Frederico tem sido referência para minhas pesquisas desde a graduação, quando comecei a estudar o cangaço em José Lins do Rego. Pelo apreço que tenho a este pesquisador, chamo a atenção para um possível equívoco seu quando diz que em 1928 começa a aparecer as primeiras mulheres no cangaço. Uma senhora do município de Luís Gomes/RN relata que foi sequestrada pelo bando de Lampião quando este ia para Mossoró/RN em 27, segundo ela, ficava em companhia das mulheres do bando.
@anotniomoura3127 жыл бұрын
a primeira no cangaço mulher foi maria bunita 1930
@123456283315 жыл бұрын
Jô sem memória. Ele entrevistou Sila, mulher de Zé Sereno, mas não se lembrou na entrevista.
@andrecristiano8024 жыл бұрын
Exatamente.
@habibkalil557210 жыл бұрын
TENHO QUE LER ESTE LIVRO
@woodbherigdprypiat59506 жыл бұрын
FALTOU MUITAS PERGUNTAS,CADE O OURO DE LAMPIÃO E CORISCO,
@DiegoAlmirante5 жыл бұрын
E pra que difunto quer ouro?
@danrleituf14 жыл бұрын
De não...que eles roubaram
@leandro38253 жыл бұрын
Pode estar enterrado.
@mapasebusolas5 жыл бұрын
É numa entrevista dessas que se reitera : Jô Soares é mediano como entrevistador e não tem essa erudição que atribuem ao mesmo.
@danrleituf14 жыл бұрын
Frederico tbm n conseguiu responder... Ou n quis algumas perguntas
@fabioferrari67633 жыл бұрын
@@danrleituf1 concordo com voce.
@paulocaraiba6 жыл бұрын
Não sei se é impressão minha, mas noto que Jô desdenha muitas vezes do pesquisador como se aquele assunto não tivesse importância. Já notei são também em outras entrevistas dele com outros nordestinos.
@Kevin.m.p. Жыл бұрын
Para o entrevistador aparentemente a cultura que merece ser reconhecida e disseminada é a de origem européia. Nesta entrevista fica clara como água tal predileção.
@paulocaraiba Жыл бұрын
@@Kevin.m.p. finalmente, encontro alguém que percebe isso também. Não é somente nessa entrevista, mas em muitas outras sobre cultura nordestina.
@flukmbrde8 жыл бұрын
JS cortou bem na hora que Frederico ía detonar a ideologia tosca dele kkkkkk
@hugomorais95046 жыл бұрын
Ao final, me parece ainda q pronunciou o nome do historiador errado...
@natanaelalan64408 ай бұрын
Sim, disse "Pernambuco" em vez de Pernambucano.
@aurinopessoa46514 жыл бұрын
Muito bom
@joaoalvespereirajuniorpere69306 жыл бұрын
Como será que eles conseguiram esses materiais?
@raphaelfenalon1259 Жыл бұрын
Gostei dessa intervenções do Jô, pois o Frederico quis passar a imagem de " bom " , coisa que ele nunca foi ... Foi cruel e perverso... Porém, inteligente ao extremo.... Nessa região pobre em todos os sentidos ( até hj)
@Lotuscarver4 жыл бұрын
Acredito que Jô Soares desconhecia a grandiosidade do homem ao qual ele estava entrevistando. Lamentável, a forma debochada que ele falava com o Frederico, como se estivesse falando com um carinha que faz Stand Up Comedy! Diferente do Antônio Abujamra, Jô Soares foi simplesmente um idiota!
@tuffhedemam3136 жыл бұрын
Deixo a pergunta. ...Como lampião viu as mulheres que guerreavam na coluna prestes se ele não combateu lá? E a primeiro momento ele não queria levar Maria de déia com ele,ela insistiu em ir!!!
@danielsageo6 жыл бұрын
A coluna prestes seguiu rumo ao Juazeiro do Norte e o Padre Cícero teve proteção do governo federal com lampião recebendo ali a patente de Capitão que veio a nao ser reconhecida posteriormente
@familiagasparinilage51132 жыл бұрын
Jo não deixa o entrevistado acabar de falar . Irrita !
@nascimento66932 жыл бұрын
Um talento num assassino. Misericórdia. Por isso nos paga até hoje. por essa apologia
@mapasebusolas5 жыл бұрын
Jô Soares não sabe ouvir. Interrompeu vários raciocínios e elucubrações importantes.
@vandorocha35334 жыл бұрын
Jô Soares péssimo entrevistador, eu disse PÉS-SI-MO. Faz muitas brincadeiras nas horas incertas, atravessa muito as respostas dos entrevistados com piadinhas impróprias para o momento. Como comediante, bem razoável para ruim. Pode ser um cara poliglota e estudioso, mas muito deficitário em outros seguimentos como os que são citados aqui.
@familiagasparinilage51132 жыл бұрын
Entrevistador que não permite que o entrevistado fale.Quer aparecer mais !
@ednaildorodrigues47955 жыл бұрын
Entrevistador lambaia...
@aurinopessoa46514 жыл бұрын
Não respeita nem a mulher do entrevistado
@aurinopessoa46514 жыл бұрын
Jo Soares se comporta como um moleque debochado
@eduardofranco29566 жыл бұрын
#GLOBOLIXO
@pedrorodriguesdonascimento13193 жыл бұрын
Com efeito , péssimo entrevistador. E como homem-- ser não é lá grande coisa : atrapalhou várias vezes o entrevistado para só ele luzir. Felizmente sem êxito. Já estava na hora de levar um pontapé na extremidade da espinha da direção da Globo.
@jane22845 жыл бұрын
Qualquer historiador sabe que para ser um bom historiador devemos manter um certo distanciamento do objeto estudado. Frederico está querendo transformar um bandido em um mito nordestino. Horrivel!!! Jô Soares percebeu imediatamente a glorificação e veneração do autor e logo tratou de deixar bem claro em vários momentos da entrevista. Tosco demais
@tiberiolemos95505 жыл бұрын
Não acho. Sempre o Frederico P. de Mello deixa claro que expande o olhar sobre a figura do cangaceiro sem esquecer de que não deixa de ser bandido por conta disso. Note 01:40. E, se eu não me engano, nas outras duas partes da entrevista, acontece o mesmo.
@campos91924 жыл бұрын
Não ! Embora respeito seu posicionamento. O Cangaço é envolvente assim como o Nordeste. Se esse fenômeno fosse sulista com certeza seria melhor debatido
@alberto-wo3pw3 жыл бұрын
O símbolo do Nordeste é o chapéu de lampião, ele é um dos homens mais famosos do Brasil, famílias humildes do brasil inteiro conhecem as cantigas é causos dele; o cangaço precisa de um histórico deste porte, desta elegância, é perfeito; lampião não foi bandido, ele foi um cangaceiro, vá estudar antropologia antes de fazer julgamentos na internet.
@fabioferrari67633 жыл бұрын
O que é ser cangaceiro? Qual a diferença de bandido e camgaceiro? Obrigado
@fabioferrari67633 жыл бұрын
Concordo. Pelo menos nessa entrevista foi o que aconteceu