Treinei muitos anos com o Sensei GIlmair, de Brasília. Eu ficava impressionado como eu, um faixa roxa, conseguia fazer pontos tão facilmente nele faixa preta. Um dia provoquei ele antes do treino e levei uma mão de vaca em 10 segundos. Depois ele me falou que ele nunca media forças, pois dependia o corpo dele para dar aula e não poderia se lesionar. Grande mestre, foi um ensinamento que levei pra vida. Depois disso, vários faixa azul passaram a minha guarda. Eu ainda mandava um "boa mlk".
@towermerum8 ай бұрын
Grande sensei Gilmar. Boas lembranças de treino bom com disciplina e seriedade e ótimas resultados.
@valleconexoes8 ай бұрын
massa esse teu depoimento
@mrgordofredo7 ай бұрын
Também tenho as melhores recordações do sensei Gilmair! Grande professor!
@mmtardin42827 ай бұрын
Humildade é a maior virtude humana. Parabéns pela iluminação!
@toru65947 ай бұрын
Na verdade ele estava emprestado o corpo dele para você fortalecer o seu jogo.
@pedrojose3927 ай бұрын
Um fato relacionado ao que Canto mencionou sobre treino e depois lutar na semana seguinte. O Fittipaldi participou de uma corrida festiva, sem contar pontos, em um circuito onde seria a próxima corrida à vera. Ficou em segundo lugar, passou umas dez voltas atrás de um corredor, não me recordo quem. Na corrida valendo, ficou novamente atrás do mesmo sujeito, o ultrapassou e ganhou a corrida. Um repórter o questionou sobre a dificuldade de ter ultrapassado no evento anterior e que agora lograra sucesso. Ele rebateu:"Tive a oportunidade durante umas dez voltas de analisar os pontos fortes dele e os fracos. Só achei um fraco, não ia entregar para ele que era ali que ia tentar ultrapassar. Hoje a corrida está valendo."
@EduardoAlmeidaRec8 ай бұрын
Flávio é sangue bom no nível máximo. Um cara que tem aquele DNA clássico de artista marcial, dono de um caráter e educação única
@cleitonsatiro8 ай бұрын
Belas palavras!
@wellesmorgado47978 ай бұрын
E um nível intelectual altíssimo, assim como o pai dele, professor de física nuclear na UFRJ (fui aluno dele 😄), e um dos melhores físicos do Brasil.
@EduardoAlmeidaRec8 ай бұрын
@@wellesmorgado4797 verdade. A família dele é de alto nível. E aí vc vê a importância dos VALORES na formação, não é?😉
@PedroPGM19928 ай бұрын
O problema do jiu-jítsu e do muay-thai aqui no Brasil é parecido: a galera treina para se afirmar e deixa o ego tomar conta. É complicado encontrar academias e/ou mestres que ensinem a não passar do ponto e treinar de maneira mais eficiente pra não ficar se lesionando em treino porque fulano tem mostrar que finaliza/nocauteia geral. Tive sorte de ter um mestre prudente que sempre dava uns pescotapas na gente quando via que estávamos saindo da linha.
@garciacaldeira8 ай бұрын
Verdade! E também são as modalidades com maior numero de "professores" com péssima didática e que só tão pela grana. Ja cansei de ver treino puxado por aluno ou puxado de qualquer forma. Daí pra alguém se lesionar ou virar confronto de egos é dois toques.
@myspace71587 ай бұрын
Ter muitas competições tira essa animosidade do treino.
@AHumanClay7 ай бұрын
Verdade
@MsValdenor7 ай бұрын
Inclusive vi um video alguns dias atrás de um cara falando que tem que se quebrar mesmo no sparring e um monte de gente curtindo
@semfilho54968 ай бұрын
Eu faço Bjj há 12 anos, se tem uma coisa que aprendi foi jogar o Ego fora, é libertador quando isso acontece, a vida fica mais leve.Nem mesmo com hérnia de disco parei de treinar. Foi um desafio, mas minha determinação era maior do que qualquer dor. Acreditei no poder da superação e, com o acompanhamento médico adequado e ajustes nos exercícios, continuei a buscar meus objetivos. A dor era real, mas minha vontade de alcançar meus sonhos era ainda maior. E hoje, olho para trás com orgulho, sabendo que superei não só as limitações físicas, mas também as mentais."
@kevinrafael35885 ай бұрын
😊
@jcferreiralima98818 ай бұрын
O Flávio é um atleta exemplar. Como judoca e taekista, gostaria muito de conversar com esse sensei, teria muito a lhe perguntar, mesmo aos 70 anos de idade. Parabéns, Alexandre, por tantas e excelentes entrevistas.
@lucasrafaelnunesbarbosa67998 ай бұрын
taekista é o que
@bjledesz8 ай бұрын
praticante de jiu jitsu tem um ego acima dos outros que praticam outras modalidades, já notei isso. Pro faixa branca isso é desestimulante
@ricardomacedorico7087Ай бұрын
Flávio é top!! Ser-humano diferenciado é um querido amigo de infância!! Sabe muito de luta!!
@zazoaguiar8 ай бұрын
A bondade e o respeito passada pela filosofia do Judô segue você por toda vida!
@luizcandido-fn6ee8 ай бұрын
Vdd
@vrsimoveisvrsimoveis69488 ай бұрын
Concordo treinei judo na infância e carrego ensinamentos até hoje
@maycomelias46058 ай бұрын
Por isso sou muito fã do Flávio. Super inteligente e sensato. Falou inclusive os motivos que me fizeram desistir do jiu-jitsu.
@miguelarcanjo63838 ай бұрын
Perfeito!!! Não é a toa que Canto é um Kodansha. Oss!!! Um verdadeiro guerreiro.
@reinaldocorrea16708 ай бұрын
O grande problema do jiu-jitsu é o ego,mas mesmo assim eu amo o jiu
@DenerPinto947 ай бұрын
O problema aí é o praticante e não a arte. Compartilho do mesmo pensamento que o teu
@MomentoMarcial8 ай бұрын
Isso ocorre muito no jiu jitsu mesmo, alem de outros problemas baseados no ego
@fernandobarboza92697 ай бұрын
No final o Flavio deu aula de cultura. Oss
@reinaldootterojustinojunio42708 ай бұрын
Parabéns pela entrevista, grande atleta, muito dedicado e educado dentro das regras do esporte
@matheusvifoli7 ай бұрын
Flavio canto é outro nível. Verdadeiro artista marcial e com uma educação diferente. Seria realmente interessante que fosse implementado essa mentalidade nas academias de jiujitsu para os alunos de hoje, que serão mestres amanhã, criem essa cultura.
@paulocezarferreiradesouzaj5848 ай бұрын
O Flávio é muito diferenciado! Muito alto nível. Tem que emoldurar ele num quadro e colocar na parede pra mostrar pra todo o mundo o significado verdadeiro da palavra ATLETA!!!
@rogeriojosino36367 ай бұрын
sou capoeirista de longa data e tenho um respeito muito grande por todas as outras artes, mas admiro demais a disciplina do jiu e todas a tradição do judô, tento levar isso para minha vida e também transmitir essas qualidades na minha arte .
@Delapena668 ай бұрын
Jiu-jitsu sempre atraiu uma galera mais fanfarrona e insegura. Muito por causa da maneira que foi difundido no Brasil. Óbvio que não são todos. Mas ainda é preciso melhorar.
@lomack_7 ай бұрын
@D.U.G provou o ponto do cara
@NikoNobelic7 ай бұрын
@D.U.GProvou o ponto do cara kidzao
@felipeborgesnetto20187 ай бұрын
O problema do jiu jitsu é a própria forma como foi ensinado aqui no brasil , os gracies por exemplo, queriam brigar com os outros para demonstrar melhor q as outras artes marciais, ao invés de respeitar.
@edalmirneto42467 ай бұрын
Cultura pitboy se fala?
@felipeborgesnetto20187 ай бұрын
@@edalmirneto4246 sim
@rodolfoboimarinho65047 ай бұрын
E qual arte marcial não fez isto? todo mundo que quis falar algo teve que provar algo. O modo de provar na época era este. Depois mudou e virou o que hoje é mma.
@celioissof29436 ай бұрын
E é?
@hetoverseo38873 ай бұрын
@@rodolfoboimarinho6504 "Ain eu vou justificar o errado porque outros erraram no passado"
@ricardoivanoff70118 ай бұрын
Vc pode fazer judo na academia "A" e ser convidado para treinar na academia "B" ou ainda fazer um "treinão" com várias academias sem qualquer problema, no BJJ com essa história de "creonte" e "fidelidade ao time" quase não existe este intercâmbio, isso faz diferença.
@douglas47428 ай бұрын
Faltou dizer de quem é a culpa rs
@qanonbrasil52558 ай бұрын
Essa questão do jiu de se comentar treino entre os outros é uma falta de controle do próprio mestre da academia. Pois tenho certeza que o responsável pela academia instruí os novatos sobre a hierarquia. Mas não instruí sobre a etiqueta no tatame , como essa de “treina não se comenta”
@professorteacher36798 ай бұрын
É babaquice mesmo. Baixaria "gracie".
@marianaluisa33942 ай бұрын
Sim, na minha não se comenta treino, só se for pra falar de alguma posição que alguém fez e gostou e etc, mas fora isso não pode
@vladimirteixeira65996 ай бұрын
Flávio Canto é legendário... mitológico e cavaleiro Jedi nas horas vagas
@eduardoalcantara17898 ай бұрын
Curti muito Alexandre, tive a oportunidade de conhecer o Flávio pessoalmente na piscina da Bodytech... Esse é um verdadeiro samurai 🙏
@luisfilipematosgomes92238 ай бұрын
Não teve uma academia de jiu jitsu em que visitei que não vinha pelo menos 1 me amassar para mostrar quem mandava. Seja mais ou menos graduado. Por conta dessas coisas deixei de visitar academias, e procuro treinar com o maximo de respeito com quem visita a que treino. Mas é complicado, até os próprios colegas de treino comentam quando vc não esta.
@marianaluisa33942 ай бұрын
Não existe jiu jitsu sem amasso, é como querer que não tenha soco no muay thai. Quando alguém passa tua guarda, ele vai te botar nos 100 quilos e te botar pressão. Se colocar no armlock da guarda, a defesa dessa posição é literalmente amassar, porque senão ele vai pegar teu braço, finalizar e VAI doer. Não faz sentido reclamar de ser amassado no jiu jitsu
@robertoassuncao7 ай бұрын
Muito lúcido e esclarecedor o comentário do Flávio
@chuck3477 ай бұрын
Grande Flávio.... Atleta inteligente e educado
@CortesdoConnectCast7 ай бұрын
Um lord
@JoseTranquillini6 ай бұрын
Orgulho conhecer esta fera, grande referencia do judô
@luiztintim43817 ай бұрын
Flavio canto sabe muito, resumiu as duas artes
@brunoaugustonunes32028 ай бұрын
FALOU TUDO EU VIM DO JUDÔ E FUI PRO JIUJITSU E ESSE QUESTÃO DE CULTURA E RESPEITO NO JIUJITSU NÃO EXISTE MUITO NÃO QUE NÃO TENHA POR EXEMPLO NA "GRACIE BARRA" A CULTURA DO RESPEITO É MUITO IGUAL DO JUDÔ JA EM OUTRAS ACADEMIAS DE JIUJITSU NÃO O JUDÔ TEM MUITO MAIS CULTURA E RESPEITO QUE NO JIUJITSU EU MESMO COMO LUTADOR DE JIUJITSU TENTO A TODO MOMEMTO FALAR COM A GALERA MAIS NOVA A RELAÇÃO DO RESPEITO ! ABRAÇOS OSSSS 🥋👊🏻
@TheFacelessGangster7 ай бұрын
Durante a faculdade tinha um colega de turma que treinava na chute boxe, lá em Curitiba. Academia famosa. O cara era um playboy, se achava. Vivia arrumando confusão. E gostava de falar que o pai era delegado. Um dia ele foi pegar o golf GTI dele no estacionamento mensalista. O manobrista arranhou o carro dele ao tirar da vaga. Adivinhem... O playboy foi pra cima do cara, certamente falou um monte de besteira... Resultado... O manobrista sacou uma arma e mandou bala no joelho do playboy... Quer saber, achei pouco. É pessoal, humildade e respeito é uma precaução no dia a dia... Lembrei dessa história...
@washingtondosreis98298 ай бұрын
O Mark Kerr treinava leve e arrebentava nas lutas... gatinho nos treinos e Leão nas lutas!
@MsValdenor7 ай бұрын
Também o cara tava bombado até a alma
@washingtondosreis98297 ай бұрын
@@MsValdenor e ele tinha questão emocionais que influenciaram o desfecho final da carreira dele... questões de relacionamento ligadas à sexualidade... ele teve também um relacionamento conturbado com uma mulher que prejudicou muito ele... Quanto às bombas... naquela época era regra... poucos não tomavam... por exemplo: Murillo Bustamante
@AndreTannus-cm6tx8 ай бұрын
Grande Mestre durissimo sinistro no jiu-jitsu Tb
@carlosmaximo23906 ай бұрын
Grande atleta grande ser humano os's
@Cortespecial7 ай бұрын
O cara disse que o problema não seria apanhar, e sim bater!!!!!! Nunca tinha ouvido uma desculpa dessa para quem amarela... Esse é gênio!!!!
@valleconexoes8 ай бұрын
esse Canto é um cara muito foda
@leonalonso74388 ай бұрын
Excelente o conteúdo desse corte! Parabéns! 🙏🏼
@CortesdoConnectCast8 ай бұрын
Obrigado pelo elogio
@adalto47 ай бұрын
Jiu-jítsu muito mau visto ainda, mas afinal, nasceu e cresceu com essa filosofia. Fui do judô pro jiu-jítsu e voltei correndo pro judô. Galera muito bitolada.
@gabriellamperge35188 ай бұрын
ninguem: a apresentador: FATO!
@GSBP10008 ай бұрын
As vezes ele exagera, mas acho que ele eh um dos melhores entrevistadores do país porque ele deixa o entrevistado falar. O Werdum eh uma figura, mas ele nao deixa ninguem falar....
@tbatista88 ай бұрын
@@GSBP1000concordo.
@djrejs8 ай бұрын
@@GSBP1000 "O Werdum eh uma figura, mas ele nao deixa ninguem falar" fato!
@vesper3578 ай бұрын
@@GSBP1000FATO!
@maikonmartins97608 ай бұрын
Essa cultura do confere do JJ é foda mesmo. Eu vou iniciar no JJ e já achava isso sem nem saber se isso fazia parte de uma cultura.
@flavioalbuquerque16148 ай бұрын
Flavio canto é fora da curva. Parabéns
@PauloRibeiro000008 ай бұрын
Por isso meu filho vai começar no judô, depois vai pro BJJ.
@CAArrazola8 ай бұрын
Acho igual, ainda tem aquele negocio de deixar o ego fora do Tatame mais na verdade e que tem muito ego mesmo. Mais Mesmo assim o Jui Jitsu e vida ❤️🥋
@claudiobarcelos084 ай бұрын
Fato!
@oficinadecriacoes-net2 ай бұрын
Sou praticante de Jiu-jitsu e a arte em si é excelente e para por aí. Já a doutrina e conduta dos atletas na sua grande maioria é a escória das artes marciais. A mais nobre ao meu vê são Karatê e o Judô.
@towermerum8 ай бұрын
Eu treino e as vezes comentamos sobre como um golpe foi realizado pois existem situações de aprendizado inesperado. As vezes entender o posicionamento que precede o golpe. Isso tá ok, certo? O que nao comentamos é sobre vitórias e derrotas em treino. Isso acho nada a ver.
@DaniloBuzar7 ай бұрын
Sangue bom e sabe tudo como atleta
@alechatuba7 ай бұрын
Cara, a vivência do Flávio doi uma, mas tem muitas academias de judô que o cara quer ganhar treino, e fala também, eu treinei Judô com vários parceiros diferentes, caras duros que te quebravam, certa vez um garoto me jogou de cabeça no tatame, quase me quebra o pescoço 😂😂😂
@Eduardo919787 ай бұрын
Equívoco falar que a cultura da coragem no Jiu Jitsu é mais acentuada que no Judô. Nunca foi.
@danieldornelles97398 ай бұрын
O Jiu Jitsu se provou ao mundo através do "confere"...................mas...nada que não se possa reeducar.
@marcosbjjpe79287 ай бұрын
Cara eu era faixa roxa de Jiu jitsu na época e fui treinar judô para aprimorar as quedas. Os caras não sabiam que eu era faixa roxa e vieram de boa na hora do randori. Mas sentiram que eu não era bobinho. Daí vieram me perguntar se eu ja havia treinado judô antes e eu disse que sim na minha adolescência, mas que era faixa roxa de jiu atualmente. Quando os caaa souberam vieram com gosto de gás. Mas eu senpre tive boa defesa de queda e não fiquei pra trás. Cheguei a derrubar um faixa preta campeão la do meu Estado e os caras me respeitaram bastante. Me chamando lara treinar mais com eles. Mas eu senti que no início quando souberam que eu era jiujiteiro eles queriam me pegar de todo jeito. Pois sempre existiu essa rivalidade entee judô e jiu Jitsu.
@joaoboscobarbosadossantos63508 ай бұрын
COMO MESTRE EM DUAS ARTES MARCIAIS, VETERANO TENHO MUITO RESPEITO PELO JUJUTSU (nome original e verdadeiro); o jujutsu ou jiujtsu que se ensina nas academias Gracie o BBJ é uma fajutagem da arte marcial. Essa arte na forma tradicional treina muito em pé como o karatê, tem os arremessos e chaves em pé do judô e os golpes de chão sem fricote, a luta foi ao chão já vem a finalização. A parte de rolagem é ensinada como defesa e contragolpe. Essa arte completa ensina também armas como facas, espada, bastão, etc
@nairton8 ай бұрын
Lembro bem qdo chamei o Flávio pra comentar o Pride pro Combate e ele falou q não queria associar a imagem dele ao vale tudo. Depois foi comentarista do UFC pro Sportv. 🤷🏻♂️ ps: ele é meu amigo pessoal.
@jacksonseven71754 ай бұрын
muay thai e jiu-jitsu tem essa vibe de ego de querer se amostrar
@leonardonunes93617 ай бұрын
Pq q eu não encontro esse papo e papos mais recentes no Spotify? Parece que o mais recente é de 2023 @connectcast
@IanSutter5 ай бұрын
Talvez por isso ainda não temos o BJJ como esporte olímpico. Falo diariamente nos treinos com o colega de tatame, não adianta querer descontar sua frustração aqui ou se provar, seja fluído e se divirta com as possibilidades de evoluir. Eu como faixa preta prefiro tomar um amasso de um Azul e vê-lo feliz por conseguir tal feito do que provar a ele que sou superior em algo.
@maicondouglasdasilvadias29628 ай бұрын
Show
@rodrigofdesouza43448 ай бұрын
Tirar casquinha do Roger tá complicado kkk
@marccellovieira8 ай бұрын
Na nossa academia de jiujitsu, o pessoal é bem discreto, no sentido de não comentar sobre os treinos.
@adcinco8 ай бұрын
Por isso o Jiu-jitsu nunca será olímpico...
@alexandrepereira39028 ай бұрын
Concordo !!!!
@GSBP10008 ай бұрын
Vou conferir a entrevista toda...
@GustavoLima087 ай бұрын
BJJ foi uma das minhas primeiras artes marciais, quando fui pro krav maga / Sambo com aquele espírito esportivo do BJJ aí vi na prática q não tinha o espírito de artes marciais... Muito faixa roxa de jiujitsu se acha mais q o cara q é 3°dan d karate ou mais ou d outras artes marciais, o cara realmente jura q a arte marcial dele é a melhor inclusive como defesa pessoal .... Quando treinava d verdade ia visitar academias pra mostrar nossa arte marcial... Nessa época realmente parei d vez com BJJ
@Dads22086 ай бұрын
Cara...se eu entrasse numa briga e precisasse de ajuda, eu chamaria o roxa de jiu em vez do preta de karatê
@Zecabrother8 ай бұрын
A diferença do Flávio para um lutador de UFC é gigantesca. Um verdadeiro atleta.
@gilsondia8 ай бұрын
Vc e faixa branca/azul vc acha q submeter ou fazer ponto nos outros e tudo, ai na marrom e preta vc so quer mesmo fazer amizades e dar risada, nem liga se o branca/azul te pega ou faz pontos
@Olinocop8 ай бұрын
BJJ provavelmente nunca será uma arte plenamente marcial, cresceu em uma família de brigões e se perpetuou assim. Dificilmente deixará de ser uma arte de brigões… Diferente do judô!
@NilsonHolandaVideos8 ай бұрын
Essa é a grande diferença. O jiu-jitsu vive pregando superioridade da sua arte, inclusive sobre o próprio judô ao qual ela é derivada. Talvez se o jiu-jitsu tivesse tido patronos diferentes em suas origens não seria isso o que é hoje. A maioria dos praticantes perpetuam a cultura da boçalidade, ego e desrespeito até hoje. Jiu-jitsu e judô poderiam andar lado a lado, mas isso não acontece por parte dos próprios praticantes do jiu-jitsu. Triste realidade.
@Olinocop8 ай бұрын
@@NilsonHolandaVideos isso, temos de reconhecer os méritos dos gracie, mas os defeitos morais do BJJ vieram deles também…
@homeric_odyssey47448 ай бұрын
Injusto essa comparação, o judô herdou anos de tradição o bjj acabou de começar a ser bem visto. Justamente pelos erros morais que vc falou. Paciência não há nada maior que o tempo
@Olinocop8 ай бұрын
@@homeric_odyssey4744 o BJJ veio da mesma tradição, a questão foi o caráter daqueles que o difundiram… E no vídeo fica claro que o jiu-jitsu tem uma subcultura muito nociva… Espero que os bons mestres que estão surgindo nas últimas gerações (inclusive a qualidade moral dos próprios gracie tem melhorado) se tornem culturalmente dominantes.
@rafaelleitecamargo59137 ай бұрын
@@Olinocop mas o judô não veio do jiu jitsu?
@akivanieto3917 ай бұрын
Qual cultura tem o jiu jitsu.
@koj1m47 ай бұрын
Alguém já viu competição de Judô terminar na porrada?
@ValenteBrothersTV8 ай бұрын
👏👏👏👏👏
@JonathanLourençoS8 ай бұрын
Essa época de nao comentar treinar ja ficou pra trás, hj em dia é possível alem de filmar jogar nas redes sociais. Flavio esta querendo manter uma cultura do seculo passado, hj em dia os atletas e academias dependem de midia para ganhar dinheiro.
@joaopaulomachado57898 ай бұрын
Flávio Canto é um exemplo de pessoa e atleta! Muito fora da curva
@franktreinador49388 ай бұрын
Comentador de treino que nunca ganhou nada tem muito.
@Tiigre5 ай бұрын
Uma arte marcial que sempre me deu urticária, ficar agarrado com macho no chão. sai fora!
@CaiodeOliveiraMuniz5 ай бұрын
se você acha que alguém fiacaria excitado o problema tá em você
@faustomadebr8 ай бұрын
O problema do BJJ está nos filhos...
@Dani.Barros.19808 ай бұрын
2:01 "é um emprestando o corpo para o outro " WTF man???
@rodolfoboimarinho65047 ай бұрын
Judô só gera adulto gordo. Todo o excesso de disciplina deixa o cara maluco para fazer besteira fora da academia. Pelo menos nos anos 90 em SP a quantidade de gente era tão grande nos campeonatos que era mais uma prova física do que técnica. Coisa de fazer mais que 8 lutas em certas categorias. Fora que é chato e enfadonho de treinar. Jiu-jitsu tem uma disciplina diferente, um respeito diferente e é mais divertido de lutar. Por outro lado judô é mais legal de assistir ainda mais hoje em dia que o cara ganha campeonato de JJ por fazer 2 pontos durante uma luta inteira. Em ambos os casos as regras prejudicaram a evolução do esporte. Ambos tem escolhas que não são ótimas nem ruins mas que limitam a arte marcial. Quando é algo para proteger o atleta como proibição de chave cervical ou certos arremessos beleza mas o excesso de burocracia transformou o JJ que era um esporte de finalizadores para um judô burocrático lutado no chão.
@RodrigoValdezgodeau8 ай бұрын
Respeito muito mas Eu nao concordo …. Eu conheço muitos judocas... que fazem o mesmo na Europa.... Sem respeito ... tudo depende... no mundo dos esportes de combate... você tem tudo Abraço forte Abraço guerreiros 🤎
@fabianoperfect18 ай бұрын
judo é o que o jiujitsu esportivo vai virar se ficar nessa de berimbolo...povo com medo de levar porrada
@user-bm4yr9mk1q8 ай бұрын
época do berimbolo já passou amigo kkkk
@matalllika1718 ай бұрын
2010 já passou
@marciooliveira66918 ай бұрын
Esse parou nos anos 80😂👏🏿
@crisbento57848 ай бұрын
Sei lá mano o cara está deitado na medalha olímpica, que é foda de difícil, mas hiper valorizando o judô como uma arte samurai única, treino é Pegado seja onde for, ego existe em qualquer lugar , gosto de sair na mão com meus irmãos de treino, mas nós respeitamos como um clã, pelo comentário dele nas entrelinhas quer dizer que o jiu jitsu é um esporte que jamais será olímpico ... Mas os campeonatos de jiu-jitsu e no-gi estão aí provando que já tá mais que na hora de se tornar olímpico
@Biblia.48178 ай бұрын
Judô é chato, jiu jitsu é emocionante de se ver de treina de competir, jiu jitsu é top de mais .
@fuimoleque8 ай бұрын
kkkkkkk. assistir luta de Jiu Jitsu é o mesmo que esperar tinta secar. Aquele 50/50 berimbolo mata qq um.