Infecciosas 2016.1 Aula #07 - Leucemia Felina (FeLV)

  Рет қаралды 9,487

Prof. Danilo Stipp

Prof. Danilo Stipp

7 жыл бұрын

Aula da disciplina de Enfermidades Infecciosas para o curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Paraíba, ministrada em 12 de agosto de 2016. Nesta aula apresentamos os aspectos epidemiológicos, etiológicos, além da patogenia, sinais clínicos, tratamento, diagnóstico, formas de controle e profilaxia da enfermidade.

Пікірлер: 32
@alinenochi
@alinenochi 7 жыл бұрын
Professor Danilo, muito obrigada por disponibilizar as aulas, assisti todas essas relacionadas a animais de companhia e estão me ajudando muito para estudar para uma prova de residência... Parabéns, você é fera!!
@douglasreszel9947
@douglasreszel9947 4 жыл бұрын
O sr poderia ajudar as pessoas a cuidarem dos gatos com felv pq paguei 180 reais numa consulta mais 177 nos exames, o resultado para felv deu positivo e o veterinário já queria eutanásia, estou cuidando da minha gata desde q ela apresentou anemia, dou comida recovery com seringa, agua e leite ela ainda bebe sozinha, ta bem fraquinha mas com Deus , meu amor por ela e essa video aula me faz ter esperança. Se puder dar algumas dicas de como seria o tratamento para fazer em casa ajudaria muita gente e os gatos, obrigado pela aula. Deus o abençoe.
@GiuliaLovegood
@GiuliaLovegood 4 жыл бұрын
nossa esse cara eh mto bom
@elisabetheoliveiramacedo6665
@elisabetheoliveiramacedo6665 4 жыл бұрын
Obrigada ♥️
@michellylima3282
@michellylima3282 3 жыл бұрын
Com objetivo de ajudar quem está passando pela mesma situação, compartilho com vocês que usamos em nossa gatinha com Felv a prata coloidal, (pesquisem sobre)... Ela melhorou muito, os exames de sangue surpreendeu muito depois do uso da prata. Usamos tb na nossa gatinha o ômega 3, Nuxcell e ração da melhor qualidade.❤️🐾
@cinthiamichele7592
@cinthiamichele7592 2 жыл бұрын
Como vc deu? Qual posologia ??? Explicaa
@hugodanilom.s.8595
@hugodanilom.s.8595 2 ай бұрын
👏👏👏👏
@daymistura
@daymistura 3 жыл бұрын
Parabéns! Que aula top!
@ProfDaniloStipp
@ProfDaniloStipp 3 жыл бұрын
Obrigado Dayane. Bons estudos!
@PorqueCozinha
@PorqueCozinha 5 жыл бұрын
Caro Prof, tudo bem? Embora não seja profissional da área de medicina veterinária, assisti sua aula e tive um entendimento melhor da FeLV, mas tenho uma questão, e gostaria de sua ajuda, se possível: tenho um gato cujo o teste rápido apontou positivo para FeLV, mas, alem disso ele tem pênfigo foliáceo. Para o tratamento do pênfigo, iniciamos com prednisolona e com o tempo a veterinária alterou para a ciclosporina. O tratamento para o pênfigo com a ciclo foi bem sucedido, não apresenta nenhuma ferida ou sinais clínicos. Gostaria de lembrar que foi realizado teste em ano passado deu negativo! Mas o que me motivou a fazer o exame foi um filhote que faleceu e o exame deu positivo para FeLV (deixando claro que o gato que morreu não é o que tem pênfigo). Bom, a veterinária sugeriu tratamento com interferon para ajudar o sistema imunológico dele, mas agora vem a grande duvida: para a manutenção do pênfigo preciso dar um imunossupressor (já que se trata de uma doença autoimune), e para melhorar a condição da FeLV vou administrar medicação para "fortalecer" o sistema imune. Isso me parece um tanto contraditório! Esse tratamento indicado para a FeLV não pode piorar a condição do pênfigo? - Dados adicionais: em ultrassom realizado em maio deste ano (2018) foi acusado uma pancreatite cronica. O exame foi repetido em setembro (2018) e condição da pancreatite melhorou, mas acusou um cisto no mesentério. Atualmente (10/2018) ele não apresenta sintomas de nenhuma das enfermidades, alem de um pouco de apatia devido dores na coluna e na pata traseira, ocasionada, segundo a veterinaria, por algum tipo de esforço físico, queda ou algo assim. Ele não apresenta falta de apetite, e nos últimos 3 meses engordou e mante-se assim. E, por fim, ele tem caricivirose.
@anaclarasarraf7102
@anaclarasarraf7102 2 жыл бұрын
Professor Danilo, sou estudante de veterinária de outra universidade federal (a da Bahia ) , gostaria de te parabenizar pela iniciativa de disseminar o conhecimento e facilitar o aprendizado através da tecnologia, por mais mentes abertas a isso como a do senhor. Assisti a sua aula e gostei muito, espero que continue ! Muito obrigada por essa aula enriquecedora !! estou me inscrevendo no seu canal para continuar aprendendo com suas aulas
@ProfDaniloStipp
@ProfDaniloStipp 2 жыл бұрын
Olá Ana Clara. Muito obrigado pelo comentário! Desejo a você uma ótima graduação e fico feliz em poder contribuir com seus estudos. Sucesso a você!
@camilaromagnoli6530
@camilaromagnoli6530 6 жыл бұрын
Os novos estudos já classificam diferente a infecção também. A infecção regressiva agora é quando o animal consegue eliminar a viremia, mas não o vírus completamente. Quando consegue eliminar completamente (antes de fazer viremia) é infecção abortiva. Essa tabela tá desatualizada na nova edição do GREENE, mas quando descreve as fases de infecção já mostra a nova classificação :) Os novos artigos da HOFMANN e LEHMANN estão muito bons! ;)
@medvet6765
@medvet6765 6 жыл бұрын
No caso dessa infecção abortiva (que o animal ficou curado), ele pode ser novamente infectado? Uma vez ouvi um proprietario de um gato FeLV falar que o tipo da FeLV do gato dele era um tipo que nunca iria se manifestar, existe realmente isso? Obrigada.
@patriciasilva5479
@patriciasilva5479 5 жыл бұрын
Suas aulas são excelentes professor Danilo. Obrigada.
@muniquemotta4041
@muniquemotta4041 5 жыл бұрын
Como eliminar a felv? Existe medicamento o isso?
@zebassetbasset5863
@zebassetbasset5863 6 жыл бұрын
Professor mto boa aula, obrigado! Estou na mesma situação da Aline Nochi, e me ajudou bastante. Uma dúvida uma vez que o animal pode conseguir eliminar a vírus, mesmo assim ele terá Ac circulante para aquele determinado vírus e terá chance de reinfecção por outros, ou ele se torna imune uma vez que o vírus A é um precursor digamos Assim? Novamente obrigado!
@medvet6765
@medvet6765 6 жыл бұрын
Também tenho esta mesma dúvida. Aula maravilhosa, diga-se de passagem! Obrigada por postar. Basset, vc conseguiu descobrir a resposta?
@samaraferreira4903
@samaraferreira4903 Жыл бұрын
A parte de diagnóstico é o mais confuso, né? Deu pra entender mas acho que o fato de eu ter um Felv+ em casa faz eu caçar a ideia de não ter sido um bom exame kkk
@ProfDaniloStipp
@ProfDaniloStipp Жыл бұрын
Em breve farei um episódio só de agradecimentos aos comentários e respondendo as perguntas! Obrigado!!
@camilaromagnoli6530
@camilaromagnoli6530 6 жыл бұрын
Muito boa a aula, mas tem algumas divergências de artigos e livros. Apenas o subtipo A foi descrito como infeccioso, os outros surgem da mutação do A ou recombinação do A com partículas endógenas (enFeLV). Não há nada que comprove que o T seja transmissível, inclusive ele é um dos menos isolados (pelo menos fora do BR, onde são feitos os maiores estudos). O FeLV-A é o MENOS patogênico e o FeLV C é o MAIS patogênico!
@medvet6765
@medvet6765 6 жыл бұрын
Eu de novo com dúvidas Camila rsrsrs, desculpe estar te explorando rs. Essas divergências de artigos e livros estão me deixando completamente maluca, estou buscando informações, mas cada vez mais estou perdida. Qual livro vc acha legal pra ler sobre FeLV? Se o T não é transmissível, como se daria a infecção? É possível o gato pegar apenas o B e C? Existe algum tipo menos agressivo que o animal possa ter sem ter nenhum dano? Obrigada e desculpe a chateação.
@medvet6765
@medvet6765 6 жыл бұрын
Camila, o que vc acha de gravar um vídeo explicando sobre a FeLV? Iria ajudar muitos veterinários recém formados e estuantes perdidos no assunto rs Pensa com carinho vai.
@RenataSantos-qe4bh
@RenataSantos-qe4bh 7 жыл бұрын
Ótima aula. A subfamília não seria Oncovirinae? Ao invés de Orthoretrovinae.
@ProfDaniloStipp
@ProfDaniloStipp 7 жыл бұрын
Boa noite Renata, de acordo com o ICTV, a Familia Retroviridae divide-se em duas subfamílias, Orthoretrovirinae e Spumaretrovirinae. A classificação em 3 subfamílias, incluia a Oncovirinae, mas não é mais utilizada. Segue uns links interessantes sobre a classificação da família Retroviridae: www.virology.net/Big_Virology/BVretro.html e www.virology.net/Big_Virology/BVretro.html.
@RenataSantos-qe4bh
@RenataSantos-qe4bh 7 жыл бұрын
Prof. Danilo Stipp Muito obrigada pelas aulas e esclarecimentos
@camilaromagnoli6530
@camilaromagnoli6530 6 жыл бұрын
Os testes de FeLV detectam antígeno, não anticorpos. ELISA, Imunocromatografia, PCR, Imunofluorescência... todos detectam uma parte ou outra do antígeno. E os estudos epidemiológicos utilizam esses testes, portanto a prevalência, até certo ponto é real. É para o FIV que detecta anticorpos...
@medvet6765
@medvet6765 6 жыл бұрын
Camila, tudo bom? adorei seus comentários. Então o teste rápido do tipo alere, detecta antígeno? Sempre tive essa dúvida. Então no caso de falso negativo, seria por qual motivo?
@muniquemotta4041
@muniquemotta4041 5 жыл бұрын
A felv tem cura???
@Bininha4229
@Bininha4229 4 жыл бұрын
Infelizmente não
@mondai_puppet
@mondai_puppet 4 жыл бұрын
No caso, se for bem no início, o próprio organismo do gato pode dar conta de eliminar o vírus. Se passar 3 semanas, ela não tem mais cura.. Acho que foi isso que foi mostrado no quadro do minuto 41:36 do vídeo, certo? Mas, se o teste ELISA detectou, então provavelmente já passou do tempo de ter cura... Mas, a doença ainda pode ficar incubada bastante tempo, então não pense em eutanásia por enquanto, certo? O ideal é tratar o gato com medicamentos que melhorem o sistema imunológico.. Já vi veterinários usando interferon e já vi veterinários que receitam medicamentos antiretrovirais como Zidovudina+Lamivudina em doses bem baixas para diminuir a taxa de replicação do vírus. Adotei um gato com FIV no ano passado e tenho dado esse medicamento (Zidovudina+Lamivudina) a ele, baseado em uma revisão bibliográfica que li em um artigo em inglês.. Sei que têm poucos estudos, mas os poucos que li me fazem pensar que tem mais vantagens em dar do que em não dar, pelo menos enquanto ele não fica fraco o suficiente pra ter problemas em lidar com os efeitos colaterais. Aparentemente, ele ainda não tem sintomas de FIV, apesar de estar com rinotraqueíte quando eu o adotei. De qualquer forma, depois de tratar a rino, ele ficou ótimo e não teve mais nada até agora... Apesar de apresentar DAPP (dermatite alérgica a picada de pulga) de vez em quando, acho que isso não está relacionado aos sintomas da FIV.
Infecciosas 2016.1 Aula #11 - Diarreia Viral Bovina (BVD)
1:32:15
Prof. Danilo Stipp
Рет қаралды 9 М.
Infecciosas 2016.1 Aula #10 - Rinotraqueíte Infecciosa Bovina (IBR)
1:11:12
What it feels like cleaning up after a toddler.
00:40
Daniel LaBelle
Рет қаралды 75 МЛН
Clowns abuse children#Short #Officer Rabbit #angel
00:51
兔子警官
Рет қаралды 75 МЛН
Infecciosas 2016.1 Aula #01 - Parvovirose Canina
1:34:33
Prof. Danilo Stipp
Рет қаралды 17 М.
Infecciosas 2016.1 Aula #05 - Peritonite Infecciosa Felina (PIF)
1:27:25
Prof. Danilo Stipp
Рет қаралды 9 М.
Aula: Leucemia Felina (FeLV)
31:16
Prof. Danilo Stipp
Рет қаралды 8 М.
Micro Vet 2015.2 Aula #7 - Família Rhabdoviridae
57:21
Prof. Danilo Stipp
Рет қаралды 6 М.
Micro Vet 2016.1 Aula #01 - Staphylococcus spp.
1:06:40
Prof. Danilo Stipp
Рет қаралды 25 М.
Raiva em Cães e Gatos - AtualizaVet
27:23
Prof. Danilo Stipp
Рет қаралды 183
Influenza Aviária (Parte 1) - AtualizaVet
17:19
Prof. Danilo Stipp
Рет қаралды 157
Encefalopatia Espongiforme Bovina - AtualizaVet
20:57
Prof. Danilo Stipp
Рет қаралды 563
Doença de Newcastle - AtualizaVet
24:33
Prof. Danilo Stipp
Рет қаралды 353
What it feels like cleaning up after a toddler.
00:40
Daniel LaBelle
Рет қаралды 75 МЛН