Em 2020 eu fui diagnosticado com HIV aqui em Boston. Conversa vai, conversa vem com a minha médica infectologista que foi um anjo em minha vida e hoje está aposentada, ela me contou que fez parte nos anos 80 da equipe que cuidou do Cazuza. Minha cabeça explodiu quando ela me contou isso.
@syvio9214Ай бұрын
Você pegou dando o rabo também?
@elizetearaujo7747Ай бұрын
Espero que esteja muito bem! Força, vida! Deus te abençoe!
@syvio9214Ай бұрын
@@MrThiagoruiz4 contraiu trabalhando?
@danielacretaro4503Ай бұрын
@@syvio9214não seu burro,ele deve ter comido uma maçã contaminada 😂😂😂
@danielacretaro4503Ай бұрын
@@syvio9214Deve ter comido uma maçã contaminada....
@andressantos90767 ай бұрын
Vc sente a tristeza nos discos, Burguesia do Cazuza e A Tempestade do Renato Russo. Os 2 dando tudo de si nesses discos e sabendo que não tinha muito tempo na terra. Triste
@amaralbarbosa26407 ай бұрын
MIMADO PLAYBOY
@paulorodrigues287306 ай бұрын
@@amaralbarbosa2640 Ser hater está fora de moda.... portando seu comentário é cafona.
@ricardomaia16736 ай бұрын
Pois é. Deram demais da conta. 😂😂😂😂😂
@liliana13546 ай бұрын
Engraçado que eu estava assistindo um show em que ele acabará de descobrir que estava com AIDS e xingou todo mundo mandou todo mundo tomar naquele lugar, quem estava lá e quem estava assistindo em casa, eles sumiram com essas imagens abafaram o caso e nunca mais se ouviu ou viu essa imagem,
@lualiine64436 ай бұрын
@@liliana1354 onde vc assistiu se não tem mais em lugar nenhum?
@alexandrebarros41887 ай бұрын
Essa época foi bem assustadora para toda a minha geração. E ver o Cazuza definhando em público foi a gota d'água. Até hoje não consigo ouvir algumas canções do disco Burguesia... "Quando eu estiver cantando" é uma das mais tristes!
@santoscatolicosehistoriasd91913 ай бұрын
Sim. A "doença dos gays"!
@maaferreirahd5 ай бұрын
Cara, que doença sofrida que a AIDS era. E o Cazuza foi guerreiro em estar acamado e mesmo assim querer continuar trabalhando
@patriciadaianesilva26576 күн бұрын
Cara, você é o narrador mais incrível que já vi aqui no KZbin. Dinâmico e objetivo, e muito inteligente.
@sanziov7 ай бұрын
Essa época devastou o pessoal das artes. Eu tinha aulas com os professores do então teatro universitário. Chagamos a montar uma peça. Em 5 anos só um estava vivo. O mais doloroso é que eu vi a luta de cada um dele porque depois do curso técnico eu fui trabalhar no hospital das clínicas. Alguns anos mais e a sobrevida dele teria sido indefinida. O T.U. ameaçou fechar as portas uma época. Lembro de cada um deles com muita saudade. Fizemos algo inédito até então. Colocar em cena 30 amadores, adolescentes, fazendo tudo, desde escrever a peça, as músicas, até maquiagem, tudo.
@maddiegrant57287 ай бұрын
É surreal pensar que mesmo afetado pela doença, o Cazuza ainda encontrou forças para um último trabalho. Ele morreu fazendo o que amava, embora não como queria, mas deixou sua marca mais uma vez.
@zeteixeira4486 ай бұрын
Massa é vocês passar pano pra gente promíscua e adora viver o errado só porque era burguês! As músicas não tem o que falar, genial o trabalho do cara....mas como ser humano? Uma merda, assim como a maioria dos artistas que além de esquerdistas.....são todos fudidos psicologicamente, com visão distorcida do que é a vida......o preço pago é esse ai.....se arrombou, e junto levam a família! Aaaaaiiinnnnn você julga os outros......parem de mimimi....querem fazer merda mas não aguentam as conseqüências? Nós só repetimos os mesmos erros do passado, isso é que é impressionante!
@bethovenborgesgomes6 ай бұрын
Hoje em dia a aids faz o portador se suicidar invés de morrer diretamente pela doença
@carolmarcos68175 ай бұрын
Ele tinha sede por viver lutou até o fim.
@bethovenborgesgomes5 ай бұрын
@@carolmarcos6817 hoje em dia a aids faz o portador se suicidar invés de morrer diretamente pela doença
@elisabeteboszkomartins71595 ай бұрын
@@carolmarcos6817 pois é...tanta sede por viver, mas viveu na promiscuidade e só deu valor a vida quando perdeu a saúde. Lamentável.
@celia_makarovskyАй бұрын
Entre 1982 e 1990, nós perdemos 27 amigos de infância para a AIDS, 90% devido ao uso de entorpecentes. Era um luto sem fim. Tínhamos medo das tatuagens, dos beijos na boca, até mesmo de visitar os amigos doentes. Tinha tanta desinformação, que foi um cais nas nossas vidas. Hoje convivo com um amigo que acabou de passar por um transplante de rim, soropositivo há 30 anos e com 60 anos de idade. A qualidade de vida do soropositivo é infinitamente melhor que outras patologias. Espero ouvir um dia,buquê a AIDS não é mais uma epidemia.
@diegoximenes80117 ай бұрын
EU NÃO SABIA QUE LUTA ELE FOI GUERREIRO DESCANSA PAZ OS PAIS DO CAZUZA LUTARAM MUITO PARABÉNS PELO VÍDEO JULIO.
@andrezagarbossa12523 ай бұрын
Cazuza foi um gênio lucinha até hoje honra o seu nome eu acho lindo Deus proteja ela
@ritasurama17033 ай бұрын
Gênio?😅😅😅😅
@CANALIGUALODELES12 күн бұрын
Lucinha ta destruindo a memoria do filho proibindo cantores como o valerio araujo de fazer cover do cazuza
@gustavopereirabr7 ай бұрын
De fato, o Burguesia é bem triste, pois é nítido o estado de saúde do cantor. Esse ponto de "colocar tudo o que dava" inclusive degradou e muito o estado final da produção, porque você consegue ouvir o esforço, principalmente da produção, em fazer algo minimamente prensável.
@MsValdenor7 ай бұрын
Inclusive a primeira vez que ouvi achei muito ruim, pensei como alguém lança um disco tosco desses? Depois fui conhecer a História do Cazuza e o estado dele durante as gravações e passei a ver beleza nesse disco
@migueloopm54927 ай бұрын
Adoro a voz do cazuza nesse disco, ele fez umas vozes rasgadas que ele nao fazia desde o barão, agora a mixagem ta uma merda, merecia remaster
@Diegoleonardod7 ай бұрын
É um disco bem difícil de ouvir, inclusive.
@carolmarcos68175 ай бұрын
Eu não consigo ouvir pq imagino o estado que ele estava 😢
@josivaldoalvesbonfim9160Ай бұрын
😢😢😢😢
@antonialima73667 ай бұрын
Eu sou muito fã, do Cazuza e do Renato Rosso.
@leonardochaves7 ай бұрын
Eu tava no começo da adolescência e meu pai me presenteou com "O Tempo não Para". Eu já sabia quem era o Cazuza, já sabia que ele tava doente e do que se tratava essa doença. Um pouco depois, meu pai me deu o "Burguesia", eu pude perceber qualquer coisa talvez na pós produção do disco, senti a voz do Cazuza áspera, fraca, mas não sei se fizeram algo pra deixá-la mais forte nas gravações, pelo menos eu tive uma impressão assim. Me lembro de ter visto a notícia da partida dele num sábado, o cortejo, gente ao redor e pensei "descansou".
@niltonsantos84697 ай бұрын
Como manter a alegria e o bom ânimo ? ? sabendo que os seus dias estão contados , como manter o otimismo ? ? que quando vc se olha no espelho vc não se vê , não se identifica mais . . . Quando a morte chega sempre vem junto muita dor e sofrimento, tristeza e lágrimas . . . Fico imaginando a dor dos pais vendo o seu amado filho se definhando sem poder fazer nada . . . Eu tinha 22 anos quando meu ídolo se foi, fiquei extremamente triste .
@PedroJr03127 ай бұрын
É muito difícil se abstrair quando se está perante a eminência da morte. É um trabalho hercúleo. Numa época em que ter o diagnóstico positivo do HIV era praticamente uma sentença de morte, tratamentos inexistentes e os remédios traziam mais efeitos colaterais do que resultados, Cazuza sabia que o tempo que lhe restava era pouco. Me lembro que em 89 eu estava com 11 anos e estava em uma barbearia para cortar o cabelo, e tinha umas revistas e jornais pra as pessoas lerem. Entre elas, estava a famigerada edição da Revista Veja que tinha estampada na capa a foto de Cazuza. Foi um choque pra mim. Na revista falava que ele estava com 32 quilos, ou seja, esquelético para um adulto na casa de 1,70 m.
@AndreGarcezTeixeira7 ай бұрын
a narrativa do Julio.. prende a gente.. muito bom contando os fatos e histórias..
@vitornascimento177 ай бұрын
Que tristeza cara, que luta pela vida, me emocionei.
@Evandroserri6 ай бұрын
Cada um tem o seu poder de escolhas; cada um tem o que merece.
@luiscardinalli7 ай бұрын
Julio, só quero te agradecer por mais um video que envolveu uma pesquisa famtastica. Mais além disso, agradecer pelo respeito ao artista Cazuza. Diferente de muitos jornalistas que usaram de uma crueldade acima de qualquer humanidade, vc teve todo um cuidado ao analisar o ultimo álbum do Cazuza. Por isso que sou um grando admirador do canal . E Cazuza junto com Renato Russo foram os poetas de uma geração que queriam um mundo diferente . Suas letras e canções entoam até hoje em um mundo tão dividido.
@sydneyhskianto62307 ай бұрын
Com a morte dele... desandou muitos e meu primo foi um deles... depois que ele foi... uma semana ele tb foi... Cazuza era um fio de esperança 😢
@jardelanderson38766 ай бұрын
Sinceramente .não sei se me emociono mais com a sagacidade de Júlio narrando os fatos ou propriamente os fatos . Sou apaixonado pelo cazuza e acompanhei toda a trajetória! Júlio vc é fera! Gratidão!
@adijanefranca5542Ай бұрын
Foi minha época de adolescência. E era um terror ouvir falar em HIV.
@Roberto_Xavier7 ай бұрын
Discos que não consigo ouvir: "Burguesia" (Cazuza), "Innuendo" (Queen), "Panela do diabo" (Raul Seixas) e "A tempestade" (Legião Urbana) são os trabalhos mais tristes onde se ouve o último fio de voz desses grandes artistas se agarrando à vida através de sua arte. Soam mórbidos esses álbuns.
@HistoriasdoBrizola7 ай бұрын
Ressoam a morbidez da vida que eles escolheram....
@Indynyah7 ай бұрын
I am going slightly mad do album do Innuendo é a minha música favorita da banda! Foi triste saber que o Freddy estava tão mal durante as gravações do disco!
@newharoon7 ай бұрын
@@HistoriasdoBrizola "a vida que eles escolheram" espero que você só tenha escolhas de sucesso na sua vida por que provavelmente essa única coisa que supostamente você deve imaginar saber.
@HistoriasdoBrizola7 ай бұрын
@@newharoon Ate agora sim!
@TheLufortal6 ай бұрын
@@newharoon mas ele não está errado. A vida é feita de escolhas...algumas boas, outras nem tanto e outras, mto ruins. Todos sabemos que esses artistas tiveram vida "bem loucas" e sem limites. Talvez se tivessem sido mais comedidos, poderiam ainda estarem vivos.
@kauanasouzaporto49126 ай бұрын
Essa mãe é uma guerreira 😢
@edernaterciodepaula45977 ай бұрын
Júlio Ettore é um ÓTIMO Jornalista e está ajudando MUITO o ROCK BRASILEIRO com este CANAL NO KZbin!! Parabéns ao Júlio!! São Maravilhosas suas matérias sobre o ROCK BRASILEIRO!!! Parabéns!!!
@gurfain7 ай бұрын
Como é bom saber que o KZbin tem um historiador da MPB. Obrigado Julio Ettore.
@wenderleao45807 ай бұрын
SOU MUITO FÃ DO CAZUZA. LI OS LIVROS QUE A MÃE DELE ESCREVEU. VI O FILME SOBRE A VIDA DELE. VI VARIAS ENTREVISTAS COM ELE. GOSTO MUITO MESMO DAS MUSICAS DELE. POREM O CARA LEVAVA UMA VIDA TOTALMENTE MALUCA..REGADA A DROGAS, BEBIDAS ETC..
@adrianamoresvicentini43847 ай бұрын
Até hoje eu curto o eterno poeta Cazuza!
@luizalexandrefg48777 ай бұрын
Quando era criança pegava vários vinis dos meus pais e ficava olhando as capas e o Burguesia era um deles, ficava lendo as letras imaginando como seriam cantadas, já que não tinha vitrola pra ouvir, só fui ouvir o disco anos depois, já sabendo das condições que o cazuza tava na época.
@felipecalado96766 ай бұрын
Eu gosto muito do Burguesia. Principamente de Filho Único e Azul e Amarelo. Apesar de ser sofrível o estado dele percebe-se o empenho dele em ter feito o disco. Deus o tenha e descanse em paz.
@rorschachlebowski84647 ай бұрын
Por isso a ciência é tão importante... Pena que na época dele os medicamentos e os estudos sobre a AIDS não estavam avançados ainda 😢😢😢
@trueartist2118 күн бұрын
O importante é não ser libertino
@amandalais421616 күн бұрын
@@trueartist21?
@KaioMario-q5k13 күн бұрын
A verdade cazuza tava nem ai pro tratamento no filme ele tomava comprimidos com whiskie ae não tem jeito.
@bernardooliveira64489 күн бұрын
Sangue de cavalo 🤦🏽♂️
@TheMachinee7 ай бұрын
Nosso eterno poeta. Seu Legado jamais será esquecido 💗
@giselevasconcelos15467 ай бұрын
Júlio, muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos conosco! Seu trabalho é incrível ❤
@felipecesar25657 ай бұрын
Muito Obrigado pelo vídeo Júlio. Sempre me interessei pela história do Cazuza e dos seus últimos dias, e você faz isso com respeito e qualidade.
@isaiascarvalho84517 ай бұрын
POXA VIDA GENTE, OLHA ISSO... TEM COISAS QUE SÃO TÃO TRISTES, TÃO MEDONHAS QUE É MELHOR NEM FICAR SABENDO. ESSE VÍDEO ME TROUXE TANTA RECORDAÇÃO. EM 1989 EU TINHA 24 ANOS E VI E VIVI TUDO ISSO. AS REPORTAGENS, AS FOFOCAS SOBRE CAZUZA. FUI LEVADO PARA AQUELE ANO ONDE TAMBÉM CONVIVIA COM MEUS PRÓPRIOS PROBLEMAS TAMBÉM. FOI TUDO TÃO INTENSO, TÃO DOÍDO, E A MORTE DELE FOI MUITO TRISTE. ANO MUITO DIFÍCIL E TRISTE ESSE 1989. 😞😕😭😞😕😭😞😕😭
@emersonfernandes78457 ай бұрын
Mas o Cazuza faleceu, mesmo, em '90.
@emanucomenta7 ай бұрын
@@emersonfernandes7845 Mas sofreu em 1989 muito
@emersonfernandes78457 ай бұрын
@@emanucomenta exatamente. Em '89 ele assumiu publicamente a doença. Infelizmente sofreu com internações e altos e baixos na saúde. Em '90 ele continuou na mesma situação até o falecimento, em 07/07/1990. Dia que chegou o primeiro 3-em-1 em casa. Ouvimos tanto. Que só paramos no jornal nacional, com a notícia da morte do Cazuza . E o Roberto Frejat dando entrevista ,de óculos escuros, sobre a perda do Cazuza. Lembro disso , no auge dos meus 6 pra 7 anos. Valeu !
@artvisualcanecas41577 ай бұрын
Realmente a letra de "Cobaias de Deus" é um soco no estômago, mas isso é o que diferenciava o Poeta dos outros.
@Veigueta7 ай бұрын
Eu já tinha idade na época e vi os horrores e o preconceito que cercavam as vítimas da Aids
@fatimarodrigues64997 ай бұрын
O preconceito ainda existe, até funcionários funerários repudiam tratar defunto que morreu por AIDS
@cineidedantas32186 ай бұрын
Até hoje as pessoas com HIV sofre muito preconceito,tem um caso na minha família e alguns da própria família tem preconceito,triste isso😔
@elianecavalcanticavalcanti90785 ай бұрын
Eu lembro.
@joaocarloscarlos78142 ай бұрын
Anos 80 quem pegava essa Peste Gay depois batizaram como AIDS era sumariamente condenada a morte
@Lia_fer18Ай бұрын
Nasci em 1981, quando criança ouvia várias histórias sobre a doença. Histórias horríveis.
@Filipe198313 күн бұрын
A geração de hoje não tem ideia do que foi a AIDS naquela época. Fora o preconceito que existia em relação às pessoas vivendo com HIV. Eu era criança nos anos 80/90 e lembro muito bem do medo das pessoas.
@Rosemaryrodrigues72538 күн бұрын
Jesus de Nazaré cura todas as Enfermidades só pedi e confiar nele ele é o mesmo 🩵📖
@jvasss7 ай бұрын
Que luta árdua! Isso porque eles tinham todos os recursos possíveis. Eu não consigo ouvir o disco Burguesia inteiro, a voz fraca de Cazuza me deixa muito aflito.
@kauanasouzaporto49126 ай бұрын
Ele era muito lindo
@queziamirian8459Ай бұрын
Era😢
@MayaraCarvalhesАй бұрын
A AIDS nessa época era uma doença muito dura, eu também perdi meu avô pra essa doença quando eu tinha apenas meses de vida. Muito triste!
@adriano31617 ай бұрын
Um dos melhores canais do KZbin belas histórias
@SandrosoRadio7 ай бұрын
Meu prazer agora é risco de vida! É meu querido gênio. Infelizmente, é isso.
@dmitrip.moller59957 ай бұрын
Foi chocante. Hoje adolescentes se contaminam Por não se prevenirem. Tragédia diária,infelizmente
@marcosoliveira16497 ай бұрын
😢 alguns morrem sem saber que são soropositivos. Eles só ficam sabendo quando os sintomas da AIDS estão evidentes. 😢.
@Lia_fer18Ай бұрын
Naquela época também. As pessoas tinham medo e ao mesmo tempo negligenciavam a prevenção. Hoje em dia ainda está pior porque muitos se prendem ao fato de ter tratamento, e consideram ser uma doencinha qualquer.
@andersonmedeiros13447 ай бұрын
Quem dera,se a gente tivesse uma máquina do tempo,q pudesse levar esses medicamentos modernos de hj pra essas pessoas q sofreram tanto.
@elianecavalcanticavalcanti90785 ай бұрын
@@andersonmedeiros1344 verdade.
@MariaKarolinaKarol-u4sАй бұрын
Quem dera que um dia esta mensagem sirva para todos os tipos de câncer....
@loyanasechi82027 ай бұрын
Na entrevista pra Marília Gabriela era nítido que ele estava doente. Porém ele tentou poupar a família .. q triste 😢
@Evandroserri6 ай бұрын
Verdade. Eu assisti na época no SBT. 🙃
@adrianamoresvicentini43847 ай бұрын
Que bom foi a minha Cidade de Santos que fez de tudo para diminuir o índice da doença Aids/ HIV. Eu participei passando informações com folhetos e camisinhas para as pessoas ficar cientes do que estava acontecendo. Foi a primeira Cidade que inventou o Gapa. Me sinto super e hiper orgulhosa da minha Cidade!
@romulogomes65727 ай бұрын
Os PAULISTAS SEMPRE na vanguarda! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
@eltonlisboa99117 ай бұрын
Parabéns, acho isso super interessante e importante
@jjos_7 ай бұрын
Lembro com 9 anos de idade(1989) de uma equipe de saúde ir na escola (São Vicente) falando sobre a aids e mostrando um livro com fotos sobre a doença, descritivos e explicações sobre o tema. Não éramos o público alvo, porém percebo que fora uma atitude de fomentar a informação dentro de casa, multiplicando o conhecimento. Famílias inteiras foram destruídas pela aids na baixada santista.
@eltonlisboa99117 ай бұрын
@@jjos_ no mundo inteiro, eu acompanhei um caso do início ao fim, foi muito triste
@luizantoniodeoliveira99747 ай бұрын
Philadelphia
@bestsongsbb66817 ай бұрын
Valeu brother muito boa live 👏🏻🎸
@Jonatan94306 ай бұрын
Vídeo incrível. Não sou da época mas o autor do vídeo me transportou a essa época.
@fdwal76Ай бұрын
🎶🎶 A Burguesia fede / A Burguesia quer ficar rica / Enquanto houver Burguesia / Não vai haver poesia 🎶🎶 Cazuza pode ter morrido, porém parece que estou ouvindo ele cantar isso hoje. Suas letras são mais atuais do que nunca.
@fabiomaia74727 ай бұрын
QUE TRISTE, MESMO ASSIM, EXCELENTE E MARAVILHOSO VÍDEO, CAZUZA ERA UM POETA!!
@camilozahar68997 ай бұрын
Foi muito triste. Todos os jovens sofreram muito vendo esta dura realidade.
@fabiolundgren33657 ай бұрын
E vc não pensa nas pessoas que ele infectou? Mesmo sabendo que ja tinha a doença, nisso ninguem fala! Eu sou fãn de cazuza
@camilozahar68997 ай бұрын
@@fabiolundgren3365 acho que vc não compreendeu o que eu quis dizer, serei mais claro. Nós, jovens da época, víamos a dura realidade da doença matando uma pessoa aos poucos condenando-a e pensávamos que isso poderia ocorrer com alguns de nós. Ainda não sabíamos se um dia haveria remédios e controle sobre isso. Essa angústia desta ameaça e incerteza nos causava sofrimento.
@marcosoliveira16497 ай бұрын
@@fabiolundgren3365ué, naquela época ninguém usava camisinha nem nada. Eu, por exemplo, na universidade e não sabia de nada sobre doenças sexualmente transmissíveis. Naquela época ninguém tinha noção de nada. Fred Mercury, por exemplo, não imaginava que iria adoecer. O advento do vírus foi assustador até ser revelado pelos cientistas.
@fabiolundgren33657 ай бұрын
@@marcosoliveira1649 pois eu usava. Eu sou fãn de cazuza de corpo e alma e sempre serei.
@marcosoliveira16497 ай бұрын
@@fabiolundgren3365 Naquela época realmente eu não sabia de nada. Não tive coragem de sexualizar porque eu era tímido e não sabia como atrair alguém. Somente aos 37 anos conheci um rapaz que me ensinou tudo sobre sexo. Se eu fosse promíscuo nos anos 80 com certeza eu terei sido infectado pelo vírus. Não tive coragem de conversar sobre sexo com ninguém na universidade. Foi uma época que eu realmente era muito ingênuo. Lembro de ter lido na revista Playboy a matéria sobre o agente zero que introduziu o vírus nos EUA. E mesmo assim não saberia como proceder se tivesse tido a oportunidade de transar. Realmente muitas pessoas não sabem. Mesmo hoje muitos jovens não sabem usar camisinha. 😢
@vanildesena93047 ай бұрын
Dá um baixo astral de vê-lo com esse lenço xadrez na cabeça.
@crissantana43342 ай бұрын
Eu assistia todos os vídeos,lia todas as matérias da época. Cazuza,foi um guerreiro!
@tchublin7 ай бұрын
Júlio, teu canal é muito importante pra cultura brasileira. Um abraço.
@elienecamara73973 ай бұрын
Uma certeza fica, hoje esta feliz na pátria esoiritual, sem dor, sem magoa, sem mazelas fisica e espiritual, cumpriu sua missao, esta em paz!!!
@gerusacorrea27647 ай бұрын
Acho muito triste a falta de cuidado com a saúde, tão inteligente e não soube cuidar do próprio corpo 😢
@paulorodrigues287306 ай бұрын
Nos anos 80 todo mundo transava sem preservativo. A AIDS surgiu e pegou todo mundo no susto. Essa onda de usar preservativo foi após o surto de HIV.
@Evandroserri6 ай бұрын
Cada um tem o seu poder de escolhas; cada um tem o que merece.
@Lia_fer18Ай бұрын
Na verdade naquela época não havia uma cultura de prevenção, ninguém se preocupava em pegar um dst, mas no meio disso tudo surgiu uma que era fatal, a Aids. O negócio foi assustador, milhares de pessoas morriam feito moscas.
@Lia_fer18Ай бұрын
@@Evandroserrinão necessariamente, teve um monte de gente que pegou HIV na época por precisar de transfusão e muitas crianças nasceram com HIV. Muitas mulheres morreram da doença por conta das escapadas de seus cônjuges, nesses casos, principalmente nos dois primeiros onde estiveram as escolhas?
@rosangelaalmeida3650Ай бұрын
@@Lia_fer18ESTES CASOS SAO DIFERENTE ELE SABIA TAVA FAZENDO E NAO SE IMPORTOU
@emersonfernandes78457 ай бұрын
Belo trabalho, Júlio! Como sempre ! Parabéns!
@sergioraposo16507 ай бұрын
Rapaz que trabalhão e realmente: Que vontade viver. Vontade essa que muitos que não correm nenhum risco de morte não tem.
@cecotein6 ай бұрын
Ele podia até tentar mas confesso não via toda essa "vontade de viver" nele, até pq durante o tratamento de Azt ele usava pó, bebia bastante....aí o tratamento acabava tb não dando certo
@sergioraposo16506 ай бұрын
Sim, concordo contigo sobre as imprudências dele mas houveram outras lutas que provam a quantidade de alternativas para salvar o Cazuza, é sobre isso que falo. Essa experiencia do soro de cavalo é uma. Rapaz na situação dele era um tiro no escuro. Poderia ter dado muito errado já de cara e acelerar e muito o processo da morte.
@eduardo97887 ай бұрын
Muito triste isso, não desejo esse fim terrível pra ninguém.
@JulioIsaias7 ай бұрын
juliao te acompanho desde os primórdios e cara seus videos sao de qualidade inquestionáveis, porém ultimamente esta muito pro... meus parabéns
@fernandok95007 ай бұрын
Excelente matéria e material. Parabéns! Sou da geração Cazuza. 👋👋
@LucianaAzarias236 ай бұрын
Eterno e unico Cazuza ❤
@adrianamoresvicentini43847 ай бұрын
Lutaram até o último segundo da vida deles!
@barrosoneto427 ай бұрын
O disco Burguesia foi um testamento que o Cazuza deixou: era um recado que ele estava indo embora. O final com Quando eu estiver cantando quem não chora não tem coração.
@barrosoneto424 ай бұрын
@Nativegirl_92 falo no sentimento e no sofrimento que o cazuza cantou essa música. E a letra é bem bonita
@barrosoneto424 ай бұрын
@Nativegirl_92 Infelizmente na época dele o HIV era uma sentença de morte. Mas o Cazuza deixou seu legado nas músicas ou na fundação Cazuza ajudando as pessoas que foram infectadas pelo vírus.
@henriquep24087 ай бұрын
Esperei MUITO por esse episódio. Obrigado, Ettore. Vc é mto fera. Grande profissional ❤
@rodrigodantas13286 ай бұрын
Cara, chorei assistindo ao vídeo
@carmenalvesdossantos466322 күн бұрын
Quando vc le o livro da Lucinha, soas maes sao felizes, vc percebe que em momento nenhum ele se entrega, ele nao deixa de comer ele nao se deprime , extraordinário
@RicardoBueno19996 ай бұрын
Que baita matéria! Ansioso pela continuação.
@amiltonsousa37817 ай бұрын
Obrigado Júlio por mais um vídeo excelente, por esse conteúdo exclusivo do seu canal! Nota 10!
@nathysoares459Ай бұрын
Cazuza aceitou Jesus no final da vida, fez uma oração linda e reconheceu Jesus como seu único e suficiente salvador, ouvi o livro da enfermeira dele , foi lindo
@Nasciment06342 ай бұрын
Além da diferença de personalidades, uma coisa que fez com que o Renato Russo lidasse de forma mais reservada na sua luta contra a doença foi justamente o calvário público que o Cazuza passou. O Renato nunca assumiu a doença e quando estava fisicamente abatido, se retirou dos holofotes e só algumas pessoas próximas o viram. No final as contas, ambos deixaram um legado imensurável para a música brasileira e fazem muita falta na nossa cena cultural.
@marlucesoares4862Ай бұрын
Tentou de tudo até entender que a riqueza não poder trás facilidades para muitas coisas mais não compra o que é mais importante para a vida.
@MariaKarolinaKarol-u4sАй бұрын
É o que????
@falaalexandre7 ай бұрын
Excelente trabalho de pesquisa. Obrigado por compartilhar.
@paulocesar24757 ай бұрын
Parabéns pelo vídeo Júlio!!! Excelentes como sempre
@heldsek13 күн бұрын
Deus tenha misericórdia dessa alma
7 ай бұрын
Eu tinha 5 anos de idade e até hoje me lembro de várias cenas aleatórias do Cazuza nesse ano :(
@estamosmeubemporumtriz75425 ай бұрын
Eu era pequena e lembrava do trecho da msc O tempo não Para: E cantava errado : disparo contra o sol sou forte, sou por acaso, minha metralhadora cheia de magoas" mas nem sabia que era ms dele. Um dia por sorte do destino a globo fez uma retrospectiva e falou o nome do Cazuza, eu achei curioso esse nome e parecia que ja tinha ouvido antes kk Fui pesquisar e achei as msc deles ao longo de alguns meses, achei aquela que eu não sabia que era dele: O tempo não para kkk Enfim, fã daqui atw a eternidade❤
@estamosmeubemporumtriz75425 ай бұрын
Quando era pequena lembro que gostava de uma música que passava na rádio, mas nunca descobria o nome dela. Cantava esse trecho sempre errado kk: " disparo contra o sol, sou forte sou por acaso minha metralhadora cheia de asas**" eu sou mais um cara..." Ate que um dia a rede Globo de televisão passou uma retrospectiva citando o nome de Cazuza, achei curioso e fui pesquisar, resumindo, passou alguns meses até que achei; o Tempo não Para, e finamente me tornei uma grande fã, daqui ate a eternidade❤
@adrianamoresvicentini43847 ай бұрын
Serve de exemplo para todo se cuidar e se prevenir sobre todas as doenças sexualmente transmissíveis.
@luizantoniodeoliveira99747 ай бұрын
Drogavelmente... Também
@efraimbattiston9754 ай бұрын
Açúcar tbm mata
@joaocarloscarlos78142 ай бұрын
É só fazer sexo homem e mulher não pega doença dar o cuzinho pega AIDS mesmo essa época quem pegava a Peste Gay depois batizaram como AIDS era sumariamente condenada a morte
@Lia_fer18Ай бұрын
Nem naquela época serviu. As pessoas continuaram negligentes e acreditando que não aconteceria com elas, imagine hoje em dia que o pessoal se apega à ideia de que tem tratamento?
@eliseubarrosdosreis78387 күн бұрын
Eu tinha 7 anos quando o cazuza adoeceu lembro bem que as minhas trouxeram uma revista com as fotos do cazuza com as costas cheias de manchas fiquei traumatizado!
@ndende67604 ай бұрын
Muito triste ter uma doença e ser desenganado, saber que não tem muito tempo. Sofrer esperando o fim. Ou ser da família e ver alguém muito importante sofrendo pra ir e você sem poder fazer nada. Além das pessoas falando merda em volta. Perdi minha vómãe pro câncer, doença terrível, não tinha muito o que fazer, foi só sofrimento e eu a perdi
@cigana53437 ай бұрын
Eu me lembro que nessa época, uma pessoa conhecida faleceu repentinamente e todos disseram que foi "picado pelo bicho barbeiro" em uma visita a Minas Gerais... Ele morreu muito rápido e minha tia que era a viúva dele era muito amargurada pois havia sido trocada por uma mulher mais jovem e logo engatou um relacionamento! Pouco depois se descobriu que ela e o companheiro que era um usuário de drogas foi apontado como o "causador da tragédia" e ele inclusive era um homem que batia na minha tia e tiveram na época um filho bem doentinho, os dentes dele já nasciam podres e ele era bem mirradinho... O desfecho desta história é que minha tia convive com o HIV há mais de 20 anos, esse segundo marido dela já morreu em decorrência do uso de drogas e eu que não ouso levantar esse questionamento para a família de quem passou pra quem... Mas tenho pra mim que foi o primeiro marido dela que tinha uma amante e foi "picado pelo bicho barbeiro"...
@rayzrs19993 ай бұрын
E o bebê?
@cigana53433 ай бұрын
@@rayzrs1999 ele hj tem uns 25 anos, mas assim... Todo sequelado! TD Amém caiu nas drogas, não tem direção na vida e nunca descobrimos se ele tem o HIV... Ele é um rapaz muito bonito por sinal... Pra mim ele também deve ter a doença
@thiagocruz48914 ай бұрын
Mais um ótimo vídeo. Esse canal é sempre muito bem informado e respeitoso. Quando virá a parte dois do vídeo?
@escritorfabianoalves30197 ай бұрын
Burguesia eu ouvi incansavelmente, por dias, e tenho o disco até hoje...
@Mag777Nus7 ай бұрын
Júlio... tá faltando contar os relatos da enfermeira Ana Maria da Costa, na qual, acompanhou o Cazuza em seus últimos dias de vida. Ela escreveu um livro a respeito chamado ''Fiz Parte Desse Show'' 😉
@Nay2216226 күн бұрын
Esse cara foi incrível
@eduardosouza98957 ай бұрын
Burguesia é um álbum melancólico assim como o último álbum do legião urbana as 4 estações se não mim engano😢 apesar de tbm ter lançado o álbum póstumo uma ou estação,,
@mgcoutinho7 ай бұрын
Da legião é o álbum A Tempestade
@eduardosouza98957 ай бұрын
@@mgcoutinho pensei neste album sim mais 4 estações foinmais além
@Jackson-gc4ps7 ай бұрын
Parabéns pela matéria
@leocapela107 ай бұрын
Belo resumo. Parabéns.
@KatianeDacruz-qp3rz2 ай бұрын
Minha colega morreu com essa doença
@marconibritosilva99127 ай бұрын
Viva cazuza!!
@erdineysilvasantos54527 ай бұрын
Cazuza forever
@SolangeSiqueira-k5s4 ай бұрын
😢qnd eu descobri q tenho uma doença incurável eu tbm deprimi mto est vivendo por viver perdi um pulmao e uso oxigénio
@santoscatolicosehistoriasd91913 ай бұрын
Jesus te ama! Se está viva, tem muito que fazer e realizar.
@lindembertoАй бұрын
força ai pra vc !!!
@anacletoalves60427 ай бұрын
O ano q eu nasci 1989 e já tinha gente sofrendo. 😢
@Lia_fer18Ай бұрын
Muita gente. A doença chegou ao Brasil pela cidade portuária de Santos em 1985. Lá foi registrado o primeiro caso oficial.
@manuelvicente4747 ай бұрын
😢 TRISTE DEMAIS O QUE ACONTECEU COM ELE 😢
@edubr9997 ай бұрын
Seus vídeos são incríveis, parabéns, muita pesquisa, muitos fatos relevantes e contextualizados!
@klausnewman51776 ай бұрын
O caso do Cazuza foi muito diferente do caso do Renato Russo. Enquanto o Renato Russo meio que desistiu de viver, o Cazuza fez de tudo para ficar vivo.
@fatosdodia71204 ай бұрын
Tudo pra ficar vivo? Cazuza tomava cachaça e fumava e cheirava kk
@joaoalvesdossantos46217 ай бұрын
Eterno cazuza ❤🎶🎸🤘
@joaomonteiro19837 ай бұрын
Júlio, que história triste essas dos últimos meses do Cazuza, fiquei emocionado em ver seu vídeo... E sobre o Burguesia, é um disco que me dá muita agonia e não consigo ouvir, pois na pressa em que o álbum ficasse pronto, ele acabou ficando muito ruim, com uma produção horrível... Mas, como condenar essa última tentativa do Cazuza em deixar o seu recado????
@joy.coffee_wine5 ай бұрын
Adoro a música Perto do Fogo!
@farukmentel9364Ай бұрын
parabéns pelo seu trabalho
@steffanysantos59997 ай бұрын
Seus vídeos são muito bonsss,eu preciso do próximoooo😫
@edernaterciodepaula45977 ай бұрын
Os discos que mais gosto do Cazuza: 1 lugar: Só se for a 2, de 1987; 2 lugar: Burguesia, de 1989. Burguesia tem letras bonitas: Manhata, perto do fogo, como já dizia Djavan, Burguesia, mulher sem razão... só Cobaias de Deus que não gosto. E 3 lugar: Poraí, de 1991.
@AlanAndrade-w7n6 ай бұрын
Só Jesus transforma a sociedade a sociedade destrói mas Jesus constrói