Linhas Cruzadas | Aborto: Um dilema moral | 06/06/2024

  Рет қаралды 21,918

TV Cultura

Ай бұрын

No Linhas Cruzadas desta semana, Andresa Boni e Luiz Felipe Pondé discutem as complexas questões éticas e sociais de um dilema moral, especificamente as questões em torno da descriminalização do aborto.
O episódio inicia com a discussão sobre o que são impasses morais e como eles estão presentes no cotidiano e podem ser comparados a dilemas éticos. Em seguida eles passam a debater um dilema bem concreto, a descriminalização do aborto.
Eles conversam sobre as visões conflitantes e discutem como essas duas perspectivas se enxergam e se é possível resolver um dilema moral tão profundo. Na parte final, Andresa e Pondé discutem soluções possíveis e refletem sobre a complexidade dos dilemas morais, especialmente em temas sensíveis como o aborto.
Não perca esta conversa envolvente no Linhas Cruzadas, todas as quintas às 22h.
#TVCultura #LuizFelipePondé #AndresaBoni #DilemaMoral #Aborto
▶️ BAIXE O APLICATIVO CULTURA PLAY ▶️
- Play Store: bit.ly/3KUUHhI
- Apple Store: apple.co/3LgEK72
Inscreva-se no canal e clique no sininho para ser notificado das novidades!
Siga as redes da TV Cultura!
Facebook: tvcultura
Twitter: tvcultura
Instagram: tvcultura
TikTok: www.tiktok.com/@tvcultura?lang=pt-BR
Site: tvcultura.com.br/

Пікірлер: 180
@gabrielduarte3872
@gabrielduarte3872 Ай бұрын
Muito bom episódio, parabéns a equipe! Gostaria que o Pondé voltasse a fazer perguntas também no jogo rápido, fica a sugestão.
@maisrapidoquealuz
@maisrapidoquealuz Ай бұрын
Também sinto falta. Acredito que antes havia porque Pondé e Thais são amigos pessoais, não era só uma relação profissional. Note que as perguntas que Pondé fazia eram de cunho pessoal muitas vezes. Com a Andresa não há essa amizade, pelo menos não ainda, então ele não se sente confortável em fazer perguntas.
@fernandalempek5145
@fernandalempek5145 23 күн бұрын
Sinto falta também!
@paulaguimaraes9229
@paulaguimaraes9229 13 күн бұрын
Eu via mais que amizade...tinha uma certa sedução...
@andersonm7713
@andersonm7713 Ай бұрын
Sugestão de pauta: Comportamentos humanos artificiais.
@andyisdead
@andyisdead 23 күн бұрын
O que seria isso?
@Daniel_Ciencias_Saude
@Daniel_Ciencias_Saude Ай бұрын
Professor e Pós Doutor em Filosofia Pondé é de fato uma obra de arte em nossa espécie humana!!!!
@Epitafio-de2xm
@Epitafio-de2xm Ай бұрын
Este, na minha opinião, foi o melhor episódio dessa nova fase do programa. Não fez com que eu conseguisse me posicionar claramente sobre o assunto mas, apresentou muitas informações por mim desconhecidas. Grato.
@marcopalhuca3531
@marcopalhuca3531 Ай бұрын
Hoje sim... o tema não poderia ser melhor. A questão do aborto talvez seja o assunto mais espinhoso dos dias de hj no Brasil, pois misturam todos os temas complicados atualmente ( e sempre) como religião, moral, politica, economia, justiça, saúde publica, direitos individuais, ciência, historia, militância e outros menores, mas não menos difíceis, tais como relacionamentos, segurança publica, família e outros.... ou seja... é COMPLICADISSIMO !!!
@JamesVasques
@JamesVasques Ай бұрын
Penso que o maior dilema moral em jogo é sobre o quão difícil é existir, a ponto de uma pessoa não querer um filho para sua vida, e também, para o próprio filho uma vida.
@dj1642dj
@dj1642dj Ай бұрын
Pense na situação, adolescente 15 anos namorando, os pais com medo de levar ela no médico para tomar anticoncepcional pois seria como autorizasse o início da vida sexual e o medo da adolescente começar e aparecer grávida. Pais super bem de vida, filha cursará medicina, estuda em ótima escola particular, já tem inglês pleno, se não passar em federal, os pais tem condições de pagar particular. Já pensou se ela engravidasse ? O pai moralista, porém se acontecesse acho que aceitaria o aborto, a mãe acredito que ficaria arrasada mas não aceitaria o aborto. Situação até simples de acontecer
@JanineSophia
@JanineSophia Ай бұрын
E há muitas pessoas nessa dificuldade de existir...
@matheuscaneta1194
@matheuscaneta1194 29 күн бұрын
Se a gente começa a aceitar que os outros tenham o direito de decidir se alguém deve viver pq a vida pode ser ruim, estamos fudidos
@ingridstephanie525
@ingridstephanie525 23 күн бұрын
Amigo, 100 milhoes de pessoas no nosso pais estao em insegurança alimentar no Brasil.
@dj1642dj
@dj1642dj 23 күн бұрын
@@ingridstephanie525 não acho que o número seja tão alto, mas mesmo que sejam 10 milhões de pessoas, é muita coisa e não é por o problema estar distante da nossa realidade que ele não deve ser priorizado. As pessoas não imaginam como é a realidade nos bairros pobres, crianças com vizinhos traficantes, assaltantes, sexo começa muito cedo, pais precisam trabalhar e seus filhos adolescentes ficam sozinhos
@vanessadossilva9352
@vanessadossilva9352 Ай бұрын
Impecável como sempre mas, sinto falta do 'jogo rápido' com o Pondé participando com perguntas também!
@solangebrancobasso4912
@solangebrancobasso4912 Ай бұрын
O programa é ótimo. Mas cortam a edição direto. Ontem foi um absurdo, o Ponte estava falando, do nada foi cortado e já começou o outro programa. Total falta de respeito e educação com o público público.
@farmacoecompania4106
@farmacoecompania4106 Ай бұрын
Quem tem grana pode tudo e quando não pode, é pq a grana foi Pouca !
@canelmaria9919
@canelmaria9919 29 күн бұрын
Acho que seria importante explicar pra grande maioria dos brasileiros, homens e mulheres o que quer dizer a palavra "descriminalização" no contexto. As pessoas na sua maioria, opinam se são a favor ou contra o aborto. É visível a desinformação do assunto.
@AdrianoAntunesProfessor
@AdrianoAntunesProfessor 29 күн бұрын
Acho que uma reflexão necessária é sobre a pergunta "a vida é sagrada?" E sagrado aqui pode ter os sentidos religioso e moral. Creio que de uma forma ou de outra, tanto quem defende como quem é contra o aborto consideram a vida (de quem?) sagrada. Mas será que é mesmo? Será que importa tanto assim? Deveria mesmo ser protegida? Se sim, a proteção seria apenas na concepção? Os mesmos que consideram a vida sagrada podem defender ideias relacionadas à morte.
@mariafrick1855
@mariafrick1855 Ай бұрын
Meu Deus que tema difícil é complexo!! 😏Top Análise ✌️
@OttoValverde
@OttoValverde Ай бұрын
Melhor programa brasileiro. Espero ansiosamente toda semana pela nova temática! Sempre incrível assistir essa aula! 🎉👏
@jackelinegarcia6375
@jackelinegarcia6375 Ай бұрын
Parabéns ao programa por abordar um tema tão complexo e polêmico como esse!!!
@criszigil
@criszigil Ай бұрын
Pena que foi tão rápido !!!
@guimeplaying
@guimeplaying Ай бұрын
Gostei que primeiro explicaram o que é o dilema moral e somente depois debateram o tema principal, o aborto. Mais um excelente programa! Acompanho desde o primeiro e nunca me decepciono.
@tiagomsr1
@tiagomsr1 Ай бұрын
Já existe um programa com o tema: Dilema Moral
@DoisMolinas
@DoisMolinas 23 күн бұрын
EXCELENTE EXPLANAÇÕES. Um episódio bem bacana. Sem profundidade, mas com apresentações introdutórias ao assunto de forma simples e propositivas ❤
@fabianacalazans274
@fabianacalazans274 Ай бұрын
Uma bactéria em Marte seria considerado vida. Um feto, células vivas se multiplicando dentro de outra vida, não é vida???? Em quantos casos o aborto é feito por negligencia de ambos os "pais" que não se preveniram com os diversos muitos meios de prevenção da gravidez??? Hoje em dia a mulher pode se esterelizar a partir dos 18 anos. Se não quer engravidar (a quem pense nesta escolha definitivamente), faça. Não sei se homens tem essa mesma escolha, mas se sim, faça.
@DoisMolinas
@DoisMolinas 23 күн бұрын
As moralidades religiosas são respeitadas pela escolha de ter uma gestação. Mas o debate sobre o que se considera vida no debate de saúde é ampla, pois considera a possibilidade de vida fora do útero. Os concensos existem, no caso a ciência tem as etapas das evoluções durante a gestação. Já o debate sobre interrupção é um debate etico sobre a segurança da interrupção e os processos antes, durante e depois do procedimento. Os debates não podem ser fundamentalista. A gestação segura para quem deseja deve ser garantidos e ampliados. E os cuidados pra quem necessita da interrupção devem ser tão dignas quanto das que gestam. Infelizmente o fundamentalismo considera mais uma possibilidade de vida, do que a dignidade de quem vive, gesta e necessita de dignidade e amparo.
@monicavivendoemla5537
@monicavivendoemla5537 Ай бұрын
Eu assisti alguns documentarios sobre aborto nos Estados Unidos, dentro do pais, que em primeiro lugar, historicamente, a legalidade permitiu que diminuisse a criminalidade, claro, do welfare state, ate porque nao se tem muito politica de controle de natalidade, acesso real, facil a pilulas. Tem muitos casos de aborto com adolescentes, 14, 15 anos, e, poucos casos de mulheres adultas, as que fizeram no documentario, uma estava com um namorado bem recente e, acidentalmente engravidou(furou a camisinha) e, nao quis ter o filho. E, um desses documentarios que me chamou a atencao e de um casal com 3 filhos, ambos desempregados, iriam abortar o quarto filho por nao ter condicao nenhuma. Agora, a enfermeira que estava atendendo, estava feliz, gravida de seu primeiro filho.Tudo e muito complexo. Por que o legislador tem que decidir quem deve ou nao ter o filho? Cada um tem a sua consciencia, uns com questao religiosa, outros sem. Mas, eu nunca vi uma mulher tomar essa decisao feliz e sair feliz. Em alguns estados, ha uma fila imensa de criancas abusadas, abandonadas, no programa Foster. E, conheci uma pessoa que trabalha em um dos estados do Middle West, que disse que 85% as criancas sao brancas. E, culpam os negros por abandono ou abuso. O sistema nao conseguer absorver tantas criancas. E ai? Vai da moral de cada um.
@farmacoecompania4106
@farmacoecompania4106 Ай бұрын
Envia o nome dos documentários.. obrigado
@monicavivendoemla5537
@monicavivendoemla5537 Ай бұрын
@@farmacoecompania4106 faz mais dois anos isso. Vou dar uma busca.
@monicavivendoemla5537
@monicavivendoemla5537 Ай бұрын
@@farmacoecompania4106 eu buscando no KZbin achei alguns. Eu fiz um trabaho no Junior College sobre o tema, mas, nao encontrei o arquivo mais, computador novo, desculpe. Segue uma lista: The Abortion Divide ( Frontline PBS); Abortion:Stories Women Tell (HBO Documentary); Exploring the Complicated history of Abortion in the United States (PBS News Hour), mas tem dois documentarios sobre a jurisprudencia que e referencia sobre o tema. Eu sugiro colocar no KZbin, North American documentaries about abortion e voce tem um bom material para tomar sua posicao e entender.
@dj1642dj
@dj1642dj Ай бұрын
O problema é que políticos usam o assunto para dividir a população. A solução seria o estado fazer campanhas de uso de DIU, inclusive na adolescência pois sabemos que principalmente pobres iniciam a vida sexual cedo. Porém aí esbarra na igreja e principalmente nos deputados apoiados na religião para se elegerem. Ou seja, a solução é até simples, mas interesses políticos travam ela, pois eles se elegem porque seguram uma bíblia
@balihouse6730
@balihouse6730 28 күн бұрын
Nossa adorei o comentário de vcs aqui, ❤❤❤❤
@alanjhony834
@alanjhony834 Ай бұрын
Gostaria de novos episódios com temas realcionados ao estado //// cannabis
@josejuliaojunior4819
@josejuliaojunior4819 Ай бұрын
👋👋👋👋👋excelente conversa!
@IvoneTeixeira-sw7ld
@IvoneTeixeira-sw7ld 26 күн бұрын
Adoro o programa. Gostaria que deixassem um pouco mais de tempo os comentários que aparecem na tela, para conserguirmos ler na íntegra!
@cleidoca7244
@cleidoca7244 Ай бұрын
Para refletir...
@danielpicchijunior499
@danielpicchijunior499 Ай бұрын
Parabéns pelo programa. Ótima escolha do tema.
@mariazago741
@mariazago741 23 күн бұрын
Parabéns !!! Excelente programação.
@alvescarmensilvia1493
@alvescarmensilvia1493 28 күн бұрын
Maravilha. Não me canso de elogiar
@shimizum
@shimizum Ай бұрын
Lamentável que não tenham mencionado o emblemático caso de Klara Castanho
@andyisdead
@andyisdead 23 күн бұрын
Sim, ela mostrou que não é necessário abortar.
@ademarosan
@ademarosan 29 күн бұрын
Uma das primeiras aulas para os alunos da Escola Paulista de Medicina o tema foi "O que é vida?" e seus desdobramentos. Todas as respostas dos alunos foram refutadas e 4 horas depois saímos da aula sem uma resposta. E até hoje a Ciência não tem resposta para esta pergunta. Juridicamente o recém nascido é considerado um indivíduo com direito a registro civil. Caso haja um aborto induzido ou natural que resulte em um natimorto, o feto é apenas descartado. Caso o feto pare de apresentar sinais "vitais" antes do nascimento, o feto é removido sem a necessidade de nenhum procedimento legal.
@suellsoares5764
@suellsoares5764 27 күн бұрын
Excelente abordagem deste assunto tão polêmico! Congratulações a todos os envolvidos !
@alexandrinobruno
@alexandrinobruno Ай бұрын
Obrigado pelo programa..!!
@alloratron6308
@alloratron6308 Ай бұрын
Eu amo ouvir a música de abertura...
@feliperodrigues6555
@feliperodrigues6555 Ай бұрын
É um assunto tão polêmico e difícil que eu já apoiei os 2 lados e hoje to em cima do muro kkkk
@dj1642dj
@dj1642dj Ай бұрын
A solução seria o estado fazer campanhas e disponibilizar DIU gratuitamente na rede pública, inclusive a menores, pois a realidade do Brasil é que os pobres iniciam a vida sexual mais cedo. Porém não funciona porque políticos tem como prioridade se reeleger e não resolver problemas. Uns se reelegem graças a religião e ir contra princípio de igrejas é um tiro na cabeça, nem no pé não é
@programaquadrinhos5384
@programaquadrinhos5384 Ай бұрын
Este debate ficou maravilhoso... e o final dele foi incrível. Parabéns para equipe.
@cristinaasperti5161
@cristinaasperti5161 27 күн бұрын
Não dá prá achar que não é complexo. Sem viés religioso.
@claudiomarsilva8236
@claudiomarsilva8236 Ай бұрын
Programa top!!!!
@lausivancorrea7363
@lausivancorrea7363 Ай бұрын
Sugestão de pauta. Sionistas e a Palestina.
@josiannes70
@josiannes70 24 күн бұрын
Muito importante o assunto.
@galvaoeduardo2
@galvaoeduardo2 Ай бұрын
Os apresentadores são contra ou a favor do aborto? Queria saber a opinião e justificativa deles.
@Beunic1
@Beunic1 23 күн бұрын
Aprende a ler nas entrelinhas. Muitas evidencias da opinião deles foram dadas e argumentadas ao longo da edição.
@alessandrodomont3060
@alessandrodomont3060 27 күн бұрын
MELHOR PROGRAMA DA TELEVISÃO BRASILEIRA, SEM DÚVIDA!
@lexfire100
@lexfire100 24 күн бұрын
Os padroes de convivencia moral trouxe a humanidade até aqui, não se descarta a opinião religiosa nesse contexto, nem podemos diminuí-la. Após a descriminilização do aborto, qual será a pauta? idade de consentimento para o sexo? extrema liberdade tem preço!
@marciocarvalho1851
@marciocarvalho1851 13 күн бұрын
O programa é excelente, Pondé é um mestre. Mas e se no lugar do exemplo de dilema moral entre salvar a vida de um policial ou um bandido, fosse salvar a vida de um filósofo ou um bandido? E aí?
@elenirpeixoto2691
@elenirpeixoto2691 Ай бұрын
Perfeito, o sofrimento existe de QQ forma.❤
@Dr.Troievisk_257
@Dr.Troievisk_257 Ай бұрын
Comecei a ver o programa, mas, infelizmente, tive que abortar. Depois continuo. Parece que está bem interessante.
@alinesamara2913
@alinesamara2913 Ай бұрын
Programa incrível. Temas relevantes.
@user-dk5bg8he9l
@user-dk5bg8he9l 27 күн бұрын
Boa noite! Muito bom foi o tema.
@rlimalima5915
@rlimalima5915 21 күн бұрын
"Se o feto é um ser humano, por que não é contado pelo censo demográfico? Se um feto é um ser humano, por que abortos espontâneos não recebem um funeral? Se um feto é um ser humano, por que as pessoas dizem que 'tem dois filhos e mais um chegando' em vez de dizerem: 'temos três filhos'? As pessoas dizem que a vida começa na concepção. Eu digo que a vida começou há um bilhão de anos e é um processo contínuo" George Carlin, stand up, citado por Manuela Cantuária, cf artigo na FolhaSP: 17/06/2024.
@elenirpeixoto2691
@elenirpeixoto2691 Ай бұрын
Prof muito obrigada, sanidade mental acima dos dogmas religiosos ou sentimentais.👏👏👏👏❤❤❤❤
@leandroxavier8063
@leandroxavier8063 Ай бұрын
Vale lembrar que existe uma GIGANTE diferença entre Descriminalização e Legalização. Uma coisa é uma coisa… Outra coisa é outra coisa.
@camiladuarte1336
@camiladuarte1336 Ай бұрын
Pela primeira vez eu vi alguém falar a mesma coisa que eu sobre o aborto. Sou contra e a questão pra mim é ZERO religiosa.
@maisrapidoquealuz
@maisrapidoquealuz Ай бұрын
Mas você é contra o aborto ou é contra que uma mulher possa abortar se ela assim desejar?
@Beunic1
@Beunic1 23 күн бұрын
Sim, mas isso não quer dizer nada. Não significa que os teus argumentos estejam necessariamente corretos apenas por não usar argumentos reliososos para defender o seu posicionamento.
@Beunic1
@Beunic1 23 күн бұрын
@@maisrapidoquealuz Isso é só um jogo retórico de palavras. Esmagadora maioria que é contra não aceita ou leva em consideração o a decisão ou vontade de abortar. E cuidado com essa denominação de "desejo" porque ela é freudiana, pois a decisão de abortar ou não é complexa e multifacetada.
@fatimaoliveira4715
@fatimaoliveira4715 21 күн бұрын
Boa noite
@shimizum
@shimizum Ай бұрын
A música de fundo durante as falas é totalmente inadequada, destoante, imprópria, distrativa
@igorgarcia7959
@igorgarcia7959 19 күн бұрын
Muito bom!
@GabrielLopes-tf2vd
@GabrielLopes-tf2vd Ай бұрын
Eu honestamente não consigo simplesmente opinar sobre aborto. Sou homem, sou em específico uma pessoa SEM útero, logo dizer o que uma pessoa COM útero deve fazer parece-me estranho. Eu não acho que isso significa que pessoas com útero possam fazer o que quiser. É contraditório ou coerente?
@raonialbues
@raonialbues Ай бұрын
Contraditório, com certeza rsrs.
@luizantoniodeoliveira9974
@luizantoniodeoliveira9974 Ай бұрын
É que só ter um útero não te dar o poder de gerar um filho., pelo menos pelo que eu saiba
@suanemaria9789
@suanemaria9789 29 күн бұрын
Pondé,o filósofo que se arrependeu amargamente de ter feito o L ..kkkkkkkkk
@leandropupin8530
@leandropupin8530 Ай бұрын
Hoje ambos estão ótimos
@heloisamariapaesdesouza8966
@heloisamariapaesdesouza8966 26 күн бұрын
Para mim, sem dúvida, o melhor programa de todos os tempos sobre a questão do aborto.
@criszigil
@criszigil Ай бұрын
Um assunto desses precisaria de mais tempo...
@renatomatos439
@renatomatos439 Ай бұрын
Claramente nao precisa de mais tempo. Há quanto tempo não se discute isso?! Qual o problema em aceitar que a mulher deve ter a autonomia e poder de decisão sobre o próprio corpo? A legalizar o abordo é diferente de incentivar, simplesmente vai dar condições dos pobres poderem abortar com mais segurança.
@luizantoniodeoliveira9974
@luizantoniodeoliveira9974 Ай бұрын
@@renatomatos439 ainda bem que as mulheres fazem os filhos sozinhas 😏
@juscelinorodriguesoliveira3135
@juscelinorodriguesoliveira3135 Ай бұрын
Sou contra o aborto, mas a favor da descriminalização pq o estado não pode impedir o livre exercício de escolher o que fazer com seu corpo!
@marcopalhuca3531
@marcopalhuca3531 Ай бұрын
O preceito do estado (no Brasil) é justamente o de zelar pelo seus cidadãos, inclusive na questões que envolvem sua saúde e bem estar. Então o Estado pode sim impedir qualquer ato que julgue ser contra esse preceito.
@Beunic1
@Beunic1 Ай бұрын
@@marcopalhuca3531 o "preceito do estado" kkkkk
@luizantoniodeoliveira9974
@luizantoniodeoliveira9974 Ай бұрын
@@marcopalhuca3531 que bonitinho... Estado meu pai pai
@dj1642dj
@dj1642dj Ай бұрын
O problema é que políticos sobrevivem com a máscara de religiosos. E pior, parece que num futuro próximo aumentarão em número de cadeiras ainda mais, alienando seus fiéis e eleitores
@Mauro-if1ok
@Mauro-if1ok 29 күн бұрын
Sim, o Estão não deve interferir nas minhas decisões, nem mesmo para me proteger. Mas a questão é que no caso a mulher carrega no seu corpo outra vida e precisamos saber se se trata de um tipo de vida que merece ser protegida pela intervenção do Estado.
@AndersonNC1
@AndersonNC1 10 күн бұрын
Eu acho que é o direito moral de cada um achar que se deve ou não abortar...agora o negócio é quando você usa a verba pública, essa paga por uma grande maioria que não é a favor para custear as despesas! eu iria um pouco mais além,achando um absurdo a verba pública ser utilizada para custear show milionários de artistas meia boca,enquanto a saúde e segurança definha! engraçado que algumas pautas simplismente são enfiadas goela abaixo de uma maioria que é contra e em contra partida alguns direitos dessa grande maioria simplismente são negado,como o direito legítimo de possuir armas! Pq possuir armas? Pelo simples fato de querer! Não precisa de um motivo! assim como a mulher que deseja abortar tem lá o motivo dela,como foi apresentado, não vê que é a hora etc!
@ricardobatistamagalhaes9159
@ricardobatistamagalhaes9159 28 күн бұрын
Mas se o critério para criminalizar ou não o aborto é só o tempo (já que é uma vida em potencial, para o futuro, daqui mais uns meses que durarem a gestação), se o critério é esse, temporal... significa que o simples fato de eu decidir nem ter um filho com minha esposa já é considerado um aborto. Pois eu não estou deixando que uma vida se desenvolva. Já que os meus gametas e os da minha esposa já podem, no tempo, serem considerados uma vida em potencial.
@heliodanielcarricocescon9898
@heliodanielcarricocescon9898 Ай бұрын
por que esse programa é sempre tão bom?
@PauloJsx
@PauloJsx 28 күн бұрын
Parando pra pensar, as coisas não são alguma coisa, elas são consideradas alguma coisa. Você gosta do programa e por isso o acha bom, enquanto outras pessoas não gostam e não o acha bom. Então acho que a pergunta que deve ser feita é: por que você gosta desse programa?
@keziacristianeneves1828
@keziacristianeneves1828 Ай бұрын
Aborto tem haver também com responsabilidade...... prevenção..... saúde. É muito fácil fazer sexo sem compromisso e depous descartar a gravidez.
@89681eric
@89681eric Ай бұрын
O problema é saber quando o embrião começa a sentir dor,eu sou contra o sofrimento.
@89681eric
@89681eric Ай бұрын
Pela ciência do espírito (a única válida),a origem da vida não se dá no útero materno,nunquinha,rs.
@joaoaraujo-ok2jd
@joaoaraujo-ok2jd 17 күн бұрын
Se liberarem o aborto, que os homens também tenham direito de escolher, afinal um filho impacta tanto a vida do homem justo quanto da mulher. Então que ele diga se quer, e se ela quiser só, que ela assuma tudo só. E aí acaba aquela frase de que não existe aborto de pai rico.
@FabioRocha-lh6ye
@FabioRocha-lh6ye Ай бұрын
Dilemas morais sempre induz as consequências impremeditadas
@matheuswilli8004
@matheuswilli8004 Ай бұрын
Tem um video que o Pondé fala que é contra o aborto
@GustavoSJesus
@GustavoSJesus Ай бұрын
Como ele falou no programa mesmo que seja contra o aborto, não quer dizer que seja contra a descriminalização.
@luizantoniodeoliveira9974
@luizantoniodeoliveira9974 Ай бұрын
@@GustavoSJesus criminalizar é um crime...
@barbaranunes8196
@barbaranunes8196 22 күн бұрын
👏👏👏
@ma-th1pp
@ma-th1pp Ай бұрын
Ninguém é a favor do aborto. Somos contra a criminalização da escolha pelo aborto. É uma decisão individual do casal ou da mulher. Quem quiser ter 15 filhos, que tenham. Quem não quer se reproduzir, tem esse direito. Ninguém está obrigando ninguém a fazer aborto.
@danielagoncalvesdasilva3422
@danielagoncalvesdasilva3422 Ай бұрын
Mas nesse caso o bebê (que é um ser humano) não tem escolha né? Ele será obrigado a sofrer o aborto. Quem não quer ter filho deve adotar formas de evitar a concepção.
@msantos_999
@msantos_999 Ай бұрын
​@@danielagoncalvesdasilva3422 volte 3 casas e assista o episódio 10x para tentar entender alguma coisa
@Epitafio-de2xm
@Epitafio-de2xm Ай бұрын
@@danielagoncalvesdasilva3422 , e quando os métodos anticoncepcionais falham? Estes casos, apesar de serem poucos, acontecem mesmo, independente da vontade da pessoa.
@marcopalhuca3531
@marcopalhuca3531 Ай бұрын
Vc esta bem equivocados....muita gente é contra o aborto sim...mesmo em países que o ato é legalizado !!!
@randomrider888
@randomrider888 Ай бұрын
Uma decisão pessoal que deveria ser respeitada. Se precisar abortar, vá em frente. Há muitas variáveis para se chegar nesta decisão.
@sandrameirelles5243
@sandrameirelles5243 7 күн бұрын
Muito lúcido ponde
@felipelima513
@felipelima513 Ай бұрын
O episódio de hoje foi 🔝🔝🔝
@ingridstephanie525
@ingridstephanie525 23 күн бұрын
Liberdade individual pra individuos que ja nasceram. Ninguem é encubadora humana muito menos escravo de ninguem.
@valmirantoniodasilva5136
@valmirantoniodasilva5136 28 күн бұрын
Quem o médico salvaria eu não sei, mas eu sei quem ele não salvaria.
@luizantoniodeoliveira9974
@luizantoniodeoliveira9974 Ай бұрын
Ilegal, imoral ou engorda 🎶
@ricardodemattos8490
@ricardodemattos8490 Ай бұрын
8:09 Falar que o Código Penal é de 1940 é um recurso retórico e enganoso. Ele é composto de uma parte geral e uma que elenca os crimes, e ambas já foram inteiramente reformadas ao longo dos anos. Basta lembrar, por exemplo, da reforma de 1984.
@raulfernando9076
@raulfernando9076 Ай бұрын
Qual a diferença da descriminação do aborto com a descriminação das drogas? A mulher tem o direito de escolher oque fazer com seu próprio corpo, e a mulher que gostaria de usar substâncias químicas ? Não seria direito dela decidir o mesmo? Por isso acho que existem poucas razões para abortar, sou contra e acho que deveriam descriminar no caso de estupro ou da idade em alguns casos, mais quem aborta hoje faz o uso de uma droga ilícita.
@marcopalhuca3531
@marcopalhuca3531 Ай бұрын
Vc confunde as coisas.... a criminalização das drogas se refere a venda/fornecimento, não ao uso.
@raonialbues
@raonialbues Ай бұрын
Acho muito petulância a pessoa dizer o que toda a humanidade deve fazer. Se vc acha errado, então não faça. Cada um sabe o que é melhor para sua própria vida, só a pessoa sabe a vida que tem.
@arthurdalmeida1378
@arthurdalmeida1378 Ай бұрын
Conheço a professora Lenise. Grande cérebro do nosso país.
@Leonyde089
@Leonyde089 Ай бұрын
OU FALAR O SENSACIONALISMO NA PRODUÇAO CINEMATOGRAFICA DO LULA SOBRE OS ESCOMBROS DA TRAGÉDIA NO RGS.
@edurcnt
@edurcnt 27 күн бұрын
Para aborto ser Legal fora o estupro e risco de vida da mãe, sob a justificativa de 'meu corpo, minhas regras', precisamos também conversar sobre a pensão, afinal, 'meu salário, minhas regras'. Ou ambos são livres para assumir ou não a responsabilidade, ou ambos precisam ser responsáveis pela criança. O que não dá é apenas um ter o poder e o outro apenas aceitar. Vou continuar contrário ao aborto e achando que ambos devem ser responsáveis, mas assim ao menos torna-se a conversa um pouco menos injusta. Imoral por matar um inocente, mas ao menos menos injusta.
@kaiom11
@kaiom11 24 күн бұрын
O feto indesejado hoje é o problema de amanhã.
@juscelinorodriguesoliveira3135
@juscelinorodriguesoliveira3135 Ай бұрын
E as pessoas têm o direito natural de escolha !
@Leonyde089
@Leonyde089 Ай бұрын
A discusao perde a credibilidade qdo usa de subterfugios ,de um lado levanta a defesa pela via da saúde pública qdo trata q a mulher é quem vai decidir.Aqui presa a vida e nao é claro. E qdo fala pelo ponto de vista do bebê levanta questoes filisoficas se há vida se n ha vida,se ha consciencia ou não no feto . Isso é conversa pra boi dirmir , fingir de bobo e esticar a conversa . De fato fazer a manutençao de tolos .
@analuciadias5196
@analuciadias5196 Ай бұрын
O aborto já existe e sempre existiu. As pessoas falam como se fosse algo hipotético. O que precisa ser discutido e decidido é se vai ser legalizado ou não. O índice de mortes de mulheres que buscam o aborto clandestino tem crescido muito. Todos tem que ter o mesmo direito garantido.
@marcopalhuca3531
@marcopalhuca3531 Ай бұрын
Utopia total !!!! Onde e quando na historia do mundo tivemos garantido esse direito pra todos ???
@luizantoniodeoliveira9974
@luizantoniodeoliveira9974 Ай бұрын
Direito é uma coisa,. Garantia é outra coisa
@fabianaroa7065
@fabianaroa7065 Ай бұрын
Onde está essa estatística de que as mortes por aborto clandestino aumentaram? Se são clandestinas...gostaria de ver esses dados, p favor. Obrigada.
@oy6nt
@oy6nt Ай бұрын
Quem é contra o aborto que não faça, mas porque raios sua opinião tem que interferir na vida dos outros? Você não sabe quais são as circunstâncias do outro. Cabe a cada pessoa decidir o que é melhor pra si e ao Estado possibilitar a escolha.
@luizantoniodeoliveira9974
@luizantoniodeoliveira9974 Ай бұрын
Escolhas e consequências...
@adelinotchivango1847
@adelinotchivango1847 Ай бұрын
Criminalizar ou não o aborto não vai inibir a prática, descriminalizar talvez diminuirá a morte por aborto clandestinos.
@0castr0
@0castr0 28 күн бұрын
Achei o programa, como um todo, tendencioso. Sobretudo nas perguntas.
@Leonyde089
@Leonyde089 Ай бұрын
Por exemplo este programa n tratará nada de novo cohecendo o andar dacarroagem . O q deveria deixar fortalecido é a a idéia de q a Mulher ser a unica quem tem de decidir e n ficar fazendo conjunturas ,relativismos . Pondé esta ai pra encher a bola de Lula .Ele o defende como o melhor politico do BRASIL,assina embaixo das babas do Lula Foi cabo eleitoral de Lula .Esta ai para encher a bola do Lula .Simples assim .
@luisaseabra5205
@luisaseabra5205 28 күн бұрын
Engraçado, na minha cabeça não há dilema moral nenhum. Aqui na Europa já debatemos demasiado isto. Um feto não é uma pessoa e isso faz toda a clareza na questão. Aliás, numa gestação só é considerado feto a partir da décima semana. Antes disso se considera embrião. Por isso em países em que o aborto é legal (como por exemplo em Portugal), este pode ser realizado até às 10 semanas de gestação. É um embrião, não é um bebé, não é uma pessoa, nem mesmo é um feto. Não ouvi no programa falarem desta diferença. Talvez este tema no Brasil precise de mais debate sim.
@Epitafio-de2xm
@Epitafio-de2xm Ай бұрын
Andresa me parece ter ficado ainda mais bonita neste episódio. Parabéns.
@feliperodrigues6555
@feliperodrigues6555 Ай бұрын
pro pessoal que é contra o aborto, se coloca no lugar duma menina de 12 anos que vai ser obrigada a dar a luz uma criança fruta dum estuprado e ter que cuidar dessa criança nas birras, bancar sozinha sem nenhum apoio dum pai e pior, olhar pra carinha daquela criança e enxergar as semelhanças com o pai estuprador...isso é pior do que prisão perpétua
@marcopalhuca3531
@marcopalhuca3531 Ай бұрын
Cara... uma das opções q ela teria seria dor a criança após o nascimento.
@fabianaroa7065
@fabianaroa7065 Ай бұрын
Nesse caso Já é legalizado.
@feliperodrigues6555
@feliperodrigues6555 Ай бұрын
@@fabianaroa7065 é legalizado, mas o povo vai na porta do hospital fazer protesto igual rolou no caso duma menina em Fortaleza, uns anos atrás se não me engano. Um absurdo!!
@edu22218
@edu22218 Ай бұрын
Nossa, essa mulher é muito linda.
@cesarlima855
@cesarlima855 Ай бұрын
É crime matar um criminoso? Porque não seria crime matar um bebê inocente?
@alexdmelo
@alexdmelo Ай бұрын
Será que tantos que são contra o aborto porque todos tem direito à vida, se lembram que comem animais??
@marcopalhuca3531
@marcopalhuca3531 Ай бұрын
Boa questão !!!! Mas creio q as respostas a essa pergunta serão carregadas de hipocrisias !!!
@luizantoniodeoliveira9974
@luizantoniodeoliveira9974 Ай бұрын
Kkkkkkkkkkkkkk Brasil mostra sua cara
@mrnobody2740
@mrnobody2740 Ай бұрын
Viva Cristo Rei 👑
@lucianaluigiatonete6993
@lucianaluigiatonete6993 Ай бұрын
Amei!!!! Não sou a favor do aborto, mas sou a favor ao direito ao aborto.
@valeriafreitas1347
@valeriafreitas1347 Ай бұрын
O profissional médico fica como .salvar vidas não pode ele ceifar vidas ele um que...
@Hermione_das_quebrada
@Hermione_das_quebrada 26 күн бұрын
A mulher poder abort@r tá tudo beleza né!? Agora a mulher engravida e decide ter a criança ela pode obrigar o homem a pagar pensão e assumir a paternidade e se ele não o fizer, cadeia. Na minha opinião o pai deveria poder abdicar de todas as responsabilidades legais quem vêem com o nascimento que a mãe também não vai arcar ao interromper a gestação.
@fabianaroa7065
@fabianaroa7065 Ай бұрын
Pauta tendenciosa! Não gostei! 😮
@elaineamaroleiter5075
@elaineamaroleiter5075 Ай бұрын
Muito tendenciosa.
@msantos_999
@msantos_999 Ай бұрын
Vamos fingir que ninguém aborta no país e fingir que isso não é uma pauta importante na sociedade, é mais fácil.
@igorvieira1266
@igorvieira1266 Ай бұрын
Claro, não existe pauta tendenciosa. Há neutralidade possível. 🤪 Ah, pelo amor de Deus. Todo e todas as posições são ideológicas. Acreditar no papai Noel é menos infantil do que falar essas bobagens em pleno 2024.
@fabianaroa7065
@fabianaroa7065 Ай бұрын
@@igorvieira1266 Igor, vc é mto jovem e não tem útero embora pareça desejar tê-lo...esse é um assunto complexo q envolve vidas de seres indefesos; então, respeito é bom e eu faço questão!
@maisrapidoquealuz
@maisrapidoquealuz Ай бұрын
Muito bom!
Looks realistic #tiktok
00:22
Анастасия Тарасова
Рет қаралды 52 МЛН
1❤️
00:17
Nonomen ノノメン
Рет қаралды 13 МЛН
The child was abused by the clown#Short #Officer Rabbit #angel
00:55
兔子警官
Рет қаралды 24 МЛН
Сын вернулся с войны и сделал сюрприз 🤯
0:17
Фильмы I Сериалы
Рет қаралды 2,9 МЛН
Нажимай выше ☝️☝️☝️ #а4 #глент #риви #viral
0:36
Как меняются люди
Рет қаралды 3,4 МЛН
Did you believe it was real? #tiktok
0:25
Анастасия Тарасова
Рет қаралды 49 МЛН