É JUSTO TER PESSOAS TRANS NOS ESPORTES?

  Рет қаралды 36,369

Como a Mente Funciona

Como a Mente Funciona

Жыл бұрын

Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
apoia.se/comoamentefunciona
No vídeo de hoje, vamos trazer à baila alguns tópicos sensíveis sobre transexualidade. Já fizemos um primeiro vídeo sobre esse assunto, no qual discorremos os problemas envolvendo o diagnóstico de crianças trans. No entanto, ainda restam perguntas a serem respondidas. Nesse vídeo, vamos abordar sobre o problema envolvendo pessoas trans nos esportes. Lembrando que neste canal sempre abordamos os assuntos que nos levam à reflexão a partir do viés científico, contudo, sem encerrar a discussão.
E se você não me conhece, sou Alberto Dell’Isola, professor de psicologia e você está no Como a Mente Funciona, um canal onde falamos de neurociência, filosofia e psicologia!
Como dissemos no nosso primeiro vídeo sobre neurociência e transexualidade, temos evidências de que pessoas trans possuem uma incompatibilidade entre a biologia de seus corpos e o seu cérebro. Além disso, mostramos diversos dados que indicam o cenário de preconceito e violência que ronda a vida das pessoas trans. É óbvio que essas pessoas devem ter o direito de assumirem sua identidade de gênero e nome social sem qualquer tipo de preconceito. Mas para além da questão da discriminação, temos algumas implicações sociais que não devem ser ignoradas:
A primeira, já bem conhecida, é o problema envolvendo pessoas trans no esporte.
REFERÊNCIAS:
Heather AK. Transwoman Elite Athletes: Their Extra Percentage Relative to Female Physiology. Int J Environ Res Public Health. 2022 Jul 26
Hilton, E.N., Lundberg, T.R. Transgender Women in the Female Category of Sport: Perspectives on Testosterone Suppression and Performance Advantage. Sports Med 51, 199-214 (2021). doi.org/10.1007/s40279-020-01...

Пікірлер: 1 000
@joaofarias1566
@joaofarias1566 Жыл бұрын
minha sugestão seria adicionar uma categoria específica para pessoas trans, assim teria mais paridade pra competir.
@Boylez
@Boylez Жыл бұрын
acredito na msm ideia, mas seria difícil já que não tem tantos atletas trans e provavelmente não geraria uma boa quantidade monetária, e como a gente sabe, se nao gera dinheiro então não é interessante. A exemplo disso vc tem o futebol feminino que só está ganhando notoriedade agora porque está gerando uma certa margem de lucro, algo impensável a 20 30 anos atrás.
@joaofarias1566
@joaofarias1566 Жыл бұрын
@@Boylez tem razão, é ... fica muito difícil encontrar uma solução justa :/
@Entusiasta-Filosofico
@Entusiasta-Filosofico Жыл бұрын
@@joaofarias1566 não duvido que o estado vai começar a investir nas escolas para fazer o pessoal assistir a jogos assim
@joaofarias1566
@joaofarias1566 Жыл бұрын
@@Entusiasta-Filosofico incentivo pode ter, mas ai assiste quem quiser 🤷‍♀
@Entusiasta-Filosofico
@Entusiasta-Filosofico Жыл бұрын
@@joaofarias1566 sim mas com certeza a escola seria usada como um instrumento de divulgação
@mauriciorodrigues9050
@mauriciorodrigues9050 Жыл бұрын
Pontos importantes que devem sim serem discutidos democraticamente. Como foi falado no vídeo as mulheres conquistaram finalmente o direito de poderem competir em esportes, logo acho justo as pessoas trans também competirem, mas é necessário que fique justo para todas as pessoas e os pontos desse vídeo foram muito bem colocados.
@ComoaMenteFunciona
@ComoaMenteFunciona Жыл бұрын
Exatamente Mauricio!
@jimudi
@jimudi Жыл бұрын
Essa "série" me fez ter aquele famoso mind blow, explicou muitas coisas que não tinha conhecimento e continua a explicar, muito bom! Sem adotar a retórica de tal ideologia ou outra, apenas com estudos científicos, muito bom!
@99Gara99
@99Gara99 Жыл бұрын
Nessa questão em si, há ideologia na ciência. Ou seja, no passado recente, no meio do século passado, a ciência considerava a homossexualidade uma doença. Depois, conforme a cultura muda, a ciência se adapta e hoje é considerado natural que algumas pessoas sejam homossexuais.
@jimudi
@jimudi Жыл бұрын
@@99Gara99 realmente, tem razão, não percebi isso
@eduardol.1189
@eduardol.1189 Жыл бұрын
um fisicuturista homem ainda é mais forte que uma fisiculturista mulher
@jimudi
@jimudi Жыл бұрын
@@eduardol.1189 isso é evidentemente óbvio
@eduardol.1189
@eduardol.1189 Жыл бұрын
@@jimudi Mais tem homem que não é fisiculturista e mtou mulher com mata leão,e era fisiculturista
@delta8944
@delta8944 Жыл бұрын
Eu lembro de um caso, acho que vi em um vídeo do Átila Iamarino sobre esse mesmo tema, em que houve uma mulher cis que estava quebrando vários recordes nas modalidades femininas, e com alguns exames foi mostrado que ela produzia naturalmente níveis bem mais altos de testosterona desde cedo (em relação ao normal da mulher). Com isso, foi pedido para ela passar por tratamentos que reduzissem essa testosterona natural para continuar a competir, mas depois disso ela parou de atingir tais recordes e seu desempenho caiu consideravelmente. Nesse caso, qual seria a resolução que mais fizesse sentido com um problema assim? Afinal, variações hormonais são comuns e uma pessoa com caso similar não poderia competir nem na modalidade feminina, masculina ou trans (visto que ela não é).
@delta8944
@delta8944 Жыл бұрын
Gostaria muito de saber a opinião do Alberto sobre casos assim, pois é algo que me gera muitas dúvidas sobre o assunto.
@imbatman8177
@imbatman8177 Жыл бұрын
Não sei formular uma opinião, mas acho justo ela continuar no esporte feminino, mesmo sem supressão hormonal, é tipo, o biotipo dos kenianos é perfeito para a corrida, eles tem uma vantagem natural para isso, mas isso não significa que eles irão ter que passar por um tratamento para ficar mais nivelado o jogo. Já a questão de trans é outro ramo, não acho que esses dois temas andam lado a lado.
@ZafnatePanea
@ZafnatePanea Жыл бұрын
Na minha opinião, sendo uma vantagem natural do organismo dessa mulher, deveria ser mantida sem alteração/modulação hormonal. Se estivéssemos falando de concurso de beleza, e ela se destacasse por ser 2x mais bonita que as demais, ela deveria se "enfeiar" para participar em paridade? Não faz sentido. Acredito que esse pensamento de "igualdade" sem reflexão do que de fato a igualdade significa, está levando as pessoas a destruírem o que ja é por natureza diferente e as únicas diferenças toleráveis são as fabricadas.
@ZafnatePanea
@ZafnatePanea Жыл бұрын
@@yelsew_ Errado. A distinção entre homem e mulher é tão grande, que essa sim se faz necessária por razões bem explicadas pelo Alberto no vídeo.
@leonardosavio6601
@leonardosavio6601 Жыл бұрын
Isso é simples, neste caso a competidora estava acima da media, sem roubo, sem trapaça. Foi completamente errado inibir algo natural dela. Agora deixa que trans entre no meio é impossível ser justo. Neste caso se permitir isso, estaremos dando carta branca para trapaça no esporte!
@guustavonazareth
@guustavonazareth Жыл бұрын
Didática exemplar como sempre, fui fazendo outra coisa aqui enquanto ouvia e a explicação sobreo tema é perfeita!
@fergvl
@fergvl Жыл бұрын
canal sensacional, pesquisa, estudo, conhecimento diferenciado de mais. Parabéns pelo trabalho, e obrigado por traze-lo até nós .
@ComoaMenteFunciona
@ComoaMenteFunciona Жыл бұрын
Valeu Fernando!!
@ericmetal
@ericmetal Жыл бұрын
Ótimo video! Embasado e referênciado em pesquisas, mas que no final só confirma oq todo mundo já sabia...
@yurivegano
@yurivegano Жыл бұрын
Acredito que nem todas pessoas esportistas precisem ser profissionais, diversos esportes exigem um biotipo específico para alto desempenho. O que resta são as competições amadoras que existem aos montes.
@barbosa1543
@barbosa1543 Жыл бұрын
Ótimo vídeo como sempre.
@ALLINONEPRIME
@ALLINONEPRIME Жыл бұрын
Simples demais, sou deficiente físico e acompanho sempre paraolimpíadas, que tem varias categorias dentro do mesmo esporte de acordo com a limitação física, então bastaria criar uma categoria em cada esporte para os trans.
@Zyp005
@Zyp005 Жыл бұрын
Não faz sentido.
@lulauriano425
@lulauriano425 Жыл бұрын
Eles não querem pq não aceitam que não são mulheres 😂 Igual criança birrenta 😂😂
@coguya8324
@coguya8324 9 ай бұрын
​@@lulauriano425Ninguém disse isso Você tá sendo transfobica agr O certo é "Não são mulheres cis" Pois são sim mulheres mas mulheres trans
@guilhermefernandes8509
@guilhermefernandes8509 6 ай бұрын
​@@coguya8324mulheres trans = homens
@raideveloper
@raideveloper Жыл бұрын
Até hoje nao vi um video a altura sobre o tema, principalmente pq nunca levam em consideração 2 coisas. 1) depende mto do esporte, esporte em que altura e força explosiva pesa realmente serão sempre mais restrito as pessoas trans que esportes em que isso nao afeta como hipismo e automobilismo, então no fundo caberá a federação internacional de cada esporte decidir o que é justo e torna a competição interessante de ser assistida afinal esporte profissional existe pra receber patrocínio isso sim. 2) ha uma variedade absurda na população trans em 2 quesitos: idade em que começou a transição e genética pessoal, há pessoas trans que nem hormônio tomam pq não precisam justamente porque tem um corpo quase hermafrodita ou intersexo desde que nasceu e essas pessoas estão sendo postas juridicamente na mesma categoria da Lia Thomas e da Tiffany o que não é justo também.
@luislaluna
@luislaluna Жыл бұрын
bom comentário
@AmigoSecret0
@AmigoSecret0 Жыл бұрын
kzbin.info/www/bejne/r4rUqn6bo7J5bsU
@menegui
@menegui Жыл бұрын
Muito interessante o vídeo, é excelente ver algo sobre o tema com embasamento na literatura. Passa essas referências do vídeo pra gente professor?
@armandosilvabisporodrigues4819
@armandosilvabisporodrigues4819 Жыл бұрын
As referências sempre ficam na descrição
@Junior-pi2hr
@Junior-pi2hr Жыл бұрын
Está na descrição do vídeo
@menegui
@menegui Жыл бұрын
Vlw, qnd eu olhei n tinha
@frogolito846
@frogolito846 Жыл бұрын
Cria uma categoria em que homens e mulheres competem, sendo trans ou cis, que nem no xadrez, tem a categoria "Absoluto" em que homens e mulheres competem entre si
@andrelima6976
@andrelima6976 Жыл бұрын
O problema é encontrar patrocínio para esse tipo de competição. Pq aí o problema será outro, vão reclamar que não tem patrocínio suficiente para manter a categoria. Entra aquela questão do mercado, da oferta e demanda.
@felipeperes00
@felipeperes00 Жыл бұрын
@@andrelima6976 Compete na masculina então, somos inclusivos.
@HiperativandoOficial
@HiperativandoOficial 9 ай бұрын
Não fazem isso, pois vai ficar evidente a superioridade física dos homens, coisa que, em pleno século, 21 temos que estar discutindo.
@Emily-jr8or
@Emily-jr8or 3 ай бұрын
Xadrez não precisa usar força física, que corpos masculinos estão em vantagem!
@pafs
@pafs Жыл бұрын
Homens baixos não tem relevância em vôlei e Basketball. Homens altos não tem relevância em esportes como ginástica olímpica. Assim como cadeirantes não podem correr, cegos não podem atirar em competições de tiro ao alvo. Existem dezenas de centenas de milhares de empecilhos que não permitem que a pessoa seja campeã no esporte que ela quer. Pra ser campeão em determinado esporte é NECESSÁRIO que se tenha genética propícia pra isso o próprio fisiculturismo é assim também. O cara pode se dedicar o mesmo tanto em questão de treino, dieta e e esteróides como Ronnie Coleman fez, mas nunca ficará do mesmo tamanho que nem aquela genética abençoada. Então porque os trans são excessão ? É absolutamente ÓBVIA a vantagem genética, e mesmo assim tem eles estão competindo na mesma categoria de mulheres. Isso é tão terrivelmente absurdp que no futuro daqui centenas de anos os humanos vão ter vergonha de seus antepassados. Tudo isso é devido a politicagem de que hoje em dia não se pode proibir o público lbgt de nada. É como se as leis aplicassem apenas ao resto da humanidade, mas os referidos tem mais que direitos, eles têm privilégios e prioridades. Não sou contra o que a pessoa prefere. Eu não to nem aí pra nada disso. Só fico revoltado com pessoas que se intitulam no direito de ser mais privilegiados do que o restante da sociedade só porque tem certa preferência sexual. Isso é absolutamente insano. E provavelmente sofrerei hate e ameaça de morte por falar algo óbvio.
@ledrat
@ledrat Жыл бұрын
Pra variar, ótimo vídeo, adoro esse canal
@danieldamacena5197
@danieldamacena5197 Жыл бұрын
Excelente conteúdo!
@isanagi.
@isanagi. Жыл бұрын
o mais ideal e que se tenha um livre mercado de competicoes, e dentro desse livre mercado provavelmente seria criado uma categoria propria pra pessoas trans
@TVINT
@TVINT Жыл бұрын
kkkkkkkkkkkkkkkkkk e não tem? organiza uma competição ai e mete premio de 100k, o estado n proibi isso nao malucao kkkkkkkkkkk
@neko-princess
@neko-princess Жыл бұрын
Pessoas trans são minoria e a maioria não se importa com pessoas trans, então criar esporte pra trans não daria dinheiro o bastante, por isso não querem fazer
@Bot-sm3yw
@Bot-sm3yw Жыл бұрын
@@TVINT ele não disse que o estado proibi... ele disse sobre uma categoria de pessoas trans, coisa que se existisse não teria essas polemicas....
@umcaraai3062
@umcaraai3062 Жыл бұрын
Problema q existe pouquíssimos trans no mundo
@danilorossini2861
@danilorossini2861 Жыл бұрын
Dentro da luta por igualdade total que os generos emergentes estão buscando (o que é impossibilitado JUSTAMENTE pelas questões dos corpos fisicos, graças à suas caracteristicas masculinas / femininas), sua idéia se faz super sensata
@johannfilipediasdesouza4843
@johannfilipediasdesouza4843 Жыл бұрын
Que vídeo sensacional
@AgramonArte
@AgramonArte Жыл бұрын
É muito complicado esse assunto, todas as provas e fatos mostram claramente que é completamente injusto com as mulheres CIS colocar um uma trans para competir junto com elas... Abrir uma categoria só para mulheres trans resolveria o problema, não deixaria de ser um exporte feminino, sendo assim, preservando a identidade delas, e seria bem mais justo com todos os lados. O problema é que sempre que se toca nesse assunto, algumas pessoas te taxam de preconceituoso(a). Claramente temos um erro enorme no sistema aqui, e claramente tem atletas usando essa falha de má fé ao seu favor. É muito triste isso, eu mais do que ninguém amo e respeito as mulheres trans, faço de tudo para ajuda-las, e quando eu vejo um homem se passando por mulher só para ter algum tipo de vantagem e não porque se identifica de verdade, ou até se identifica mas está agindo de má fé, isso me ddeixa muito indignado, porque agora as mulheres trans tem um novo problema para enfrentar, um problema interno, pessoas se aproveitando delas, do movimento delas, da bandeira delas, da luta delas, sabe, a mulher trans que pratica esportes junto com mulheres cis, sabem muito bem o que estão fazendo, principalmente esses casos aonde era um homem atleta antes sem conquista alguma, ai do nada mudou de sexo e quebrou recordes, esse tipo de pessoa consegue ser tão pior quanto quem dissemina ódio contra mulheres trans...
@foxroh4426
@foxroh4426 Жыл бұрын
Realmente isso é horrível
@dsnukv8941
@dsnukv8941 6 ай бұрын
É triste isso, mas infelizmente a política fala mais alto nessas horas e independente do que você fala, é taxado de preconceituoso e mais um monte de adjetivos pejorativos.
@dsnukv8941
@dsnukv8941 6 ай бұрын
A melhor alternativa que eu vejo para não privar essas pessoas de competirem, é uma categoria específica para trans até um dia no futuro em que a medicina e ciência for capaz de usar métodos mais efetivos que possam reverter eficientimente os efeitos do corpo biológico que as pessoa trans não identifica para adequar a estrutura óssea, muscular, metabólica e quem sabe até reprodutiva ao que ela se identifica.
@ArtenoPapelRaissaFernandes
@ArtenoPapelRaissaFernandes Жыл бұрын
Respeito boa parte das revindicações de diferentes grupos, porém alguns claramente injusto. No cenário de esporte de alta performance é desleal. Um homem que se identifica como trans não anula sua musculatura ou perfil biológico. Um soco, força claramente será maior que uma mulher cis. Sobre o uso de banheiros claramente as cabines não deveriam ficar um um local fechado e sim aberto. Nada de isolamento a não ser no local de uso para atender necessidade biológica.
@aliciaschimanski8367
@aliciaschimanski8367 Жыл бұрын
Me faz refletir um acontecimento. Eu estava treinando musculação a dois anos e sempre treinei certo, semore aumentando carga, estava com meus 22 anos, com muuuuito custo estava conseguindo colocar 10kg de cada lado no supino. Me lembro que um jovem, deveria ter uns 14 ou 15 anos que havia começado academia a uns 6 meses. Ele me pediu para revezar no supino, e colocou 15kg de cada lado. Foi ai, nesse momento, que eu vi claramente oq é um corpo masculino e oq é um corpo feminino. Existem variações, mas é muito claro pra mim ver essas diferenças numa sala de musculação, só não vê quem não quer.
@diogomagno7347
@diogomagno7347 Жыл бұрын
@@aliciaschimanski8367 Acho que principalmente as mulheres que negam isso é pela sensação de ouvir que é mais fraco, é ruim, a diferença de altura e peso muda muita coisa até se comparar homem com homem, mas ninguém gosta de ouvir que é mais fraco mesmo sendo só biologia.
@aliciaschimanski8367
@aliciaschimanski8367 Жыл бұрын
@@diogomagno7347 exato! E comparando os próprios corpos femininos, existe muita diferença. Tem mulheres que nunca vão conseguir fazer um treinamento resistido pesado, por conta da sua própria estrutura corporal, de altura, massa corporal, densidade óssea, já outras, parecem que seus corpos foram projetados para tal atividade.
@galpaomodas2664
@galpaomodas2664 Жыл бұрын
@@aliciaschimanski8367 eu to na academia já faz um mês e já to pegando 10kg de cada lado.... É foda
@aliciaschimanski8367
@aliciaschimanski8367 Жыл бұрын
@@galpaomodas2664 quase 3 anos e agora que to conseguindo fazer com 15kg e só sai umas 8rpt, pra fechar 12 preciso de ajuda 🤪
@Marombagamer1987
@Marombagamer1987 Жыл бұрын
Alana McLaughlin MMA atleta trans justo?? Nilika brunelli Trans matou sua adversaria normal. as mulheres normais tem que decidir se vão ou não enfrentar e terem uma bonificação caso aceitem assim as mulheres trans poderiam competir normalmente e a decisão de participar da competição ficaria a critério das mulheres normais.
@Aninha11ish
@Aninha11ish 10 ай бұрын
Esse vídeo é esclarecedor, cada um deve competir na sua própria categoria.
@jeanbueno7045
@jeanbueno7045 Жыл бұрын
Não tem segredo. São 3 modalidades: Masculino, feminino e trans. Simples. Qualquer coisa fora disso é errado e injusto. Próximo assunto
@jeanbueno7045
@jeanbueno7045 Жыл бұрын
@Róbson Dornelles tecnicamente sim, não levei em conta por não ter visto até agora, mulheres que transitam para o masculino, pedirem inserção no esporte. Mas se houver demanda, você está certo, 4 modalidades.
@poggoid7336
@poggoid7336 Жыл бұрын
@@jeanbueno7045 Tem uma demanda tão grande quanto o inverso, porém o problema é que a inserção de mulheres trans é a única coisa que a mídia acaba se importando. Enfim, mas o ideal seriam 4 categorias mesmo, masculina, transmasculina, feminina e transfeminina. Seria bem legal na verdade pela visibilidade incrível que isso traria.
@-Eir-
@-Eir- Жыл бұрын
Eu me senti ofendida por pessoas como eu serem colocadas na categoria "trans". Vc é MT indelicado pra discutir sobre esse assunto, que tal se ausentar?
@indioconservador
@indioconservador Жыл бұрын
@@-Eir- tu ta maluco , vai crescer em vez de ficar se sentindo ofendido rapaz
@-Eir-
@-Eir- Жыл бұрын
@@indioconservador mas c tá brava?
@viniciusgusmaos
@viniciusgusmaos Жыл бұрын
Ótimo vídeo! No caso da jogadora Tiffany, que já jogava no masculino, ela chegou a marcar 70 pontos em apenas 3 partidas no seu ano de estreia, algo nunca antes visto. Contudo, entre as profissionais há quem a defenda e há quem a critique, argumentando que ela leva vantagem biológica. Teve até uma passagem com o técnico Bernardinho, que, após ver seu time levar um ponto dela, disse "homem é f...", se referindo ao tipo de mecânica que as jogadoras sis não têm.
@HiperativandoOficial
@HiperativandoOficial 9 ай бұрын
O dia que eu vir uma trans que virou de mulher para homem pedir para competir no esporte masculino, eu deixo de ser contra. Isso é ridículo!
@BraianSilveira
@BraianSilveira Жыл бұрын
Cara, assim como um dia não havia a categoria feminina e criou-se, agora está na hora de criar mais duas, homens e mulheres trans, sei q tlvz de início teriam poucas pessoas para fazer um grande evento, mas com o tempo poderia dar certo, justo para todos né! Parece uma ideia simplista mas… categoria feminina está aí voando alto já!
@pabloqueiroz8656
@pabloqueiroz8656 Жыл бұрын
O problema é que você estaria segregando mais ainda essas pessoas
@pabloqueiroz8656
@pabloqueiroz8656 Жыл бұрын
@@nanoeletron Cresça e pense muito no que você está dizendo
@grazielemaria3121jksj
@grazielemaria3121jksj 10 ай бұрын
​@@pabloqueiroz8656Reclame com a natureza, a própria já fez essa "segregação".
@jeffersonlimiam5779
@jeffersonlimiam5779 Жыл бұрын
Teria que ter uma terceira categoria para pessoas trans, mas dentro da categoria cis é impossível.
@saitamablz1512
@saitamablz1512 Жыл бұрын
e errado isso e preconceito uma barbuda, super alto e forte tem que competir com mulheres pequenas e frageis sim, se ele se identifica como mulher ele e mulher.
@mestredoazar2576
@mestredoazar2576 Жыл бұрын
o problema é que não teriam atletas os suficientes para isso. Se você vê é 1 ou 2 por esporte que tem.
@singularisenix
@singularisenix Жыл бұрын
@@saitamablz1512 Não, isso não é preconceito, é justiça e promoção da igualdade. Se a pessoa se identifica mulher, ela compete com outras que se identificam como mulher mesmo possuindo uma biologia mais favorável a esportes em relação a biologia feminina. Sinceramente, eu sinto até vergonha de ter que explicar isso.
@singularisenix
@singularisenix Жыл бұрын
@@mestredoazar2576 Claro que haveriam, não é como se existissem 10 pessoas trans por país, e se não houverem, paciência, o mundo não gira em torno da vontade de algum indivíduo específico e nem pode girar...
@saitamablz1512
@saitamablz1512 Жыл бұрын
@@singularisenix errado a pessoa e oque ela se identifica e vc está sendo preconceituoso .
@ursulobursulo4449
@ursulobursulo4449 Жыл бұрын
isso me lembra de um episódio muito bom de South Park kkkkkk
@xSuuhx
@xSuuhx Жыл бұрын
Kkkkkkkkkkkkkkkkkk
@xSuuhx
@xSuuhx Жыл бұрын
Acredito que não só na natação, mas em qualquer outro esporte as atletas trans só possam competir se tiver iniciado o tratamento hormonal antes da puberdade. Mas ao mesmo tempo acredito que crianças não tem capacidade pra decidir sobre questão de gênero. O jeito é criar uma categoria só pra quem é trans e pronto.
@tomie_anti-alpha5695
@tomie_anti-alpha5695 Жыл бұрын
Tem um vídeo do Alberto falando sobre "exite crianças trans?" recomendo vc assistir é bem interessante.
@gabrielnunesdesouza7180
@gabrielnunesdesouza7180 Жыл бұрын
Respeita o absoluto do meu xadrezinho, obrigado kkkkk
@guiguspi
@guiguspi Жыл бұрын
Albertão, rolou algum deslize na tabela (4:27), onde, ao que parece, parte da primeira linha sobrepôs a segunda linha. (Os tempos a partir da prata dos 100m, estão com tempos iguais aos dos 10000m)
@Kiyan4444
@Kiyan4444 Жыл бұрын
É só colocar todo mundo pra competir junto, homem, mulher, tanto faz.
@luanmichel6957
@luanmichel6957 Жыл бұрын
ai a mulher nunca vai ganhar medalha de ouro
@Oimeuchapa0013
@Oimeuchapa0013 Жыл бұрын
Iria desencorajar as mulheres, seria meio ruim acredito
@adriansouza2859
@adriansouza2859 Жыл бұрын
@@luanmichel6957 🤣🤣
@adrianakusieluskus8941
@adrianakusieluskus8941 Жыл бұрын
🤣😂🤣😂🤣😂
@ONoobDoWOT
@ONoobDoWOT Жыл бұрын
Eu gostaria de ver vídeos com analises psicológicas sobre o desenhos dos anos 90 do Batman.
@ZandorPlay
@ZandorPlay Жыл бұрын
gostaria de saber tb sobre esportes eletronicos que envolvem só mental
@taemartins5828
@taemartins5828 Жыл бұрын
Antes de qualquer coisa irei estudar mais sobre o tema e procurar por homens trans no esporte.
@guto6490
@guto6490 Жыл бұрын
Acho que seria interessante substituir a divisão por gênero por uma baseada em classes/séries com certa mobilidade (A, B, C,…). Provavelmente é um processo bem complexo e a classificação dos atletas deve ser criteriosa, mas acredito que funcionaria.
@Nascamil
@Nascamil Жыл бұрын
Pois é, mas isso acaba abrindo margem para outras discussões. Claramente a classe/ série A seria a de maior desempenho, e claramente seria majoritariamente composta por homens, ou até mesmo sendo totalmente composta por homens, por serem extremamente superiores fisicamente do que as mulheres. Isso ocorreria naturalmente, porém, surgiriam vários movimentos acusando o esporte de excluir e rebaixar as mulheres, talvez até surgisse cotas e coisas do tipo na tentativa de favorecer esse grupo e gerar um igualitarismo artificial.
@guto6490
@guto6490 Жыл бұрын
@@Nascamil faz bastante sentido isso, há de se pensar em modos de equiparar a categorias quanto a premiação e visibilidade, diferente futebol que estamos acostumados. No mais, isso eh só um devaneio mesmo kkkkkkk, alguém que entende do assunto com certeza vai chegar a uma solução melhor que eu.
@adrianrian7889
@adrianrian7889 Жыл бұрын
Não Faz uma nova categoria (simples ) Homem com homem Muher com mulher Tras com tras Cis com cis Binário com binário
@leonie_gata_de_outono
@leonie_gata_de_outono Жыл бұрын
@@adrianrian7889 o nome disso é segregação, e é antiético
@brunoribeiro1387
@brunoribeiro1387 Жыл бұрын
Mas Homens trans não querem disputador na categoria masculina, entretanto, mulheres trans querem disputador na categoria feminina, logo, temos na categoria feminina a maior injustiça.
@keltonmoraes9598
@keltonmoraes9598 Жыл бұрын
Eu enxergo isso de outra maneira. Pode parecer meio cruel, mas se infelizmente você nasceu no corpo "errado", você não pode competir. Isso é o mais justo. Para exemplificar, me pegarei como exemplo. Adoro correr e praticar natação, mas nasci com Asma e tenho uma capacidade pulmonar muito menor que o meu irmão. Quando a gente corre junto, mesmo eu tendo o dobro do tempo de treino, ele consegue me acompanhar. Mesmo se eu quisesse muito ser um atleta, por uma condição natural eu não poderia, porque o meu corpo não permite. As pessoas trans, entrariam na mesma situação. A prática de esporte de maneira competitiva não é para todos, é isso.
@Ipoown..
@Ipoown.. Жыл бұрын
É o mais lógico e o mais justo, mas as pessoas gostam de complicar e ir querendo pular a cerca e fazer oq bem entender
@alexv.2355
@alexv.2355 Жыл бұрын
Sou uma pessoa trans, eu acho que isso seria facilmente resolvido se fosse criado uma categoria para pessoa trans... Parece mais simples, o que claro, não justifica o preconceito que exite na sociedade :/
@keltonmoraes9598
@keltonmoraes9598 Жыл бұрын
Fala @@alexv.2355, no mundo ideal acho que isso funcionaria. Mas nesse caso não esbarraria no problema de só ter categorias ou esportes que tenham um público grande? Fico lembrando daquela lutadora de judô que só conseguiu participar das olimpíadas porque trabalhou muito mais que o normal porque não tinha patrocínio. Ou igual a um jogador de Badminton de um projeto social de volta redonda, que mesmo sendo o melhor na categoria dele em 2011 não foi para o mundial pois não tinha dinheiro. Aí com uma quantidade muito menor de participantes, não ficaria uma categoria meio abandonada e esquecida no geral?
@Entusiasta-Filosofico
@Entusiasta-Filosofico Жыл бұрын
@@keltonmoraes9598 provavelmente aconteceria que o estado ficaria investindo nesse tipo de esporte, aqui onde eu moro tem Casa de Cultura onde, por 20 anos, não operou em sua capacidade total ( 70 pessoas ) nenhuma vez. E mesmo assim o estado investe.
@marceloalmeida7355
@marceloalmeida7355 Жыл бұрын
@@Entusiasta-Filosofico kk, ou seja o estado te rouba(imposto) pra investir em algo que ninguem quer ( ja que não da lucro nao tem demanda), ou seja pega seu dinheiro pra encher o bolso de politico.
@jhonathanuchira
@jhonathanuchira Жыл бұрын
eu como mulher trans sempre achei injusto um mulher trans competir com mulher cis A começar que mesmo bloqueando testo ela (mulher trans) não para de treinar o que diminui ainda mais a perda de massa magra, na minha opinião a melhor saída seria colocar mulheres trans para competir em categoria próprias talvez até competindo com homens trans.
@CalebSilvaIdiomas
@CalebSilvaIdiomas Жыл бұрын
Muito obrigado!!!! É importante ter alguém trans comentando!!
@fred3324
@fred3324 Жыл бұрын
ate ter uma olimpaida SEPARADA lgbtqi+ onde criaria apra nao bianrios, trans masculino e trans feminino e varias outras formas especificas.
@Milk_Dev
@Milk_Dev Жыл бұрын
na verdade isso não faria muito sentido, teria que ser criada uma olímpiada junta da normal no qual pessoas trans poderiam participar, não binarios já é algo extremamente questionável, pois, criar 3 novos tipos de olímpiadas só porque pessoas se identificam de tal gênero? O certo seria fazer com que jogos separados das olímpiadas fossem criados, mulheres trans contra mulheres trans, e homens trans contra homens trans. O único problema seria encontrar tantos atletas para conseguir formar uma. Mas eu acho que homens trans não deviam jogar contra mulheres trans, pois os homens, no qual se tornam trans e viram mulheres, continuam sendo homens, então produzem mais testosterona, possuem maior capacidade física e respiratória, então seria muito desbalanceado
@fred3324
@fred3324 Жыл бұрын
@@Milk_Dev ninguem falou 3 novos tipos apenas 1 para generos msitos. ai ate homens e mulheres cis que queiram competir nesse tipod e categoria seria bom, ou como eu disse, a categorai nas proprias olimpiadas
@fred3324
@fred3324 Жыл бұрын
@@Milk_Dev MAS nas olimpaidas atuais com a taxa hormonal diferenciada NÃO DA. Rebecca gusmão teve ouro olimpico e mundial tomados por usar anticoncepcional. Teve atleta da amratoan que teve por usar antigripal. MUDAM a caada 4 anso os trajes de antação qp da vantagem, nao da vantagem da sim, vamso deixaar só sunguinha, ams e as mulheres vai cortar o amio delas tb?, biquini? nao confortavel e tals(só um exemplo) iamgina se tivesse esse tipo de discussão toda vez que for fazer antidopping num ser trans?
@luislaluna
@luislaluna Жыл бұрын
ótimo vídeo, tratou o tema com responsabilidade realmente sem cair em transfobia (que muitas pessoas caem quando se discute essa questão). mas só um adendo, esse discurso de "nasceu no corpo errado" não é tão certo, era algo bem usado pra se explicar transgenereidade antigamente, mas o problema é que a questão transgênera não se refere necessariamente ao corpo, tanto que há muitas travestis ou homens trans que preferem não fazer cirurgias pois se sentem bem no corpo. gênero não se refere apenas ao corpo, mas também a toda a construção social em volta, ou seja, comportamento, roupas, aparência e sua identidade pessoal. então de uns tempos pra que houve uma certa ressignificação do que é ser trans por parte da comunidade, sendo simplesmente não se encaixar no _gênero_ a que lhe foi atribuído no nascimento.
@ismaelBand
@ismaelBand Жыл бұрын
que video legal sobre o tema!
@victorgouveia421
@victorgouveia421 Жыл бұрын
Grande Alberto, só faltou mostrar o lado pra matar o assunto de vez. Quantos atletas homens trans de alto desempenho existem?
@Junior-pi2hr
@Junior-pi2hr Жыл бұрын
Nenhum, e dificilmente existirá.
@jordanmarques3757
@jordanmarques3757 Жыл бұрын
Difícil, a estrutura biológica não permite. Acredito que pelo tratamento a base de testosterona ate impediria de participarem de competições pelo antidoping
@guilhermegirardelideolivei3301
@guilhermegirardelideolivei3301 Жыл бұрын
A mulher pode injetar o quanto ela quiser de testosterona que nunca vai ter o desempenho de um homem, porque o corpo dela não é de homem! Não é difícil de entender.
@kolhenlix
@kolhenlix Жыл бұрын
Pode existir Sou um homem trans com desempenho maior do que homens cis nos esportes Principalmente pela minha flexibilidade e leveza pela falta de testorterona
@jordanmarques3757
@jordanmarques3757 Жыл бұрын
@Daisy Ridley my beloved a sua deve ter, não foi capaz de elaborar um argumento
@pedroluizsouzapinto1980
@pedroluizsouzapinto1980 Жыл бұрын
Esse vídeo me faz sentir um pouco de vergonha por apanhar pras mulheres no jiu jitsu com mais frequência do que eu gostaria de admitir kkkkkk
@diegobarros3969
@diegobarros3969 Жыл бұрын
Apenas admita que você gosta de apanhar de mulher bonita
@pedroluizsouzapinto1980
@pedroluizsouzapinto1980 Жыл бұрын
@@diegobarros3969 kkkkkkkkk rapaz, tu fala isso porque não sabe como apanhar é ruim
@Ipoown..
@Ipoown.. Жыл бұрын
Poiser cara eu como homem tenho um corpo mais feminino do que muitas mulheres aí. Me dá um pau
@pedroluizsouzapinto1980
@pedroluizsouzapinto1980 Жыл бұрын
@@Ipoown.. então, tem homens e homens. Eu sou o famoso frango kkkkkkk.
@berdxs9035
@berdxs9035 Жыл бұрын
Pense é por mulheres acima do normal e se vc apanha delas mas consegue revidar já está acima da média, que apanharia feito saco de pancadas e morreu me incluo na maioria
@ppleguas
@ppleguas Жыл бұрын
Esse deve ser o ponto mais difícil de conciliação
@maikedrum
@maikedrum Жыл бұрын
Excelente
@fhz3062
@fhz3062 Жыл бұрын
Sugestão de vídeo é do canal Rationality Rules: kzbin.info/www/bejne/ZmOpdIywbceCpZo Ele explica bem os problemas da inserção de pessoas transgênero nos esportes femininos que exigem alto esforço atlético. Uma solução que vejo como bem provável em um futuro não tão distante é: - criação de categoria específica em esportes individuais, - criação de limitação máxima para esportes coletivos, - possível adição em categorias medley como foram alguns revezamentos e lutas nas olimpíadas de Tóquio. A ideia é que a população transgênero é pequena em relação à população geral e dentro dessa população é ainda mais raro a existência de atletas profissionais de alto desempenho. Assim, ter a categoria própria em esportes individuais permite a competição mais justa entre pares e a limitação nos esportes individuais não inviabiliza a prática por falta de gente para formação de times. Um bom comparativo para tais categorias são as lutas, todas separadas por massa, e os esportes paralímpicos, todos com diversas categorias para tentar contemplar as diversas variações dos corpos dos competidores para garantir que a competição seja justa entre eles. Um bom exemplo é o vôlei sentado, que pode ser disputador por pessoas amputadas, total ou parcialmente, e por pessoas com pernas, porém com dificuldade de mobilidade. São atribuídos pontos aos integrantes dos times e há um limite de pontos para as combinações de jogadores em quadra. É uma forma muita inteligente de garantir a quantidade de pessoas suficientes para praticar e manter o esporte interesante.
@joaomarcondes1898
@joaomarcondes1898 Жыл бұрын
Estava esperando por este video🗿
@felipe.al1981
@felipe.al1981 Жыл бұрын
Show!!👏🏼👏🏼
@fabiojr15
@fabiojr15 Жыл бұрын
Trans competem com trans e deixem as mulheres cis vs mulheres cis…
@mefistofoles
@mefistofoles Жыл бұрын
As pessoas aprendem pela dor. Precisa ver dar merda. Libera um ano , aí vão ver a discrepância entre as atletas. Caso as mulheres achem injusto que peçam pra proibir , tô vendo mais homem incomodado com isso que mulheres. Ciência não é partidária ,
@PoderOtaku
@PoderOtaku Жыл бұрын
Pode parecer loucura mas eu sugeriria uma terceira categoria onde poderiam competir trans mtf e ftm juntos e também pessoas não binárias e gênero fluído que tenham passado por qualquer tipo de terapia hormonal eu acho que isso seria justo e ao mesmo tempo inclusivo, fazer uma terceira categoria não é ofender a feminilidade ou masculinidade de qualquer pessoa trans, muito pelo contrário e colocar essas pessoas em um patamar justo de competição e ao mesmo tempo ser inclusivo aceitando a todos no esporte, no vídeo não foi abordado sobre homens trans que mesmo com terapia hormonal e muito treino tem muitas dificuldades de acompanhar homens cis que é uma situação oposta a das mulheres Trans no caso, o que também torna atletas homens trans quase inviável por isso acho que a terceira categoria seria perfeita para inclusão de todos.
@brayanrafhael
@brayanrafhael Жыл бұрын
sensacional.
@Junno-b
@Junno-b Жыл бұрын
Sensacional como sempre!
@s0ulsonyx
@s0ulsonyx Жыл бұрын
Eu vejo isso como as pessoas que alegam que conseguem vencer as leis da física movendo objetos com a mente ou Flutuar eles realmente acreditar nisso não é problema o problema é obrigar as pessoas a acreditar e colocar outros em Risco.
@wellitons.l.278
@wellitons.l.278 Жыл бұрын
Com certeza
@danielmiranda219
@danielmiranda219 Жыл бұрын
Gênero e sexualidade não têm nenhuma relação com charlatanismo ou expressão artística. São aspectos livres de escolha. Procure se informar mais sobre. Não vai se decepcionar.
@KitKathPetrova
@KitKathPetrova Жыл бұрын
@@danielmiranda219 nem vc acredita nisso...
@danielmiranda219
@danielmiranda219 Жыл бұрын
@@KitKathPetrova Seu julgamento só prova que você se baseia em conhecimentos de senso comum. Crer na ciência não deveria ser uma escolha. Mas pelo visto, no seu caso, é melhor confiar nas informações sem fonte do que nos estudos que levaram toda a história da humanidade para ser desenvolvido. Informação salva. Busque-a a todo custo.
@KitKathPetrova
@KitKathPetrova Жыл бұрын
@@danielmiranda219 Vc escolheu ser hétero?
@LuanClem
@LuanClem Жыл бұрын
"Até em ser mulher os homens são melhores que as mulheres" Comentário machista de um autor desconhecido em uma foto da Sayuri Mattar da mansão maromba, referente a beleza da mesma
@estudeporseussonhos2246
@estudeporseussonhos2246 Жыл бұрын
O negócio é faz uma competição só de mulheres trans
@DoisMolinas
@DoisMolinas 9 ай бұрын
Para ter um debate interessantes, precisamos entender que existem pessoas diferentes, independentemente de genero. Anular a competicao de alta performace por gênero e adotar por cariotipagem, torna a competicao mais justa para os competidores. Alem de ser mais competitiva ja que as performaces partem de conceito muito parecidos.
@OhRamos
@OhRamos Жыл бұрын
MEU DEUS, até na conclusão do vídeo mostra o quanto essa questão é um empasse.
@evertonfelix1924
@evertonfelix1924 Жыл бұрын
Talvez a criação de uma modalidade sexualmente aberta, onde, sejam homens, mulheres ou qualquer outra definição entre estes dois extremos, pudessem participar livremente. Não creio que isto daria certo, mas, mostraria de forma prática, algum caminho mais apropriado a se seguir.
@ComoaMenteFunciona
@ComoaMenteFunciona Жыл бұрын
Mas aí só os homens venceriam - e voltaríamos ao tempo em que as mulheres eram afastadas dos esportes. Um ponto importante: representatividade feminina. Se não tivermos mais mulheres campeãs, o esporte feminino morre.
@gabrielnunesdesouza7180
@gabrielnunesdesouza7180 Жыл бұрын
@@ComoaMenteFunciona obviamente depende do esporte
@giu-it2ii
@giu-it2ii Жыл бұрын
Acho que criando uma outra categoria..tipo que a categoria feminina è dividida na categoria feminina cis e trans
@rogeriorocha532
@rogeriorocha532 Жыл бұрын
A maioria é oportunismo e sem vergonha mesmo !! Poucos são distúrbios hormonais, bem poucos !!!!
@pedrosdrubs8509
@pedrosdrubs8509 Жыл бұрын
Venho dizendo isso há tempo. Inclusive fui professor de biologia por anos e tive uma aluna trans que foi proibida de participar de jogos escolares e era um grande problema ela frequentar o banheiro feminino. Acho que existem problemas nos quais tem base científica como o abordado no vídeo mas outros são puramente culturais, como o banheiro, e estes devem ser extirpados. Agora, a discurso sobre crianças fazendo tratamento hormonal para sua transição é algo que precisa ser avaliado caso a caso... não tem como engessar uma coisa dessas.
@Entusiasta-Filosofico
@Entusiasta-Filosofico Жыл бұрын
"Puramente culturais" em que ponto começa e em qual Termina?? Isso é uma afronta a feminilidade da mulher pois a divisão entre banheiros e justamente para isso, não faria qualquer sentido alguém que mutilou seu próprio pênis e dali fez um buraco, utilizar um banheiro feminino. Deveriam criar um banheiro propriamente para esse tipo de pessoa, assim como fizeram para os deficientes e cadeirantes.
@fabiotv8346
@fabiotv8346 Жыл бұрын
Na questão do banheiro n é cultural n, ainda mais em escola
@semmascaranomomento6156
@semmascaranomomento6156 Жыл бұрын
Acho que uma pessoa só pode passar pelo tratamento hormonal depois de uma certa idade, posso estar errado, mas crianças só tomam bloqueadores de hormônio para que suas características físicas do sexo biológico não desenvolvam até que o mesmo tenha idade. Sobre o banheiro, por lei e direito das pessoas utilizarem o banheiro de acordo com a sua identidade.
@Entusiasta-Filosofico
@Entusiasta-Filosofico Жыл бұрын
@@semmascaranomomento6156 o tratamento é recomendado para pessoas de 13 a 14 anos e ainda assim é perigoso a pessoa ter trombose.
@ideac.
@ideac. Жыл бұрын
@@Entusiasta-Filosofico tenho quase certeza q é pra a partir de 16 mas ok
@RuntaBRkot
@RuntaBRkot Жыл бұрын
Minha sugestão seria deixar bem claro que as categorias não são referentes ao gênero da pessoa mas sim o seu sexo biológico. Ao meu ver isso seria bom para todos, porque traria uma grande visibilidade ao tema, explicando em rede mundial os conceitos de identidade gênero e, ao mesmo tempo, não impedindo ninguém de competir ou fazendo alguma pessoa alterar seu corpo para tal
@RuntaBRkot
@RuntaBRkot Жыл бұрын
@@SuperTrooper00 sexo biológico ≠ identidade de gênero. uma mulher (gênero) pode ter pênis/corpo masculino (masculino/feminino eh referente ao sexo biológico e homem/mulher é referente ao gênero)
@sthepcorms6747
@sthepcorms6747 Жыл бұрын
Então homem trans pode participar dos esportes femininos???? E esporte nunca foi sobre sexo, sempre foi sobre gênero, não quer dizer que qualquer pessoa daquele gênero possa participar, ou você acha que é só hoje eu me assumir trans que eu posso ir para o esporte feminino sem teste hormonal algum?
@Atissan
@Atissan Жыл бұрын
Mas o sexo biológico É o gênero
@RuntaBRkot
@RuntaBRkot Жыл бұрын
@@Atissan esse não é o consenso atual
@RuntaBRkot
@RuntaBRkot Жыл бұрын
@@sthepcorms6747 leia de novo meu comentário, eu justamente falei que se você (homem/masculino) se assumir trans (mulher/masculino), você continuará competindo no setor masculino (sexo biológico). Para mim, se você não fez grandes mudanças no seu corpo e só se identifica como gênero diferente, você deveria continuar participando como seu sexo biológico. Se tomou um monte de hormônio, dai acho que deva haver um limite para mudar de competição
@Crorvoc
@Crorvoc Жыл бұрын
São feitas medições hormonais, físicas é superioridade. Caso esteja em um nível superior ao do adversário, estará submetido à uma exclusão, caso não, participarà do evento.
@joaovitor.lourenco
@joaovitor.lourenco Жыл бұрын
Minha opinião é que o melhor cenário para solucionar essa problemática é por meio da criação de uma categoria própria, dessa forma passaríamos a apresentar categorias masculina, femina e trans. Considero essa a forma mais eficáz porque, como apontado no vídeo, mulheres trans possuem extrema vantagem sobre mulheres Cis nos esportes e além disso também não é possível colocar uma mulher trans na categoria masculina, visto o fato da mesma suprimir hormônios masculinos ela apresentará extrema desvantagem em relação a homens cis.
@lkeniti
@lkeniti Жыл бұрын
Uma solução seria os editais das competições definirem quem está apta a competir. Teriam competições pra Cis, Trans e Abertas. Os clubes poderiam ter atletas trans mas o que muda é qual competição eles poderiam participar.
@umcaraai3062
@umcaraai3062 Жыл бұрын
Únicos esportes q eu vejo pra uma mulher trans competir sendo justo diminuindo e muito ao máximo os seus hormônios masculinos seria em alguns esportes coletivos como futebol e vôlei por exemplo e não é nem todos coletivos basquete eu acho q ela ainda teriam muita vantagem pq é um esporte de muita força física agr esportes como natação maratona artes marciais aí é 100% injusto
@arilsonlira4043
@arilsonlira4043 Жыл бұрын
@@umcaraai3062 no xadrez a dispota tb é justa
@carnifisid
@carnifisid Жыл бұрын
@Daisy Ridley my beloved Você assistiu ao vídeo? não tem motivos para separar no esportes por gênero e/ou sexo? tem certeza que dá para comparar com algo como a cor/raça de alguém? Sei que há tempos diziam que negros corriam mais por questões genéticas, mas se não me engano já foi desmentido, que não é valor tão descrepante
@carnifisid
@carnifisid Жыл бұрын
@Daisy Ridley my beloved ah e eu vejo como categorização dentro de limites corporais, ou categoriza ou volta a competir no sexo biológico ou qual seria a sua sugestão?
@Mc01kays
@Mc01kays Жыл бұрын
Sou trans, mas acho que criar uma categoria só de pessoas trans talvez distancie elas do que elas realmente são
@Zyp005
@Zyp005 Жыл бұрын
Psé!!(sou cis)
@felipeperes00
@felipeperes00 Жыл бұрын
Compete na masculina então, somos inclusivos
@Zyp005
@Zyp005 Жыл бұрын
@@felipeperes00 transfobicos* Corrigindo, você acabou digitando errado, não precisa agradecer!pois não!
@felipeperes00
@felipeperes00 Жыл бұрын
@@Zyp005 somos inclusivos, todas as categorias masculinas aceitam qualquer genero, até do genero dragão
@felipeperes00
@felipeperes00 Жыл бұрын
@@Zyp005 Manda colar ta categoria masculina, é lei, todos podem participar, até mulheres que tem cromossomo XX, sabia? TODOS Se você quiser se autodenominar do genero dragão de komodo, voce pode e vai ser aceito/a para competir
@ElenaMoreira-dv4dc
@ElenaMoreira-dv4dc 19 күн бұрын
Eu sou mulher trans e comecei o meu tratamento hormonal aos 47 anos de idade. Não sou atleta, mas quando eu era adolescente disputei uma corrida e joguei futebol de salão, e lembro que fui um fiasco porque a corrida precisei interromper nos primeiros 100 metros porque os outros meninos já estavam nos 300 metros; no futebol de salão eu também saí rápido porque não tinha força nem pra chutar aquela bola pesada. Hoje, juridicamente um mulher, eu disputaria alguma prova esportiva? NÃO? Nem recomendo a mulheres trans insistir para disputar nas equipes femininas, por este entendimento que tenho: existe o feminino (toda mulher cis e toda mulher trans tem esse feminino enraizado, é a essência delas), mas o feminino não é força, é delicadeza; e existe a função biológica do sexo ou aparelho reprodutor que é completo (capaz de gerar vida ou não) na mulher cis. A mulher trans é também muito mulher, mas o é especialmente na mente (identidade de gênero). O mesmo podemos dizer dos homens trans.
@Eve_sky1
@Eve_sky1 Жыл бұрын
como resolver a competição de trans nos esportes, e só fazer uma competição de somente mulheres trans e homens trans pronto problema resolvido, mas ai não querem isso pós dizem que e transfobico, sinceramente já vi várias vezes alguns vídeos onde mostra a clara diferença física de uma mulher cis e uma trans, as trans acabam tento vantagem por crescer justamente em um corpo masculino antes mesmo de iniciar sua transição, assim como mencionado no vídeo, os únicos esporte aonde a competição seria justa e jogo tipo o Xadrez ou E-Sport ai não faz diferença se e Homem,Mulher ou Trans
@GabrielNunes-kx2hv
@GabrielNunes-kx2hv Жыл бұрын
Resposta curta: Não Resposta longa: NÃAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAO
@mestredoazar2576
@mestredoazar2576 Жыл бұрын
3 soluções que vejo são. 1° A separação ser feita pelo gênero de nascença. 2° Deixar a categoria masculina como uma categoria unissex e a feminina só para mulheres cis 3° Liberar o uso de esteroides para as mulheres cis para que possam equilibrar o jogo. (Não recomendo essa)
@victorgil7391
@victorgil7391 Жыл бұрын
mas vc acha mesmo que elas já não usam?, o problema que elas geralmente usam em menor dose do que nos homens, mais usam, todo atleta usar, e para que ocorra uma mudança fisiológica no corpo sobre um efeito da testosterona elas teriam que usar uma dosagem que fariam que elas deixassem de ser mulher e acabariam se transformando em homem, cirando barba e adquirindo características masculinas, como voz grossa, clitóris hipertrofiado, coisa que já é comum em fisiculturistas femininas . Obs: E a verdadeira solução não é nenhuma dessas, a solução é criar uma categoria para transexuais.
@mestredoazar2576
@mestredoazar2576 Жыл бұрын
@@victorgil7391 não existe atletas trans o suficiente pra fazer uma categoria separada nos esportes.
@victorgil7391
@victorgil7391 Жыл бұрын
@@mestredoazar2576 ai fica complicado de se resolve essas questões
@lucastro1314
@lucastro1314 Жыл бұрын
4° deixar o esporte para heteros apenas
@laylamello9977
@laylamello9977 Жыл бұрын
Lógico que é justo. Nem que for adicionar uma nova categoria para mulheres trans. Todos nós seres humanos temos direitos de estar onde quisermos, nunca pode-se violar os direitos de alguém!
@Narahrodrigz09
@Narahrodrigz09 Ай бұрын
Não, não é justo. E não precisa ser nem um gênio pra saber disso
@stringsdrums7171
@stringsdrums7171 Жыл бұрын
vc resolve facilmente essa questão com o fato de q vc n vê homens trans batendo recordes contra homens cis mas vê mulheres trans ultrapassando facilmente mulheres cis. tenho certeza q um homem apaixonado pelo esporte se sentiria extremamente frustrado por não ter nenhum talento ou aptidão pra isso, mas e se ele competisse contra mulheres?
@victorgil7391
@victorgil7391 Жыл бұрын
acho que se resolveria isso criando uma nova categoria nos esporte para homens e mulheres trans
@wellitons.l.278
@wellitons.l.278 Жыл бұрын
Sim
@nicolasrodrigues277
@nicolasrodrigues277 Жыл бұрын
@@victorgil7391 acho que criar uma categoria para homens e mulheres trans não resolveria muita coisa isso pq provavelmente homens trans ainda se sairiam melhor por questões biológicas
@dobs8697
@dobs8697 Жыл бұрын
O bagulho é ficar com o sexo que lhe foi atribuído e agir como tal, cabou
@Evyephemeral
@Evyephemeral Жыл бұрын
@@nicolasrodrigues277 só uma pequena correção: no caso seriam as mulheres trans. De um modo muito simples, homem trans refere ao individuo que nasceu mulher em termos de sexo e, mais tarde na vida, transicionou para homem. Assim, mulher trans se refere àquele que nasceu como homem e transicionou para mulher.
@peterklaus3552
@peterklaus3552 Жыл бұрын
Não. Estrutura óssea, hormônios e etc totalmente diferentes.
@victorgil7391
@victorgil7391 Жыл бұрын
Vai estudar fisiologia e vc irar entender as mudanças permanentes que a exposição hormonal causa no corpo humano
@peterklaus3552
@peterklaus3552 Жыл бұрын
@@victorgil7391 vão começar dar hormônios desde bebê, desde criança e etc?
@AnaPaula-oj2sz
@AnaPaula-oj2sz Ай бұрын
É muito injusto, as mulheres nadaram e morreram na praia.
@ouroliquido5973
@ouroliquido5973 Жыл бұрын
É mais simples criar modalidade exclusiva para tais.
@Rafa....
@Rafa.... Жыл бұрын
É um pouco injusto, imagina um "Adriano Imperador" no meio de mulheres médias kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@leonie_gata_de_outono
@leonie_gata_de_outono Жыл бұрын
TH diminui drasticamente massa muscular e densidade óssea... Claramente não conhece sobre pessoas trans e nunca deve ter visto uma trans hormonizada na vida...
@stefanyalveslaurindo894
@stefanyalveslaurindo894 Жыл бұрын
Eu sou a primeira a assistir o vídeo ❤️❤️. Edit: Vendo esse vídeo eu percebi o como deve ser difícil e complicado isso, tanto para as mulheres cis como para as mulheres trans, só espero que futuramente com muitos estudos com muita responsabilidade esse problema se resolva o mais rápido possível, obrigada por mais um vídeo Alberto, parabéns pela ótima explicação sobre o assunto!!
@singularisenix
@singularisenix Жыл бұрын
Parabéns, isso mudou a sua vida. Que coisa relevante!
@ComoaMenteFunciona
@ComoaMenteFunciona Жыл бұрын
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
@stefanyalveslaurindo894
@stefanyalveslaurindo894 Жыл бұрын
@@singularisenix Bem eu não sei se vc tá sendo irônica (o) ou falando a sério,mais bem eu só sei que esse vídeo é perfeito para a gente discutir e debate melhor o assunto,então sim é relevante!
@singularisenix
@singularisenix Жыл бұрын
@@stefanyalveslaurindo894 Está te faltando interpretação de texto, e pior, interpretação do seu PRÓPRIO texto. O que o fato de você ter sido a primeira pessoa a assistir o vídeo (sem falar que sequer foi), tem haver com o assunto tratado no vídeo? Esse tipo de comentário de gente comentando que foi o primeiro existe desde os primórdios da internet e ainda hoje está presente em absolutamente todos os vídeo, aparentemente as pessoas ainda enxergam sentido em comentar isso.
@stefanyalveslaurindo894
@stefanyalveslaurindo894 Жыл бұрын
@@singularisenix irmão qual o PROBLEMA eu ter comentado isso? "Eu só a primeira assistir o vídeo ❤️❤️" Eu só fiquei feliz cara, qual o problema disso? Não quero dizer que sou a única existência do KZbin só fiquei feliz ser a primeira a comenta, nossa não sabia que era crime!!
@joaomarcelo1612
@joaomarcelo1612 Жыл бұрын
Para mim é muito simples, claramente é injusto mulheres trans competindo, então criem uma categoria somente para mulheres trans ou as coloquem com os homens, e outra, por que não tem discussão com homens trans? Simples, por que homens trans teriam pouquíssimas chances contra homens cis, competição é uma competição, quantas atletas mulheres não sacrificam um corpo feminino pela sua ambição? Não vejo problema nenhum em uma mulher trans competir com os homens.
@poggoid7336
@poggoid7336 Жыл бұрын
Uma mulher trans não pode competir com um homens cis pelo mesmo motivo que uma mulher trans não pode competir com as mulheres cis; É injusto. Durante o tratamento hormonal existe uma redução de força, de capacidade cardiorrespiratória, dependendo de que fase da vida começou a transição não tem o msm tamanho nem porte físico, existe portanto uma biologia específica na fisiologia das mulheres trans e homens trans, que não torna justo sua competição entre indivíduos cis. Dessa forma o ideal era a criação da categoria trans para cada gênero, transfeminina e feminina / masculina e transmasculina. Ao contrário do citado existem inúmeros homens trans q competem normalmente com homens, inclusive nenhum atleta trans masculino que já conheci compete nas categorias femininas 👍, e sim contra homens cis. No entanto, ainda assim é injusto, os homens trans não possuem muito destaque e a mídia não se importa em noticiar suas carreiras por motivos estratégicos e ideológicos. Um exemplo é o @pinkmantaray nadador trans. Enfim, a criação da categoria trans é o mais justo através da biologia e do campo social. Mas é super inviável quando se fala se verba, plateia e divulgação. É necessária uma GRANDE enorme mobilização, e muitas pessoas da comunidade trans tem medo de serem segregadas no processo, o que NÃO é o objetivo.
@Gabriel_osupremo
@Gabriel_osupremo Жыл бұрын
O maior desafio deve ser subir 2500 posições no ranking do nada.
@aalucardk
@aalucardk Жыл бұрын
Então já que é comprovado essa diferença elas deviam tentar disputar na categoria masculina mesmo, sem fazer essa supressão de testosterona, porém, no seu processo de feminilização talvez tenham um deficit no seu organismo. A solução só virá depois de testar todas as possibilidades, talvez uma categoria só trans Mas, por mais q o esporte se divida em categorias, sempre acaba sendo injusto, sempre há aqueles muito mais altos, fortes, flexíveis, com estrutura, apoio... contra o outro lado dessa linha
@felipesilveira7880
@felipesilveira7880 Жыл бұрын
A melhor alternativa seria criar, além da categoria masculina e feminina, as categorias trans masculino e trans feminino
@gamont1795
@gamont1795 Жыл бұрын
Tive uma ideia,que tal uma liga mista
@Dabx333
@Dabx333 Жыл бұрын
Só iria separar ainda mais, gerando mais preconceito
@gamont1795
@gamont1795 Жыл бұрын
@@Dabx333,oque da ideia de ter uma liga mista?
@Dabx333
@Dabx333 Жыл бұрын
@@gamont1795 como assim liga mista?
@gamont1795
@gamont1795 Жыл бұрын
@@Dabx333,ter tipo uma liga que é a mistura da feminina e masculina
@user-yx4lb5xq5h
@user-yx4lb5xq5h 9 ай бұрын
Como preparadores físicos, técnico iriam agregar mas como competidores não.
@josemiguelandrade1050
@josemiguelandrade1050 Жыл бұрын
Eu queria entender porque o xadrez é dividido
@SakamotoSan28
@SakamotoSan28 Жыл бұрын
Pra complementar o vídeo, assistam ao vídeo "Trans athletes in women's sports: Is this fair?", da Sabine Hossenfelder, tem legendas em português.
@loirarc20232
@loirarc20232 Жыл бұрын
Obrigado pela recomendação
@adrianakusieluskus8941
@adrianakusieluskus8941 Жыл бұрын
Vou ver !
@Leprozin
@Leprozin Жыл бұрын
essa questão complexa pode parecer um problema praticamente insolúvel, isso ocorre porque ela é derivada do erro de dividir homens e mulheres. entendam, realmente existe diferenças entre homens e mulheres, assim como nos esportes de velocidade a uma diferença também gritante entre negros e brancos, e nos esportes de inteligência a uma diferença ainda maior entre jovens e adultos. mas dentre todas essas diferenças a maior é a diferença de individuo para individuo, existem tantas características que determinam o desempenho físico de uma pessoa que é impossível criar uma competição realmente justa, mesmo todos se esforcem igualmente e ao máximo por conta da genética alguns terão melhor aptidão física, ou seja não será justo. a ilusão de querer uma competição justa onde todas partes tem desempenhos iguais e o vencedor será decidido pela habilidade ou sei la, criou essa divisão entre homens e mulheres, o que resolve o problema parcialmente, mas por não ser uma solução perfeita cria outros problemas como esse das pessoas trans.
@victorgil7391
@victorgil7391 Жыл бұрын
Mas o problema que a diferença biológica de homem para mulher é comum, agora a pessoa que tem uma génetica que favoreça ela num determinado esporte certamente competira com outras pessoas igual a ela que tmb tem a mesma predisposição genética favorável ao esporte, os que não tem assumem o risco já sabendo das suas limitações o que é diferente de vc colocar um homem para competir com uma mulher.
@tomie_anti-alpha5695
@tomie_anti-alpha5695 Жыл бұрын
Que? exite uma diferença de Negro para branco? Há que lógica é essa? isso não justifica Racismo irmão. Além que sim pode existir algumas diferenças biológicas entre homens e mulheres mais isso na maioria das vezes não é justificativa para o Sexismo.
@Leprozin
@Leprozin Жыл бұрын
@@tomie_anti-alpha5695 primeiro, existe sim diferenças de velocidade entre pessoas de diferentes etnias, é so ver as corridas, quase todas as pessoas mais rapidas do mundo vem de certa região da africa. segundo, EM QUE CARALHO DE MOMENTO EU DISSE QUE ISSO JUSTIFICA r4c1sm0? não disse isso em momento nenhum nem sequer insinuei, não sei porque voce tem isso na cabeça mas aprenda a intepretar.
@jordanmarques3757
@jordanmarques3757 Жыл бұрын
Essa diferença entre negros e brancos é em alguns esportes. Em corrida real negros ganham, já na natação brancos ganham
@tomie_anti-alpha5695
@tomie_anti-alpha5695 Жыл бұрын
@@Leprozin quando falo isso não justifica o Racismo não estou me referindo ao esporte,mais o social mesmo.
@Jaqueline_Andrade_Gomes
@Jaqueline_Andrade_Gomes Жыл бұрын
Finalmente alguém falando o ÓBVIO!
@ramirescoms
@ramirescoms Жыл бұрын
ESPORTES ELETRÔNICOS, agora tem que falar deles e o porquê de serem separados também 🤔 Eu sinceramente nunca entendi
@ComoaMenteFunciona
@ComoaMenteFunciona Жыл бұрын
Essa eu consigo responder. É o mesmo motivo pelo qual temos divisão de categorias no xadrez: representatividade. Existem milhares de garotas no mundo que poderiam ser excelentes jogadoras não jogam por terem poucas mulheres jogando.
@carnifisid
@carnifisid Жыл бұрын
@Daisy Ridley my beloved Você sai ofendendo os outros gratuitamente ou recebe pra isso? As coisas que você fala é da sua cachola ou tem algum embasamento científico? No começo achei que era uma pessoa séria, mas vi você comentando em todo comentário e ofendendo todo mundo, o psiquiatra te liberou?
@lordrdk
@lordrdk Жыл бұрын
É só criar uma categoria TRANS e ta tudo certo
@JacobTheSunPreacher
@JacobTheSunPreacher Жыл бұрын
zero visibilidade, portanto zero incentivo de patrocinadores resultando na morte da categoria.
@otohime8516
@otohime8516 Жыл бұрын
Na hora de dar essa ideia todo mundo quer, mas deixa acontecer mesmo se não vão falar que tão dando "previlégio", que é "mimimi" e outras coisas...
@Alderete51
@Alderete51 Жыл бұрын
Biologicamente, não é justo de forma alguma. Mas há de se criar uma categoria mista inclusiva
@asubk2635
@asubk2635 Жыл бұрын
ue, n da pra dividir em categoria por peso/massa muscular, mobilidade, etc.
@iKezess
@iKezess Жыл бұрын
Acho que é só fazer uma competição só de trans. Sou leigo aceito críticas construtivas
@adrianakusieluskus8941
@adrianakusieluskus8941 Жыл бұрын
Vc tem razão, trans não podem competir com mulheres.
@caochamine2185
@caochamine2185 Жыл бұрын
Acho que talvez seja necessário uma conscientização por parte das pessoas trans que possam possuir tais vantagens, e um melhor desenvolvimento científico/educacional para ajudar impedir o descobrimento muito tardio de seu próprio gênero, assim podendo iniciar a transição mais cedo e deixando os corpos o mais preciso possível com os seus respectivos gêneros.
@adrianrian7889
@adrianrian7889 Жыл бұрын
Nova categoria (única solução ) Colocar tras na categoria feminina só aumenta a xenofobia
@Dabliuuw
@Dabliuuw 8 ай бұрын
Solução para colocar pessoas trans é uma dessas: 1 Separar elas para uma nova categoria somente para pessoas trans (Possívelmente a audiência seria baixa) 2 Medir hormônios, força e altura física e comparar se é muito injusto competir com pessoas cis ou não 3 Aceitar normalmente
@felix-fys
@felix-fys 2 ай бұрын
Se não me engano há até um episódio de Southpark que trata justamente disso, e mostra o porquê disso não ser justo.
@Lusky-
@Lusky- Жыл бұрын
não é justo
@kohler123
@kohler123 Жыл бұрын
É triste ter que explicar o óbvio que, atualmente, é totalmente distorcido pela militância
@ComoaMenteFunciona
@ComoaMenteFunciona Жыл бұрын
Exatamente
@ComoaMenteFunciona
@ComoaMenteFunciona Жыл бұрын
A tabela que coloquei deveria ser suficiente para mostrar a diferença entre corpos femininos e masculinos
@tomie_anti-alpha5695
@tomie_anti-alpha5695 Жыл бұрын
O problema não é esse e sim usar isso para desfavorece as mulheres trans no universo feminino!!
@MissScyther
@MissScyther Жыл бұрын
@@tomie_anti-alpha5695 Sim. As pessoas acham que criando uma terceira categoria separaria as pessoas trans e garotas cis mais ainda(mais um passo para trans não ser mais pessoa)
@r0di_rig028
@r0di_rig028 Жыл бұрын
@@MissScyther sim. E por isso devemos fazer mulheres cis competirem com mulheres trans q tem mais vantagem q elas
@clovisirigoyen-dy2fn
@clovisirigoyen-dy2fn 3 ай бұрын
O fato de um SER HUMANO feminino decidir que à partir de hoje será uma PESSOA do sexo masculino, não quer dizer que seu CORPO FÍSICO acompanhe a mutação da sua PERSONALIDADE. A mesma estupidez inversa se daria quando um SER HUMANO masculino que decida ser uma PESSOA do sexo feminino, passe a lutar numa categoria feminina.. A distinção de categoria não se dá pela PERSONALIDADE, e sim pelo SUPORTE FÍSICO. Não vejo polêmica na questão, vejo burrice.
@LennyAlves94
@LennyAlves94 Жыл бұрын
Olha, acho que nem sempre dá pra agradar a todos. O que tem que ser levado em consideração é a competição justa e o respeito pelo esporte. Toda escolha que fazemos na vida gera consequências. Na minha opinião, uma pessoa deveria ser orientada sobre esse assunto antes de decidir se tornar trans, para que ela não reclame depois. Como o próprio Alberto disse, é uma verdade inconveniente que mulheres trans são muito mais fortes que as outras mulheres. Você pega uma pessoa que, quando homem, era medíocre no esporte, aí essa pessoa vira mulher trans e bate todos os recordes. Isso estraga o esporte e estraga A VIDA de muitas mulheres desportistas que treinaram a vida toda para estar ali, só pra ser massacrada por uma mulher trans. A gente não pode estragar um esporte e as carreiras de todas as esportistas pra favorecer uma pessoa de forma injusta. É triste dizer isso, mas não acho que uma mulher trans deveria participar na categoria feminina, da mesma forma que um homem trans não deveria lutar boxe contra homens que nasceram homens. Não é justo. É um massacre.
@xSuuhx
@xSuuhx Жыл бұрын
Seria interessante um vídeo sobre pedofilia ser doença ou não. O que diz a ciências sobre isso?
@aristoteles2488
@aristoteles2488 Жыл бұрын
Se pode ser considerada doença ou não tecnicamente falando, eu não sei; mas nitidamente se trata de uma desordem mental grave.
@adrianrian7889
@adrianrian7889 Жыл бұрын
É crime do mesmo jeito (não tente justifica esse crime nojento) pedófilo bom é pedófilo morto, seria a mesma coisa de querer justificar a escravidão como coisa da época
@xSuuhx
@xSuuhx Жыл бұрын
@@adrianrian7889 onde tu tá vendo eu defendendo pedofilia porra? Essa é uma discussão que existe na internet e eu simplesmente não acredito nessa baboseira de ser uma doença
O problema das mulheres nos JOGOS OLÍMPICOS
14:44
Atila Iamarino
Рет қаралды 577 М.
13 DIFERENÇAS ENTRE HOMENS E MULHERES (E SUAS EXPLICAÇÕES)
17:40
Matemática em Evidência
Рет қаралды 129 М.
Finger Heart - Fancy Refill (Inside Out Animation)
00:30
FASH
Рет қаралды 28 МЛН
Alex hid in the closet #shorts
00:14
Mihdens
Рет қаралды 16 МЛН
Ouch.. 🤕
00:30
Celine & Michiel
Рет қаралды 20 МЛН
Banha de Porco! Faz bem ou é mito? Dr. Fernando Lemos - Coloproctologista
10:56
Dr. Fernando Lemos - Planeta Intestino
Рет қаралды 147 М.
The moment we stopped understanding AI [AlexNet]
17:38
Welch Labs
Рет қаралды 834 М.
80 Year Olds Share Advice for Younger Self
12:22
Sprouht
Рет қаралды 1,6 МЛН
EXPLICAÇÃO CIENTÍFICA PARA A HOMOSSEXUALIDADE
15:07
Como a Mente Funciona
Рет қаралды 66 М.
Finger Heart - Fancy Refill (Inside Out Animation)
00:30
FASH
Рет қаралды 28 МЛН