Ótima explicação! Detalhada na medida do suficiente e bem clara.
@ProfRodolfo2 жыл бұрын
Valeu, José Aparecido. Espero ter ajudado!
@RBgamesbr2 жыл бұрын
Vim pela thumb fiquei pelo conteudo :) Muito Bom!1!
@ProfRodolfo2 жыл бұрын
Valeu, rei dos dinossauros. Espero ter ajudado!
@p656152 жыл бұрын
Olá professor. Quando você faz -W1*x1 + R.xCG-W2*x2=0, não é momento, mas sim (forças) que estão sendo aplicadas à peça (martelo)? Que nesse caso será utilizado para achar a distância do XCG? Obrigado, excelente explicação. Isso está logo no início do vídeo.
@ProfRodolfo2 жыл бұрын
Boa noite, Márcio. Beleza? Veja... o que fiz aí foi uma analogia de viga, assunto que nessa altura do campeonamento eu já tinha mostrado aos alunos. A condição aí é que o martelo tinha que ficar parado em cima do meu dedo... Por parado entenda em equilíbrio. Equilíbrio = não mexe, nem na vertical, nem na horizontal, nem gira. As forças que agem no martelo são os pesos da cabeça (que eu chamei de W1) e do cabo (que eu chamei de W2). Pra ele não deslocar na vertical eu preciso que o somatório de forças verticais seja nulo. Acho que não escrevi isso, mas é daí que sai que a força que meu dedo aplicaria no martelo seria igual a W1 + W2 (de baixo pra cima). Tranquilo até aqui? O problema que ainda fica é que o martelo poderia girar em torno do meu dedo... Esse giro vem do tal do momento. Momento = Força x Distância Daí pra o martelo não girar eu tenho que o somatório dos momentos deve ser nulo. Pense assim: O peso do martelo levaria ele pra baixo, meu dedo leva ele pra cima. Se as forças forem iguais ele não vai nem pra cima nem pra baixo. O mesmo vale para os momentos... se uma força tende a girá-lo no sentido horário, eu preciso de outro momento em sentido contrário pra manter ele no lugar. Voltando... Momento é força x distância... Para calcular a distância eu preciso de uma referência. Por conveniência eu tomei como referência a extremidade do martelo. Consegue ver agora que W1(força)*x1(distância) é o momento gerado por W1 em relação à extremidade do martelo? E o mesmo para W2*x2 e R*Xcg?
@p656152 жыл бұрын
@@ProfRodolfo . Olá professor, obrigado pela explicação. Entendi sim. Ficou muito boa sua analogia. Eu também, não havia entendido antes, que os momentos são em relação a origem. Eu havia pensado que era em relação ao ponto em que havia o apoio e, por isso, achava que para o cálculo de momento, ou ponto 1 teria que ser negativo ou o ponto dois. E desta forma, achava que não era por momento , que a equação surgiria. Assim, minha equação tinha sinal trocado. Mas agora ficou perfeito para mim!