li POOR THINGS [Pobres Criaturas] e comparei com o filme

  Рет қаралды 4,896

Literature-se

Literature-se

Күн бұрын

Пікірлер: 54
@carollice
@carollice 3 ай бұрын
Esse video foi maravilhoso! Sobre a pergunta do final: eu gosto quando tem a opção do spoiler no final. Quem não quiser saber, pula (como eu ja fiz algumas vezes) e quem estiver curioso assiste. Todo mundo sai ganhando!
@MellFerraz
@MellFerraz 3 ай бұрын
Não é? Também acho. Vou tentar incluir mais dessas partes quando o livro pede :) Obrigada pela sua opinião, Carol!
@thamyrisvn
@thamyrisvn 3 ай бұрын
Que vídeo fantástico!!! Editoras, por favor, tragam o livro para cá. 🥹
@jessikagomes2131
@jessikagomes2131 Ай бұрын
Eu ACABEI DE TERMINAR o livro e imediatamente corri aqui pra ver esse vídeo justamente pq precisava de alguém endoidando com o final e o final do final dessa OBRA PRIMA! Bella Baxter você sempre será famosa!!! E obrigada Mel por essa recomendação, comprei ele quando vi seu primeiro story no insta falando bem e simplesmente ganhei um novo favoritinho pra vida
@salaliteraria
@salaliteraria 3 ай бұрын
Para quem não lê em inglês (assim como eu), já tem tradução para o espanhol!
@Rogers16
@Rogers16 3 ай бұрын
Queria muito esse livro, com essa capa, disponível aqui 😢
@MellFerraz
@MellFerraz 3 ай бұрын
Dois :(
@ismael4463
@ismael4463 3 ай бұрын
Amei seu vídeo, assim como amo todos: ótima produção e ótima exposição. Mas eu amei mais esse vídeo em particular, porque eu li esse livro e amei muito. O que eu extraí do final, foi que o autor - asladair grey - estava deixando uma pergunta para nós leitores, já que ele estabelece esse diálogo desde o início - explicando a estrutura da narrativa e afins - a pergunta seria sobre o que o leitor aceita como a verdade ficcional: os homens que narram victoria-bella? Ou bella mesmo narrando sobre si? Lembrando que o autor é também um homem que se ficcionaliza logo no início do livro, falando como o texto chegou até ele etc, por que, então, considerar a voz narrativa dele que descreve a nota cadavérica como a verdade sobre a personagem? Por que não desconfiar dele(s) também? Por que desconfiar de victoria-bella quando fala sobre si mesma? P.S.: bella narrando sobre si é também ele, o autor (mas ele não ficcionalizado), narrando bella narrando sobre si, socorro eu amo a literaturaaaaaa.
@MellFerraz
@MellFerraz 3 ай бұрын
AAAAAAAAAAAA berro! Eu AMEI essa sua perspectiva! Amei, amei, amei. Obrigada
@ismael4463
@ismael4463 3 ай бұрын
@@MellFerraz fico alegre que tenha gostado, eu gosto de ficar - me deixar- em suspenso, porque a gente passou por toda uma narrativa, se tomarmos como verdade, de homens da ciência forjando dados cadavéricos, escondendo a morte de alguns, falando uma coisa na faculdade e fazendo outra nos laboratórios, usando dos seus privilégios para fazer o que bem quiser com os corpos mortos. Desconfio de quem tenha escrito, desconfio do autor ficcionalizado reproduzindo a nota. Desconfio de tudo, hahaha. Mas não é consenso, como você costuma dizer, nada na literatura é consenso. A beleza é a multiplicidade de perspectivas e a possibilidade que esse livro traz. Abraços, Mell!
@anaissilveira3213
@anaissilveira3213 3 ай бұрын
tava suuuuper ansiosa por esse vídeo e não decepcionou hahahaha ameiiii, quero muito muito fazer essa leitura
@MellFerraz
@MellFerraz 3 ай бұрын
yayyy! fico feliz! hahaha obrigada pelo comentário
@marianeamaral6727
@marianeamaral6727 2 ай бұрын
Meu Deus que livro maluco .rsrs , tomara que saia a tradução logo .
@lauraramires326
@lauraramires326 3 ай бұрын
Muito massa!! Já estava ansiosa para saber as impressões da sua leitura sobre essa obra especificamente.😊
@belserrao
@belserrao Ай бұрын
Mel amei o vídeo 👏🏻😘
@RaisaCoelho
@RaisaCoelho 3 ай бұрын
Meell, que excelente vídeo! Estava esperando, ansiosa, por suas considerações! Que bom que o livro ampliou tanto a experiência proporcionada pelo filme! E, sim, vídeos com spoilers são muito bem-vindos! Parabéns pelo conteúdo! Impecável! Agora, aguardarei a tradução para, então, poder trocar figurinhas contigo!
@MellFerraz
@MellFerraz 2 ай бұрын
Obrigada, Ra! 🩷​
@naynaves
@naynaves 3 ай бұрын
Estou aqui caçando o livro em inglês mesmo pra ler, mas poxa, tão caro, talvez seja em kindle mesmo a solução. Eu gostei muito do filme e concordo com tua leitura sobre as críticas e polêmicas e achei que tua fala enriqueceu mais ainda a discussão. E uma coisa que eu vejo poucas pessoas falarem sobre as possíveis referências: eu sinto um quê de Ilha do Dr. Moreau, sobre crítica social com ficção científica e experimentos médicos. Fica a indicação dessa leitura pra quem curtiu o tema =) Sore o spoiler.. Aaaah, eu fico muito revoltada quando a história é um sonho, um delírio, uma alucinação, tipo quando falaram que o Harry Potter sofreu tanto que psicotizou e inventou tudo haha, MDS deixa a ficção ser ficcional, sabe? Hahahah
@MellFerraz
@MellFerraz 3 ай бұрын
Acredita que o HG Wells é citado pela bella/Victoria como um contemporâneo dela? Então o livro (e o autor) está ciente disso e possui influências. Outro livro dele é citado, mas achei muito massa sua lembrança desse específico, por conta da discussão sobre ética. Adorei! E sobre o spoiler: eu tb fico quando é assim, mas aqui nos comentários me fizeram repensar o final: pode ser que ela estivesse falando a verdade, e os homens é que não (inclusive o homem que fez a nota "científica"). Bem interessante, e contribui para a crítica que o livro faz à sociedade.
@susanafernandes8654
@susanafernandes8654 3 ай бұрын
Nunca tinha visto nada seu e adorei este video. Quero muito ler mas em ingles pois a tradução de Portugal é carissima! bjinho . nao vi o filme...
@MellFerraz
@MellFerraz 3 ай бұрын
Fico feliz que o primeiro conteúdo do canal tenha te agradado, Susana! Depois, por favor, me conte o que achou do livro? =)
@laraluperi5993
@laraluperi5993 3 ай бұрын
Mesmo não gostando do filme, adorei o vídeo e adoraria uma tradução para que uma não falante de inglês, assim como eu, posso analisar o livro por conta própria. Você é maravilhosa Mel, obrigada pelo conteúdo.
@MellFerraz
@MellFerraz 3 ай бұрын
Você que é, obrigada pela companhia, mesmo não tendo curtido o filme hehe
@renatamaia9450
@renatamaia9450 3 ай бұрын
Que vídeo maravilhoso esse seu! Estava enrolando pra assistir ao filme, mas me apressei quando vi que tinha vídeo seu, Mell. Depois de assistir, fui ler os comentários sobre ele no Filmow, e é impressionante como tem homem incomodado com a liberdade sexual da Bella.
@MellFerraz
@MellFerraz 2 ай бұрын
Não é mesmooo? Eu acho isso tudo muito interessante (pra dizer o mínimo) em termos de crítica 🤭
@esterperaltadarroz1178
@esterperaltadarroz1178 3 ай бұрын
Tava muuito ansiosa para esse video! 💙
@alexandrinobruno
@alexandrinobruno 3 ай бұрын
Obrigado pelo vídeo, Mell..!!
@MellFerraz
@MellFerraz 3 ай бұрын
Eu é que agradeço pela presença =)
@GeovaniBritox
@GeovaniBritox 3 ай бұрын
Passar um livro para a linguagem do cinema é sempre um desafio. E como a gente já conhece, nem sempre a adaptação cinematográfica fica tão boa quanto o livro ou (acho que em casos mais raros) a adaptação para o cinema fica até melhor que o livro. E há os casos em que tanto livro quanto filme são bons em suas respectivas abordagens. Então eu entendo essas diferenças que o filme Poor Things trás em relação ao livro. E pelo que você falou, o livro é muito mais rico em detalhes. Coisa que é difícil colocar até mesmo em um filme de quatro horas onde muita gente já reclama que é longo demais. E olha que eu não li o livro, mas assisti o filme e já tinha sentido falta de algo mais. A única coisa que me incomodou nele foi justamente uma certa pressa em alguns acontecimentos. Principalmente no momento em que o marido da Victoria aparece na história. Eu acho que ele poderia ter aparecido um pouco antes nos dando mais tempo para ir descobrindo aos poucos como ele era um ser repugnante. Ainda assim, eu acho que a edição do filme conseguiu passar essa essência do personagem. A gente realmente consegue ficar revoltado com ele a ponto de (pelo menos aconteceu comigo) ter uma certa sensação de justiça ao ver o destino patético que ele tem. Enfim, eu já achava o filme fantástico e agora estou ainda mais empolgado para ler o livro. Obrigado pela análise. E que venha logo essa tradução.
@MellFerraz
@MellFerraz 3 ай бұрын
Sim, realmente é isso, o livro tem muuito mais detalhes e aprofundamentos na crítica. Concordo com você, senti esse apressamento no final também.
@akathleenbarros
@akathleenbarros 3 ай бұрын
Esperei tanto por esse momento pra no final esperar pelo momento que o livro será traduzido kkkk
@MellFerraz
@MellFerraz 3 ай бұрын
kkkk 🥴
@1Branca0
@1Branca0 3 ай бұрын
Nossa tomara que seja traduzido logo
@MellFerraz
@MellFerraz 3 ай бұрын
Quero muuito!
@marilindaflor
@marilindaflor 3 ай бұрын
Li Poor Things antes de assistir ao filme e pra mim foi uma experiência agridoce: o livro é excelente (há uma questão no final do livro que muda toda a perspectiva da narrativa) e o filme, apesar de achar bom, me decepcionou. É uma reviravolta que, acredito, o filme não soube aproveitar (talvez pela adaptação de mídia). De qualquer forma, gosto mais da história de Alasdair do que a adaptação do roteirista de Yorgos.
@MellFerraz
@MellFerraz 3 ай бұрын
Olha, eu adorei o filme, mas concordo contigo!
@ceIso
@ceIso 3 ай бұрын
Eu queria muito ler esse livro. Assisti ao filme e adorei. Uma pena que nao tem tradução 😢
@salaliteraria
@salaliteraria 3 ай бұрын
Tem em espanhol!
@giuliannabuenodenari489
@giuliannabuenodenari489 3 ай бұрын
Confesso que quase não quis ver esse video. O filme, apesar de uma peça incrível em termos de construções, me deu arrepios até a sua metade. E agora vendo seu video, entendi porquê. A meu ver, eles exploram muito pouco a questão do desenvolvimento acelerado dela. E passa sim a impressão de que ela é uma criança que descobre sua sexualidade e um homem aproveita disso. O problema não é a sexualidade dela, mas explorar pouco que ela de fato já estivesse desenvolvida ao se relacionar com um homem mais velho, o que pra mim, foi uma situação de a**so mascarada como se fosse escolha, e não uma critica de algo que acontece diariamente no "nosso mundo". Agora o livro, pelo que você conta no video, parece que traz uma discussão mais rica, ufa! E sobre o final diferente: incrível que a escolha seja nossa nessa disputa de narrativas. A ciência já falou mais alto que as mulheres sobre si mesmas e o autor aparentemente soube jogar muito com nossas concepções. Pelo seu video, agora fiquei bastante curiosa para ler o livro. Obrigada, Mell!
@MellFerraz
@MellFerraz 3 ай бұрын
Eu é que agradeço por, mesmo não curtir o filme, assistir ao vídeo e dar uma chance à história. Mesmo tendo tido uma percepção diferente do filme, eu super te entendo na sua :)
@adrianacavalcante8501
@adrianacavalcante8501 3 ай бұрын
Eu pensei que bela estaria 90% da leitura pelada 😅 Mas de qualquer forma já estou esperando uma edição para o Brasil.
@MellFerraz
@MellFerraz 3 ай бұрын
Não esteve rs
@jotabr4802
@jotabr4802 3 ай бұрын
Por quê livros como esse e The Power of The Dog não são lançamentos no Brasil .
@MellFerraz
@MellFerraz 3 ай бұрын
Nem sabia que existe livro para The Power of the Dog, acredita?? :(
@giulialourencao8217
@giulialourencao8217 3 ай бұрын
Mel, amei sua blusa! Da onde é?
@MellFerraz
@MellFerraz 3 ай бұрын
Qual delas? rs A primeira: The Feminist T-shirt A segunda: Insider A terceira, e última: Uniqlo
@hannacfs
@hannacfs 3 ай бұрын
@marilindaflor
@marilindaflor 3 ай бұрын
O livro é super político. A perspectiva de Yorgos deu mais tempo de tela para o sexo (que, sim, faz parte fundamental da formação de Bella, como no livro, mas seu despertar político é muito mais relevante para ela). Quem tiver a oportunidade de ler esse livro vai ficar chocado em perceber o quão melhor ele é em relação ao filme.
@MellFerraz
@MellFerraz 3 ай бұрын
Pois é, o roteirista pegou o despertar político dela como clímax, e por isso não desenvolveu, porque esse é o final, né? Mas nos deixa querendo mais. Enfim, concordo contigo: o livro é bem melhor!
@ricardorocha5420
@ricardorocha5420 3 ай бұрын
gostei muito de filme e estou me segurando para não comprar em inglês... em português eu posso emprestar mais facilmente. oh, editoras, "what's taking you so long... I've grown too old for this..."
@MellFerraz
@MellFerraz 3 ай бұрын
hahahaha não vejo a hora de publicarem aqui. espero que isso aconteça!
@ajulialacerda
@ajulialacerda 3 ай бұрын
essa cena do médico chegou a ser gravada, mas eles cortaram.
@MellFerraz
@MellFerraz 3 ай бұрын
Jura? Teria sido ótima no filme!
@ajulialacerda
@ajulialacerda 3 ай бұрын
@@MellFerraz pois é, eu também concordo!
Meu namorado escolheu o que eu ia ler - e eu não gostei 🤭​
21:14
АЗАРТНИК 4 |СЕЗОН 1 Серия
40:47
Inter Production
Рет қаралды 1,2 МЛН
Zombie Boy Saved My Life 💚
00:29
Alan Chikin Chow
Рет қаралды 34 МЛН
Мы сделали гигантские сухарики!  #большаяеда
00:44
Cute kitty gadgets 💛
00:24
TheSoul Music Family
Рет қаралды 21 МЛН
Quais são os livros mais difíceis que já li?
16:08
Literature-se
Рет қаралды 62 М.
todo mundo devia ler esse livro | A Guerra da Arte, de Steven Pressfield
11:12
Esse filme tirou a minha paz | SPEAK NO EVIL
43:15
Fitoria
Рет қаралды 39 М.
🍂🐌 book haul, poor things, clarice e cozy vibes ✨
25:29
melina souza
Рет қаралды 8 М.
O que (e por que) eu anoto nos livros?
25:08
Literature-se
Рет қаралды 12 М.
АЗАРТНИК 4 |СЕЗОН 1 Серия
40:47
Inter Production
Рет қаралды 1,2 МЛН