Sugiro que assistam o debate entre Carlos Orsi e o Professor Mario Eduardo Costa Pereira, titular da cadeira de Psiquiatria na Unicamp. O debate está disponível no KZbin, na TV Unicamp. Uma aula de elegância e conhecimento do Professor Mario.
@marialuisacarvalho2947 Жыл бұрын
Excelente esta entrevista da TV Unicamp. Orsi levou um baile.
@sandrobr1972 Жыл бұрын
De fato ele não falou nada do que falou aqui, ficou com muito receio, quase com medo.
@andrepimenta07 Жыл бұрын
assistir essa entrevista foi quase como entrar em uma máquina do tempo pro século XVIII
@cytata5359 Жыл бұрын
Perfeito comentário. Meteoro fez alguma entrevista com algum psicanalista? Ou ficou só com uma visão da polêmica criada pela cruzada neopositivista e persecutória?
@RosangelaHeuseler Жыл бұрын
É bom entender que nem todo conhecimento humano e sua cultura pode ser enquadrado em uma ciência. Arte, música, filosofia, crenças e religiões não são ciência...são expressões do pensamento humano.
@thiag0000x Жыл бұрын
até porque seria ingênuo, e talvez desonesto, pensar e afirmar q exista apenas uma ciência - e, logo, apenas um método científico pra atestar eventuais áreas de conhecimento
@stefanisilva2493 Жыл бұрын
A diferença é que arte, musica e filosofia não prometem tratamento ou cura na saúde mental. Então, tudo bem não produzirem evidência de seus resultados - muito diferente de qualquer tipo de terapia ou curandeirismo como o que está em questão.
@alejandrocuevas7831 Жыл бұрын
Sou da mesma área da pasternak. Infelizmente tem muita gente nas ciências biológicas com essa visão limitada, uma presunção enorme pela própria ciência, bastante vaidade, e desprezo por outras ciências, às vezes até por outros campos da própria área de formação. Principalmente que faz pesquisa laboratorial. A pessoa fica ali fechada e enjalecada anos a fio diante de um tecido ou de uma cultura de bactérias, e não se preocupam com o mundo que existe fora daquele ambiente controlado. Eu to sedo muit específico porque ela inclusive me lembra muito uma professora minha, muito gente boa, diga-se de passagem, mas ela era toda patricinha, o pai já era professor universitário, ela foi estudar nos EUA, tinha um currículo super foda na área de tecnologia da madeira, eu acho que ela é mesmo uma das maiores especialistas em tratamento de madeira no Brasil, e era a única no país com experiência num método específico, esqueci como chama, mas consiste em quase transformar a madeira em carvão, mas numa faixa de temperatura um pouquinho inferior. Beleza, mas ela seguramente teria mais facilidade em reconhecer uma espécie por uma amostra de madeira do que vendo a árvore, e não tinha nem a compreensão mais básica na biologia no nível de ecossistemas. Muita especialização pode levar a um deficit na compreensão do todo. Por isso a gente precisa ter muita humildade. Essa professora inclusive era muito humilde, nem ficava contando vantagem do currículo dela nem muito menos tentava dar pitaco no que tava além do domínio dela.
@julianamiliatti1824 Жыл бұрын
Indico que assistam o professor da Unicamp Mário Eduardo Costa Pereira na TV Cultura debatendo com Carlos Orsi sobre a Psicanálise não estar nesse rol... Inclusive é ciência há muito tempo, tem publicações incríveis e estão na universidade. Sem contar os efeitos clínicos que ela proporciona de uma forma incrível que as outras não fazem. Pois a psicanálise não é controle dos sujeitos!!!
@AndreBiza Жыл бұрын
Eu vi eles debatendo no canal da TV Unicamp no yt. O sujeito precisa ter muita autoestima pra passar tanta vergonha e sair inteiro da experiência.
@Eddie71883 Жыл бұрын
A psicanalíse já nasceu subversiva. Erros cometidos por Natália Pasternak são muitos. Ela não tem NENHUM conhecimento OU FINGE não ter conhecimento de epistemologia, filosofia da ciência etc. Ela defende apenas essa ciência ligada ao capitalismo neoliberal mais selvagem. Ela é representante da Jensen. Uma empresa de um setor bilionário. E, ainda comete outros erros em seu livro como, por exemplo, falar q astrologia não é ciência. O problema disso é q nenhum astrólogo quer que a astrologia seja reconhecida como ciência. E, tbm comete outros erros, como por exemplo, o problema da demarcação e etc etc etc Como alguém q frequentou a faculdade é vergonhoso ela não ter esse conhecimento. Ou seja, ela fala um monte de bobagem
@stefanisilva2493 Жыл бұрын
O professor em questão fez cherry picking de alguns estudos que citavam autores da psicanálise apenas, incluindo afirmar como argumento uma conclusão que nem sequer constava no paper citado. Mas o que vale é a aparência de veracidade e o argumento de autoridade pra quem assiste ...
@AndreBiza Жыл бұрын
@@stefanisilva2493 Opino que o teu comentário não reflete o conteúdo do debate. Ele citou artigos onde o objeto central dos estudos estava relacionado com a comprovação de construtos psicanalíticos. Citou artigos de capa de revistas de maior prestígio e incluiu uma ou mais metanálises. Nada mais distante de cherry picking. O Carlos Orsi simplesmente não tinha conhecimento pra sequer participar do debate. Apenas ouviu.
@stefanisilva2493 Жыл бұрын
@@AndreBiza Devolvo a acusação. O artigo que envolvia Lacan não comprovava que a linguagem e seus signos estariam na etiologia da esquizofrenia - Lacan era apenas um de outros três autores citados que havia destacado a peculiaridade do discurso daquele tipo de paciente, algo já conhecido da psiquiatria que estudou. Sobre a autoridade, lembrar que a mesma revista citada já foi envolvida em escândalos de fraude e falha de revisão, e as meta- análises são de artigos que seguem a mesma estrutura autoreferente de sempre. Medicina chinesa, homeopatia e muitos outros produziram esse tipo de material. Não à toa, o próprio Dunker afirma honestamente não haver comprovação empirica.
@vlady7108 Жыл бұрын
E interessante como uma pessoa destrata um saber clínico..de mais de cem anos, já fiz análise e me ajudou muito..triste ver esse ataque..precisam fazer pesquisa nas grandes universidades americanas...
@diogoferreira2317 Жыл бұрын
Chame o Cristian Dunker . E de o mesmo espaço para o contraditório.
@andreanevesxx Жыл бұрын
É impressionante que o positivismo lógico ainda seja no século XXI hegemônico no pensamento sobre ciência. Não esqueçamos que a eugenia operava com pressupostos lógicos da ciência, sob critérios definidos por essa mesma comunidade científica que estabelece o que é ciência. Quanta bobagem, Dra Pasternak!
@canalinventalinguas7970 Жыл бұрын
o que é positivismo lógico mesmo?
@martikepler4700 Жыл бұрын
Pior que tem gente que acredita nestes dois
@clairdeluma Жыл бұрын
@@canalinventalinguas7970basicamente o que a dupla dinâmica defende. Mas em defesa dos positivistas lógicos, eles eram muito competentes e estavam investigando uma possibilidade. Infelizmente, eles mesmos concluiram por sua insustentabilidade (vide as obras de Carnap sobre o aufbau).
@clairdeluma Жыл бұрын
@@Gianni_Scchichi ele é mais comum naqueles que não tiveram disciplinas de filosofia da Ciência. Mas na Epistemologia ele já é marginal.
@francescoghizzo Жыл бұрын
Se acreditar somente no que é baseado em evidências significa ser chamado de "positivista", então serei "positivista" com orgulho! 🙂
@ricardobalieiro8906 Жыл бұрын
Amigos do meteoro: agora é ouvir um psicanalista de respeito na comunidade científica. Será que dá pra colocar Psicanálise, constelação familiar e terraplanismo no mesmo bojo?
@flaus_limoeiro Жыл бұрын
A equipe do Meteoro podia chamar o Christian Dunker para falar um pouco sobre esse tema e esclarecer algumas desinformações que estão circulando por aí
@evelynefurtado4266 Жыл бұрын
Que falta de respeito dos autores.
@alves1rocha2 Жыл бұрын
Dá.
@Mariah3004 Жыл бұрын
Não dá. Eles colocaram a Psicanálise para vender livros. Laboratórios farmacêuticos devem amar esse discurso medicamentoso mágico. Olhaí a "mágica".
@erickfonseca2985 Жыл бұрын
@@alves1rocha2 não, não dá. E tratar como é pseudociencia também
@pedroschiavoni9754 Жыл бұрын
A pessoa não conseguir diferenciar Psicanálise e Medicina Tradicional Chinesa de Ratanabá me soa uma desonestidade intelectual tremenda... vamos lá, nos afogar em positivismo científico "neutro".. 😶🌫️
@moniagross Жыл бұрын
Cansativo discutir ^neutralidade na ciência^. Ciência em humanas não existe para eles: pesquisa, método, evidencia... Sabe o que a filosofia pesquisa: ética na ciência, a historia da ciência, e critica a ciência. Um pouco de autocritica, faz bem a ciência.
@erickfonseca2985 Жыл бұрын
Essa autora precisa de um bom psicanalista viu kkkkkk
@sandrobr1972 Жыл бұрын
Eles produzem silogismos
@AndreBiza Жыл бұрын
Recentemente, teve um "debate" entre o Orsi e o Prof Mario Eduardo Costa Pereira na TV Unicamp e foi um banho de passar vergonha. Vale a pena!
@daniel108pc Жыл бұрын
“Os sábios perdem o fôlego a nos explicar. Meu medo é que por seus erros, o real, essa coisa monstruosa que não existe, acabe por conseguir, por levar a melhor. A ciência é substituída pela religião, e ela é de outra maneira mais despótica, obtusa e obscurantista. Há um deus átomo, um deus-espaço, etc. Se a ciência ganha ou a religião, a psicanálise está acabada.” “Para mim a única ciência verdadeira, séria, a ser seguida, é a ficção científica. A outra, a oficial, que tem seus altares nos laboratórios, avança às cegas, sem meio correto. E ela até começa a ter medo de sua sombra. Parece que chegou o momento da angústia para os sábios. Em seus laboratórios assépticos, alinhados em seus jalecos engomados, esses velhos bambinos que brincam com coisas desconhecidas, fabricando aparelhos cada vez mais complicados e inventando fórmulas cada vez mais obscuras, começam a se perguntar o que poderá acontecer amanhã, o que essas pesquisas sempre novas acabarão por trazer. Enfim! Digo. E se fosse muito tarde? Os biólogos se perguntam agora, ou os físicos, os químicos. Para mim, eles são loucos. Já que eles já estão mudando a face do universo, vem-lhes ao espírito somente agora se perguntar se por acaso isso pode ser perigoso. E se tudo explodisse? Se as bactérias criadas tão amorosamente nos brancos laboratórios se transformassem em inimigos mortais? Se o mundo fosse varrido por uma horda dessas bactérias com toda a merda que o habita, a começar por esses sábios dos laboratórios? Às três posições impossíveis de Freud, governo, educação, psicanálise, eu acrescentaria uma quarta, a ciência. Ademais, que os sábios não sabem que sua posição é insustentável.” Magazine Littéraire, (1974). Entrevista inédita a Emilio Granzotto para a Revista Panorama Jacques Lacan à revista italiana Panorama. Paris, n.428, fev. 2004
@edsonssanches Жыл бұрын
Pasternak, lobista do laboratorio Jansen - que é da Johnson. Para ela, quanto mais a população tomar medicação, melhor para ela...
@FeBhumi Жыл бұрын
Tudo bem? Onde acho essa informação da Johnson pra compartilhar? Muito obrigada!
@floraeflora Жыл бұрын
Gente, por favor tragam autoridades em psicanalise e psicologia. Atacar a psicanalise e po-lana mesma cesta de “constelação familiar” é desonesto. Vcs prisam promover este contraponto, caso contrário estão apenas dando palco gratuito para gente de intensões no minimo duvidosas.
@fellipesouza9489 Жыл бұрын
Com todo respeito, mas igualar indicações de cloroquina para Covid com a Psicanálise ai já é demais.
@tanimarasoaresdasilva3638 Жыл бұрын
Chamem o Dunker urgenteeeeee!!!!!
@maurowindholz5880 Жыл бұрын
A Sophia errou na pergunta sobre interesse econômico e político. Esse autores não atacam quem tem, verdadeiramente, grande poder econômico. Praticamente nenhum homeopata, psicanalista, astrólogo, ou o que o valha, está associado a nenhum grupo econômico remotamente comparável em tamanho e poder com as indústrias do tabaco, do petróleo, ou (será coincidência?) farmacêutica, alimentos processados, entre outras. Eles atacam adversários pouco relevantes, em termos políticos amplos.
@andrediego1142 Жыл бұрын
Então sua preocupação é se está atrelado a um grupo econômico forte vs. um fraco? Só faltou dizer que a "medicina ocidental" é imperialista.
@stefanisilva2493 Жыл бұрын
Psicanalistas são um grupo marginal e economicamente fragil? Deve ser por isso que eu pagava uma fortuna de formação junguiana e uma sessão é mais cara que uma consulta medica - 300 $ pra cima... Deve ser por isso que "amam" consultar gente pobre e atuar pro bono também 🤡
@Psychobellic Жыл бұрын
Ciência é o novo Deus.
@isabelpires8662 Жыл бұрын
Não, o velho Deus é que é a nova ciência
@fabifunes1953 Жыл бұрын
A Sophia é muito boa entrevistadora!
@lex_prado Жыл бұрын
Começo dizendo aqui que não tenho a mínima condição de eu explicar o grande significado que esse canal tem na minha vida. Diante disso queria muito pode ajudar mais vocês nesse momento tão difícil, infelizmente a maneira que encontrei foi essa. Espero que mais pessoas possam comentar e curtir todos os vídeos junto comigo para que o "chat balsamo" consiga se aproveitar do algoritmo e ajudar vocês a manter o canal de pé. P.s. Obrigado por existirem do jeitinho que vocês são.(50)
@RosangelaHeuseler Жыл бұрын
As pessoas querem respostas e conforto em algo fácil de explicar e que não exija muito esforço.
@betoh6931 Жыл бұрын
Isso é o que a ciência técnica deles dá, nomes pra doenças. Eles não querem resolver nada, esforço vc tem pra estudar filosofia, coisa que eles mesmos não fizeram, pregaram o que acreditar.
@raystarrr Жыл бұрын
Meteoro, chamem alguém que entenda de epistemologia. Ficou meio constrangedor o oportunismo editorial desses dois...
@alejandrocuevas7831 Жыл бұрын
Seria bacana, mas parece que não rolou, né? Eu vi nessa época uma conversa muito boa de uma moça travesti, mas não lembro o nome dela nem do canal onde vi agora kkkk Enfim, o campo dela é justamente filosofia da ciência. Esse assunto bombou um tempinho atrás e eu vi vários contrapontos muito bons ao livro, mas essa entrevista foi a melhor de longe. Vou tentar achar esse vídeo, aí compartilho aqui
@luisemior6525 Жыл бұрын
Essa tentativa de colocar psicanálise e acupuntura como pseudociências é realmente ignorante ou canalha. Ainda por cima, a postura de colocar a ciência como divindade é seriamente questionável, ciência é criação humana, portanto plenamente criticável. Vacina funciona, bem como computador, mas não explica tudo.
@alex.silva10 Жыл бұрын
Acupuntura começou como pseudociência, uma agulha no seu pé não vai interferir no seu fígado, a origem dela começou mal. Mas não sei como está a pesquisa de acupuntura em relação a músculos, parece até que usam ela com eletrodos para fazer correntes elétricas atravessarem as musculatura e fazer a fisioterapia de forma mais eficiente. Quando existem essas duas abordagens fica complicado defender e criticar.
@andrediego1142 Жыл бұрын
Acupuntura é uma aberração de pseudociência. A única que pode ter alguma discussão é a psicanálise.
@saujac7473 Жыл бұрын
Conheço o trabalho do Orsi (mais corretamente suas críticas, na verdade), desde 2013 mais ou menos. Acho que o cientificismo que ele prega muito unidimensional, acrítico, colocando ciência como uma entidade supra-humana. Os textos do instituto deles sobre agrotóxicos são bem demonstrativos desse cientificismo: não contextualiza questões socio-ambientais, além de pinçarem artigos específicos para embasar o que querem defender. Esse tipo de “divulgação” tá longe de ser adequada para quem se interessa realmente em defender a popularização e maior acesso da ciência. São bem problemáticos os textos do grupo deles, sintetizados em parte no livro. Lembrando que a “direita anticiência” é algo muito recente e específico. O n4z1$m0 usou em parte do argumento cientificista para suas atrocidades. Como existe um movimento ecofascista no mundo, também existe de uma ultra-direita que usa ciência desconectada de questões socio-ambientais como base de discursos preconceituosos e políticas de perseguição. É bom ter uma visão mais crítica e evitar cair nesses reducionismos
@Cissahhmonteiro Жыл бұрын
Meteoro, chama o Christian Dunker!
@cmarzo Жыл бұрын
Legal! Passamos da discussão sobre casos de ministros evangélicos cobrando propina em barras de ouro ou tendo alucinações sobre Jesus num pé de goiaba para um debate sobre o que é ou não ciência. Parabéns a todos envolvidos nessa mudança! ;)
@Fernanda_sou Жыл бұрын
Meteoro dando espaço para colaboradores das grandes indústrias farmacêuticas.
@ricardo3602 Жыл бұрын
Recomendo que façam uma live com o psicanalista *Lucas Nápoli*
@wurgoth Жыл бұрын
A proposta Pasternak-Orsi é ótima, é como uma lagoa grande e linda se vista de longe mas a pessoa é incapaz de mergulhar devido a sua falta de profundidade, se você for inteligente o suficiente não mergulhe nesse lagoa e fique apenas vendo a marola de longe, para os burros ao contrário essa lagoa será ótima para nadar crau e fazer práticas olímpicas. Um ponto interessante e principal sobre esse pagode mal tocado: Eles não leram sobre o que estão falando, se vê isso na fala e na escrita. Dois pontos podem nascer dessa falta de reflexividade crítica sobre o sofrimento na vida, que inclusive muitos acadêmicos da área da psicanálise estão debatendo, acerca das dimensões políticas dentro do sofrimento humano e também como isso pode ser abordado dentro da clínica. Essa dinâmica, proposta nesse capítulo de um livro minúsculo que eles não leram material devido para escreve-lo, esconde de novo as relações de poder nas ciências e reforça lógicas coloniais (ah mas vc não demonstrou isso no seu comentário, irmão eu não escrevi um livro eles escreveram). No mundo real, quando todos os métodos terapêuticos reconhecidos por revistas científicas sancionadas pelas "revistas" centralizadas no centro colonial do mundo falham é na psicanálise que esses indivíduos vão encontrar alento e lugar para trabalhar suas dores. Só não pulem de cabeça nesse lago, é perigoso devido a sua profundidade.
@mircosbazula Жыл бұрын
Filosofia, História e Sociologia são ciências ou pseudo-ciências? Matemática é ciência?
@OrbisPictusArtCuritiba Жыл бұрын
A China, por exemplo, tem uma longa tradição de uso da acupuntura e há muitos estudos chineses que apoiam sua eficácia para uma variedade de condições. No Japão, a acupuntura também é popular e há muitos estudos japoneses que apoiam sua eficácia para o tratamento da dor crônica. Na Coréia do Sul, a acupuntura também é popular e há muitos estudos coreanos que apoiam sua eficácia para o tratamento de uma variedade de condições, incluindo dor crônica, enxaqueca e depressão. A acupuntura também é popular em outros países da Ásia, como Vietnã, Tailândia e Malásia. Há muitos estudos científicos sobre a acupuntura desses países, mas eles são menos numerosos do que os estudos chineses, japoneses e coreanos.
@francescoghizzo Жыл бұрын
O fato de ser popular não a torna uma prática válida. A prática mais popular na história da medicina foi tirar sangue das pessoas. Essa é a famosa falácia "ad populum"
@Ligia_Lo Жыл бұрын
[OFF] Desculpa escorregar do assunto, mas faz tempo que quero elogiar a elegância absoluta da Sophia! No vestir, na aparência, mas principalmente nas atitudes. Admiro, sou fã!! 😊
@gabigraudenz Жыл бұрын
Muito, demais, a sophia é uma entrevistadora e comunicadora maravilhosa
@marciameneguite6872 Жыл бұрын
Sophia é chique mesmo!
@mariamadalenaizoton9309 Жыл бұрын
E por acaso faz parte do Conselho consultivo da Jhonson e Jhonson. Coincidência ?
@mauricio_1977 Жыл бұрын
Temo que a crítica salutar à adesão a teorias de estimação traga um combo de adesão acrítica às epistemologias de estimação dos autores, mas vou dar o benfício da dúvida e ler o livro antes. Acho que o Meteoro, que tem como interlocutores Alysson Mascaro e outros, precisaria trazer outros olhares sobre ciências para complementar e contrastar com essa entrevista.
@cristrob Жыл бұрын
concordo, até porque existir farta bibliografia não prova nada também😅 porque é sim abrir o Google acadêmico ou outro banco de datos que a gente vê que vai ter embasamento pra quase tudo lá dentro😂
@Rachelmotav Жыл бұрын
Galera do Meteoro, por favor, chamem o Prof. Mario Eduardo da Costa Pereira. Ele participou de um debate com o Orsi na TV Unicamp, mas acredito que não terá tanta visibilidade quanto poderia ter nesse canal. É evidente que ambos os autores têm uma abordagem muito equivocada acerca da epistemologia, filosofia da ciência, etc. O que acaba subalternizando muito o conhecimento científico produzido nas ciências humanas
@blueman_2 Жыл бұрын
Muito bom 👏👏👏
@barbaradebsilva Жыл бұрын
Muito bom! Parabéns aos autores. Livro muito necessário! Vou comprar já.
@ramasitadassy Жыл бұрын
Existe um video do canal da Unicamp que faz o debate dessa dupla com um professor da Unicamp que está muito bom, vale a pena conferir.
@OrbisPictusArtCuritiba Жыл бұрын
Canadá Acupuntura para enxaqueca: Um estudo publicado no Journal of Pain em 2012 descobriu que a acupuntura foi eficaz no tratamento da enxaqueca. O estudo envolveu 180 pessoas com enxaqueca crônica que receberam acupuntura ou tratamento simulado. Após 12 semanas, as pessoas que receberam acupuntura experimentaram uma redução significativa na frequência e intensidade das enxaquecas. Acupuntura para dor lombar crônica: Um estudo publicado no Canadian Medical Association Journal em 2013 descobriu que a acupuntura foi eficaz no tratamento da dor lombar crônica. O estudo envolveu 120 pessoas com dor lombar crônica que receberam acupuntura ou tratamento simulado. Após 12 semanas, as pessoas que receberam acupuntura experimentaram uma redução significativa na dor e na incapacidade. Alemanha Acupuntura para artrite reumatoide: Um estudo publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine em 2011 descobriu que a acupuntura foi eficaz no tratamento da artrite reumatoide. O estudo envolveu 120 pessoas com artrite reumatoide que receberam acupuntura ou tratamento simulado. Após 12 semanas, as pessoas que receberam acupuntura experimentaram uma redução significativa na dor, inchaço e rigidez. Acupuntura para enxaqueca: Um estudo publicado nos Archives of Internal Medicine em 2012 descobriu que a acupuntura foi eficaz no tratamento da enxaqueca. O estudo envolveu 200 pessoas com enxaqueca crônica que receberam acupuntura ou tratamento simulado. Após 12 semanas, as pessoas que receberam acupuntura experimentaram uma redução significativa na frequência e intensidade das enxaquecas. França Acupuntura para dor na mandíbula: Um estudo publicado no European Journal of Pain em 2009 descobriu que a acupuntura foi eficaz no tratamento da dor na mandíbula. O estudo envolveu 60 pessoas com dor na mandíbula que receberam acupuntura ou tratamento simulado. Após 12 semanas, as pessoas que receberam acupuntura experimentaram uma redução significativa na dor e na incapacidade. Acupuntura para dor crônica no ombro: Um estudo publicado no Pain Medicine em 2010 descobriu que a acupuntura foi eficaz no tratamento da dor crônica no ombro. O estudo envolveu 100 pessoas com dor crônica no ombro que receberam acupuntura ou tratamento simulado. Após 12 semanas, as pessoas que receberam acupuntura experimentaram uma redução significativa na dor e na incapacidade. É importante notar que esses são apenas alguns exemplos de estudos científicos sobre a acupuntura. Existem muitos outros estudos que foram publicados, e a evidência científica para a acupuntura está crescendo continuamente.
@pessegozinhos Жыл бұрын
Sim! Quando reclamaram da MTC me pegou também 🤦♀️
@alfredwallacechateado2837 Жыл бұрын
Cherry-picking.
@sarahcfarma Жыл бұрын
Eu li o trecho do livro deles sobre MTC e acupuntura. Eu faço farmácia sabe. A metodologia da instituição, ao invés de fazer mais provas,fizemos mais trabalhos em formato de artigo científico. Fui ler o trecho dela,pensando encontrar conteúdo densamente crítico acerca de revisões sobre acupuntura e medicina chinesa, apontando erros na metodologia, trazendo revisões que apoiassem a ideia de que não presta e não funciona. Me deparo com uma narrativa de nível fundamental. Sério,eu achei engraçado e preocupante ao mesmo tempo.
@LoopB Жыл бұрын
Evidencias existem, mas infelizmente o estrago destes dois canalhas que escreveram o livro já está feito. Tem muita coisa em jogo.
@OrbisPictusArtCuritiba Жыл бұрын
@@sarahcfarma eu acredito que pode ser mais sério do que pensamos. O que é fato, quando me formei na escola de acupuntura de São Paulo, a EBRAMEC, minha maior preocupação foi com a aplicação da prática por meio de métodos, digamos, fantasiosos acerca da doença, como, um tipo de "confie no meu tratamento". Isso para mim teria acabado ali. Foi quando, nosso primeiro professor nos disse, nunca diga para alguém que vocês está atendendo que você pode curá-la, pois existem mais fatores para esse paciente que estão longe de uma anamnese e que levará tempo para você e ele descobrirem. Isso, para mim, me colocou um alívio! Ao longo do tempo foi fui descobrindo que, a medicina tradicional chinesa está muito adiante de qualquer coisa e muito mais em nosso dia a dia, e que, a acupuntura era apenas uma parte das inúmeras formas de tratamento, começando pelos preventivos, alimentação, atividade física, etc. Mas aí, fiquei mais espantado com as ervas e a potência que elas tinham, e é por isso, que essa farmacologia natural é tão desejada pelas indústrias... aí, tem mais 5 anos de aulas e mais aulas, da teoria e a prática ambulatoriais. Além que, na Ásia é muito pouca gente que questiona a eficácia, pois são técnicas que passam gerações milenares e familiares. Triste demais este ataque. Porém, sempre tivemos o alerta, dentro da academia de acupuntura, de que, até na Ásia, existiam charlatões como, por exemplo, a Falun Gong, ou alguns "gurus". Enfim! Vale a discussão para além dessa bobagem que ela disse
@LauroBarbosa-y1f Жыл бұрын
O Meteoro Brasil tem um vídeo interessantíssimo intitulado "O bolsonarismo segundo Freud". Até o presente momento, o canal não só não divulgava pseudociência, como também não apregoava neopositivismo radical. Instalado o imbróglio, seria interessante a discussão a respeito de certo campo da ciência cooptado pelo capital e as consequentes resistências principalmente a Freud e Marx.
@kellysarmentopsi Жыл бұрын
Psicanálise está relacionado a filosofia, enquanto raciocínio filosófico ok, porém não é tratamento para nada, a psicologia desenvolveu terapias com testes que comprovam determinada indicação, e vai continuar desenvolvendo novos estudos e técnicas, isso é ciência.
@alejandrocuevas7831 Жыл бұрын
Eu tenho a impressão de que essa resistência a ambos tem um mesmo motivo: o mecanismo de repressão que o Freud descobriu, pelo qual a nossa consciência se livra com alguns truques de material que cause muito sofrimento ou contradição interna. Questionar o nosso domínio racional sobre si mesmo ou a ideologia burguesa causam bastante sofrimento e contradição interna.
@OzFalchi Жыл бұрын
Erro CRASSO sobre Psicanálise. Lamentável o posicionamento de ambos a respeito. Cientificismo infantil.
@flaus_limoeiro Жыл бұрын
SIMMMMM Cientificismo infantil impulsionado pelo desejo de monopolizar a validade dos saberes. um desfavor, pois coloca o debate no raso e usa a autoridade cientifica e academica para criar um secto de pessoas que perpetuam preconceito e ódio. e a Bibi Bailas é uma que tá nessa, apontando o dedo para varias praticas que ajudam muitas comunidades, sempre usando a evidencia cientifica de base experimental como unica capaz de validar praticas de cuidado. eu to ficando é muito puto com esse role. ja vi pessoas falando que o SUS simplesmente deveria parar de oferecer PICS, pq se a pessoa quer fazer um tratamento que nao tem evidencia cientifica, ele deve usar os proprios recursos. Super valido questionar, e apontar por exemplo os riscos da constelaçao familiar, que tem bases teoricas que justificam violencia e preconceito. Mas daí a colocar no mesmo saco outras terapias inteqrativas, como arteterapia, massoterapia, fitoterapia... pra mim é ridiculo e nao me parece ter como intuito a busca pelo bem estar e sequrança das pessoas.
@matheusfenili7697 Жыл бұрын
Admirava muito o Meteoro, mas essa entrevista me decepcionou bastante. Acredito na seriedade do canal e esse episódio pecou nesse quesito ao dar palco para uma microbiologista e um jornalista para responderem a uma questão filosófica; portanto, para estudiosos dessa área responderem. Natalia Pasternak e Carlos Orsi perdem credibilidade ao colocarem Psicanálise como equivalente a Astrologia, Discos Voadores, entre outros. Impressiona uma acadêmica se aventurar a responder "o que é ciência" sem o mínimo conhecimento epistemológico necessário. Meteoro, sério, tragam estudiosos da área de filosofia, da própria psicanálise, porque não, para responderem esse problema, ao invés de dois sujeitos que não tem propriedade para falarem desse tema! Vocês ouviriam alguém graduado em filosofia falar sobre cloroquina ou vacina em plena pandemia ou uma microbiologista? A segunda opção, sem dúvida. Aqui é a mesma coisa! Deixem esses dois na área de especialidade deles, é um desrespeito GIGANTESCO com quem passa anos estudando filosofia, psicanálise, acumpuntura, etc
@deboralazaro5422 Жыл бұрын
Penso que a Pasternak está precisando mesmo é de um bom psicanalista…rs
@gustavovsilva4327 Жыл бұрын
Massa, agora, vamos lá, chamem algum psicanalista foda aí, é o mínimo considerando a importância do tema na vida das pessoas e a necessidade de demarcação, nesse debate, entre objetividade e subjetividade nas ciências sociais. Tudo bem se psicanálise não for ciência, mas que a crítica seja, pelo menos, justa...
@Marco19494 Жыл бұрын
Perfeito. Quem fala isso de psicanálise fala isso de marxismo, e acaba desidratando todas a humanidades do estatuto de ciência. Ciência é só ciência natural - onde vige o empirismo?
@digitalabilia Жыл бұрын
Que chatisse essa galera religiosa da ciência. O pessoal sempre quer criticar as pessoas que seguem essas coisas (alô, religiões? Estamos falando com vocês tb), mas pra não ficar demais na cara o ad hominem, passam a criticar a “pseudo-ciência”.
@flaus_limoeiro Жыл бұрын
e o pior, taxam de pseudociencia qualquer pratica apenas por nao ter o tipo de evidencia que para esse grupo é valida. como se varias praticas que eles taxam como pseudociencia nao passassem por estudos, por critica, por reflexoes com bases teoricas e éticas. a preocupação não é com o bem estar das pessoas que procuram diferentes formas de cuidado. A preocupação é com um purismo epitemológico científico. E só reproduz preconceitos e discursinhos de ódio disfarçados de sensatez e racionalidade. eu fico é muito puto com isso. é muito desrespeitoso e desonesto.
@RosangelaHeuseler Жыл бұрын
Assunto maravilhoso 😊
@claptonmoura Жыл бұрын
Muito bom
@martikepler4700 Жыл бұрын
Eu acho incrível que eles não tem vergonha de vir a publico desfilar estes argumentos rasos. Este livro não tem a qualidade, nem a seriedade que propõe. A acupuntura é recomendada pela Organização Mundial da Saúde que cita vários experimentos feitos com sucesso.
@kellysarmentopsi Жыл бұрын
Parabéns pela contribuição para o crescimento do uso de terapias com base em evidências no Brasil, precisamos muito!! E admiro a coragem em trazer essa temática porque no Brasil saude mental ainda está relacionado a 'alma", "espírito", "coisa mística", e as pessoas que precisam de tratamento de qualidade ficam prejudicadas.
@PsiLivre Жыл бұрын
1) Ninguém busca a cura ou aceita uma cura sem aderir ao místico de sua época. 2) Como você pretende remover a alma, o espirito, o místico, o futebol, o trabalho, a tecnologia dos discursos dos seres humanos? O que você quer combater são práticas exploratórias, que utilizam certos conceitos que criam signos de afeto e valor para capitalizar e gerar lucro próprio...Mas isto dependerá de cada profissional, do destino? Do místico? Porque alguém nesse mundo pode te enganar, mesmo estudando em Harvard e, as vezes, principalmente estes.
@Bolsonaro_em_Haia Жыл бұрын
Caramba. Que bom ver estes dois neste canal! Meus parabéns e meus agradecimentos a Natalia Pasternak, Carlos Orsi e a Sophia! Muita gente tem uma postura excessivamente tolerante e ingênua diante do estrago que o pensamento mágico, a falta de noção básica de epistemologia e a pseudociência causam. Isso não é uma questão menor. Muito pelo contrário, é passividade diante de uma séria ameaça à própria civilização. Como a discussão do chat mostra bem, a confusão é profunda e causa erros crassos, chegando a inversão de valores éticos e afirmações ingênuas, francamente absurdas.
@irisluiz6258 Жыл бұрын
Chamem psicanalistas para um debate.
@flaus_limoeiro Жыл бұрын
o mais justo
@irisluiz6258 Жыл бұрын
Neste canal, do Daniel, que vive de descer lenha nas pseudôciencias, nunca chamam psicanalistas para debater
@irisluiz6258 Жыл бұрын
Quantas páginas dedicada a Psicanálise escrita por uma bióloga e um jornalista?
@montanirj Жыл бұрын
6:57 Mas se é um problema SÓ DELES, eles bem que poderiam tratar disso na terapia mesmo ao invés de lançar livro. Gasta papel e tempo pra isso, que bobagem! 12:40 Ela esquece que a Acupuntura tem no PubMed, logo se está lá não vale? é irreal?
@naticafe Жыл бұрын
uma vergonha darem palco a esses dois. cairam no meu conceito total, Meteoro!
@LoopB Жыл бұрын
Exatamente. Fiquei chocado com a presença destes dois babacas aqui no Meteoro.
@ubiratanreis7364 Жыл бұрын
Outro detalhe, minha grande entrevistadora, vc é uma mulher trans e esses questões de sexualidade e gênero não podem ser medidas por método científico tradicional que esse casal defende. Eles só não têm a coragem de expor isso com medo de serem cancelados. Nessa o Meteoro deu tiro no pé! Torno a reiterar minha admiração pelo canal, mas não poderia deixar de fazer minha crítica sincera.
@flaus_limoeiro Жыл бұрын
sou trans tb... já ouvi gente da PBE falando que Teoria Queer é pseudociencia... transfobia vestida de cientificismo
@francescoghizzo Жыл бұрын
Como assim essas questões de sexualidade não podem ser medidas pelo método científico?? Você acha que transexual que transiciona, ao invés do que tomar x miligramas de hormônio, faz uma oração pra santa?
@clairdeluma Жыл бұрын
@@francescoghizzo e quem disse que Transgeneridade tem a ver com remédio? Nem todas fazem TH. Cis sendo Cid
@ubiratanreis7364 Жыл бұрын
Eu quis dizer que a condição da sexualidade humana não pode ser medido de forma cartesiana, que é o método científico que esse casal arrogante defende!
Жыл бұрын
Um exemplo de pseudociência é o discurso da Gabriela Bailas contra a importante lei de combate à alienação parental.
@flaus_limoeiro Жыл бұрын
nossa, o canal da Gabriela Bailas é cheio de pseudoepistemologia ela mais faz um ataque a praticas que de alguma forma se relacionam a crenças, do que tenta apresentar as evidencias ou falta delas inclusive alguns videos bem enviesados, em que ela ignora boa parte da literatura científica e até documentos oficiais o pior é que ela nao se abre às críticas... mesmo que seja uma crítica pertinente, ela trata com deboche, as vezes com agressividade uma vez fiz uma correção sobre um erro de interpretação dela sobre uma nota do Ministério da Saúde sobre a estratégia da OMS de medicinas tradicionais... e ela fez um story descendo o pau no meu comentário, me acusando de "defensor de pseudociencia" depois me bloqueou depois, no twitter, quando expliquei a ela as criticas sobre positivismo e cientificismo acerca do livro, que ela já assinou embaixo, ela me mandou literalmente um "fodac kkkk" daí percebi o nivel de maturidade dela... é até engraçado. mas ela engana muito leigo que acredita que ela tem autoridade pra falar sobre assuntos nos quais nao se aprofunda
@clairdeluma Жыл бұрын
"Garantir que a informação correta cirucule" assim falou o jornalista "científico" de alta performance, Carlos Orsi, o mesmo que em um artigo chamado "Falso charme do relativismo" escreveu que Bruno Latour, o maior objetor e crítico do Programa Forte da Sociologia do Conhecimento, era seu principal arauto. Aspas para Orsi: "Aliás, até os arautos do programa forte perceberam que haviam se metido num beco sem saída. E já faz algum tempo. Foi em 2004 que um dos ícones do movimento, o sociólogo francês Bruno Latour, jogou a toalha". Como adepta da Teoria do Multiverso e amante da semântica de Kripke, falo com tranquilidade que em todos os Multiversos, incluindo o nosso, essa informação é só em uma fantasia produzida por doses inseguras de whisky e rivotril e que no nosso Universo (o sete) tal afirmação facilmente configuraria em Fake News ou Pós-Verdade.
@mariamadalenaizoton9309 Жыл бұрын
Sugiro o programa do Nassif com um psicanalista
@ivanamara1849 Жыл бұрын
Um jornalista e uma microbiologista😂 seria necessário conhecer profundamente a psicanálise para afirmar que é pseudociência mesmo pq a psicanálise não se coloca como ciência
@francescoghizzo Жыл бұрын
Pois é, é necessário conhecer profundamente toda a obra do Tolkien para saber que elfos não existem
@MsJosephinne Жыл бұрын
@@francescoghizzoSua analogia não faz sentido
@francescoghizzo Жыл бұрын
@@MsJosephinne não é porque você não entende que não faz sentido
@MsJosephinne Жыл бұрын
@@francescoghizzo Então me explica, pois eu não vejo lógica em comparar uma figura mitologica com uma área de estudo com vários teoricos que dedicaram suas vidas à pesquisa sim. Ora, qualquer área da psicologia pode ser questionada, e ter suas falhas, por exemplo a tcc pode ser útil em muitos casos,por exemplo, se eu tenho uma fobia ou insonia a tcc pode resolver e isso ser medido. Mas será que esse sintoma não pode apenas mudar de lugar? Não estou desmerecendo acho útil e uso em minha vida. Mas pelo menos pra mim a psicanalise complementou anos psicoterapias.
@MsJosephinne Жыл бұрын
Tem mais, saber onde porque os elfos de Tolkien fazem sucesso? Porque tocam no inconsciente das pessoas
@betoh6931 Жыл бұрын
A capa ao estilo auto-ajuda, o título é infantil, trata o interlocutor como criança. Utiliza o terma “ciência” como se ciência se resumisse à microbiologia e remontam a ideologia que nos levou à Frenologia, à bomba atômica e a câmara de gás. Não tem embasamento suficiente para criticar outras ciências. Ignoram que outras ciências levam o ser humano em conta, nunca estudaram epistemologia na vida.
@moniagross Жыл бұрын
Por favor, tragam cientistas, pesquisadores de humanas para explicar este paradigma cientifico. Eles estão falando da ciência positivista, ciência naturais, falam de um lugar, e nem toda comunidade cientifica é coesa, devem desconhecer as bases da ciência humanas. Nem psicologia é ciência então!!! Há um equivoco, um filosofo pesquisador pode explicar também.
@ritalemosrm Жыл бұрын
Acompanho o trabalho da Natália Pasternak há muitos anos. Quando vi a chamada da live, pensei: poxa, esse é o meu canal favorito! Como cientista, acho que precisamos urgentemente discutir a forma de ensinar ciência desde a base, mas também nas universidades. E como a Natália bem disse formar cientistas de maneira específica e expandir o questionamento sobre o que diferencia ciência de pseudo-ciência.
@jarbasvespasiano3540 Жыл бұрын
Excelente entrevista Sofia, só penso que faltou aprofundar a relação da psicanálise e ciência, é um debate atual e não superado, poderia ter aprofundado mais a questão
@julianamiliatti1824 Жыл бұрын
Equipe Meteoro voces precisam entrevistar psicanalistas sérios, nao tem como colocar psicanálise e essas outras babozeiras no mesmo patamar. Poxa! Eu admirava o cuidado etico que voces tinham!
@buritobr Жыл бұрын
Parabéns ao Meteoro por esta ótima entrevista, muito obrigado ao casal convidado, o trabalho deles é muito importante. Sobre a discussão de como melhorar a divulgação de ciências, incorporando desenvolvimentos mais recentes da filosofia da ciência, ela é válida, a divulgação de ciências poderia ficar ainda melhor se além da participação de indivíduos das ciências duras, como Natalia Pasternak, Pirula, Átila, também tivesse equipes multidisciplinares que incluíssem também filósofos, sociólogos, antropólogos. Agora, tenho uma percepção de que além das boas críticas à atividade de divulgação científica como ela ocorre atualmente, há também umas críticas nem tão boas que têm mais o propósito de defender alguma pseudociência de estimação. E quanto ao suposto "racismo" que haveria em denunciar terapias não validadas pela comunidade científica, que já vi apontado em uns comentários, vamos lembrar de um fato importante: a mais denunciada de todas, que é a homeopatia, foi inventada por um alemão no século XIX.
@betoh6931 Жыл бұрын
É lobby
@klarakrok Жыл бұрын
Pasternak essa voz Contralto..vai cantar...
@tanimarasoaresdasilva3638 Жыл бұрын
Meteoro, pelo amor, não façam “cortes” dessa live! Muito desonestos esses dois! Que decepção sobre a Pasternak 🤦🏻♀️
@Eddie71883 Жыл бұрын
Verdade! A psicanalíse já nasceu subversiva. Erros cometidos por Natália Pasternak são muitos. Ela não tem NENHUM conhecimento OU FINGE não ter conhecimento de epistemologia, filosofia da ciência etc. Ela defende apenas essa ciência ligada ao capitalismo neoliberal mais selvagem. Ela é representante da Jensen. Uma empresa de um setor bilionário. E, ainda comete outros erros em seu livro como, por exemplo, falar q astrologia não é ciência. O problema disso é q nenhum astrólogo quer que a astrologia seja reconhecida como ciência. E, tbm comete outros erros, como por exemplo, o problema da demarcação e etc etc etc Como alguém q frequentou a faculdade é vergonhoso ela não ter esse conhecimento. Ou seja, ela fala um monte de bobagem
@stefanisilva2493 Жыл бұрын
Decepção porque ela bateu na pseudagem de estimação de vcs.
@stefanisilva2493 Жыл бұрын
@@Eddie71883 Tem algo mais capitalista e neoliberal do que dizer que devemos cobrar caro de certos pacientes como parte do "tratamento"? Vcs são como os evangelicos, não leem nem seus próprio evangelistas...
@Heitorvc Жыл бұрын
Viva a Ciência !!!!!
@pedroguerreironews Жыл бұрын
A abordagem de vocês é desrespeitosa! O Meteoro, desrespeita também milhares de pessoas com a formação nas áreas que vocês anunciam! A discussão séria com respeito é crucial em todo diálogo! O que vocês fazem é retórica científica, cientifismo e doxologia propagandista da fé científica que vocês pertencem. Tenho sérias críticas a psicanálise, psicologia, e outras disciplinas que se reivindicam científicas, até porque a episteme ocidental e as limitações ontologicas e cognitivas dos cientistas. Desrespeitando vocês soam como dogmáticos infantilizados! E um dado super grave e preocupante é a Pasternak ser patrocinada pelos grandes laboratórios de medicamentos que fabricam placebos e substâncias nocivas a saúde humana! Mais uma vez Mereoro fazendo branquelices!
@brnne Жыл бұрын
Mane respeito. Negócio afeta a vida de tanta gente. Respeite a saúde e vida das pessoas e o tanto que pessoas fragilizadas já sofrem caindo em mentiras.
@heloisagoncalves5428 Жыл бұрын
LIvRO BOBAGEM! Terminei este livreco e penso que perdi tempo precioso e dinheiro com tal leitura.... Há décadas , eu e minha família (incluindo dois gatos) utilizamos acupuntura e homeopatia com pleno sucesso. Já fiz psicanálise , fiz dietas diversas com nutricionistas , usei reiki e aprendi bastante sobre astrologia. Obviamente , não esperava eu que tal livro , de capa tão cética , viesse a referendar e ratificar tais realidades , mas ao menos que a dita cientista o tivesse escrito de maneira mais isenta e menos preconceituosa ,talvez com curiosidade de investigar outras verdades , que não as dela. Nas 300 páginas , senti que faltou qualquer humildade intelectual : adotando um tom cínico e jocoso prá lá de tendencioso , a autora vai zombando de práticas terapêuticas e também não -terapêuticas , jogando “aspas” debochadas em tudo , cheia de dogmas materialistas. Daí segue atirando para todos os lados atingindo médicos , psicólogos , nutricionistas e mesmo outros cientistas. A abertura de cada capítulo tem a célebre foto de Albert Einstein mostrando a língua e daí joga umas definições rasas e de forma super antiética atribui aos profissionais coisas como “vaidade , ganância ,imaginação” entre outras desqualificações . Então vai jogando no mesmo saco , discos voadores , curas pela pureza da natureza , paranormalidade. Parece imersa num nevoeiro sem enxergar um palmo à frente do nariz mas desferindo golpes.... A narrativa soa ranheta , caduca , antipática , como partindo de alguém que só resmunga e reclama , distribuindo bengaladas.... Ela parece esquecer que o público-alvo são BRASILEIROS . Temos mente aberta e livre para interagir com temas não -materialistas , entende-los e senti-los , sem aquele ceticismo obtuso que distorce o bom senso humano. Ela definitivamente não parece uma de nós. O que (e quanto) estará ganhando com isso? Que bobagem eu ter lido este livro !
@flaus_limoeiro Жыл бұрын
Li um artigo da revista da Natalia Pasternak e do Carlos Orsi Foi um artigo escrito pelo Orsi falando mal das PICS no SUS Vi exatamente o que você relatou. Um total desconhecimento sobre objeto criticado. Não sabe praticamente nada sobre o que são as PICS. Dá pra notar que ele não fez uma pesquisa seria pra avaliar como se dão as PICS no SUS. Até erros conceituais obvios aparecem. O cara nao entende o conceito de "integrativo", e continua tratando como terapia "alternativa". É risível. Vários ataques antiéticos, comparações que não fazem sentido. Ele acusa praticas de serem nocivas, e não aponta as evidencias disso. Fala que não tem evidencias, mas sem fontes apresentando pesquisas que afirmem isso. E mesmo sem evidências, cobra evidencias. Cobra uma postura científica, mas o proprio artigo não tem nada de científico, é mera opinião carregada de preconceito e desinformação, sem citar qualquer fonte. ZERO fontes. Ele fala de algumas das praticas, mas ignora várias outras. E a partir das poucas que consegue criticar, atribui a todas os mesmos problemas. Ele cobra honestidade sendo desonesto. E cobra ética sendo antiético. Fui pesquisar sobre a formação dele, se ele tem alguma formação que lhe dê bases de conhecimento cientifico, filosofico ou de saúde. E ele é graduado em comunicação na USP, é jornalista. Uma profissão muito nobre, muito importante. Mas quando se trata de ciencia, e ainda mais de ciencias da saúde, da pra ver que ele não entende do assunto, leu muito pouco e aparentemente buscou apenas as informações que já tinham o viés que ele segue. Ainda estou impressionado com a capacidade de uma pessoa em afirmar que certas praticas de cuidado realizadas no SUS não deveriam continuar, e sem apresentar qualquer fonte. Sem ter como base uma pesquisa que siga a escrita cientifica. Chega a ser ridículo. Acho que vou ler o livro só pra ter mais vontade de escrever artigos científicos sérios refutando as desinformações que estão sendo propagadas. Porque não dá pra esse tipo de conteúdo ficar rolando solto sem que nós façamos o contraponto. E prepare-se para ser xingado nos comentários. Pq parte do publico aqui não reflete, e vomita todas as frases prontas que ouviram desses dois, da Bibi Bailas e de outros cientificistas reducionistas. E provavelmente o mesmo vai aconteer comigo, como já aconteceu num post que eu fiz esclarecendo varias coisas. Até apaguei kkkk mas agora nao apago mais. tamo junto obrigado por ter tido a paciencia e o estomago pra ler esse livro que deve ser uma bobagem mesmo, como o proprio titulo já traz huaehauiehieauh abraço
@evelincarneiro2601 Жыл бұрын
Vocês "lavam" a alma de profissionais como eu, médica homeopata há 30 anos atuando e aprendendo com a riqueza humana e a capacidade de transformação e cura. Sou testemunha da saúde real em várias camadas que acontecem com os pacientes. E muito grata pela escolha que fiz na minha vida. Vcs têm a minha admiração!!
@francescoghizzo Жыл бұрын
@@evelincarneiro2601 "médica homeópata" 😂🤣 Você é uma vendedora de água e de balinhas de açúcar muito caras!
@otaviocaetano9997 Жыл бұрын
Chamaram a zambelli
@mpfilgueiras Жыл бұрын
A cara da Sophia é a melhor.
@monicarodrigues493 Жыл бұрын
A Sophia está claramente incomodada na função
@maurowindholz5880 Жыл бұрын
chamem o dunker!
@valterviana7257 Жыл бұрын
Pura arrogância desta senhora e seu marido! Pura estratégia de marketing, criar uma polêmica para vender seu livro
@mariapiedadesousa6323 Жыл бұрын
Meu filho nunca quis fazer terapia... tinha essa opinião...
@eloimessiassama4906 Жыл бұрын
Então existe uma " verdade absoluta da ciência" , como se a medicina do tipo a chinesa e indígenas " não tivesse valor. Mas um cumprindinho que enriquece e não cura ,ou a indústria alimentícia cheia de veneno é ciência o resto e superstição . Vamos lembrar do admirável mundo novo lá fala Pirula da felicidade total superstição que um cumprindinho resolve a vida.
@lores.almeida Жыл бұрын
A real é que essas pseudociências "menores" são a porta de entrada para as outras e são a portinha pras teorias de conspiração
@andreanevesxx Жыл бұрын
A mais grave das pseudociências é a aliança da psiquiatria, indústrias farmacêuticas e TCC
@vitpaiva Жыл бұрын
Olha como a teoria da conspiração chegou rápido
@flaus_limoeiro Жыл бұрын
a real é que esse Carlos Orsi é um jornalista que fala de ciência, e nao tem conhecimento sobre as coisas que fala, e ainda defende a ciência sendo que ele mesmo comete erros crassos na conceituação das praticas que critica. Procurei o Lattes dele, e não achei. Fui na revista dele e li um artigo que não é baseado em nenhuma fonte, apenas na opinião do Orsi. Aponta o dedo para acusar de desonestidade sendo super desonesto. E o pior, é que muita gente cai no papo sem nem refletir, e sai por aí reproduzindo preconceito e desinformação.
@gilcimar09 Жыл бұрын
Ele entende de ciência, sim. Ele é jornalista científico (coisa rara no Brasil) é editor chefe da revista questão de ciência, vencedor do prêmio jabuti de ciência, entre outras coisas. Pra ser jornalista científico, vc precisa estudar e conhecer o assunto, coisa que ele faz. Os artigos dele, assim como tudo o que ele trouxe na Live, tem muito boas bases e eu posso te garantir. Cheque de novo e vc vai ver que os artigos dele, na revista questão de ciência, tem fontes. Qual foi o artigo sem fonte que vc viu. Pode indicar aqui? Do mesmo modo que um jornalista esportivo deve entender do esporte que fala, o jornalista científico deve entender de ciência e é o caso dele.
@rafaelsilvatorres3689 Жыл бұрын
@@andreanevesxx provando o comentário do rapaz. Essa coisa de conluio das farmacêuticas e teoria da conspiração da direita americana dos anos 60. Assim como o pacto trilateral, acordo das 7 irmas
@gilcimar09 Жыл бұрын
Outra coisa importante é discutir a divulgação da pseudociencia se baseando numa "critica" ao positivismo. Há pessoas que dizem que quem resiste às pseudociencias é colonizador, capitalista, epistemicida, essas coisas.
@flaus_limoeiro Жыл бұрын
Alquns sim. Quando nao combatem apenas pseudociencias realmente nocivas, mas que combatem tudo o que foje da materialidade e da capacidade dos metodos de verificaçao das ciencias naturais. o que também é um tanto nocivo e possivelmente retroqrado.
@gilcimar09 Жыл бұрын
Exemplifique aí, por favor.
@gilcimar09 Жыл бұрын
E existe pseudociência não nociva?
@flaus_limoeiro Жыл бұрын
@@gilcimar09 @gilcimar09 arteterapia por exemplo.... seria pseudociencia? a massoterapia? entraria no rol das seudociencias? e a medicina ayurveda? é uma pseudociencia? ou um sistema de praticas e saberes de um povo que visam uma visal integral do ser humano e da saúde? tem um video da Bibi Bailas criticando aurveda e afirmando que os terapeutas da ayurveda utilizam indiscriminadamente compostos que nao tem comporvação cientifica. E que a ayurveda esta no SUS como pratica INTEGRATIVA e complementar em saúde [as PICS], e que isso significa que o Estado está financiando praticas sem evidencias suficientes. O que falo sobre isso tendo me graduado em enfermagem e estudando a fundo saude coletiva, saude mental e politicas de saúde? Que saúde está para alem de um conceito, e assim mesmo seu conceito vem sendo ampliado. E essa ampliação do conceito de saúde vem revolucionando no Brasil o acesso da população a serviços de diversos setores, para além do setor saúde: educação, moradia, renda, lazer, atividade física. Preza-se, no SUS, pela visão integral do ser humano, pois ele nao é capenas um corpo físico e bilogico. Assim como o sistema deve ser integral, incluindo prevenção, promoção a saúde, tratameno, reabilitação, educação em saúde, produção de qualidade de vida. E que o atendimento também deve ser integral. Muitas praticas integrativas trazem o conceito de integralidade dentro de suas praticas, e permite que pessoas que queiram esses tipos de cuidados possam recebe-los de acordo com suas necessidades. No caso da ayurveda, que foi criticada pela Bibi, aplicam-se massagens, yoga, mudanças de estilo de vida, cuidado com a alimentação. Nao se substitui um remedio alopatico que esteja em uso e funcionando por um composto ayurvedico misterioso. Nao se faz isso aqui. Adequamos as praticas aos principios e diretrizes, e a ética do SUS.
@flaus_limoeiro Жыл бұрын
@@gilcimar09 Se voce visse reportagens sobre pacientes que sofrem, por exemplo, com dores cronicas, e sao atendidas por uma terapeuta ayurveda, também medica infectologista, e conseguem uma melhora na qualidade de vida que as faz chorar de emoção. Elas falam "eu saio daqui leve, por causa dessas mãos que me tocam com cuidado". Também há criticas quanto a fitoterapia, que pertence ao rol das PICS. Como se enfermeiros e médicos de UBS e CAPS fizessem os pacientes trocarem os medicamentos alopáticos por uma planta medicinal ou por um medicamento fitoterápico. Não é assim, não somos incompetentes irresponsaveis. Trabalhamos com base na ética, na bioética, partimos sempre do principio da beneficência e da não maleficência. E essaprática ética se baseia em alquns protocolos, mas também deve ser reflexiva e criativa. O que eu vi em UBS que contam com hortas comunitarias por exemplo é que há uma maior participação dos pacientes nas unidades. Isso abre dialogos, abre oportunidades de trocar saberes sobre cuidado e sobre saúde, inclusive desmistificar certas coisas, mas sem a pretensão de colonizar o paciente com nosso conhecimento. pois sabemos que isso diminui a autonomia dele, e prejudica o vinculo dele com a equipe E com o tratamento [alopático ou não]. Então, representa um avanço enorme. No caso dos CAPS, eu até me emociono ao falar de PICS. Vendo as praticas de horta, observa-se que aqueles frequentadores, muitos que tiveram historias tristes de lonqas internações e procedimentos agressivos, que já foram e as vezes ainda sao tratados como inuteis e incuraveis, aqueles frequentadores podem ver em um grupo de horta uma lembrança, que se torna sentimento de pertencimento. É um convite para estar lá. No CAPS onde trablhei voluntariamente, a horta funciona como grupo terapeutico, como espaço para compartilhar experiencias, conversar, construir relações... Alguns produtos sao recolhidos pelos frequentadores, outros produtos passaram a ser vendidos para geração de renda para os frequentadores [ja que muitos passam por dificuldades financeiras]. Há na horta verduras, legumes, e também as plantas medicinais. Em grupo, com os frequentadores, fazemos rodas de conversa sobre essas plantas e suas propriedades, e sobre o uso seguro delas. Nesse CAPS em que estive, fizeram cartazes muito lindos e informativos sobre esses saberes populares, que ficam a disposição de quem quer que passe pelo CAPS.
@mauriciotamboni Жыл бұрын
que fim triste, meteoro
@josecosta3792 Жыл бұрын
Porque será que só o lobby dos psicanalistas é que se sentiram atacados?
@raystarrr Жыл бұрын
não, o lobby aí é o da industria farmacêutica...
@PedroNeto1987 Жыл бұрын
Imagina se eles usassem esse critério da "observação" com a física quântica.
@LucianaAndrade-g7l Жыл бұрын
Freud não aplicou ideias e foi testar nas pessoas. Freud teve base em ciências da época. Grave afirmação do Orsi porque não foi assim. Difícil ouvir absurdos.
@robertobetorob Жыл бұрын
Passei por muitas dificuldades quando passei por um tratamento psicanalítico. Seria melhor que o pessoal aceitasse que as afirmações da psicanálise precisam passar por verificação.
@nelsonthomazella2529 Жыл бұрын
Perdi minha irmã por causa de sessões de psicanálise. Desenvolveu um transtorno grave bipolar e um câncer durante isso... Uma tragédia sem responsabilidade técnica. Era um argentino que desapareceu... Não recomendo. Freud depois da Neurociência não tem recomendação pelas associações... É uma aventura..
@digitalabilia Жыл бұрын
Tudo isso é “comprovado cientificamente”. Portanto, não foi culpa da ciência.
@gustavomachadoguedes1792 Жыл бұрын
Qualquer pessoa minimamente honesta desliga o vídeo pós a pergunta “o que é ciência e o que não é”. Desonestidade intelectual pura.
@deboralazaro5422 Жыл бұрын
Eles falam como se a ciência positiva fosse a única forma possível de conhecimento. Aula 1 de Metodologia Científica: existem Domínios do Conhecimento. A ciência é um deles. Um bom psicanalista não se pretende um cientista, mas um psicanalista. É, no mínimo, desonesto equiparar psicanálise e terraplanismo. Insisto que isso me parece uma questão deles, não dos psicanalistas. NDA = Necessidade de chamar atenção. Um bom psicanalista ajudaria.
@nobileadv Жыл бұрын
A crença deles dois na ciência é fofo
@mariamadalenaizoton9309 Жыл бұрын
Boa 😉
@OrbisPictusArtCuritiba Жыл бұрын
Mandou bem! Isso é um fato incontestável. O que os dois estão fazendo não é legal e bem triste, pois existe diferença entre ciência, método cientifico e método, testagens, aliás, todas podendo conter viés ideológico ou de interesse corporativo. Uma dica, corra atrás sobre a intolerância lactose. Pesquise as ONGs que fizeram o estudo e de uma autoridade médica sobre o assunto. Mas veja que pede a pesquisa, quem financia!
@martikepler4700 Жыл бұрын
Kkkk xiitas da ciência
@stefanisilva2493 Жыл бұрын
Se até a ciência deve ser questionada, que dirá aquilo que sequer se submete a provas ...
@andrelobo2802 Жыл бұрын
Impressionante uma microbiologista fazer um pastelão desses. Acusações rasas e limitadas na compreensão de ciência e psicanálise.
@rodrigodealmeidaneves7426 Жыл бұрын
Vejo muita gente revoltada xingando o casal de "positivista", porque eles não concedem ao ramo de suas atividades e interesses o rótulo... científico. Quem é mesmo positivista?
@lucaslobo4876 Жыл бұрын
Esses dois precisam estudar muito epistemologia e filosofia da ciência, que vergonha para as universidades esses dois!!!
@nildonfonseca2406 Жыл бұрын
ACHO MUITO INTERESSANTE O LIVRO PORQUE ABRE A DISCUSSÃO, NÃO HAVIA ESPAÇO PRA ISSO TEMPOS ATRÁS
@Dra.ElenDias Жыл бұрын
Assisto sempre o meteoro, mas hoje não quero nem ver a cara desses dois.
@bruno18803 Жыл бұрын
Augusto Comte mandou lembranças.
@rodolfoferreira Жыл бұрын
Que grande bobagem esse livro que não merece ser levado a sério… criaram com sua arrogância não um debate, mas mais uma polarização, um perfeito desserviço a toda a comunidade. Lamentável
@Cristiameful Жыл бұрын
Quem será que financiou esse livro? Parece curioso, nesse momento, publicarem algo atacando exatamente o interesse das grandes corporações as quais eles representam
@moniagross Жыл бұрын
Nao falem que a pipoca de microondas faz mal, por que vai atingir os meus "cientistas de estimacao" dos gigantes da industria alimenticia Unilever, Johnson...
@isamaria5115 Жыл бұрын
Excelente entrevista. A definição de Ciência adotada é incontestável. Reabriu-se a reflexão sobre essa área tão importante para o desenvolvimento humano.
@betoh6931 Жыл бұрын
“É incontestável”, já vi que você desconhece o assunto.
@suelyfarias3570 Жыл бұрын
Esqueceu de perguntar esses cientistas que são pagos pra propaganda dos laboratórios.
@mpfilgueiras Жыл бұрын
Nos EUA desencanaram da psicanálise. Só dão remédio.
@juscelhapsi1330 Жыл бұрын
Engraçado. A ciência acha que não é ciência tudo que não consegue explicar ainda. Ou seja. Tem que ter fé pra acreditar nessa teoria não é. Tipo religiosos.
@gilcimar09 Жыл бұрын
Não é ciência, aquilo que não não se submete ao método científico. A filosofia, literatura, as artes são áreas de conhecimento muito importantes ainda que não sejam ciências. O problema é que há pessoas que dizem fazer ciência sem levar em consideração o método científico e isso é um perigo pq pode até custar vidas. E não há fé, pq se vc for responsável, o que não passar pelos protocolos vc tem que aceitar, queira ou não.
@juscelhapsi1330 Жыл бұрын
@@gilcimar09 entendo perfeitamente isso e acho legítimo. Mas o que eu digo é que negar tudo o que não se explica passa por uma arrogância desnecessária. A ciência explica bem como as coisas acontecem, e as tais pseudo ciências podem tentar explicar o porquê acontecem, não tem método científico, tem sabedorias milenares, métodos de observação, etc.. acho que se as duas fizessem as pazes chegaríamos mais longe. Procuro não acumular certezas, estar aberta para o novo, se eu achar que já encontrei a verdade eu fico presa a isso... as certezas sempre nos enjaulam. A cientista convidada por ex ficou em alguns momentos rindo de fatos da pseudo.... acho meio desrespeitoso...
@flaus_limoeiro Жыл бұрын
@@juscelhapsi1330 é muito desrespeitoso. fico muito incomodado com alguns videos da Bibi Bailas por exemplo, que seque a mesma retorica dos convidados dessa live, fazendo pouco caso de praticas integrativas como arteterapia, ayurveda, massoterapia, fitoterapia... Ignorando todas as experiencias positivas que temos com a inclusao dessas praticas no SUS. É uma disseminaçao de preconceitos sem tamanho.
@alessandro.carvalho Жыл бұрын
Pronto, 8 anos construindo um conceito comigo, um dia pra pegar nojo.
@LoopB Жыл бұрын
do que vc tá falando?
@chiaragoncalves9022 Жыл бұрын
Deusa do maracatu! Quando depuseram imperador romano por horóscopo??!
@lauaneferreira22358 ай бұрын
Vixe, Pasternak por aqui? Positivista demais pro meu gosto.