LEI DO SUPERENDIVIDAMENTO PARA SERVIDOR PÚBLICO

  Рет қаралды 4,723

PONJ Advocacia

PONJ Advocacia

Күн бұрын

Пікірлер: 44
@elietecostaoliveira5320
@elietecostaoliveira5320 9 ай бұрын
Melhor explicação que já ouvi até hoje! Muito obrigada pela clareza
@cristinabrasil22brasil35
@cristinabrasil22brasil35 3 ай бұрын
Verdade assisti varios falando mais nao bem explicado como esse parabéns ainda bem que achei esse vídeo graças
@AnaCarolBioPMW
@AnaCarolBioPMW 3 ай бұрын
E quando a financeira age de má fé e promete coisas que não cumpre pós contrato? E quando não pratica a taxa de juros que ofereceu e se negam a te enviar a cópia do contrato com as informações?
@paulobritorohrsfilho4443
@paulobritorohrsfilho4443 4 ай бұрын
Muito bem explicado e esclarecedor, obrigado.
@ribamarmonteiro4670
@ribamarmonteiro4670 8 ай бұрын
Excelente vídeo. Muito esclarecedor.
@samiralobo3044
@samiralobo3044 Ай бұрын
Excelente explicação!
@Al_davi
@Al_davi 6 ай бұрын
Melhor explicação até hoje.
@josearagao6393
@josearagao6393 8 ай бұрын
Parabéns, muito boa explicação.
@brunomellow
@brunomellow 16 күн бұрын
Ótima explicação. Só uma dúvida, O decreto 11150 não invalida o crédito consignado do superendividamento?
@ponjadvocacia8671
@ponjadvocacia8671 16 күн бұрын
Olá, Bruno! A lei do superendividamento é dividida em duas etapas. A primeira é saber se o consumidor preenche os requisitos para ser considerado superendividado. A segunda é o processo na justiça. Existem dívidas de consumo que o Decreto exclui do cálculo para saber se o consumidor é superendividado. São elas: financiamento imobiliário; financiamento para compra de veículos; empréstimos consignados. O consignado, em que pese não poder entrar no cálculo para verificar se há superendividamento, pode ser renegociado, caso o consumidor seja superendividado. Aqui no meu canal tem um vídeo onde eu falo exclusivamente sobre o consignado. Se puder, dê uma olhadinha.
@alesampaio1253
@alesampaio1253 8 ай бұрын
Vídeo muitíssimo didático.
@gleise60
@gleise60 8 ай бұрын
Excelente explicação! ❤
@VictorRamuno.advterapeutico
@VictorRamuno.advterapeutico 8 ай бұрын
Muito boa explicação
@eduardomonteiro5629
@eduardomonteiro5629 6 ай бұрын
Pelo que entendi do artigo 104, há uma grande contradição nessa lei entre o CREDOR RECEBER NO MÍNIMO O VALOR DEVIDO e o DEVEDOR TER O MÍNIMO EXISTENCIAL. Exemplo: O devedor ganhava 5k por mês e estava pagando 3k mensais de empréstimo. Ele perde o cargo e passa a ganhar 3k por mês. Nesse caso, se o contrato for reajustado e todos os juros perdoados para que o banco receba apenas o valor devido, ainda assim o devedor não terá condições de PAGAR O VALOR DEVIDO e MANTER O MÍNIMO EXISTENCIAL. Principalmente quando a taxa de juros é baixa. Eu já trabalhei em banco e essa situação do devedor ficar inadimplente por diminuição na renda é bem comum. Nesse caso de conflito, o que acontece? O juiz vai dar prioridade ao banco receber ou ao devedor manter o mínimo existencial? Sendo que, em qualquer uma das decisões, ele estará decidindo contra um artigo dessa lei. Ou ele decide que o banco tem direito de receber o valor devido ou decide que o devedor tem direito ao mínimo existencial.
@ponjadvocacia8671
@ponjadvocacia8671 6 ай бұрын
@@eduardomonteiro5629 Olá, Eduardo! Segundo a Lei, o mínimo existencial é de R$ 600,00. É bem difícil que o consumidor não consiga pagar sob a justificativa de que o mínimo existencial esteja comprometido, pois ele é muito baixo. Se mesmo assim o consumidor não conseguir fazer os pagamentos do valor principal aos credores, então a Lei não poderá ser utilizada, pois aqui não há perdão da dívida, há renegociação afastando juros e multa. A lei não visa tirar o consumidor do superendividamento a todo custo. Ao credor é devido, no mínimo, o valor principal. Do contrário, haveria risco de consumidores tomarem empréstimos para tentarem pagar menos do que receberam em conta.
@eduardomonteiro5629
@eduardomonteiro5629 6 ай бұрын
@@ponjadvocacia8671 Ou seja. A prioridade é o banco e não o cliente, correto? Foi isso que entendi e expliquei para um colega. Ele me pediu orientação pra fazer o calculo (por eu ter trabalhado em banco). O advogado disse pra ele que vai tentar uma liminar pra suspender a dívida por 6 meses e limitar os descontos somados pra 35% do salário. Ele tava animado em contratar o advogado, mas eu mandei a real pra ele que no caso dele é perda de dinheiro com honorários. A menos que o adogado consiga o perdão de parte da dívida. Ele ganha 3100 liquidos e só do banco que ele recebe salário já desconta 2330 de empréstimo e renegociação de cartão de crédito. Destes 2330, 1850 é de empréstimo de mais de 5 anos. Tá entre 65 e 98 meses que ele conseguiu por a empresa ter convenio de pagamento de salário. Somando com os emprésimo e cartões que ele tem em outros bancos as parcelas estão em mais de 160% da renda dele. Calculamos aqui o valor total e a conclusão é que pra ele conseguir pagar menos de 100% do salário seria preciso o banco não apenas descontar todos os juros, mas perdoar uma parte da dívida.
@cristianealexandracatarino6393
@cristianealexandracatarino6393 7 ай бұрын
Dr, qual o indice de atualização da divida que deve ser utilizado ao fazer o plano de pagamento?
@ponjadvocacia8671
@ponjadvocacia8671 7 ай бұрын
Olá, Cristiane! A Lei não menciona. No silêncio, e por se tratar de relação consumerista, entendo que seja o índice inflacionário.
@MrAlairtonj
@MrAlairtonj 4 ай бұрын
Não pode pedir tutela de urgência?
@ponjadvocacia8671
@ponjadvocacia8671 4 ай бұрын
Olá! É sempre possível pedir tutela de urgência em qualquer ação judicial, mas o deferimento depende do magistrado concordar com a urgência. A Lei do Superendividamento não veda a concessão de tutela de urgência, mas tampouco incentiva. Cada caso é um caso.
@josisilva9415
@josisilva9415 4 ай бұрын
Posso começar o processo com defensoria pública?
@ponjadvocacia8671
@ponjadvocacia8671 4 ай бұрын
Olá, Josi! Se você preencher os requisitos da Defensoria Pública, pode. A Defensoria Pública pode atuar em qualquer processo. Contudo, a parte precisa procurá-la e verificar se faz jus a assistência gratuita, eis que a Defensoria Pública é um órgão do Estado que defende os interesses de pessoas em situação de vulnerabilidade.
@josisilva9415
@josisilva9415 4 ай бұрын
​@@ponjadvocacia8671obrigada por responder
@PAULOEDUARDOLLOPES
@PAULOEDUARDOLLOPES 6 ай бұрын
Boa tarde, Dr.! Para o servidor que já é descontado a pensão alimentícia e junto com os consignados ultrapassam os 50% do seu salário se enquadra nessa Lei?
@ponjadvocacia8671
@ponjadvocacia8671 6 ай бұрын
Olá, Paulo! Para verificar se o consumidor é superendividado, só entram no cálculo dívidas de consumo, excluindo-se o consignado.
@krysthiangalbiatti3422
@krysthiangalbiatti3422 6 ай бұрын
Vc tem whatsapp?
@marciolinsdarocha3250
@marciolinsdarocha3250 8 ай бұрын
Muito bom! Uma dúvida: pode correr em segredo de justiça?
@ponjadvocacia8671
@ponjadvocacia8671 8 ай бұрын
Olá, Marcio! Não pode, mas, por ter documentos sensíveis no processo, como faturas; contratos; e declarações de imposto de renda, tais documentos podem ficar em sigilo, somente disponíveis às partes.
@dem2080
@dem2080 6 ай бұрын
Estava de licença por 3 anos e parei de pagar o empréstimo, agora vou voltar a trabalhar, esses juros também podem ser negociados?
@ponjadvocacia8671
@ponjadvocacia8671 6 ай бұрын
A Lei do Superendividamento traz três pontos importantes: 1º Ela não tem por objetivo discutir juros e multas, ela tem por objetivo possibilitar ao consumidor superendividado que renegocie todas as suas dívidas de consumo elegíveis; 2º O consumidor superendividado não pode escolher contra qual credor quer renegociar. A lei determina que todos os credores sejam chamados para a renegociação, desde que seus créditos possam ser renegociados; 3º Aos credores é devido, no mínimo, o valor principal da operação, ou seja, o valor que o consumidor utilizou, excluindo-se juros de toda ordem e multas. Porém, lembremos que é o mínimo. O máximo será definido pelo juiz, caso não haja acordo entre credores e consumidor.
@Mari-ml7zb
@Mari-ml7zb 8 ай бұрын
O problema são as dívidas consignadas...a lei as exclui da negociação
@ponjadvocacia8671
@ponjadvocacia8671 8 ай бұрын
Olá, Mari! A lei não exclui os consignados da renegociação. Ela exclui os consignados da apuração do superendividamento do consumidor. Sendo superendividado, o consignado pode ser renegociado também, juntamente com as demais dívidas de consumo existentes.
@claudiogodoy9193
@claudiogodoy9193 6 ай бұрын
Essa lei tem validade para dívida de empréstimo entre pessoas físicas?
@ponjadvocacia8671
@ponjadvocacia8671 6 ай бұрын
Olá, Cláudio! Não. A Lei do Superendividamento só se aplica a dívidas de consumo
@claudiogodoy9193
@claudiogodoy9193 6 ай бұрын
@@ponjadvocacia8671 empréstimo consignado é divida de consumo?
@claudiogodoy9193
@claudiogodoy9193 6 ай бұрын
@@ponjadvocacia8671 mesmo quando esse empréstimo envolve cobrança de juros mensal? Não é uma situação análoga, por exemplo, a um empréstimo pessoal concedido por uma instituição financeira?
@anerivalquiria38
@anerivalquiria38 10 ай бұрын
Quanto o advogado cobra para entrar com o processo?
@ponjadvocacia8671
@ponjadvocacia8671 10 ай бұрын
Bom dia! Entre em contato conosco pelo WhatsApp, por favor. 11 93067-0356. Obrigado
@cariocavirtual
@cariocavirtual 7 ай бұрын
Não serve para servidor público, além disso está sendo contestado no STF.
@ponjadvocacia8671
@ponjadvocacia8671 7 ай бұрын
Olá, Fake News! Boa tarde. A lei não exclui servidor público. Eu não perderia meu tempo produzindo um vídeo técnico para um público que a lei não atenderia. Não há questionamento da Lei no STF, há questionamento do decreto que regulamentou a lei, pois ele tornou a lei mais restrita. O questionamento é para que o mínimo existencial do consumidor seja aumentado, o que seria ótimo. O decreto veda que seja considerado o empréstimo consignado para verificar se o consumidor está superendividado. Agora, se mesmo sem os consignados houver o superendividamento, aí o processo de repactuação pode incluir os consignados.
@relaxanadavaidacerto7255
@relaxanadavaidacerto7255 4 ай бұрын
Sou servidor público e do meu salário sobra só 100 reais kkk
@VictorRamuno.advterapeutico
@VictorRamuno.advterapeutico 8 ай бұрын
O servidor foi vilipendiado dos seus direitos, nos últimos tempos
@cariocavirtual
@cariocavirtual 7 ай бұрын
No meu caso estou além dos superindividados, pq se mesmo o juíz aceitar em 5 anos anos não tem como pagar, devo em torno de 700 mil como pagar em 5 anos kkkkk
@ponjadvocacia8671
@ponjadvocacia8671 7 ай бұрын
Olá, Fake News! Boa tarde! A lei não tem por objetivo isentar o consumidor do pagamento de suas dívidas, ela permite que esse consumidor tenha desconto e pague todas elas em até 5 anos. Não é certo considerar a dívida com juros e multas, mas sim o valor principal que o consumidor deve.
Como funciona a LEI DO SUPERENDIVIDAMENTO? | PoltronaCast Superrico
18:46
SuperRico - Saúde Financeira
Рет қаралды 11 М.
Saia do Buraco com a LEI DO SUPERENDIVIDAMENTO! | ENTENDA E VEJA COMO ENTRAR!
20:24
Support each other🤝
00:31
ISSEI / いっせい
Рет қаралды 81 МЛН
BAYGUYSTAN | 1 СЕРИЯ | bayGUYS
36:55
bayGUYS
Рет қаралды 1,9 МЛН
We Attempted The Impossible 😱
00:54
Topper Guild
Рет қаралды 56 МЛН
Superendividamento do servidor público
9:54
Bernardo Brandão
Рет қаралды 8 М.
Civil Law Update - Interest and Monetary Update - Law 14905/2024
9:01
É Isso! - com Marco Evangelista
Рет қаралды 255
Riscos da Comunhão Parcial de Bens
13:16
Saiba Direito
Рет қаралды 13 М.
Videocast | STJ no seu Dia: Superendividamento
26:48
Superior Tribunal de Justiça (STJ)
Рет қаралды 1,3 М.
INTRODUÇÃO AO SUPERENDIVIDAMENTO | Prof. Rafael Mendonça
29:51
Lei do Superendividamento | O que não te contaram sobre ela!
8:38
Superendividamento Na Prática
1:27:01
Homero Medeiros - Professor
Рет қаралды 17 М.
Aula | Princípios da Administração Pública (parte 1)
36:50
Rocinio Fragoso
Рет қаралды 408