Christian, você poderia falar um pouco sobre a Cultura de Paz, Justiça Restaurativa e de como a Psicanálise pensa a mediação de conflitos principalmente no ambiente escolar. Digo isso, pois, se não me engano é a segunda vez que vejo você comentar sobre o filme Em um mundo melhor...qual seria o papel da escola na mediação de conflitos? Na prevenção? Pois, no filme lembro que o local das violências é o espaço escolar....
@lucianodraetta19012 жыл бұрын
Recomendo o documentário "O riso dos outros "
@evelynalmeida78362 жыл бұрын
Diálogo potente 👏🏾👏🏾👏🏾
@cicerofigueiroa95272 жыл бұрын
Mais de Cláudio Thebas com certeza, essa dupla dialogar sem falar...e ensena sem palco!!
@julianacarvalhal14832 жыл бұрын
uau! Anúncio do Brasil Paralelo no meio do vídeo.. essa doeu!
@marymorgadopsi2 жыл бұрын
Prof. Dunker…!!! Obrigada por ler minha pergunta…!!! Tema atual, haja visto que o Programa do BBB é recorde de audiência e pq..? Porque de fato a sociedade goza em ver o sofrimento alheio…!!! Prova de resistência, tretas diversas, qto mais sofrimento, maior o Ibope. Qto a parceria com o Thebas, é sempre incrível. Desde que li O palhaço e o psicanalista, aprendi que a Escuta Clínica, passa pelos caminhos da ofensa, do cinismo, da piada tão bem citados pelo Thebas no vídeo, e que precisamos enquanto Psicanalistas, do entendimento de que tudo na linguagem está conectado ao inconsciente..!!
@alessandrosilveira87392 жыл бұрын
Todos querem uma Live com o Professor Christian Dunker.
@leoneandrei11692 жыл бұрын
O Chris Rock não fez a piada numa mesa de bar, ele já foi host do Oscars anteriormente e teve seu roteiro aprovado. Se ele é contratado pelo Oscars para fazer piada dos atores ali presentes, isso significa que o Oscars, como instituição, entende que a humilhação daquelas pessoas vale a audiência e o retorno financeiro. Se o Will queria revidar de alguém, deveria ter revidado da instituição que o ofende, levantado e ido embora, rejeitando o prêmio. Quando ele bate no Chris Rock, depois aceita o prêmio e ainda agradece à academia, ele agride o mensageiro e dança em frente ao Rei.
@RafaelLopes-jy9tt2 жыл бұрын
Coerente
@Almirantedopovo99772 жыл бұрын
Cirúrgico!
@astridirismaulenheilmann18712 жыл бұрын
PER-FEI-Taaaa sua colocação
@cassiobuendia80892 жыл бұрын
Eu li que o oscar nao aporvou a citacao de GI KOE, nao dá pra saber....
@gabikslesh2 жыл бұрын
Perfeito! No entanto, fico me perguntando se o Will estava menos preocupado com a academia do que com o público que o assistia - vale ressaltar que o mundo inteiro o assistia... Talvez apenas levantar e sair não daria o mesmo efeito para o público. O foco dele era o público, muito porque ele provavelmente conhece as estruturas da academia e sabe que é difícil mudá-las.
@brendow952 жыл бұрын
a melhor conclusão já apresentada que eu já vi na vida: "sei lá."
@eusoujosianebarbosaperes26522 жыл бұрын
Iporá Goiás 🎹🎶💞
@alessandrabrazdecarvalho8442 жыл бұрын
O vídeo poderia ter mais uma hora que eu nem perceberia! Excelente!
@valeriaaffonso89532 жыл бұрын
Nossa as histórias do Tebas...lindas. Hoje vejo que esta coisa que parece ser o mot da vida e que se ouve muito "você pode ser o que quiser", vem sacrificando a elegância em todos os aspectos. Desde a aparência até o humor. Esta coisa do Oscar é puro marketing.
@ericomabellini-psicanalise5022 жыл бұрын
Interessantissimas as colocações do Thebas. E a escola diz: "da proxima vez venha de autor, e não de palhaço", ao invés de educar aquelas crianças quiseram interferir na apresentação do autor convidado. Triste isso, escolas reféns do poder financeiro dos pais. Ninguém aprende com esse posicionamento das escolas. Pais, alunos e instituições que não reconhecem seu papel social.
@RenanzinhoSopadeAbobora2 жыл бұрын
Obrigado, dunker Obrigado, Tebas
@RodolfoFSantos2 жыл бұрын
Obrigado
@SueliLimaPsi2 жыл бұрын
Já é difícil SER e ainda há os que exigem que a gente seja "mais", não basta ser como todo mundo, c/ fragilidades, subjetividades. Ai de ti, minoria, se não for especial !!! em sendo normal, imediatamente será apequenando pra que outros se engrandeçam. Gratíssima pela aula, DE ITU SP.
@jorgeluissantos30452 жыл бұрын
Uni-vos!
@Cediaz602 жыл бұрын
Querido Christian simplesmente amei essa conversa com Cláudio Thebas. Vc incrível e ele tbem. A ideia que ele apontou do riso contra a opressão ou o riso atingindo o que se representa (uma instituição de poder, p.ex.) é ótima, o alvo não é a ser humano que ali está mas, o que esse ser representa. O riso é transgressor. Sugestão para outro papo com Cláudio? "o riso como forma de reprodução de uma opressão" piadas racistas, homofóbicas, não são "apenas" piadas e sim reprodução de uma ação opressiva. Amei vcs 2 juntos
@jasserodriguesfilho45242 жыл бұрын
Foi tapa civilizatório.
@marciasigler52832 жыл бұрын
Vocês são importantes, aprendi muito com o psicanalista e o palhaço. Adoreiiii.
@romeubraga59422 жыл бұрын
Muito bom
@patirabelo34092 жыл бұрын
Christian, bem poderia haver mais vídeos com vcs dois interagindo : ) As conversas entre vcs são muito boas, pq parece que a gente tá vendo uma sessão de análise
@luizaomusico29842 жыл бұрын
O difícil é saber quem é o alter ego de quem kkkkk Fiquei com a pulga atrás da orelha... O figurino, incluindo a barba e os óculos, foi tudo proposital ? Agora além do Dunker, serei obrigado a seguir o Claudio. Muito divertido tudo isso.
@silvianogueiradecarvalho32112 жыл бұрын
História linda, Thebas! Grata, Christian!
@EJRezende2 жыл бұрын
A abordagem do Thebas me fez retornar ao tema do "O Cheiro do Ralo".
@Thiago_Fernandes23012 жыл бұрын
Dunker, poderia fazer um vídeo falando de como a psicanálise se relaciona com a psicologia histórico-cultural, onde se encontram, onde cada uma se rejeita e como é a abordagem de cada uma com a educação? Ademais, grande vídeo!
@diegodarochamachado2 жыл бұрын
"Acho isso uma grande piada. E um tanto quanto perigosa". Mais um Falando nIsso maravilhoso. Não canso de agradecer por esse canal existir. Abração professor Chris, Tebas e Equipe.
@aidapaiva97592 жыл бұрын
O ruim da violência é quando você é agredido pelo pai ou pela mãe e não pode reagir porque não se bate em pai ou mãe e é agredido constantemente. Todo pai e mãe quer que seu filho reaja ao ser agredido mas quando a criança reage a uma agressão dos pais batendo eles ficam muito preocupados.
@mrmartins35512 жыл бұрын
Incrível a participação do Thebas! Sensacional, muito bem explicada a diferença entre o julgamento e o sentimento. 🤗 E sobre a auto-responsabilidade nas escolhas e consequências.
@samsimple312 жыл бұрын
Tebas e Dunker, ótimos e lúcidos sempre. Professor Dunker, gostaria que você comentasse sobre o livro da Roudinesco, "O eu soberano".
@sibila_mozer2 жыл бұрын
Às vezes pessoas inteligentes e bem humoradas se esquecem de usar esse belo talento quando estão profundamente envolvidas nas durezas emocionais quando são descobertas , assim, de supetão! O bom humor é coisa de corajoso, como eu registrei em um de meus livros de poesia: "Riso é poesia travessa, rir é mais sério do que parece." Riso é uma das grandes defesas, um mecanismo de defesa de fato e quando desaparece da cena vem outros sintomas...
@marceloaraujo59782 жыл бұрын
Achei demais esse episódio do seu canal Dunker!…e ver o Thebas!…esse cara é especial!!…li o livro O Psicanalista e o Palhaço e adorei!…só uma pequena questão no episódio em aberto para mim, é que gostaria de saber a opinião de vocês sobre o episódio do Will Smith…sei que a mensagem pode ter sido indiretamente dada, mas por uma limitação minha não captei. Realmente gostaria de saber diretamente sua opinião como psicanalista e a do Thebas que trabalha com humor, o que vocês pensam sobre este episódio. Abraço e parabéns!!
@rositaprates2 жыл бұрын
Uma coisa é o meu revide por me sentir humilhada, outra é revidar quando alguém que eu amo é ofendido. Aí tem muito mais e diferentes elementos acionados pela agressão.
@hannaborges2 жыл бұрын
Dependendo de quem você é, se você mostra a dor, você alimenta o gozo do outro. Não acho que isso de expor a dor seja pra todo mundo, quando existe o hábito da sociedade em gozar da dor de alguns
@lauragoiaba2 жыл бұрын
Perfeita essa colocação! É uma questão bem complexa mesmo.
@JulianaUrbana2 жыл бұрын
Quem colocou "e revide, pode?!" como pergunta demonstra não só uma baixeza moral, mas uma burrice em um grau preocupante. Ora, se eu revido "na mesma moeda" (mesmo que seja essa a vontade imediata), estou colocando a reação como ato justificado. É o mesmo que perguntar: posso violentar quem me violentou? ("Mamãe, ele me bateu, posso bater nele?!"). Nesse caso, perguntar é o mesmo que pedir uma autorização para atacar. O revide sempre será do mesmo ato pra pior porque existe uma disputa de poder. Vamos voltar à Lei de Talião, é isso?! Nenhuma violência é justificada e só coloca em risco a nossa espécie que, na minha opinião, só não está extinta porque existem leis que exercem controle social.
@Advlunardi2 жыл бұрын
Perfeito!!!! Adorei. Um dos melhores vídeos!
@MyrceaFarias2 жыл бұрын
" Por falta de amor. Eu estava com raiva". Muito bom.
@Paulinha812 жыл бұрын
Esses dois juntos, sempre sai coisa boa!! ❤️
@ivi80602 жыл бұрын
É verdade, O Palhaço e o Psicanalista é bom demais! ❤
@psicosoma4042 жыл бұрын
Liberdade sem responsabilidade não existe.
@felipemar42752 жыл бұрын
Olá professor, gostaria que você abordasse a questão do Complexo de Édipo em relação ao racismo..... Como se dá a relação da imagem, do corpo, dos traços na "busca" amorosa edípica?....como a imagem e características dos pais influenciam mais ou menos que se busque um parceiro(a) tal como os genitores? Principalmente, como fica essa questão quando o sujeito de uma etnia tem suas preferências de pessoas bombardeadas pela sociedade como não desejáveis, não amáveis e é incentivada a ocupar este lugar (de pessoa amável, ideal) o grupo caucasiano.
@rinamarciadealmeida51352 жыл бұрын
Boa Noite senhores. Prof. Christian adoro suas lives e agora seus convidados. 🌷🌻
@valquiria44122 жыл бұрын
Amo os dois♥️♥️
@arthurrodrigues97382 жыл бұрын
Ola Christian! Admiro muito seu trabalho. Gostaria, se possível, que abordasse no seus vídeos algo sobre GAGUEIRA. Sou gago desde a infância e sempre fiz acompanhamento com fono, porem percebi melhoras grandes quando entrei no processo de análise. Sinto que não ha muito interesse sobre o tema, n tenho ctz, pela comunidade da psicanálise, o que é uma pena. Uma curiosidade é que apesar de haver mulheres gagas, é muito mais comum nos homes (algo constatado com pesquisas). Alem disso, como ator, sempre percebi que no palco a gagueira nunca apareceu, mesmo em cenas de puro improviso, sem texto decorado. Qual a leitura da psicanálise como uma linguagem, sobre o problema da gagueira. Obrigado
@thecarlosludwig2 жыл бұрын
Professor, essa conversa tem de continuar! O vídeo foi muito curto e a conversa tava muito boa. Abraço!
@Barbantearteepsicologia2 жыл бұрын
que sensacional essa troca. quantas nuances, qta poesia, qto tudo que se diz no exato acontecer. parabéns
@fabianafernandes94332 жыл бұрын
Sensacional dialogo de Thebas e Dunker! Valeu muito
@renancoelho18112 жыл бұрын
A sociedade valoriza a obrigação moral de revidar, como aquela típica frase de pai e mãe: "se você apanhar na escola, então você vai apanhar o dobro em casa".
@lauritabomdespacho98812 жыл бұрын
Nossa maravilhosooooooooooooooooooo. E o pulo do gato, fiquei sem entender.... quando vi, um raboooo preto.Lindoooooooo...rs.rs.kakakkakaa😅😅🤣🤣🤣🤣🥰
@sandrasan2462 жыл бұрын
😂😂
@Lauraaa_200011 ай бұрын
7:07 👏👏👏
@DENISBERTHOLDI2 жыл бұрын
Claudio thobas é ótimo.
@marciavaleriadasilva19042 жыл бұрын
caramba, o que foi isso!!! amei
@aidapaiva97592 жыл бұрын
Eu fui babá de uma menina de 2 até 4 anos cuidei dela bastante tempo. Uma vez a mãe dela estava apavorada porque uma criança com síndrome de Down tinha agredido a menina e ela não tinha reagido e parece que a menina que eu cuidava apanhou bastante. A criança aprende a agredir quando é agredida. A criança que eu cuidava nunca tinha sido agredida por mim ou pelos pais então não sabia o que fazer quando agredida.
@arthurramos56532 жыл бұрын
Muito interessante a conversa !, a citação espontânea da música de Raul Seixas foi ótima e oportuna ao final da resenha.Na verdade, trouxe um pilar do humor no meu entendimento, mostrar que o Rei está nu, ou que estamos num grande teatro como Professor Dunker bem salientou. No entanto está conversa ficou com gosto de quero mais, poderiam fazer mais um episódio de continuação. Abraços !
@hannahjulia73102 жыл бұрын
queremos a colaboração consigo
@asteroidesilverio2 жыл бұрын
Não me conte onde dói, porque é lá que eu vou ferir.
@andressas.pereira78972 жыл бұрын
Olá, professor. Parabéns pelo seu trabalho e de sua equipe aqui no youtube. Adoro acompanhar seus vídeos. Gostaria de saber como lidar com a seguinte situação: Já nas primeiras sessões percebe-se que a análise pode estar evocando ataques de pânico e crises de ansiedade no analisando por uma dificuldade muito grande em sair da vida no automático e entrar em contato com as questões que o trouxeram para o tratamento. Se não me engano isso é chamado de reação terapêutica negativa. Enfim, como lidar com isso na prática?
@januariojoselino2 жыл бұрын
#valeu
@mariaclaraqueirozcorrea21022 жыл бұрын
No artigo sobre o humor Freud qualifica o sujeito que o produz como alguém que, narcisicamente, não teme que, do mundo, possa vir algo que cause a ele algum dano. Lembro do trágico acontecimento dos jornalistas de Charlie Hebdo depois das publicações apresentando o profeta como objeto do humor. Questões maravilhosas.
@rickserpentai37172 жыл бұрын
professor, faz um desejo em cena sobre a animação Arcane, por favor
@MatheusZika15172 жыл бұрын
Olá Dunker! Aproveitando a recente polêmica com Jung e de seus vários vídeos recentes sobre cinema, seria bacana comentar um filme como Um método perigoso (do Cronenberg).
@luhlouluh85802 жыл бұрын
Ok
@paulouro2 жыл бұрын
Boa noite! Grande Dunker. Como esta é a quarta ou quinta vez que como ator que sou me sinto incomodado, resolvi revidar. 1- Um ator, um palhaço, um clown, um bobo da corte são pessoas que consagram todo o seu trabalho, sua aquisição de técnica e interpretação, mergulhando na Tragédia. No caso de hoje é impossível não levar esse dado em conta. Só é possível fazer rir, de si mesmo ou de outrem, se o trágico, a tragédia, estiver presente e seja vivida. 2- vou aconselhar uma leitura, Ghelderode, Michel, A Escola de Bufões. A chave no final da peça acredito que não vá te surpreender.
@monicaaparecidaoliveira80632 жыл бұрын
Professor Christian gostaria de ouvir mais sobre suas análises acerca do episódio do Oscar com Will Smith. O fato me deixou muito pensativa durante dias e semanas. Parece que ficou algo pendente a ser explicado. Talvez porque eu gosto muito do Will Smith e custei a acreditar que ele tenha sido capaz de um ato daqueles, embora sabendo que "de perto ninguém é normal".
@gabikslesh2 жыл бұрын
Talvez seja a hora de vc ler os comentários, começa com o do Leone Andrei e o da Ana Borges
@monicaaparecidaoliveira80632 жыл бұрын
@@gabikslesh Ok Gabriela. Obrigada.
@gabikslesh2 жыл бұрын
@@monicaaparecidaoliveira8063 Psicólogos nunca te darão a resposta completa, vc vai ter que buscar por si mesma...
@monicaaparecidaoliveira80632 жыл бұрын
@@gabikslesh Sim, eu sei disso, mas eles podem expor uma opinião bem fundamentada sobre o assunto.
@gabikslesh2 жыл бұрын
@@monicaaparecidaoliveira8063 Podem, mas se já expuseram é porque provavelmente o tema se esgotou...
@gabikslesh2 жыл бұрын
O Ghiraldelli filósofo respondeu essa pergunta no canal dele, tem um vídeo cujo título é o tapa na cara do Will Smith, vale a pena dar uma olhada
@jblp922 жыл бұрын
Esse vídeo dele é péssimo, infelizmente o professor tem a visão do "machão" da década de 70.
@gabikslesh2 жыл бұрын
@@jblp92 Hahahah sim, ele é péééssimooo, detesto a pessoa dele, detesto o jeito dele, mas é o único filósofo KZbinr que explica as coisas... 🤷🏼♀️
@ivi80602 жыл бұрын
A Professora Lúcia Helena Galvão de Nova Acrópole também tem um excelente vídeo sobre.
@klarakrok2 жыл бұрын
La Commedia alta arte italica Desde Romanos a Dario Fo Exercicio humanos alerta
@fadadosdogs2 жыл бұрын
Muito interessante o tema. Uma pena que tem tanto ruído no fundo, tem hora que fica até difícil acompanhar a conversa
@aidapaiva97592 жыл бұрын
Talvez o que aconteceu na entrega do Oscar tenha sido tudo programado para gerar polêmica.
@juliaguerra3871 Жыл бұрын
"Não existe uma lei que te proíba de me ofender, mas existe uma lei que me dá amparo caso eu venha a me sentir ofendido. Você pode falar o que você quiser e se eu me sentir ofendido eu tenho amparo". Essa frase, em si, já não faz sentido. Se existe uma lei que te dê amparo, caso você se sinta ofendido, então logicamente existe uma lei que proíbe alguém de te ofender. E uma vez que a ofensa é relativa, como colocar isso dentro da lei? Você pode se sentir ofendido por algo que eu não me sinto e vice-versa. Quem faz esse julgamento legal? Se você se sente ofendido, então, automaticamente a piada deixa de ser piada? E se outras pessoas não se ofenderam com a mesma piada, quem tem mais voz? E, dado isso, se basta uma pessoa se ofender para deixar de ser piada, devemos abolir as piadas que envolvem seres humanos? Ou vale apenas para oprimidos? Acho a discussão muito interessante, mas eu sempre sinto que as pessoas que defendem o limite do humor dão muitas voltas para assumir que existe juízo de valor nas ofensas (e tudo bem, você pode fazer juízo de valor, mas então precisa sair da falácia da "ofensa", porque não é ofensa pura e simplesmente, é "ofensa de alguns"). O Claudio me parece querer fingir que a comédia é livre, ao passo que defende que existe limite. Se existe limite, não é livre. E quem determina esses limites? E, na realidade, o que nós entendemos por limite? Acho que essa é a principal questão. Limite jurídico? Limite pessoal?
@marcoscortes89392 жыл бұрын
Cadê o microfone de led rgb? Rs
@jhonyronconi3032 жыл бұрын
Poderiam chamar um comediante do chamado humor negro/ácido para falar do assunto também
@lauragoiaba2 жыл бұрын
Achei sua ideia excelente!
@ghlima122 жыл бұрын
🤔
@kerolbin2 жыл бұрын
ANALISE (Não é opiniao): Ninguem analisou a intençao do hunorista....todos que criticam o humorista com razao levam em conta que ele teve a intençao de ofender, provocar, insultar, depreciar...Mas se não houve intençao na piada em si, a maldade intencional, haveria indulgencia para ele! Outro ponto...Se humorista e plateia levassem para o pessoal as piadas, sempre que ofendesse alguem teriam que pedir desculpas! E aconteceria com mais frequencia o que ocorreu, a reação do tapa.
@mauricioalcantaradias4212 жыл бұрын
Alguém marca Leo Lins
@klarakrok2 жыл бұрын
Didascalico Didatico Divertido
@klarakrok2 жыл бұрын
Eu sou O pirata da perna de pau...
@paulocine2 жыл бұрын
Pô Dunker! por que, você não chamou uma pessoa mais qualificada para discutir o assunto, por exemplo, o Rafinha Bastos.
@RenataOliveira-qg1mi2 жыл бұрын
A esposa do Will poderia fazer algo, afinal, afinal, se ela fosse solteira, a piadas continuaria por Que não tem.um macho ali para defender? Ela é dele? Precisa de um homem a defender de uma piada?
@wereallmadhere2 жыл бұрын
Um detalhe importante, mas que não muda a importância da discussão, é que: o suposto tapa é obviamente FALSO! O que me admira é os atores tenham sido tão ruins e mesmo assim todo mundo tenha acreditado nesse tapa. Porque é muito "fake". É necessário lembrar a situação em que o ocorrido se deu: Operação Militar Russa na Ucrânia. Tanto é que logo depois do "tapa" já surgiu gente dizendo Will Pútin X Chris Zelenski... o subtexto na punição do Will Smith pela academia do Oscar foi: mesmo diante de uma provocação, você não pode reagir violentamente... Os textos, a ideologia, a recepção... tudo se confunde...
@fernandonelsonluckesi84942 жыл бұрын
Por que você imprimiu algo que já te mandaram digitalmente e você poderia ler digitalmente, cara? Isso é mais ofensivo que qualquer piada. Abraços!
@RafaelLopes-jy9tt2 жыл бұрын
Existe o preto, o branco e o cinza (para os idiotas, eu NÃO estou falando de etnias) Na zona do branco temos o discurso politicamente correto, óbvio e sem polêmica. Na região preta temos a pura agressão. O humorista está sempre se posicionando no cinza, onde alguns acham que é mais branco do que preto, e outros acham que é mais preto do que branco. O limite do humor é tênue e percebido diferentemente por cada um.
@ligia98742 жыл бұрын
O humor tem isso de transgressivo e cruel.. não é isso q faz do humor uma ferramenta para desviar a agressividade?
@eliborba39732 жыл бұрын
puxa vida, sério isso né? "- chega de autor, não chega de palhaço". Uaul, que agressivo heim! veja só que vocês estão de camisetas iguais... afff, cada uma heim! não me senti muito atendida, mesmo assim, ouvi o Thebas falando sobre "combinados" no humor, público e teatral- "Eu vou falar isso, você aguenta?" ou seja: Posso fazer piada com a doença das pessoas que você ama? e com a doença de alguém que você não conhece? Quando homens fazem piadas sexistas em reunião de família, se eu ou, já vi outras mulheres também, "devolvemos" a piada, fica climão, fica chato. Oprimidos que se rebelam não são bem vindos.
@lauragoiaba2 жыл бұрын
Nunca vou me esquecer do dia em que o grupo dos homens em um churrasco estava falando sobre a influência do "beijo gay" na novela, na geração mais nova. E eu e uma amiga nos olhamos e falamos em alto e bom tom que "eles deveriam era falar só de futebol que é que eles entendem" e a nossa piada foi o fim do churrasco. rsrsrs. Esse seu comentário foi cirúrgico.
@7556wjq2 жыл бұрын
Christian dunker: maior pseudointelectual do youtube