Um Homem nobre, verdeiramente culto e que merece a alcunha de Filósofo na acepção pura do termo. Saudoso e faltoso nesse cenário de decrepitude intelectual e moral.
@pauloaguiar17675 жыл бұрын
Meu Deus, Que falta faz O Prof Monir no debate publico
@ricardoalvesbasso6741 Жыл бұрын
Mestre total! Uma delícia de oratória! E sempre com a verdade permeando tudo o que ele diz! Ex-aluno do OdeC.
@akemihashimoto58795 жыл бұрын
Que Grande Homem!! Monir e Enéas, grandes perdas!
@alexmanners15403 жыл бұрын
E pensar que existiu um momento da historia do Brasil com um numero considerável de intelectuais desse patamar que podiam dialogar uns com os outros. Para mim é simplesmente inimaginável. Por sorte ha esperança.
@golgo016jk2 жыл бұрын
Que falta este homem faz!
@gilmarnascimento95223 жыл бұрын
Saudades José Munir Nasser filho de médico nascido no Paraná, que soube aproveitar o dinheiro dos pais. O Brasil poderia ter criado milhares de homem desse, se tivesse revolução cultural. Mais quiseram o lixo que está aí, só querem devorar imposto, drogas corrupção. E uma vergonha.
@lucianobarrosmendes2 жыл бұрын
Grande professor. !!!
@marciorogeriopintodasilva18815 жыл бұрын
A História se repete. Os nossos republicanos sepultaram tudo de bom que houve na monarquia. Os políticos atuais enterraram o legado, que eles mesmo se aproveitam, do regime militar. Não sei porque o ser humano tem essa ansiedade por protagonismo
@pedroluizdesouza23976 жыл бұрын
Admiro muito essa pessoa, exelente
@andressabufulin4962 ай бұрын
🌻
@claudiafontana84224 жыл бұрын
Este Mestre merece muito mais que está reprodução... não dá para melhorar com tecnologia hoje disponível??🙏
@viniciusgandolph1465 Жыл бұрын
eu recriei esse audio usando inteligencia artificial, ficou surreal a qualidade.
@pereiraneves71934 жыл бұрын
Quem escreverá uma biografia desse Mestre?
@MARLIPIOLOGO3 жыл бұрын
Maravilhoso
@antoniocarlosbronzeri90645 жыл бұрын
Genial professor José Monir Nasser, um genial educador. Orgulho de poder ser educado por esse gênio brasileiro.
@coxinhadegalinha.99123 жыл бұрын
Grande intelectual brasileiro.
@mariasjsjesussantos1064 жыл бұрын
E tome likes
@paular6585 жыл бұрын
Ewerton você tem a aula sobre “O homem sem qualidades” do Robert Musil?
@ewerton24015 жыл бұрын
Infelizmente não.
@Luciano-ug4wm6 жыл бұрын
Excelente!!!
@claudiovalerio37115 жыл бұрын
Pura genialidade.
@patriaamadabrasilcapitalis42455 жыл бұрын
INFELIZMENTE OS *BONS* SE VÃO LOGO E *OS MAUS* SÃO CONSERVADOS PELO *MAL*. O BEM É REFÉM DO MAL.
@claudiafontana84224 жыл бұрын
Que pena o áudio ser tão ruim ☹️
@tiagovilasboas58764 жыл бұрын
Ewerton, Há como postar a aula completa?
@alexandrepires84215 жыл бұрын
Antes ver esse vídeo eu acreditava que a idade média foi a idade dos horrores, mas parar para pensa o século 20, o mais sangrento e bizarro que a humanidade já presenciou, não é para matar ninguém, ninguém tem esse direito mas isso existe, já que se mata na idade média não se fazia isto dentro da banalização de nossos dias se matava com mais honra isto não quer dizer que não avia covardia também.
@FeFreitas73 жыл бұрын
Esse trecho é de qual “aula-livro”? Obrigado
@ewerton24013 жыл бұрын
É um trecho do curso chamado "Projeto Paidéia". Você encontra no Spotfy.
@FeFreitas73 жыл бұрын
@@ewerton2401 sim. Mas qual livro ele está analisando?
@ewerton24013 жыл бұрын
@@FeFreitas7, o livro é "Paideia: a formação do homem grego", do Werner Jaeger. Era o livro referência do curso, mas eu não posso te afirmar, precisamente, se esse trecho é um comentário direto.
@KamenJesse6 жыл бұрын
Qual aula é esta, Ewerton?
@ewerton24016 жыл бұрын
É sobre Tomás de Aquino, no curso chamado Paidéia. Não faz parte do Expedições Pelo Mundo Da Cultura.
@telmarodriguesdasilva4457 ай бұрын
Não é verdade! O Brasil é muito ligado à Religião. Qualquer que seja ela. E roubar tênis, não é prerrogativa só do Brasil. Tem gente assim , no mundo inteiro!
@karamoojobell8 ай бұрын
Suco e salada de maurras, le bon, vache de lapouge, gobineau, Houston chamberlain. Nas falas de um sírio libanês.
@renatodacunhanunes71964 жыл бұрын
Estava concordando com o professor, até que ele perdeu o foco e começou a defender à estrutura religiosa da idade média.( como bom religioso que é). Estrutura essa usada para justificar na terra o poder de reis absolutistas que, em sua maioria,só sabiam cobrar impostos ( boa parte ia parar nos cofres da igreja) para poder financiar guerras na defesa de seus interesses, a custa de milhões de mortos. Faltou também explicar que, se às únicas escolas que existiam eram religiosas, não era para disseminar o conhecimento, era para controlá-lo, assim como os que tinham acesso a ele. Muito me estranha não falar na 'santa inquisição' onde milhares de pessoas foram queimadas em público, acusadas de heresia ou bruxaria, ou será que tudo isso também faz parte de um plano para demonizar à idade média? Às cruzadas, outra empreitada 'maravilhosa' criada pela 'santa igreja' também não foram citadas, assim como às várias edições da peste negra, que era 'combatida' com o banimento ou assassinato das pessoas doentes, e à perseguição aos judeus, usados como bodes expiatórios para explicar o surgimento da doença. Poderia me alongar citando o desaparecimento da estrutura urbana herdada do império romano, como redes de água e esgoto,estradas assim como todo o conhecimento já existente naquela época e que desapareceu com ele, e teve que ser redescoberto mais tarde. Mas isso não faria os cegos enxergarem nem os surdos ouvirem. Apenas o que eu acabei de citar, já seria o suficiente para deixar claro que esse período da história, não precisa da ajuda de ninguém para ser considerada um período de no mínimo estagnação da civilização européia, houve sim alguns avanços nesse período como na literatura, poesia,arquitetura por exemplo, na minha modesta opinião insuficiente para minimizar de forma considerável esse verdadeiro 'Circo de horrores' SIM, em que se transformou esse período, é claro que existem outros igualmente nefastos, mas negar que à idade média foi um deles é um pouco demais. Pelos comentários abaixo, constato sem surpresa à dificuldade que à maioria das pessoas tem em discordar de cidadãos ilustrados e inteligentes como o professor Nasser, que a meu ver não conseguiu evitar de usar seu vasto conhecimento histórico de forma parcimoniosa. Quem quiser conferir às 'delícias da idade média' sugiro à leitura do livro: 'um espelho distante' O terrível século XIV. De Bárbara W. Tuchman. Editora José Olympio.
@joelsilvestre16764 жыл бұрын
Você não entendeu nada do que ele falou
@renatodacunhanunes71964 жыл бұрын
@@joelsilvestre1676 Discordei do honorável professor Nasser num texto onde eu explicava minhas razões e fornecia bibliografia compátivel. Na sua resposta de duas linhas, você não fez nem uma coisa nem outra. Aguardo uma discordância séria, de preferência acompanhada de bibliografia relativa ao tema. Passe bem.
@ruanmagalhaes45784 жыл бұрын
Não existe vida mais compatível com a vida intelectual do que a Vida Religiosa é só ler a vida intelectual do add sertillange.
@ruanmagalhaes45784 жыл бұрын
Vc ta partindo do pressuposto de que Os Religiosos católicos intelectuais eram todos vigaristas e mentirosos quando na verdade Eram Sujeitos que estavam Buscando o conhecimento sinceramente.
@ruanmagalhaes45784 жыл бұрын
Segundo ponto existia Uma Impossibilidade material de disseminação de conhecimentos já que nem existia prenssa. A prenssa só é criada a partir de 1400 e pouco.
@josereinaldosouza65615 жыл бұрын
87% de viagem,13% de coerência.
@rikiecrig2635 Жыл бұрын
Viagem é a definição dessa porcentagem....
@samuelpereira70614 жыл бұрын
Putz q análise retrógrada e um pingo de inteligência humana nisso. Se ele estivesse pertinho de algum filósofo grego ele levaria um tapa no pé do ouvido q até hj ainda estaria zunindo. Cara daonde q tem q se ver o céu pro ser humana ser bom ou ruim??!! Tem tanta gente q ver o céu diz q vai pro céu e seu final é bem longe disso