Clarice Lispector: "Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro."
@rvalenccaАй бұрын
Queroooooooo um episódio sobre a culpa SIM. Musas!
@anabielinskiceoimoveiswebr93612 ай бұрын
Excelente episódio para fechar a temporada! Eu penso que, podendo o indivíduo se aprofundar bastante no autoconhecimento, ele consegue sim olhar para todos seus sistemas de crenças, impostas desde a mais tenra idade, desconstruir e analisar bem e, a partir disso elaborar e/ou construir, novos sistemas. Lógico que isso está mais ou menos ligado na carga de oportunidades que o indivíduo recebe/deseja, já que hoje os serviços de saúde estão muito melhores do que a 10 anos atrás. A partir daí, penso que o desenvolvimento, o conhecimento e a evolução natural, indivíduos podem ter e promover maiores e melhores "livre-arbítrios". Estou, literalmente, vivendo isso agora! Dá trabalho e leva tempo, mas vale muito a pena! Vejo vocês na próxima temporada, e quero saber direitinho esse negócio de membros do canal! Obrigada!! Abraços.
@marciacristina-ciencias2 ай бұрын
O melhor deste episódio são osss tchaus....ninguém quer ir embora...
@patriciaalves37712 ай бұрын
Episódio fantástico ❤❤ deixem um like nesse episódio, galera 👍
@ysl223344able2 ай бұрын
É importante o que vocês fazem, não parem
@lilianegoncalves87482 ай бұрын
Amo esse podcast. Ele é necessário nesses nossos tempos. Pansar sozinho é inevitável, mas não deveria ser estimulado. É saudável pensar junto. Só tem um problema, Carla Tieppo, por milhões de motivos legítimos, deveria falar mais. 💛
@nadatrivialАй бұрын
Obrigada pelo carinho.
@cristinaxavierferreira83512 ай бұрын
Vale a pena continuar com o tema na próxima temporada.
@cristinaxavierferreira83512 ай бұрын
Cristina. Brigada por atender meu pedido sobre Spinoza, Flávia!❤
@marciacristina-ciencias2 ай бұрын
@@cristinaxavierferreira8351 Olha tudo pra você! Que fofo!
@cristinaxavierferreira83512 ай бұрын
@@marciacristina-ciencias ❤️❤️❤️
@AnnaFlaviaRibeiroАй бұрын
De nada! Nós é que agradecemos
@cristinaxavierferreira83512 ай бұрын
Aí Carla parece convergir para o ponto central - de fato, talvez quando as pessoas se aproximarem do terceiro gênero de conhecimento de Spinoza (que fica próximo da "iluminação", por aí se vê a dificuldade), talvez as chances de exercer um arbítrio livre se ampliem.
@rogeriobbrsp2 ай бұрын
Excelente 👏👏👏 Muito bom.
@nutri.julianemartins2 ай бұрын
Ótimo como sempre! Estava a espera desse tema. Continuo acreditando na força do meio sobre "nossas decisões". Não há livre arbítrio. Que venha o episódio da Culpa! Obrigada, maravilhosas Anna Flávia e Carla.
@marciacristina-ciencias2 ай бұрын
❤ Tieppo Vc é extraordinária!
@WalkiriaMagdaXavier2 ай бұрын
Por favor continuem este assunto na próxima temporada, apesar de saber que quem defende livre árbitro já perdeu. Kkk
@DrVucovic2 ай бұрын
Você é muito top
@WalkiriaMagdaXavier2 ай бұрын
Este é o jorario que consigo sentar e ouvir vocês focada a grata 🎉
@fulanadetaoetal942 ай бұрын
Continuem, por favor na próxima temporada!!! É muito esclarecedor, ouvir vocês❤ Obrigada❤
@fulanadetaoetal94Ай бұрын
Voltando aqui, esse episódio foi sensacional, quando falaram sobre subjetividade e a exploração da mesma. Eu encararia vocês, com muita vontade, mas acho que ficaria muda, não tenho repertório para acompanhar vocês, vocês são demais.Obrigada❤
@fulanadetaoetal942 ай бұрын
Vocês são D+, gente!!! A Carla está certissíma o conceito livre abítrio partiu da religião e consequêntimente a culpa, isso com o tempo passou para o social e virou a meritocrácia.
@cristianebraga17572 ай бұрын
Fantástica essas teorias......mais como minha nobre neuroscientista bem fala, a física veio provar que o livre perpassa pela física biológica é afunda por terra a linda elaboração que a filosofia ou psicologia escolhe definir uma variavel infinita.
@marciacristina-ciencias2 ай бұрын
Quando se apaixonar, há esse poder de vulnerabilizar e se deixar influenciar.
@marciacristina-ciencias2 ай бұрын
Ownti! "MAS EU AINDA NAO TERMINEI." #muitofofa Anna, deixa ela falar...
@marciacristina-ciencias2 ай бұрын
Acabei de ler sobre a percepção. Um fato pode ser interpretado de diferentes formas por pessoas diferentes.
@WalkiriaMagdaXavier2 ай бұрын
Bom dia meninas ❤❤❤❤❤
@eduardolima6874Ай бұрын
Que conteúdo maravilhoso ❤️
@cassimirosouza80012 ай бұрын
Excelente! No entanto, faltou justificar o determinismo por pela ótica do potencial de ação da neurociencia.
@marciacristina-ciencias2 ай бұрын
A paixão cerceia a liberdade. Assim, como a euforia, o fascínio, o desejo, a amizade... ouso dizer até o amor. Pq o amor quando liberta o outro, aprisiona a si.
@cristinaxavierferreira83512 ай бұрын
Perfeito, Paulo. O dualismo de Descartes é um desastre.
@cristinaxavierferreira83512 ай бұрын
Teria de passar pelos três gêneros de conhecimento de Spinoza, para poder começar a entender a questão do livre arbítrio tal como compreendido por ele.
@pergunteasexologaАй бұрын
Deixem eu fazer uma coisa que amo? Apimentar a discussão? Mas, infelizmente, talvez vocês digam que estou fazendo uso da "má" sexologia! (rindo) Praticamente todos os dilemas da atualidade, que os indivíduos manifestam ou não, da maneira como sentem e, como se sentem afetados por eles, da volição em relação ao vivenciar a melhor expressão da própria sexualidade, passam, em maior ou menor grau, pelos iguais dilemas da, adivinhem? Interpretação do que seja livre arbítrio! Esse episódio foi para mim assim uma espécie de quase libertação, a partir do momento em que eu tenho a mesma clareza - e dúvidas existenciais - apresentadas por vocês, do aspecto de não consenso. A Anna sabe que a construção social da monogamia por exemplo, é o tema mais caro a mim no momento. Uma das maiores complexidades de se lidar, no meu campo de especialidade. E o que me dá agonia às vezes é que, não é possível falar sobre, usando sequer uma linguagem apropriada, no sentido da sofisticação erudita mesmo. E sabem por que? Porque essa literatura aprofundada inexiste, em termos quantitativos e qualitativos então, quão pior. Quase tudo na sexologia, em termos das questões profundas e carentes de muito aprofundamento também, são quase um empirismo responsável, como gosto de nomear. O que isso que estou desabafando aqui tem a ver com a discussão sobre livre arbítrio? A meu ver tudo! Pois entrelaça escolhas individuais que afetam pessoas e grupos em nível brutal, justamente por ignorância mesmo. Tabu é um (não) livre arbítrio na veia, meus amores! Aguardando minha vez de ser o membro número 1 do clube fechado de membros DopaMinas! Amo-vos! 🧠🥰
EU ACHO QUE NÃO TEMOS LIVRE ARBITRIO PORQUE NÃO TEMOS COMO PREVER PORQUE NÃO TEMOS COMO PREVER A CONSEQUÊNCIA DO QUE MANIFESTAMOS.
@EroticocaoticoАй бұрын
Excelente!!
@cristinaxavierferreira83512 ай бұрын
A palavra judaica é herem, se não me engano. Foi o que ocorreu com Spinoza.
@patriciaf50682 ай бұрын
Não existe livre arbítrio, se existisse eu já estava presa o que me impede e o código penal.
@LeandroBrEspАй бұрын
A Carta com o elefante e o homenzinho encima resume toda a ideia.
@cristinaxavierferreira83512 ай бұрын
Voltando a sugerir uma passada por Spinoza, Flávia, o livre arbítrio é um dos temas queridos dele. E a conclusão é negativa - não existe livre arbítrio.
@Samvazorri1979Ай бұрын
SE libertar todos os presidiários e pedir para eles repetirem os crimes 400 vezes não chegaria aos pés dos crimes que os que estão livres estão cometendo eu estudei 4 anos e ouvir vários especialistas para chegar a essa conclusão
@manuelanora2 ай бұрын
Nicolelis acredita no livre-arbítrio. Ouvi da boca dele em um podcast. Ele citou o mesmo experimento que a Carla falou bem no início, contudo disse que entre os milissegundos entre a atividade do cérebro e o ato da consciência de apertar o botão, podemos mudar. Basta jogar no KZbin: Nicolelis livre-arbítrio. Sou apaixonada pelo Nicolelis, mas esse foi o único ponto defendido por ele que eu não concordo, talvez, pq não tenha a capacidade de compreender a matéria. Ha, no livro o Criador de Tudo Tb tem referência a isso.
@marciacristina-ciencias2 ай бұрын
Mas, já ficou posto o interesse... 😂😂😂 Anna Anna... juízo no discurso.
@patriciacotrim1454Ай бұрын
Acredito que não temos livre arbítrio e sim uma flexibilidade de escolha dentro do que nos é determinado
@Samvazorri1979Ай бұрын
NÃO TEMOS LIVRE ARBITRIO PORQUE A MENTE HUMANA É UMA MISÉRIA SEM FIM.
@WalkiriaMagdaXavier2 ай бұрын
Antes de ouvir vcs já digo de antemão que qdo tinha religião achava que tínhamos. Hoje tenho certeza que não temos...😊
@Samvazorri1979Ай бұрын
EU tive uma professora que disse que os brasileiros são as pessoas mais miseráveis do planeta , miséria humana , intelectual,cultural,,financeira,moral ,ética eu achei que isso que ela falou foi um absurdo mas hoje graças aos estudos acho que aquela professora estava coberta de razão.
@marciacristina-ciencias2 ай бұрын
Se me pedem pra apertar o botão, acredite, já estabeleci o padrão antes. Seja contando 1,2,3,.... ou seja observando o ponteiro. 😅 Se falarem que cada aperto ganharei 1000 dólares, já começo apertar antes do 1,2,3 já 😅 Se pedirem para apertar o botão, mas que eu possa continuar fazendo minhas atividades normalmente, com toda certeza, apertarei menos. Ou colocarei na agenda apertar o botão... a cada hora. Ou bebe água e aproveita aperta o botão... o padrão para apertar o botão já está posto no pedido de apertar o botão. [Não! Não autorizo postar isso num artigo. 😅 ]
@WalkiriaMagdaXavier2 ай бұрын
Este canal não é propósito de solução!!! AVANTE AS DÚVIDAS!!
@cristinaxavierferreira83512 ай бұрын
Quando se aceita a existência de conteúdos e atividade inconsciente no ser humano, a ideia de livre arbítrio não se sustenta.
@eduardoabreu782 ай бұрын
Esse vai ser difícil com essas duas...🤣
@marciacristina-ciencias2 ай бұрын
Paulo disse em uma de suas cartas: a força do pecado são as leis.
@viniciusdejesuscorreiaesil2098Ай бұрын
O programa de vcs eh otimo para um inicio de discusão com certeza, mas se vale um apontamento, acho q a discussão ficaria um pouco mais clara se começasse com uma explanação objetiva de qual o significado que cada uma parte para o conceito (no caso o livre arbítrio) pq senti q a discussão ficou um pouco perdida já de início quando vcs quase falam a definição inicial q cada uma parte do livre arbitrio mas já existe uma discordancia inicial qndo uma diz "parto do conceito de livre arbitrio de 'tal pensador' e tal" e a outra diz "nao era isso q ele dizia" e a partir daí me parece q em varios momentos vcs estao ateh falando a mesma coisa mas discordando por nao se ter certeza se estao partindo do mesmo conceito. Onde por exemplo a liberdade para se fazer a escolha de "tentar algo" eh entendido como uma não liberdade pelo simples fato de não se ter exito na tentativa, o q me parece uma confusão nos pontos da discussão. Também pode ser otimo de partida já deixar evidente quais são suas crenças de base do debate. Pq ao fim da discussão ficou muito claro todo o posicionamento de uma de vcs ao dizer "eu nao acredito em horizontalidade". Por mais q isso seja base para outros debates já deixa evidente por qual viés de confirmação está se partindo. P Enfim, otimo começo de discussão mas fica aí meus apontamentos q podem ajudar a tornar a discussao mais clara e objetiva inclusive permitindo mais aprofundamentos e talvez chegando na clareza de se entender os pontos de discordancia das perspectivas sem q elas se percam em confusão entre conceitos. O debate do Noam Chomsky com o Michel Foucault sobre a natureza humana é um bom formato de base para ficar mais claro de ondem vcs parte, para onde pretendem ir, onde estão as discordâncias e onde estão as lacunas no debate como um todo. Valeu se vcs me leram.
@marciacristina-ciencias2 ай бұрын
Anna, sua carga de felicidade de CPF ou CNPJ?
@maurocecconАй бұрын
Kkk.. parece meu diálogo interno.. elas se pegam o tempo todo..
@zaira4portela2 ай бұрын
❤🎉🎉😮😮😮😮😮😮😮😮😮
@marciacristina-ciencias2 ай бұрын
Carina pode jogar basquete 🏀. Talvez ela não seja atleta. Talvez ela não seja profissional.
@marciacristina-ciencias2 ай бұрын
Carla Tieppo, quanto vc está pagando pra Anna te interromper só pra vc falar tudo q sabe nesse vídeo???? Tenho interesse no seu modo de ver o modo de ver... volta.. fala sobre isso, num tempo de paz...
@LeandroBrEspАй бұрын
A pessoa que tem fome e não come, não se sobrepõe ao desejo, chegando a isso que esta acima, a vontade. Quem tem fome, não come e morre de fome, desiste de ser um ser humano, morre, deixa esse mundo e isso não pode ser livre arbítrio, isso não é razão, é estupidez. O ser humano aceita o humano e é superior às condições sem negar o mundo. Realmente aí acaba o dialogo. Se uma não concorda com a outra. O dialogo esta em debater e aprofundar. Mesmo que tenha continuado, a linguagem expressa claramente a intenção. "Não concordo", (e vou te convencer que você esta errada.)
@marciacristina-ciencias2 ай бұрын
Mudando de assunto, Carla, blogueiro tem aposentadoria??? 😅 Vc já aposentou da universidade. Já aposentou dos cursos livres. Como blogueira, há aposentadoria ou os blogueiros são eternos???
@tecamartinsramos409723 күн бұрын
Drama virginiano 😂😂😂😂 é livre árbitro.
@marciacristina-ciencias2 ай бұрын
Ownti! "MAS EU AINDA NAO TERMINEI." #muitofofa Anna, deixa ela falar...
@marciacristina-ciencias2 ай бұрын
Quando se apaixonar, há esse poder de vulnerabilizar e se deixar influenciar.