Рет қаралды 68
O Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) lança o sexto episódio do “Conexão - Pesquisa Ambiental”.
Nossa convidada é a bióloga Sandra Monteiro Borges Florsheim, doutora em Ciências Florestais e especialista em identificação de madeira. Durante o bate-papo, ela conta como os resultados de seus estudos ajudam a coibir o comércio ilegal de madeira.
Há tempos, a pesquisadora científica do IPA vem treinando as polícias Federal, de São Paulo e de outros estados em identificação de madeira, inclusive acompanhando blitz realizadas nas estradas, para fiscalização de caminhões que transportam madeira. Caso a carga não esteja de acordo com o Documento de Origem Florestal (DOF), ou tenha madeiras de corte proibido, é necessário o laudo de um especialista para que seja efetuado o flagrante. Antes do advento dos smartphones, Sandra inovou o método de identificação adaptando um scanner dermatológico como microscópio portátil, o que possibilitava a transmissão das imagens. Assim, os especialistas passaram a efetuar os laudos à distância, sem estarem necessariamente em campo, podendo acompanhar mais de uma blitz simultaneamente sem sair do laboratório, otimizando as ações de fiscalização.
O "Conexão - Pesquisa Ambiental" aborda temas importantes ao IPA e à sociedade, incluindo as pesquisas desenvolvidas nas áreas de conservação da biodiversidade, restauração ecológica, geociências e uso sustentável de recursos naturais.
Os episódios estão disponíveis no site do IPA e nas mídias sociais.