Isabella, Nunca pensei que uma pessoa branca (espero não ter sido preconceituoso) pudesse ser capaz de expressar tão bem as inquietações de pessoas como eu (um cara preto). Olha que até eu conseguir me definir dessa forma, relutei muito internamente contra meus próprios preconceito com relação a tudo que foi impregnado em mim com relação a tudo que a cor preta é utilizada para expressar (sujo, morte, trevas, dor, feio, nojento, vulgar, demônio...e etc.). E como você foi tão espontânea, falando até mesmo do racismo que testemunhava na própria casa, vou fazer aqui meu comentário, sem reservas, e por sinal o mais longo que já me atrevi em fazer, mas espero muito que leia, pois precisava algum dia falar isso para alguém (essa parte minha esposa não precisa saber rsss). Como pai de uma menina “ café com leite” essa é uma leitura que inevitavelmente terei que fazer antes de recomendar que ela faça... Por quantas meninas já chorei, por nem ao menos ter a coragem de me aproximar e dizer o quanto as achava bonitas. E meu problema não era timidez, o que só pude perceber depois de algumas experiências “ bem-sucedidas” no campo do amor... já adulto... Sofria de uma espécie de autoexílio, em função do medo da expectativa de uma frustrante e vergonhosa rejeição...medo que agora posso dizer, tinha origem nos vários olhares preconceituosos que até hoje enfrento, e que com certeza, vou enfrentar enquanto viver. Sorrisos, desdém, ofensas que me fizeram sofrer bastante enquanto criança, e que de alguma forma foram me empurrando cada vez mais para um canto isolado de onde demorei para sair. Sei do seu precioso tempo, e só por isso já caminho para fim. Mas quero lhe agradecer por ter me apresentado este livro, que darei de presente algum dia para minha filha, que hoje só tem sete anos...
@cristinagimnez82922 жыл бұрын
leia também chove nos campos de cachoeira , Dalcidio Jurandir entre muitas coisas retratadas o personagem principal conta sobre ter pai branco e mãe negra e vai discorrer sobre o preconceito por conta disso. A forma q ele retrata a mãe é de uma poesia linda linda.
@LerAntesdeMorrer2 жыл бұрын
Obrigada pelo depoimento e confiança em se abrir aqui no nosso espaço. Grande beijo a você e família!!
@nubiamartinelli73862 жыл бұрын
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
@polly94292 жыл бұрын
Eu tinha certeza que a Isa ia te responder.
@thaisconstantino1592 жыл бұрын
Eu sou uma menina branca. Meu melhor amigo na escola era negro. Eu admirava a inteligência dele! Ele era engraçado, bonito e super popular na escola. Eu não tinha interesse nesse meu amigo pq o via como meu irmão. Mas eu era doida em outro que também era negro. Eu achava aquele menino simplesmente lindo! Ele tinha um jeitinho próprio, era limpinho ( raridade entre aqueles adolescentes porcos que eu convivia rs). Eu era tímida e jamais falaria pra ele que tinha interesse e ele nunca me olhou também. rs . Entendo sua dor, mas escrevi esse relato pra vc saber que sempre tem alguém que nos ama do jeitinho que somos. Só pra completar: meu outro melhor amigo também era negro e super engraçado, todos o amavam. Eu nunca vi a menor diferença na cor das pessoas, eu vejo o interior.
@raquelrodrigues38062 жыл бұрын
Toni Morrison é simplesmente genial, uma das minhas autoras favoritas da vida! Como é bom ver a literatura escrita e protagonizada por pessoas negras sendo lida e apreciada fora do mês de novembro (que é quando os booktubers lembram que esses livros existem)! Recomendo muito a leitura de "Amada", livro sensível, profundo, difícil e brilhantemente escrito pela Toni Morrison!
@sheillamoreira2 жыл бұрын
Raquel, que bom poder deparar com comentários como o seu. Espero poder reparar em breve o fato de ainda não ter lido nada da Toni Morrison, e agora não tenho mais dúvidas de que será uma grande experiência. Abs!
@ellysantana50862 жыл бұрын
Sou uma mulher negra retinta q tem apenas 28 anos e já sofri algumas das coisas citadas na resenha: bullying de pessoas "mais claras" do q eu, que claramente se achavam superiores a mim, e tmbm, por um longo período da minha infância e adolescência, desejei muito ser branca. Invejava as coleguinhas brancas, com seus olhos claros e cabelos lisos, e sentia raiva tanto delas quanto de mim mesma por não ser assim... Hj, me amo como sou, mas foi a base de muito esforço pessoal (já q da minha própria mãe, q é mais clara que eu, ainda ouço comentários racistas muitas vezes). Assumi meu cabelo crespo á algum tempo depois de alisar por ano a fio, e vou fazer de tudo pros meus futuros filhos não passarem por essa dor de se odiar tanto. 🖤
@liviaobernacchi2 жыл бұрын
Minha mãe é mais escura do que eu e ainda sim faz comentários racistas ao meu cabelo crespo/encaracolado. Toda vez que escovo o cabelo ouço “nossa, que linda vc fica com o cabelo arrumado” como se só com o cabelo liso que não é meu eu ficasse bonita o suficiente, rs
@ellysantana50862 жыл бұрын
@@liviaobernacchi sei exatamente pelo que vc passa. Dói né...
@brenobebetobrandaobenicio91262 жыл бұрын
Estou terminando de ler AMADA, da mesma autora. Depois de ler O olho mais azul, pensei que não havia algo mais triste a ser contado, me enganei. Leiam Amada, mas vão preparados, livro desesperador.
@dimetamorfoseandoart2 жыл бұрын
Eita! 😔
@daianasilva85352 жыл бұрын
Eu fico fascinada com o poder da literatura. Um texto sobre a vivência de nós mulheres negras impactar uma mulher branca, a fazendo pensar sobre assuntos importantes e gerar empatia, com isso fazendo uma resenha excelente. ❤️ Mais um livro para a minha lista.
@biabarboza41282 жыл бұрын
Nao deixe de ler "Amada" porque é maravilhoso! Toni Morrison é excelente! Este livro é dos meus favoritos da vida.
@uelintonrobertosampaio12272 жыл бұрын
Tema importante. Pessoas de pele branca com gradacoes sao consideradas brancas. Mas pessoas de pele negra com gradacoes sao divididas em pardos, pretas, morenas, mulatas e afins. Se voce divide voce conquista.
@ozanaalencar479 Жыл бұрын
Sou branca e nesse vídeo lembrei muito da minha família. Minha avó era "café com leite" meu avô - branco do olho azul, meu pai - café com leite mais escuro que minha vó, meu irmão - café com leite mais escuro que meu pai. Resultado: minha avó preferia os outros filhos a meu pai, e meu pai preferia a mim e meus outros irmãos a meu irmão negro. São marcas que ficam pra sempre. Quando criança todos tínhamos apelidinhos, os dele eram sempre pela sua cor. Os nossos com o tempo foram esquecidos, porque deixamos de ser "baleia" "dentuso" etc. o dele não, porque ele não mudou de cor. Ai gente, isso dói tanto. Me sinto péssima por nunca tê-lo ajudado, eu era criança, mais nova que ele, não entendia nada e fui criada num lar onde o racismo se perpetuava há gerações. Sinto que meu irmão carrega uns sentimentos que desconheço, como se nunca se achasse capaz de permanecer num emprego, de estudar... 😢😢😢
@RamiresHelena2 жыл бұрын
“O Olho Mais Azul” estava justamente na lista que comentei no vídeo de livros que me fizeram chorar! Morei no nordeste dos EUA por um ano e quando visitei Atlanta senti exatamente a mesma coisa. Estou me sentindo muito identificada com esse vídeo!
@rosanarodrigues17882 жыл бұрын
O livro "Quarto de despejo", de Carolina Maria de Jesus furou a minha fila de leituras e não consigo parar!
@tanialima21012 жыл бұрын
Esse livro é simplesmente incrível. Um soco no estômago...
@edilenepinheiro34412 жыл бұрын
É simplesmente fantástico esse livro. Leia também, Amada.
@lucianodesouza44932 жыл бұрын
Conheci um cego racista que, ao nascer-lhe o filho, chamou um amigo para dizer-lhe se a cor da pele tinha puxado para o negro da família. Era mesmo racista, mas para pôr em prática o seu racismo, tinha de perguntar a outrem a cor da pele dos que lhe cercava. Enfim, sendo ele mesmo vítima de preconceito pela cegueira, aprendeu muito pouco, mas ensina-nos que racismo não é problema de pele, mas de cabeça.
@vanessinhadalasil2 жыл бұрын
O colorismo é muito forte no Paraná, onde nasci e me criei. Lá as pessoas que são brancas, mas não são louras de olhos azuis, cobram isso dos iguais. Se tiver cabelo crespo então...Pode até ter olho azul que vai escutar que é negro, como se ser negro fosse ofensa. Estou há 13 anos morando em Brasília e, no início, tinha um colega que dizia que eu era racista só por que eu sou do Paraná e ele não teve uma boa experiência quando foi ao Paraná a trabalho... Aff... O que falta para o mundo é compreender o que significa "Amai-vos uns aos outros.".
@gabrielaalana82702 жыл бұрын
Resenha impecável. Já foi pra minha tbr.
@caiorodrigues44572 жыл бұрын
Há uma pessoa negra em minhas relações que tem 3 filhas, uma delas de pele mais clara. Ela mesma, a mãe, valoriza e aposta mais no sucesso dessa filha (a quem ela se refere como "minha filha branca"). E, infelizmente, essa garota também se sente superior às outras irmãs.
@marialeideduarteribenboim5787 Жыл бұрын
Na minha época de escola tinha um rapaz negro que dizia ,eu sou negro mas não gosto se negro porque eles quando do não caga na entradas, cabam na saída.
@torryristorryris5747 Жыл бұрын
😢
@rosilav2 жыл бұрын
Isso sem falar na questão desesperadora do "cabelo liso/bom, cabelo crespo/ruim",. Karol Conká disse em uma entrevista que começou a alisar os cabelos aos 8 anos, que era aguardado ansiosamente pelas meninas negras a chegada da idade em que as mães passassem a alisar seus cabelos. Disse que mais uma vez ficou praticamente careca de tanta agressão ao cabelo e couro cabeludo. Que demorou muitos anos até ela aceitar seu fenótipo racial e ver beleza em si e em outros negros.
@feg22162 жыл бұрын
Eu tive uma prima assim. A maioria das meninas na nossa família tem cabelos lisos ou ondulados, e claros em quase todas (inclusive o meu natural) mas essa prima e a irmã dela tinha o cabelo mais enrolado, o dela chegava a ser crespo mesmo, lembro de sentir muita pena dela, a mãe levava pro quintal e alisava o cabelo dela com guanidina, um produto extremamente nocivo a saúde, ela recebia muitos comentarios da própria família também, quando ela aparecia com piolhos a minha avó dizia que era por ter o cabelo ruim, eu nem posso escrever tudo que ela sofreu, mas isso sempre me tocou. Mesmo sendo branca e tendo puxado a família com cabelo liso, a minha mãe é preta, e passei a minha vida inteira vendo ela ser ridicularizada por sua origem. É agonizante saber que ainda existe milhões de crianças que passam por isso :(
@erikacosta52842 жыл бұрын
Isa muito obrigada por essa resenha! Toni Morrison é uma grande escritora. Li pela primeira vez "O olho mais azul" ano passado. De fato esse livro causou um impacto em mim, apesar de ser um drama e ter todo o peso do racismo, a forma como Toni Morrison trabalha seus personagens é muito humana, a escrita dela é brilhante. Tempos depois li "Amada". Esse livro mexeu muito comigo também. Acho que vale muito a pena ler. Obrigada pelo conteúdo de qualidade. Gosto muito do seu canal 💐
@elizabethvargas27572 жыл бұрын
Fiquei com mais vontade de ler,porque já vi situações parecidas aqui no Brasil com crianças negras
@catarina_perdida_e_salva2 жыл бұрын
não sei explicar com palavras mas o "lugar" que abriga estes sentimentos dentro da gente é sufocante, apertado sem alívio mas é neste contexto que surgem palavras gestos pra nos resgatar isso é tão poderoso é imenso, obg. se puder leia: "AMADA";
@michellecirne18072 жыл бұрын
Emenda com O avesso da pele, vencedor do último Jabuti 💙
@livrosecnv66982 жыл бұрын
Quero ler esse livro com certeza.
@camilaadesigner2 жыл бұрын
O único que li dela é Sula, que é ótimo! Fala da amizade de duas mulheres ao longo da vida delas. Traz questões como feminismo, relacionamentos, cultura e amizade.
@luisfernandoferreira75652 жыл бұрын
É um grande livro.
@carlamanso64792 жыл бұрын
Se puder, leia Amada. É uma leitura difícil mas incrível.
@aryannebrasil67662 жыл бұрын
Lindo livro
@nathaliacruz19102 жыл бұрын
Linda resenha❤️. Esse livro é muito intenso , provoca uma grande tristeza a história de Pecola💔
@fernandadesiqueira28852 жыл бұрын
Uma leitura necessária e impactante. Também pretendo ler outros livros da Toni Morrison
@dimetamorfoseandoart2 жыл бұрын
É intenso, real e doloroso. Eu acho que esse livro foi um dos que mais doeu-me em ler. É pesadíssimo, não tenho nem coragem de indicar aos sensíveis como eu.
@biancapaim53212 жыл бұрын
Essa leitura marcou meu coração e deixou uma cicatriz que vai me fazer lembrar dele pra sempre. Incomparável.
@sheillamoreira2 жыл бұрын
Resenha incrível... eu tbm ainda não li nenhum livro da autora, mas fiquei muito instigada para reparar o mais breve possível este fato. Sem dúvida, devemos ler Toni Morrison.
@denisefreitas67272 жыл бұрын
Também foi meu primeiro livro da Toni Morrison, e foi um soco no estômago. Quero ler tudo desta mulher!
@vanessaapocalipse91372 жыл бұрын
Esse livro foi uma bomba em mim. Eu amei muito! Livro necessário.
@PinkRosa612 жыл бұрын
Se vc gostou desse, pode ser que goste de Eu sei porque o pássaro canta na gaiola, da Maya Angelou.
@patricialima07022 жыл бұрын
Dos favoritos de março, esse era o livro que mais queria ouvir a resenha. Grata minha flor! 😘
@polly94292 жыл бұрын
Meu Deus, só pela leitura que a Isa fez no início do vídeo já foi suficiente pra eu querer esse livro pra ontem! Tô chocada!!!!😱
@carolcireno2 жыл бұрын
Somos duas!!
@daniellegoncalves19902 жыл бұрын
Obrigada pela indicação, Isa. Lembro que li, há muitos anos atrás, uma entrevista que a Toni Morrison deu e fiquei bem impactada e com o pensamento "preciso ler um livro dessa mulher". O tempo passou e infelizmente ainda não fiz isso. Obrigada por me lembrar! Desse ano não passa 🙏🏽
@enquantoissoleio2 жыл бұрын
Fiquei surpresa com a rapidez que você leu esse livro e trouxe a resenha!!! Excelente vídeo
@keilacavalcante19192 жыл бұрын
Há alguns anos li "Voltar para casa" fiquei impactada, queria ler na sequência " O olho mais azul" e "Amada", na época as edições estavam esgotadas, nao encontrei nem na Estante Virtual. Agora a resenha da Isa reacendeu meu desejo de realizar essa e outras leituras da obra de Toni Morrinson. Lerei em breve. Resenha perfeita Isa, obrigada!
@ellysantana50862 жыл бұрын
Q linda resenha 🖤
@daisybernacki57442 жыл бұрын
Ahhh esse livro... Estonteante maravilhoso 😍 doloroso... Mas incrível
@manulghost2 жыл бұрын
O primeiro livro que li sobre a situação de pessoas pretas no EUA, foi a biografia de Frederick Douglass, que relata a trajetória desde seu nascimento e juventude como escravo até sua liberdade.
@tanialima21012 жыл бұрын
Descobri Toni morrison há pouco tempo. Ainda não li. Mas pelas sinopses de suas obras fiquei muito interessada . Que bom q vc resenhou esse livro pfvr continua trazendo a obra dela no canal. Bjos linda
@adalgianeaguiardeazevedo1702 жыл бұрын
Bom dia!! Estou com esse livro na minha estante e vou começar a ler!! Sempre tive curiosidade de ler esse livro
@elilianeferreira256912 күн бұрын
Amada é tão fantástico quanto.
@gracekelly5112 жыл бұрын
Um dos livros que me chamou a atenção quando você mostrou no vídeo "Lista de desejos" já coloquei na minha wishlist❤❤
@paulasantos79852 жыл бұрын
Quero muito ler esse livro, mas até o ebook está com um preço acima do meu orçamento atual. Agora vou ficar acompanhando os preços pra ver se melhora. A vida do leitor pobre que não gosta de piratear é triste. Rsrs
@daisybernacki57442 жыл бұрын
Eu vou indicar um livro que não é da Tonny, mas também é de uma autora norte americana de 20 anos ( na época) mas que escreveu um livro punjente, bem escrito, cativante, é uma leitura estupenda! Se chama " o coração é um caçador solitário" da Carson McCullers... Gente... Que leitura! Só pra instigar, 1 dos personagens principais é mudo.
@tanialima21012 жыл бұрын
Cara, que legal vc falar desse livro!!. Foi minha melhor leitura de 2021. Essa obra é muito especial.
@krishnalelis2 жыл бұрын
Acabei de comprar esse livro, e com sua resenha ele vai furar a fila das minhas leituras também.
@fernandaprotazio13992 жыл бұрын
Já tinha ouvido falar no título do livro, mas depois dessa resenha, fiquei mais animada de procurar pra ler. Valeu Isa
@tomtomeverest20742 жыл бұрын
Você foi um tanto que modesta quando falou do Brasil !!! NÃO só foi modesta como foi covarde. O Brasil é um país muito racista e chega até ser pior do que os Estados Unidos da América. Isso você não fala e nem foi honesta de admitir. Quanto ao livro esta escritora é incrível!
@giuliaviotti63052 жыл бұрын
Acabei de ler esse livro ontem e corri aqui para ver sua resenha! Esse livro de fato é escrito com muita sensibilidade, em muitos momentos me emocionei e me entristeci com essa dura realidade do racismo descrita de forma tão impactante.
@MPmusic4922 жыл бұрын
Tive a oportunidade de ler paraíso , livro da mesma autora , uma porada literária
@mikachelle962 жыл бұрын
Isa esse é um livro potente, a Toni Morrison, leia também Jazz e Sula são textos incriveis e por mais videos assim, leia ainda mais autores negros, como sinal de trazer ainda mais potencia e pertencimento aos nossos descendentes. A sua narrativa sobre sua experiencia de leitura, justamente por ser uma pessoa negra, foi muito eficaz meus parabens pela resenha
@eduardosoares7224 Жыл бұрын
Grata surpresa!.. encontrar no início do vídeo o msm trecho q postei essa semana no stories do IG. Sintonia 😊 procurei propositalmente essa resenha no canal, estou finalizando o livro e imaginei q adoraria e resenha da Isa. T Morrison tem uma escrita fantástica. É mestre na arte de traduzir o q pensa. Tem recursos vários para construir o texto, de uma forma mais leve - ou densa - como queira. Sensível, inteligente, descontraída, crítica, irreverente, analítica, concisa e viva... uma literatura muito viva... em q conseguimos sentir a realidade dos personagens através de recursos linguísticos fantásticos. Lembrei-me da LF Telles. E tem uma coisa maravilhosa, captar o mundo literário na perpectiva de uma pessoa negra. Eu fui criado numa comunidade com muitos negros, tive amigos negros.. e eles tinham um jeito de ser maravilhoso, mas q ñ era reproduzido nas artes e na cultura. T Morrison é uma das grandes q rompem essa barreira. O livro é dramático, pesado, real... mas estou feliz demais de ter lido, conhecido a TM e assistido a essa resenha. Obg, Isa!
@boscobarroso27082 жыл бұрын
Gostei muito muitíssimo da resenha. É muito bom que livros como esse sejam conhecidos do grande público leitor, principalmente dos mais jovens, dos que se consideram brancos ou negros. A politização das diferenças de cor ou de tom de pele é lamentável. Só agrava o racismo e o distanciamento entre as pessoas. Negros, brancos e mulatos, todos somos iguais e diferentes ao mesmo tempo. E todos, acima de tudo, somos pessoas.
@TheGabriellaLefundes2 жыл бұрын
Ano passado li 'Eu sei porque o pássaro canta na gaiola' de Maya Angelou, 'A cor púrpura' de Alice Walker e 'O olho mais azul' da Toni Morrison. Três livros sobre racismo que me marcarão pro resto da minha vida. Recomendo a leitura dos três e também o filme 'A cor púrpura'.
@paulozan2 жыл бұрын
li ano passado. em três dias, não conseguia largar. me marcou muito e quero ler mais da autora.
@jainenascimento91912 жыл бұрын
Passei o dia indecisa sobre qual leitura iniciar. Só hoje, já abri e fechei o "Olho mais azul" várias vezes kkk então decidi olhar as notificações do YT e do nada Isa me aparece com o livro em mãos. Que adorável coincidência!
@LilyMaiko2 жыл бұрын
Resenha impactante e necessária! 👏👏
@aldenoraabensur525210 ай бұрын
Fantástica a escrita da Morisson😢
@AnaLuizaPinheiro-s1t3 ай бұрын
Luiz Gama já exaltava a beleza negra, aqui no Brasil, em suas "Primeiras Trovas Burlescas de Getulino" em 1859.
@samuelsales5022 жыл бұрын
Toni sempre profunda!
@lorranbarbosa25662 жыл бұрын
Isa, esse livro é incrível! Até chorei assistindo esse vídeo kkk porque lembrei de alguns pontos do livro
@ritamartanucci37082 жыл бұрын
Gente, esperei tanto por uma resenha desse livro!!!! Obrigada, Isa, de coração.! Vdd que sequer poderíamos imaginar o sentimento de rejeição e da humilhação causada pela discriminação racial. Como brancos estamos ainda muito longe de entender esse crime tão vil.
@mariarejannefirminodesousa65662 жыл бұрын
Gosto muito da Tony Morrison. Li Olho mais azul em 2020. E foi um soco no estômago.
@mariadenisepradopinheiro9402 жыл бұрын
Foi muito bom conhecer Tony Morrison, li há alguns meses
@oliviacarvalho7953 Жыл бұрын
Análise maravilhosa. Parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼
@cristinagimnez82922 жыл бұрын
Isa gostaria q fizesse um vídeo do livro "Chove nos campos de cachoeira" , Dalcídio Jurandir q também retrata o preconceito de uma cidadezinha pequena em q o personagem tem um pai branco e uma mãe negra dentre tantas outras questões. É de uma poesia, um brilhantismo q vale a pena ser retratado e difundido pra q mais e mais pessoas tenham acesso a boa literatura.
@Natalia2506932 жыл бұрын
Leia "Amada"! Vai se apaixonar também!
@gloomysunday82422 жыл бұрын
O livro mais triste que já li. Nele não há esperança é trágico do inicio ao fim
@marianacunha34742 жыл бұрын
Amei seu vídeo Isa, amei seu texto. Você é uma BookTuber maravilhosa, sua linha de raciocínio e sua crítica são melodia aos olhos e ouvidos de quem procura uma opinião ou uma resenha de uma determinada história. Obrigada mais uma vez pelo seu conteúdo ❤️❤️❤️❤️
@rosangeladr2 жыл бұрын
Mais um para a estante de desejos . Obrigada, Isa, pela indicação.
@adalgianeaguiardeazevedo1702 жыл бұрын
Eu sou branca e meu marido tem a cor da pele morena. Dos meus 3 filhos apenas 1 e branco igual a mim. Mas meu filho do meio tem a pele mas amorenada e disse pra mim um dia que queria ser branco igual eu. Ele ficou com esse preconceito por muito tempo e não sei de fato de onde ele veio com essa ideia.. , porque aqui em casa ninguém fala a respeito desse assunto
@gilbson.barbosa2 жыл бұрын
Pode ter certeza que em locais onde ele vá sem você talvez eu ouça comparações e interiorização, e quem sabe até dizem que ele seja menos bonito que o irmão que é branco.
@caiorodrigues44572 жыл бұрын
Provavelmente porque ele já percebeu (ou viveu) o racismo estrutural, aquele que a maioria das pessoas praticam mesmo sem perceber. Tenho uma amiga negra que diz que nunca um branco vai perceber o racismo invisível, diz que até o olhar distraído é diferente para brancos e negros.
@naybatistatech2 жыл бұрын
É importante ressaltar que o livro é pesadíssimo e possui muitos gatilhos. Sabia que era forte por conta do racismo, mas ele aborda vários outros tipos de violência muito cruéis. Eu fui surpreendida durante a leitura. Só um alerta para pessoas sensíveis.
@personagensgeniais2 жыл бұрын
Foi uma leitura muito impactante pra mim também. Livro mais triste da vida.
@historiacriticaprof.carlos52612 жыл бұрын
Que resenha maravilhosa, que sensibilidade para refletir a questão do colorismo negro e problematizar o lugar de privilégio da branquitude. Parabéns!!! Como você lançou o desafio de ser apresentada a novos autores, gostaria de sugerir que você lesse o pernambucano Osman Lins, principalmente seu incrível romance O Fiel e a Pedra, um maravilhoso autor da nossa terceira geração modernista, mas incrivelmente esquecido.
@larissagallo8159 Жыл бұрын
Terminei de ler hj e saí dessa leitura atônita. Obra incrível
@Leonorbastian Жыл бұрын
E pensar que este livro está sendo proibido em alguns estados dos Estados Unidos, é chocante
@cleidhy72272 жыл бұрын
Livro incrível 📚💗
@janinearaujo95342 жыл бұрын
Mto bem falado
@marciapelicano61142 жыл бұрын
Leitura maravilhosa e imprescindível de Toni Morrison. Recomendo também Amada, muito bom. 🥰
@missreader19992 жыл бұрын
Isa, faz um vídeo sobre Mo Dao Zu Shi! Essa obra chinesa merece muito ser lida!
@micaellyfn2 жыл бұрын
Que livro interessante!
@alexandrecaitano34702 жыл бұрын
Este livro é um deleite. Uma mistura de dureza, realidade e soco no estômago.
@Fernanda-wn4rm2 жыл бұрын
Irei ler esse livro.
@anaribeiro1772 жыл бұрын
Li ano passado. Livro doloroso e sensacional. Vídeo excelente, Isa.
@dalvasantos45922 жыл бұрын
Amo ler os livros de Maya Angelou . Fica a sugestão para a próxima resenha
@joaovitorguimaraes65642 жыл бұрын
Bela resenha!
@fernandamori29522 жыл бұрын
Leia “Amada”. Inesquecível.
@angelicaurrutia78402 жыл бұрын
Mais um na minha pequena lista kkkk
@dalvasantos45922 жыл бұрын
Indico dois livros de Toni Morrison: Sula e amada
@tiagocassaro32 жыл бұрын
Isa. Amo de paixão o seu canal. Sou leitor de livros clássicos. Então tudo que eu leio é muito bom. Ocorre que ontem acabei de ler um livro extremamente impressionante. O livro é maravilhoso. Gostaria de pedir então uma resenha sua dele. É o livro RATOS E HOMENS de John Steinbeck
@lenasanches10712 жыл бұрын
Vou ler em Abril. Leitura conjunta. Ótima resenha. Um abraço carinhoso 🤗.
@palomaciel2 жыл бұрын
Ótimas reflexões, obrigada pelo conteúdo 😘
@helgapicarra87552 жыл бұрын
Leia Sula e Beloved. São maravilhosos! Pode adicionar ainda livros da Maya Angelou, também maravilhosa!
@Mariana-xb7uk2 жыл бұрын
Já ouvi muito falar nesse livro. Sempre elogiado. LÊ SULA :)
@jiitanaa2 жыл бұрын
Amo Toni! ❤ Vim correndoooo assistir!
@denisealves48152 жыл бұрын
Nao sei se vc ja leu mas recomendo Olhos Dágua de Conceição Evaristo
@lorranymouraa2 жыл бұрын
Amei a resenha! E, como sempre, as canções de fundo, já tão características do canal, são uma delícia. 🧡
@Elioliveirasantiago2 жыл бұрын
Oi, Isabella. Antes de fazer minha pergunta, quero te dizer o quanto eu sou sua admiradora. Você é simplemente a melhor inspiração que eu tenho para seguir. Obrigada por tanto. Eu gostaria de saber se você tem uma sugestão de leitura contemporânea que converse com o romance A MORENINHA, do Joaquim Manuel de Macedo. E aí?