Canal precioso desse, honesto, baseado em trabalho científico tem menos inscritos do q canais de pseudo historiadores e pastores desonestos
@inayam94077 ай бұрын
Pra quem não sabe aqui não se trata de fé, mas sim de evidências históricas.
@FabioCNunes7 ай бұрын
Os robôtas não sabem discernir, infelizmente
@titarasputia58317 ай бұрын
Senhora Inayam, fé não é nada. Jesus é um personagem . E no planeta terra a única evidência que esse suposto ser existe e no livro feito para validar esta religião e seus deuses, o tal trio.
@inayam94077 ай бұрын
@@titarasputia5831 concordo, mas os crentes vem aqui fazer pregação.
@maykonweschenfelder32197 ай бұрын
@@titarasputia5831 a dona do canal discorda de voce
@exprotestante24 ай бұрын
@@titarasputia5831 a dona do canal discorda, ela é séria não precisa dessas baixarias e mentiras do Artur Miranda ou teoria Flaviana para trazer as verdades sobre a religião como produto político.
@ellokobaalpnc7 ай бұрын
O Canal da Ju e do Professor Osvaldo Luiz Ribeiro sao meus melhores achados no KZbin ultimamente
@CarmenCastellani7 ай бұрын
São sempre aulas fantásticas!! Juliana Cavalcanti, além do saber, é vocacionada, nasceu para ensinar, para transmitir conhecimento.
@sirleifreitas80747 ай бұрын
Muito obrigado por compartilhar conosco seu conhecimento. Sou apaixonada pela história da humanidade.
@patriciaviana45887 ай бұрын
Boa tarde , professora Juliana Cavalcanti. Assistindo agora a gravação. Observo a ginástica dos primeiros "cristãos" para aceitar ou negar a crucificação... Obrigada pelo vídeo aula. 🎉🎉🎉❤
@gyovannirobson7 ай бұрын
Belíssima aula de história. Obrigado.
@pedroairtonqueirozlima91917 ай бұрын
Considero um presente a descoberta deste canal. Sou historiador, gosto do tema RELIGIÕES, vejo os vídeos e faço anotações dos temas apresentados.
@hermesrosa48077 ай бұрын
Professora Juliana, essa aula é ouro! Grato pelas informações precisas e valiosas.
@levicamilodossantos1885 ай бұрын
Parabéns Juliana pelo Ensinamento muito bom Levi de São paulo
@maga71737 ай бұрын
Sempre bom estar com você, gratidão.
@luciaoliveira47476 ай бұрын
Obrigada por nos passar esse conhecimento incrível!
@joaodomingos92905 ай бұрын
Ótimo vídeo Juliana, bem esclarecedor.
@Valeriacorrea-in9bt2 ай бұрын
“E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará “ fui criada basicamente no cristianismo, porém agora com o estudo científico é que tenho me libertado de todo tipo de manipulação e engano de homens do sistema religioso 😏
@lenitaramos34902 ай бұрын
Ouvindo e assistindo esse canal incrível!!!
@JulianaCavalcanti2 ай бұрын
Seja bem-vinda 🤗
@lenitaramos34902 ай бұрын
@@JulianaCavalcanti Nossa! Agora , que vi! Eu quis dizer: BORDANDO e assistindo esse canal incrível! 🤣🤣🤣🤣🤣
@luciaoliveira47476 ай бұрын
Parabéns pelo seu conteúdo!
@teofanaguedes38097 ай бұрын
Belíssima aula
@danieldaannaАй бұрын
19:00 "4 primeiros séculos" soa tão leve, mas são 400 anos 😮 é bom ter isso em mente. Só o Brasil tem 500 anos...
@luxeternum7 ай бұрын
Professora, comecei a ver o vídeo agora. Se já foi respondido, peço desculpa, mas a questão é: existe base histórica para o ensinamento das Testemunhas de Jeová sobre a morte de Jesus em uma estaca, não em uma cruz?
@Obaeon7 ай бұрын
Gosto de aprender os aspectos históricos dos cristianismos antigos.
@VirtualBrushStudio7 ай бұрын
Muitas fontes, eu achei interessante conhecer mais 😊
@sheikhahmadbilal937 ай бұрын
Olá boa tarde professora! O Alcorão não nega a crucificação, o Alcorão nega que Jesus seja o crucificado. São coisas bem diferentes! Sobre você ter citado que esse texto circulava na península arábica no Islã primitivo, quais são suas evidências? Obrigado desde já!
@ateuvegano6 ай бұрын
No Instagram dela existe um espaço para perguntas nas caixinhas. Vai lá e pergunta. Ela sempre responde. Você também pode fazer perguntas no superchat em cada live. Ela responde na hora.
@fabiano6007 ай бұрын
Olá, Juliana! Uma pergunta: Pessoas dos povos conquistados, ou seja, que não eram romanos, tinham direito a julgamento? havia processo judicial? Ou as autoridades romanas mandavam logo matar em caso de acusação de rebelião?
@wilmadasilva26017 ай бұрын
Interessantes esses estudos. Poderia indicar para mim as universidades que tem cursos de mestrado em história das religiões? Eu fiz teologia em São Paulo e Ciências da religião na PUC/ SP. Estudei em parte o Jesus histórico, e eu gostaria de aprofundar.
@luxeternum7 ай бұрын
Eu sei que a UFPB tem a graduação em Ciências da Religião. Provável que haja um PPG. E você pode entrar em história, antropologia ou ciências sociais com essa temática. Boa sorte.
@joaoluizdacruzluiz21595 ай бұрын
Linda históriadora
@fernandojosevianamaffia31847 ай бұрын
Assistindo a reprise fazendo compras no mercado
@fernandojosevianamaffia31847 ай бұрын
Excelente live
@RaquelLima-sv7wg7 ай бұрын
Obrigada! 💓
@mariagoes95657 ай бұрын
Learn the history of the Levante's religions with Juliana Cavalcanti. Wonderful.
@antoniozeferino183817 күн бұрын
Minha senhora Cavalcanti não entendo como houve testemunhas oculares sobre a crucificação e ressurreição de Jesus segundo Paulo se quando Ele foi preso os discípulos o Abandonaram e quando a questão da ressurreição não é contada de uma forma compreensível por favor me diga a verdade nisso tudo muito obrigado
@JulianaCavalcanti17 күн бұрын
O julgamento não é considerado histórico. Crucificados não era julgados, há vídeos no canal onde explico isso. Segundo, ressurreição é uma crença, algo metafísico. Logo, isso não pode ser História.
@anapaulaambrosio5997 ай бұрын
Obrigada Ju ❤
@carloslacerda3067 ай бұрын
Professora a Sra disse que está com dificuldades com o streamyard,o professor Osvaldo está usando um gratuito e muito bom , cheio de recursos, imagem e som excelentes,vou verificar o nome e te passo,caso queira.
@JulianaCavalcanti7 ай бұрын
Oi, Carlos! Quero sim. Obrigada ☺️ Porque realmente está complicado. Tem hora que meus arquivos, que sempre rodaram normalmente, não exibem de jeito nenhum
@ricardoalmeida13137 ай бұрын
Dra. Juliana o Livro de George Minois acerca do Inferno é uma desmistificação? Ou seja,ele desmente o conceito de inferno nesse livro? Cumprimentos
@JulianaCavalcanti7 ай бұрын
Ricardo, o livro é para monstrar o processo de construção do inferno no Ocidente. Todos os livros que eu indico no canal são de base científica.
@ricardoalmeida13137 ай бұрын
Dra.Juliana assim sendo a base deste contexto cultural é datado,ou seja, século I. Georges minois é um historiador científico e não religioso? Cumprimentos
@silvioalves4537 ай бұрын
Obrigado Ju!!!!!! ❤
@fernandolhano15827 ай бұрын
Que bom, toda vez que escuto essas narrativas eu acredito mais em Jesus,, Glória a Deus 🙌🏼🙏🏼
@desbravandoodesconhecido6 ай бұрын
😂😂😂😂😂😂😂😂
@guilhermetheflyingsquirrel93877 ай бұрын
Como vc explica as ''visões'' de Joseph Smith?
@luiscarlosmarques39467 ай бұрын
Esquizofrenia?
@luiscarlosmarques39467 ай бұрын
Esquizofrenia ?
@samkaibaz19877 ай бұрын
Faça um corte dessa pergunta de 1 coríntios.
@rubensgoncalvesfilho29917 ай бұрын
Boa noite professora
@osvaldoluizmarmo72167 ай бұрын
bom dia Juliana, você está usando a palavra teologia como um eufemismo? Na verdade você queria dizer "não há dados históricos" ou "é invenção dos primeiros cristãos"?
@marciopanozzo37797 ай бұрын
Então existe a possibilidade de o Jesus histórico não ter sido crucificado?
@robsongoncalves1007 ай бұрын
Super esclarecedor
@garciamaciel74687 ай бұрын
São José era viuvo e tinha 4 filhos e duas filhas?.Quando foi viver com Maria.
@mariasaletedias48307 ай бұрын
Muito bom ❤
@adrianojosedasilva77 ай бұрын
Bom dia professora Juliana, A sabedoria tem que ser demostrada na pratica. Usando a matemática para entendermos a morte de Jesus. Muito bem. O que as pessoas ou os Judeus, necessitam de compreender, é que quanto Jesus morreu, ele morreu para cumprir a profecia de Daniel capitulo 9. Ou seja, para fazer cessar o sacrifício e a oferta de manjares, expiar os pecados que o povo de Daniel cometeram durante a primeira metade da semana, ou primeira aliança, e estabelecer um novo pacto ou outra aliança , No novo pacto é proibido realizar sacrifícios e oferta de manjares pela proibição do uso de sangue (atos 15 VER 29) . Ou seja, uma metade da semana com os sacrifícios e as ofertas de manjares, e a outra metade da semana, sem sacrifícios e ofertas de manjares. Ora, quanto tempo durou o primeiro pacto, metade de uma semana ou 3,5 anos , quanto tempo deve durar a novo pacto, ora a outra metade da semana, ou seja 3,5 anos. Metade de uma semana para cada pacto. Um total de 7 anos. Por isso o tempos dos Gentis são de 42 meses ou 3,5 anos, ou seja parte final da metade da última semana. Revelação: Agora levando em consideração a profecia de Ezequiel capitulo, 4 dos versículos dos 4 ao 7, podemos entender que para cada dia destas semanas, ou seja para os 2520 dias, desta semana, equivalem cada dia um ano, ou seja 2520 anos, porque ? porque para se realizar a expiação pelos pecados do povo de Jerusalém para cada ano, de pecado que eles cometeram, quem realizar esta expiação pelos pecados, deve ser feita para cada ano de pecado por um dia. Logo devemos entender que metade de uma semana de 7 anos que tem um total de 1260 dias, logo matematicamente descobrimos que os pecados do povo de Jerusalém foram de 1260 anos, literais, que Jesus em 1260 dias proféticos, cumpriu a lei de Moises e os profetas e estabeleceu a nova aliança. Agora podemos colaborar com as datas estabelecida pela profecia, e pela cronologia dos fatos, e os decretos para edificar e restaurar Jerusalém. Podemos realizarmos os cálculos, usando qualquer um dos decreto, para edificar e restaura Jerusalém, tanto do de Ciro do ano de 536 AC,( calculo direto) como o decreto de Artaxerxes do ano 457 Ac, ( calculo indireto ) o resultado são os mesmos . veja, como se realiza estes cálculos, sem enrolação, e sem pausa na profecia. decreto de Ciro do ano 536 Ac kzbin.info/www/bejne/jJiXk5irmM-ehNU decreto de Artaxerxes 457 AC kzbin.info/www/bejne/jpnXemqqrq-hrsU compare as datas com a cronologia bíblica de James. Usher. cronologiab.blogspot.com/p/2-de-abraao-ao-exodo.html
@Crise-de-Verificacao7 ай бұрын
Stauros é poste ou madeiro né? Tipo os babilônicos que matavam pendurado com os dois braços pra cima perfurados no pulso e os pés
@titarasputia58317 ай бұрын
Esse personagem sequer existiu, imagina ser crucificado?.. por favorrrrrrrr!.
@agff19627 ай бұрын
Como é interessante ver historiadores saindo da bolha da bíblia e trazendo ao debate textos antigos que a igreja estabelecida intentou destruir. Nesta questão da crucificação vejo como importante que o discurso de Jesus é evidentemente baseado na dualidade corpo/espírito. Sendo o primeiro passageiro e o segundo, portador da consciência, imperecível. Sem esta visão o dito não teria nenhuma utilidade prática.
@caubisouza91487 ай бұрын
Deixo com sugestão, que vc convide pro seu boteco, o ex pastor Caio Fábio.
@despertardaconsciencia74237 ай бұрын
Divulguei seu canal no meu canal , Compartilhado
@kiokia25633 ай бұрын
Pastor e padre Seguem uma cartilha do Vaticano. W nr. Existem mais ..a partir dê agora
@franciscoregisaguiar45147 ай бұрын
Porque chama o Sr, Jesus de Nazaré? Se a Bíblia diz que o mesmo nasceu em Belém, quem nasceu em Nazaré foi o Sr, Yaschua
@OLAIR-RAFAEL5 ай бұрын
Engajamento 🎉😂❤
@viniciussm335 ай бұрын
❤
@AURODEMORAESMORAES-es3xd7 ай бұрын
Ateu professor Moraes01, São Paulo/SP.
@fslnews50917 ай бұрын
Excelente explicações. Dessa maneira, você vai matar a fé dos cristãos, Juliana! Quanto ai apoio, eu não uso pix, não sou membro, mas posso, de vez em quando, ajudar avulsamente. Você não teria conta ?
@valpadial20887 ай бұрын
Minha querida, difícil de divulgar, um público muito específico, a galera é doutrinada, o que o pastor ou o padre falou é o correto.
7 ай бұрын
Eu gostava mais de Star Trek. Star Wars eu não entendia. Duna eu nunca consegui assistir inteiro.
@JulianaCavalcanti7 ай бұрын
Agora sim uma oposição raiz. Essa eu reconheço. Essa oposição nutella não tá dando kkkk Obs: José, continue assim. Agora Star Wars vc deve entender rsrs
@Ving4dor7 ай бұрын
@@JulianaCavalcanti"oposição caminho é para o lado negro da força "!
@kiokia25633 ай бұрын
Start Trek. Star Wars. Todas ficção científica? Nãda Todas verdades Na realidade . Vocês verão nas. Todas escondidas 😡revelações 😡
@GuilhermeGhee7 ай бұрын
10/10
@moacirsurdo33067 ай бұрын
🌹👊
@DivinoMarcosDivinuDivinex4 ай бұрын
*Jesus foi o mais fraquinho dos revolucionários, candidatos a Messias* Um teve 400 discípulos, Jesus teve apenas 12. Insignificante.
@maga71736 ай бұрын
Papo maluco, este de Jesus.
@mauriciomartinsdocarmo27167 ай бұрын
Like 157
@ateuvegano7 ай бұрын
Legião Urbana tem uma música que diz: E NO TERCEIRO DIA NINGUÉM RESSUSCITOU. Música: Fátima
@jorgeguimaraes11307 ай бұрын
Fonte judaica, pelo amor...qual judeu vai falar bem de Jesus.
@genidesousa37207 ай бұрын
Ué, se jesus nasceu em contexto judaicos, claro que vai ter fontes de judeus 😅
@luiscarlosmarques39467 ай бұрын
Jesus é uma criação de Roma. Judeu nada tem com isso. Eles nunca ouviram falar nesse Jesus que a igreja diz ter existido
@BrunoReis-pw9op3 ай бұрын
acho que jesus foi um carpinteiro comum, analfabeto, teve irmãos, não nasceu de uma virgem, pode ter casado e ter tido filhos ou ter sido bissexual inclusive. não operou milagres e sua crucificação foi igual a de todos que eram crucificados na época. provável que tenha ficado na cruz até os animais comerem sua carne. talvez fosse um líder, uma pessoa boa e poderia ter algumas ideias a frente do seu tempo, oque pode ter ajudado e criarem esse mito.
@robertomirabelli65117 ай бұрын
Acredito que ele foi apedrejado e depois , pendurado . É muito forte a ocultação do martírio de Jesus.
@Ving4dor7 ай бұрын
Ou vcs cristãos têm uma ânsia de que o sofrimento dele tenha sido maior só para fortificar mais ainda a sua fé masoquista?
@2165-d6n7 ай бұрын
Fora da Bíblia não teríamos jamais uma explicação racional para a condição pecaminosa do ser humano, sua insatisfação e desassossego em face dessa mesma condição pecaminosa, e sua busca insofrida de um Poder soberano que lhe sirva de orientação e o leve para um destino melhor.
@gustavojacome68217 ай бұрын
A cruz esteve presente desde os primeiros escritos cristãos, de Paulo a pais da igreja.
@rodrigovisconde7 ай бұрын
Mas Heracles foi um deus que sofreu, depois que vestiu a capa envenenada e pediu para morrer para dar fim ao sofrimento, depois do que passou a ser um deus olímpico. Não entendo o porquê um deus não poderia sofrer. Mas consigo imaginar os filósofos criticando as crenças, como por exemplo a de que Zeus havia morrido. Aí sim, principalmente se fosse epicurista, o filósofo questionaria como pode um deus sofrer
@JulianaCavalcanti7 ай бұрын
Rodrigo, vc deve estar se referindo aos versos de Ovídio. Te recomendo relê-los para vc perceber as diferenças. O poema se passa após Hércules ou Heracles ter realizado os doze trabalhos. Ele se casa novamente e segue sua jornada de herói. Dejanira, segunda esposa de Hércules, enganada pelo centauro Neso e levada pelo ciúmes acaba entregando uma túnica com o sangue do centauro. Para Dejanira, a o sangue de Neso realmente seria uma fórmula do amor e não um veneno. Ao colocar a túnica Hércules acaba sendo envenenado. A poção tratava-se de um veneno capaz de consumir a carne de Hércules, ou seja, a sua parte mortal. Ao perceber que ele não teria como vencer/suportar o veneno, ele se mata. Sua morte, na verdade, foi o último ato heroico de Hércules. Porque a túnica estava matando aos poucos e levando-o a sofrer, algo que não o qualificava como um herói ou algo honroso. Ou seja, na tragédia Heroicas, Hércules se manteve fiel a um herói. Jesus, por sua vez, foi crucificado. O que já não era nada heroico. A crucificação implica na ideia de tortura, sofrimento a níveis hardcore e aplicado a “desqualificados” (para a mentalidade social da época). Não há nada de heroico e isso incomodou. Enfim, uma boa indicação de leitura: www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/download/7955/5737/27844 Vou deixar também na descrição
@michaelcorleone40187 ай бұрын
🤔Quer dizer que o Jesus humano era o "cavalo" que recebia o Jesus mitológico das narrativas dos evangelhos?
@Ving4dor7 ай бұрын
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
@Digital-Graffiti-v5p7 ай бұрын
Mas foi crucificado sim. Jesus de Gamala-Sapphias foi crucificado😂.
@messiasmotta74017 ай бұрын
0 sistema religioso afirmam tanto nós como Jesus possuímos uma pre existência afirmando que nos vivíamos no céu como um ser espiritual quando nosso corpo físico morrer voltamos ao céu para continuar vivendo como um ser espiritual esse mesmo processo aconteceu com Jesus.
@Ving4dor7 ай бұрын
Cuidado, isto beira ao gnosticismo!
@douglasgontijo10617 ай бұрын
o jesus: um pecador que muita gente acha que era um santo.
@leninhavieira-pq2yy7 ай бұрын
Vc é pecador. Jesus é santo.
@douglasgontijo10617 ай бұрын
@@leninhavieira-pq2yy Não se iluda! O jesus era um homem igual a mim, a você e a qualquer outro: tinha seus dias bons e ruins, tinha desejos sexuais, sentia ódio, rancor, afeto, e também tinha seus preconceitos e egoísmos. Idolatrá-lo é um grave erro (nem o próprio apoiaria tal prática "por que me chamas bom? Só UM é bom."). Por isso judeus e muçulmanos só adoram a um Deus transcendental que não é um homem.
@leninhavieira-pq2yy7 ай бұрын
Pra mim Jesus foi o maior e melhor homem a viver neste planeta. Foi incompreendido por suas ideias. Jesus pregava o amor, perdão, compaixão. Jesus foi tão importante que a história do mundo se divide em antes e depois de Cristo.
@douglasgontijo10617 ай бұрын
@@leninhavieira-pq2yy Para você... para mim (e muitos outros) o jesus não era melhor do que ninguém. Essa é a sua idolatria, siga com ela. Não é verdade absoluta.
@Ving4dor7 ай бұрын
@@leninhavieira-pq2yyisso é o que vc leu no seu livreco sagrado! Papel aceita qualquer coisa.
@geampara7 ай бұрын
Pra mim a explicação é: Existe o Jesus histórico, o Jesus Mítico( o Cristo) e o Jesus Místico. Pra mim os três são verdadeiros.
@Ving4dor7 ай бұрын
Pronto! Tá aí a trindade cristã kkkkkkkkkk!
@elanavarro32937 ай бұрын
Jesus passou pequena parte de sua infância. Depois, voltou para Israel.
@AndersonAndradeGaspar6 ай бұрын
@elanavarro3293, parabenizo você por estar dando engajamento a este canal, mesmo que de forma involuntária!
@Sagi21ify7 ай бұрын
São ignorantes, eu acho que na realidade, ninguém sabe qual o nome de Jesus. Mesmo porque, como diz a Juliana: o nome é o que menos interessa!!!
@garciamaciel74687 ай бұрын
Jesus era moreno e tinha os cabelos Grisalhos?
@luiscarlosmarques39467 ай бұрын
Sim, possivelmente Jesus histórico era pardo de acordo com o contexto da época.
@Ving4dor7 ай бұрын
A Rússia acabou de revelar que todos os personagens bíblicos eram negros! Verdade ou invencionices? Com certeza mais um nicho doutrinário útil apenas para quem quer dominação!
@Ving4dor6 ай бұрын
Putin fez algumas revelações sobre isso!
@aramisfernando19897 ай бұрын
Mas Jesus não era judeu??? Então quem pode falar melhor de Jesus são os judeus.
@luiscarlosmarques39467 ай бұрын
Não. Quem pode falar de Jesus é a igreja catolica, pois foi ela quem o " evidenciou "
@leninhavieira-pq2yy7 ай бұрын
Jesus nasceu em Belém da Judéia, que ficava na Palestina.
@elanavarro32937 ай бұрын
Vc, com certeza, não é cristã
@joaodanieldasilva23937 ай бұрын
E pra falar a verdade precisa ter título de cristã? Na verdade não existe nenhum cristão o verdadeiro padeceu no madeiro o resto e só fantoch
@genidesousa37207 ай бұрын
Ela é historiadora q estuda fontes produzidas sobre Jesus.
@despertardaconsciencia74237 ай бұрын
Quem estuda e raciocina não pode ser cristã, cristão prega fé não história
@luiscarlosmarques39467 ай бұрын
Todos nós somos cristão. Nós digo aqueles que foram batizados qndo bebês. Em fim, essa senhora acima é uma Historiadora, mão é uma pastora pregadora de lorotas
@AndersonAndradeGaspar6 ай бұрын
@elanavarro3293 não compreendi a relevância da sua afirmação sobre a comunicadora do vídeo. De qualquer forma, eu lhe parabenizo por ajudar a dar engajamento a este canal por meio do seu comentário.
@drruidalmagrodrdalmagro74827 ай бұрын
Blasfêmia. Vou rezar pela tua alma! Satânica e covarde como o próprio mal é. Sai de retro satanás
@edsonjeronymo13297 ай бұрын
Saravá meu irmão!!!
@robertomirabelli65117 ай бұрын
A Religião do filho da adúltera está perto do fim 😅