.gandulfo7 күн бұрын
Abordei esse tema em outro vídeo. Mas, considerando que a análise majoritária é pelo "pôr" pertencente à segunda conjugação, apresento dessa forma nos demais vídeos.
@mandarino5077Күн бұрын
Professor, por que flores têm vogal temática, sabendo que ela termina com consoante e não se insere a nenhuma dessas regras aí?
@leticiarosa7292 жыл бұрын
Achei por acaso. Tenho prova de morfossintaxe e você esta me ajudando demais hahahaha Mais uma inscrita ! Parabéns professor !!!
@ameixaameixa Жыл бұрын
Sua didática é tão incrível e impecável.
@roberto.gandulfo Жыл бұрын
Obrigado pelo carinho!
@ronaltcorreia96172 жыл бұрын
Aula maravilhosa. Tem me ajudado bastante. Obrigado, professor 😉
@michelledpaularodrigues1376 Жыл бұрын
Maravilhoso!!!!! Obrigada.
@roberto.gandulfo Жыл бұрын
Obrigado pelo carinho!
@ludmilahcosta8503 Жыл бұрын
Professor, pode me dizer qual app o senhor usou pra gravar essa aula? Obrigada pelo conteúdo! Me ajudou bastante ❤
@roberto.gandulfo Жыл бұрын
Obrigado pelo carinho! Uso o OBS Studio. Abraço!
@giovanamaria2628 ай бұрын
Professor, na palavra garoto, o morfema "o" vai ser vogal temática?? Visto que em garota o morfema "a" vai ser desinência de gênero, correto??? A partir das observações da sua aula
@roberto.gandulfo8 ай бұрын
Existem dois pontos de vista. No caso de "menina", [a] é desinência de gênero. No caso de "menino", alguns autores dirão que [o] é vogal temática; outros dirão que é desinência de gênero. Eu adoto a primeira possibilidade.
@alinegodoy93903 жыл бұрын
Olá! Gostei muitíssimo da sua explicação! Me ajudou muito! Você poderia me indicar algum artigo ou obra que disserte sobre esse assunto? Preciso elaborar um trabalho sobre a diferença entre desinência de gênero masculino e vogal temática, e necessito de embasamento cientfíco. Agradeço muito se puder me ajudar. Abraços!
@roberto.gandulfo3 жыл бұрын
Sobre o tema a que você se referiu, eu recomendaria a tese "A flexão de gênero dos substantivos", de Antônio Sérgio Cavalcante da Cunha (UERJ), disponível neste link: www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/article/view/4736/3498. Por mais que não se trate exatamente do tema que você pesquisa, ela traz alguns dados importantes, como a proporção de substantivos biformes em todo o conjunto de substantivos.
@alinegodoy93903 жыл бұрын
@@roberto.gandulfo muito obrigada! 🙏
@ronaldodomingues297810 ай бұрын
Por que não existe vogal temática na primeira pessoa do singular do presente do indicativo? Existe uma explicação?
@giansantosbotosso77179 ай бұрын
Professor, tenho algumas dúvidas. No que se refere à vogal temática nominal, nas escolas se passa que ela vem em seguida do radical e forma o tema. Neste caso, se ela é sempre átona, por em palavras como dedão, onde o radical é DED + ã vogal temática, formando o tema, esta vogal é tônica? Como pode ser temática. Por exemplo em Tijolo, "o" é temático, como fica em tijolada? A vogal A neste caso é temática? Mas como se é tônica?
@roberto.gandulfo8 ай бұрын
Olá! No meu livro, eu trato de alguns desses casos. 1) Em "dedão", a vogal temática (ou melhor, o morfema temático) é o "o", que, fonologicamente, é representado por uma semivogal; portanto, átona¹. 2) Em tijolo, a vogal temática é o último "o": tijol[o], átono. Para formar a palavra "tijolada", remove-se a vogal temática [o] para dar lugar ao sufixo [ada], que já vem imbuído de uma vogal temática interna: tijolad[a], também átona². Portanto, nos dois casos que você mencionou, a vogal temática nominal é átona, como naturalmente é a regra. No meu livro (Megamanual de Morfologia do Português), eu discuto esses casos. Eu acredito que possa, sim, haver casos nos quais a vogal temática nominal seja tônica, mas esses casos são extremamente raros e excepcionais. ¹ O "ã", de "dedão", não é vogal temática: é a vogal do sufixo de aumentativo. A palavra "dedo" recebe o sufixo aumentativo [ão], que vem já com a vogal temática [o] interna: [ã[o]]. ² Na palavra "tijolada", o "a" de "tijol[a]da" é, sim, tônico, mas não é temático: ele faz parte do sufixo nominalizador [ada]. A palavra "tijolo" recebeu o sufixo [ada], que já vem com vogal temática [a] interna: [ad[a]].
@nataliamedeirosam3 ай бұрын
Fez tudo que o meu professor não faz.
@roberto.gandulfo16 күн бұрын
Obrigado pelo carinho! 😁
@farleiaparecidocalixto6198 Жыл бұрын
👍
@danielvieira72203 жыл бұрын
4:32 verdade professor, esses nomes deus me livre. Rs