Isto é a relíquia,todos nós que nos consideramos gaúchos devemos ver este tipo de vídeo!!! parabéns
@iratsearaujo99836 жыл бұрын
Bom demais esse documentário... Eu que sou descedente de charrua me emociono quando sei que o meu tataravô foi um índio que deu início ao conhecido hoje Gaúcho... Tenho orgulho de ser Gaúcho...
@sergiorenatofranck18875 жыл бұрын
Buenas tche's.😊 Emociona quando um Gaucho ouve tantas culturas lindas da Nossa gente. Gracias tche.😊
@nemesispaiva25884 жыл бұрын
Mais eu! Minha bisabó era india do RS do meio do Mato
@vilsondoavaganrodrigues93652 ай бұрын
E. Atraves. Do. Estudo. Que. Aprendemos. Como. Viviam. Nossos. Antepassados. Desde. A. Formacao. Da. Noss. Patria. Gaucha. Seus. Costumes. Suas. Mameiras. De. Vestir. E. Sobre. Tudo. Um. Povo. Honrado. E. Digno. E. De. Muito. Valor. Devemos. Nos. Orgulhar. De. Nossas. Raizes. E. Conservar mos. Nossa. Historia. Tem. Que. Ser. Parte. Do. Corriculo. Escolar. Para. Que. Continue. Sempre. Viva. Te. Amo. Por. Demas. Meu. Rio. Grande. Do. Sul. De. Toda. Minha. Alma.
@nelsonchaves55765 ай бұрын
Qdo eu tinha 20 anos surgiu na minha cidade na fronteira com o Uruguai o chinelo de dedo onde só mulher usava e o homem tinha vergonha de usar. Na serra gaúcha chamavam chinelinho de forquilha. Era chinelo japonês. O gaúcho usava alpargatas, durava mto pouco.
@antonionw4 жыл бұрын
Excelente documentário! Orgulho e gratidão por ter nascido neste chão!
@moacirpretto74425 жыл бұрын
Viva nosso Rio Grande Do Sul e nossa Cultura única e própria. Sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra!
@scaryterry01082 жыл бұрын
Também é cultura dos argentinos e uruguaios.
@Vilmitajiji2 жыл бұрын
El pueblo gaucho respeta las fronteras , Argentina , Brasil e Uruguay
@mauricioribas56772 жыл бұрын
@@scaryterry0108 E internacional mais tem diferenças, Uruguai e Argentina, não tem o negro no meio e nem o português, como a cultura gaúcha do Rio Grande do Sul, na indumentária gaúcha se usa algumas coisas a moda portuguesa e de negros além do espanhol
@AmelinoPontes4 жыл бұрын
Um povo que tem história é um povo que tem glórias pra contar.
@rafaelberte9654 жыл бұрын
Baita documentário... Excelente informação... Isto é de grande valia para quem cultua, e dança em invernada estilo "Paixão Cortes" ... Parabéns!
@robsontruckfonseca5 жыл бұрын
Belo documentário....aparece ate o saudoso nico fagundes
@Kleiphilds5 жыл бұрын
Orgulho ser Gaúcho!!
@joaoalbertodeoliveira48184 жыл бұрын
Nao sou Gaúcho, mas admiro a cultura gaucha, Como admiro a cultura dos americanos, que conquistaram o oeste!
@zirito0016 жыл бұрын
E ita riogrande do sul bom de mais.
@carvalhodamontanha69905 жыл бұрын
q historia em, show. esse documentario deve ter uns 40 anos. muito bom
@claudiovenceslau35594 жыл бұрын
Como era diferente em circunstância difícil árdua penosa o povo guerreiro parabéns gauchada sou mineiro uai mas tenho que reconhecer a virtude desse povo
@joeedisonsabino4905 жыл бұрын
2013 em diante surge o gaucho nuttella , calsa colada na bunda,camisa gola v,cabelin na regua,tenis conga sem meia, cuequinha da supreme,iphone
@CarlosMartinez-fq5yf4 жыл бұрын
Obra dos comunistas socialistas do PT que governaram este estado e o destruíram juntamente com suas tradições e costumes !!!! Infelizmente! Mas não tá morto quem peleia !!!
@JoseAntonio-xx2sx4 жыл бұрын
@@CarlosMartinez-fq5yf e verdade amigo ....porem náo fico nervoso assim como que pode rasgar sua bombacha. Buenas amigo fuerte abrazo... desde Minas gerais
@AmelinoPontes4 жыл бұрын
kkkkkkkkkk
@prof.guilhermehowes4 жыл бұрын
Um preciosidade esse material As músicas do Gilberto Monteiro e do Renato Borgueti são de LPs do início dos anos 80, portanto esse material deve ser de 1980 e poucos....
@kaolho2.085Ай бұрын
O peão usa botas fortes ou de Garrão, ceroulas de franjas, chiripá farroupilha
@mauricioribas56772 жыл бұрын
Segundo o Google e Wikipedia Trage, e uma modelos de roupas que e usados diariamente, se o Brasil inteiro tivesse um paixão cortes todo mundo ia te trajes no Brasil, já que do século 15 até 19 no Brasil, era comum te trages no Brasil inteiro, dez dos bandeirantes boiadeiros tropeiros a os patrões do charque e couro a do café e até os palitores nas cidades. Documentos excelente goste muito, excelente muito legal.
@pablofontoura11504 жыл бұрын
Mas bah, que registro chê, ajeito de primeira.
@armandosabre41116 жыл бұрын
Quem produziu o vídeo ? Faltou a transição nos trajes dos(as) trabalhadores(as) escravizados(as) e recém-libertos(as), de resto achei excelente ! Tchê, alguém sabe quem é aquela beldade em 10:13 ? Será que ela hoje é viúva ou desquitada ?
@BandeirantePaulista5 жыл бұрын
Os tropeiros não eram do centro do país, mas de São Paulo, o tropeiro era o PAULISTA, e sua cultura ainda permanece em terras paulistas. Eram eles os birivas, assim chamado pelos gaúchos primitivos, os tropeiros provenientes de São Paulo que tinham hábitos diferentes, sotaque, costumes, e trajes diferentes, foram também um dos primeiros a introduzir os fandangos sapateados. Os primeiros tropeiros eram bandeirantes, e sua indumentaria foi uma adaptação na qual os bandeirantes fizeram para que melhor pudesse atravessar climas frios e de mata fechada no Sul e São Paulo. Assim surgiu Cristóvão Pereira de Abreu, a mando do governador da capitânia paulista abrir o caminho das tropas com mais 70 bandeirantes paulistas de Viamão até Sorocaba. Contribuindo para inúmeros hábitos rio-grandenses nas quais os gaúchos desconhecem: arroz carreteiro, café tropeiro, calça mais estreita, fandangos sapateados, bota de cano alto, chapéu de aba larga e etc, concentrados principalmente na serra.
@eliaspereira60555 жыл бұрын
Cada estado tem sua história,ea nossa história gaúcha com certeza e bem mais rica que a dos caipirirezes kkkkk!!!
@pabloferreira43394 жыл бұрын
O Rio Grande pertence aos pampas, que abarcam Argentina, Uruguai e outras paragens não-brasileiras; nossa cultura não deve nada aos paulistas nem a qualquer nativo nacional. Que haja uma ligeira semelhança entre nós e os caipiras e os sertanejos, por conta do estilo rural de existência e origem, isso é indiscutível, mas também não prova nada, já que em todas as culturas globais homens do campo têm hábitos semelhantes, que são ditados e condicionados pelas circunstâncias geográficas do seu pago. Essa mania, hoje um tanto assanhada, de misturar o gaúcho com o sertanejo não tem razão de ser, malgrado a saudável camaradagem que há entre os dois.
@gauchaodavelhatempla4 жыл бұрын
Tu e doente loko Quem deve muito a nos sao voces q ate hj sao sustentados por nos porque sempre q precisavam de nego veio macho que n tem medo de potro e nem macho q compadreia home veio bigodudo q sabe o motivo de se usar um tirador vem pedi pra nos A guerra do paraguay foi ganha por nos gautchos da patria pampa nois fumo la limpa a cagada q vcs fizeram entao estude um pouco antes de falar doente mental
@marcosteodoro86104 жыл бұрын
Não pode questionar a riquíssima tradição dos paulistas do Oeste paulista on do Vale do Paraíba e um povo que não abaixa a cabeça pra ninguém cada um com a sua tradição
@darcifais10694 жыл бұрын
E por isso que tenho orgulho de ser gaucho
@MLSPTM19754 жыл бұрын
Ótimo Documentário!🍷
@riograndedosulball2486 жыл бұрын
Muito bom!
@emersoncaito95504 жыл бұрын
Orgulho de ser "Pelo Duro"
@JoseAntonio-xx2sx4 жыл бұрын
Buenas amigo. ...o meu além de ser couro duro ainda é grosso e passa meses sem ver um pente ..o vento me lava as melenas. Abraço amigo ...buenas noches. Desde Minas gerais brasil .
@nemesispaiva25884 жыл бұрын
Pilcha se llama a indumentaria del gaúcho.
@familiademedeirosraiz82614 жыл бұрын
Ai vcs me digam que foi que descobriu o brasil....
@josielrodrigues92984 жыл бұрын
Grato bom muito bom
@marthagheller4 жыл бұрын
Faltou informar o ano em que foi feito o documentário. Embora faça parte da história oficial ignorar a participação dos charruas e minuanos na origem dos gaúchos, acho que poderiam ter estudado mais a fundo isso. Quem usava e deu origem ao "chiripá foram eles, não os nativos das reduções missioneiras. Mas talvez na época essa parte da história não estivesse acessível. De qualquer forma foi muito interessante, acho até que valia uma atualização com correções, acrescentando também as contribuições dos imigrantes que chegaram no fim do século 19 e não só abraçaram essa cultura como também tem contribuído para mantê-la viva.
@elviavianna89554 жыл бұрын
Segundo consta foi a primeira peça que os micionários impuseram aos índios (homens) para esconder a nudez. Para as mulheres foi tipo vestido saco.
@sandrasantos86806 жыл бұрын
👏👏👏👏
@claudiograssi43014 жыл бұрын
Triste ver a desconsideração com a influência africana na cultura gaúcha. Neste vídeo não se fala que a indústria do charque foi toda desenvolvida sobre mão de obra escrava. O registro histórico é importante para a consolidação cultural.
@cleitondecarvalho4312 жыл бұрын
O vídeo é sobre vestimentas. E os africanos infelizmente andavam nus como os tupiniquins. O que poderiam deixar pra nós ? Contenteemo-nos com a rede.
@cleitondecarvalho4312 жыл бұрын
E com a farinha de mandioca, é claro
@jgunthner2 жыл бұрын
Os africanos pouco ou nada contribuíram na questão vestimenta. Quanto ao trabalho, os louvamos
@nelsonchaves5576 Жыл бұрын
Vc não falou na origem da bombacha. A bombacha veio com o fim da guerra da Criméia.