De Diogo do Couto, o historiador amigo de Camões: “Em Moçambique achámos aquelle Principe dos Poetas de seu tempo, meu matalote, e amigo Luiz de Camões, tão pobre, que comia de amigos, e pera se embarcar pera o Reyno lhe ajuntámos os amigos toda a roupa que houve mister, e não faltou quem lhe désse de comer, e aquelle Inverno que esteve em Moçambique, acabou de aperfeiçoar as suas Lusíadas pera as imprimir, e foi escrevendo muito em hum livro que hia fazendo, que intitulava Parnaso de Luiz de Camões, livro de muita erudição, doutrina e filosofia, o qual lhe furtaram, e nunca pude saber no Reyno delle, por muito que o inquiri, e foi furto notavel: e em Portugal morreo este excellente Poeta em pura pobreza”
@ander54123 ай бұрын
3:06 - A filósofa chamava-se Simone Weil.
@phs_santana3 ай бұрын
RAPAZ, MAIS UM EXCELENTE VÍDEO. ABS
@ronaldofabiano23533 ай бұрын
O esforço de Camões é o significado da palavra Amor. A Língua Portuguesa quando escrita era chamada de Romance. A sua Obra é o Amor maior da Literatura.
@tmelotti3 ай бұрын
Que interessante sua explicação! Nunca havia escutado. Tens algum vídeo falando da camada relativa ao trabalho? Muito obrigado
@Diego_Reis_Ferreira3 ай бұрын
É impressionante a facilidade que eu vejo as pessoas se desviarem desse objetivo, passam a querer ser lacaios de "mestres" e acabam nunca desenvolvendo essa consciência do universal, tenho profundo respeito por todos os professores que tive, mas se a pessoa não se torna independente deles em algum momento, nunca atingem essa camada. Em uma aula do cof o Prf. Olavo diz assim "Você precisa escolher entre querer educar as pessoas ou controlá-las, se elas quiserem fazer o mal com o que ensinou isso é problema delas com Deus", meu respeito por ele deriva justamente do fato dele ter consciência da natureza da liberdade humana.
@RafaelFalcon3 ай бұрын
@@Diego_Reis_Ferreira você está descrevendo uma angústia de quinta camada, não de nona.
@Diego_Reis_Ferreira3 ай бұрын
@@RafaelFalcon Não coloco isso aqui como um problema de uma camada especifica, vejo como uma falha ate de camada quatro na verdade. Me refiro a incapacidade que as pessoas tem (pelo menos do brasileiro médio) de não ver que muitos dos seus professores (e aqui também não me refiro a você) simplesmente repetem formulas sem ter vivenciado a coisa realmente, não querem compreender a realidade das coisas e assumir a própria vida, querem entrar num grupinho e desistem da ideia de ser "intelectuais" de fato.
@Diego_Reis_Ferreira3 ай бұрын
@@ApostoladoSantaJoana "aplicarmos, por iniciativa própria, os primeiros princípios, tanto da razão especulativa quanto da razão prática, para os atos concretos, e vice-versa" disso dai eu sei, mas não é disso que eu falo.
@murillo_sousaa3 ай бұрын
Me parece que o Falcón quis dizer é que essa preocupação que você levantou em relação aos "lacaios de mestres que acabam não desenvolvendo essa consciência universal" é uma preocupação/angústia típica/natural do indivíduo na camada 5. (Claro que com isso ele não disse que você está, necessariamente, na camada 5, mas sim que essa não é uma angústia da camada 9 que ele descreveu no trecho da aula do projeto animus).
@Diego_Reis_Ferreira3 ай бұрын
@@murillo_sousaa Mas em nenhum momento descrevi isso como uma angustia de camada alguma, você não entendeu o que escrevi. Em nenhum dos comentários eu descrevi uma "angustia de nona camada".
@fabriciofcosta43733 ай бұрын
Bem interessante. Vejo que muitos escritores passam por semelhante situação. Bukowski também viveu boa parte da vida na miséria, só arrumava bicos para sustentar o álcool e o aluguel. O resto do tempo só escrevia, mesmo sem saber se um dia seria reconhecido. Para ele era escrever ou morrer.
@WarlenOMarques3 ай бұрын
Aí acho que se assemelha mais aos drogados do meu bairro. Só arrumam bicos para sustentar o vício. Para eles, é roubar (para comprar droga) ou morrer (por estar sem droga) 😅
@fabriciofcosta43733 ай бұрын
@@WarlenOMarques Isso mesmo. tu capturaste o espirito da coisa. Bukowski viveu essa vida que tu falaste. Ele não chegou a roubar, mas a morrer, fez isso todos os dias até seu último dia.
@ApostoladoSantaJoana3 ай бұрын
Essa lógica se aplica ao caso de pessoas que abandonam o cuidado de si mesmas em preferência da Vontade de Deus?