Incontáveis. Episódio 4: População LGBTQIA+ na ditadura

  Рет қаралды 5,487

Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ

Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ

Күн бұрын

Este vídeo é parte da série Incontáveis, produzida pela Comissão da Memória e Verdade da UFRJ. A série narra histórias que ainda não foram contadas sobre a ditadura militar no Brasil. Este episódio aborda a temática da violência do regime contra a população homossexual e transsexual, que hoje conhecemos sob a sigla LGBTQIA+. Os corpos e sexualidades dissidentes estiveram na mira do aparato repressivo ditatorial, que buscava construir uma sociedade aos moldes da "moral e dos bons costumes". A preocupação com a "apologia ao homossexualismo", frequentemente, associada ao comunismo internacional, serviu para embaralhar as fronteiras entre o moral e o político, justificando diversas censuras e demissões. A violência contra gays, lésbicas e pessoas trans também foi constante, realizando-se por meio de batidas policiais, prisões e torturas. As ideias de liberdade sexual e do desejo como algo dissociado das relações de poder são questionadas no filme através de documentos e testemunhos do período. A narração do episódio é de Hércules Quintanilha, cientista social formado pela UFF, detido pelas forças de segurança no Rio de Janeiro durante a ditadura.
Se quiser saber mais sobre o vídeo e seus autores, entre em contato com cmv@forum.ufrj.br

Пікірлер: 20
@giovanadeoliveiramartins316
@giovanadeoliveiramartins316 4 ай бұрын
Que vídeo incrível!!!
@josesantos2603
@josesantos2603 Жыл бұрын
Eu nasci nos anos 80 e entrei na propriedade nos anos 90. Naquela época, havia uma opressão assombrosa contra os lgbts, que sempre estavam correndo risco de morrer pela violência ou pela doença, além da miséria. Foi somente em 2007 que senti que a situação começou a melhorar por conta do governo Lula e da internet.
@joaosoares5325
@joaosoares5325 11 ай бұрын
OBRIGADO!
@julianocaetanoalmaverde7044
@julianocaetanoalmaverde7044 Жыл бұрын
Vídeo excelente!!!!!!!
@aeciocavalcanti5352
@aeciocavalcanti5352 5 ай бұрын
outro pedido desse ardoroso fã deste fórum criado por pessoas tão honestas seria esquecer um pouco o já tão debatido tema da ditadura militar e mostrar manifestacões de direitos das minorias tão hostilizadas no Brasil em paises progressistas , do bem, como cuba venezuela nicaragua etc. Gostaria de imagens de passatas de gays, feministas, maconheiros nesses paises para dar exemplo ao brasil, para que nos os imitemos.
@youtubeamador886
@youtubeamador886 Жыл бұрын
Viva a vida viva o Amor,as pessoas devem ser respeitadas e ser elas mesma não tem dificuldade nisso para entender.O ser humano complica tudo! Amo e tenho orgulho de ser LGBTQIA + Na verdade não deveria ter luta nenhuma nos humanos deveria está muita a frente mais por causa desses cabeça de ervilha o mundo esta como está infelizmente.Nossa luta era para ja esta acabando nas áreas como à; fome,pobreza e problemas estruturais,mais em fim!
@MARIANOCAMPELO
@MARIANOCAMPELO 5 ай бұрын
🕊🦄❤🤍🖤🤎💜💙💚💛
@ggaga252
@ggaga252 Жыл бұрын
E eles tenta repetir a história
@mirelesilva8604
@mirelesilva8604 Жыл бұрын
No vídeo, instante 5:36, fala que o ladrão que eles fizeram usar saia erao terror do morro do Adeus. Imagina quantos moradores ele não fez sofrer. Isso deveria ser comentado. Ao invés de mostrar lado A ou ado B, mostrar os dois lados da moeda... Continuando no texto exposto, fala que a policiamento eles pararem o carro eles abriram fogo contra a polícia. Quer dizer, tinham intenção de matar. Tiveram sorte que não agiram com eles da mesma maneira. Isso não tem nada haver com o homossexualismo, mas eles foram um exemplo infeliz pra se usar no vídeo. Igual o entrevistado do Drauzio Varela.
@mirelesilva8604
@mirelesilva8604 Жыл бұрын
No documento exibido do exército, sentenciada como o tenente não tendo condições de estar naquele meio. Além do caso moral, tem a questão de relacionamento, onde há a possibilidade de dentro de um batalhão eles podem ter um relacionamento, o que é proibido também em algumas empresas. Parece que seria uma questão institucional.
@renatoprates
@renatoprates 4 ай бұрын
A homossexualidade é um poderoso controle de natalidade porque ela destrói a procriação e o vínculo de parentesco. Existem muitos males causados pela homossexualidade, do ponto de vista social; se fosse falar do ponto de vista da antropologia cultural teremos muitos outros males causados pela homossexualidade. A história mostra que na cultura indígena, homossexualidade era algo normal e comum, e em tese e hipótese foi por esse motivo que as nações indígenas do Brasil foram dominadas, escravizadas e vencidas pelos colonos pois o número de índios guerreiros era menor que os invasores portugueses; tendo em vista que a homossexualidade destruía a procriação entre os índios fazendo que a população indígena fosse pequena, bem baixa. Não é sem motivos que na China comunista não foi aprovado o casamento gay, pode ser por isso que a China é o país com a maior população do mundo; e terceiro maior exercito seguido da India com o quarto exercito mais bem preparado A estratégia pra se diminuir a população de outros países como arma de guerra existe desde o Egito antigo que o faraó mandava matar os bebes nascidos homens de toda mulher hebreia; a ideia era não deixar os hebreus formarem um exercito compatível com o exército egípcio e os hebreus não vencerem em caso de guerra. A Índia é o país em segundo lugar mais populoso. "Até setembro de 2018, a homossexualidade era crime e resultava em até dez anos de prisão na Índia. Cerca de 1,5 mil pessoas eram detidas por ano por suposta violação ao artigo 377, que proibia “acesso carnal contra natura [“que se opõe às leis naturais”, em latim] contra um homem, mulher ou animal”. Essa parte do texto era usada para reprimir homossexuais desde 1861." Não é a toa que os partidos comunistas do Brasil querem incentivar a homossexualidade no Brasil, querem legalizar o aborto pra controle de natalidade; antropólogos comunistas lutam pra manter a cultura dos índios no original do modo como foram antes do Brasil ser descoberto.
@heitornunes2125
@heitornunes2125 Ай бұрын
Beleza vovô, agora vamos tomar o remédio pra ir dormir
@renatoprates
@renatoprates Ай бұрын
@@heitornunes2125 Já que inventaram a palavra homofobia para condenar os inocentes e inocentar os culpados; e já que querem criminalizar os que condenam a falsidade gay, mostramos alguns males causados pela homossexualidade que são muitos. UM DESSES MALES É QUE A SENSUALIDADE GAY TIRA A CAPACIDADE DE LER LIVROS, SÓ CONSEGUEM LER UMA LINHA. Não é intolerância condenar a homossexualidade; porque ela incentiva o sexo na infância e isso é crime de pedofilia. Não é preconceito condenar a homossexualidade porque os Deputados e Senadores eleitos pelo povo pra fazerem as leis, proibiu o casamento gay. Não é preconceito condenar invasão; os gays são invasores de corpos alheios, um masculino invade um corpo feminino e um feminino invade um corpo masculino a invasão que eles praticam é crime; porque um personagem masculino invade um corpo feminino e se apropria como se fosse. As lésbicas dizem que não gostam de homem no relacionamento conjugal, mas algumas se vestem a atuam como se fossem homem pra fingir e enganar; é essa falsidade que Deus condena e é por isso que temos de usar o padrão de comportamento posto por Deus porque o padrão de comportamento do mundo já está podre. Um personagem feminino invade um corpo masculino e contraria a biologia e a identidade biológica, e invasores não merecem respeito. Não respeitamos a falsidade gay que nasceu masculino mas tira identidade feminina e se aposenta como se fosse mulher mas é homem e pela lei o homem se aposenta três anos a mais que a mulher; é essa falsidade que não respeitamos. Um atleta masculino competir com atleta feminina é contra a lei do esporte, mas os gays transexuais não respeitam e querem invadir a determinação da Confederação de Desportos. Nós não respeitamos nos gays é a prepotência deles em tentar mudar as leis de Deus pra se justificarem de seus erros, porque a Bíblia diz que os homossexuais estão entre os que não entram no Reino de Deus mas eles dizem que vão entrar no Reino de Deus mesmo sem se arrependerem de seus erros homossexuais. Os negros já nascem pretos e por isso tem a lei contra o racismo para defender os negros do preconceito; mas os homossexuais provam que não nasceram homossexuais porque precisam do kit-gay pra ensinar como se tornar em um homossexual. Precisam da orientação de gênero pra orientar quantos tipos de gêneros gays existem e dar opções de qual tipo de gay a pessoa quer ser. Precisam da parada gay pra incentivar quem não é gay a se tornar em homossexual; isso prova que não nasceram gays mas escolheram ser.
@capoeiracdoBrasil
@capoeiracdoBrasil 2 жыл бұрын
#LulaPresidente #Haddad13Governador
@jonnatascarmo2001
@jonnatascarmo2001 Жыл бұрын
Lula de volta pra cadeia isso sim
@giovanamunicelli
@giovanamunicelli Жыл бұрын
Vai pra Venezuela
Incontáveis. Episódio 5: Populações negras e favelas na ditadura
12:35
Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Рет қаралды 7 М.
Incontáveis. Episódio 1: Trabalhadores na ditadura
15:04
Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Рет қаралды 6 М.
РОДИТЕЛИ НА ШКОЛЬНОМ ПРАЗДНИКЕ
01:00
SIDELNIKOVVV
Рет қаралды 4 МЛН
小天使和小丑太会演了!#小丑#天使#家庭#搞笑
00:25
家庭搞笑日记
Рет қаралды 59 МЛН
Smart Sigma Kid #funny #sigma
00:14
CRAZY GREAPA
Рет қаралды 12 МЛН
How I Turned a Lolipop Into A New One 🤯🍭
00:19
Wian
Рет қаралды 11 МЛН
Sobre Vivências - Documentário LGBT
53:36
Auarart Filmes
Рет қаралды 319 М.
ARTISTAS PERSEGUIDOS PELA DITADURA MILITAR DE 64! | SOCIOCRÔNICA
13:00
Confira alguns depoimentos de mulheres violentadas no regime militar
2:41
Incontáveis. Episódio 6: Povos indígenas na ditadura
14:19
Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Рет қаралды 16 М.
HISTÓRIA: STONEWALL E ORGULHO LGBT - Lorelay Fox
20:08
Lorelay Fox
Рет қаралды 150 М.
Documentário "Memórias Femininas da Luta Contra a Ditadura Militar"
51:35
Projeto Marcas da Memória UFRJ
Рет қаралды 90 М.
LGBTfobia na escola: documentário Depois da Tempestade
24:01
Bendita Geni - Jornalismo LGBTQIA+
Рет қаралды 101 М.
Arqueologia no DOI-Codi: rompendo o silêncio
53:11
TV Unicamp
Рет қаралды 109 М.
Жена изменила 😞
1:00
Митя Толерантный
Рет қаралды 7 МЛН
АНАЛИЗЫ (смешное видео, поржать, юмор, прикол, смех)
0:59
Натурал Альбертович
Рет қаралды 2,2 МЛН
Sion princess Spongebob Marshmallow Challenge
0:49
SION /紫音
Рет қаралды 25 МЛН
ГОЛУБЫЕ ГЛАЗКИ РОЗОВЫЕ ЩЁЧКИ#cat
0:20
Лайки Like
Рет қаралды 2 МЛН
Цыганка помогла мужику #shorts
0:38
FRANCH
Рет қаралды 4,1 МЛН