Silêncio, estou fazendo terapia com o Gustavo. Esse vídeo era o choque de realidade que eu estava precisando. Valeu!
@ViverComoFisico4 ай бұрын
hahahhaha obrigado pela mensagem!
@renatocampos99454 ай бұрын
Eu gosto de pensar da seguinte forma. Se esforce, mas não torne sua trajétoria uma tortura. Parafraseando Don L: O caminho já tem que valer a viajem, pois o destino é sempre incerto.
@AnalistasQuant4 ай бұрын
Ótimo testemunho Gustavo! A vida acadêmica tem sua própria microfísica com leis desconhecidas. O importante mesmo é como vc falou: precisamos curtir o caminho! Estudar por prazer é uma das atitudes diante a vida mais prazeirosa que existe. Chega um momento que ou estudamos por prazer ou é melhor fazer outra coisa da vida! Boa sorte aí no pós doc!
@ViverComoFisico4 ай бұрын
Muito obrigado pela mensagem! E valeu! Vamos ver o que rola nos proximos passos.
@PinguiinzАй бұрын
Excelente vídeo, a parte sobre alternar entre estudos e um exercício físico é essencial.
@IngridGamedev4 ай бұрын
Iniciei meu processo de Doutorado este ano. Gostei das tuas reflexões, pois me fez lembrar dos aconselhamentos do meu orientador. 🤟😉 No início a gente não entende nada, mas depois começa a fazer sentido. 🎯 Ganhastes 1 inscrita. 🤝
@ViverComoFisico4 ай бұрын
Obrigado!!
@GuiCarvalho.4 ай бұрын
Gustavo, tuas reflexões são muito interessantes. Gostei que você abordou as questões emocionais e psicológicas que esta experiência acadêmica exige da gente. Eu vou iniciar o Mestrado e os teus relatos estão ajudando. Por questões pessoais eu não posso deixar o mercado de trabalho formal e me dedicar 100% a vida acadêmica, mas eu também não quero chegar no fim do Mestrado e se sentir a sindrome do impostor. Entendo que é tudo uma questão de como vou me organizar, mas espero encontrar meu rítimo. Continue com os vídeos, são muito bons.
@ViverComoFisico4 ай бұрын
Boa sorte! Fico feliz de ajudar de alguma forma. Acho que o espírito é esse mesmo, procurar adequar as situações a como você pode responder. A gente mira sempre no cenário ideal, mas no fim fazemos o melhor que podemos dentro do que é real.
@joaoaugusto33614 ай бұрын
Muito obrigado por compartilhar sua história, Gustavo. Um processo de mais de 2 anos culminou em minha postura atual, em que parei de me importar - e perceber o porquê eu me importava com isso pra começo de conversa - com percepções externas e cobranças pessoais irrealistas. Tudo isso ofuscava os reais motivos pelos quais eu decidi seguir o caminho que me trouxe até o presente momento. Ver alguém que se reencontrou e que se reencontra ativamente em sua jornada assim - com vários pontos em comum - é bastante inspirador. Em seu processo de busca por boas referências, você está se tornando uma excelente referência para outras pessoas. Obrigado!
@ViverComoFisico4 ай бұрын
Obrigado pela mensagem. Eu acho que essa é a ideia do que eu levo para mim, as coisas são dinâmicas e mudam com o tempo, eu tenho tentado estar consciente enquanto surfo essa onda para perceber onde dar o próximo passo e uma coisa só por vez. Te desejo sorte na sua jornada!
@LucasSL.01Ай бұрын
Que vídeo bacana! Sua nova forma de pensar me lembrou a forma de pensar ensinada no livro O Obstáculo é o caminho.
@camilasouza56394 ай бұрын
Eu tive um mestrado tão traumático, tão exaustivo.. quando entrei em seguida no doutorado me prometi que jamais ia me levar ao limite de novo dessa forma. Não admito e não tenho saúde para isso.
@ViverComoFisico4 ай бұрын
Mesma coisa aqui haha
@LauraNas-xc8iw3 ай бұрын
revisando para a minha ultima prova de graduação em física - quântica - enquanto aqueço o coração com esse vídeo. 💟
@orlandomota59384 ай бұрын
Muito foda o vídeo!!! Por favor, fala dos tópicos do final do vídeo (como ler papers, se organizar e tal), acho muito legal ouvir de um cara que ta na jornada há mais tempo e tem mais experiência.
@buenomk36684 ай бұрын
Vídeo sensacional Gustavo sou aluno de IC no meio da graduação em quimica e seus relatos são algo maravilhoso de se acompanhar. E a ideia de fazer um vídeo mais técnico não é ruim não, mete bronca se tu tá afim
@CarloseduDP4 ай бұрын
O vídio ficou incrível, sério mesmo, muito profundo e motivador. Parabéns pelo vídeo e por suas conquistas acadêmicas, merece dmais!!!
@samuelolifrei4 ай бұрын
Cara, muito obrigado por esse vídeo.
@andersonlopes20784 ай бұрын
Muito obrigado por essa sequência de vídeos, veio em bom tempo pra mim, vou começar a fazer duas faculdades ao mesmo tempo e também luto com algumas coisas que você citou, vou tentar fazer bom uso dessa sabedoria! Buscar uma referência, entender que algo difícil não precisa ser estressante, e tentar me lembrar diariamente dos motivos pelos quais eu faço o que eu faço, não atribuir essas coisas a outras pessoas! Gratidão Gustavo.
@ViverComoFisico4 ай бұрын
Boa sorte!!
@saliba.tostes4 ай бұрын
Parabéns pelo vídeo cara! Você está fazendo um puta trabalho!!
@carlosalbertogomesvieirane47234 ай бұрын
Estou na graduação de engenharia e o seu vídeo me ajudou muito. A frase dessa professora me pegou muito
@AishaCardoso.4 ай бұрын
Cara, obrigada pelo Vídeo! Você é fera! Espero levar esse ensinamento para o resto da minha vida.
@JF-ow9tg4 ай бұрын
seus vídeos são incríveis irmão
@carloselobato4 ай бұрын
Obrigado pelo vídeo. Infelizmente não conclui meu doc em Eng. ELE da PUC Rio. Acredito que entre as diversas causas a dificuldade em criar uma rotina saudável foi fatal. Foi difícil me perdoar, mas hoje estou bem. Temos que aceitar quem nós somos
@ViverComoFisico4 ай бұрын
Obrigado pelo relato, fico feliz que está bem agora. Eu acho que tem muitas coisas envolvidas nesses processos todos a mais do que o básico que nos é passado, principalmente o aspecto de vivência e bem estar que nunca é discutido numa pós. Focamos apenas no lado prático. Minha motivação aqui é exatamente falar disso e quebrar um pouco esse tabu.
@GabrielSilva-yh2me4 ай бұрын
Que vídeo massa! Se aplica a muitos momentos da nossa vida
@jov4dev4 ай бұрын
vídeo legal! não sou da área, mas curti muito!
@jotta28194 ай бұрын
Isso faz todo sentido mano, tô começando a entrar nesse fluxo.
@thiagodeoliveiradosanjos50734 ай бұрын
Voce é sensacional. Te encontrei em um momento de reflexao sobre minha trajetória acadêmica, em que estou me cuidando. Sinto que suas palavras são referências pra mim agora, obrigado!
@ViverComoFisico4 ай бұрын
Boa sorte! Espero que de tudo certo.
@adriellexavier16234 ай бұрын
Que vídeo incrível ❤
@giovannifantuzzi40914 ай бұрын
Excelente reflexão, Gustavo! Vendo seu vídeo, lembrei de uma frase que carrego como uma espécie de mantra: "O que depende de nós, o que não depende de nós". Acho que você já deve ter ouvido!
@ViverComoFisico4 ай бұрын
Esse é um bom mantra hahaha! Gostei
@Nilt014 ай бұрын
Estudos pra decidir se farei química ou algo mais voltado ao mercado de trabalho
@pedroguilhermefisica4 ай бұрын
Muito bom!!
@EVELLINSABRINA-h4p4 ай бұрын
Nova por aqui Cheguei pra ficar.❤
@gabrieldraccon4 ай бұрын
eu to entrando em física e quero ir pro mercado de trabalho sem ter que necessariamente desistir da vida acadêmica, é possível juntar os dois? a vida acadêmica de pesquisa e estudo junto com o mercado de trabalho como tecnologia??
@ViverComoFisico4 ай бұрын
Cara eu tenho colegas que trabalham e fazem pesquisa, então é possível. No geral a única diferença burocrática é que você não pode acumular a bolsa e o salário.
@gabrieldraccon4 ай бұрын
@@ViverComoFisico como assim nao pode acumular a bolsa?
@ViverComoFisico4 ай бұрын
@@gabrieldraccon vc nao pode ter a bolsa do mestrado/doutorado + receber salario no trabalho que vc exerce fora da vida academica.
@ViverComoFisico4 ай бұрын
Meus colegas no caso fazem o mestrado/doutorado sem bolsa e vivem com o salario que recebem no outro emprego deles
@MateusVieira-f7y4 ай бұрын
Gustavo, será que você poderia publicar sobre seus estudos ?
@ViverComoFisico4 ай бұрын
Oi posso falar sim, tenho alguns videos no tik tok e instagram sobre papers que escrevi tambem. Da uma olhada la! Abraço.
@driverxrl89824 ай бұрын
Opa cara tudo certo, então sempre tive dúvidas sobre qual caminho queria seguir, seus vídeos foram uma luz e me abriram os olhos pra muitas coisas, penso em fazer fisica mas tenho alguns problemas em relação a trabalho, durante o curso é possível (em questão de ter tempo) trabalhar? Nn necessariamente na área, eu só preciso de qlq coisa pra me manter
@ViverComoFisico4 ай бұрын
Cara eu não trabalhei então não posso falar da minha experiência particular. Tenho colegas que trabalharam durante a graduação e conseguiram concluir o curso, mas certamente foi mais complicado acertar tudo dado que o curso demanda bastante. De toda forma eles conseguiram, um continua na academia e outro preferiu ir pro mercado.
@leonardoramunno764 ай бұрын
Faz um video sobre como vc encontrou colaboradores pra pesquisa
@ViverComoFisico4 ай бұрын
Vou colocar na lista! Valeu
@pedrolucas78954 ай бұрын
Excelente.
@duda39724 ай бұрын
Oie, gosto muito dos seus vídeos. Pra entrar pra esse mundo acadêmico, precisa fazer faculdade pública?
@JoaoLima-xo1bc4 ай бұрын
N,basta vc querer e seu ambiente colaborar, mas é normal quem segue a carreira academica, ter feito um mestrado ou doutorado na publica, mas n precisa ter feito graduação na pública, existem grandes pesquisadores q fizeram graduação na particular e migrou para a universidade publica para fazer mestrado e doutorado, pq neles vc tem a chance de pegar bolsa, e n paga nd, ja nas particulares, vc paga e eu ACHO q n tem bolsa de mestrado para faculdades privadas.
@duda39724 ай бұрын
@@JoaoLima-xo1bc Eu tô no ensino médio (terceiro ano, acabo agora) e queria muito trabalhar com pesquisa na área da saúde, mas não sei se uma faculdade pública seria viável pra mim nesse momento. Obrigada.
@charlesalbert16194 ай бұрын
Resumindo : sim, pra quem vem de privada é muito complicado quase que inviável pra maioria das pessoas, resumindo : estude e vá para uma pública se seu objetivo for a pesquisa de fato.
@charlesalbert16194 ай бұрын
Fora do fato da pública ter um peso maior no seu diploma, tanto pela dificuldade de entrar quanto pela dificuldade em se manter, além do fato de você ter o constante contato com professores renomados e pesquisadores de fato.
@douglasfanucchi4 ай бұрын
o diretor da pós graduação da USP responde sua pergunta aqui no minuto 1h34min35s kzbin.info/www/bejne/qXXcmn2bp7ClnNU