sua didática é uma das melhores que já vi, meus sinceros parabéns. Continue por favor.
@ProfFelipeBarros4 жыл бұрын
Gratidão 👊🏻 Seguiremos produzindo e com muitas novidades para o próximo semestre
@profkarateeed.fisicaantoni26733 жыл бұрын
Valeu Filipe.
@salvador98633 жыл бұрын
Show Profesor , obrigado
@eu58702 жыл бұрын
Muito bom!
@jenifferribeiro55162 жыл бұрын
Que didática perfeita. Parabéns, Professor.
@ProfFelipeBarros2 жыл бұрын
Obrigado pelo feedback, Jeniffer 😘
@andersonmateus40493 жыл бұрын
Meus parabéns pelo excelente trabalho e conteúdo!
@ProfFelipeBarros3 жыл бұрын
Gratidão
@cauanrodrigues33234 жыл бұрын
Obrigado!
@Construindoseushape3 жыл бұрын
Aula top. Mais interessante ainda seria demonstrar essas explicações nos exercícios.
@ProfFelipeBarros3 жыл бұрын
Já estou me programando para postar vídeos de práticas. Pode aguardar 👊🏻
@marluciafernandesmesquita9606Ай бұрын
Demais
@ProfFelipeBarrosАй бұрын
Obrigado ;-)
@henriqueanderson72483 жыл бұрын
Muito bom professor!!!
@robertomariel73448 ай бұрын
Nota dez
@ProfFelipeBarros8 ай бұрын
Vlw
@andreklen3 жыл бұрын
Baita!!!
@leonardoramos16602 жыл бұрын
Tem relação com o paradoxo de Lombard na questão do reto femoral, em movimentos de agachamento por exemplo, onde há extensão de joelho e flexão de quadril na fase concêntrica, e todo o quadríceps trabalha bem, mas nem tanto o reto femoral. Mas aí pergunto, porque o reto femoral é mais solicitado na cadeira extensora, se o movimento é feito com quadril flexionado? O reto femoral não entraria em insuficiência ativa? Por que isso não acontece?
@ProfFelipeBarros2 жыл бұрын
Sim, a relação é a mesma
@patriciafalda2 жыл бұрын
Exatamente porque o quadril está flexionado e o joelho em extensão. O Reto femoral é biarticular.
@fellipeeloi72213 жыл бұрын
Estou com uma dúvida em relação ao posicionamento do "engate" para o cabo da polia, na realização da extensão do quadril exemplificada no vídeo: Como manter essa mesma insuficiência ativa dos isquiotibiais para manter o foco no trabalho do glúteo máximo "isolado", só que utilizando uma polia com carga na extremidade como resistência? Pois sei que a maneira tradicional (ângulo mais comum) de utilizar o "engate" posicionado no tornozelo geraria uma resistência para manter o joelho flexionado, o que ativaria os isquiotibais, sendo algo indesejado ao querer "isolar" o trabalho do glúteo máximo. Imagino que o ideal fosse o "engate" ser posicionado logo acima do joelho para que a extremidade distal dos isquiotibiais não tivesse resistência para realizar a flexão do joelho, mas admito que nunca vi uma pessoa executando este exercício dessa forma numa academia; também creio que o ideal seria a extremidade do cabo ser "engatada" de forma perpendicular ao fêmur do executante (formando um ângulo de noventa graus), para permitir um desenvolvimento fluído do exercício, porém, os "pórticos com crossover" (não tenho certeza do nome do aparelho), pelo que já observei, não possuem a possibilidade de se posicionar a extremidade do cabo com essa angulação. Não sei se fui claro, mas o que acha?
@ProfFelipeBarros3 жыл бұрын
Então, nesses casos, vai ter que estabelecer e trabalhar com ângulo de 90 graus e resistência vertical. Não sei se consegue realizar isso na polia, mas acho que s melhor opção é a caneleira mesmo ou o auxílio de resistência manual externa.
@fellipeeloi72213 жыл бұрын
@@ProfFelipeBarros Está bem. Obrigado. Vou conferir se essas caneleiras conseguem envolver essa parte acima do joelho.
@marceloaugusto54 ай бұрын
professor como ficaria a questão do reto femoral na cadeira extensora. seria o mesmo principio da panturrilha no banco?
@ProfFelipeBarros4 ай бұрын
Sim 👍🏼
@andreklen3 жыл бұрын
A cabeça longa do Biceps seria Biarticulada e cabeça curta mono? Se isso for verdade, então ao realizar o exercicio Rosca no banco Scott, onde meu ombro estaria pré flexionado, eu estaria dando ênfase na cabeça curta do biceps? Visto que essa seria monoarticulada e não participa da flexão de ombro?
@ProfFelipeBarros3 жыл бұрын
Sim, a pesar da cabeça curta sair do processo coracóide, não tem função galeno-umeral. A ideia é essa mesmo
@andreklen3 жыл бұрын
@@ProfFelipeBarros Sempre pensei isso! Porém o Paulo Muzy falou recentemente o contrário nesse vídeo kzbin.info/www/bejne/q4jMfGmFgbWfa6s e ba, fiquei de cara com ele kkk Até vim atrás dar uma pesquisada e relembrada. Valeu!
@murilo55072 жыл бұрын
@@andreklen Cara cada um fala uma coisa o contrário do que o outro falou, aí ninguém entende qual é o certo e fica com mais dúvida ainda, eu já tô ficando maluco.
@murilo55072 жыл бұрын
Então pra dar ênfase na cabeça longa o que teria que fazer? Que exercício
@anaheleonora62774 жыл бұрын
Ok.
@charlesbrandao30923 жыл бұрын
Então professor, só pra ficar bem claro na minha cabeça, a insuficiência passiva seria a dificuldade de alongar um músculo monoarticular caso alongue antes o músculo biarticular?
@ProfFelipeBarros2 жыл бұрын
Seja membro deste canal e ganhe benefícios: kzbin.info/door/DgzsMfGSMjvZFt2-2RViCgjoin
@vinikrausz4 ай бұрын
Você oferece consultoria individualizado?
@ProfFelipeBarros4 ай бұрын
Sim, chama no WhatsApp 67 999875021
@brunogodoy27574 жыл бұрын
No caso da rosca em prono, o biceps braquial não esta alongado? E ele tem menos influencia na flexão de cotovelo. Qual seria o raciocínio?
@ProfFelipeBarros4 жыл бұрын
Bruno Godoy Se ele está mais alongado, maior sua potência de contração. Durante esse trabalho direciona mais a carga para ele e menos para os sinergistas
@brunogodoy27574 жыл бұрын
@@ProfFelipeBarros mas não é na rosca com pegada supinada que temos maior influencia do biceps braquial na flexão de cotovelo?
@ProfFelipeBarros4 жыл бұрын
Bruno Godoy pega mais a porção longa que é lateral
@treinadoraNascimento4 жыл бұрын
A insuficiência passiva só ocorre no alongamento?
@ProfFelipeBarros4 жыл бұрын
Anaclaudia Tkd Sim, durante a contração é a ativa
@thomasc.r.61064 жыл бұрын
Durante a extensão da coxa na posicao de 4 apoios, se iniciar com a perna estendida não vai aumentar o torque para isquios e glúteo? Ou vai ser mais para isquios?
@ProfFelipeBarros4 жыл бұрын
Nesse caso pega mais isquiotibiais
@thomasc.r.61064 жыл бұрын
@@ProfFelipeBarros então como posso aumentar mais o torque para glúteo? À medida que for flexionando o joelho, diminui o torque nos isquios e aumenta no glúteo, até chegar aos 90° de joelho?
@ProfFelipeBarros4 жыл бұрын
@@thomasc.r.6106 Mantendo como no desenho, com o joelho flexionado e elevando a coxa
@thomasc.r.61064 жыл бұрын
@@ProfFelipeBarros obrigado ;) Última questão: ;) Bicipite no banco Scott vai ter maior insuficiência ativa do que se fizer bicipite curl com halter deitado no banco 45° certo? Porque no Scott estou a encurtar a cabeça longa do bicipite, sim?
@ProfFelipeBarros4 жыл бұрын
@@thomasc.r.6106 👍
@andrecristianosouza34754 жыл бұрын
Felipe, na cadeira extensora o reto femoral trabalha em insuficiência ativa? O que ocorre nesse caso?
@ProfFelipeBarros4 жыл бұрын
André Cristiano Souza Exatamente 👏👏👏 Esse é o raciocínio. Quando se trabalha quadríceps na série fundamental com tornozeleira, a sim, a solicitação do reto é maior 👊🏿
@andrecristianosouza34754 жыл бұрын
@@ProfFelipeBarros na série fundamental? Não comprendi como seria esse exercício.
@ProfFelipeBarros4 жыл бұрын
André Cristiano Souza Flexão de quadril com joelho extendido, caneleira com carga e decúbito dorsal
@andrecristianosouza34754 жыл бұрын
E no caso da cadeira extensora, os Vastos seriam mais recrutados por serem mono articulares, assim como ó exercício de gêmeos sentado, insuficiência dos gastrocnêmios e recrutamento maior do solear.
@ProfFelipeBarros4 жыл бұрын
isso mesmo, não por serem monoarticulares, mas pelo fato dos biarticulares estarem encurtados, sendo inativados
@gabrielfreitas6084 жыл бұрын
Professor, nessa quarentena eu fiquei aproximadamente 5 meses sedentario sem praticar nenhuma atividade fisica. Durante o decorrer dos meses eu comecei a sentir a perda de massa muscular notável na região do ombro e do peitoral e comecei a sentir bastantes estalos nos ombros, isso seria um sintoma de encurtamento?
@ProfFelipeBarros4 жыл бұрын
de instabilidade gerado por fraqueza
@fellipeeloi72213 жыл бұрын
Professor, será que o senhor não se confundiu na explicação sobre insuficiência passiva? O correto não seria que, ao se promover a flexão de joelho e uma dorsiflexão estaria sendo estimulado o alcance mais fácil da INSUFICIÊNCIA PASSIVA do solear, que é monoarticular inserido no calcâneo, assim como com uma leve flexão de quadril seguida de uma flexão de joelho estaria estimulando uma INSUFICIÊNCIA PASSIVA dos vastos (lateral, intermédio e medial)? Isso ocorre pois, ao se flexionar o quadril, o reto femoral estaria se aproximando de uma INSUFICIÊNCIA ATIVA, ao encurtar sua parte proximal, facilitando o alcance da INSUFICIÊNCIA PASSIVA por parte dos vastos (lateral, intermédio e medial) no momento da flexão de joelho. Enquanto também, ao se flexionar o joelho, no primeiro caso, o gastrocnêmio estaria se aproximando de uma INSUFICIÊNCIA ATIVA, ao encurtar também sua parte proximal, facilitando o alcance da INSUFICIÊNCIA PASSIVA por parte do solear no momento da dorsiflexão. Digo isso pelo seguinte, ao pesquisar em outras fontes encontrei as seguinte denominações para Insuficiência Ativa e Passiva: Insuficiência Ativa “Como foi descrito anteriormente no texto, insuficiência representa a perda da capacidade de um músculo ou grupo muscular. Todavia, a insuficiência ativa ocorre quando um músculo começa a se encurtar. Como assim, quando um músculo começa a encurtar? Sim, quando um músculo começa a encurtar-se devido ao deslizamento dos miofilamentos de actina e miosina, ocorrerá a produção de força muscular. Entretanto, a partir do momento que ele (músculo) começar a encurtar-se ocorrerá diminuição da sua capacidade de produzir força, entrando assim em insuficiência ativa. Ou seja, quanto mais um músculo encurta-se e produz força, menor passa a ser sua capacidade de produzir mais força.” Insuficiência Passiva “A cada grau de alongamento de um músculo o mesmo diminuirá sua capacidade de alongar-se, pois está chegando cada vez mais próximo da sua capacidade máxima de extensibilidade. Ou seja, a insuficiência passiva ocorrerá quando um músculos atinge seu grau de extensibilidade máxima. Dessa forma, quando um músculo ou grupo muscular atinge esse ponto (extensibilidade máxima) determina-se que o músculo está em insuficiência passiva, não tendo mais capacidade de ceder.”
@ProfFelipeBarros3 жыл бұрын
Opa, o solear não se insere no tálus. Por favor, me mande a referência bibliográfica que vc utilizou para tirar essas conclusões.
@ProfFelipeBarros3 жыл бұрын
me passe essa referência
@fellipeeloi72213 жыл бұрын
@@ProfFelipeBarros Sim, professor, eu me equivoquei, mas já editei o comentário, o solear se inseriria no calcâneo. A referência mais confiável que consegui encontrar seria a de um exemplo citado em um artigo no "www.efdeportes.com" que cita o seguinte: "Se o executante realizar uma flexão dorsal do tornozelo durante a extensão do joelho, o músculo gastrocnêmico pode ter uma insuficiência passiva e impedir a completa extensão do joelho". Link: "www.efdeportes.com/efd149/extensao-unilateral-do-joelho-com-a-caneleira.htm" Na página 8, 9 e 10 do link abaixo são citados exemplos também no sentido do meu primeiro comentário: edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4025546/mod_resource/content/1/3_cinesiologia_comprimento_tensao_cargas_mecanicas.pdf Também achei isto: "[...] ambos os protocolos de alongamento, praticaram-se exercícios direcionados aos músculos da cintura escapular. O alongamento da cintura escapular acorria da seguinte forma: a voluntária permanecia na posição sentada e realizava uma abdução horizontal da articulação glenoumeral para um ponto de leve desconforto. O movimento foi realizado com os cotovelos flexionados para evitar a insuficiência passiva do músculo bíceps braquial" link: revistanovaesperanca.com.br/index.php/revistane/article/view/682/452 E por fim, este último link contém a citação direta que fiz dos trechos do meu primeiro comentário: www.treinoemfoco.com.br/insuficiencia-muscular/ocorre-insuficiencia-passiva-no-triceps-de-costas-na-polia-alta/ Por fim, ressalto que tive muita dificuldade em encontrar publicações científicas confiáveis publicadas que definissem mais diretamente, mas consegui encontrar vários exemplos corroborando com a parte central do primeiro comentário, que a INSUFICIÊNCIA PASSIVA ocorre no músculo que está sendo alongado ao máximo. Também cheguei a encontrar materiais citando que a INSUFICIÊNCIA PASSIVA somente ocorreria em músculos biarticulares. Acredito que o único material que foi mais no sentido da sua explicação foi esse o que apontou o seguinte: "Ao se aferir a amplitude de movimento de forma passiva, conforme Hesbach et al. (2007), alguns cuidados precisam ser tomados para eliminar os efeitos da insuficiência passiva, ou seja, a inabilidade de um músculo biarticular em estirar por completo de forma simultânea em ambas as articulações envolvidas. A articulação tibiotársica, por exemplo, não pode flexionar totalmente quando o joelho também está flexionado, pela insuficiência passiva do gastrocnêmio e tendão calcâneo comum. Assim, ao aferir a amplitude de movimento da articulação tibiotársica em flexão, o joelho também precisa estar flexionado." link: repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/119336/govoni_vm_tcc_botfmvz.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acredito que última parte da explicação ela quis dizer que o "o joelho também precisa estar ESTENDIDO."
@daniellvieiiraa9343Ай бұрын
Não entendi a insuficiência passiva!
@ProfFelipeBarrosАй бұрын
Bom dia, Daniel. No caso, as insuficiências musculares passivas acontece quando tentamos alongar um músculo e precisamos encurtar o bi articular para chegar no monoarticular, como, por exemplo, alongamos o gastrocnêmio com o joelho estendido e o sóleo com o joelho flexionado pois, com o joelho flexionado geramos um encurtamento no bia articular. Abçs