Laurentino Gomes sobre escravidão na África e responsabilidade dos europeus

  Рет қаралды 19,610

Roda Viva

Roda Viva

Күн бұрын

Пікірлер: 399
@marcelomilan3169
@marcelomilan3169 3 жыл бұрын
Deveria ter pessoas para discordar no roda vida!! Assim o evento ficaria mais interessante!
@reinaldodossantos1500
@reinaldodossantos1500 3 жыл бұрын
Tem certas coisas que não tem que te rô contra ponto, principalmente se o contra ponto for uma mentira
@diegogrisi485
@diegogrisi485 3 жыл бұрын
@@reinaldodossantos1500 Pq o contra ponto seria uma mentira? Se os africanos não são culpados pela escravidão dos negros no Brasil, eles têm uma parcela de culpa.
@Gatoloko14
@Gatoloko14 3 жыл бұрын
@@diegogrisi485 Sim, mas no vídeo ninguém contesta isso e sim a tentativa de diminuição da parcela de culpa dos europeus por esse fato.
@diegogrisi485
@diegogrisi485 2 жыл бұрын
@@Gatoloko14 Mas se os próprios africanos têm culpa, também, na escravidão dos negros da África, a parcela de culpa dos Europeus diminuem tendo em vista ter havido uma ação "conjunta" e isso é lógico. E outra, sempre houve escravidão em toda a parte do globo em vários momentos da história:brancos , vermelhos, amarelos,pretos... todos foram escravizados. Então o que se vê hoje é uma ideologia anti racista de exclusividade negra e que representa apenas um mecanismo para obter vantagens individuais: visibilidade empresarial sem ter mérito, seguidores no instagran pra ganhar dinheiro fácil, a prerrogativa de subjulgar os outros pela impressão de que se está sofrendo racismo.. lamentável.
@Gatoloko14
@Gatoloko14 2 жыл бұрын
@@diegogrisi485 É difícil conceber um valor para algo q não é possível ser calculado, mas dizer q a culpa dos Europeus pode ser diminuída pelo fato de Africanos terem se escravizados é errado. Ao meu ver não há como "diminuir" e sim compartilhar de forma igual. Do mesmo jeito q quem escravizava era um ser humano horrível quem vendia seus semelhantes também era. E respondendo sua fala de que a ideologia anti racista é apenas formada por negros, é claro q ela seria querendo ou não no mundo atual o racismo é cometido contra negros não há outra minoria que se iguale nessas condições com eles, tanto é que existe o racismo estrutural. E sobre os mecanismos de obtenção de vantagens eles não são culpa do "movimento" anti racista, e sim da sociedade e como a estabelecemos, tanto que usam outros para a mesma finalidade como o feminismo, caridade, luta contra homofobia, ajuda social.....
@deisegaia9146
@deisegaia9146 4 жыл бұрын
Excelente comentário. Negar a responsabilidade dos europeus e mais que ignorância, é falta de compaixão...
@euestareila6064
@euestareila6064 3 жыл бұрын
Judeus e árabes tbme escravizaram
@gtvo6156
@gtvo6156 3 жыл бұрын
Quem vendia os.negroa para os.europeus?
@hikki537
@hikki537 3 жыл бұрын
Quem que vendia para os Europeus?
@JoaoVitor-wz8rx
@JoaoVitor-wz8rx 3 жыл бұрын
@@hikki537 os europeus que compravam e estimulavam esse comércio sujo seu animal
@badecoloco69surf
@badecoloco69surf 3 жыл бұрын
O problema é que querem responsabilizar os Brancos tupiniquins pela escravidão européia.
@michaelnascimento9686
@michaelnascimento9686 3 жыл бұрын
Livro sensacional 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
@alexandrinobruno
@alexandrinobruno 5 жыл бұрын
Pelos comentários temos (infelizmente e ainda) um looooooongo caminho a percorrer..
@JamersondeJesus
@JamersondeJesus 5 жыл бұрын
Exato.
@nanavibes7501
@nanavibes7501 5 жыл бұрын
Vamos torcer para que não demore tanto 🙏🗻
@huskeradama
@huskeradama 5 жыл бұрын
Você é livre para pegar um avião e ir morar em Uganda, Chade, Camarões, já que sofre tanto aqui... Pago até sua passagem pra você conhecer as delicias da África.
@alexandrinobruno
@alexandrinobruno 5 жыл бұрын
@@huskeradama Eu entendo que você quis despejar as suas frustrações internas (todo hater é um frustrado) ou simplesmente me ofender de forma gratuita uma vez que na internet agora todo mundo se acha nesse direito uma vez que qualquer boçal tem um smartphone e covardemente se esconde atrás dele, no entanto, até para ofender você precisará usar o cérebro (coisa que aparentemente deve ser muito dura pra você), para pelo menos me ofender com um comentário minimamente lógico racional argumentativo. Eu não me importo de debater com você, boçais e desinformados existem aqui, no Chade, Angola, Guiné e etc, mas, já que veio para a internet ofender, o faça com um mínimo de maturidade (se é que possível vir para a internet ofender e ainda ser uma pessoa madura)..
@huskeradama
@huskeradama 5 жыл бұрын
@@alexandrinobruno Vem cá, sujeitinho espurco e obtuso (isso é ofender, seu apedeuta iletrado), onde foi que eu ofendi você na publicação acima? Te dei uma simples alternativa ao seu ''calvário'' no Brasil. Você claramente não domina nem as palavras da sua língua e ainda quer dar pitaco em assuntos complexos como esse do vídeo... Só mostra o indivíduo soez que você é. Sem falar que, MEU DEUS, alguém precisa te ensinar pontuação... Inacreditável como você escreve mal. Nunca leu um livro na vida, não é mesmo? Aposto e ganho. Seu vitimismo não me comove. Não tenho pena de você. Nenhuma. Esse seu comportamento é nóxio para você mesmo. Criou um espantalho, como todo valdevino de internet, e está batendo nele sozinho. Patético. E antes que você se revele o zoantropo que penso ser, o deixarei com essas migalhas da minha breve atenção.
@tattianasalles3019
@tattianasalles3019 4 жыл бұрын
Laurentino precisa ser mais objetivo. O povo as vezes repete as coisas mais por ignorância do que por racismo. Uma vez que todos sabem a instituição da escravidão existiu praticamente em todas as civilizações antigas, ele deveria pontuar didaticamente o que tinha de diferente na escravidão nas Américas, onde se insere a história do Brasil. Há basicamente duas características que são específicas da escravidão nas Américas. A primeira é o mercantilismo. O comércio escravos da Costa Atlântica da África para as Américas era uma atividade que seguia a visa O mercantilista, doutrina econômica hegemônica na Europa entre os séculos XVI e XVIII, que acreditava que a riqueza estava na acumulação de ouro e prata. Não é a toa que o tráfico de escravos era um negócio complexo, tinha armador, seguro, carta de crédito, etc. O comércio triangular que envolvia 3 continentes era um sistema fechado: Vendia-se commodities na Europa produzida com mão de obra escrava nas Américas e por sua vez o comércio de escravos com a África era pago com o anteriormente produzido. A outra grande diferença da escravidão nas Américas é o aspecto racial, embora tbm houvesse diferenças raciais no tráfico de escravos para o mundo islâmico. Porém é fato que os islâmicos não construíram uma teologia racista como o Ocidente cristão e tão pouco espalhou ideias de supremacia racial baseadas em pseudo ciências como a eugenia, darwinismo social, etc.
@tupi-guaranitupi-guarani9332
@tupi-guaranitupi-guarani9332 4 жыл бұрын
Mas ele desenhou e só não entendeu quem não quis. O que talvez faltou foi a conexão com a escravidão indígena.
@WeversonPaulino
@WeversonPaulino 2 жыл бұрын
Uma explicação lucida!
@lucasdutraoli
@lucasdutraoli 2 жыл бұрын
@@vitoraguiar9376 É igual dizer que os seres humanos não sao humanos, sao uma bactéria, por que os seres humanos evoluíram de uma bactéria 😂 que piada
@Que5ta0
@Que5ta0 2 жыл бұрын
Os islâmicos não construíram uma teologia racista kkkkk, que besteira! Eles são os mais escravistas de toda a história, escravizando pessoas até hj! E foram os negros que vendiam seus semelhantes
@tattianasalles3019
@tattianasalles3019 2 жыл бұрын
@@Que5ta0 Em qual momento escrevi que os islâmicos não escravizaram? Os povos do Oriente Médio e Norte da África sempre escravizaram outros povos até pela origem tribal. O que houve na escravidão atlântica, da África para as Américas nos séculos XVI, XVII e XVIII, com repercussão no século XIX, foi algo diferente. Não foi só escravidão, mas a criação de uma ideologia, de início fundamentada na religião e depois fundada na ciência, de hierarquia e supremacia racial. É daí que vem os estudos de eugenia, o darwinismo social, o spencerismo, o determinismo...E isto foi uma criação ocidental. Além disso, o tráfico negreiro era negócio transacional, que envolvia três continentes, que tinha armador, banco, seguradora...que era um dos negócios centrais do mercantilismo, que era o sistema econômico da Europa do Antigo Regime. Tanto que os movimentos abolicionistas iniciam-se na Inglaterra da Revolução Industrial. Quem aboliu a escravidão foi o capitalismo porque este tornou o mercantilismo obsoleto.
@lucasdutraoli
@lucasdutraoli 2 жыл бұрын
Fui pesquisar aqui e esse Laurentino é judeu. Sempre.
@dolydoly5679
@dolydoly5679 Жыл бұрын
Novidade... Sempre eles... Porque será?
@EspadaTriunfante
@EspadaTriunfante 2 жыл бұрын
Este pessoal da roda vida, parecem não lerem bons livros, que tal começar para tirar a ignorância - ler - escravos cristãos, senhores muçulmanos - se não ler o contraditório, fica difícil para estes jornalistas !
@maurinojunior5924
@maurinojunior5924 4 жыл бұрын
Zumbi tinha escravos. Fato histórico.
@ricardo_4573
@ricardo_4573 4 жыл бұрын
Não há documentos históricos que comprovem tal fato. Ou você sabe de algum que queira compartilhar conosco?
@tupi-guaranitupi-guarani9332
@tupi-guaranitupi-guarani9332 4 жыл бұрын
Vc é Filho de Chocadeira e esse fato Chocante é Inquestionável. Acachapante!
@vitoraguiar9376
@vitoraguiar9376 3 жыл бұрын
Um resto de estrume de vaca como você afirmar um Mito como esse, sem comprovação ALGUMA, só mostra o seu nível intelectual.
@vitoraguiar9376
@vitoraguiar9376 3 жыл бұрын
@@ricardo_4573 Ele não têm argumentos porque NÃO existe comprovação mesmo. Eu já fui atrás e só encontrei mitos levantados por racistas e Imbecis como esse sujeito aí. Esse tipo de gente só ACREDITA nas asneiras contadas pelo seu povo complexado.
@sfcarloseduardo
@sfcarloseduardo 3 жыл бұрын
@@vitoraguiar9376 meu amigo, você quer uma prova de que negros no próprio Brasil escravizava outros negros ? Só ler a biográfica de guardo baquaqua, único escravo no Brasil a escrever um livro, lá conta que quando estava no mercado, varias pessoas de cor ( palavras dele) foi lá comprar escravos! O próprio ex escravo escreveu isso, então é perfeitamente possível o zumbi de Palmares e vários outros negros terem tidos escravos👊🏻
@raimundovianaramos5881
@raimundovianaramos5881 3 жыл бұрын
Tem 7 meses que eu tive que pedir a conta por causa disso a gerante falava para mim que eu não fazia nada
@fabio6467
@fabio6467 5 жыл бұрын
A responsabilidade sem dúvida é compartilhada, não tem ninguém inocente. Esse argumento realmente não pode ser usado pra _lavar as mãos_ em relação a esse problema. Mas pode ser usado positivamente pra destruir a ideia de inimizade dos negros contra os brancos, já que não era a cor da pele que dizia sobre a compaixão ou dureza de coração de um indivíduo - assim como havia muitos donos de escravos negros, havia muitos abolicionistas brancos (e vice-versa).
@joseferreiraneto5993
@joseferreiraneto5993 5 жыл бұрын
Ué, a escravidão só acabou pq BRANCOS quiseram assim. Qual poder teria um negro de acabar com a escravidão? É ÓBVIO.
@hugoc.b9577
@hugoc.b9577 5 жыл бұрын
O grande problema é que a cor da pele passou a dizer quem poderia ser escravizado e quem não poderia. A cor da pele era o critério utilizado para desumanizar os negros e escravizá-los (chegando ao ponto da Igreja ser conivente com a escravidão sob o argumento que negros não possuíam alma). Havia sim um conflito racial em que brancos escravizavam negros, e o fato de alguns negros contribuírem com a escravidão não muda isso - até pq estes negros muitas vezes eram usados pelos seus senhores contra seu próprio povo em troca de um tratamento "humano". Não se pode negar que a escravidão dos negros (ou seja, por um fator racial) foi imposta unicamente pelos brancos e dizer que "todos têm responsabilidade, inclusive os negros". No mais, a escravidão não acabou por razões humanitárias e sim comerciais - tanto que os negros livres continuaram excluídos e trabalho pq a visão da sociedade sobre eles ainda era objetificada.
@guilhatube
@guilhatube 5 жыл бұрын
Compartilhada com quem, cara pálida? Preto daqui é decente de derrotado em batalhas entre nações africanas. São vítimas escravizadas, seja na África ou na América. Quem sofreu com os braços acorrentados e quem sofre hoje com séculos de preconceito e desumanização por causa de sua cor, acarretando em péssima adaptação na sociedade que o via como bicho, não pode ser culpabilizado nem mesmo parcialmente. Reveja seu discurso, pois ele é racista ainda q vc não perceba.
@guilhatube
@guilhatube 5 жыл бұрын
Não é vistimismo, é percepção do erro e justiça. Por favor.
@fabio6467
@fabio6467 5 жыл бұрын
@@joseferreiraneto5993 O poder que teria um negro de acabar com a escravidão era o suficiente para somar foças, como somou. Seja nos jornais do intelectual negro *José do Patrocínio,* nas defesas judiciais gratuitas do advogado negro *Luís Gama,* no trabalho devastador do engenheiro negro *André Rebouças* (todos eles dessa época e abolicionistas), além da força da massa do povo negro que sempre se fez notar. Junto a eles, havia também muitos brancos, como a princesa loura e de olhos azuis - dona Isabel - a quem eles próprios cognominaram de "redentora". A _Abolição,_ ainda que o movimento negro de esquerda não aceite, foi um trabalho conjunto de negros e brancos.
@ricardocastro7672
@ricardocastro7672 3 жыл бұрын
Explicando o inexplicável. A vitimização sempre vem a tona.
@usseneussene8221
@usseneussene8221 4 ай бұрын
Na busca de protagonismo 😢 Debatendo sobre Africanos sem os africanos. 😂😂😂😂😂
@odragaodooeste
@odragaodooeste 5 жыл бұрын
Num país onde a pobreza assola a população, as cotas deveriam ser para pessoas pobres, que infelizmente são, na sua maioria, negros. Agora, cotas para negros, para pagar uma suposta dívida histórica é ridículo! Então teria que ter cota para todo mundo, cota para polonês, cota para japonês, cota para chinês... Se a pessoa é pobre, tem que ter vaga reservada sim e o estado tem que bancar esse estudo e dar condições de trabalho pra essa pessoa crescer na vida e poder andar sozinha. Cotas para negros não se justifica por nenhum ponto de vista.
@marcosandrade262
@marcosandrade262 3 жыл бұрын
Existem cotas para pessoas pobres, vai procurar saber.
@odragaodooeste
@odragaodooeste 3 жыл бұрын
@@marcosandrade262 sim, eu sei, minha critica foi com relação à cota racial.
@M0raes1
@M0raes1 3 жыл бұрын
Polones e chines sofre por ter sido escravizado no passado ? não ? então nao precisa de cota espero ter respondido
@odragaodooeste
@odragaodooeste 3 жыл бұрын
@@M0raes1 respondeu mas não convenceu
@dolydoly5679
@dolydoly5679 Жыл бұрын
​@@M0raes1sim, vai estudar o massacre de Nanquim na China e o que os nazistas e comunistas fizeram com os Poloneses. Vocês acham que o sofrimento é exclusivo de vocês?
@jotaoli1715
@jotaoli1715 3 жыл бұрын
Eu já documentários de próprios negros que dizia sim lá na África que ela sim escravizava seus semelhante sem pena
@MarianaRibeiro-yx8op
@MarianaRibeiro-yx8op 5 жыл бұрын
Esse Sr. não passa de um oportunista e aproveitador!! escreve um livro sobre escravidão do negro, como se nunca ouvese outro tipo de escravidão... na história da humanidade, mas ele quer falar só dos negros pois da mais Ibope. Sou mulata minha mãe é negra e detesto vitímismo, minha mãe sempre lutou para nos criar e nunca nos ensinou a aceitar desaforo, e ficar chorando pelos cantos por causa de cor de pele! Lamentável o que esse Sr. fala, como se todos os negros concorda - se com ele pois saibam que não!
@emersonamorin2435
@emersonamorin2435 4 жыл бұрын
Vc pode nao concordar....otimo estamos em uma democracia,mas negar os fatos historicos ???....isso nao e vitismo....ja sei foi contagiada pelos jumentos do bozo
@MarianaRibeiro-yx8op
@MarianaRibeiro-yx8op 4 жыл бұрын
@@emersonamorin2435 É meu amigo hoje em dia é a sim... se você descordar é Bolsominio, se você concordar é Mortadela. Graças há Deus nunca vou precisar de grupinhos de lado A ou B pra ter minha própria opinião. Ser branco, escrever um livro em pleno século vinte falando de escravidão negra?.. pra cheira oportunismo barato.
@joaopaulosilva3832
@joaopaulosilva3832 2 жыл бұрын
👏👏👏
@tiagofranca1785
@tiagofranca1785 Жыл бұрын
Já leu o livro dele? Pelo visto não. O laurentino introduz o conceito de escravismo e escravidão , explica onde elas ocorriam e como, explica os sistemas e as formas de escravidão, não só com os negros, apesar de esse ser o foco da trilogia, pois a escravidão que ocorreu no Brasil, de forma extensiva, foi a negreira.
@MarianaRibeiro-yx8op
@MarianaRibeiro-yx8op Жыл бұрын
@@tiagofranca1785 Pode me explicar porque, e por onde a escravidão veio parar no Brasil? sem sensacionalismo. Acho que não, porque vivem misturado mentira com verdades e vender livros falando de escravidão de maneira genérica dá uma boa grana. Ele e mas um "branco" ganhando dinheiro com a escravidão.
@aurelinoalmeida4557
@aurelinoalmeida4557 Ай бұрын
A herança histórica da escravidão ainda está viva e latente no nosso país quer seja pelo preconceito com os afrodescendentes quer seja pela disparidade na condição de vida de uma grande parcela de nossa população. Construir um país próspero passa necessariamente pela necessidade de ações que equilibrem esta balança
@luizwanderley2395
@luizwanderley2395 2 жыл бұрын
Sensacional
@antonioluciolima4639
@antonioluciolima4639 4 жыл бұрын
Qual foi o ultimo país a abolir a escravidão?
@eliasazevedodasilva6298
@eliasazevedodasilva6298 4 жыл бұрын
A Mauritânia,em 9 de Novembro de 1981.
@cristianoalves9136
@cristianoalves9136 3 жыл бұрын
Brasil em 13 de maio de 1988. Foi abolida a escravidão no Brasil pela lei áurea decretada pela princesa Isabel.
@antonioluciolima4639
@antonioluciolima4639 3 жыл бұрын
@@cristianoalves9136 Verdade o que derrubou Dom Pedro II foi a hperinflação. rsrsrsrs...
@cristianoalves9136
@cristianoalves9136 3 жыл бұрын
@@antonioluciolima4639 kkkkkkk
@Birutagemmaster
@Birutagemmaster 3 жыл бұрын
@@antonioluciolima4639 foi o don collor de melo
@simonepires7040
@simonepires7040 9 ай бұрын
Até o povo de Deus foi escravizado pelos faraós, lá tb não era só o fator comercial, havia separação, como se um povo fosse mais importante que o outro.
@hostrofino
@hostrofino 3 жыл бұрын
Sô saiu mentiras aí.até hoje eu nunva vi alguém falar honestamente sobre esse assunto.
@simonepires7040
@simonepires7040 9 ай бұрын
Triste realidade.
@Fernando-fk3vz
@Fernando-fk3vz 2 жыл бұрын
O Bolsonaro não sendo esperto consegue serr100x mais inteligente que o laurentino
@angelax8837
@angelax8837 Жыл бұрын
Kkkkkkkllkk kkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkk. Esquisofrenia que chama... procure ajuda médica...
@uriaheep100
@uriaheep100 Жыл бұрын
tu tá de sacanagem, né?
@tiagomoraes1747
@tiagomoraes1747 9 ай бұрын
Livro do Bolsonaro?
@99152989
@99152989 9 ай бұрын
Em um capítulo de qualquer livro desse cara tem mais conteúdo do que o Bolsonaro já produziu durante a vida.
@raimundovianaramos5881
@raimundovianaramos5881 3 жыл бұрын
Eu trabalhava muito e a gerente falava que eu não trabalhava daí eu não aguentei pedir a conta sair da empresa sem nada
@viniciusborgia1462
@viniciusborgia1462 11 ай бұрын
O problema não é quem vendeu ou quem comprou, e sim quem lucrou mais no final.
@carloscranto1920
@carloscranto1920 11 ай бұрын
Negro vendia negro... Esse o maior problema Dia da consciência negra aí pra vc
@ChristianMoraes451
@ChristianMoraes451 5 ай бұрын
A questão que antes era pior, nem comprava. Chegava, invadia e matava maioria e o resto escravizava. Essa é a receita da história da humanidade no mundo.
@FernandoSantos-lw6vz
@FernandoSantos-lw6vz 3 жыл бұрын
Ele podia responder com informações. Mas preferiu politizar a resposta .
@stefanygomes4739
@stefanygomes4739 3 жыл бұрын
Pq tudo é político
@leandrovasconcelos9619
@leandrovasconcelos9619 11 ай бұрын
Me choca ver um escritor criticar o único presidente da República que buscou desenvolver o Brasil.
@LuizSilva-hq6xv
@LuizSilva-hq6xv 11 ай бұрын
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@olivarsouzacunha8311
@olivarsouzacunha8311 3 жыл бұрын
Laurentino, você falando isso? Não seja hipócrita! Sabe bem como foi.! Nos corredores da universidade fala bem diferente, no momento era o que essa gente queria ouvir né? Sua tese não é bem essa não, releia o que você escreveu.
@ricardodaschagassousa6106
@ricardodaschagassousa6106 10 ай бұрын
*O PRECONCEITO é a porta aberta para a ESCRAVIDÃO*
@matheusmiranda3395
@matheusmiranda3395 4 жыл бұрын
Até o Laurentino tem de explicar para os próprios brasileiros que o que muitos não sabem sobre sua história. Daqui a pouco vão chamar o Laurentino de Comunista, Todo ano os brasileiros elegem um asno para governar o país.
@guhsilva639
@guhsilva639 2 жыл бұрын
Ele ta falando da escravidão no mundo todo. "Onde tinha ser humano, havia eacravidão" Bolsonaro não estava errado, os proprios negros vendiam escravos para os portugueses, era negocio deles. Mas é como ele disse, usar disso um discursso racista é errado. Já que o racismo neaceu da escravidão, e não a eacravidão nasceu do racismo
@adrianoarnold7052
@adrianoarnold7052 5 жыл бұрын
A questão da escravidão virou meio de vida para alguns.
@joseferreiraneto5993
@joseferreiraneto5993 5 жыл бұрын
O vitimismo em geral... Aqui mesmo nos comentários a gente pode ver um monte de negro vitimista. Gentinha patética.
@vitoraguiar9376
@vitoraguiar9376 3 жыл бұрын
@@joseferreiraneto5993 Tá fazendo o quê aqui? "Negros vitimistas" tá fumando o quê?
@leonardodias3375
@leonardodias3375 11 ай бұрын
Pq ninguem fala da escravidao dos indígenas???? 🤨
@karla8738
@karla8738 2 жыл бұрын
Desumano é superlativar a fala de outrem para aumentar ibope!!
@Alexander_dos_Santos
@Alexander_dos_Santos 3 жыл бұрын
Em momento algum ele negou que os próprios africanos escravizaram seus semelhantes hahaha
@Beowulf_93
@Beowulf_93 3 жыл бұрын
Vc nao entendeu. Eles so precisa am escravizar as capitatais e ocupar e de la mandavam povos irem atraz de outros povos. Pra nem precisarem ir pro interior.
@raimundovianaramos5881
@raimundovianaramos5881 3 жыл бұрын
Isso sim ainda é escravidão todos que trabalha nessa empresa por esse tipo de situação eu tenho provas
@raimundovianaramos5881
@raimundovianaramos5881 3 жыл бұрын
Aqui no Brasil ainda tem escravos
@soldadoanonimo9519
@soldadoanonimo9519 3 жыл бұрын
Sim, todos somos escravizados pelo estado.
@silvioferraz3446
@silvioferraz3446 Жыл бұрын
quanto que custa um escravo?
@raimundovianaramos5881
@raimundovianaramos5881 Жыл бұрын
Silvio pergunta pra polícia federal que eles te mandam no ministério do trabalho lá eles te falam quanto custa um escravo blz
@ronaldoferreira6056
@ronaldoferreira6056 2 жыл бұрын
Resumindo ele falou falou e nao falou nada!!!
@uriaheep100
@uriaheep100 Жыл бұрын
ele foi bem claro. sua capacidade cognitiva que não alcançou...
@Hariseldon477
@Hariseldon477 Жыл бұрын
@@uriaheep100 Ele relativizou.
@Legosin
@Legosin 2 жыл бұрын
Se fala muito pouco da responsabilidade dos ingleses.
@powernego7168
@powernego7168 3 жыл бұрын
Carambá o cara se contradiz em tudo!!!
@julismecjgsrnjotge3273
@julismecjgsrnjotge3273 5 жыл бұрын
Este é um "MIMIMI " eterno. O problema é que todos querem "MOLEZA " . Querem "subir" sem nenhum esforço.
@felipecosta8563
@felipecosta8563 5 жыл бұрын
Tudo agora sao cotas ne.....tem que ter cota pra POBRE nao cor da pele.
@pedrochagas6084
@pedrochagas6084 3 жыл бұрын
@@felipecosta8563 existe cota pra pobre, animal!!
@davimesquita1278
@davimesquita1278 2 жыл бұрын
@@felipecosta8563 mas tem cota pra pobre, já fez algum vestibular? Na hora da inscrição, não perguntam sobre sua renda em casa, sobre aparelhos que você tem em casa ou quantas pessoas vivem? Com base nesses fatos, eles te darão uma cota na prova
@eduardochavesmedeiros7951
@eduardochavesmedeiros7951 4 жыл бұрын
As tribus viviam em guerra, a única oternativa dos portugueses, negocia com as tribos mais forte para poder pegar escravos. Mais em Laurentino oque você acha de falar sobre as escravidão, dos muçulmanos contra os europeus.
@luandolunda7825
@luandolunda7825 3 жыл бұрын
sou africano . leia cheik anta diop--- africa negra pre.. colonial. leia esta disponivel gratis na internet. voces baseiam se na visao europeia sobre historia de africa
@M0raes1
@M0raes1 3 жыл бұрын
Vc nem aprendeu a escrever e quer discutir historia da africa
@eduardochavesmedeiros7951
@eduardochavesmedeiros7951 3 жыл бұрын
@@M0raes1 A te garanto que eu sei bem melhor que você.
@eliasflorentino3010
@eliasflorentino3010 Жыл бұрын
Só africano pode dizer o que passou e o que ainda passa na África,por conta dos neocolonialistas de hoje ,mudaram a forma de escravizar pegam um político negro e ditam as regras que eles querem e colocam o traidor no poder para governar qualquer país africano para eles explorarem de camarote ,e dão riquezas para o líder traidor do seu povo que ficam governando os países do Continente Africano para , frança, Alemanha,Inglaterra,Portugal ,Holanda,italia, é desse jeito aí,agora a África se levantou está tendo várias tomadas de poder ,coloquem esses colonialistas para fora,e nosso povo está se juntando 2:35 com a Rússia e com china é
@LuizSilva-hq6xv
@LuizSilva-hq6xv 11 ай бұрын
Tá no livro “Escravidão” dele. Sugiro a leitura.
@RaminhoShitsCrazy
@RaminhoShitsCrazy 15 күн бұрын
Ninguém disse que a culpa da escravidão seria das vítimas escravizadas, mas de africanos senhores de escravos. Outra coisa, citar ou publicar livros históricos (inclusive bem mais embasados que o seu) sobre a escravidão oriental não é racismo, mas sim revelar uma verdade intencionalmente velada. Deixa de desonestidade intelectual, Laurentino.
@eliaeliseosalvatoredurso2194
@eliaeliseosalvatoredurso2194 3 жыл бұрын
Resposta e pergunta direcionada politicamente pra difamar Bolsonáro .Nojento esse programa.
@Ken-vl4wk
@Ken-vl4wk 5 жыл бұрын
Pergunta simples: Até quando teremos que oferecer compensação por causa da escravidão? Compensação por tempo indefinido? Ano 5479 e o Brasil ainda tratando a geração de negros como vítimas? Isso precisa ser definido senão se iniciará uma injustiça contra todos as outras raças que não recebem nenhum benefício.
@Berguer
@Berguer 5 жыл бұрын
Perfeito. Ngm está pensando em justiça, mas sim em vantagens. Sacou?
@guilhermearaujoazevedo6148
@guilhermearaujoazevedo6148 5 жыл бұрын
enquanto os indicadores sociais continuar assim.E é o que resta a fazer pois o mal la atras ja foi feito,não tem como voltar
@juniorj.778
@juniorj.778 3 жыл бұрын
Bem +ou-, 400 anos de escravidão, Brasil tem 520, quando der 800 anos de brasil tá bom
@M0raes1
@M0raes1 3 жыл бұрын
Outras "raças" sofreram alguma coisa por terem sido escravizados ? não ? então nao precisam escravidão durou por 500 anos então que a reparação historica dure por mais 500 anos tbm
@lucasdutraoli
@lucasdutraoli 2 жыл бұрын
@@M0raes1 Lógico que sofreram. A Coréia do Sul, por exemplo, foi escravizada por japoneses por vários anos, varios lugares foram destruidos, mas ao inves de ficar pedindo reparaçao, eles foram la, se uniram e reconstruíram tudo
@musica201196
@musica201196 4 жыл бұрын
roda viva , que pisca 😉 , meu Deus quanta pergunta idiota , ainda resolvem como sempre falar do bolsonaro ,isso já virou doença mental. Só Jesus na causa, alias falar de livros, história, saber ler ,nao era a prática de alguns tempos atrás .
@marciogustavo7958
@marciogustavo7958 4 жыл бұрын
Será que é pq ele é o presidente do brasil krç
@amigodedeus5712
@amigodedeus5712 4 жыл бұрын
Me avise quando alguem de direita sera entrevistado.
@tupi-guaranitupi-guarani9332
@tupi-guaranitupi-guarani9332 4 жыл бұрын
"quando alguém de direita será entrevistado" - Sou da produção do Roda Vida e convido você para a próxima entrevista. O assunto será: Tonho da Lua e sua Terra Plana.
@amigodedeus5712
@amigodedeus5712 4 жыл бұрын
@@tupi-guaranitupi-guarani9332 kkkkkk
@victorboschini7962
@victorboschini7962 5 жыл бұрын
Simples e direto, muito bom.
@joaopaulosilva3832
@joaopaulosilva3832 2 жыл бұрын
Vão ler e estudar.
@flsmabc466
@flsmabc466 4 жыл бұрын
Quem foi o culpado pela escravidão???Não sei Como vamos saber não estávamos lá pra ver a verdade.... Sabemos o que nos contam através de histórias, mas quem pode provar que é verdade
@fabianocavalcante24
@fabianocavalcante24 3 жыл бұрын
vc não precisava ter nascido é um inutil
@shababsv232
@shababsv232 3 жыл бұрын
A escravidão eu não sei mas a Escravidão Racista foram os Europeus
@gtvo6156
@gtvo6156 3 жыл бұрын
@@shababsv232 quem vendia os escravos para os europeus?
@shababsv232
@shababsv232 3 жыл бұрын
@@gtvo6156 irmão foram os próprio s negros só que não em um toque racista como os europeus que achavam os negros inferiores apenas por serem negros oa africanos escravizavam por provar por meio de força bruta e não por uma ideia evolucionista sem pé nem cabeça
@shababsv232
@shababsv232 3 жыл бұрын
@@railtonreis9119 irmão tem uma diferença entre respeitar ou escravizar o cara pela força do que pela cor ambos estão errados mas um tem mais erro digamos assim que no caso é desmerecer igual os escravagistas faziam irmão põe vc a cabeça no lugar
@olivarsouzacunha8311
@olivarsouzacunha8311 3 жыл бұрын
Então como foi? Os portugueses pediam e os negros falavam. Me leva! Quero conhecer o Brasil! Kkkkkkk
@frankyst3537
@frankyst3537 3 жыл бұрын
Sou professor, mas qualquer pessoa minimamente informada, sabe que os próprio negros vendiam os derrotados em guerra tribal (ou comprados, roubados, etc) para os mercadores de escravos, os europeus não saiam a caça pelo continente se eles já tinham um grande mercado de escravos no litoral. Basta pesquisar em fontes confiáveis, inclusive africanas.
@euestareila6064
@euestareila6064 3 жыл бұрын
Parece que era assim também em alguns casos eles falavam que eles iriam conhecer um lugar novo para passear
@reinaldodossantos1500
@reinaldodossantos1500 3 жыл бұрын
A África era.formada por vários reinos tribais, e muitas dessas tribos tinham rivalidades entre si, os europeus se aproveitando disso, estimulação esses conflitos fornecendo armas e endividando eles e pegando seus prisioneiros de guerra como forma de pagamento pelas armas e produtos que forneciam, tanto que a África é um dos lugares com mais conflitos violentos hoje por conta desse estimulo que os europeus davam ao conflito entre tribos rivais, pois em Angola existiam muitas tribos que pertenciam a reinos africanos diferentes então eles forneciam armas para essas pessoas, os endividavam com isso e os faziam lutar entre si, os que sobrevivessem a guerra e fossem capturados seriam usados como forma de pagamento pelas armas, isso a gente aprende no ensino médio.
@M0raes1
@M0raes1 3 жыл бұрын
@@frankyst3537 Professor em que ?? pq é um fato historico os europeus literalmente adentravam o continente em busca de escravos nao existia um grande comercio de escravo no litoral no começo só depois que os europeus invadiram o continente
@diegogrisi485
@diegogrisi485 3 жыл бұрын
Kkkkkkkkkkk
@eduardochavesmedeiros7951
@eduardochavesmedeiros7951 4 жыл бұрын
Ou seria mesma coisa eu como presidente da república, morador do sul do Brasil, vender prós americanos as pessoas que moram no Norte do Brasil.
@vagnerrengav7692
@vagnerrengav7692 5 жыл бұрын
Laurentino Gomes, sujeito que mente sobre o próprio currículo, uma vez que inventa que fez pós-graduação na USP, mas que absolutamente NUNCA foi aluno de mestrado ou doutorado efetivo da Universidade de São Paulo. Vários temas históricos no nosso país são muito delicados e importantes de serem discutidos. Mas, infelizmente esse cara, ao mentir sobre o próprio currículo NÃO tem credibilidade para falar coisa alguma! Minha crítica é apenas e tão somente com o fato de o sujeito mentir sobre o próprio currículo, informando falsamente formação que NÃO procede. O que, infelizmente, coloca todo o trabalho dele em profundo descrédito, independentemente de qual seja o assunto tratado. Numa palavra, lamentável!
@nanavibes7501
@nanavibes7501 4 жыл бұрын
Não existem cursos de pós graduação que não sejam mestrado ou doutorado? Acho q deve ter vários ein.... onde vc encontrou essa "informacao"?
@vagnerrengav7692
@vagnerrengav7692 4 жыл бұрын
@@nanavibes7501 Prezado, estou falando ESPECIFICAMENTE da UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP! Respondendo sua pergunta, NA FEA-USP (FACULDADE DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO DA USP) NÃO EXISTE! Assim, você está achando errado. Sem "achismos" aqui. De qualquer forma, entendo que você, por não conhecer a USP, ou por não ter prestado atenção que estou falando APENAS da USP (mais especificamente da FACULDADE DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO DA USP) pode ter pensado em fazer sua colocação de uma forma natural; respeito sua dúvida. Permitam-me observar que não tenho interesse em criar animosidades.
@vagnerrengav7692
@vagnerrengav7692 4 жыл бұрын
Antes de tudo, permitam-me observar que não tenho interesse em criar animosidades. Percebo que tenho pontos em comum com aqueles que possam fazer críticas, reconhecer a relevância deste tema, que deve sim ser pesquisado, estudado, compreendido, revisto, discutido etc. Para trazer informação para quem talvez não saiba, para fazer mestrado ou doutorado na USP é necessário ter currículo acadêmico na Plataforma Lattes (do CNPQ), coisa que nem isso esse mentiroso tem; e, mesmo que tivesse, lá estaria informando que ele cursou lato sensu (especialização sem pesquisa, em administração; o que, por si só, também já seria motivo de estranheza para alguém com pretensão de escritor de livros de história) numa fundação PRIVADA, que NÃO se confunde com curso stricto sensu (mestrado ou doutorado) pela Universidade de São Paulo. Quem não tem mestrado ou doutorado, talvez não saiba disso. Quanto ao fato de a informação MENTIROSA de ele ter cursado pós-graduação em Administração pela USP estar disseminada em vários locais, isso só prova que esse Laurentino Gomes é um MENTIROSO CONTUMAZ, REINCIDENTE NAS PRÓPRIAS MENTIRAS; fruto de um CINISMO DOENTIO. Que coloca todos os trabalhos dele sob igual descrédito, infelizmente! Os demais meios de comunicação simplesmente replicam o que ele informou, mas isso não faz dele um aluno formado pela USP (a mentira descaradamente repetida não se torna verdade). Pelo contrário, isso também é motivo de crítica, uma vez que infelizmente isso prova que esses meios também não se deram ao trabalho de verificar a veracidade das informações. Agora, se ele faz isso até com o currículo acadêmico falso, que seria mais fácil de se verificar, será que esse mesmo sujeito não acharia até mais fácil e cômodo falsear informações de fontes primárias de registro histórico não acessíveis aos editores, aos demais pesquisadores históricos? O tema é importante, não há dúvidas. Mas se alguém chega ao disparate de cinismo absurdo ao ponto de inventar que foi aluno da USP, falseando informações do próprio currículo, para pretensamente adquirir "'ares acadêmicos de suposta passagem por universidade prestigiada", será que esse mesmo sujeito não faria o mesmo, inventando passagens históricas no sentido de tornar os livros mais sedutores ao público em geral? Eu sei, isso causa um desconforto, eu reconheço. Cria na gente, em razão de se envolver com a relevância do tema, um instinto defensivo quanto à importância da história, e, por extensão, refutar críticas ao seu autor. Mas, essa postura é ingênua, uma vez que, com isso, passa a se defender também, conscientemente ou não, a ideia de que "os fins justificam os meios". Sim, o autor escreve bem, sim, a leitura é agradável; sim, ele tem facilidade de discorrer sobre o assunto (melhor até que a de muitos acadêmicos que realmente estudaram em prestigiadas universidades, reconheço). MAS, o fato de ele ter usado do despautério, do cinismo, da anomalia moral flexível, da vaidade, ao inventar formação que nunca teve, é algo que deve ser repudiado! Sem querer parecer moralista, longe disso, por favor. MAS, assim como devemos repudiar a corrupção política (independentemente de partidarismos políticos), devemos igualmente repudiar a corrupção deste sujeito, que vergonhosamente inventa formação que não tem. É triste! Não sejamos ingênuo (assumindo que as críticas recebidas sejam de boa-fé). A hipótese de uma suposta "inteligência coletiva" não resiste a um mero exercício de senso crítico. Pelo contrário, definitivamente, a internet demonstra a falta de senso crítico das pessoas, entre outras anomalias de ordem psicossocial. Mais uma vez, respeitosamente reconhecemos a importância do tema. Mas, tomado de uma grande indignação quanto à mentira dele sob o próprio currículo, e consciente do quão árduo é verdadeiramente passar pelo crivo de um curso de mestrado e doutorado na USP, repudio esse Laurentino Gomes, corrupto do seu próprio currículo acadêmico falso!
@vagnerrengav7692
@vagnerrengav7692 4 жыл бұрын
@@nanavibes7501 Estou me referindo à FEA - Faculdade de Economia e Administração da USP, e não outra coisa. Estou me referindo ESPECIFICAMENTE à instituição onde o mentiroso alega ter feito curso de pós-graduação. E "NÃO!!!", se você não sabe, na FEA-USP NÃO EXISTE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO QUE NÃO SEJA MESTRADO OU DOUTORADO!
@pintoz6ninja
@pintoz6ninja 2 жыл бұрын
😆 🤣 mimimimi
@marcioantoniocosta1995
@marcioantoniocosta1995 Жыл бұрын
Estiver na primeira praça de leilão de escravos negros oriundo da África. Lagos Portugal. Infante Dom Afonso Henrique, o grande responsável por essa triste passagem pela história Falta muito conteúdo nesse comentário
@rubenslima7427
@rubenslima7427 5 жыл бұрын
Será se o Roda viva não vai exibir um programa se quer sem falar mal do presidente?
@nanavibes7501
@nanavibes7501 5 жыл бұрын
Só tonto mesmo pra acreditar nas merdas q o Bolsonaro fala.... tem q ser muito alienado... e muito leitor da Veja também....... affffffffff
@nanavibes7501
@nanavibes7501 5 жыл бұрын
Veja e fake News!!!!! Galera adora acreditar em fake News pqp
@253mario
@253mario 4 жыл бұрын
enrolou e não respondeu... contra fatos não há argumento contrario. Não respondeu esse é o fato.
@tupi-guaranitupi-guarani9332
@tupi-guaranitupi-guarani9332 4 жыл бұрын
É, realmente contra fatos não há argumentos. Bolsonaristas são jênios, são seres intelectualmente superiores, o grão Mestre Olavo é Deus. rs
@253mario
@253mario 4 жыл бұрын
@@tupi-guaranitupi-guarani9332 historia é fato e não idealismo de burgues de esquerda. Os africanos venderam os seus compatriotas ..na realidade não tinha patria na epoca ... sempre foram tribos umas contra as outras. Tem uns que tem o Lula Dilma Boulos Zé da Couve etc como os grandes mestres.
@tupi-guaranitupi-guarani9332
@tupi-guaranitupi-guarani9332 4 жыл бұрын
@@253mario Talkey, idealista capitalista liberal.
@vitoraguiar9376
@vitoraguiar9376 3 жыл бұрын
@@253mario É justo eu citar que seus ancestrais europeus escravizavam, comercializa-vam e, além disso, estrupavam crianças e mulheres por Puro Prazer? Sabia que isso foi bem recente? Quer pegar uma balança e colocar a escravidão dos europeus pelos europeus por motivos "Prazerosos" ou a escravidão de africanos pelos africanos por motivos De guerras tribais? Nenhum deles está certo, mas você QUER MESMO fazer essa estúpida comparação? Ah, como a burrice do brasileiro Ainda consegue me surpreender.
@253mario
@253mario 3 жыл бұрын
@@vitoraguiar9376 vc está lendo folhetins de fofocas no lugar de livros.
@rogeriocorreia8717
@rogeriocorreia8717 4 жыл бұрын
Zumbi dos palmares foi um líder da liberdade!
@Rickboy92
@Rickboy92 3 жыл бұрын
da uma olhada aí e vê se muda de opinião
@felimabr20
@felimabr20 3 жыл бұрын
Mas ele era um afticano com a mente daquela epoca,dificilmente um negro via outro negro com pensamento tipo e ae meu brother meu nego meu mano etc A Nigéria ate hoje ten brigas entre suas etnias e la dentro todos sao negros nao existe a questão da negritude entre eles como na nigeria pre Colônia tbm
@gtvo6156
@gtvo6156 3 жыл бұрын
@@felimabr20 mas os imbecis gostam de inventar
@M0raes1
@M0raes1 3 жыл бұрын
@@felimabr20 Como assim mente daquela epoca ? sim eles viam o outro como irmão eles eram escravizados pela cor da pele
@felimabr20
@felimabr20 3 жыл бұрын
@@M0raes1 naquela época no continente africano ja tinjam rivalidades entre impérios e tribos até hoje tem obviamente menos Não é pq eles saíram do continente que de repente a rivalidade acaba A Nigéria por exemplo até hoje muitas tribos são rivais ,Gana tbm
@felipecosta8563
@felipecosta8563 5 жыл бұрын
Divida historia é meu ovo direito.
@felipecosta8563
@felipecosta8563 5 жыл бұрын
@@goldfingerhardcore Sai pra lá LIXO ESCROTO
@davimesquita1278
@davimesquita1278 2 жыл бұрын
Seu ovo direito deve ser grande neh
Roda Viva | Laurentino Gomes | 25/11/2019
1:20:57
Roda Viva
Рет қаралды 191 М.
When Cucumbers Meet PVC Pipe The Results Are Wild! 🤭
00:44
Crafty Buddy
Рет қаралды 51 МЛН
What type of pedestrian are you?😄 #tiktok #elsarca
00:28
Elsa Arca
Рет қаралды 28 МЛН
Симбу закрыли дома?! 🔒 #симба #симбочка #арти
00:41
Симбочка Пимпочка
Рет қаралды 3,1 МЛН
Молодой боец приземлил легенду!
01:02
МИНУС БАЛЛ
Рет қаралды 1,3 МЛН
Um retrato do Brasil, por Laurentino Gomes
24:22
FecomercioSP
Рет қаралды 68 М.
A Escravidão na África e o Tráfico Atlântico de Escravos (Parte 2)
1:24:29
História USP - Canal Oficial
Рет қаралды 1,7 М.
Provocações | Laurentino Gomes | 2013
24:41
Provoca
Рет қаралды 28 М.
Portugal e o Início do Tráfico Atlântico de Escravizados na África.
22:22
Caçador de Histórias
Рет қаралды 35 М.
📜 História e Justiça - Laurentino Gomes
32:14
Rádio e TV Justiça
Рет қаралды 34 М.
Laurentino Gomes - 26/12/2011
1:22:11
Roda Viva
Рет қаралды 21 М.
ESCRAVO foi PAI de 250 FILHOS e viveu até 130 ANOS - Fazenda Paulista
15:22
Fazendas Antigas
Рет қаралды 1,2 МЛН
A Igreja Católica financiou a escravidão.
13:28
Caçador de Histórias
Рет қаралды 33 М.
When Cucumbers Meet PVC Pipe The Results Are Wild! 🤭
00:44
Crafty Buddy
Рет қаралды 51 МЛН