🎯 Key Takeaways for quick navigation: 00:00 🧠 Identificação de um caso de linfonodomegalia e discussão sobre o diagnóstico mais provável. 00:12 🚹 Caso de um paciente masculino de 54 anos submetido a tomografia de tórax, abdômen e pelve. 00:27 💉 Uso de contraste na tomografia, realçando órgãos e estruturas de partes moles. 00:39 📌 Observação de múltiplas linfonodomegalias nas regiões axilar e supraclavicular. 00:54 🧐 Linfonodos sem heterogeneidade ou áreas de necrose e liquefação. 01:07 🔍 Presença de linfonodomegalias nas cadeias mediastinais e pulmonares. 01:32 🕵️♂️ Identificação de linfonodomegalias também na cavidade abdominal, especialmente na região retroperitoneal. 02:14 📊 Análise de linfonodo megalia deslocando aorta e veia cava inferior. 02:42 🚑 Discussão sobre a raridade de necrose em linfonodos comprometidos por doenças linfoproliferativas. 03:09 🏥 Característica de linfonodos linfoproliferativos envolvendo vasos sem causar estenose. 03:36 🩺 Sugestão de linfoma como diagnóstico provável devido a padrões observados em várias regiões. 04:05 🔬 Ausência de infiltração ou destruição óssea em regiões afetadas, comum em linfomas. 05:00 🩹 Observação de esplenomegalia e hepatomegalia, importantes para o estadiamento do linfoma. 05:40 🚰 Discussão sobre a compressão extrínseca dos rins causada por linfonodomegalia. 06:32 📝 Descrição de linfonodomegalias múltiplas e a importância da biópsia para diagnóstico. 07:13 🧬 Probabilidade de linfoma difuso de grandes células B em pacientes na faixa dos 50-60 anos. 07:41 🏆 Importância da biópsia excisional para o diagnóstico correto de linfoma.
@radiologiawerads Жыл бұрын
Excelente!!!
@joaowilsonvieira6196 Жыл бұрын
Professor! Adoro seus vídeos e aprendo muito. Tira uma dúvida: na,tc cranio sem contraste é possível detectar sinais de infecção/ inflamação como: encefálica ou meningite? Se tiver como , peço gentileza fazer um vídeo sobre o assunto. Grato.
@radiologiawerads Жыл бұрын
Oi, João. Tudo bem? Meningite, por tomografia, não conseguimos ver. Raramente, com contraste, poderia aparecer um realce leptomeningeo. Mas o usual é não ter nada. Em relação a encefalite, pode ser vista, sim. É importante saber a clínica e os locais típicos de acometimento. Temos uma aula sobre isso, mas essa é a aula desafio, última aula do nosso curso completo de AVC na Radiologia - do básico ao avançado. Caso tenha interesse em saber mais, veja nosso site: www.werads.com.br Bons estudos. Abs
@joaowilsonvieira6196 Жыл бұрын
@@radiologiawerads ok professor
@joaowilsonvieira6196 Жыл бұрын
@@radiologiawerads grato pelo retorno. Sou seu admirador. E cada vídeo seu seja tc, rnm ou tx .é uma verdadeira aula q aprendo. Parabéns.
@joaowilsonvieira6196 Жыл бұрын
@@radiologiawerads * rx
@radiologiawerads Жыл бұрын
@@joaowilsonvieira6196 😉
@VicenciaOnofre3 ай бұрын
Boa noite, Doutor. Desejo que você esteja bem, parabéns pelo seu trabalho excelente. Aprendo muito com seus vídeos. Na semana passada fiz uma tomografia de abdômen total com contraste, mas ainda não fui em busca do exame físico, tenho apenas digital. Eu gostaria muito de ter um exame tão interessante avaliado pelo Sr.
@flaviaassis89318 ай бұрын
Boa noite Dr. Qual o mais indicado para avaliar lindonodos na tc, com contraste ou sem contraste?
@radiologiawerads8 ай бұрын
Tudo bem, Flávia? O contraste facilitará a visualização dos linfonodos e ajuda principalmente a ver se tem áreas de necrose/liquefação. No entanto, se o paciente tiver contra-indicação ao seu uso, ainda assim é possível identificá-los no sem contraste.