Você já se perguntou como o Cristianismo conseguiu se tornar a religião do Império Romano? No “Curso de Aperfeiçoamento História do Cristianismo: como nosso mundo se tornou cristão” você encontrará a resposta! Se matricule agora: pay.hotmart.com/O80238523W?off=8hfnp9zi 👩🏫 Seja membro do canal e apoie a ciência: kzbin.info/door/_pCvEcDs9mXtd4KvZbtw1gjoin 📓 Gosta do conteúdo? Quer contribuir com algum valor para a manutenção do espaço? Pix: julianajubcmt@yahoo.com.br 📓 Indicações de leitura: Candida Moss. The Myth of Persecution: How Early Christians Invented a Story of Martyrdom. amzn.to/3JM1cTN Candida Moss. The Other Christs: Imitating Jesus in Ancient Christian Ideologies of Martyrdom. amzn.to/3ZVTAF2 Candida Moss. Ancient Christian Martyrdom: Diverse Practices, Theologies, and Traditions. amzn.to/3lgrkxS Jefferson Ramalho. Eusebio e Constantino. amzn.to/3JOKh3S Peter Brown. A Ascensão do cristianismo no Ocidente. Rodney Stark. O crescimento do cristianismo. Wayne Meeks. Os primeiros cristãos urbanos. amzn.to/3TnxOaI
@sergiosantos688510 ай бұрын
É problema escutar Historiadores do próprio sistema religiosos. Vai ter um monte de invenções com meias verdades. Hoje tem o Rodrigo Silva (Eusébio Silva kkk )que faz a mesma coisa.
@darliluis-hm1cc11 ай бұрын
Há quem diga que existe "cristofobia" nos dias de hoje no Brasil 🙄
@mirtesmuller97879 ай бұрын
Eu tenho. Pavor de minhos
@Darwinnoificial9 ай бұрын
Verdade, quantos cristão sofre preconceito pois não dão empregos e o povo vive falando mal deles. Falar da história das religiões sem dogmas não é preconceito. O cristianismo é uma ideologia religiosa, que causou e causa muito problema. A biblia não caiu do céu, foi um livro criado pelo homens com propostas de controle.
@omagodoscabelos Жыл бұрын
Vim pela tenda do necromante!!! Ja amei seu canal!!!!
@JulianaCavalcanti Жыл бұрын
Adoro ver essa rede pró-ciência funcionando! Seja bem-vindo! ☺️
@omagodoscabelos Жыл бұрын
@@JulianaCavalcanti já amei tb o Chevitaresi
@ocaminho.domeio9 ай бұрын
Parabéns pela aula. Agora vejo que Eusébio estava mais para legislador da igreja do que um historiador.
@ivanooliveira205 Жыл бұрын
Que exitem exageros, claro que existem, que criar heróis é sim uma forma de propaganda, mas negar que houve perseguição aos cristãos durante algum tempo no período do Império Ramano é um pouco demais. Existem documentos sobre os espetáculos cruéis contra os cristãos no Coliseu.
@vozdoqueclamanodeserto Жыл бұрын
Misericórdia, é verdade. Basta pesquisar o mapa de perseguição aos cristãos, acontece ainda hoje e é cada vez mais acentuada.
@denisreis9811 Жыл бұрын
"Existem documentos" (documento: O filme "Quo Vadis", com Peter Ustinov no papel de Nero) rsrsrs
@ivanooliveira205 Жыл бұрын
@@denisreis9811 contra fatos não há argumentos. Os acontecimentos foram descritos pelos historiadores da época e estão até esculpidos em pedra. Mas alguns preferem que seja uma grande armação da igreja Católica. É a vida.
@terezacarvalho3392 Жыл бұрын
@@ivanooliveira205 Quem falou em "grande armação da igreja católica"?O que ela está colocando é que grande parte das perseguições seria "lendária". Lendas surgem espontaneamente (não por maldade) em narrativas orais. Os historiadores da época se apropriavam desse material. Na Antiguidade, isso era fazer história. Em tempo, Nero não matou cristãos no Coliseu. O Coliseu foi construído depois da morte dele.
@denisreis9811 Жыл бұрын
@@ivanooliveira205 Qual historiador? Cite um.
@andremendonca532011 ай бұрын
A Dra Juliana Cavalcanti é uma excelente professora, qualquer Universidade do mundo 🌎 gostaria de ter uma professora tão talentosa em seus quadros.
@brasilnews59849 ай бұрын
Menos né miga
@jonathantimoteo9423 Жыл бұрын
"A igreja cristã havia começado muito mal esse século IV da nossa era: de 303 a 311, sofrera UMA DAS MAIS TERRÍVEIS PERSEGUIÇÕES DE SUA HISTÓRIA, MILHARES FORAM MORTOS" Paul Veyne - QUANDO NOSSO MUNDO SE TIRNOU CRISTÃO, pg 11 Essa citação de um dos maiores historiadores do período antigo não derruba o mito do mito da igreja perseguida?
@JulianaCavalcanti Жыл бұрын
Olá, Jonathan! Como você bem lembrou, estamos falando de um historiador e com diversas publicações no campo da História Antiga, por isso mesmo Paul Veyne abre o seu livro “Quando o nosso mundo se tornou cristão” (essas são as primeiras linhas do livro) falando de um momento em que o Cristianismo já tinha seus laços rompidos com o Judaísmo, com uma autoproclamada ortodoxia buscando se fortalecer e passado pelas primeiras perseguições estatais ocorridas no século III EC, século esse que muitos historiadores (como Marta Sordi, Ramsey MacMallen) pontuam como a guinada do processo de expansão do cristianismo até pelo contexto econômico e social. Aliás, não por acaso nas linhas finais da primeira página citada por você, Paul Veyne lembra que mesmo com esse crescimento o cristianismo chegou representando um grupo minoritário quando comparado com as melhores projeções feitas sobre o número total de pessoas existentes no vasto império romano. Se você avançar ao longo das 285 páginas do livro verá que Veyne empregou e muito o material de Eusébio. Nele vemos como Eusébio é habilidoso em produzir toda uma retórica de uma história do cristianismo à luz de sua interpretação. É nesse contexto que o meu vídeo entra, apontando como esse é o momento em que Eusébio projeta a realidade de uma igreja de quarto século para o século I EC. Ele cria uma narrativa, um mito, de uma igreja desligada do Judaísmo liderada por apóstolos e mártires e seus legítimos sucessores são, segundo Eusébio, os bispos da autoproclamada ortodoxia cristã (inclusive escolhidos pelos próprios mártires. São atribuídos diálogos em que os mártires apontam bispos como seguidores da ortodoxia e por isso seu sucessor) Assim sendo, ele desenha um quadro que desde o século I EC haveria a dicotomia perseguidos ( = autoproclamada ortodoxia cristã) x perseguidores ( = cristãos rotulados de “heréticos” por Eusébio e não cristãos). É a isso que eu chamei de o mito da “igreja perseguida”. Eu abro e termino o vídeo pontuando que perseguições estatais e aos judeus cristãos existiram, mas Eusébio não só cometeu exageros como projetou isso para o século I EC, momento em que essa autoproclamada ortodoxia cristã não existia e nem mesmo uma igreja cristã desligada estava presente. Esse mito de Eusébio também silencia as perseguições ocorridas internamente entre cristãos, como o caso apresentado pelo professor José Petrucio em contexto de igreja cristã já como religião do império. Essa narrativa silencia essas tensões, pois legítima as ações da autoproclamada ortodoxia, apontada sempre como a “igreja perseguida” pelos “heréticos”. Por fim, mas não menos importante, recomendo a leitura dos autores deixados na descrição, que também fazem parte dos autores consultados por Veyne para a produção de sua obra. Confira também o vídeo que mencionei e outros que poderão te ajudar a entender o tema dos martírios e perseguições na história do cristianismo: kzbin.info/aero/PL71BWkX9NEs6yqta81Em8C4cGOky_dKt0
@jonathantimoteo9423 Жыл бұрын
@@JulianaCavalcanti Muito bom
@Ving4dor Жыл бұрын
Eu assisti o filme "Alexandria" e segundo o filme os cristãos se tornaram uma turba ensandecida e descontrolada, destruíram a Biblioteca de Alexandria onde havia muito estudo e conhecimento. Muita coisa foi perdida nesta destruição! Poderíamos estar mais avançados hoje se não fosse isto? O filme se encaixa no contexto histórico?
@luisfernandomenezes7395 Жыл бұрын
Os cristãos que queimaram a biblioteca de Alexandria ?
@brasilogiatrivial8656 Жыл бұрын
Kkkkkk
@terezacarvalho3392 Жыл бұрын
@@luisfernandomenezes7395 Sim. Mas antes disso já havia sido incendiada e depredada outras vezes.
@luisfernandomenezes7395 Жыл бұрын
@@terezacarvalho3392 Ate aonde eu sei quem fez isso foram os islamicos !!!!!
@_troll. Жыл бұрын
A biblioteca de Alexandria não foi destruida por cristãos
@tiagomoraes7890 Жыл бұрын
Pelo que eu entendi, em anos de estudo, a perseguição contra cristãos foi um momento específico e curto na história. Foram períodos curtos envolvendo cinco imperadores (Nero, Domiciano, Trajano, Decius e Diocleciano) que editaram leis de restrição contra cristãos sob pena de morte em descumprimento. Mas perseguição gratuita e efetiva mesmo, tipo, matar cristãos pelo mero fato deles serem cristãos só ocorreu com Nero e Diocleciano. O resto dos imperadores, até a chegada de Constantino ao poder, fizeram vista grossa. Mas os cristão falam como se fosse uma perseguição de "mil anos". Quando quem fez isso foram eles próprios, na idade média.
@moedas5019 Жыл бұрын
Muito bom o seu comentário. Sem fala das perseguição que os colonos católicos de países europeus, como a Espanha/Portugal fizeram em terras conquistados por eles. Eles forçava a sua fé e a sua religião nos povos conquistados. A igreja católica de santa não tem nada, essa igreja tem muitos crimes e sangue derramado na sua história. é a religião que foi parida nos seios de Roma, foi de Roma que essa religião saiu e se expandiu para o mundo. Graças ao criador que hoje em dia muitas pessoas estão acordado para a verdade, e temos muitas informações. O império romano ainda existe, mas está em forma de religião. Além dessa religião não ser uma religião 100% monoteísta, essa religião católica tem vários elementos do paganismo romano, Olha o exemplo dos Santos católicos, que os católicos tratar como deuses, além de idolatrar imagens, isso é puro paganismo. Também, mais um fato, o Dia de domingo, ser um dia para descanso e adoração para os católicos, mas nas religiões pagã, esse dia, é a celebração do Deus Sol.
@mateusbertolaccini2224 Жыл бұрын
A maior perseguição contra cristãos se deu da igreja católica contra outros cristãos
@mateusbertolaccini2224 Жыл бұрын
Nunca vi cristão falar em perseguição de mil anos ou sequer próxima. Os cristãos foram perseguidos pelos judeus (cristãos judeus foram perseguidos por eles), depois por alguns imperadores e pessoas que não gostavam de perder fiéis para os cristãos. Depois foi perseguição da igreja católica e dos muçulmanos mesmo.
@tiagomoraes7890 Жыл бұрын
@@mateusbertolaccini2224 assim como você nunca ouviu falar de mil anos de perseguição a cristãos, você também nunca ouviu falar no significado do uso das aspas, pelo visto. O ponto aqui é que nunca houve perseguição, mas EVENTOS históricos em que cristãos foram perseguidos. Também não sei o que diabos você quis dizer com "cristãos judeus", isso nem existe. Talvez você queira dizer cristãos novos, que era o termo usado para se referir a judeus que se convertiam ao cristianismo para evitar perseguições. Nesse caso não era uma perseguição entre cristãos e sim uma perseguição de cristãos contra judeus. Também nunca existiu perseguição de cristão católicos contra cristãos protestantes. O que houve foram atritos e conflitos políticos que volta e meia terminavam em guerras civis e derramamento de sangue por ambas as partes e sempre que um nobre subia ao poder como católico num lugar de maioria protestante ou um protestante subia ao trono em um lugar de maioria católica e vice-versa. Isso ocorreu principalmente no Sacro Império Romano-Germânico e na França.
@mateusbertolaccini2224 Жыл бұрын
@@tiagomoraes7890 cara, sério que vc não sabe que judeu pode designar tanto etnia quanto religião? Ou vc se esquece que Jesus, Paulo, Pedro e todos os primeiros seguidores de Jesus eram judeus? O cristianismo foi fundado a partir do judaísmo e os judeus e romanos perseguiram os judeus cristãos e os cristãos não -judeus.
@CadeCarneiro Жыл бұрын
Esse canal é uma das maiores referências a divulgação de História e outras ciências humanas! Um acervo fenomenal e gratuito! Não temos como agradecer a professora Juliana e todos os convidados!
@iwanignatowicz3891 Жыл бұрын
Sempre tive minhas dúvidas sobre os "pais da igreja'", aliás foram apenas líderes que queriam ter poder. Desqualificavam seus adversários.
@Valeriacorrea-in9bt2 ай бұрын
Hoje em dia o que vemos são os “cristãos “ perseguindo quem não pensa igual, com preconceito religioso é homofóbico 😢
@agff1962 Жыл бұрын
Então agora temos o nome do "meliante": Eusébio de Cesareia. E no século lV. Bem depois do tempo dos fatos relatados.
@darliluis-hm1cc11 ай бұрын
Doutora Juliana! Na minha leiga observação essas tantas "histórias" caem em contradições com os próprios evangelhos em relativo pouco tempo. Exemplo: parábola do bom samaritano, independentemente de ser teologia ou possível dito do Jesus histórico. A fonte Q nesse sentido é valiosa.
@gilbertoamigo7205 Жыл бұрын
DoUze meses. Adoro o sotaque carioca.
@JulianaCavalcanti Жыл бұрын
Kkkk Acho que o meu “carioquês” já virou minha marca registrada rs
@herbert84587 ай бұрын
Professora Juliana, mas existem historiadores contemporâneos como Greg Woolf (Roma, história de um império) Mary Beard (SPQR) e também historiadores mais antigos, como Edward Gibbon (Declínio e queda do império romano) citam perseguição contra cristãos, o que fazer com esses historiadores?
@JulianaCavalcanti7 ай бұрын
Herbert, boa tarde! A perseguição aos cristãos não foi negada. O que foi chamado atenção no vídeo é que: 1) No século I EC não tivemos perseguição aos cristãos enquanto grupo desligado do judaísmo. O que houve foi um perseguição Paulo como um judeu fariseu, por exemplo, a um outro seguimento judaico, no caso dos judeus-cristãos; 2) As perseguições sistemáticas de Roma estão ligadas aos século III EC; 3) Muitas das perseguições foram regionais e de cristãos para cristãos; 4) Chamo de mito da igreja perseguida a ideia que nasce em Eusébio de Cesareia que, segundo ele, haveria desde o século I EC uma igreja cristã ligada a autoproclamada ortodoxia cristã que sempre foi perseguida. A partir desse mito, Eusébio reescreveu a história dos Cristianismos, rotulando os modelos diferentes do cristianismo dele de "hereges". Assim sendo, vc não precisa descartar esses historiadores (embora o Gibbon, eu já não o considere um autor que deveria estar nessa lista, porque ele é do século XIX. rsrs), mas entender exatamente ao que eles se referem. E meu convite é para você tomar o cuidado e não dar um escorregão teológico e assumir o olhar de Eusébio como verdade
@omagodoscabelos Жыл бұрын
Profesdora, posso dizer que Mt 16,18 é um acréscimo ou no minimo um texto para super valorizar Pedro para algum fim?
@JulianaCavalcanti Жыл бұрын
Vou dar uma atenção melhor a esse passo num próximo vídeo. Obrigada pelo carinho e sugestão! Mas para já ir aquecendo… que tal dar uma olhada nesse vídeo? kzbin.infotqNaeafGn1o?si=9xBMvh2Lq5B9OicT
@omagodoscabelos Жыл бұрын
@@JulianaCavalcanti ansioso aqui com pipoca e guaraná 🤩
@magnobrito3092 Жыл бұрын
Que aula de mitologia religiosa. Mais um canal espetacular pra ensinar a verdade sobre religião. Valeu, saúde e paz.
@valeriojose3538 ай бұрын
Professora, geralmente os cristãos citam fontes extras bíblicas como Tacito e Suetônio que falam sobre as perseguições aos mesmos. Mas creio que essas fontes sejam duvidosas. Pois Nero não perseguiu cristãos exclusivamente, mas à todo os judeus que se rebelaram. Além do mais, esses historiadores escreveram cerca de 40 a 50 anos após a queda de Jerusalém. O que a senhora pode dizer sobre isso? Se eu estiver errado me corrija por favor.
@JulianaRainhadeMaio Жыл бұрын
Lembrei de um filme épico chamado Quo Vadis dos anos 1960, que mostra os cristãos sendo jogados aos leões. Interessante que os evangélicos em particular acreditam que isso ocorreu como da forma retratada em filme.
@JulianaCavalcanti Жыл бұрын
Foi uma ótima lembrança, Ju! O cinema colaborou bastante nesse passado inventado.
@talmida1 Жыл бұрын
Esse filme foi lançado em 1951, portanto era da década de 1950. Existe um outro filme polonês, como mesmo título,"Quo Vadis", mais fiel ao romance que tem o mesmo título. Esse filme polonês é de 2001.
@diegohenrique761 Жыл бұрын
Obrigada pela aula.
@zeoliaveira3991 Жыл бұрын
História , Cristã...como é e foi,sem negar... Extra cristã, e aceitável cm documentação.. Agora Ant cristã, é fazer concebivel inconcebível ao Raciocínio lógico...q Pena..
@andrefelipeambrosio2655 Жыл бұрын
A verdade dói não!
@paulomastromano2344 Жыл бұрын
Chegando agora e já mandei o Like!!!
@perolazambrana686410 ай бұрын
mais um video seu que eu acabei de ver, mais sua fan! ja procurando o seguinte!
@joaocouto8609 Жыл бұрын
Romanos 14:11 todo joelho se dobrará diante de mim e toda lingua confessará ao Senhor.
@Darwinnoificial Жыл бұрын
Esse versículo é para o povo de Israel, a bíblia foi alterada ao longo dos séculos. É só notar as expressões deus de Israel, tudo era benefício para o povo judeu. Esse todo joelho se dobrará é para aquele povo, aliás nem todo mundo tem joelho pois as vezes não tem pernas.
@Derrubandomitos-ng6vd Жыл бұрын
João, isso é lenda. Não existe salvação, nem julgamento final, tudo o que prega o cristianismo é apenas um sincretismo do judaísmo com outras religiões antigas, como o zoroastrismo. Jesus não foi messias, nem salvador, tudo é criação dos autores do Novo Testamento afim de subjugar as outras crenças e povos.
@Darwinnoificial Жыл бұрын
@@Derrubandomitos-ng6vd Exatamente, isso foi criação da elite para controle do povo.
@zebuscape7491 Жыл бұрын
@Marcio Antonio: o que te curou foi seu próprio esforço e tratamentos médicos . Para de dar perito a Deus quando o mérito foi seu .
@Daniel-jk1ku Жыл бұрын
@@Derrubandomitos-ng6vd gostaria de saber de onde que você tirou essa informação.
@ednamuniz1943 Жыл бұрын
Menina tua voz lembrou-me a da Anitta. E muito bom o vídeo.
@cleideribeirobezerra681 Жыл бұрын
Aula excelente! É muito importante ouvir, de fontes seguras, as histórias reais, pra desconstruir tudo que nos foi ensinado desde criança e entendermos o que acontece conosco. Obrigada, prof! 👏🏿👏👏🏼🌹❤️💋🇧🇷
@mirtesmuller97879 ай бұрын
Desconstruir na mente dos filhos doutrinados
@FernandoAragao_74 Жыл бұрын
Que Simão "Pedro" e Paulo de Tarso não foram mártires, eu já sabia, graças a você. Mas eu não sabia que o martírio de Estêvão era outro mito! Dos primeiros cristãos, quais os poucos que teriam sido verdadeiramente mártires? Até porque o livro do Apocalipse dá a entender que a perseguição feita por Nero realmente aconteceu...
@francissan9544 Жыл бұрын
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼Uma historiadora cumprindo seu papel de ocupar quaisquer espaço que remeta a história bíblica como fato transformando em iliadas de Homero, o sistema programou a educação pra retirar Deus da equação então é lícito que uma historiadora desmereça a história bíblica msm sendo leiga na teologia porquê dizer que Paulo não rompeu com o judaismo totalmente chega a ser engraçado o quanto fala da bíblica sem conhecimento, nem um crista deve romper totalmente com o judaísmo Jesus é judeu mestra rs...
@lioncarservice354 Жыл бұрын
Admiro muito vc mas argumentos sem provas só são argumentos
@JulianaCavalcanti Жыл бұрын
Agradeço o carinho ☺️ … mas é necessário pontuar que não são meros argumentos. Já havia falado aqui no canal sobre a questão do martírio de Pedro e Paulo e os problemas da historicidade da perseguição de Nero aos cristãos. Vou deixar aqui a indicação da playlist que criei a partir desse vídeo: kzbin.info/aero/PL71BWkX9NEs6yqta81Em8C4cGOky_dKt0 Na live pontuei logo no início também que devemos ter o cuidado com o discurso criado por Eusébio de que a igreja sempre foi e sempre será perseguida (daí a importância dele fortalecer a auto proclamada ortodoxia), pois naturaliza-se ideias de que Paulo já está falando de um momento de ruptura, sendo que ainda estamos lidando com uma realidade de um grupo que se vê como parte da comunidade judaica. E nesse caso o debate seria a perseguição não da igreja, mas uma rivalidade entre comunidades judaicas. Recomendo dar uma olhada nos vídeos sobre Atos. Além disso, como pontuei anteriormente, cristãos viveram a maior parte do tempo em paz dentro do império. Os momentos de repressão foram pontuais e que não resultaram em situações como as naturalizadas no senso comum, herdeiras em grande parte do imaginário construído pelo cinema. Outro ponto também é que Eusébio descarta possibilidade de se pensar a perseguição de cristãos autoproclamados ortodoxos a cristãos não ortodoxos. Recentemente o professor José Petrucio esteve no canal falando sobre o caso da Hipatia e demonstrando a disputa entre cristãos ortodoxos e não ortodoxos, mesmo em contexto de um cristianismo já imperial. Daí temos um Eusébio que contemporâneo a tudo isso descreve um quadro diferente do que a documentação aponta. Mas estou gostando muito das perguntas que tem chegado. Vou começar a liberar hoje alguns vídeos onde vamos poder aprofundar ainda mais esses pontos. Tmj 😉
@geniosouzasantos99167 ай бұрын
Você queria ser cristão entre os séculos 1 até o IV e viver em qualquer país que tivesse sob o domínio do Imperio Romano?
@RicardodeAzevedo-pl5qq Жыл бұрын
todo revisionismo histórico é questionável, se é possível questionar os textos e adaptar as narrativas a um outro entendimento, nos dá justas razões para questionar muito mais esses métodos; a pesquisadora, com todo o respeito, já visitou as igrejas na china ou nos países islâmicos nos dias atuais?
@JulianaCavalcanti Жыл бұрын
Ricardo, ao longo do vídeo eu me reporto ao século IV EC e aponto como Eusébio de Cesária criada uma realidade dual: cristãos ortodoxos (= perseguidos) x “hereges” e não cristãos (= perseguidores). Essa relação dual ele projetou como algo existente desde o século I EC, sendo que não podemos falar em um Cristianismo desligando do Judaísmo, nem mesmo em uma instituição formada, como Eusébio propõe antes dos séculos III e IV EC. Pontuado isso, no vídeo critico esse conceito de “igreja percebida”, proposto do Eusébio, que quer apagar as perseguições e rivalidades entre os próprios cristãos a outros grupos cristãos, bem como as rivalidades internas entre grupos judaicos. Em ambos os casos há vídeos aqui no canal falando sobre isso é que estão na playlist sobre martírios e perseguição. Vou deixar o link para você conferir: kzbin.info/aero/PL71BWkX9NEs6yqta81Em8C4cGOky_dKt0 Assim sendo, estou falando de discurso que cria uma narrativa falsa para com esse passado dos quatro primeiros séculos de cristianismos, ao propor a ideia de uma instituição já estabelecida no século I EC e que era formada apenas por cristãos auto proclamados ortodoxos. O que leva a pergunta: por que estou sendo indagada sobre o tempo contemporâneo, se falo da Antiguidade?
@silaspedro1548 Жыл бұрын
Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus. Mateus 5:10
@contrasistema6533 Жыл бұрын
Esse vídeo dá uma boa direção sobre esse tema do cristianismo!
@philipmisturini Жыл бұрын
Professora linda. Obrigado por tanto!! Sou seu fã. Bjão.
@pensamentor Жыл бұрын
Sexto Júlio Africano... ESSE FOI UM GRANDE HISTORIADOR do século 2. Eusébio usou muito ele para afirmar as perseguições dos cristãos. Estude esse historiador. Você compreenderá mais sobre as perseguições.✌️
@silaspedro1548 Жыл бұрын
Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem-nos, não os amaldiçoem. Romanos 12:14
@HySy18 Жыл бұрын
Fique pra você seus versículos e pra quem acredita neles!
@silaspedro1548 Жыл бұрын
@@HySy18 convido ler a bíblia e saber a verdade! E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará". João 8:32
@HySy18 Жыл бұрын
@@silaspedro1548sim a verdade liberta, por isso eu parei de acreditar nesse livro chamado bíblia, estou liberto! Abri meus olhos e percebi que isso tudo não passava de mentiras desc4r4das
@silaspedro1548 Жыл бұрын
De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. 2 Timóteo 3:12
@cesarnunes7163 Жыл бұрын
A igreja cristã foi a instituição religiosa que mais matou inocentes em nome de um deus inventada pelo próprio homem.
@jorgeferreirabrandao378 Жыл бұрын
Eu também concordo,basta a gente ver como o humilde e desprendido de ambições terrenas Edir Macedo, é tão perseguido!Tadinho,como sofre esse bondoso e terno, filhinho de Deus!
@pedroalbanez7195 Жыл бұрын
@@jorgeferreirabrandao378 a passagem se refere a pessoas que honestamente e pela fé dedicam sua vida à Cristo e ao próximo, e não sobre malandros ou estelionatários como Edir Macebo. Isso é mto óbvio.
@fernandamelo4448 Жыл бұрын
Verdade tanto é que hoje em dia os crentes não podem nem colocar fogo nos terreiros que vem gente dizer que é errado.
@jorgeferreirabrandao378 Жыл бұрын
😂😂🤣🤣🤣🤣🙏🙏🙏🕯️👋👋😆😆😁👍👍👍👍👍😂😂😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣🤣🔥🔥🔥🔥😅😅🤣🤣Tadinhos, não podem exercer amor ao próximo,a caridade, e os bons costumes,que as pessoas já vêm logo reclamando... rsrsrsrs
@neloca123 Жыл бұрын
Garota voçê sim é exemplo de ser com conteudo. Parabéns..
@zeoliaveira3991 Жыл бұрын
Hj em Dia na Nicarágua, igreja são queimadas... É história
@vasosdapri6 ай бұрын
É muito mais fácil que tenha sido perseguição aos judeus e por isso cristão novos de origem judaica entraram no mesmo grupo.
@aldencavalcante3756 Жыл бұрын
Bom dia, professora Juliana.
@JulianaCavalcanti Жыл бұрын
Bom dia, Alden!
@joaopaulosouzadossantos4406 Жыл бұрын
Juliano vc diz que esse negócio de perseguição cristã é um mito, o que faço com os fatos recentes dos cristãos (católicos e protestantes) na América Latina que estão tendo uma forte retaliação de governos mais acentuados de esquerda, por exemplo os períodos Castro, Peroni, Maduro, Chavez, e recentemente na Nicarágua essas perseguições soa mitológicas? Poderia fazer uma aula sobre esses perdedores de esquerda contra o cristianismo e até contra homossexuais. Um abraço 😁
@fernando4885 Жыл бұрын
mds o cara tem QI negativo, filho ela tá falando do contexto histórico antigo, não do momento atual, provavelmente nem assistiu o video
@samuelsilva-wi5wm Жыл бұрын
@@fernando4885 mas houve também naquela época, confira Candida Moss
@andrefelipeambrosio26552 ай бұрын
@@samuelsilva-wi5wmnão houve para de. Vitimismo!
@mundoreverso81 Жыл бұрын
Jesus não é religião, e Independente de qualquer coisa, se vc não crê na palavra, vc não fez nada na sua vida, pois nele está o sentido da vida... SALVAÇÃO SÓ EM CRISTO, FORA DISSO, VC ESTÁ PERDIDO
@simoneguimaraes5439 Жыл бұрын
Quero a aula das geografias!
@JulianaCavalcanti Жыл бұрын
Vou providenciar a aula sobre hagiografias, Simone! ☺️
@joaquimmonteiro9781 Жыл бұрын
Como se encaixa a Gnose neste contexto?
@chad_drumss874 Жыл бұрын
Vamos fazer o seguinte, deixe o povo seguir com suas convicções, achismos, egocentrismos. As pessoas ja tiveram e ainda tem acesso a verdade do evangelho de Cristo, e isso basta. Nao cabe a ninguém convencer nenhum ser humano, apenas pregar. A palavra diz; quem crer e for batizado será salvo. Pronto . Simples assim. No fim da vida de cada um, no que seguir após a morte, cada um será surpreendido pelo que virá, tanto os que creram, quanto os que nao creram. Fim
@HySy18 Жыл бұрын
Vamos ver patati e patata após m0rt3 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
@marcosf0nseca526 Жыл бұрын
Muito reveladora essa aula da consolidação de um forma de cristianismo que se dizia o ortodoxo que remonta a ao próprio Jesus de nazare
@casaresidencial18610 ай бұрын
Como morreram os apóstolos ?
@raimundoreisaraujo898 Жыл бұрын
O que tem de bom nas religiões???
@mirtesmuller97879 ай бұрын
Vendiam ilusões. Cada dia mais pessoas abandonando igrejas.
@robertomirabelli6511 Жыл бұрын
Professora boa noite. E o Edito de Milão? Não havia perseguição?
@JulianaCavalcanti Жыл бұрын
Roberto, boa noite! 🙂 O Édito de Milão é do século IV EC, momento em que já temos as bases de uma igreja desvinculada do Judaísmo muito bem estabelecidas. Não podemos confundir esse período com as falas de Eusébio sobre o contexto de século I e II EC, em que ele transforma as narrativas de martírios como uma perseguição a uma igreja da autoproclamada ortodoxia que só nascerá entre os séculos III e IV EC. Isso implica dizer, que não ocorreram perseguições por parte do Estado nem mesmo locais, mas busca localizá-las dentro de seus contextos históricos de forma a desconstruir um mito ou tradição inventada proposta por Eusébio de que desde o século I EC haveria uma igreja já muito bem estabelecida e desligada do Judaísmo estruturada pela autoproclamada ortodoxia cristã e que essa sempre foi perseguida, inclusive por cristãos rotulados por essa ortodoxia de “heréticos”. Mas gostei da questão sobre o Édito de Milão. Ainda não tem nada no canal especificamente sobre esse tema. Vou adicionar aqui a lista de vídeos que preciso produzir. De novo você mandou uma ótima questão, Roberto! rs
@robertomirabelli6511 Жыл бұрын
@@JulianaCavalcanti muito obrigado professora. Boa Noite
@alansoaresdonascimento526 Жыл бұрын
Os martirios dos apostolos e mito?e Paulo nao perseguia?
@JulianaCavalcanti Жыл бұрын
Alan, obrigada pela pergunta. Uma parte dela já foi respondida aqui no canal. Vou deixar o vídeo. A outra eu devo subir em breve 😉 kzbin.info/www/bejne/eoKUdmiDZ65kp8k
@tpbandeira25095 ай бұрын
Daqui mais algum tempo, questionarão a sofrida morte na cruz De Jesus, muitos trabalham para acabar com o Cristianismo, há muito tempo que sempre tentam. Nesses tempos atuais, se percebe claramente uma influencia maligna, talvez já está entre nós o maligno, o homem da iniquidade, que é uma das missões dos seus seguidores de questionarem, e utilizarem esses argumentos, para afastar a todos De Deus... Por nossas escolhas, colheremos o que semeamos, cada um com seu livre arbítrio, é soberano de suas vidas ...
@falhadamatrix8182 Жыл бұрын
Wonderful.
@chicobat101 Жыл бұрын
Baseado no livro de Paul Veyne?
@AnneLuzzVlog Жыл бұрын
Prof que aula maraaaaavilhosa! 👏
@simoneguimaraes5439 Жыл бұрын
Aula incrível!
@samuelsilva-wi5wm Жыл бұрын
Candida Moss não nega que houve martírios cristãos no primeiro século
@JulianaCavalcanti Жыл бұрын
Samuel, eu também não neguei uma perseguição, mas como comentei no vídeo sobre Paulo não estamos falando de uma igreja que rompeu laços com o judaísmo em contexto de primeiro século. O caso de Paulo mesmo é uma narrativa de tensões internas entre judeus cristãos e judeus não cristãos. Confere o vídeo que fiz de desdobramento: kzbin.info/www/bejne/o5-5e4iagtOWq6M
@samuelsilva-wi5wm Жыл бұрын
@@JulianaCavalcanti Cara Juliana, disse isso por conta de alguns comentários que parecem chegar a conclusão de que não houve nenhuma perseguição e nem, por consequência, o martírio. Aproveitando que estou aqui, permita-me perguntar; por quê suas conclusões sobre a veracidade do cristianismo sempre é de negação? visto que há bastante trabalhos feitos e debates acerca disso. Por quê a conclusão de que tudo é uma insuficiência histórica (imprecisões) e resumida a mito? Voce já deve ter estudado Lee Strobel, N.T Whigth, Lane Craig, pra não citar outros, e esses são de minha posição. O negócio é: há muitas pessoas sérias estudando o cristianismo, profissionais e, nem todas chegam as mesmas conclusões de negação.
@andreadauto2299 Жыл бұрын
Não sou religioso, porém o povo Amish e os amenonitas vão discordar desse argumento do vídeo.
@carpediem77478 ай бұрын
Báh..se cristãos apoiavam Roma e eram a favor dos impostos cobrados por Roma e "achavam romanos como povo de mais fé que os próprios judeus". Estranho isso...
@smsnovaolimpia8097 Жыл бұрын
Deus se revela aos seus! Fora disso tudo é blá blá blá!
@mcpaiva-f9t6 ай бұрын
A perseguição continua existindo. Governos de esquerda e de direita usam a religião a seu favor ou perseguem a religião, conforme lhes convém. E os historiadores/as também divulgam isso conforme os seus interesses. Ontem e hoje.
@gabrielmello4780 Жыл бұрын
Muito mais perseguidos são os crentes de religiões de matriz africana não acham?
Bom dia Prof.. Os mártires no colsel romano,são muito.. As cortinas de ferro na China,e o imposição Coreana no norte,são mito ???
@JulianaCavalcanti Жыл бұрын
Zé, recomendo que você assista a todo o vídeo em que você verá: a) O vídeo fala sobre o contexto da Antiguidade; b) os usos e ampliações das narrativas de martírio por Eusébio de Cesária para legitimação de um único cristianismo e de base da autoproclamada ortodoxia cristã. Outros cristianismos, como falo no vídeo, são rotulados como heresias e Eusébio não vê problema em uma perseguição de cristãos para cristãos. Somado a isso, ele propõe que essa autoproclamada ortodoxia já existia logo após a morte de Jesus. Confira a playlist abaixo para uma melhor compreensão do tema: kzbin.info/aero/PL71BWkX9NEs6yqta81Em8C4cGOky_dKt0 Bons estudos! 📖🤓
@gilbertooliveira5324 Жыл бұрын
OS RELIGIOSOS , EM DEFESA DE SUAS DOUTRINAS PROPRIAS SÃO OS MAIS PERSEGUIDORES QUE EXISTEM , E QUE SEMPRE EXISTIRAM . POREM ELES GOSTAM MUITO DE SE VITIMIZAR .
@RodrigoSouza-ck9sr Жыл бұрын
Eu sei que não tem nada a ver com o assunto ....mas as vezes, a sua voz lembra muito a da Anita..kkk Eu nem gosto da cantora, mas eu achei que sua voz lembra muito a dela !!
@MarcosSantos-ht5mu Жыл бұрын
Vou dizer um negocio,existe uma vantagem e desvantagem de ser cristao,a desvantagem consiste no fato de que os cristaos podem estar crendo em um mito mesmo,em historias que nunca aconteceram,crendo em vida eterna e paraiso sendo que nada disso vai acontercer,a morte representa o fim de tudo,algo muito frustrante para os cristaos.So que acreditando no sobrenatural eles jamais iram ficar decepcionados,pois quando morrerem nao irao se lamentar,ja que nao existe conciencia pos morte,alma e nem nada do tipo,eles nao poderao descobrir que foram enganados.no entanto,se o cristianismo realmente for a verdade e cristo realmente for Deus e etc etc,entao quem nao creu vai padecer no inferno por toda eternidade sem volta se lamentando por ter duvidado e etc,entao pra mim a melhor hipotese parece crer e se agarrar a uma fe mesmo.pois ja vi que Parece ser muito complicado ter a certeza sobre alguma coisa em um mundo onde ha tanta divergencia de opiniao.
@vocetemrazao2239 Жыл бұрын
Porque você optou por usar o termo Cristão? Por exemplo, o Inácio de Antioquia usa outro termo. E mais, não existe perseguição quando um grupo tenta defender a sua narrativa? Por exemplo Herodianos x Essênios ou Stalinistas x Trotskista. E você poderia fazer um vídeo explicando o que é religião, porquê os Taoistas, os adeptos das crenças indigenas e do Voodoo Africano não acreditam que suas crenças são religião.
@JulianaCavalcanti Жыл бұрын
Olá! Porque no vídeo estou me referindo a um autor do século IV EC (e não de finais do século I EC, são inclusive realidades distintas) que estava tentando produzir uma história única em prol dos auto proclamados ortodoxos, conforme eu explico no vídeo. Também pontuei no vídeo que a crítica foi a narrativa de Eusébio como se sempre tivesse existido uma igreja que foi perseguida e essa igreja era sinônimo de cristãos auto proclamados ortodoxos. Ele justamente quis apagar essas rivalidades e perseguições internas entre cristãos. Daí a importância de se distancia dessa fala de Eusébio para que possamos enxergar a diversidade de cristianismos mesmo em meio de século IV EC. Recomendo você assistir a playlist sobre o tema onde você verá, inclusive, a entrevista sobre Hipatia com o professor José Petrucio em que ele nos lembra o embate e esforços dos auto proclamados ortodoxos em apagar esses outros movimentos cristãos por meio de perseguições e narrativas. Vou deixar o link: m.kzbin.info/aero/PL71BWkX9NEs6yqta81Em8C4cGOky_dKt0&fbclid=PAAaYceZNwKYp1___9B9cyamXWgxp5cVHGGLxitafBH8kP1vap-cIHB9EAjus
@vocetemrazao2239 Жыл бұрын
@@JulianaCavalcanti Vlw! Estou maratonando o seu canal. Mas só queria acrescentar que o que você chama de apagamento eu vejo como uma guerra por uma narrativa dominante, visto que as outras seitas que sobreviveram ou as que não sobreviveram não se mantiveram passivos, isto é, eles também buscaram o confronto. E essa guerra por uma narrativa dominante interna seja religiosa ou ideológica é normal, já que não é possível viver com contradições dentro de uma mesma corrente de pensamento.
@josiandelfinodasilva7786 Жыл бұрын
Parabéns professor
@JulianaRainhadeMaio Жыл бұрын
Prof, há algum tempo ouvi sobre as Catacumbas...o que disso é real e o que é ficção.
@JulianaCavalcanti Жыл бұрын
Ju, me conta o que você ouviu exatamente para que eu possa te ajudar 🙂
@Aphonso82 Жыл бұрын
Cristãos não se escondiam e cultuavam em catacumbas (imagino q seja este o 'mito' ouvido). Eles sim construiram muitas catacumbas para a veneração de relíquias de beatos, monges e dos santos, só! Há uma diferença entre o cristianismo e o império nesta questão dos mortos; os romanos não entrravam os mortos dentro das muralhas das cidades,já os cristãos vão fazer suas primeiras sedes nessas periferias, o que na idade média vai promover um deslocamento e rearranjo das cidades e vilas que sobraram pós sec V- VI.
@murobleyderdias2186 Жыл бұрын
É muito fácil dizer conceitos de terceiros, agora se pronuncie cristão em países extremista e ve se algo acontece
@uberdfednilsonsantiago2133 Жыл бұрын
Excelente ❤
@ricardonascimento9461 Жыл бұрын
O título do vídeo é clickbait! Considero essa prática no mínimo "feia", apesar de entender o motivo, algoritmo etc. Quanto ao assunto em si, tenho minhas dúvidas se a percepção popular é de que houve uma perseguição estatal ininterrupta durante os tres primeiros séculos do Cristianismo, sendo que o próprio NT afirma que houve períodos de perseguição intercalados com períodos de paz e mesmo durante as perseguições diferentes modos e intensidades. Pode ser também uma questão de interpretação, como por exemplo "zombaria" por cidadãos tida como "perseguiçã." Descobri seu canal agora, enfim, parece interessante e verossímil, mas fora o clickbait não vi nada de extraordinário.
@JulianaCavalcanti Жыл бұрын
Ricardo seja bem-vindo! Mas posso te dizer que a expressão foi utilizado enquanto uma narrativa produzida por Eusébio e isso é sinalizado em capa é título. Outro ponto é que ela funcionou muito bem como discurso de poder para a autoproclamada ortodoxia, pois servirá como instrumento de regulamentação do poder dos bispos e silenciamento de cristãos não “ortodoxos”. Te convido a conferir os demais vídeo da playlist sobre martírio e perseguições. Vou deixar o link: kzbin.info/aero/PL71BWkX9NEs6yqta81Em8C4cGOky_dKt0
@ricardonascimento9461 Жыл бұрын
@@JulianaCavalcanti Ok, obrigado, fiquei interessado, sim! Especialmente no vídeo sobre Hipátia, também tenho interesse no assunto Jesus histórico entre outros. Pelo que vi seu canal aborda um tema bem específico, certo? Não teria vídeo sobre os estoicos ou as vestais, teria?
@JulianaCavalcanti Жыл бұрын
@@ricardonascimento9461 sim. Falo aqui só de judaísmos e cristianismos. Apresento outras religiosidades, mas sempre como uma forma de apresentar a interação entre os judaísmos e cristianismos.
@ricardonascimento9461 Жыл бұрын
Outro tema que acho interessante, mas que provavelmente seu canal não vai abordar, é o fato de que a.C., Roma pre cristã, portanto pagã, perseguia feiticeiras, chegando a proibir a prática de feitiçaria; Também em relação às vestais, estoicismo etc. O que quero dizer com isto? Várias práticas consideradas "anti pagãs" atribuídas ao cristianismo que eram comuns e até mesmo mandatorias em uma Roma pagã.
@hermogenesbenevides5784 Жыл бұрын
Bom dia Prof@ Juliana. Assisto alguns de seus vídeos e gosto muito de seus conteúdos. Quero colaborar com seu canal. Não consigo me inscrever para ser membro. Dessa forma, peço que me envie a chave de Pix do canal para que eu possa contribuir. Obrigado. Hermógenes Benevides.
@JulianaCavalcanti Жыл бұрын
Muito obrigada, Hermógenes! Aqui: julianajubcmt@yahoo.com.br
@hermogenesbenevides5784 Жыл бұрын
@@JulianaCavalcanti Enviado o Pix.
@JulianaCavalcanti Жыл бұрын
@@hermogenesbenevides5784 muito obrigada pelo apoio! ☺️
@Mundo.360 Жыл бұрын
Bom dia Professora
@changeyourmind-p1n Жыл бұрын
Excelente. Obrigado por ter feito este vídeo!
@MoisesSilva-jf5gu Жыл бұрын
Interessante esse tema
@mentoresparavida548 Жыл бұрын
Eu fico muito triste pq os cristãos primitivos mentiam pra tudo que eles queriam.
@maryborges1848 Жыл бұрын
A primeira perseguição que os cristãos sofreram foi dos próprios judeus que os consideravam heréticos. Mas a senhora tem uma teoria que navega contra a maré de vários historiadores inclusive os relatos bíblicos pra negar isso. Corajosa.
@andrefelipeambrosio26552 ай бұрын
Você nunca deve ter lido nada! Esses cristãos foram perseguidos por. Ser judeus não cristãos
@robertomirabelli6511 Жыл бұрын
Então NERO matou quem ? Cristãos judeus ?
@giovanialves915 Жыл бұрын
Cristãos malefícios! Sempre tramando suas maldades desde o início. Será que nunca fizeram algo que preste?
@LucasLima-jf4nw Жыл бұрын
@@111jow Liberdade e leis tem a ver com secularismo que colocou o cristianismo na coleira e a separação de Estado e igreja, meu caro, e leis não são criações do cristianismo ( piada). Já ouviu falar em códico de Hamurabi?. O cristianismo sempre perseguiu outros cultos e até outras vertentes cristãs, fora o patriarcado abraâmico. Universidades e hospitais foram criações do mundo grego antigo isso já não era algo incomum. As escolas de pensamento, egregoras acrópoles foram as pavimentadoras dessas instituições. Eu lhe pergunto, qual instrução que teve atuação direta na escravidão dos povos africanos através de duas bulas papais? (Essa é fácil). Diga-me, como era os cultos das outras religiões durante a união de igreja e Estado, ciências naturais e pensadores que iam contra o heliocentrismo?
@joaopaulosouzadossantos4406 Жыл бұрын
Os cristaos radicais de um lado e intolerantes radicais do outro, pra mim o religioso q mata por seu deus e um ati religiosos q mata ou difere ódio por seu ateísmo são dignos da mesma lata de lixo
@brunogomes5587 Жыл бұрын
O idioma francês foi o único que preservou o significado da palavra cristao pra cretino, máu caráter, dissimulado etc como eles conhecidos antigamente: chrétien. Quando se falava que tinha chrétien (cretino, canalha, dissimulado, mentiroso) nas redondezas, todo mundo ficava velhaco e tipo: lá vem! Lá vem merda desse pessoal. E até hoje esse grupo se comporta assim mesmo pois exigem das pessoas aquilo que pregam mas nao praticam.
@marcelovsrj Жыл бұрын
Nunca
@GabrielOliveira-yj5kq Жыл бұрын
@MAESTRIA MENTAL com Evidio Zimmer o problema que, não foi a bíblia que disse isso apenas replicou, essa e uma citação grego da ( árvore do fruto podre) toda árvore podre dará frutos podres.
@oswaldoborgonovojunior6370 Жыл бұрын
Bem esclarecido
@antoniocortijo4399 Жыл бұрын
Bom dia professora e comunidade.
@JulianaCavalcanti Жыл бұрын
Bom dia, Antonio
@eronfernandes877110 ай бұрын
gostei
@assembleiadedeusprimitivao68138 ай бұрын
Existiu sim perseguição tem documentos provando isso
@videoblesstoni65895 ай бұрын
Nesse video ela forçou demais a barra...falar que alguém num momento de paz não pode narrar um tempo passado de perseguição? Xé, forçou. E curto ela demais, mas nesse, não pos os pés pra trás, mas na cabeça mesmo.
@nicomedina1009 ай бұрын
Tudo invenção que se explica na disputa entre o helenismo e o judaísmo.
@gilbarretovitti6729 Жыл бұрын
Que visão ! Desenvoltura e accuradamente intrínseca !
@Aphonso82 Жыл бұрын
O Sobre a Morte dos Perseguidores, de Lactâncio ;já tinha adiantado o trabalho do Eusébio, imagino
@zeoliaveira3991 Жыл бұрын
Nero, não foi perseguidor,Calilula..?????
@JulianaCavalcanti Жыл бұрын
Em resposta anterior deixei a playlist que tem vídeo sobre 😉
@genidesousa3720 Жыл бұрын
Eu sou professora de história e agora eu vou pular a parte q fala q os cristãos foram perseguidos kkkk Como lidar com essas generalizações e invenções em materiais didáticos? Fico pensativa. Alguns pontos eu digo pra eles q há controvérsias históricas e comento rapidamente sobre ideias de outras vertentes historiográficas
@changeyourmind-p1n Жыл бұрын
Raro alguém com esse nível de coragem. Parabéns!
@Brago.Oficial Жыл бұрын
Professora de cristianismo antigo?
@JulianaCavalcanti Жыл бұрын
Geni, você já viu a entrevista com o William Braga? Debatemos um pouco essa questão. Voltarei a trazer mais materiais sobre. Eu me preocupo muito também que o canal seja um espaço para refletirmos sobre o ensino de História. Vou deixar o link: kzbin.infoWqzhys1yej4?feature=share Obrigada por trazer a questão. Na live, inclusive, o William fala brevemente do manual que ele criou no mestrado como uma forma de auxiliar no campo do Cristianismo.
@genidesousa3720 Жыл бұрын
@@Brago.Oficial ensino fundamental II e Médio.
@genidesousa3720 Жыл бұрын
@@JulianaCavalcanti sou recém chegada em seu canal, professora. Muito obrigada pela indicação de conteúdo. Vou assistir. Tenho certeza que vai me ajudar muito a melhorar como professora!
@reginaldoalmeida2673 Жыл бұрын
E se atual cristianismo e falso
@robertoabreu6721 Жыл бұрын
História por História , nestes dias Daniel relata, é tempo de negar a existência de Deus, é o plano controle mundial.
@pedroka7013 Жыл бұрын
Querida professora, aonde na história do cristianismo primitivo o cristianismo deu ibobe?. Os cristãos não dependem só de fatos históricos pra adorá-lo, e nunca será .
@andrefelipeambrosio26552 ай бұрын
Claro vocês não são enxergam a verdade!
@robertomirabelli6511 Жыл бұрын
Parabéns professora, a Religião do filho da adúltera está perto do fim 👍
@robertomirabelli6511 Жыл бұрын
@@ivaelferreira7727 essa maldita religião está acabando na Europa, praticamente, somente existe aqui nas Américas
@Brago.Oficial Жыл бұрын
Tirou o chat?
@JulianaCavalcanti Жыл бұрын
Não. Eu acho que houve algum problema hoje na live, pois para mim constava que não tinha ninguém acompanhando. Só sabia que tinha gente porque estava chegando mensagem. Me relataram também que o KZbin não notificou a live e agora você chamou atenção a esse fato. Realmente não sei o que houve 🤷♀️😐
@orgulhodeserateu Жыл бұрын
bom dia
@DanielSouza-ul5tw Жыл бұрын
Vocês já estudaram História? Não sabem que foram os ROMANOS e seus descendentes, nomeadamente a IGREJA CATÓLICA, NÃO OS VERDADEIROS CRISTÃOS que praticaram todos esses horrores? FOI O GOVERNO DE ROMA QUE INSTITUIU A IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA, NÃO FORAM OS VERDADEIROS CRISTÃOS ! Ok? Tente ESTUDAR antes de partilhar vídeos que não têm base na verdade!