💬 APOIE-NOS no Catarse, ajude a Sarjeta a continuar independente, conheça as recompensas! www.catarse.me/quadrinhosnasarjeta
@cristianmrqs Жыл бұрын
Muito bom! Isso me lembra uma HQ que infelizmente não teve ainda tradução pro Brasil, do artista LEO, que é Os Mundos de Aldebaran. Lembro de ficar com esse encantamento de ver uma natureza alienígena exuberante e muito verossímil. Gostaria muito que você falasse dessa HQ um dia desses. Abraços!
@andreamaral7162 Жыл бұрын
Poderia fazer uma revisão de uma animação muito boa que saiu em 2021 mas não ví nenhum nacional aqui no Yt falando, chama-se The Spine of Night
@eduardo40bits39 Жыл бұрын
Bem que ele poderia olhar made in abyss nunca pedir nada 😔😔😔
@udy13 Жыл бұрын
Cara, essa é uma série massa. Nessa pororoca de reality shows e desenhos adultos que só tem piadinhas de sexo, isso aí é um diamante no meio do esgoto. Animação bonita, história boa, não é chato, não é repetitivo e não é do milênio passado (coisa rara na HBO).
@giulyanoviniciussanssilva2947 Жыл бұрын
É animação de qualidade que eu só vejo na Netflix finalmente estou vendo a HBO fazer algo em resposta. Inclusive PRIMAL é o único desenho original bom do Adult Swin que tem nesse streaming.
@udy13 Жыл бұрын
@@giulyanoviniciussanssilva2947 Veja as outras obras de Genndy Tartakovsky. Unicorn Wars, Samurai Jack, tudo na HBO completo.
@ElielVianna Жыл бұрын
Tem como me passar nomes de animes bons?
@udy13 Жыл бұрын
@@ElielVianna One Piece, Jujutsu Kaisen, Undead Unluck, Trigun entre outros animes modinha. Geralmente eles são bons. Agora anime antigo tem o antigo Trigun (tem a versão dublada), Akira (também tem dublado) e Spriggan (n sei). E de anime 3d que eu acho bom tem Beastars e Blue Eye Samurai.
@Bragas3 Жыл бұрын
@@udy13 Undead unluck é zoeira recomendar, é um anime bem 8 ou 80
@rodolfodasilvadesouza4309 Жыл бұрын
Em Planeta dos Abutres, o ambiente alienígena é o verdadeiro protagonista. Em, muitas histórias de ficção científica, a natureza alienígena é só cenário, que nunca é explorado, e o foco são os conflitos humanos. Mas, em Planeta dos Abutres não é assim, o ambiente alienígena é central na história e ele move a ação das pessoas, e por isso gostei tanto dessa animação.
@IchiHishi Жыл бұрын
Isso é verdade. A gente fica mais interessado em saber do ambiente e das criaturas do que em saber o que os personagens vão fazer pra sobreviver. Quando Sam e Ursula colocam aqueles bichos no rosto pra usar de máscara de oxigênio, isso me pega mais do que o fato deles estarem sobrevivendo naquele ambiente.
@tiagopesce11 ай бұрын
Moebius é o autor de quadrinhos cujo cenario é sempre um personagem a parte, muito maior, muito mais forte e muito mais influente que a minuscula humanidade, recomendo
@keny1156 Жыл бұрын
Desde que vi o curta "scavengers" há mais de um ano que espero ansiosamente por essa série maravilhosa! Com certeza uma das melhores da década.
@TheRhavs Жыл бұрын
Eu ansiosissima nesses últimos meses
@gab3t Жыл бұрын
Mano, fico mto feliz pela existência desse vídeo.. eu mandei um pix pra o Linck falando sobre esse desenho falando q era a cara dele... sabia que ele ia fazer vídeo disso
@anaaraujo7597 Жыл бұрын
A deusa Deméter é quem entrega a primeira semente a um ser humano e o ensina a cultivar. Ela marcaria a virada da humanidade de coletores e caçadores, para um grupo que semeia o próprio alimento. Deméter faz isso em agradecimento ao cara que a ajudou em sua jornada em busca de sua filha desaparecida.
@joaopedrolopesfelippe1770 Жыл бұрын
cara eu adorei essa animação, pena que ela n foi tão divulgada
@theobaptista8983 Жыл бұрын
Caraca Linck, não tinha noção que o negócio tinha essa parte de evolução especulativa tão maneira assim, pilhei para caramba pra assistir. Inclusive, sou biólogo e caso precise tirar qualquer dúvida para falar de séries/quadrinhos desse tipo tamo ai. Inclusive, recomendo muito o canal Curious Archive para dar uma olhada em outras histórias/projetos com umas propostas similares. Abração.
@giulyanoviniciussanssilva2947 Жыл бұрын
Recomendo inclusive uma série também com os mesmos temas dessa que se chama PRIMAL que ao invés de relação entre homem e planeta alienígena é a relação entre homem das cavernas com um passado imemorial nosso onde dinossauros, bruxas e deuses escandinavos vivem com a natureza é toda muda a animação e tem a direção e traços do brilhante gênio da Cartoon Network Gendy Tartakovsky, que fez Samurai Jack e muita obra prima.
@MGP-dc9cp Жыл бұрын
Rapaz!! se o CALVO se deu ó luxo de fazer um vídeo sobre essa animação nova de ficção científica, quer dizer que esse troço deve ser bom mesmo!!!😲😲😲
@blacksmokevictor1648 Жыл бұрын
O CALVO 😂😂😂😂😂
@guilhermeptp3954 Жыл бұрын
Nosso Calvo ❤
@nivaldowesley666 Жыл бұрын
velho, eu coloquei esse desenho pra assistir a noite e pensei 'vou ver um episodio só e depois eu vou dormir, pega nada...'. amanheceu e eu ainda tava assistindo esse troço! achei sensacional! 😱
@Tuille-fo2di Жыл бұрын
@@nivaldowesley666já assistiu Primal, do Genndy Tartakovsky?
@DavidSilva-rc1cy Жыл бұрын
@@Tuille-fo2di primal ainda é melhor
@raullima1715 Жыл бұрын
Essa série explorou como nenhuma outra um mundo alienígena, eu fiquei impressionado com a verossimilhança do planeta Vesta, o misto de beleza estranha com perigo iminente, que dão base a esse mundo assustadoramente encantador, me deixou diversas vezes hipnotizado com cenas sem diálogos algum, apenas imagem e som, mas para ser justo com a obra devo dizer que é uma experiência que vai muito além da estupefação dos sentidos, pois aborda questões profundas através de seus personagens, navegando primorosamente por temas complexos a cerca da condição humana, existencialismo, ciência, biotecnologia e inteligência artificial. Temos aqui uma nova obra prima da ficção científica, me parece que a Hbo Max lançou essa série sem entender a pérola que tinham em mãos, extremamente recomendado!
@jabuticabaproduzindo Жыл бұрын
Essa série bebeu demais na fonte do filme animado PLANETA FANTÁSTICO 1973 - René Laloux.
@wellersonoliveira5334 Жыл бұрын
No espaço ninguém vai ter escutar sendo passivo.
@badmoues1544 Жыл бұрын
Essa animação me remete bastante a obra em hq de LEO 'Luiz Eduardo de Oliveira, que é um artista brasileiro que faz bastante sucesso na frança como desenhista e roterista, e lembra especificamente as hqs 'Os mundos de Aldebaran', lembra tanto que quase soa como plagio na vdd, o visual principalmente, meio forte dizer isso e presunçoso mas quase tudo citado nesse video tem la, mas não assisti essa animação estou jugando pelo video aqui, imagino que a trama seja boa, e me interessei bastante e vou assistir E recomendo muito a leitura de LEO' meu caros, é de se apaixonar
@giulyanoviniciussanssilva2947 Жыл бұрын
Se não tem inspiração os caras tiveram uma coincidência monstro.
@momarek Жыл бұрын
Só de ver a capa de um desses quadrinhos eu já achei que lembra, fui ler um resumo e acho mais ainda.
@RianRodrigues-py8dl Жыл бұрын
MANO, pesquisei sobre essas HQs e sim, é incrível a semelhança e quanto mais você pesquisa as páginas e capas mais cara de "inspiração" tem. Até mesmo um ser parecido com esse panda telepático. Aliás, obrigado pela dica kk
@lucas-prado11 ай бұрын
Fui ver no Google e PARACE MUITO. Desde cores, plantas ovaladas até o panda e a "arraia" voadora da floresta. 🤔👀 Porém LEO deve ter as mesmas referências como René Lalloux.
@leolopez2011 Жыл бұрын
Eu maratonei essa série e é um primor.. Interessante e fica na sua cabeça por algum tempo isso é um feito e tanto hoje em dia.
@estudodaalma Жыл бұрын
Que ótimo que o Link fez um vídeo sobre este desenho maravilhoso!!! Tomara que mais pessoas assistam e isso estimule mais temporadas. É uma das melhores produções que já vi nos últimos anos.
@firestarter6039 Жыл бұрын
13:50 tem um filme absurdo de bom sobre isso chamado "O Físico" de 2013, recomendo a todos!
@happebanana6910 Жыл бұрын
Patrocinem este homem, galera da HBO Max, ele merece pra car@!h0.
@fabricio_0910 Жыл бұрын
Quando você citou sobre a relação de parasitagem existente na natureza, não teve como eu não recordar de Mushishi. Deve ser o anime/mangá que melhor aborda essas relações entre o ser humano e a natureza. Qualquer um que gostou de Planeta dos Abutres deveria dar uma chance, é inesquecível. Seria muito interessante ver sua visão sobre, então fica a recomendação!
@giulyanoviniciussanssilva2947 Жыл бұрын
Mushishi é do cacete.
@lucas-prado11 ай бұрын
Eu comecei o primeiro episódio, mas não me pegou.
@fabricio_091011 ай бұрын
@@lucas-prado realmente não é pra todo mundo, principalmente por ter um ritmo mais lento. Pra mim foi muito proveitoso quando eu via um ou dois episódios por dia antes de dormir kkk Se você não gosta ou não consegue assistir séries mais episódicas provavelmente não vai te pegar, até porque são poucos os episódios que realmente focam nos personagens recorrentes ou no protagonista. Eu gostei justamente por cada episódio trazer uma história própria com uma mensagem única, no fim vai de pessoa pra pessoa.
@Giancarloferraro9 ай бұрын
Na verdade, é bastante plausível que as doenças de um planeta alienígena não interaja com o organismo humano, justamente por ser um organismo estranho.
@danvartan Жыл бұрын
Ótima recomendação. Certamente inspirado pelas obras do René Laloux e no Hayao Miyazaki. Aproveitando que você tá nessa vibe, seria legal passar pela obra do Laloux no canal. Fica a recomendação.
@palmitovelti Жыл бұрын
Não vi a série, mas pelo que vc mostrou e falou, parece profundamente inspirado (talvez até demais) em nausicaa no vale do vento, um dos primeiros filmes do Hayao Miyazaki.
@franbsb Жыл бұрын
Muito bom! O visual dessa animação me lembra a arte de Moebius. Que ano pra Animação! 😊
@epicadus87226 ай бұрын
Sim, e essa animação também me faz lembrar de Lastman.
@davidmartins7104 Жыл бұрын
Eu literalmente terminei de ver essa animação ontem. Torço muito por uma segunda temporada apesar de pouca gente ter dado atenção.
@ivan.gomes. Жыл бұрын
Torço pra virar clássico cult kkk
@jeliashachurado5384 Жыл бұрын
Tem uma obra que me fascina muito por apresentar um contato com um ambiente orgânico desconhecido, mesmo que em um contexto muito diferente: MADE IN ABYSS. Aqui o contato com a natureza é o fascínio, é o mistério e a beleza, e tudo é representado de forma muito crua, onde o que é bonito ta longe de ser seguro. E acho incrível o como os horrores da obra sempre surgem ou da transgressão das leis desse ambiente, ou da cruel adaptação à ele. Adiciona uma trama de aventura extremamente engajante e um desenvolvimento que consegue ser extremamente sensível em meio a crueldade e tu tem uma das melhores obras que eu ja vi na vida.
@cmarzo Жыл бұрын
Tive a sorte de tropeçar do nada nessa série. É realmente muito boa e trata de um monte de temas legais e perturbadores.
@evvarias Жыл бұрын
Tanto que em " O senhor das moscas" aquele grupo de garotos surta e até chegam a se matar quando tinham tudo para sobreviver naquela ilha
@LoLo_JGX Жыл бұрын
Certeza que a parte que fala que esse vídeo podia ter sido feito com um biólogo, foi um ataque ao Pirula hahahahahahaha
@BrontopsBaruq Жыл бұрын
Fica a dica de procurar o curta original da Adult Swim que é quase um prequel da série: Scavengers (sem o Reign) - é um negócio maravilhoso
@varleiferreira Жыл бұрын
Série massa demais!.. Sabe o que mais me deixou impressionado foi colocar o fator ser humano em um planeta com fauna e flora alienigenas causa um desequilibrio em algumas especies. Gostei demais...
@luisotavionovetis.demoraes9384 Жыл бұрын
muito feliz que tá fazendo vídeo sobre essa série
@s-mat2 ай бұрын
planeta dos abutres é simplesmente impecável em todos os sentidos, merece quantas temporadas os criadores precisarem, eles perecem ter ótimas ideias pra continuação. sério! tô apaixonado! 💗
@fabiofreitas1393 Жыл бұрын
Quando vi ontem que vc ia soltar vídeo sobre foi bem na hora que tinha acabado de fechar uma aba com uma pesquisa sobre a animação. O hype é real. Fiquei até sem saber se via o vídeo por causa dos spoilers pois tenho que separar um tempo e ver esta aparente joia sem falta. A premissa é velha no sci fi mas ainda é ótima e parece que os autores acertaram na veia pela sua crítica.
@augustusdragon Жыл бұрын
"panda psiônico" - foi como descrevi a criatura, semelhante ao seu "panda telepático". Gostei por demais da série. O estilo SCI FI dela me remeteu demais ao retro-futurismo da Metal Furlant e da Heavy Metal (ainda que na minha opinião diretamente homenageia a magnífica palheta de cores do Moebius). A biologia do planeta então nem se fala. Uma grande presente em 2023
@RianRodrigues-py8dl Жыл бұрын
Eu tbm acho que foi muito inspirado em Moebius, mas um outro tbm comentou aqui sobre um tal de "Mundos de Aldebaran" e aparentemente tbm tem bastante influência pelas imagens
@joao.g.c Жыл бұрын
"TUDO QUE NÃO DER DINHEIRO PRA NÓS JOGUE DIRETO NO FOGO" Brazza, Fabio. Por isso nós queimamos as bruxas, os livros, e a natureza
@KelyCristineCelestinoPereira Жыл бұрын
Fiquei tão maravilhada com essa série, sempre recomendo.
@pedrothanos Жыл бұрын
Cara, tô no começo do vídeo ainda, minuto 4, e toda essa descrição que está comentando me faz lembrar do mangá "Astra: Lost in Space" publicado aqui pela Devir. Obra curta, com 5 volumes, não dava nada por ela, mas é bem essa vibe que está comentando. A parte biológica e o suspense que o mangá tem é muito interessante. Fiquei muito surpreso em como o mangá é bom. Fica a dica.
@nerckie Жыл бұрын
Eu acho uma pena que o pessoal não conheça uma outra animação com mais ou menos a mesma vibe: Planeta Fantástico, de 1973. Lá a história é diferente, mas a sensação de estranheza, as construções da fauna, flora e perigos além da exploração da própria cultura alienígena dão quase a mesma sensação de se assistir ao planeta dos abutres.
@miguelrudedacruz Жыл бұрын
eu sempre penso no bicho q nasce e aloca a vida dos outros e morre, com uma borboleta, que nao se pode mexer no processo de sair do casulo. Mas humanos querem sempre "ajudar", imagine ajudar esse bicho e isso atrapalhar o processo de ajudar as outras vidas a germinar?
@samaralima669 Жыл бұрын
Link podia ver "acorda Carlo" agora.
@JogandoIdeas Жыл бұрын
Finalmente algum criador bom BR falando dessa obra-prima Planeta dos abutres merece mais reconhecimento
@giulyanoviniciussanssilva2947 Жыл бұрын
O Central Pandora também fez um bom vídeo sobre.
@guernica5413 Жыл бұрын
Existe um nicho na escrita de ficção chamada "biologia especulativa", onde autores imaginam formas de vida que se desenvolvem a partir de um ancestral comum, tentando seguir ao máximo os preceitos evolutivos. É tipo as conlangs que autores como o Tolkien são famosos, só que voltado para formas de vida.
@ricardodeoliveira5846 Жыл бұрын
vou terminar hoje mesmo, comecei semana passada. série foda!
@allandelonmcz Жыл бұрын
Falou, falou, falou e quando achei q ele não iria fazer, ele fez uma citação indireta a Esferas! Amo esse canal! Pqp!
@gedeonnunes5626 Жыл бұрын
Pô, me lembrou bastante a série Os Mundos de Aldebaran, do brasileiro LEO, e o relaunch de Prophet, de 2012, por Brandon Graham e grande elenco. Muito massa, amei o vídeo!
@Lordjuju03 Жыл бұрын
Cara achei muito foda sua análise . Preciso conferir essa obra 🥰
@psychonautboy02 Жыл бұрын
Eu tinha assistido só 2 episódios antes de ver que você fez upload desse video. Antes de inicia-lo decidi ver mais alguns e a série realmente fica cada vez melhor
@LimonadaPunk8 ай бұрын
Planeta dos Abutres é uma obra muito especial!! Tudo me encantou muito nessa realidade que se aproxima ao mesmo tempo em que se afasta da nossa. Eu nunca assisti algo que me atraiu mais que essa série, a natureza do planeta em contato com a natureza dos protagonistas cria um lindo contraste, que experimenta o diferente, mas ainda assim está sempre relembrando dos perigos escondidos que existem a nossa volta e dentro de nós mesmos.
@fxbakizinhotv52468 ай бұрын
Ao mesmo tempo que se afasta da nossa ?
@LimonadaPunk8 ай бұрын
@@fxbakizinhotv5246 Eu me refiro no sentido de que o planeta é completamente diferente do nosso, mas ainda assim muito semelhante, apesar das diferenças evolutivas e tudo mais
@fxbakizinhotv52468 ай бұрын
@@LimonadaPunk diz mais do que vc mais gostou da obra ?
@LimonadaPunk8 ай бұрын
@@fxbakizinhotv5246 então, em resumo, eu gostei de tudo KKKKK Primeiramente a proposta é bem interessante, porque a tripulação cai em um mundo completamente diferente que é lindo, mas extremamente perigoso. Esse contraste é bem interessante, porque apesar de ter ação, o foco da narrativa é na sobrevivência, então tem muitos momentos contemplativos. É como se fosse uma reconexão com a natureza, porque em alguns momentos os personagens precisam se contentar com o que tem em mãos. Porém, o ponto principal para mim é que, apesar dos seres vivos serem uma ameaça para os humanos, os próprios protagonistas também afetam o planeta, especialmente o Kamen que "ensina" uma criatura a ser como ele. Tudo é bem interessante para mim, eu gosto muito dessa série!
@fxbakizinhotv52468 ай бұрын
@@LimonadaPunk tem feras ou bestas que perseguem os mocinhos é eles tentam sobreviver ?
@jessikacaroline72 Жыл бұрын
Muito interessante, Linck! Vi o primeiro ep e não curti muito a história, achei parada. Mas sua analise trouxe outra perspectiva. Obg!
@heitorpedrodegodoi5646 Жыл бұрын
Expandindo no nome Deméter, pode ser uma referência ao navio Deméter de Drácula, que aparece no capítulo A Última Viagem de Deméter
@saujac747311 ай бұрын
Interessante. Essa fissura entre homem e natureza tem vindo muito à tona ultimamente. Gosto muito dos trabalhos do Yuk Hui falando dessa visão que é muito europeia.
@rodrigos.martins3079 Жыл бұрын
Eu achei interessante tbm o quanto aquele ser telepático representa também a culpa e remorso. É como se ele fosse a representação das atrocidades que guardamos conosco (do passado ou presente). Quanto maior a perda, a raiva, a posse e o medo, maior a criatura também ficava
@arthurlima7438 Жыл бұрын
PUTA MERDA! Eu assisti e fiquei apaixonado prakrlh nessa animação, não esperava um vídeo desse, linck ! Já deixei o like slk..
@May8Day Жыл бұрын
Adorei a indicação!! Como eu sou de biológicas já fiquei fascinada e coloquei na lista da HBO!!
@gregmesmoАй бұрын
Excelente vídeo! Parabéns pelo conteúdo. Essa série foi uma das melhores que já assisti!
@Wagner.fonseca Жыл бұрын
Eu que estudei/ estudo história ambiental, sociologia ambiental e áreas de humanas que se interrelacionam com questões ambientais, ja cou colocar na lista essa série!!¡
@Coral_Deformado Жыл бұрын
Finalmente alguém no Brasil falando sobre isso
@nivaldowesley666 Жыл бұрын
exato! até mesmo na gringa, eu encontrei poucas pessoas falando sobre!
@keny1156 Жыл бұрын
Central Pandora
@nivaldowesley666 Жыл бұрын
@@keny1156 pode crer, a cara deles essa serie! vou olhar lá, valeu! ^^/
@bernabepedro Жыл бұрын
Excelente video e análise. Um ponto legal também é que todos os personagens são "atirados" em um sistema que mal conhecem as relações e que o tempo todo está tentando come-los, bem parecido com qualquer pessoa nascida no capitalismo das ultimas décadas. Só um ajuste: Foi o Caiman que queria mudar a rota da Demeter para uma mais rápida e não o capitão (Sam). Caiman se descuidou de uma carga que agora tinha pouco tempo até expirar e por isso queria acelerar o percurso, para manter seu emprego, a despeito de arriscar todos a bordo. Mesmo contrariado, Caiman invade a ponte e muda a rota da nave, que a faz ser atingida por uma tempestade solar.
@ivan.gomes. Жыл бұрын
Salve Link, beleza? Cara, talvez você não se lembre de mim, mas fui eu quem te entregou o diploma de doutorado, lá na Literatura hehe Mas o motivo do meu comentário é outro: cara, que sugestão essa do Planeta dos Abutres! Assisti ao início do vídeo e já interrompi, pq fiquei instigado pra assistir e não queria spoilers. Fui assisti e terminei agora mesmo o último ep., e velho.... Que animação! Eu também teria muita coisa pra falar, mas acho que vou me deter em um ponto específico, que toca muito no tema da minha pesquisa de tese, que tô desenvolvendo no PPG de Antropologia Social ali na UFSC. E o ponto foca em Levi. Bicho, que baita arco e que baita personagem! É foda como a arte consegue sintetizar tanta coisa foda na estética, na estória, enfim, na ficção. Na minha leitura, a figura de Levi sintetiza não a superação do orgânico sobre o cibernético, mas apresenta uma perspectiva de um certo amálgama entre essas duas instâncias, que, diga-se de passagem, não são necessariamente excludentes. A lógica de programação de máquinas deve muito à lógica cibernética que vêm da ecologia. Quer dizer, a dinâmica cibernética, que hoje é quase que automaticamente vinculada às tecnologias, sobretudo de computação, têm origem na observação das relações mais que humanas em paisagens complexas. Por isso, aquela cena de um dos últimos capítulos, que mostra as linhas orgânicas - que se assemelham a fungos (outra baita sacada) - se mesclando às linhas das placas eletrônicas de Levi, ilustra o momento do reencontro dessas duas instâncias no campo cibernético. Esse tipo de ideia, hoje em dia, tem uma baita força. Gente como o filósofo chinês Yuk Hui, vem produzindo reflexões que tentam sugerir caminhos alternativos à empolgação ingênua com a panaceia de tecnologias como IA, bem como ao pessimismo reacionário que a gente vê boa parte da esquerda assumindo e se contaminando. Pro Hui e uma caralhada de outras pessoas, o lance é mais ou menos como o que acontece com Levi: tentarmos pensar e disputar tecnologias que não atuem contra os ecossistemas complexos, mas que trabalhem levando em conta e, em certa medida, em benefício da proliferação da biodiversidade - como faz Levi. São ideias que não apresentam uma nova panaceia, mas ao menos apontam outros caminhos para seguir lidando com os problemas que já estamos enfrentando há tempos, como mudanças climáticas, aquecimento global, pandemias, em suma, o Antropoceno - ou plantationceno, ou cutchuloceno, whatever. E sobre isso, pra finalizar meu textão de YT, só queria destacar um ponto que também me pegou: pra mim que o nome da personagem Ursula não é à toa... A pegada da série, na minha leitura, dialoga demaaaais com a ficção que a Usrula Le Guin nos presenteou em vida. Daí que eu apostaria que é uma homenagem a ela, aos trabalhos de ficção científica dela. E uma homenagem muito bem feita, pq o arco dessa personagem, a ética dela, a curiosidade dela... Tem tudo a ver com o espírito das ficções da Le Guin. Era isso. Na real que é ideia demais pra caber num comentário de YT. Espero ter conseguido transmitir algumas ideias que essa série plantou em mim de maneira satisfatória. Agradeço mais uma vez pela sugestão. Melhor animação que assisto desde muito tempo. Abraços e vida longa! p.s.: aliás, vale lembrar que, além de máquina e ecologia, Levi têm alguma coisa da Fiona - que sim, eu diria que está dentro da ecologia, mas dá pra dizer que tem mais esse aspecto da "espécie humana" ali.
@lucaspraca668 Жыл бұрын
Planeta dos abutres é uma série incrivel, que mais pessoas tenque conhecer, quem quer algo semelhante na hbo max tem primal, e fired in mars, essa ultima é genial e foi pouco falada, mas critica ,muito bem, nossa relação toxica com o mercado de trabalho e como as grandes corporações abusam da sociedade e do indivíduo.
@Leandro_Luis Жыл бұрын
Dar uma olhada em o imperdoável uma hq do marke weid sobre um herói tipo o superman que perde o controle e ficar do mal.Apesas do tema de superman do mal se meio batido o mark weid consegue criar uma história muito boa e com uma urgência de perigo que poucos roteiros de heróis consegue
@tecnopoesia Жыл бұрын
Eu gosto muito de Star Trek, mas tem um desleixo que me deixa agoniado quando se trata de fauna. Na série Voyager Os caras vão em outro quadrante da galáxia, extremamente distante, mas lá vai ter uma madame criando um cachorrinho de raça. Na classica inúmeras vezes tem planetas com cavalos domesticados.
@federicoest Жыл бұрын
É muito show mesmo bem acima da média, ma mistura de Nausicaa , com Moebius e com (vc Acertou Werner Herzog!!)
@Cibertartar Жыл бұрын
Videozaço, queria indicar o My Daemon que acabou de entrar na Netflix, é uma animação sobre a correlação entre humanos e demonios que mais parecem pokemons só que bem feitos. Tem umas criticas sociais muito boas e bate em uns temas como luto, racismo, etc... E é muito bonito
@giulyanoviniciussanssilva2947 Жыл бұрын
Eu desço o pau na Netflix mas ela quando acerta em animação outras não acertam do mesmo jeito.
@maiconrodrigues471711 ай бұрын
Tô revendo o vídeo, depois de pegar a recomendação por aqui e meu amigo aprofundou muito a série, obrigada pelo conteúdo! 🙏
@arturmazzoleni1744 Жыл бұрын
Perdeu a chance de chamar o Pirula xD
@aldastar7428 Жыл бұрын
Talvez "Reino dos Carniceiros" fosse uma melhor tradução, ou "Reinado dos Carniceiros"
@lucianoasilva13 Жыл бұрын
A série é perfeita!!! Linda demais!!! Parabéns pelo vídeo!
@ejoseo Жыл бұрын
Engoli a essa série em uma semana, tão incrível e surpreendente que é. Concordo que ela se integra bem com a nossa relação com a natureza e com a nossa realidade.
@joaosenra2775 Жыл бұрын
Não vi a animação ainda, estou conhecendo através de seu vídeo, mas fiquei pensando aqui: o nome do planeta, Vesta, também é o nome de uma deusa greco-romana, também conhecida como Héstia, e era a deusa dos lares, do fogo que aquece a família (lareira). Queria perguntar se é possível pensar alguma linha de interpretação da série animada em relação ao nome do próprio planeta e ao seu ecossistema único.
@raullima1715 Жыл бұрын
Talvez sim, pois no meu entendimento o planeta funciona em simbiose como se fosse um único organismo vivo, sendo ele o Deus que governa todas as formas de vidas existentes ali, isso fica evidente quando um dos cientistas é contaminando por uma espécie de fungo e a partir disso ele passa a se sentir parte do planeta, como se aquele fosse o seu lar.
@lucas-prado11 ай бұрын
Sim, você já respondeu. rs Não lembrava que Vesta era o nome de uma equivalente à Héstia.
@ivyjmarinho Жыл бұрын
A série parece ser interessantíssima. Fiquei curioso. A estética me lembrou um pouco a da HQ Aâma, de Frederik Peeters (...se bem que faz algum tempo que vli essa HQ, posso estar me confundindo, mas bateu até vontade de vler novamente).
@nivaldowesley666 Жыл бұрын
verdade! me lembrou bastante moebius tambem! vale assistir sim!
@pog6469 Жыл бұрын
Eu cai no canal de paraquedas e agora tô viciada, todo dia me pego vendo um vídeo, muito bom
@heitorguimaraes7783 Жыл бұрын
Gostei muito da série, mesmo que possua alguns furos que perdoamos pelo proseguimento do enrredo ou pela mensagem filosófica pretendida. Não sei se já conhecem a obra Mushishi, mas acho que ambas possuem muitos pontos de convergência interessantes.
@leirbagtodestanz Жыл бұрын
fantasma de nietz marcando presença forte
@luqizilla Жыл бұрын
Essa animação é linda! Feliz que tu fez vídeo sobre
@tamiresfogaca4036 Жыл бұрын
Meu esposo tava assistindo de madrugada, acordei pra ir ao banheiro, vi por 1 minuto a série e fiquei 😮😮😮😮😮, outro dia de manhã maratonei a série toda. Cara que serie imersiva, na questão de te fazer TODO TEMPO pensar "a natureza é perigosa de mais" um mix de agonia e curiosidade muito gostoso.
@SaciziusDePenizius Жыл бұрын
Você viu com o seu esposo? Kkkk, assisti um desenho todo só de meu irmão sair pra comer.
@joaogilbertolimacorrea2458 Жыл бұрын
Essa animação é linda, em termos de visual lembra o trabalho do Bastien Vivés e da dupla Ruppert & Mulot. E também lembrou outras obras como Âama do Frederick Peeters, que saiu pela Nemo aqui no Brasil e Prophet do Brandon Graham.
@luciokahara Жыл бұрын
Vc falou que PLUTO era o anime mais legal de 2023 mas ja viu O Samurai de Olhos Azuis?
@peacefulknight9086 Жыл бұрын
Adorei a série. Muito obrigado pela indicação
@caltamoio6705 Жыл бұрын
Essa animação é uma grata surpresa desse ano, Fodastiquissima!
@rafaelrives2986 Жыл бұрын
Etologia, ecologia e xenobiologia... Me lembra até Star Trek só que feito por um biólogo... Muito foda, curti
@gaellmoraes7496 Жыл бұрын
Ameeeeem, eu fiz uma análise no meu caderno no dia que assisti, análise de cada episódio
@venusvieira6785 Жыл бұрын
Show! Otima análise❤
@terceliana803411 ай бұрын
Se vc ficar atento os seres do final , alguns tinam partes robóticas bem velhas e outros com partes de carne bem frágeis , talvez ainda seja homem versus natureza 😊
@glauciogonzales Жыл бұрын
“A humanidade é a natureza tomando consciência de si própria” Elisee Reclus
@clayfesonmerencio7231 Жыл бұрын
Gostei, e lembrei do que minha mãe dizia, "plante pelo menos uma árvore".
@BEBOP----00 Жыл бұрын
Faz um vídeo de Planeta Fantástico
@tdk4215 Жыл бұрын
8:57 acho que seria mais interessante os personagens arrumarem um meio de burlar isso, justamente pra reforçar essa separação de homem e natureza, mas eu entendo os criadores
@sangwoo.yoonbum Жыл бұрын
esse careca tem uma sensibilidade enorme pra falar das coisas
@luigilebeau Жыл бұрын
comecei ontem, vi o primeiro ep desse desenho, achei MUITO LEGAL e corri pra ca pra ver se ja tinha uma palavrinha sobre ele hehehehe
@eduarda.mariano Жыл бұрын
Fiquei curiosa sobre a animação, volto quando tiver assistido para não correr o risco de pegar spoiler!
@EnzoPinheiro Жыл бұрын
Planeta dos Abutres pegou muita carona na vibe de PRIMAL (quesito espetáculo visual), também na HBOmax. Outra animação que é muito boa.
@filsanto Жыл бұрын
Seriam essas plantas que clonam uma referência aos Invasores de Corpos (The Invasion of the Body Snatchers)?... 🤔 19:00
@rodolfomagalhs8345 Жыл бұрын
17:40 Um Hollow que na verdade se comporta como um Kaonashi. Bleach e Chihiro passaram longe da inspiração do produtor.
@Mephisto_Santos Жыл бұрын
Fala de Belladonna of Sadness
@tiagopesce11 ай бұрын
o traço do mundo dos abutres me lembra MUITO a arte de Moebius, ele também obtava pelo tema alienigena e paraísos naturais e a relação entre o artificial/humano e o natural/alienigena no sentido de que vários de seus personagens são ou ridicularizados pelo quão "naturais" são, no entanto quanto mais artificiais as criaturas são menos HUMANAS elas tendem a ser. Moebius caminhou muitas vezes essa ponte em seus contos e é JUSTAMENTE essa dimensão de comparações que me atrai no trabalho dele, mesmo que muitas vezes a visão dele era um tanto capturada por conta do momento histórico em que viveu...
@panda_sarcastico Жыл бұрын
16:27 um eu-alien
@rafaelrives2986 Жыл бұрын
Parabéns pela contribuição, tamo juntos
@philipesidartharazeira154 Жыл бұрын
Cara, valeu, muito boa essa mesmo, lindo o ambiente. E me lembrou vagamente Mushishi e Aama.
@rebecaarmus Жыл бұрын
Doido como coisas muito boas se tornam coisas ruins depois de uma ou duas gerações. Parece ótimo a ideia de se proteger de intemperes, viver mais, depender menos dos ciclos naturais e poder usar recursos que pareciam inúteis pro nosso conforte. Aí passa 50 anos, isso está destruindo a água, o ar, a saúde física e mental das pessoas. Energia elétrica, plástico, comida processada, internet, são coisas das quais atualmente somos completamente dependentes e é difícil encontrar um meio termo e perceber quando algo bom se torna algo péssimo sendo exatamente a mesma coisa.