Educação focada no estudante; aprender fazendo; apresentar o conhecimento de forma atrativa com o objetivo de possibilitar a resolução de problemas; educação que estimula a criatividade e o preparo para a vida em sociedade
@angelapinheiro941521 күн бұрын
O professor é um guia
@ivanmoura47484 жыл бұрын
Não consegui terminar o vídeo antes de fazer um breve comentário. Que bom seria se o ensino nas escolas ou faculdades seguissem a forma de ensinar da didatics: claro e objetivo. Parabéns aos responsáveis pelos vídeos de alto nível que são postados nesse canal.
@AndrezaSilva-je6hkАй бұрын
Gente só tirando msm uma dúvida, pois estou estudando vários autores educacionais e isso está tornando muito complicado. Dewey pertencia / criou alguma Teoria de Aprendizagem ou isso não tem nada a ver?
@adrianosilva80676 жыл бұрын
Estou iniciando minha carreira como professor no ensino técnico e estou maravilhado com os assunto do canal
@kissilamoncao69154 жыл бұрын
Muito bom, faço pedagogia e estou pesquisando mais sobre temáticas para o meu tcc. Excelente vídeo.
@ziladutra72266 жыл бұрын
Conteúdo excelente. Simples e fácil de entender. Parabéns.
@jucianaferreira36865 жыл бұрын
Ótimo conteúdo, parabéns pela didática.
@vilmaferreiralimadesouza39104 жыл бұрын
Muito bom mesmo. Parabéns!
@ranielemagalhaesgomes97015 жыл бұрын
Adorei a forma como foi explicado!
@RenatinhaJackson4 жыл бұрын
Princípios: motivação dos discentes, seleção de conteúdos curriculares e atividades inerentes aos interesses e conectadas a vida, a realidade das crianças; professor como guia; psicologia natural, problemas são fundamentais pra que os alunos vejam como desafios; educação não repetitiva, não dogmática
@AndersondaSilveira5 жыл бұрын
Muito bom! Parabéns aos idealizadores!!!
@RenatinhaJackson4 жыл бұрын
Vida escolar sempre conectada a vida
@anajuliaconrado88794 жыл бұрын
Amo as aulas do didatics,são incríveis e muito fáceis de entender!
@louiselima38365 жыл бұрын
Ótimos conteúdos, parabéns pelo esforço.👏👏
@espirituais15 жыл бұрын
Ótimo Canal!!!!
@maju5656 жыл бұрын
Maravilhoso
@mariacristinagoncalves93035 жыл бұрын
Excelente!
@dandaracosta2536 жыл бұрын
Gostei do video,apesar de que eu gosto mais quando o assunto é sobre o cérebro e a mente,obrigada.♡
@Requien12346 жыл бұрын
Essa questão de mente é até interessante. Porém a mente é algo muito subjetivo, e pouco científico (no sentindo de medir e quantificar). De acordo com Skinner, nos eventos privados (pensamento, sentimentos e emoções) só temos acesso através do relato verbal daquele que é analisado. E o analisado nem sempre sabe descrever o que sente, com precisão. Logo, é mais preciso medir nossos atos pela observação e experiência direta. E a aprendizagem para John Dewey (que bebeu muito da água de Skinner) se dá melhor através da experiência direta. Ou seja: podemos observar algo ou alguém, ou alguém nos instruir, e logo depois partimos para a prática. Tudo isso é comportamento observável, sem o qual não poderíamos constatar (medir e quantificar) a aprendizagem do ser. ... como se dão os processos cerebrais durante a aprendizagem é mais função da Neurofisiologia. Para a Psicologia Educacional, é mais interessante a observação e experiência.
@didatics6 жыл бұрын
Oi, Wilson. Suas contribuições são sempre interessante e inteligentes, obrigada por participar com frequência. Contudo, acho importante destacar que as ideias de Dewey sobre a aprendizagem não derivam de Skinner. Dewey começa sua produção intelectual ainda no final do século 19, bem antes de Skinner escrever qualquer coisa. De fato, Dewey morreu com quase 100 anos no início da década de 1950, quando o behaviorismo radical era ainda bem recente. Outro ponto importante a destacar é que Dewey é um mentalista e sua teoria tem traços fortes de inatismo. Ele acredita na mente, acredita em impulsos e interesses inatos. Acredita que a criança aprende melhor pela experiência, criando coisas porque ela tem um interesse inato pela atividade. Dewey era contrário, por exemplo, às maquinas de ensinar de Skinner, que são instrumentos de aprendizagem passivos e teóricos. A criança não cria nada ali, só memoriza. Da mesma forma, ele criticava a aprendizagem em pequenos passos defendidas por Skinner, por achá-la artificial, não natural. Não é absurdo ver Dewey como um pensador que influenciou Skinner, mas há divergências também bastante fortes entre os pensadores.
@Requien12346 жыл бұрын
@@didatics Então me enganei. Rs. Skinner bebeu da água de Dewey. Realmente as teorias de ambos não são 100% iguais. Mas, na minha humilde visão, não acho que acreditar nos interesses e impulsos inatos é uma concepção mentalista. Isso é perfeitamente de acordo com a concepção behaviorista de Skinner quando ele fala sobre a nossa herança Filogenética (o homem é produto da Filogênese, da Ontogênese e da Cultura [ambiente]) Obs. Ser antimentalista, como Skinner é, é negar que a mente seja a causadora dos comportamentos. É negar a concepção dualista de "Mente e Corpo". Para Skinner "mente e corpo (comportamento)" são uma coisa só... processos cognitivos ou mentais são simplesmente comportamentos privados ou encobertos e são estudados como tais. Isso é o que significa negar a mente para Skinner. Está no próprio vídeo se vocês sobre Skinner.
@didatics6 жыл бұрын
Olá, Wilson. Pois é, mas Dewey parece acreditar mesmo que as aprendizagens ocorrem na mente, que a mente nos impulsiona a agir de certas formas. A ênfase de Dewey é de dentro (do indivíduo) para fora, tal como Piaget. Ele enfatiza a herança genética, os impulsos, tendências e interesses inatos, embora não ignore a importância da influência ambiental. Mas a ênfase de Dewey é de dentro para fora. Já Skinner enfatiza as influências ambientais. Ainda que ele considere a herança genética, ele o faz numa perspectiva diferente de Dewey. Dewey nos diz que nossa herança genética nos impele à criação, à exteriorização de tendências e impulsos. Skinner, por outro lado, nos diz que a herança genética nos torna suscetíveis ao reforçamento. Por isso, a ênfase de Skinner é de fora para dentro, ou seja, da cultura para o sujeito. Na página 487 de “Ciência e Comportamento Humano”, ele escreve: "Não importa que o indivíduo possa tomar a si o controle das variáveis das quais seu comportamento é função, ou, em um sentido mais amplo, a empenhar-se no planejamento de sua própria cultura. Faz isso apenas porque é o produto de uma cultura que gera autocontrole ou planejamento cultural como um modo de comportamento. O ambiente determina o indivíduo mesmo quando este altera o ambiente."
@Requien12346 жыл бұрын
@@didatics Bela observação. Realmente há essas diferenças conceituais sobre a aprendizagem. Devo dizer que concordo absolutamente com Skinner. Minha orientadora já disse que vou "comprar uma briga" com a banca examinadora. São todos basicamente Piagetianos. Mas acredito piamente no behaviorismo Skinneriano e busco coorientação com professores de Psicologia Experimental e Comportamental da PUC-SP e USP. Eles me dizem que mesmo que meu TCC vá contra as concepções de Piaget, Vigotsk e outros, se meu trabalho estiver feito com rigor científico em uma teoria que é uma abordagem da Psicologia amplamente estabelecida (Behaviorismo Radical / Análise do Comportamento contribuições), não há porque eu temer.
@adrianosilva80676 жыл бұрын
Muito bom o material
@alinecarlaborbaguerra5438 Жыл бұрын
Ele tinha razão
@AricellysLSilva4 жыл бұрын
De acordo com Dewey...
@RenatinhaJackson4 жыл бұрын
"Devemos preparar nossas crianças para o mundo delas, o mundo do futuro" John Dewey
@thiagofonseca85475 жыл бұрын
Meus parabéns pelo ótimo vídeo, ótima edição e muito boa a explicação, continue que vai longe!!
@vivialbert20102 жыл бұрын
Bom
@jhonlennongarcia42363 жыл бұрын
Venho acompanhando de forma rítmica os conteúdos de vocês e estudando por aqui. Já preenchi cadernos com essas aulas. Então, gostaria de dar uma sugestão dentro de algo que notei em boa parte das aulas: quando vocês exemplificam algo sobre a teoria de um autor, geralmente usam de pleonasmo para reforçar o entendimento de quem vê o vídeo sobre a aplicação da teoria no exemplo prático na teoria em questão. Acredito que é um método que pode ser funcional para muitos dos leigos nos assuntos tratados, mas acredito que se a informação dada no exemplo for mais resumida, uma vez que ele por si só já clareia a aplicação da teoria, vocês conseguiriam trazer mais informações sobre essas teorias tão fantásticas e complexas. Enfim, é só uma observação e sugestão. De toda forma, mesmo que a considerem uma sugestão irrelevante para vocês, considero o conteúdo apresentado com ótima qualidade!!! Obrigado!!!
@prof.pamela13004 жыл бұрын
1º o interesse da criança é brincar, não estudar. 2º são ativos? Sim! Mas, tbm precisam aprender a ouvir. 3º pq cargas d´àgua o professor foi reduzido a ''orientador'', se ele é autoridade e fonte de conhecimento, gente!!! Absurdo!
@leandraalves70703 жыл бұрын
O professor não é uma autoridade porque ele não é um detentor do conhecimento. A democracia defendida por Dewey estabelece está troca de saberes entre o professor e o aluno. Aí, o professor figura do orientador
@RenatinhaJackson4 жыл бұрын
Educação progressiva: seis princípios
@RenatinhaJackson4 жыл бұрын
Escola laboratório de Dewey
@didatics6 жыл бұрын
QUER SABER MAIS? ACESSE O TEXTO DE APROFUNDAMENTO - didatics.com.br/index.php/parte-2-democracia-e-educacao