"Me reservo ao direito de não ter opinião sobre tudo" Essa tua fala resumiu minha experiência. Eu senti que alguém estava me contando uma história e eu só precisava ser uma boa ouvinte. Até porque isso é uma ficção, não é vida real, então minha intervenção não se faz necessária.
@lumarodriguesz10 ай бұрын
Achei o livro bem realista até porque já conheci pessoas iguais cada personagem o que é triste mas é a realidade nua e crua, a gente ta muito acostumado a ficção super irreais
@Butterflyize10 ай бұрын
Eu também já conheci pessoas assim
@vaniacristinaribeiro401910 ай бұрын
Beatriz, parabéns! Acho o seu ponto de vista extremamente maduro e inteligente. Concordo com você que o personagem da prostituta existe mais para contar a história do casal principal que qualquer outra coisa. Gosto muito da Dalva . O Venâncio tem seu ponto de vista colocado na obra, mas ele é fraco, patético. Já Dalva não. Dalva tem uma relação com as mulheres ancestrais, sábias. Acho incrível quando ela pede pra prostituta cuidar do filho delas. Acho essa frase muito potente e cheia de significado. Acho que Dalva tem amor próprio forte, apesar de todo o contexto. Não vê competição na prostituta, por mais que ela provoque. Ela une, não separa, não julga. Não é boba, ela pune o Venâncio do jeito que ela sabe que vai doer. Usa o silêncio como força. E acho que o perdão é mais por ela, do que por ele. É mais sinal de força do que de fraqueza. Acho que a Dalva tem nela um sentido grande de coletividade. Eu gostei do livro, embora não o ache perfeito. Acho o final corrido e pra mim a Carla ainda não estava totalmente pronta, quando o escreveu. Mas é uma autora incrível, não tenho dúvida.
@anasartorelo373510 ай бұрын
A verdade é que Tudo é rio é um livro com personagens extremamente palpáveis. Eles tem características muito humanas, porque não são perfeitos. Eles erram (e muito) e tomam decisões questionáveis. Achei toda a trama extremamente risível, ainda mais por viver em uma cidade pequena. Entendo as polêmicas sobre o final, mas eu NÃO acho que o objetivo da autora foi mostrar que todos merecem perdão etc. acho que tem um significado muito mais profundo
@larianeoliveira562710 ай бұрын
Também acho! Acredito que o intuito dela foi demonstrar justamente a humanidade errônea da Dalva ao tomar aquela última atitude no livro. Além disso, vejo muitas pessoas achando que livro necessariamente tem que ter uma lição de moral, um desfecho, que o autor tem que mastigar que tal ação é errada, mas não é assim que funciona!
@BeatrizPaludetto10 ай бұрын
sim sim, tb n acho q seja sobre todos terem perdão. mas tb n da pra negar q fala sobre perdão, perdoar a si mesmo e os outros não da forma bonita pra ser feliz, mas simplesmente encontrar um lugar de menos dor pra seguir vivendo
@anasartorelo373510 ай бұрын
@@BeatrizPaludetto simmmm, é isso. É sobre escolher quais batalhas lutar. Eu senti exatamente o que você disse: algumas decisões são feitas para continuar vivendo apenas. Tentar achar algum “conforto” nas coisas mais “desconfortáveis “
@marrymorgado874910 ай бұрын
Tem uma entrevista que ela diz que era justamente sobre o perdão 🤔 o país q ocupa o pódio em violência contra mulheres e crianças. A mensagem é, mulheres perdoem 🤡😡
@anasartorelo373510 ай бұрын
@@marrymorgado8749 não creio! Vou fingir demência e acreditar na minha conclusão kkkkkkkkk
@c4nteiros10 ай бұрын
As pessoas ficam questionando o porque a Dalva nao foi embora depois de tudo. Mas pra mim, sinceramente, ela foi embora, ela nao ficou depois de tudo. Ela foi embora da pior maneira que alguém poderia ir: ficando. O "castigo" do Venâncio foi vê a Dalva dia após dia e saber que ela nao estava ali de verdade.
@brumarianosou10 ай бұрын
Que resenha satisfatória! É o tipo de bom senso que gosto de ouvir! hahah tbem sou da opinião que não é pra proibir ou demonizar nada, é pra conversar, discutir, livros tao aí pra isso! É sobre aceitar que as pessoas tem ouras opiniões, outras vidas, outras formas de levar e a gente não tem que julgar! E eu amei esse livro, a escrita é linda demais, 5 estrelas 💖💖
@francescaaraujo190110 ай бұрын
Eu terminei ontem, inclusive comentei sobre a escrita em um post seu no skoob hahaha só percebi depois. Eu AMEI a escrita, acho q já teria dado 5 estrelas só por ela, eu amei a forma envolvente que Carla vai te fazendo querer mais e mais. Achei Dalva uma mulher incrível, e fiquei muito tempo me perguntando se Venâncio era ou não perdoável, entrei em um looping e entendi que não existe resposta certa ou errada, pelo menos essa foi a minha sensação. Eu amei o livro, amei as reflexões que ele me fez ter, e amei mais ainda toda vez q pensava mais sobre o livro.
@Karine-Iane10 ай бұрын
Em Tudo é Rio, parece q eu estava sentada na varanda vendo toda a vida dos personagens ao vivo! Eu amei muito! Muito mesmo!
@rosangelaferreira42665 ай бұрын
Acabei de ler e tive esse mesma impressão.
@rosangelaferreira42665 ай бұрын
Acabei de ler e tive esse mesma impressão.
@tamilesb10 ай бұрын
Acho que essa foi a melhor resenha de Tudo é rio que eu já vi. Arrasou, Bia
@ludmillarodrigues59910 ай бұрын
A do Paulo Ratz também foi ótima
@yagodefreitasm_10 ай бұрын
Eu acabei de terminar a leitura e só penso: é um livro da Carla Madeira e que não fala sobre ela. Não é uma biografia, é um drama ficcional. Ninguém ali exsiste de verdade. Sabendo disso, eu fico com você Bia: não dá pra me apegar a nenhum personagem, porque livros não são sobre isso, principalmente livros sobre temas tão tristes, pesados e de problemas sociais. Ao mesmo tempo, dá pra se segurar no que Dalva é, nas dores que ela tem, na sofrida vida que ela leva. Dá até pra entender o porquê de um perdão. É porque tudo vai como um rio, as coisas sempre vão em frente, sendo arrastadas. A relação de Lucy e Dalva foi arrastada pelo rio. A relação de Venâncio e Dalva foi levada pelo rio. A relação de Venâncio e Lucy também. Tudo é rio, e por ser rio, não espere o mesmo. As águas rolam. As águas levam tudo embora. Mesmo que a gente não entenda os porquês, e não é nosso papel entender, afinal, não fomos nós que passamos pela situação que Dalva, Lucy e Venâncio passaram. Claro que existem questões sobre esse tal perdão, óbvio, mas acho que o livro não é só pra questionar, é pra se exibir, mostrar que existem casos assim, onde nem sempre há justiça, e nem sempre agressões são punidas com cadeia. Infelizmente. Eu gostei do livro porque eu achei a história dele imperfeita e palpável. Poderia ser na minha rua, já que moro no interior do Ceará. Isso que é massa. Fora a escrita dela, que é a melhor coisa desse livro, sem dúvidas. Ah, Bia, é a primeira vez que comento aqui, mas te acompanho há uns 6 meses. Você me fez ler de novo. Tenho um crush em tu (mas quem não tem?)
@KetelynLins10 ай бұрын
Acho que eu nunca vi uma resenha tão honesta, e ao mesmo tempo gentil, sobre esse livro. Me reconheço muito nesses desconfortos que você citou e acho que o principal ponto é esse mesmo: precisamos conversar, não tacar hate ou romantizar... Eu acompanho o canal há alguns anos, desde qnd eu não tinha grana pra comprar livro kk, e se estiver lendo, quero dizer que é muito bom ver como o canal foi evoluindo e a gente junto, como leitor. Seu amadurecimento é lindo de ver. Toda vez que vejo um vídeo seu é um momento de quentinho no coração ou uma reflexão necessária 💜
@julianadavila34410 ай бұрын
Bia, gostei mto da sua resenha. Para mim esse livro é 5 estrelas favoritado, e me incomoda as resenhas com visão moralista, que parece que não enxergam que a vida não segue regras, infelizmente ou felizmente, as coisas acontecem e não temos controle. Principalmente com relação à vida de outras pessoas, e não a nossa. "Quem vê de fora faz arranjos melhores…". Para mim isso define tudo. Não foi um favorito para vc, vc pontuou as coisas que não gostou mto, mas falou exatamente o que eu não conseguia colocar em palavras, que a arte não tem a função de seguir regras morais… a arte é por si só. A vida é por si só.
@carolitoffana10 ай бұрын
Nossa eu lembrei quando eu li Cleopatra e Frankenstein e a galera tava brava pq a diferença de idade era muito grande...mas é literalmente ESSE O PLOT do livro, se eles tivessem a mesma idade 99% do livro não aconteceria 😂 galera quer que todo livro seja Disney, esperam que todo livro ofereça uma solução/final perfeito sendo que tbm foi escrito por um humano imperfeito e sem respostas, as vezes o livro tá lá pra fazer uma reflexão e só, não pra mudar toda a teoria do universo.
@brunawhois10 ай бұрын
bia, como eu amo seus vídeos! me senti de forma muito parecida lendo, mas na época não parei pra pensar muito sob esse ponto de vista do venâncio e só ser venâncio venâncio venâncio, e acho que até por isso aproveitei bem mais a leitura kkkkkk sobre seu ponto de vista sobre as pessoas muitas vezes quererem que aspectos sejam descartados num livro por conta de crenças e morais próprias de cada um, eu não poderia concordar mais. teve muita coisa que me incomodou nesse livro? sim. eu não concordo com muita coisa ali? sim. mas eu deixei de achar um bom livro? nunca. obrigada por compartilhar esses pensamentos!!!
@emilypedrosa562010 ай бұрын
Acho que ela só quis retratar o que passava na cabeça de uma mulher que resolveu perdoar. Não que esteja certo ou errado, apenas os motivos dela. Por mais que para nós não seja suficiente pra ela é. “Dalva poderia ter feito tantas coisas se pudesse. Mas só pôde o que fez. Quem vê de fora faz arranjos melhores”
@d3adbysunrise6 ай бұрын
Tbm vejo assim. Sem lição de moral, sem defender ninguém. Ler o livro me passou a sensação de uma história real sobre pessoas reais sendo contada pra mim. Só isso. Eu gostei da leitura!
@moniquehillary9710 ай бұрын
Nossa, Beatriz! Sua opinião é extremamente parecida com a minha. Gostei muito da escrita, da Dalva e principalmente da mãe dela e do posicionamento que ela tem, mas dei a mesma quantidade de estrelas que você! Já tinha visto várias pessoas falando desse livro, mas eu não tive vontade de ler. Foi só eu ouvir o modo como você comentou a história que eu decide ler e fiz isso hoje! Comecei o livro assim que você lançou o vídeo e terminei ele agora a pouco.
@aline.pszanuto10 ай бұрын
Aaaaaaaaa, c leu! 🥰 Esse livro é polêmico 🤭 Desperta os juízes, "guardinhas da lei, moral e bons costumes" 😂 Na minha opinião é um livro sobre perdão, o perdão que as religiões do mundo inteiro tanto falam... e como o final é aberto, no meu final, das vozes da minha cabeça, Dalva perdoa, mas não fica, ela entra, se despede e vai embora, ela dá o primeiro passo para encerrar um ciclo e esse primeiro passo é perdoar... Achei "tudo é rio" uma versão moderna de "o cortiço"... Igualmente sexual, polêmico e impactante... Só que, "Tudo é rio" fala sobre perdão e "O cortiço" fala sobre traição Vai existir uma versão sua ANTES de ler e uma versão sua DEPOIS de ler
@helenacosta947510 ай бұрын
Eu em nenhum momento entendi que o Venâncio teve um arco de redenção. Entendi que a autora apenas relatou os eventos da vida dessas pessoas e que a Dalva, por motivos psicológicos e sociais, resolveu o perdoar. E não e porque a personagem resolver o perdoar que o leitor deve fazer o mesmo
@d3adbysunrise6 ай бұрын
acabei de comentar algo parecido com isso! tbm entendi assim
@BárbaraCaldas-m7j2 ай бұрын
Exatamente!!! Pensei o mesmo 😅
@joaovitordias49194 ай бұрын
Eu acho q o livro retrata uma realidade q existe no Brasil e no mundo de como mulheres aceitam estar num relacionamento abusivo pq n tem outra perspectiva, e pode n ser a melhor saída (como a própria Dalva reflete) mas é a saída q ela conhecia. E ela retratar essa realidade no livro gera esse sentimento de indignação, q gera discussão e só só com discussão conseguimos mudar aos poucos esse cenário. No caso da Lucy é de como o trauma q ela teve de perder os pais afetou ela, e ela começou a usar da sexualidade (q ela percebeu q desde nova os homens olhavam pra ela) pra conseguir q esse trauma n afetasse mais ela. Ela era uma pessoa quebrada pq embora ela gostasse de se sentir poderosa, quando engravidou recobrou a consciência de q talvez poderia ter tido uma vida melhor.
@skullmint353110 ай бұрын
Biaa, gostei mt da sua resenha, achei muito interessante uma entrevista que a Carla deu na tv cultura sobre esse livro, recomendo assistir porque ela fala muito sobre esses pontos que você citou.
@isabelasampaio941610 ай бұрын
Eu acho bem problematico a mensagem que a autora tenta passar atraves do livro. Ela deu uma entrevista recente falando que o livro é sobre perdão, como se tudo devesse ter perdão. Com palavras bonitas ela conta uma historia bem problematica, e não é como se fosse um personagem estivesse contando ou fosse problematico, o ponto de vista da autora que é
@isabelasampaio941610 ай бұрын
Eu sei que a arte não tem compromissos com moral, eu até gosto que os personagem sejam cinzentos, mas é diferente quando é deixado claro que é a questão do personagem e nesse livro fica evidente que é uma visão da autora. E a fala dela sobre querer viver num país de perdão no contexto do Brasil é muito problematico
@emillycristinas199910 ай бұрын
Concordo com você, já tinha visto comentários de fãs da obra falando sobre como era um livro sobre amor e perdão e sinceramente isso só me faz gostar menos da obra. O livro não tem responsabilidade de ser moralmente perfeito, mas quando alguém diz que os atos do personagem são dignos de perdão isso já vira uma romantização de um problema que milhares de pessoas passam na vida real.
@isabelasampaio941610 ай бұрын
@@emillycristinas1999 exatamente. Falar sobre querer que o tenha mais perdão usando um exemplo como esses num país que tem números altíssimos de violência contra mulheres e crianças é incompreensível pra dizer o mínimo
@laravasconceloos10 ай бұрын
Senti a mesma coisa que você, pra mim foi um livro que levantou questões interessantes e abordou outras de forma também interessante e sincera, como é na vida mesmo, gostei muito da escrita da autora, mas no geral pra mim foi 3 estrelas, bom, e só.
@martabernardo188310 ай бұрын
Beatriz adorei sua resenha ❤ Eu tenho como meta esse ano ler 📖 mais literatura brasileira e tb ficção-científica; mas hoje estamos com muita literatura brasileira contemporânea que não estou lendo absolutamente nada , até porque muitos desses livros 📚 estão na Amazon por mais de 50 reais, então acabo deixando na minha lista e não compro.
@MegaKakafАй бұрын
Eu vejo a questão do livro ter uma voz masculina mais presente como um jeito da autora realmente criticar esse machismo que temos na sociedade mesmo e não como uma forma de “passar pano” para as ações que esses homens tomam. Na minha visão a parte que ela coloca como “exige o seu direito de marido” é justamente para mostrar como as atitudes machistas cotidianas que são consideradas como “normais” tem consequências para as mulheres. O livro todo é composto por essas ações machistas, que são considerados como “é só homem” e que muitas mulheres toleram, e como isso causa dor e sofrimento nas mulheres e até mesmo no psicológico masculino por eles acharem que devem ser assim mesmo. Sobre a Lucy eu não vejo uma falta de background na história dela. Até pq eu acho que a autora quis justamente mostrar que a Lucy gosta de sexo só por gostar mesmo e não pq ela teve alguma coisa na infância dela que explique esse gostar, ainda mais pelas mulheres serem tão julgadas por gostar ou não de sexo. Eu acredito que é justamente por essa falta do “pq” que a torna uma personagem tão forte.
@AnaCarolina-pi8dp10 ай бұрын
carla madeira inventou a escrita, existe um antes e um depois de ler qualquer livro dela
@goesgabrielle8 ай бұрын
Concordo
@brenadantas686410 ай бұрын
Minha opinião: Ao contrário da maioria aqui, eu não achei os personagens palpáveis, verossímil. Achei todos muitos caricatos e não me importava com eles. Eu já sabia mais ou menos o final, então para mim tanto faz. Inclusive tinha momentos que eu achava a beira do ridículo de tão ruim. Passa quase o livro todo o homem lá não querendo a Lucy e de repente ele quer, porque soltou o cabelo e pronto kkkk. Tipo a autora passou o livro quase todo tentanto escrever poeticamente, mas quando chegava as cenas importantes era um parágrafo, então isso me cansou. Porque assim, acho que existe uma diferença de escritores que escrevem poeticamente e aqueles que forçam isso e no caso da Carla Madeira, para mim, ela força. Vão me massacrar por isso, talvez, mas enfim ...
@Mari18119810 ай бұрын
Concordo bastante com isso. Tive muitas vezes a sensação de que ela tinha pensando em uma frase poética e depois buscou onde a encaixar na história kkkkkkk Umas coisas desconexas que chegavam a travar o ritmo de leitura.
@edivaniabarbosa25668 ай бұрын
👏👏👏👏
@RafaelaRodrigues-cq9tw10 ай бұрын
Eu terminei a leitura ontem, e amei muito, achei forte e com mensagens importantes escondidas nas lições das histórias.
@mariaeduardafranchinitheod712910 ай бұрын
Tô em 50% de Tudo é rio, não sei o que pensar sobre ele ainda KKKKKK o que vejo dele por enquanto é como a estruturação do patriarcado define tanto as pessoas (homens e mulheres). Quero acabar logo pra saber se vou gostar ou não
@mariaeduardafranchinitheod712910 ай бұрын
E sim!!!!! A parte em que a Aurora fala que ele já entra nela desde muito tempo atrás, e isso não é sujo! E que o pai se toca e consegue “resolver” o que ele fez. Achei interessante
@euxaxa10 ай бұрын
Realmente a escrita dela é fluída. Mas eu não gostei desse livro. Terminei na raça! E gente, a palavra para essas pessoas, terapia. Muita coisa ruim num livro só
@ellengarcia599010 ай бұрын
Faço das suas as minhas palavras
@Gabivirtualdiary10 ай бұрын
Nossa sim, eu me senti até culpada pq todo mundo falava mt bem... mas chegou na parte do tio eu já fiquei enjoada
@climenesiqueira6245 ай бұрын
Eu nem consegui terminar. Achei horrível.
@paracarololiveira2 ай бұрын
Pq a vida é um morango né
@paolaantunes3600Ай бұрын
Simm! Tive a mesma impressão
@jorgeschumacher69210 ай бұрын
Eu gostei deste livro, mas entendo perfeitamente quem não gostou. Também preferiria que o final fosse diferente, achei meio Disney. kkkkkk
@augustosisti38348 ай бұрын
Achei esse livro estranho, me pareceu um amontoado de ideias ligadas em um texto maior com partes mal desenvolvidas que deixaram os personagens superficiais. Por um momento tentei levar a história mais como uma realidade alternativa, assim como nos filmes da Família Adams, onde pessoas estranhas vivem desconexas da realidade comum, mas fui impedido, pois a escritora parecia levar a sério demais certos elementos bizarricimos da história, o que retirou do texto a possibilidade de ser alegórico e permitir que alguns pontos fossem ignorados, essa tratativa pomposa de acontecimentos caricatos de nossa realidade deu um ar de imaturidade a história que tenta tratar de temas tão profundos como, prostituição, amadurecimento e abusos. Acredito que faltou à escritora apenas esse passo para fora da realidade ficar mais claro e assim permitir a tratativa de temas tão drásticos com mais liberdade sem causar estranheza, assim como podemos ver acontecer em obras do Machado de Assis. Em resumo, Tudo é Rio é um livro que tenta a todo custo ser levado a sério, mas soa um tanto imaturo sobre certos assuntos.
@thaissena274010 ай бұрын
Eu achei esse livro bem real sobre o que nossa sociedade ainda vive. Nossa sociedade ainda é muito machista e esse micro cosmo que aconteceu nesse livro aconteceu em vários micro cosmos como esse acontecendo por aí, com situações similares. É triste mas é real
@anadias20239 ай бұрын
Terminei de ler o livro, e vim buscar minha opinião sobre ela com ajuda, porque eu realmente não sei o que pensar sobre ele... Continuo como no início... Mesmo sendo a Bea, que acompanho a anos e adoro, cara, esse livro simplesmente me deixou tão paralisada quanto a própria Dalva.
@liel.mangaraviti10 ай бұрын
Eu tenho um problema com Carla Madeira.... eu comecei a ler A Natureza da Mordida e ... abandonei... sei lá... e foi justamente a escrita que não me pegou.. e escuto sempre: noooossa como ela escreve bem! 👀 hummmm não consegui ver um diferencial na escrita dela... ela não escreve mal.. mas também não é uma escrita que eu elogiaria.. é... só ok. 🫠 enfim... então quando eu vejo essa quase imposição a minha volta de TER que gostar de Tudo é Rio... bem.. eu fico com preguiça de ler. 😅 Gostei muito da sua resenha. Penso da mesma forma que vc em muitos aspectos. E acho que qnd eu finalmente decidir ler Tudo é Rio vai ser só mais um livro mediano 😬
@LarisPena10 ай бұрын
O que vejo das pessoas falando de A natureza da mordida é que é o livro dela mais difícil de ler. Véspera em segundo e Tudo é rio o mais fluído deles. Mas tbm to nessa de não achar isso tudo, não sei, to confusa kkkkk acabei de terminar Tudo é rio e to vendo resenhas pra entender melhor o que achei
@andressasousa438910 ай бұрын
Eu não acreditava na redenção do Venâncio, quando li fiquei chateada com o final dele. Depois de um tempo vi a entrevista da Carla no Roda Viva e tudo fez sentido.
@anadias20239 ай бұрын
Interessante, verei
@hiromip.726210 ай бұрын
Sim, encontramos inúmeras condutas erradas neste livro, mas está LONGE de ser um dark romance ou um romance superficial. Estamos falando de pessoas que vivem em condições totalmente diferentes das nossas, pois é um combo de: personagens com baixo poder aquisitivo, escolaridade básica, sem fazer terapia, sem perspectiva de crescimento profissional ou intelectual, ou seja, é o retrato de seres humanos normais que nasceram e cresceram no interior e não tem quase nenhum acesso à informações ou meios que os possam ajudar a mudar isso. Se você quer julgar um autor pela história que ele escreveu, comece avaliando se os absurdos narrados estão dentro de um contexto em que é plausível. Já viajei DEMAIS para interiores fazendo projetos sociais, e estou falando de locais onde sequer chega água potável. Se eu escrevesse histórias sobre a vida das inúmeras pessoas que conheci, seria cancelada, pois nesses meios sociais ocorrem coisas que consideramos tão absurdas que fogem até da imaginação. Só para terem noção, uma vez conheci uma criança semi-analfabeta de 9 anos de idade, portadora de AIDS, que estava em um abrigo, pois a mãe havia morrido, e todos os membros da família estavam presos por agressão contra mulher, roubo e outros crimes. Ele me relatou suas "histórias felizes", e, pasmem, todas eram absurdas. Ele cresceu com o pai dando-lhe cachaça. Enfim, escrevi tudo isso para dizer que Carla Madeira não romantiza as atrocidades dessa história. Ela descreve perfeitamente os sentimentos e vivências dessas pessoas, que têm seus momentos bons e ruins. É isso.
@BeatrizPaludetto10 ай бұрын
apesar de não ter a sua vivência pensei nisso, nem todo livro precisa falar sobre pessoas eticamente ou moralmente corretas.
@d3adbysunrise6 ай бұрын
é isso!
@elleenjoyce10 ай бұрын
A primeira resenha descente deste livro no KZbin. Obrigada, Beatriz!
@ludmillarodrigues59910 ай бұрын
Gosto que a escrita da Carla é poética mas sem forçar esse poetismo, é natural dela. Amei o vídeo Bia, você sempre sendo muito sensata em suas opiniões.
@KethelynSPedro10 ай бұрын
Não concordo com tudo, mas foi a melhor resenha de Tudo é Rio que vi. Você trouxe pontos interessantes sobre a história. Este livro para mim é sobre profundidade, e não sobre certo e errado.
@saraadganiel24110 ай бұрын
mais um video que n tem como não ir atrás de ler depois de assistir! obrigada Bia!, eu tinha vontade de ler esse livro, pra entender o hype, mas nunca foi uma prioridade ou algo assim, contudo. depois do desse video fui atrás, e peguei o audiobook dele na audible🎉
@danielarollo110 ай бұрын
Terminei agora esse livro, li de ontem para hoje 😅 a leitura mais rápido da minha vida... Senti um sentimento de amor e ódio, vai demorar eu digerir hahahahha
@Llfszdl10 ай бұрын
Gostei também da personagem da Lucy e tbm senti falta de mais profundidade nela porém acho que foi proposital pois parece que ela própria se vê assim e que ela não se conhece muito.
@Amanda-mv4qr10 ай бұрын
O mais triste é que eu já conheci uma pessoa assim na vida real, que olhando de fora todos resumiam ela a determinada coisa, e quando passei a conhecer a pessoa mais profundamente parecia que ela própria não se conhecia muito para além daquelas questões.
@Llfszdl10 ай бұрын
@@Amanda-mv4qr muito triste e as vezes a pessoa passa a vida assim sem se autoconhecer :(
@aluiarte10 ай бұрын
Bia, eu amo seus pensamentos sobre o livro, suas reflexões sobre a vida e sobre nós, obrigada por isso! 🤍
@jessicaleite603110 ай бұрын
Eu amo esse livro. E essa é a melhor resenha que ja vi de tudo é rio. ❤
@BelaVianna10 ай бұрын
Adoro esse modelo de vídeo em que você senta e fala sobre sua experiência de leitura, parece que é uma conversa com uma amiga
@miguelsouza157010 ай бұрын
Uma das melores booktubers que existe , amo seus vídeos ❤❤❤
@AlineBergamo10 ай бұрын
Eu acabei de ler esse livro e que delícia te ouvir organizar meus pensamentos nesse vídeo kkkkk ❤
@milenacosta87810 ай бұрын
Eu acredito q a Dalva infelizmente deu uma segunda chance pro Venâncio pq a bondade e a capacidade de perdoar faz parte da personalidade dela. Ela ajudou a Lucy que a tratava mto mal. Parece q ela sente mais decepção do q ódio pelas pessoas. Além disso, ainda é normalizado a mulher relevar absurdos para manter a fachada de casamento longo e feliz.
@BeatrizPaludetto10 ай бұрын
não acho q ela perdoou a lucy, ela deu brecha pra lucy participar da vida do filho que pariu. Não acho q vão ser amigas, existe como conviver sem perdão, sem amizade. mas por algo a mais como as crianças. Tb não acho q ela perdoou o venâncio por bater nela, ela é um mistério o livro todo. Ela só parou de vingar ele, deixou ele mais de um ano achando q matou o filho, chafurdar nessa miséria. Talvez eles vivam na mesma casa as crianças com três pais? cada um dormindo na sua cama e coexistindo apenas pelas crianças
@milenacosta87810 ай бұрын
@@BeatrizPaludetto faz sentido, mas ela perdoou o Venâncio no passado quando ele bateu no amigo dela por ter sentido ciúmes ao vê-lo dando um presente a ela, talvez perdoe novamente. Sim, talvez ela apenas continue na casa pela crianças, mas talvez não. Ela realmente é mistério.
@RoqueAndRoll_10 ай бұрын
Esse livro foi um leitura ótima pq me fez pensar e sentir muita coisa, algumas coisas mudaram dentro de mim por conta dessas reflexões
@karirocha309510 ай бұрын
Que vídeo maravilhoso ❤ eu amei tudo rio, confesso que fiquei chocada com o quão cru é a escrita, principalmente nas partes que falam de Luci , e acabei me apaixonando pelas partes poéticas e a forma como a história é contada.
@mandyrb10 ай бұрын
Vi muita gente falando que ela "romantizou" o final e discordo totalmente. Ela só mostrou a realidade que, infelizmente, na maioria das vezes é realmente assim na vida real, principalmente quando envolve filho
@sophiaalvesdesouza196310 ай бұрын
Fiquei com muita raiva quando terminei esse livro. Fiquei com a sensação de irresponsabilidade mesmo por ele ter terminado daquela forma, acho que se voce for falar sobre abuso vá fundo e não romsntize. O Venâncio claramente não mudou, tanto é que quando soube da gravidez da luci ele foi agressivo com ela, ele só não esta sendo agressivo com a Dalva pq de certo modo aquele amor avassalador ficou adormecido pelo tempo, mas ela voltando pra ele, mais cedo ou mais tarde esse sentimento de ciumes vai retornar e ele vai atacar novamente, acho que o livro deveria mostrar isso. A forma como terminou parece que ele mudou, que ele é um novo homem e que eles vão ser felizes para sempre. A última frase do livro é ela falando que Deus voltou😂 Deus voltou junto do homem que tentou matar ela e o filho. E teve o negócio tambem do filho ta vivo que achei que foi um artificio para fazer a gente minimizar o crime dele e conseguir aceitar o final deles juntos, sinto que faltou mais coragem da autora pra sustentar as atrocidades dele e de mostrar um final mais realista do que de fato acontece nesses casos. Enfim....
@BeatrizPaludetto10 ай бұрын
Então mas Deus voltou fala sobre a fé da dalva. E não fala q eles vão ficar juntos como casal, mas ela tomando a decisão de contar pra ele q não matou o filho. Não acho que eles voltariam como casal, mas agora ele sabe dos filhos. Não acho q ele seja o mesmo, ele é agressivo e sempre vai ter isso. Mas tudo q ele passou ainda ecoa nele. Acho igual vc falou, no futuro ele provável q terá outro episódio de raiva. Mas o livro é um vislumbre de um momento específico. Um corte. E como corte fictício ele não tem responsabilidade de nada
@palomacosta471110 ай бұрын
Concordo demais. 👏👏👏
@mescouto210 ай бұрын
Spolier!!! Avisa!
@emillycristinas199910 ай бұрын
Me senti exatamente assim quando terminei, nenhum comentário tinha expressado tão bem como eu me senti. Aquela frase "Deus estava de volta" me incomodou profundamente e também não gostei da resolução do bebê magicamente ter sobrevivido.
@kimwicks554010 ай бұрын
Discordo com a questão da irresponsabilidade. Não é um livro para crianças ou adolescentes, é um livro para adultos que podem ler, pensar criticamente e tirar conclusões. A literatura vem também como um incômodo, o objetivo não é necessariamente ensinar ou passar lição de moral em ninguém
@cmoifran10 ай бұрын
muito interessante a forma que você se expressa, Bia. me encorajou a ler esse livro.
@dalila.azevedo10 ай бұрын
Eu tinha tirado esse livro da minha lista de tanta coisa ruim que ouvi, mas esse seu vídeo me deu vontade de ler para eu poder tirar minhas próprias conclusões tmb. Adorei a resenha
@EstantedaJociane10 ай бұрын
Eu vi esse vídeo, e decidi lê, já q tinha o ebook, e nossa que Ódio ... uma completa bosta... mas foi por minha conta e risco, queria poder desler... 😂😂... mas é assim mesmo, a gente tem q criar nossas próprias opiniões. Eu odeio e n recomendo pra nenhuma alma viva. kkkk
@laarissaneves8 ай бұрын
amo as resenhas da Bia, mas a desse livro arrasou muito!!! ❤
@asurito470110 ай бұрын
Quando vc postou que ia ler, corri pra ouvir o audiobook❤
@anacristinacrvlh4 ай бұрын
Acabei de ler e preciso organizar as ideias sobre essa leitura
@ofantasticomundodejeisi218110 ай бұрын
O que me incomodou foi este final água com açúcar, ideia que amor supera tudo não importa o que aconteça
@crisfs5375Ай бұрын
Adorei seu ponto de vista e a resenha sobre o livro ❤
@giselespada15266 ай бұрын
Que análise perfeita! Terminei o livro ontem e estava buscando por esse vídeo 😊
@jessicavilasboas48149 ай бұрын
Eu nao li ainda, está aqui. Mas porra, a sua inteligência é muito fina, Bia! Eu ia falar que dá um tesao danado hahahaha Aquariana feelings 😅❤ Eu amo te ouvir falar: "eu odeio personagem burro" hahaha racho os bico! Vc é mto engraçada e cativante! Entao vc é um puta mix de inteligência e humor! AMOOOO demais, sou fã!
@crishoff490910 ай бұрын
Eu acho que "Tudo é Rio" é sobre culpa e julgamento. Os personagens andam às voltas com a culpa que sentem (ou que deveriam sentir) e o julgamento vem do leitor. Achei uma narrativa muito corajosa e bem escrita, pq livros bons nos fazem sentir coisas. No meu julgamento, Venâncio é um macho muito besta e é sobre isso: qual dos três personagens vamos julgar? Qual vamos odiar pelas suas ações? (eu odiei o Venâncio e quis chacoalhar a Dalva pq que ódio mulher!!! Faz alguma coisa!!!!)
@bheatrizlessa689210 ай бұрын
Eu acho q como era um narrador onisciente faltou bastante informação, ele só repassava o q tava visível. Então preferia q fosse cada personagem narrando. Não achei q esse tipo de narrador acrescentou algo. Acho q inclusive por isso essa impressão de que o narrador é masculino. Pq só vimos um tipo de visão, preferia q o Venâncio tivesse narrado logo. E tenho a mesma opinião sobre a Lucy, acho q até respondi a sua caixinha falando isso. Q ela parecia q seria uma personagem muiti grande, mas no final eu senti q ela só precisava cumprir aquela função para vida do Venâncio e da Dalva
@BeatrizPaludetto10 ай бұрын
Mas não existem regras de narrador, o narrador falou o que queria sob a visão limitada de cada personagem. Nesse ponto o narrador não pode saber mais que o personagem sabe sobre si. Mas gostaria de mais foco na cabeça da dalva, achei ela bem minimizada pela escritora em certo ponto
@bheatrizlessa689210 ай бұрын
@@BeatrizPaludetto não q tenha regra, mas a minha opinião é que um narrador onisciente tem condições de acrescentar, afinal, ele é onisciente. Para falar só o q tá sendo visto, pode ser só um narrador em 3ª pessoa. Não que tenha q ser assim, mas que eu tive essa sensação ao concluir a leitura.
@kahmorais872810 ай бұрын
Bea conseguiu expressar em palavras nesse video TUDO o que achei desde livro
@beatrizfurtado10 ай бұрын
ainda não li o livro, mas gostei muito de como você falou do enredo sem dar spoiler mas sem parecer confuso também. teus vídeos são como um abraço quentinho; te adoro, Bea! ❤
@eduurs10 ай бұрын
nossa mas teve mt spoiler kkkk eu preferiria ler sem saber nada mesmo.
@sofiafranca794610 ай бұрын
Nunca li esse livro mas tem um momento do video que ela comenta que acontecem crimes e a policia não é envolvida e isso é muito louco pq eu viajei pro interior da minha família e lá só tem uma delegacia que fecha na hora do almoço e de noite e lá tem gente que até ja matou e todo mundo sabe e ninguém prende essas pessoas, ficou por isso mesmo. Vários crimes e eles se resolvem por eles mesmo, assustador Kkkkkkkkk
@BeaNBarber10 ай бұрын
SPOILER DO FINAL eu gostei do livro, li recentemente, mas achei o final meio disney, principalmente na relação de dalva e lucy, lucy q n é muito tridimencional e dalva q é um mistério. Dalva parece perdoar tudo, n só da parte de venancio, como de lucy tbm, os maus tratos, a mordida, o desdem e a ousadia de lucy, tudo perdoado, além disso ainda convida ela pra fazer parte da vida do filho, o q penso ser uma decisão complicada, levando em consideração que ela não conhece lucy e até umas paginas atrás estava FINALMENTE cogitando abandonar o marido pq ele traiu ela COM LUCY. Tembém não entendo muito por que ela ficou mesmo sabendo q o filho ainda estava vivo, ela ia viver daquele jeito pra sempre? Isso pra mim foi muito estranho, mas a escrita é tão boa e envolvente q o livro merece o mérito. Com o final aberto a gente n sabe até q ponto foi o perdão de lucy, se apenas o concedeu a paternidade novamente ou se ela volta a ter amor por ele, e nem se ele não vai espancar alguém de novo (o q acho bem possível).
@BeatrizPaludetto10 ай бұрын
mas a questão do perdão da dalva é um mistério, pq ela coexistiu com um homem sem falar com ele. ela pode muito bem seguir essa linha e viver com ele mas apenas dois adultos criando duas crianças sem ter vínculo romântico
@BeaNBarber10 ай бұрын
@@BeatrizPaludetto sim, só por haver essa possíbilidade que aceito bem o desfecho (acho q o homem tinha o direito de saber q ele n assassinou o filho)
@AnaCarolina-pi8dp10 ай бұрын
twitter é maluco, imagina falar que tudo é rio é darkromance 😂
@amandacarolineacf10 ай бұрын
Muito do que expressou foi exatamente o que senti durante a leitura, gostei das divagações!
@anaroncon10 ай бұрын
A Aurora é sensacional
@taynadepaula26399 ай бұрын
Melhor vídeo sobre "Tudo é Rio" que assisti, até hoje, no KZbin. Levantou pontos muito bons!
@Butterflyize10 ай бұрын
Esse livro é meu ❤❤❤
@giulianavieiragoncalves199910 ай бұрын
Estou com curiosidade de ler esse livro. Gostei muito da sua resenha
@carolinamilczanowski999 ай бұрын
Eu acho louco que com o final você deu menos estrelas, mas achei tão incrível o final que resolvi dar mais estrelas. Eu achei muito surpreendente o final, eu imaginei um monte de coisas, menos aquilo e isso me ganhou 😂
@Michellemalab8 ай бұрын
Não dá pra entender como a autora conseguiu ferrar tanto com o final de uma história incrível.
@kekaaraujo177425 күн бұрын
Ela só retratou a realidade. Mas as pessoas leem livros esperando finais felizes de contos de fadas.
@laraschneider38210 ай бұрын
16:30 o gatinho passando no fundo mds q amor
@vickrangel791910 ай бұрын
Adorei essa resenha 🌻
@FelipeSantos-qo6pq10 ай бұрын
Meu problema com este livro é que a narrativa é manipulativa e claramente tendenciosa pro lado de Venâncio. O cara fica com ciúmes de um bebê sendo amamentado, sexualiza a amamentação, comete violência contra a mulher e o próprio filho e depois é tratado como coitadinho sofredor durante o livro INTEIRO!!! Nem as palavras bonitas e as diversas frases de efeito do texto foram suficientes pra eu não racionalizar isso. De uma perspectiva realista, uma pessoa com tamanho descontrole emocional, capaz de agredir um bebê por motivo fútil nem deveria estar vivendo em sociedade. Meu problema nem é existir personagem assim num livro, pois concordo que a arte não deve se limitar apenas a falar de coisas bonitas e tals. Porém é muito claro que esse livro minimiza demais um crime hediondo, e daí eu já acho um grande desserviço dado o contexto social que vivemos.
@larycarvalho355710 ай бұрын
A frase final “Deus voltou ao lar” me quebrou em pedacinhos, mas gostei do quanto a história me fez pensar do quanto tudo que rola no enredo é a realidade crua do brasileiro. Quando parei para pensar mais sobre a história, percebi que não achei isso tudo 😅
@BeatrizPaludetto10 ай бұрын
Deus era as crianças, volto às crianças voltou deus
@lauragomes508810 ай бұрын
Eu confio muito nas resenhas da Bea e a acompanho justamente porque o gosto literário dela é parecido com o meu. Parece sim que "Tudo é Rio" foi escrito com a intenção de choque, polêmica. Parece que é forçado para atingir maior público (afinal, é isso que a maioria gosta de ler), eu não julgo mas acaba tendendo a escrita do autor. :/ Nada contra quem gosta só que eu espero mais do que esse esquema, sabe ?
@alebri946 ай бұрын
Adorei a resenha 👏🏾👏🏾✨
@flavialopes42639 ай бұрын
Eu amo muito esse livro, mesmo não concordando com o final, nem de longe seria motivo pra eu achar uma leitura ruim
@esmeraldinacastro344710 ай бұрын
Homem não tem responsabilidade emocional
@BeatrizPaludetto10 ай бұрын
nenhuma
@kekaaraujo177425 күн бұрын
Eu achei Carla Madeira tão Jorge Amado, tão João Ubaldo Ribeiro. Quem critica nunca leu eles.
@AnaCrlnz10 ай бұрын
bia falou exatamente o que eu penso do livro mas nao sabia por em palavras
@makellybarros425910 ай бұрын
Sua resenha foi excelente
@claraproenca25028 ай бұрын
Alguém sabe qual foi o livro que relatou sobre menstruação?
@c4nteiros10 ай бұрын
Pra mim, a literatura da Carla Madeira é a linguagem é a afirmação da humanidade moderna.
@esmeraldinacastro344710 ай бұрын
Reflete a falta da visão feminina em filmes e livros como referência, precisamos de mais oportunidades
@maizagisele10 ай бұрын
Gostei da resenha 👏❤
@eduardalima579010 ай бұрын
Que resenha boa hein
@camillybrighenti336210 ай бұрын
Gostei da sua reflexão sobre a lucy. Bem interessante
@daniellelins40963 ай бұрын
Amei a sua perspectiva ❤
@eduurs10 ай бұрын
Bia, sobre seu incômodo: você não acha que desviaria do propósito da autora? se ela focasse muito nos pensamentos das personagens femininas, eu sinto que minimizaria demais o impacto da culpa do Venâncio, você só odiaria mais e mais ele sem possibilidade de redenção nenhuma. A justificativa do ciclo da violência (o lance do pai e etc) teria que ser maçante e forte, pra causar algum efeito. (e olha que tem gente que sente zero empatia por ele do jeito que o livro foi feito).
@BeatrizPaludetto10 ай бұрын
acho que por isso seria mais interessante. Essas mulheres estão sob o patriarcado também tanto porque colaboram para manter essa hierarquia, ver elas pensando e como são escravizadas por esse sistema ajudaria alguns a compreenderem mais porque a submissão
@camillybrighenti336210 ай бұрын
Qual era o livro que falava sobre menstruação?
@larianeoliveira562710 ай бұрын
Um amor incômodo, Elena Ferrante
@ilanabeatriz103610 ай бұрын
Comprei esse livro de presente pra uma amiga, tomara q ela goste
@Jess1-o8y10 ай бұрын
Curiosamente amei ler esse livro e detestei essa história, não consigo explicar kkkk😅
@marianafreitas707310 ай бұрын
meu deus, que vídeo relevante
@milaazevedo79210 ай бұрын
Acho que vou la arrumar minha nota no skoob kkkkk não tinha visto por esse ponto, sobre só ter o ponto de vista dos homens.
@dieinepamellapaz13326 ай бұрын
Nossa a opinião mais realista que encontrei em meio a tantos extremos. Obrigada por não ter amado esse livro como a maioria. 😅