Parabéns a todos os profissionais que falaram na Live! Um grande abraço à professora Maria Tereza e à querida Bel Dias! 👏👏👏👏
@patriciafuzeto78474 жыл бұрын
Meu Deus! Não acredito que estou ouvindo que não se deve flexibilizar e adaptar atividades!! Cada ser aprende de um jeito, não adaptar e não flexibilizar é deixar a pessoa sem a oportunidade de aprender. Afinal, a escola é lugar de socialização, mas sobretudo de aprendizagem. Sim ao Plano de Ensino Individualizado! Sim às práticas escolares baseadas em evidências científicas!
@margarethtenedini5993 Жыл бұрын
Boa Noite. Ótimas falas, pois a cada dia temos mais dúvidas e imprevistos em sala de aula com alunos com dificuldades de aprendizagem.
@BRUXAMARA4 жыл бұрын
Adorei a teoria, mas acho um pouco surreal não adaptar as atividades. Entendi o conceito e achei maravilhoso, mas na prática mesmo, difícil!!! Uma sala cheia, sem “inclusão” já é um desafio com tantas diferenças culturais, temos que dar conta do “conteúdo” demandado para aquele ano ciclo, com uma “inclusão” na prática, não é tão simples assim! Falo por experiência própria, pq temos que dar conta nos conselhos de classe dos objetivos que os alunos alcançaram! Precisava mesmo era assistir uma aula com essas propostas aqui faladas. Talvez quebre esse “bloqueio” que encontrei! Agradeço a partilha de conhecimentos! Bjs
@rosinetecardoso58414 жыл бұрын
Momentos de muitas reflexões e insertezas .mas acredito que todos os professores da educação especial estamos empenhados em atender todos os nossos alunos da melhor forma possivel
@rosinetecardoso58414 жыл бұрын
As lives estão nos ajudando nas nossas duvidas nesses momentos dificil
@michellebittencourt93814 жыл бұрын
Muito rica a live de vcs!!! Meus parabéns!!!!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@ruthcoutinho18374 жыл бұрын
Aprender mais e mais sobre este assunto,e vital para quem trabalha com a educação inclusiva!
@robertabrixner95142 жыл бұрын
Excelente.
@mariagonilde7194 жыл бұрын
Ótima reflexão. Sujeito e como o todo e não só ter olhar pra as necessidades
@elianamunin26614 жыл бұрын
Muito boa a sugestão da Professora Maria Teresa
@magalischerer11334 жыл бұрын
Boa noite. Estou assistindo essa brilhante fala da Cidade de Natal.
@nestorluz83864 жыл бұрын
A crítica que quero fazer é a seguinte: Os especialistas nesse campo de estudo devem COMPARTILHAR seus conhecimentos, entendendo que os professores estão precisando ser INCLUÍDOS neste conhecimento, e não COBRADOS. Sinto que há um tom de reprovação às dúvidas e é como se todo mundo já soubesse e não quer aceitar essas concepções. Todo professor quer aprender e por em prática.
@mariagonilde7194 жыл бұрын
Essa seria uma um ótimo tema para uma próxima live.
@rosangelaschneider13194 жыл бұрын
parabéns, ótimas explicações, Deus os abençoe, guarde e proteja...
@mariaflorencio88944 жыл бұрын
Muito bom e esclarecedor
@elianamunin26614 жыл бұрын
Estamos aqui
@sonialuciaafonsoaraujo67874 жыл бұрын
Excelente live
@marileterosasilveira8444 жыл бұрын
Parabéns ótimas explicações
@cristhianemara24414 жыл бұрын
Boa noite ótimo tema
@cristinaseverina83214 жыл бұрын
Cristina Feira Nova -PE
@luizbosio18904 жыл бұрын
Excelente tema...
@marileterosasilveira8444 жыл бұрын
E um prazer,Lagun sc Marilete Rosa Silveira professora em educação especial
@estefanoportella12494 жыл бұрын
Obrigado!! Excelente!!!
@anacleidexaviersilva93764 жыл бұрын
Excelente reflexões acerca da Educação para a inclusão, da escola para todos.
@risoneterodrigues68024 жыл бұрын
Prof Risonete Rodrigues - Caruaru PE,
@soniareginavieira89034 жыл бұрын
Boa noite!
@veraaragao58454 жыл бұрын
São Paulo
@sabrinaspinellitorres67794 жыл бұрын
contribuição intersetorial gostei disso... mas infelizmente o que acontece hj é se não tiver laudo de deficiência não acontece o suporte inclusivo, bloqueiam e confundem o que é acompanhante terapêutico, mediador especializado, a educação precisa seguir as leis federais, e se alinhar com os processos de habilitação para garantir acesso real ao seu direito à educação. Exatamente concordo Modelo médico tudo girar entorno do laudo, vc seguem o modelo social e nós pais queremos o modelo Biopsicossocial o que é o atual modelo da deficiência, precisamos de avaliações de capacidade de funcional feita por equipe multiprofissional e não só com a educação.
@valdineiaveloso76364 жыл бұрын
Mas nem sempre é o suporte que vai garantir a aprendizagem/ inclusão do aluno, muitas vezes até atrapalha o desenvolvimento da autonomia da criança na escola.
@sabrinaspinellitorres67794 жыл бұрын
O MODELO SOCIAL BRECA A INCLUSÃO PQ TRABALHA A PREMISSA DA ISONOMIA SEM A EQUIDADE REAL, INCLUSÃO NÃO SE APRENDE NA IGUALDADE E SIM NAS DIFERENÇAS !!!
@valdineiaveloso76364 жыл бұрын
Mas na escola todos são diferentes, não existe criança igual.
@nestorluz83864 жыл бұрын
Tem professor na LIVE que faz cara de desdém ao ouvir as dúvidas, isso é tão feio. A nossa PAEE nos incluiu nesses assuntos, respeitando as dúvidas e criando um ambiente acolhedor de verdade na escola.
@elianamunin26614 жыл бұрын
Brasilandia MS
@elianamunin26614 жыл бұрын
Boa noite
@genicleikuster98504 жыл бұрын
Boa noite. E. B. Passo da Limeira. Alfredo Wagner. S.C
@sabrinaspinellitorres67794 жыл бұрын
contéudo existem dificuldade sobre o conteúdo... é necessário adaptar e não centrada na deficiência, e sim sobre as necessidades e barreiras que enfrentam.... modelo social, é precursor do modelo ATUAL da visão da deficiência chamado BIOPSICOSSOCIAL
@CanalRenaultClio6 ай бұрын
Sem adaptação só há evasão... só vejo um monte de gente que não tem conhecimento da causa falando
@magalischerer11334 жыл бұрын
Como faço para me inscrever nesse evento? Estou apenas participando como ouvinte não inscrita.
@Institutoiungo4 жыл бұрын
Olá, Magali! Nossas lives e link de inscrição estão sempre divulgados na página iungo.org.br/convida, ok?
@marciadasilva67364 жыл бұрын
Ótima troca de conhecimento. Só discordo das colocações iniciais quanto ao não dar muita importância aos laudos pois para mim é primordial conhecer o que significa aquele CID. Que me dará um ponto de partida para a sequência do meu trabalho como corregente da turma.
@valdineiaveloso76364 жыл бұрын
Mas mesmo com laudo, as pessoas são diferentes, tive dois alunos juntos na mesma turma com simdrome de Down, não existia nada em comum entre os dois, o laudo é importante para ele acessar seus direitos na sociedade, mas para o pedagógico, como professora não influencia muito.
@sabrinaspinellitorres67794 жыл бұрын
AEE é para identificar as barreiras na casa do aluno????? rs Rasga o conceito biopsicossocial que avalia o sócio ambiental onde ele tem que ser inserido ou seja se quero incluir na escola é na escola que deve estar senbdo identificado essas barreiras, inclusive as barreiras atitudinal da própria escola adm
@martatiburcio68934 жыл бұрын
Gostaria de saber se para trabalhar no AEE precisa prestar concurso fazendo provas específicas para alunos com necessidades especiais tenho uma Pós em Inclusão e duas em Ed Especial mas fiz a prova para trabalhar em sala de aula com crianças normais.
@sabrinaspinellitorres67794 жыл бұрын
VC não pressupõe nada na flexibilização se vcs aplicassem o modelo biopsicossocial, com avaliação biopsicossocial e atenção individualizada sobre a necessidades do aluno em si... o único país que conseguiu inclusão total aplica o modelo Biopsicossocial, com equipe multiprofissional da saúde participando ativamente na escola , inclusive com participação no PEI
@sabrinaspinellitorres67794 жыл бұрын
Educação desvirtuou os conceitos de integração e inclusão no seu sentido real de políticas públicas, a Inclusão não acontece pq o que vcs defendem é o modelo Social da deficiência e não Biopsicossocial, igualdade sem equidade não é inclusão. Hj muita ignorância sobre leis e sobre sentidos reais das leis , não sabem o que é um desenho universal de fato ou para que serve, condenam as adaptações razoáveis, que inclusive se negar fazer ou taxar de discriminação é crime pelo artigo se não me engano 3 ou 4 art. do decreto 6.949.
@valdineiaveloso76364 жыл бұрын
Mas como professora também não adapto para as crianças com deficiência e posso testemunhar diariamente o quanto eles desenvolvem, o processo de aprendizagem é muito pessoal, nenhum professor controla nem mesmo dos ditos com deficiência, quando desafiados nos surpreendem.