Sugiro o Canal Normose "Por que o Rock virou coisa de reaçã". Para entender um pouco mais sobre o que o racismo fez com o Rock.
@mariadapenhamoreira98462 ай бұрын
O investimento no sertanejo é exclusivamente branco. O agro negócio tem está visão que ficou clara no apoio irrestrito a Bolsonaro.
@Als-es3ir2 ай бұрын
Deve ser por isso que Goiás é tão racista
@catiasantos97652 ай бұрын
Racismo no Rock In Rio não é nem velado é escancarado mesmo.
@ColetivoDiJeje2 ай бұрын
Concordo. Mas as vezes nós temos dificuldade de explicar o racismo. Por que não entendemos bem como ele funciona! Obrigada por assistir e comentar!
@Jotanery2 ай бұрын
Primeiramente, gosto do canal e respeito muito as ideias debatidas nele. No caso específico da existência de "racismo estrutural", que permeia toda a sociedade, é questionável. Um País que recebeu o maior contingente de pessoas escravizadas, e isso é óbvio, mantém no imaginário a opressão a elas., mas não há estruturas racistas. Existe, sim, opressão. Dos trabalhadores e, como a maioria da população é negra, ela sofre mais. Rock in Rio, há muito tempo, deixou de ser rock e, independentemente da etnia, cor da pele, predomina aquilo que se considera o que seja o gosto do publico. Daí, foram convidados artistas negros, pardos, brancos, brasileiros e gringos de qualidade duvidosa, melhor dizendo, uma desgraça. Por outro lado, é admirável ver uma mulher negra de 81 anos, Glória Gaynor, e outra branca de 38 anos, Joss Stone, fazeram os melhores shows. Sem "playback", com energia. Portanto, obviamente sem desconsiderar as estratégias de apagamento do passado escravista, predomina a lógica do mercado e da opressão à classe trabalhadora, independentemente de sua etnia e cor da pele.
@Moreirapamela2 ай бұрын
Fico imensamente feliz quando canais tão importantes começam a usar o algoritmo a seu favor, o vídeo da Jojo te mostrou o caminho, siga trilhando e os resultados irão se ampliar
@ColetivoDiJeje2 ай бұрын
Obrigada! ❤️❤️
@Als-es3ir2 ай бұрын
@@ColetivoDiJeje Quer ver racismo em todo lugar? É só ir a Goiânia
@LauraLaura-hl9fe2 ай бұрын
@@Als-es3ircomo assim?
@Als-es3ir2 ай бұрын
@@LauraLaura-hl9fe É uma cidade com muita xenofobia e racismo velado
@antoniocruz41322 ай бұрын
Antonio Cruz. Recife/ Brasil. Mas uma vez sua análise é extraordinária. Obrigado pela explicação didática do é Cultura Material e imaterial.
@mfs48162 ай бұрын
Nossa eu tenho que ver esse vídeo mais uma vez pra eu entender bem. Quê mulher é essa meu Deus!!! Maravilhosaaaa
@tatianadelfina21512 ай бұрын
Vale salientar que no caso da Liniker ela sofre 2x. Primeiro o racismo e o segundo o preconceito por ela ser mulher trans.
@noelmamota65672 ай бұрын
Que aula!!!...obrigada Jaqueline❤
@MariaIsabeldaSilvaSantos-lw8kt2 ай бұрын
Feliz demais por ter ouvido essa explicação TÃO EXATA dessa questão que até negros (desinformados é claro), dizem que é mimimi! Disse tudo e mais um pouco! 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
@AdrianaCLima-gg7dy2 ай бұрын
Muito obrigada, por tanto ensinamento! Beijos!
@ColetivoDiJeje2 ай бұрын
Eu que agradeço
@agnesaequilibrista69312 ай бұрын
Você é maravilhosa! Obrigada pelo conhecimento tão necessário.
@ColetivoDiJeje2 ай бұрын
Obrigada!
@candidaaparecidaoliveirali37732 ай бұрын
Precisamos de pessoas como vc a falar de racismo
@tolearnenglish3439Ай бұрын
Uma branca aqui morrendo de inveja dessa mente brilhante! Quem me dera chegar perto desse discernimento! Não generalize o racismo acreditando que todos nós brancos somos! Vejo na diferença de cores de pele, a passagem que é dita na Bíblia, que somos a imagem e semelhança de Deus! E que Deus ama tudo aquilo que criou! Então como pode haver a prepotência branca de se achar melhor do que o preto, quando fomos criados sob o mesmo sentimento de amor e igualdade? Se somos feitos à imagem e semelhança de Deus, como o branco na sua prepotência, acredita que Deus seja branco?? Por que Deus não seria negro?? Se a intenção de Deus foi essa, de passar que somos todos iguais e amados uns pelos outros, Ele viu que não deu certo e que gerou a maior injustiça humana! Infelizmente!
@rosangelacristinadossantos37212 ай бұрын
Aprendi muito com esse video! Obrigada!
@lauritabomdespacho98812 ай бұрын
Parabéns Professora Jaque e ao teu filho também. Amei o tema, é a primeira vez por aqui. Em relação ao microfone, penso que ele estava raspando na alça do vestido. Em relação a temática você me instigou a visitar a programação, são 6 palcos: Mundo, Sunset, New Dance,Favela, Global Village e Supernova. Eu fico curiosa sobre quem pisa nos palcos e os cachês$$$. Penso que não devemos nos iludir entre a aparência e essência. Gente a Sonza.... Gzuissss olha as letras das músicas dela e da nossa rainha Lineker. Oh My Lord!
@ColetivoDiJeje2 ай бұрын
Valeu pela dica do microfone ❤️❤️
@dourada7956Ай бұрын
❤ muito legal.
@sandradefour85242 ай бұрын
Rock in Rio é Business.
@aldecicosta612 ай бұрын
Gratidão pela sua disponibilidade em compartilhar tanto conhecimento!!! Estou aprendendo muito com você!! Eu como PCD sei perfeitamente o que é preconceito!! Afirmo sempre que só sabe o que é quem sente na pele!! Qualquer tipo de preconceito é abominável!! Infelizmente as pessoas gostam de fingir que esse país é o país das maravilhas, que racismo é "mi mi mi"!! Chega a ser revoltante negar a realidade da maioria da nossa população!! Desejo que esse canal tenha muito sucesso e possa alcançar muitas mentes dispostas a fazerem a diferença!! Sim, porque pra mudar é preciso estar disposto a furar a bolha!!!
@BlackCode27772 ай бұрын
Discordo! Se a cultura for boa ela vai se repetir e crescer, agora se for ruim, sinto muito, mas ela não prospera! Pegando um gancho no que vc falou sobre "A cultura ser reproduzível". Talvez aí esteja a diferença! A diferença está em como essa cultura é propagada e reproduzida ao longo do tempo ! Agora dizer que no "ROCK IN RIO" a gente tem que ouvir FUNK, aí não dá pra tancar, rock é rock e funk é funk! Se querem um festival de funk, então façam o "FUNK IN RIO", aí sim eu apoio. Eu quero ir para o rock in rio para ouvir rock de verdade.
@lucianacoelhobezerra7888Ай бұрын
Impressionante...
@Anaaleixo642 ай бұрын
Você abordou um viés de acesso a investimentos, isso é um fato dentro do movimento musical Axé na Bahia. Cantoras e cantores brancos recebem mais investimentos e têm mais visibilidade que pretos e pretas. Compare o espaço que foi dado a Ivete Sangalo e a Margareth Menezes. Salvador é acapital com maoir quantidade de pretos no Brasil. O Carnaval da Bahia virou festa pra branco onde a cultura preta dos afoxés desfilam apenas à noite depois dos trio-elétricos. Surpresa zero o que o Rock in Rio faz com a cultura negra.
@patricioferreira54952 ай бұрын
Filho, o Hip Hop americano hoje é a música hegemônica no mundo. Você acha que alcançaram isso com algum tipo de fomento? NÃO! Pelo contrário, tiveram foi muito desinsentivo, mas com trabalho duro e qualidade se imporam e dominaram. Mar calmo não faz bom marinheiro.
@Bossstar7502 ай бұрын
Existe um movimento de negros americanos investindo e alguns até si mudando para a África do Sul. Tudo por conta do racismo lá no EUA que ainda existe . Tem um casal de modelos BR também que si mudou para a África do Sul por conta da falta de trabalho na área de modelos, Aqui no Brasil. Vamos encarar a realidade do Direita ou de esquerda existe racismo sim e muito no BR.
@LauraLaura-hl9fe2 ай бұрын
Nos eua é ate pior que no Brasil o racismo,no Brasil existe é claro todos paises têm,mas nos EUA e África do sul é bem pior sim.
@carlosanaejy1422 ай бұрын
Me indentifico com seus videos ,
@ColetivoDiJeje2 ай бұрын
Bem vindo ❤️❤️
@Soueumesssssmo2 ай бұрын
🙌🏾👍🏾👍🏾👍🏾
@rosileneoliveira19252 ай бұрын
Tenho mistura de europeu com negro. Meu avô era negro de olho verde muito lindo. Gostaria que todos vissem a beleza negra que são descendentes de reis. Meu filho tem zero racismo e também acha lindo a pele bombom.Mesmo sofrendo muito indiferença por ser autista.
@wandamonsores2072 ай бұрын
Sinceramente esse evento foi bom no início,agora é uma depravação e de Rock tem nada 😔😔😔
@mundo_eletronico172k2 ай бұрын
😍😍😍
@andreiagomesdossantossouza47902 ай бұрын
Quer um exemplo? É só vê o que aconteceu com ex bbb Lady Elen no VIP do Rock in Rio 😕
@ColetivoDiJeje2 ай бұрын
Sim! ❤️❤️
@Als-es3ir2 ай бұрын
Mas a Pitel é negra e conseguiu entrar
@d.ldarlan53082 ай бұрын
Eu sou do Rio de Janeiro e nem sabia que estava havendo essa merda !!
@claudiofrep2 ай бұрын
Ótimo vídeo!
@claudiamachadoalves17052 ай бұрын
Em pensando, q o rock é tb negro, e o qual foi (roubado) ou perpetuado cm uma cultura branca. O próprio nome rock ,já remete a uma cultura de espectro do branco e Norte europeia. Cabe falar tb q os artistas de rock brasileiro ,em sua maioria sao brancos.. E com o advento, de abrir outros palcos, no mesmo rock in rio,(pensando tb na questão mercadologica e de lucro) é que cem contemplar os outros estilos de música, mas, em menor quantidade de artistas não brancos.
@ColetivoDiJeje2 ай бұрын
Obrigada por compartilhar comigo sua opinião! Beijo e bom domingo!
@ColetivoDiJeje2 ай бұрын
Obrigada por compartilhar comigo sua opinião! Beijo e bom domingo!
@Als-es3ir2 ай бұрын
No Brasil rock sempre foi coisa de branco classe média que se acha diferente da "ralé", por isso tem tanto reacionário no rock brasileiro hoje em dia, eles envelheceram e a máscara caiu
@suzanaguerra48032 ай бұрын
Prazer falar com vc Jaque, encontrei seu canal ontem. Em um Brasil tão miscigenado, ainda não me encaixei numa paleta que de fato me represente. Sou filha de pais brancos de cabelos lisos, irmãos todos mt brancos. Nasci morena nem sei definir, puxada pro amarelo. Quando bebê, achavam que eu era oriental de tão amarela. Seria parda? Sei tem povos originários em meus ancestrais. Aqui na Bahia sou branca, nos EUAS latina, uma amiga filha de negros e sendo assim parda, acha que somos da mesma cor. Meus cabelos são ondulados. Mistura Sonia Braga com Marisa Monte, só pra exemplificar. Dias desses escutei que apesar de ter "um pezinho na cozinha " tenho nariz afilado de rica....olha que absurdo! Só consegui responder: troco meu nariz de rico por uma conta bancária de rico! Enfim, já passei dos 50 anos e essa questão de raça muito, muito mexe comigo.
@ColetivoDiJeje2 ай бұрын
Bem vinda
@sandradefour85242 ай бұрын
A educação começa em casa, a Bahia é pura arte respira arte, qto Ivete não me. representa, o maior dos maiores Milton Nascimento Gilberto Gil. Rock Rio é Biness
@mariadocarmodecastro70282 ай бұрын
Bom dia Jaque, vamos continuar insistindo em furar a bolha . Gostaria de te lembrar de pedir like às pessoas, pois havia 100 visualizações e só 37 likes .🫶🏽
@ColetivoDiJeje2 ай бұрын
Boa Maria do Carmo ❤️
@rosemenezes77002 ай бұрын
E agora que eu fiquei sabendo que a Anita é branca,udy Milla, Pablo Vitar são brancos!! 🤨😅🤭
@ceciliamoraes61142 ай бұрын
😢 A pena que os negros não ,tem noção das coisa dos negros e não querem aprender ,infelizmente. 😢 que pena na Bahia só tem Ivete ,meu Deus, e nem assisto NÃO ME. REPRESENTAM 👋🏿
@rosemenezes77002 ай бұрын
E desde quando que negro canta rock!! 🤨😒 É o samba que é a praia deles!! 🤨😒
@JoyceeBezerradaSilva2 ай бұрын
Como vc disse Jaque dos que estavam no Rock in Rio tinha os que foram usados e os que vivem vida de branco... eu como mulher TRANS que sou não vi reapresentação TRANS pq as pseudos presente se auto denominam como sendo Drag Queens que é uma personagem não nos trás pertencimento e não é gênero...
@angelamarialopeskerb2 ай бұрын
❤❤❤❤
@JenaidaDeOliveira2 ай бұрын
Rock in Rio ⚰️ ja tarde pra preto e Branco
@patricioferreira54952 ай бұрын
Mais da metade da população brasileira é negra?!!!😂 Queria que a política de cotas cobrisse mais 50% da população, não cobre nem 5%! E se cobrisse o país quebrava!😂 Concordo que mais que 50% dos brasileiros tem algum nível de ancestralidade negra, mesmo não sendo sua ancestralidade dominante. Agora querer resumi-los a estritamente "negros", beira ao genocídio...
@agnaldoniltonsilva26432 ай бұрын
🎉 Ninguém fala aqui no Brasil dos the moors cultura Black em península ibérica Al andalus that IS legend of spain Black exposine the moors ruled Europe part francais subtitle moor
@sebastiaohenriqueissa2232 ай бұрын
É a questão do Jesus Cristo loiro de olhos azuis que está presente no inconsciente coletivo!
@Benetti.s2 ай бұрын
❤❤❤💔❤💞💞 jaque.linda,inteligente🎉🔥💘❤
@agnaldoniltonsilva26432 ай бұрын
🎉the civilization of the moors Robin Walker the moors enslaved Black people rase of the moors dark ages when the moors ruled Europe Full documentary
@RafhaLima-u5p2 ай бұрын
Ivete Sangalo canta para a massa , a linguagem é extremamente simples , feita para idiotizar as pessoas , e isso vende, Liniker não canta coisas idiotas como Ivete. Não há comparação entre as duas. A Ludmila "canta" o mesmo tipo de baixaria da Ivete , ambas são muito famosas. Não é questào de racismo nesse caso , é questão de agradar a massa .
@erikacardoso89652 ай бұрын
Depende
@RafhaLima-u5p2 ай бұрын
Depende de quê?
@joseheliodebrito83712 ай бұрын
É questão de racismo sim, a julgar pelo cenário musical da Bahia, a capital mais negra do Brasil onde cantoras brancas como Ivete Sangalo, Daniela Mercury e aquela que outra que mudou a letra de uma música do Axé para cantar numa versão pseudo evangélica, têm mais apoio financeiro e de mídia que a atual Ministra da Cultura, Margareth Menezes que tem muito mais tempo de carreira que as outras cantoras brancas. O caso do cantor Lineker também um bom exemplo de como o racismo opera, basta comparar o tempo de mídia e exposição do Pablo Vitar se comparado ao tempo do Lineker.
@RafhaLima-u5p2 ай бұрын
Pablo também só canta o que não presta. Isso vende.
@pipinatorpgaventurasporelmundo2 ай бұрын
KKK
@alexandreanimal2 ай бұрын
Eu discordo da ideia de que nossa sociedade é estruturada no racismo. Há racismo em nossa sociedade, mas nossa sociedade não é estruturada no racismo.
@ColetivoDiJeje2 ай бұрын
Fico feliz com seu comentário. Infelizmente não é sobre concordar ou não. Há evidências científicas e históricas sobre o racismo o racismo estrutural no Brasil. Bom domingo!
@alexandreanimal2 ай бұрын
@@ColetivoDiJeje no vídeo, vc explicita que no Brasil a maior parte da população é negra e tem negado sua estética em lugares culturais. Isso não é uma questão estrutural. Para que nossa sociedade seja estruturada no racismo, não teríamos leis que criminalizam o racismo, sequer teríamos ministros ou políticos negros. Se nossa sociedade é estruturalmente racista, teríamos leis de segregação racial como aconteceu nos EUA e África e não é isso o que temos aqui. Aqui houve miscigenação, uma mistura cultural. Nossa sociedade não é estruturada no racismo porque TODOS os brancos seriam racistas, afinal, teria como estrutura uma lógica de submissão do negro ensinada em todos os lugares, inclusive para que isso se torne de fato uma estrutura em nossa sociedade e não é isso o que acontece. Não gosto desse discurso identitário. Identitarismo só serve para usar de uma causa nobre para se favorecer individualmente no sistema neoliberal que nós vivemos. Como disse a presidente do EBANX, "inclusão é uma questão de negócios". Como costumo dizer: nem toda minoria é identitária, mas todo o identitário é minoria.
@tatianegoldsmith922 ай бұрын
@@alexandreanimala maior parte da população brasileira é MESTIÇA ou seja Parda Pardos nao sao negros .
@aldecicosta612 ай бұрын
@@alexandreanimalestá precisando estudar muuuuito mais pra ter lugar de fala sobre estrutura social, e muuuuito mais ainda sobre preconceito!! Não sou negra, mas sou PCD, e de preconceito eu entendo e posso te dar aula!! Só entende qualquer forma de preconceito quem SENTE na pele!!! Todo o resto é só discurso!!