✅ Torne-se membro para obter aulas técnicas exclusivas comigo: kzbin.info/door/yHOBY6IDZF9zOKJPou2Rggjoin
@NamelessCth Жыл бұрын
3:04 Ele não quis dizer fracassou na entrevista, ele quis dizer tipo, "se você acha que AMASSOU na entrevista"
@JFCostta4 ай бұрын
"Destruiu" faria mais sentido no contexto, ele usou uma gíria
@caiqueramos6814 Жыл бұрын
Há 5 anos, ingressei na faculdade de computação sem saber nada sobre o assunto. Passei 2 anos estudando em uma universidade federal e me dedicando muito, não consegui nem um estágio. Pensei em desistir quase todos os dias. Nada era mais frustrante do que ver alguém falando que, em 6 meses, você estaria ganhando 9k trabalhando remotamente. Ficava pensando se o problema era comigo, se eu era simplesmente burro e mesmo amando ver um código rodar ou explicar um bubble sort para alguém, não vingava. Quando fui arrumar minha primeira oportunidade, era para ganhar um salário ridículo e editar temas prontos do WordPress. Nunca me senti tão frustrado. Depois disso, fui para uma startup e ganhei um pouco mais que nada. Lá, aprendi muito com outros caras que estavam em situação parecida e isso me ajudou. Hoje, felizmente, deu tudo certo. Mas saber que levei 4 anos para ter um bom salário e qualidade de vida sendo que tem vagabundo falando que qualquer um consegue em 6 meses, eu vejo isso como um desrespeito completo, tanto comigo quanto com a minha profissão.
@ephiot Жыл бұрын
Falando pela minha experiência, comecei em 2009 praticamente, e demorei uns 5 anos pra conseguir um retorno decente, é assim mesmo, não precisa decidir se vc gosta da área, tem bastante futuro, mas leva tempo também ;)
@vickyrolim5260 Жыл бұрын
Eu fiz um tec em ti, que nem foi focado em programação, mas comecei a gostar de mexer com python e fazer programinhas e comecei a estudar por conta, entrei numa facul de ADS e tava tudo bem, até meu irmão começar a me mandar vagas de emprego todo dia falando que era fácil entrar na area de ti/programação, e sempre que eu lia os requisitos da vaga, sempre tava faltando alguma coisa. Eu comecei a ficar muito desanimada, comecei a me sentir uma incompetente, porque ele sempre dizia que era super fácil entrar, e eu nada. Foi só recentemente que eu percebi que de fácil não tem nada, é bastante complicado, sigo estudando e tentando deixar minha cabeça fora dessas coisas.
@yulsarioslyrak7587 Жыл бұрын
Cara voce ta no mundo de oportunidades e oportunistas, voce nao pode culpar os outros por você não ter alcançado o que outros conseguiram, O mundo nao [e para amadores infelizmente.
@J0JOBbdbsbzs6963 Жыл бұрын
@@yulsarioslyrak7587 ??? Ele n culpou ngm
@vulcanoanonimo Жыл бұрын
@@yulsarioslyrak7587 esse é o problema, é um ou outro que consegue um trabalho ganhando relativamente bem, estudando durante 6 meses igual os cursos alheios cobram.. Isso que ele quis dizer. É difícil, mas ver um cara vendendo seu peixe, fazendo promessa de que é fácil etc e garatindo sucesso, isso é o lado podre msm
@brunonvzy Жыл бұрын
Tamo junto lucas montano do canal lucas montano que está com o cabelo parecido com o do pica-pau
@poluxcastor1886 Жыл бұрын
😂😂😂
@Mateus02226 Жыл бұрын
Poderia ser o Astro Boy também kkkk
@programadorfreelancer Жыл бұрын
Ô MEU AMIGO, MINHA MESA TA CHEIA DE CAFÉ AGORA, PORRA GHAHAHAHAHAHA MORRI
@josemelabelha Жыл бұрын
Tá bom assim, fica mais jovem. Temos que aproveitar enquanto podemos, depois de velho não tem mais jeito.
@amandabrito5025 Жыл бұрын
😂😂😂
@PahblooMarks Жыл бұрын
Pra ter gosto em ser pescador, você precisa ou gostar de pescar ou gostar de peixe. Pra ter gosto em ser programador, você precisa ou gostar de fazer código ou gostar de ver o problema resolvido. Se você gostar de ver o problema resolvido (é o meu caso) você vai ter que lidar com a parte chata de fazer o código, e vai ter que lidar com as dificuldades de aprender um ou outro conceito que a princípio não parece fazer sentido. Mas se você não gosta de escrever código e não tem aquela vontade de resolver problemas, você vai se sentir miserável como programador.
@luismedeiros1211 Жыл бұрын
Eu particularmente adoro fazer codigo, e codigo limpo! Eu me orgulho do resultado, mas o processo é prazeiroso! Inclusive me encontro frequentemente refatorando codigos antigos, pra garantir que eles estejam sempre limpos e legiveis! Crio abstracao pra abstracao, no final até um macaco usa os componentes q eu crio! Mas o problema é a parte de criar eles, tem muita gente mal acostumada pq acredita que tem lib pra tudo, ai chega um dia q nao tem, e quebra a cara.
@elieltonramos6658 Жыл бұрын
Perfeito, so nao gostei da parte que vc fala que fazer o codico e a parte chata, resolver problemas e entender como o codico funciona e uma das melhores coisas de ser programador
@Lucasm4sco Жыл бұрын
@@elieltonramos6658 eu sou como ele e também levo a parte de apenas escrever código um pouco chata, sla, curto bem mais ver um desafio e pensar/procurar como posso resolver, seja com código ou não
@kleytonsantos17hs Жыл бұрын
eu tbm kkk, fazer codigo é chato mas eu estudo para saber resolver os problemas e criar as coisas,@@Lucasm4sco
@technoir-1984 Жыл бұрын
Acho que se a pessoa não gostar de nada disso sequer se torna programador. Porque é um trabalho maçante e monótona. Por sorte há quem goste dessa monotonia.
@satorugojo8729 Жыл бұрын
Sou um zé ninguém mas fica um conselho de amigo pra quem tá iniciando ou já tem 1 ano na programação: " Realmente tá difícil e você vai chorar em algum momento seja por largar ou continuar. A vida é muito curta pra se atormentar com arrependimentos, isso impede que você viva. Mas Lembre -se a escolha é sempre sua, eu quero chorar de alegria no final por continuar sem desistir. "
@cintiabgregorio Жыл бұрын
Obrigada, eu tava precisando ler isso.
@rafaelmatheus383 Жыл бұрын
obrigado, irmão.
@pedrovic12 Жыл бұрын
Sou dev a 2 anos, tenho TDAH e realmente é muito difícil o processo de aprendizado mas ao mesmo tempo eu tenho uma criatividade absurda em conseguir resolver problemas. Tudo tem seus prós e contras, quem tem TDAH precisa entender seu próprio funcionamento do seu cérebro e tentar ser afetivo para o que funciona para você. Ter TDAH contribuiu muito pra mim no síndrome do impostor e Burnout, principalmente pela minha autoestima baixa e achar que sou um fracasso pra tudo. Mas enquanto isso, a questão é conseguir dar seu melhor e fazer a diferença e não deixar que qualquer coisa externa te fique limitando para sempre.
@Dilmando Жыл бұрын
Foda, mano. Tbm tenho, e um curso que eu teria terinado em 55-65 dias, ja estou nos terceiro ou quasrto mes e ainda estou na metade. 🤦♂️🤦♂️
@wweto1 Жыл бұрын
sou exatamente assim, vivo numa luta constante contra eu mesmo... mas estou vencendo, fazem 2 anos que trabalho com front.
@danipeixoto343 Жыл бұрын
É pior ainda quando você tem de comorbidade a descalculia.
@luthicastelanno4990 Жыл бұрын
Isso me descreve perfeitamente. Recebi meu diagnóstico de TDAH aos 32 anos, antes disso eu só achava que precisava me esforçar mais do que as outras pessoas por que eu era burro😂. Eu costumava copiar livros digitando ou transcrevendo para conseguir absorver o conteudo, por que era impossível ler mais de uma página ou parágrafo. Até mesmo funcionários juniores conseguiam ser mais produtivos do que eu. Minha única vantagem era ter muito mais conhecimento de base, por que eu estudava muito mais do que os outros e também tinha alguns anos de experiência. Mas obviamente esse comportamento era insustentável e a conta chegou com síndrome do impostor, insônia etc. Depois de tratar o TDAH me senti como o Rock Lee sem os pesos que bloqueavam seu potencial. Entrei na maior empresa de operadora de telecomunicações da Inglaterra e finalmente criei coragem para colocar meus 11 anos de estudos em inglês em prática, eu nunca achei que meu inglês fosse bom, mesmo tendo estudado por anos e recebido elogio de muitas pessoas, eu não acreditava nas minhas capacidades. Muitos sintomas continuam aparecendo, e se você não aprender como lidar com eles, mesmo medicado, os problemas voltarão.
@dinodrivesclub4282 Жыл бұрын
me senti nas suas palavars amigo
@CleberMarkes Жыл бұрын
Tenho 31 anos sou designer e tenho TDAH e estou estudando Java desde janeiro para fazer uma transição de carreira. Confesso que quase desisti. Porém depois de ver vários cursos, ver vídeos e tutoriais finalmente acredito que estou indo no caminho certo. Realmente é mais difícil, mas se tu insistir e tiver um motivo forte para isso (família) você consegue. Acho q a galera que só reclama da área ainda não paga boleto ou nunca teve que se virar para pagar o aluguel. Para um cara como eu que já fez uber ou descarregou caminhão pra pagar conta, estudar Java com tdah tá fácil.
@guilhermegoveia7980 Жыл бұрын
Tem alguma dica?
@CleberMarkes Жыл бұрын
@@guilhermegoveia7980 não fique fixo em uma didática (professor), eu vi 3 cursos de lógica de programação na Udemy e de introdução ao Java 2 cursos. As vezes uma frase ou exemplo que o cara usa faz vc desbloquear o entendimento disso. No meu exemplo eu não entendia paradigma de orientação ao objeto, mas foi em um curso de lógica de programação em JavaScript onde o cara explicava sobre funções que de alguma forma meu cérebro com TDAH ligou com o curso de Java onde se falava em classes e eu entendi a diferença das duas coisas e como eu poderia usar o paradigma de oo.
@Luvzika Жыл бұрын
cara, eu penso a mesma coisa. To estudando flutter e indo pra objective-C, mesmo tendo TDAH penso: "nao quero voltar pra subemprego, tenho 24 anos e nao vou desperdiçar meu potencial." Minha dica pra qm tem TDA/TDAH, eh utilizar o método pomodoro. Estuda o maximo que conseguir, seja 30 min, 1 hora ou 1h30. Pause por 20 minutos, beba agua, se olhe no espelho, fale consigo mesmo:"Eu preciso estudar, preciso disso". Dps volte a bunda na cadeira e tente estudar o maximo que puder. Sempre anote, isso mantem teu cerebro ativo
@CleberMarkes Жыл бұрын
@@Luvzika nossa, esqueci de falar disso... realmente eu aplico o pomodoro é funciona super... eu ligo um timer no relogio e nao tiro a tela do pc até estourar o tempo, depois vou fazer algo por 5-10 minutos e volto.
@vanvanlordwow83210 ай бұрын
Tô estudando faculdade de ADS On-line e tem sido bem frustrante pra mim algumas matérias que não tem nada a ver com programação. Tirei pra estudar hoje e joguei tudo no chat GPT os testes de português, matemática, SOs etc ... Pra terminar uns testes. Meu TDAH é acompanhado de uma ansiedade e isso me faz ter falta de atenção e vontade de acabar logo sem sequer ler o que tava escrito. É tão brabo, que quanto mais estudo, mais fico olhando pros lados e pensando noutras coisas como se eu tivesse em Nárnia. Uma merda do krl, tô há 10 anos nessa vida e sempre falo que vou mudar e nunca consigo, me sinto um fracassado total
@PauloVictorBinatto Жыл бұрын
é aquela história, muitos jovens que passam o dia todo na frente do computador jogando e assistindo série, achando que ser desenvolvedor vai ser a mesma coisa. Quando arruma um trabalho e tem que ficar 8 horas por dia resolvendo problemas e criando soluções, a coisa muda e é o que separa homens de meninos
@raphabrito7149 Жыл бұрын
É fácil pra alguém que não tem TDAH, falar "fo**-se o TDAH". O que mais tem por aí são pessoas se autodiagnosticando e achando que é fácil porque teve uma experiência diferente ou conhece alguém que teve... Embora eu concorde que o TDAH não define a pessoa, ignorar o diagnóstico não é uma opção viável, pois o TDAH impacta significativamente a forma como operamos. O cérebro com TDAH é naturalmente atraído por recompensas imediatas, o que significa que, se não houver paixão pelo que fazemos, a realização de tarefas torna-se incrivelmente difícil. No meu caso, consigo me dedicar à programação porque é algo que genuinamente me interessa e motiva. No entanto, atividades que não despertam meu interesse, como estudar inglês ou outras disciplinas humanas, tornam-se desafiadoras. Não se trata apenas de enfrentar dificuldades; o TDAH impõe limites ao ponto em que o difícil se transforma em praticamente impossível. O ponto central do post mencionado no vídeo parece ser a escolha profissional baseada em expectativas enganosas. Muitas vezes, as pessoas chegam à programação atraídas por promessas superficiais, apenas para descobrirem que não têm afinidade com a área. No caso dessa pessoa, a falta de paixão pela programação, aliada ao desafio adicional do TDAH, dificultou sua continuidade. É crucial reconhecer que aqueles sem TDAH podem perseverar mesmo em atividades desagradáveis, enquanto nós, com TDAH, enfrentamos obstáculos mais intensos quando não estamos genuinamente engajados. A compreensão desse aspecto é fundamental para criar ambientes de trabalho mais inclusivos e compreensivos.
@raphabrito7149 Жыл бұрын
@@GabrielSouza-lj5xb compreendo sua perspectiva sobre a importância de esforço e tratamento contínuo para lidar com o TDAH. Concordo que algumas pessoas podem usar o diagnóstico como desculpa, mas é crucial destacar que o TDAH não é uma simples barreira a ser superada com força de vontade. A analogia do corredor profissional é válida, mas é necessário salientar que o TDAH não é uma escolha, é uma condição neurológica que impacta significativamente a vida diária. Não se trata apenas de "não conseguir" ou de falta de esforço. O TDAH influencia a maneira como processamos informações, concentramos e nos engajamos em tarefas. É também essencial abordar a questão do autodiagnóstico, que é cada vez mais comum. Muitas pessoas se rotulam erroneamente com TDAH, o que cria confusão e dificulta a compreensão das reais dificuldades enfrentadas por aqueles que realmente têm a condição. Isso prejudica a percepção das verdadeiras lutas de quem vive com TDAH, já que a autodiagnose inadequada pode levar a generalizações e desinformação. A verdade é que o TDAH impõe desafios únicos, e negar isso é ignorar a realidade da condição. O apoio e a compreensão são fundamentais, e minimizar as lutas reais que as pessoas com TDAH enfrentam diariamente não contribui para um ambiente inclusivo. Vamos encorajar o esforço, mas com a consciência de que enfrentar o TDAH demanda mais do que simples força de vontade.
@FabianoNalin Жыл бұрын
Perfeito. O mundo é difícil e não fácil. Ganho bem há uns 10 anos mas tenho um gap incrível no Inglês. Decidi no início do ano em sair do país. Virei cidadão europeu agora a pouco e vou me mudar em 3 meses. Estou estudando Inglês há um ano, porém só achei uma metodologia boa pra mim há 1 mês, o que está me forçando a estudar 10x a mais. Moral da história, resiliência é tudo.
@thiago-contabilidade5552 Жыл бұрын
Qual método
@RenanPellegrini Жыл бұрын
Eu raramente comento em algum vídeo, mas achei necessário agora. No geral é preciso ter cuidado com a abordagem e visão pra falar sobre algo como o TDAH. Com a 'epidemia' de fatores tecnológicos que instigam a procura por recompensa, muitas pessoas da nossa geração estão desenvolvendo sintomas parecidos com o TDAH e por conta disso acabam se familiarizando e se autodiagnosticando. Essa idéia de que o TDAH simplesmentes 'explodiu' em autodiagnósticos existe, mas é extremamente prejudicial pra quem de fato tem o transtorno, que não deve ser subestimado. Existe uma idéia de que problemas neurológicos como esse são passíveis de mudar caso a pessoa tenha 'força de vontade' ou simplesmente ignore, mas o mesmo não acontece com quem tem diabetes, por exemplo, ninguém diz que é só não se deixar 'rotular' que o índice glicêmico assim vai cair. O cérebro é um órgão físico do corpo como qualquer outro e isso não pode ser banalizado, afinal ninguém diz pra uma pessoa sem pernas levantar da cadeira e correr uma maratona. TDAH é um transtorno diferente pra cada pessoa que tem, e cada um através da ajuda de profissionais deve desenvolver seus 'sistemas' para conviver com o transtorno e poder viver próximo de uma 'normalidade' que permita o mesmo trabalhar, estudar e viver de maneira geral. O autoconhecimento da pessoa que tem o transtorno em relação a saber que ela não levanta na cama todo dia no '0 a 0' com o restante da sociedade é o primeiro passo, e seria importante que pessoas que não tem o transtorno também soubessem disso. No mais, parabéns pelo vídeo!
@TheAdr29 Жыл бұрын
Ta todo mundo pouco se fu* o importante pra essas pessoas que se dizem seres humanos é o engajamento... eles matam sabendo mesmo, obedecem o que eles não conhecem pq sabem que terão aporte tbm de alguem que eles não conhecem pra ter visualizações e status
@legokangaroo5010 Жыл бұрын
TDAH é literalmente asthetic na visão das pessoas, querem por tudo ser diferentes, mas dyslexia que tem mais diagnósticos quase não se vê falar sobre. Tdah é muito romantizado.
@isnbebah2o492 Жыл бұрын
Obrigado pelo comentário. ❤ Sinto que as suas palavras foram as minhas. A questão é que geralmente só depois de adulto que se descobre o pq que vc era tal coisa qnd criança/adolescente. E depois disso tudo na vida muda. Percepção, estilo de vida e até msm o convívio.
@MarinaDestro Жыл бұрын
Falou tudo!
@kimtiago Жыл бұрын
Concordo!
@Dajuhf Жыл бұрын
Trabalho na Dell desde 2017 (meu primeiro emprego), entrei como estagiário em vendas técnicas (parte de datacenter: servidores, storage, switches, etc), passei quase 2 anos como estagiário nessa área até ser promovido. Fiquei em vendas até final de 2021, quando decidi fazer uma troca de área, fui para a área de desenvolvimento. Dentro da Dell, desde estagiário, sempre ouvi lá dentro que muitas vezes os entrevistadores vão te perguntar até tu não saber mais, para exatamente saber o teu limite, mas que grande parte das vezes nem os próprio entrevistadores sabem a resposta. O ponto que aprendi dentro da Dell fazendo entrevistas é: não tem problema não saber. Tu pode falar que não sabe, falar que vai atrás e, após a entrevista, chamar a pessoa e falar que tu foi buscar como aquilo funciona e levar a resposta pra ela. O entrevistador quer te deixar sem saída exatamente pra saber até onde teu conhecimento vai e como é tua reação quando tu não sabe de algo. PS.: Tenho TDAH diagnosticado desde os 7 anos. A verdade é que ninguém quer saber se tu tem ou não TDAH. Diferente de problemas que tu consegue perceber visualmente (tipo a pessoa não ter uma perna, um braço, ser cego, etc), as pessoas não vão se importar com teus problemas mentais. Teus amigos não querem saber, tua família não quer saber e muito menos tua empresa. Eles podem até se demonstrar preocupados, eles podem até tentar te ajudar, mas a realidade é que eles não tão nem aí pra isso. E tá tudo bem, o mundo é assim. Tu, pessoa com TDAH, tem que ir atrás de minimizar as coisas que te prejudicam, como falta de foco, esquecimento, etc. Seja achando macetes que te auxiliam nisso ou achando o emprego que te deixa com hiper-foco o dia todo.
@tainaleivas Жыл бұрын
Eu tenho TDAH e tô lutando contra mim mesma na programação tem mais de anos e to evoluindo na base do ódio mesmo. Aprender a controlar os teus b.os internos te ensina a se portar profissionalmente e a se entender melhor. Vi alguns colegas na época da faculdade, desistirem da área por terem se deparado com coisas difíceis e eram pessoas "normais" sem diagnóstico algum. Acho que vai mais da mentalidade do pessoal, estamos convivendo com muitas pessoas que querem tudo mastigado e guiado e, quando chega algo fora daquele padrão mastigadinho o pessoal se perde e desiste.
@Dilmando Жыл бұрын
Tbm tenho, e te falar, é foda lutar contra isso . Eu tenho tenpo disponível pra estudar, comprei um curso. Se eu sssistisse 3 aulas por dia, de 21 min cada, eu terminaria ele em 55 dias. Comorei o curso ha 3 meses e ainda estou na metede, porem, estoi progredindo e aprendendo, mas no meu tempo, e isso gera uma auto cobrança FUDIDA... Mas é como o Montano disse: essa dificuldade vai existir em qualquer área que a gente escolha. E de fato, pois era assim quando estudava pra concurso tbn. Enfim, que Deus nos ajude...
@scharf1112 Жыл бұрын
Estou estudando, ou pelomenos fingindo isso por algumas horas do meu dia. Sou extremamente preguiçoso, e isso é algo que estou tentando consertar, mesmo que esteja demorando muito Não tem saida pra mim a não ser a programação, então quando percebo que minha única barreira pra aprender a matéria é a minha falta de vergonha na cara, a situação complica Mas pretendo não desistir
@Natan_idk Жыл бұрын
Tenho o mesmo pensamento e sou do mesmo jeito kk
@byi2p Жыл бұрын
estamos no mesmo barco
@NatasPvPMontagesz Жыл бұрын
falta você encontrar uma área na programação que te dê tesão em fazer e ver acontecer, construir algo e você mesmo ver que o que fez foi foda. procure primeiro coisas que vão te ajudar no dia a dia. se você quer comprar algo faça um bot de web scraping, se você quer app de celular faz um aplicativo pra compra no supermercado, se você usa muito discord vá aprender como fazer um bot de discord e talvez você se torne admin no servidor que vc ajudar, oportunidade sempre existe, basta enxergar e agir.
@alessandrohudson5221 Жыл бұрын
Cara, eu também tenho baita preguiça de estudar, mas o que é faço é ao menos 30 min por dia. Não precisa ficar horas a fio, descubra o tempo onde você consegue estudar e absorver e que consiga repetir o processo todos os dias. A vida passa rápido mas ainda sim é longa, construa tua "casa" tijolo a tijolo.
@DouglasSantos-vd2wi Жыл бұрын
Penso da mesma forma meu parceiro
@franciscoalexandre1581 Жыл бұрын
Sou professor de matemática e confesso que amei o simples fato de estudar e , independente de migrar de área ou não continuo tendo aquele tesao pelo conhecimento . O paciente sempre vence , ou seja devagar e sempre.
@ericlimma2598 Жыл бұрын
Penso igual Francisco, eu gosto de programar, gosto de ver o problema sendo resolvido aos poucos.. tenho um emprego em outra area, e trato a programação como um hobbie quase, eu resolvo os problemas que eu quero e vou aprendendo no processo
@tiofaso10 ай бұрын
Eu raramente deixo comentários em publicações que não são recentes, mas essa aqui eu achei necessário para deixar um pedaço da minha história e quem sabe também sirva de respiração ou norte para alguém. Nos anos 2000 eu entrei em ciência da computação e mesmo muita dificuldade cursei dois anos, mas após pegar quatro DPS e perceber que eu não conseguiria me dedicar a elas e iria reprovar novamente, saí da faculdade. Depois entrei em design (na qual eu sou formado) e ao mesmo tempo arrumei meu primeiro emprego na qual eu era designer e programador. A base que eu tive na faculdade foi achado para conseguir me manter nesse trabalho por longos seis anos. Sai da empresa e fui tocar meu barco como artista e ilustrador. Há cinco anos descobri que sou autista e TDAH, o que explicou toda a minha dificuldade lá na primeira faculdade pois eu sou extremamente visual e tinha dificuldade com as abstrações que a matemática exige. Após alguns anos de terapia e tudo mais consegui desenvolver técnicas próprias para lidar com conceitos abstratos e no ano passado entrei em um programa para desenvolvedores deficientes (autismo é considerado uma deficiência) no qual a empresa se comprometia a nos capacitar em tecnologia no caso back end em Java. Há uma semana fui promovido na mesma empresa a desenvolvedor Júnior. Como ela pertence a um banco eu estou trabalhando alocado como é uma equipe interna do banco e tô com trabalho programado para este ano e o outro. Estou cursando pós-graduação em inteligência artificial e finalmente estou feliz fazendo algo que eu tive que abandonar há quase 25 anos porque eu não conseguia. O meu conselho para todos é tentar se entender e descobrir formas de lidar com suas dificuldades. A minha é basicamente transformar toda a qualquer abstração em imagens dentro da minha cabeça, é isso que me possibilitou finalmente estar aonde eu sempre quis. É claro que nem todo mundo vai conseguir se manter em algo como desenvolvimento de software por n fatores pessoais, mas não se sintam culpados por isso. Eu precisei de 20 anos para poder entender e conseguir fazer as coisas que hoje estou fazendo. Cada um tem o seu tempo e o seu momento. A gente não sabe como e quando será e jamais devemos nos martirizar por isso.
@deivonferreira Жыл бұрын
Mais um excelente video! To nesse momento, por isso decidi sair do meu trampo de joalheiro e modelagem 3d, resolvi focar em programação, decidi parar por pelo menos 6 meses e me dedicar nisso, depois correr atrás de um estágio, se demorar 1 ano, sem problema, vou continuar atrás até conseguir. Força para a galera que ta na luta também
@flaviadurigan Жыл бұрын
Fui diagnosticada com TDAH e discalculia ainda criança isso não me impediu de correr atrás do que queria e me formei como professora de Educação Física uma profissão que amava, e hoje já não consigo mais atuar por diversos fatores sendo o principal deles a forma como está a educação. Estou agora começando a estudar programação e posso afirmar categoricamente que o problema não é ter isso ou aquilo, se você está tratando algo ou não, mas sim a forma como você encara os problemas e desafios com base no que conhece de si como pessoa, se eu disser que estou achando fácil aprender estarei mentindo mas ao ver que consigo resolver algo usando códigos e programas me dá a mesma sensação maravilhosa que tinha ao ver um aluno superando uma dificuldade, creio que nenhuma profissão é 100% maravilhosa e sem problemas, a questão está em onde e como eu posso ser a melhor versão de mim mesma
@unk511 Жыл бұрын
tbm tenho um diagnostico de discalculia, levei bomba a vida inteira na escola especialmente em matematica. Porém sou programador, não sou dos melhores mais estou muito bem, ganhando mais do que médico recem formado. Continua firme, como gosto de pensar, se tu tem um problema significa que vc tem que trabalhar 2x mais do que os outros.
@flaviadurigan Жыл бұрын
@@unk511 sempre procurei pensar que tudo o que preciso é pensar fora da caixa e ser criativa já que o que é limitação pra mim normalmente é fácil para outros e nunca me dei mal por pensar assim. E é muito bom saber que você consegue, me dá um ânimo amais
@BlackPower300 Жыл бұрын
Se formou em licenciatura? Está muito difícil hoje?
@flaviadurigan Жыл бұрын
@@BlackPower300 eu me formei com dupla graduação e escolhi a área escolar em 2008, a educação e o comportamento tanto de pais como de alunos e mesmo dos profissionais da área foi mudando pra pior e digo com convicção que o sistema precisa de uma mudança radical. Mas por outro lado também depende muito da escola e equipe com a qual vc trabalha, já estive em escolas que foram um verdadeiro pesadelo e sofri muito pra terminar o ano letivo, bem como já estive em escolas maravilhosas. Meu conselho é sempre o de tentar e se não der certo a educação física tem um leque de atuação muito grande e a gente sempre pode encontrar algo que goste. No meu caso é bem possível que eu use o que estou aprendendo voltado pra minha área original de atuação
@karol_mf Жыл бұрын
😊
@CaioCodes Жыл бұрын
3:02 crack the interview significa que você arrasou, que foi perfeito
@jokermusic7758 Жыл бұрын
Ola Lucas. Me chamo Daniel e sempre achei que tivesse TDAH então procurei um profissional e descobri que tenho um autismo de grau leve. Mas eu gosto demais de programação e nada me faria desistir disso, então busquei muita informação sobre outros casos e sobre oque fazer pra melhorar minha performance nos estudos, logo descobri que hávia varias maneiras de contornar essas dificuldades e fui descobrindo como nossa mente funciona. No MEU caso eu descobri que consigo aprender como qualquer outra pessoa mas no MEU TEMPO e com métodos diferentes, então comprei uma lousa branca e faço exercicíos nele releio tudo sempre e antes de pular para qualquer outro assunto eu coloco em prática oque estudei e por fim tento ensinar oque aprendi pra alguem, no meu caso minha esposa. Esse método fixa melhor os conhecimentos pra mim, sendo que hoje estou na terceira fase de Engenharia de Software. Obrigado se leu meu comentario sou muito seu fã seus videos sempre agregando conhecimento aos Devs.
@jailsonroth1295 Жыл бұрын
Descobri minha dislexia aos 9 anos, após ter uma convulsão enquanto dormia, o que me levou ao hospital. Depois dos exames, veio o diagnóstico. Desde sempre, enfrentei muitas dificuldades na escola. Com o diagnóstico, entendi o porquê, mas levei um tempo para aceitar. Não havia outra opção a não ser estudar. Lembro de fazer reforço e ter aulas de fonoaudiologia por um bom tempo para aprender a 'ler' aos 10/11 anos. Estudei muito e consegui acompanhar o ritmo normal, depois de um tempo as pessoas me consideravam inteligente. eu nunca contei aos colegas e amigos de classe sobre minha dislexia (talvez um medo de ser tratado diferente). A dificuldade persiste diariamente. Foi preciso aceitar e lutar. Usei meu 'problema' como um trampolim para eu ter que estudar. Nunca me fiz de vítima não e utilizei isso ao meu favor. Sei que não sou perfeito, mas sou determinado e estudo o máximo que consigo. Tenho vontade de aprender inglês e ser fluente, para poder trabalhar fora do Brasil e viajar. Isso me assusta e me da medo, sei que será difícil, mas é algo irei estudar. Hoje, encontrei minha vocação como programador. Atualmente, estou desempregado, mas durante meu estágio como desenvolvedor, adorei ver as coisas que criei sendo usadas. Essa sensação é impagável. Levei tempo para encontrar meu caminho, mas agora entendo o quão crucial é o desenvolvimento do autoconhecimento, embora seja complexo.
@renanoliveira5121 Жыл бұрын
Cara, eu to BEM no comecinho dá área, estou estudando HTML5 e CSS3 ainda não tive nenhuma experiência “pesada” por enquanto eu to gostando, gostando ainda mais da minha evolução.
@japbastos Жыл бұрын
o Montano tá se transformando no AstroBoy rsrsrs
@modoenjoyer10 ай бұрын
cracked the interview significa 'hackear a entrevista', 'vencer a entrevista' (3:05). Ótimo video, estou curtindo bastante o conteudo do canal.
@danielfelipebredadasilva8614 Жыл бұрын
Eu sinto que atualmente trabalhar no setor de T.I é algo que proporciona um sentimento de não ter tempo suficiente para aprender as coisas de forma profunda, pois apenas aprendemos um pouco de Linux, alguma linguagem de programação, um pouco de devops, umas libs e frameworks da vida, etc, de uma forma densamente superficial, e as vezes sinto que aprender a fundo de verdade como as coisas funcionam é algo extremamente importante para minha carreira e tenho sim muito interesse de aprender as coisas de forma mais profunda, entretanto devido o constante crescimento exponencial da tecnologia e das I.As atuando com uma velociodade em que jamais conseguiremos alcançar em um nível humano considerando a atual forma que adquirimos conhecimento, eu acabo me sentindo na obrigação inconsciente de ter que acompanhar o máximo que eu posso a evolução do mercado, o que já é uma tarefa quase impossível pq vc n consegue saber usar o novo framework js, a nova I.A que saiu, a nova linguagem de programação (todo dia inventam uma merda diferente), etc de forma que vc entenda profundamente como tudo isso funciona em pouco tempo, a n ser que vc dedique anos da sua vida estudando aquilo de forma profunda, focando em se tornar um especialista, e as vezes tbm n sei se é melhor ser especialista em algo ou generalista. De qualquer forma eu amo programar, eu sei que é isso que eu quero pra minha vida, sou muito curioso e sempre tento aprender coisas novas e tenho tesão em ver problemas no mundo real e pensar em idéias que poderiam resolver esses problemas, mas quando eu tento criar essas idéias, parece que meus 4 anos de experiência são poucos, e que pra desenvolver essas idéias sozinho com uma arquitetura limpa e escalável sinto que nem mesmo 10 anos de experiência seriam o suficiente pra entender tudo, pois não dá cara, não dá pra você ser generalista e entender profundamente sobre todas as tecnologias, claro talvez você consiga aprender de forma superficial e colocar algo em produção, mas oq eu quero dizer é que trabalhar com T.I me traz o sentimento de que eu nunca vou saber o suficiente e isso as vezes me faz ter uma autoimagem de insuficiência tanto para o mercado quanto para criar minhas idéias e projetos pessoais; Eu sinto que tudo oq eu aprendo hoje, amanhã pode ficar defasado ou não ser mais algo sólido, e esse sentimento de que todo meu conhecimento é relativamente superficial é algo que as vezes me gera uma certa ansiedade, tlvz seja só brisa da minha cabeça e eu deveria me cobrar menos, mas eu gostaria de realmente ser bom no que eu faço e realmente ter prioridade para falar dos assuntos que tenho conhecimento, mas ao mesmo tempo parece que é uma missão impossível você se dedicar em ter um conhecimento sólido e profundo e ao mesmo tempo ter que se manter atualizado, ainda mais conciliando isso com as horas que temos que trabalhar em projetos entediantes que consomem toda nossa energia nas empresas que pagam nosso salário. Enfim, amo programar, acho que vou morrer fazendo isso, mas é isso, as vezes fico pensando essas merda kkkkkk, alguém se identifica ou teria algum conselho para lidar de uma forma mais safe com esses sentimentos?
@allanfortes-ig3eo Жыл бұрын
Realmente foi exatamente o que o lucas falo, simplesmente tem que acha o que tu ama ou fazer o que faz de melhor mas cada um sabe muito bem o que faz da vida se ta ganhando bem e suporta o trabalho de boa, é isso ai, lembrando que o lugar onde mais passamos é no trabalho e se tu quer passar maior parte do tempo onde tu não gosta boa sorte.
@VamosDeBikeVideoFoto Жыл бұрын
Sou TDAH e descobri agora com 48 anos. Sou programador desde 1994. Com TDAH eu sei como eu sofri e aprendi a viver sem medicamentos e me virar com o transtorno. Mas minhas ideias sempre foram muito a frente, mas nem sempre aceitas.
@andimarj- Жыл бұрын
É por essas e outras que o Lucas merece mais membros no canal. Ótimo conteúdo, direto e com muita experiência. Obrigado e sucesso!
@LucasMontano Жыл бұрын
valeu demais pelo apoio!! o/ e amanhã vai sair um video novo pra turma
@nathan_2033 Жыл бұрын
os vídeos deste canal são um disparo de gatilhos de estudo, que induz a pesquisa é muito bacana isso ouço algumas palavras ou terminologias diferentes já vou logo saber do que se trata isso é muito bacana, valeu meu nobre!
@antonioaugusto234 Жыл бұрын
Que vídeo viu. obrigado meu caro me ajudou muito. Estou estudando e as vezes(quase sempre) fico travado. Mas lembro que quando eu consigo tenho um sentimento mto bom e acho prazeroso ver algo que vc fez do zero funcionando putz é lindo
@sidneycipriano8265 Жыл бұрын
Muito Massa! Ainda no minuto 4:18 mas já morri de rir e é isso aí! 99% dos caras que te entrevistam não fazem a menor idéia do que estão falando. Em 99.90% dos caso, o problema NUNCA foi conhecimento tecnológico. Falta bom senso na gerência! E é muito massa quando tu tás velho, cansado e mesmo sem querer aprender linguagem nova, ainda consegue fazer algo pelo simples motivo de que... A gente resolve problemas meu chapa! Hahaha... Por mim, programaria em Cobol ou VB. Beijos pra todos.
@iuribogar9611 Жыл бұрын
Nossa cara, o negócio do beco sem saída fez todo sentido pra mim. Estou me organizando pra entrar na programação justamente por esse sentimento na carreira atual.
@alexandrereis5118 Жыл бұрын
Um dos vídeos mais bacanas e esclarecedores do seu canal. Só faltou dizer que : trabalhar dá trabalho. Qualquer que seja.
@pedrin4662 Жыл бұрын
Comecei a estudar python faz mais ou menos 1 mês, possuo inglês fluente e sempre trabalhei em hotéis só que presencialmente. Ver esses vídeos me assusta pois nunca tive contato com programação KKKKKKKKK, um amigo meu trabalha em um lugar bom e não teve umas perguntas absurdas entretanto outro amigo meu foi o completo oposto, já está a uns 2 meses desempregado e ele é quem me ajuda com o python as vezes. As vezes penso em desistir, mas.sinto que achei o trabalho da minha vida.
@xenofontee Жыл бұрын
Se você gosta de programar,estudar, ler sobre o assunto, não desista. mesmo que a oportunidade que você deseja não esteja disponível agora, uma hora ela aparecerá e você vai estar preparado.
@KenjakuKikaMuito Жыл бұрын
Vagas reais de Python é complicado
@pedrin4662 Жыл бұрын
@@KenjakuKikaMuito sim bastante, mas quero me expandir pra outras áreas, comecei com python pois meus colegas me disseram que é a língua mais tranquila de se começar no momento.
@TheSpec90 Жыл бұрын
Meu amigo, todos os meus amigos vem a anos falando que queriam trabalhar com TI, TI é a melhor area, queria trabalhar de casa, eu mando um monte de coisa pra eles e nenhum deles faz nada, nem abre um video sobre isso. Continue estudando e esperando, resiliencia e constancia, o que é seu e vc busca vai até vc
@fernandozilla Жыл бұрын
cara to na mesma, to programando faz um pouquinho mais de tempo, tenho alguns cursinhos feitos, to 'abrindo mão' de conseguir um emprego na area por agora, mas estudar python me entretém e diverte tanto q hoje mesmo fiquei 3h seguidas estudando sem nem perceber, a meta é continuar estudando de verdade e se aprimorando, se deus quiser quando for o momento de voltar as contratações forte, serei um profissional preparado e seguro dos meus conhecimentos.
@dosautomacao Жыл бұрын
Cara, seu canal é muito bom.
@dosautomacao Жыл бұрын
Virei membro.
@ojoaovdias Жыл бұрын
Fala Lucas, sou tech recruiter em uma consultoria de TI, costumo acompanhar o seu canal e de alguns outros devs para entender melhor a visão de vocês e gosto bastante do seu conteúdo. Quero aproveitar para dar uma pequena contribuição sobre a parte das entrevistas, especialmente sobre a pergunta de desafios e conflitos. Uma coisa que percebo é que grande parte dos Devs (mesmo os seniors) não se preparam para as entrevistas. É muito comum o candidato nem pesquisar sobre a empresa para a qual ele está sendo entrevistado. Uma dica que dou é, pesquise sobre a empresa, entenda sua audiência porque entrevista com RH precisa de respostas adaptadas, por mais que alguns de nós estudem para minimamente entender o que é falado, não somos devs, então aprendam a se comunicar de forma não técnica para conseguirem provar não só para outros devs mas também para audiências não técnicas de que você sabe do que está falando. E pra finalizar, sim tenha seu roteiro de respostas, busque saber o que pode ser perguntado e prepare seu storytelling. PS: Eu sei que essa frase já é clichê mas aí vai - Muitas vezes o melhor candidato não é contratado, e sim o que se vende melhor.
@psyab9375 Жыл бұрын
TI é um universo imenso. Podem se jogar, que como disse o Lucas; NÃO É UM BECO SEM SAÍDA.
@andrepintodev Жыл бұрын
Trabalho com desenvolvimento a uns anos, fiz técnico, faculdade.. sempre tive algumas dificuldades que achava normal. No fim do ano passado e esse ano, comecei a pegar umas responsabilidades a mais no trabalho, percebi que os problemas que sempre estiveram presentes hoje pegavam forte quando eu precisava lidar com trabalho com maior desempenho, vida pessoal e pós graduação/estudos livres. Aceitei no meio do ano que algo devia estar errado, estava com dificuldades demais em fazer o que todos faziam, resultado, descobri ter TDAH e transtorno de ansiedade generalizada. Hoje tocando o tratamento, finalizei a pós, esclareci a mente no trabalho e estou trazendo a vida pessoal para os trilhos novamente. Hoje vejo que o TDAH me atrapalhou muito durante a vida inteira, mas o diagnóstico de fato não me define, me ajuda a saber o que e como tratar. Para quem ta percebendo que tem algo errado, busque um profissional, nem que seja pra te ajudar a tomar conta da vida caso não seja nenhum transtorno mesmo. Só você sabe o quão dificil é pra você lidar com as coisas. A cobrança por uma alta performance em todos os aspectos da vidaé bem dura, então busque esse auto conhecimento nem que seja pra realizar que pode ter algo "errado" com vc que ta dificultando seu progresso. A vida não é fácil nem justa, mas é o que tem.
@relaxamentosoundofc Жыл бұрын
O que eu tenho para falar é que Independente se tem TDAH ou o que for! Sempre o que te falta está sobrando em outra parte ! geralmente quem tem TDAH tem dificuldade em ler, mas a grande vantagem deles para todo o resto das pessoas, é que geralmente eles tem uma criatividade muito maior do que a maioria das pessoas! E a criatividade é uma das coisas mais importantes, Uma ideia boa e criativa pode mudar literalmente a sua vida !
@jairfsj Жыл бұрын
Mano eu to aqui com 41 anos, e to estudando muito para ser um desenvolvedor, e é o que quero fazer mano, pq sempre é o trampo que sempre quiz fazer .
@valdinei6574 Жыл бұрын
Esse relato do cara que desistiu de programação me fez refletir muito se eu quero ou não seguir essa carreira. Hoje eu tenho 17 anos, tive meu primeiro contato com TI quando entrei em um curso, com 15 anos. No curso tinha matérias como operador de microcomputador, montagem e configuração, redes, programação e etc. A parte que eu mais gostava era a de programação, as aulas sobre isso passavam mais rápidas, eu gostava de resolver os problemas que o professor passava e de ajudar quem não resolvia esses problemas (Me dava uma sensação de ser o mais inteligente kkkk). Enfim, mas eu nunca estudei programação pra valer, só no curso mesmo, chegou no último módulo do curso onde a gente precisava fazer um site, mas a nossa matéria foi muito precária e aprendemos quase nada, no final reprovamos, depois refiz esse módulo e passei, o módulo durou 6 meses, esses 6 meses foram uma merda pra mim, me desanimou muito, fiz o projeto, mas a maioria do meu sistema eu tive que pedir auxilio para o chat gpt, pq a gente tbm não aprendeu quase nada. Depois disso tudo eu pensei "Será se eu realmente gosto de programação? Eu não tenho animo pra estudar isso, mas gosto de Ti e essa é a área que mais curti". Agora eu to no curso de programador fullstack do SENAI, na maioria do curso eu estudo atenciosamente mesmo tendo umas matérias nada haver com programação, mas as vezes me dá muita preguiça, daí só fico jogando e fazendo coisa fúteis. Enfim, acho que meu problema é que eu sou muito preguiçoso, tenho que melhorar isso. Vou ficar uma semana sem me destrair com meus vícios e só estudar, acho que assim eu descubro se eu realmente gosto de programar.
@antares6664 Жыл бұрын
Guri, eu não entendi se tens ou não tens TDAH. Mas se você quer fazer as coisas, não consegue e depois se culpa, isso é um sinal de que você nao é preguiçoso e sim que nao consegue fazer só. Pra mim tá mt novo, porque tô praticamente aprendendo agora a como lidar com isso, e sozinha porque n tenho mais saco p terapeuta medíocre. Mas ser neurodivergente, é literalmente o teu cérebro funcionando de um jeito que nao é normal. Pra mim por exemplo eu nem tchum pra metas, mas se for uma urgência e algo que preciso fazer até amanhã, eu consigo vou lá e faço. As coisas perdem o interesse, se eu n tiver um compromisso mt bem estabelecido tipo facul presencial, nao funciono também, preciso de algum tipo de pressão. Eu sempre enjoo e preciso de coisas novas, e se eu ignoro isso vou ficando cada vez mais cinza. E isso não é só uma experiência minha, mas algo que vi vídeo no KZbin de gnt falando sobre como funciona o TDAH, então nao é algo relacionado a mim só kkkkk. Enfim, tenta ir atrás sobre isso, a parte importante acho que são mais as estratégias pra lidar com isso, porque se culpar só piora as coisas. Tá tudo bem, você vai conseguir o que quer :)).
@jonassantos2557 Жыл бұрын
@@antares6664você fez algum teste ou teve diagnóstico do TDAH?
@arthurparahyba8318 Жыл бұрын
As pessoas pensam que pq gostam de usar computador e se divertem por horas isso faz delas pessoas vocacionadas. Vocação não eh gostar em algo mas resistir estar ali diariamente lidando com aquilo. Vc pode gostar de cozinhar. Vc faz sua própria comida com os ingredientes que prefere. Mas fazer isso o dia todo pra outras pessoas e tendo que dar dinheiro eh algo que soh consegue quem tem vocação naquilo independente de gostar ou não. Tdah em programação eh ótimo por causa dos feedbacks contínuos que vc tem com programação. Não há um caminho fácil pra um tdah, por exemplo, na filosofia onde eh preciso ler, memorizar e se concentrar em leitura por longos períodos de tempo. Então, se tem tdah, vai programação eh certamente uma boa profissão.
@rodrigoliveirac Жыл бұрын
Sensacional. Essa mensagem que o Lucas traz nesse vídeo é importantíssima, e vale refletir sobre cada argumento lançado. Ressalvo 15:09. E acrescento: se tu não tem tesão em programar, acredite: se já é difícil, vai ficar pior.
@vicksbr10 ай бұрын
Toda empatia e cuidado são poucos quando o assunto é transtornos mentais Todo ser humano experimenta em certo grau um deficit de atenção, assim como todo ser humano experimenta, por exemplo, o mau humor. Como não existe método determinístico pra se avaliar a maioria dos transtornos (leia-se: exame que prove uma condição mental), é comum as pessoas confundirem apresentar certos sintomas em determinados contexto com realmente ter a condição em si (aaa, eu também sou "desatento" / "mau humorado"), e não surpreende experimentar isso dado a quantidade absurda de informação e estímulos no mundo moderno. Porém, tem uma grande diferença entre sentir e ter, e não subestime o quão destrutivo pode ser ter uma condição que te deixe não funcional na sociedade. É extremamente comum pessoas com TDA/TDAH desenvolverem outras comorbidades atreladas ao fato de falhar constantemente em tarefas que são triviais em uma sociedade que funciona em horário comercial, posso citar algumas como: depressão, ansiedade, compulsão alimentar, distúrbios do sono, drogadição, alcoolismo e dislexia. Como eu acompanho seu conteúdo, eu leio o seu dane-se como "você tem que lidar com isso", e eu sei que é com uma boa intenção, mas não trate esse tipo de assunto de forma leviana, porque isso literalmente mata. Sim, o mundo não para por nossa causa e temos que lidar com os nossos problemas, porém só conseguimos fazer isso com informação de qualidade, autoconhecimento e empatia, e acho que pontualmente esse não foi o caso. No mais, gosto muito do seu conteúdo, caso contrário nem teria gasto meu tempo escrevendo aqui. Grande abraço!
@bielmorais304811 ай бұрын
Krai véi, cai de paraquedas nesse canal, esse já é meu 4° vídeo seguido e todos sempre me agregando algo, não sei como não conhecia antes! Provavelmente tu não vai ver este comentário mas parabéns pelo seu trabalho cara, você cria seus vídeos com maestria! Além de ótimos temas que pqp! valeu ai!
@camilaleutz Жыл бұрын
Você é ótimo na sua fala, adoro acompanhar seus vídeos ❤ Tudo na vida é difícil, é só não desistir!
@EvaldoMacielBR Жыл бұрын
5:16 "não sei, você pode me dizer" Gostei, vou usar!
@tarleioliveira178 Жыл бұрын
Adorei o conteúdo, eu acredito que tudo tem uma visão, por exemplo não é difícil, é desafiador, não é chato, é persistência, e mais colocar na cabeça que você é quase um Deus, pois você cria coisas que muitos desistiram, tecnologia evolui muito rápido por isso temos que sempre estudar e mostrar esse esforço
@user-vh4hz2ym8v Жыл бұрын
10:35 um alerta: tem filosofias que são bem difíceis e fazem programação parecer fácil. Tem filósofos que parecem que estão enrolando, ou dificultando excessivamente só para parecerem mais inteligentes kkkk quando vc acha que filosofia tá muito fácil e agradável provavelmente vc tá sendo bem superficial
@joseluizdurigon8893 Жыл бұрын
Quando fica difícil é que fica bom. Quanto mais difícil, mais gostoso é quando vc sente que dominou aquele assunto cabeludo.
@pedrohenrick8870 Жыл бұрын
Eu entendo o lado desse camarada e mano, que tapa na cara, uma vez eu estava com duvida e constante problema com programação, eu comecei a ver que não me familiarizo com programação e fui querer ir pra infra/redes e afins, parte mais física e caramba, eu comecei a entender e familiarizar totalmente e gostei, depois que abri os olhos sobre, muita coisa mudou e virou em minha mente, nisso comecei entender mais programação (sim, eu tbm não entendi bem isso) e entendia muito sobre a área que eu quero ir, mas é isso
@italomiranda4622 Жыл бұрын
Cara, eu chorei levemente, sim, foi um tapa na minha cara, talvez seja o momento em que eu to, roubaram meu carro, tô desempregado, entrei de férias agora na faculdade, e esse relato do Foda-se TDAH, com o relato dele de dislexia, realmente me deu um tapa na cara, eu nunca fui diagnosticado, e se eu for diagnosticado eu sei que vai me afetar mto, pq eu sei que vou me esconder atrás desse diagnóstico, então isso meio que me alertou, que eu tenho que continuar, apesar de estar difícil, eu não posso parar. De fato eu não quero ser o cara que vai ficar chorando por ter abandonado a programação, daqui a 2 anos, pois sei bem como é isso, já larguei várias coisas e logo um tempo depois estava arrependido em ter largado. É isso, dessa vez não posso desistir. Valeu, Tmj. 13:46
@davicastro9367 Жыл бұрын
Doido a galera com essa impressão de "Programação é muito complicado" quando a tendência das linguagens e frameworks atuais é de códigos cada vez mais simples e ferramentas intuitivas. Claro, não nego que os fundamentos possam tomar algum tempo , paciência e saúde do campeão mas superada essa etapa o céu é o limite!
@math_france Жыл бұрын
13:18 Descreveu minha atual situação 😢. Por isso a um tempo venho estudando e me qualificando e mais recentemente aplicando pra outras vagas, pois essa situação tá me deixando ansioso e preocupado com o futuro.
@felipe-php-js Жыл бұрын
O que eu diria para esse rapaz dos comentários seria ler o livro de provérbios e eclesiastes, não por questões religiosas, mas pelos princípios valiosos contidos ali que servem para a vida. E claro, refletir sobre eles. "Não pare nunca de plantar suas sementes porque você não sabe qual delas vai crescer talvez todas cresçam." Eclesiastes 11.6
@rikerdavesalencar8508 Жыл бұрын
Nós nos tornamos quem devemos ser. Saber quem é você é fundamental para seguir em frente sabendo lidar com nossas qualidades e acima de tudo nossas falhas pois tudo isso faz quem nós somos. Estou na minha jornada de superar minhas falhas e entender como eu sou e quem realmente vou me tornar.
@onetechsolutions-sw4ir Жыл бұрын
Todo dia eu penso em largar tudo e ir vender minha arte na praia, mas aí eu lembro que na praia tem gente e penso duas vezes. acabo agradecendo por escolher a profissão que eu amo desde sempre, mesmo que esquente a cabeça.
@bogass Жыл бұрын
Me identifico em partes com o texto do cara... Porém, de outra forma, desde adolescente, tentava estudar programação. Sempre gostei de mexer no computador; quando eu tinha uns 8 ou 9 anos de idade, meu pai me deu meu primeiro PC, lá por 94 mais ou menos. Foi amor total desde o início. Por outro lado, sempre tive extrema dificuldade em estudar, não só programação, mas qualquer coisa. Tirava notas horríveis na escola, etc. Quando tinha 19 anos, comecei a trabalhar em uma construtora como office boy. De lá, fui para a área contábil, e para crescer, tinha que fazer faculdade. Fiz, me formei e durante anos fui completamente infeliz. Quando tinha 27 anos, saí de um escritório contábil, estressado, infeliz e desgostoso com a vida. Retomei a tentar estudar programação novamente. Estudei pra caramba, 12 horas por dia. Aproveitei minha rescisão e falei: ou entro na área ou entro na área. Depois de alguns meses de estudos, consegui entrar. Pois bem, hoje já trabalho na área há 11 anos. Sou dev sênior, já fui tech lead por alguns anos e voltei a ser dev porque vi que aquele tipo de cargo, ou talvez da forma que era naquela empresa, não era para mim. Hoje tenho 38 anos. Recentemente, fui diagnosticado com TDAH. Sempre tive dificuldade em aprender qualquer coisa. Para aprender, tenho que ler a mesma coisa mais de uma vez. Acho que o empecilho que ele colocou de ser TDAH pode ser uma dificuldade, mas com as ferramentas certas, ele conseguiria progredir. E não digo nem de medicamentos, mas formas de estudo mesmo que funcionem melhor, sabe? Aprendi minha forma de estudar depois de muitos anos, tanto que por isso resolvi fazer avaliação neuropsicológica porque eu sabia que tinha um certo atraso ou algo de errado. Mas é aquilo, tem que GOSTAR! O cara pode ter um diagnóstico de algo ou não. Se ele não gosta do que faz, ele nunca vai se empenhar 100% ou fazer aquilo com paixão. O cara do post que você leu, na verdade, nem se descobriu. Hora fala de programação, hora fala de psicologia... na real, ele ainda não sabe o que quer.
@Lucas2RC Жыл бұрын
Esse vídeo traz uma luz pro momento. As pessoas não tem autoconhecimento(ou self awareness). Muitas pessoas vão correr pras colinas pensando que programar dá dinheiro, mas vão perceber que não é algo que gostam/não é algo que são boas. Nem todo mundo nasceu pra ser médico, advogado, engenheiro, ou programador. E ainda tem a crescente ramificação dos empregos de ti. Pensem bem, pesquisem, às vezes dá pra mudar de área, ás vezes muda-se de carreira. Eu mesmo estou ingressando em tech. Sei que não vai ser fácil, vou começar devagar com um estágio. Boa sorte e Deus abençoe vocês.
@JuniorTeixeiraDev Жыл бұрын
Excelente vídeo, eu precisava disso, tudo que é novo é difícil, mas eu adoro estudar e criar programas, estou em transição de carreira mas nunca achei que fosse fácil…
@canaldenerdyt Жыл бұрын
Tenho 32 anos e tenho TDAH. Sei dessa condição desde os 16 anos, quando tive uma profunda depressão e ao tratá-la fui diagnosticado. Fico muito triste com a banalização do transtorno, pq só quem realmente tem sabe como é. Porém, nem tudo é ruim, acreditem... Tenho hiperfoco em raciocínio, e isso me ajuda muito em algumas coisa, inclusive na programação, por exemplo. Porém, como disse, tenho 32 anos, e sei que se eu não tivesse TDAH estaria provavelmente bem mais a frente na vida, pq já comecei e larguei 3 faculdades, larguei o ensino médio tb e depois tive que concluir com ENEM. Enfim, tu foi atrasando eu conseguir chegar a ser alguma coisa. O vídeo tá em 5:02 e eu já li uns 7 comentários e estou digitando esse enquanto ouço o vídeo ahahah Mas posso dizer, programação é uma boa escolha pra quem tem TDAH e REALMENTE GOSTA DE PROGRAMAR. A dica pro TDAH, é escolher fazer aquilo pelo que é apaixonado. Não vai resolver todos os problemas, mas com certeza vai ser menos difícil. Abraços (se eu lembrar volto pro edit ao final do vídeo, que provavelmente vou ter que retornar e ver novamente, pra tentar absorver algo)
@civicmugenlxs2 ай бұрын
como diria itachi, "vc é fraco lhe falta ódio", pra gente que é pobre tem que vencer na base do ódio, não tem outra opção é vencer ou vencer
@Kimitri Жыл бұрын
Agora me fez refletir, pq na verdade eu não gosto de programar, eu gosto de criar, ver o que eu fiz funcionando é o que me dá a alegria, a programação é só um meio pra chegar nisso. Será que eu estou na área errada também?
@luccateixeira5470 Жыл бұрын
Em 03:05, o tradutor traduziu "cracked" para fracassou, quando na verdade é uma giria para "solucionar", "ir bem", como em Crack the Code, por exemplo.
@BrocchiRodrigo Жыл бұрын
Cara, louco esse post de fato! O meu caso é que minha formação era em outra área (logo psicologia kkkk), mas uma coisa era paixão e outra o que realmente gosto (que é tecnologia). Para sorte, eu nunca saí da área e por incrível que pareça, recentemente peguei uma pós focada em Java kkkkk (sim, doideira, mas eu comecei a mexer e curti bastante). Tenho duas coisas que penso sobre o vídeo: 1. Quem realmente gosta e se dedicar, terá sucesso se superar as dificuldades atuais. 2. Concordo totalmente sobre a questão de não se deixar definir por rótulos. E nesse ponto vou pegar uma coisa da minha primeira formação para incrementar isso: - O Google não define o seu diagnóstico e você não está capacitado para isso, até pq se todo mundo tivesse um rótulo, nós não seriamos humanos, mas sim meras mercadorias pré definidas com prazo de validade ainda mais curto que a vida.
@arturcamposcamara6772 Жыл бұрын
Eu concordo demais sobre a parte do TDAH, quando vc deixa um rótulo ou problema impedir , vc de fazer alguma coisa , eu msm sempre ouvi dizer que eu tinha , as vezes acho que sim , mas dane se , nunca fui atrás para saber e me esforço msm assim , descobrindo formas de se concentrar
@DevSkysz Жыл бұрын
sempre que eu sinto um mísero desanimo de estudar ou programar, vem o Lucas Montano do canal Lucas Montano dar um tapa na minha cara e me fazer refletir, sei que tenho Dislexia, sei que é cansativo ler mil vezes a mesma coisa ate entender, mas tbm sei que amo programar, sei que é questão de tempo até eu conquistar meu lugar no mercado, obrigado por este vídeo Lucas, Obrigado de verdade.
@sitecommerce Жыл бұрын
Acredito que esse rigor das empresas em contratar (tipo, o candidato teria que saber como funciona o 'útero' do TCP/IP), pode na verdade fazer com que elas percam devs extremamente talentosos nas necessidades reais que elas precisariam. É como precisar de um bom jardineiro pra cuidar da grama, mas a empresa querendo que ele seja formado botanica com especializacao em fotossintese e 'residencia no exterior'.
@VictorAlmeidaTroo Жыл бұрын
Cara, excelente vídeo!!! 👏
@rotognin Жыл бұрын
Baita vídeo! Outra coisa é estar atuando como Dev mas estagnado... Exemplo meu. Fiquei 13 anos programando em Cobol. Nesse meio tempo fui estudando e hoje to no php/backend. Ou seja, mesmo gostando da área, dentro dela tem seus caminhos que possam valer a pena ou não.
@alessandrohudson5221 Жыл бұрын
Salve Lucas!! É, como muitos disseram: programação não é fácil...realmente não é, mas...qual trabalho é? Acho que nem trabalhar como parlamentar dever fácil, ficar roub..ops, articulando as coisas lá em Brasilia e tal, enfim...Mas realmente a galera foi na onda dos "hypeiros" e compraram a ilusão de que iam ganhar muita grana rápido e fácil e todo o lifestyle. Sou dev há 5 anos (contando o período como stag). Já passei por muitos desafios, e várias vezes me vi querendo desistir, mas, dá mesma forma falei comigo: "vamos nessa, mostra pra quem acha que tu não consegue que você é capaz". A vida é assim, é uma luta diária. Tem que ralar, engolir alguns desaforos, passar um pouco de stress. Eu não sou nenhum fanático por estudar e tal (tem dia que desligo o PC e não quero saber de mais nada além do ficar no sofá e ver alguma coisa na TV), e tudo certo. O que não pode é se acomodar, porque a cada dia que passa a régua sobe mais. Algumas observações: - O pessoal anda olhando muito pra empresa grande, pra FAANG e tal e esquece que tem muita empresa aí que com certeza tem uma vaga legal e nem vai ser tão treta de entrar; - Muito foco em frontend e esquecem do backend. Cara, eu amo backend e suas complexidades (PS: C# é vida!!!!); - Soft skills. Muito foco em código, frameworks e tal e esquece de melhorar a si mesmo (comunicação, lidar com pressão, etc) e melhorar habilidades de analisar uma demanda, não buscam melhorar a visão sistêmica, além de não buscar a união entre qualidade e simplicidade. Tem muita coisa neste universo que não sei, mesmo sendo um dev pleno, mas não é um beco sem saída, como tu disse.
@tiagomachado5481 Жыл бұрын
Eu tenho TDAH, 37 anos, e namoro programação desde 2010, tenho um feeling pra codar, mas nem perto do conhecimento de um senior, em 2019 comecei a estudar com mais enfase (até onde o tdah permite). São tantos requisitos pra entrar na area de dev junior que desanima.. Eu só ainda estou no caminho, pq eu gosto de codar, a sensação que tenho quando codo, é a mesma quando tô jogando um game, se não eu já teria largado fora.
@wagnercordova7395 Жыл бұрын
Que interessante, eu acabei entrando não só por sempre ter interesse e ser fascinado pela área de TI, mas por uma simples frase que foi me dita em quase todos os lugares em que trabalhei "Você estuda demais", aparentemente eu não deveria estudar tanto. Escolhi essa área porque sempre é possível crescer, não só financeira e profissionalmente, mas pelo fato de estar em constante aprendizado. Aprendi que quase tudo é uma escola, mas se olharmos de um ponto de vista filosófico, viver é um eterno aprendizado, e algo que possa ajudar é, gostar e se dedicar a ser um aluno. Tendo essa consciência, que pode ser besteira, mas que funcionou para mim, acabei descobrindo que eu, como qualquer outro, pode, sim, ser o que quiser, a questão talvez esteja em saber o que de fato se quer.
@wesleyhallan8772 Жыл бұрын
19:20 então cara, apesar de hoje trabalhar no administrativo, eu atuei mto na frente de serviço, seja como técnico de segurança do trabalho ou como sinaleiro, por exemplo. Trabalho "fisico", não necessariamente braçal, mas que demanda esforço mais fisico do que mental é muito subestimado as vezes. Eu admito, cheguei a chorar de DOR nas pernas porque meu trabalho (jornada 12/36) me forçava a ficar 11 horas quase seguidas de pé, praticamente estático, e não importa o quanto tempo passasse, vc NÃO se acostuma com a dor. Como tst, era comum andar 12-15 km por dia indo nas frentes de serviço e acompanhando atividades (subindo em tanques de ácido fosfórico, catalisador de ácido súlfurico e enxofre, gesso, IDH, etc...). Cheguei a emagrecer 8 kilos em 1 mês trabalhando em uma única parada de fábrica, e cara, quantas vezes eu tinha que me sentar na calçada na hora de voltar para casa, porque as pernas não aguentavam mais dar um único passo. E olha que até gatorate a empresa dava para reidratação geral. Várias vezes quando chegava em casa, eu me deitava no chão da sala por 1 hora ou mais só para descansar as pernas, antes de conseguir tirar a roupa e tomar um banho, comer algo e dormir, porque no dia seguinte tinha que tá lá no raiar do sol novamente. É claro, cada pessoa tem um perfil diferente, tem pessoas que podem até conseguir tirar meio que de letra essa questão do esforço fisico, mas se tivesse que escolher hoje, eu escolheria mil vezes trabalhar com " mente".
@juannascimento33695 ай бұрын
Por isso gosto desse canal, acredito que temos que ser inteligentes e nao se comparar com ninguém, mas se comparar com nós mesmo. Posso ter TDAH, mas aprendo a lidar com as minhas limitações e me melhorar e não tornar como um rótulo. Eu desenvolvi umas técnicas de estudo, nada se aprende rápido
@mfedatto Жыл бұрын
Comecei a programar aos 15 anos, comecei a trabalhar em tempo integral com programação aos 16, em 2001, e nunca tive sequer uma sombra de dúvida de que amo programar. Quanto mais difícil fica, mais frustrado eu fico, e mais instigado a sair do outro lado eu fico. Conheça a si próprio!
@alaanvv Жыл бұрын
caralho tu conseguiu um job com 16 anos e 1 ano de xp. como fez isso? comecei aos 15, to fazendo 18 agora e nunca rendi 1 cent
@alaanvv Жыл бұрын
ata, 2001, imagino que era diferente
@mfedatto Жыл бұрын
@@alaanvv encontrei um trampo meio período num site da minha cidade.
@JonathanBandeira Жыл бұрын
Tenho 32 anos, demorei 7 anos para me formar SI em uma faculdade pública, que era meu sonho, e hoje trabalho desenvolvendo sites e quase desisti várias vezes, o tdah vem comigo a minha vida inteira, adorei esse vídeo e me vi em todas as mensagens, além de tdah, obrigado por fazer esse vídeo, vejo que não to sozinho
@odravison Жыл бұрын
Fala Lucas, gosto muito do teu canal e é uma fonte de entretenimento muito boa! A maneira como tu aborta os assuntos e destrincha-os é muito cativante :D Só um disclaimer aqui sobre o comentário do carinha que fala que "fracassou na entrevista e foi rejeitado". O tradutor traduziu "cracked" para "fracassou" mas na verdade o significado é de que ele "detonou" na entrevista, fez ela muito bem. Tradutor as vezes distorce o sentido da frase hehehe
@brunocardoso8277 Жыл бұрын
Esse lance do hashmap foi foda. Só de tu saber quais são os algoritmos pra resolução de colisão, já deveria ter passado. Mas assim, concordo com tudo que você falou, impressionante como criamos heurísticas pessoais tão parecidas hahahh
@Eliasdevcode Жыл бұрын
Olá, Lucas Montado do canal Lucas Montado! Estou terminando um bootcamp fullstack Spring + React com TS em 3 meses. SIM em 3 meses... Os assuntos dos seus vídeos estão com um timing ótimo para mim. Obrigado pelo seu trabalho, em breve volto a ser membro e estudar seu conteúdo para membros. Aprendi bastente sobre POO com as suas lives antigas.
@paidiferentao Жыл бұрын
No Final do vídeo vc falou sobre as possibilidades nessa área. Nos últimos dias conheci seu canal porque comecei a pesquisar sobre continuar com meu negócio ou arrumar um trabalho fixo. Confesso que me ajudou muito seu canal, tive uma infância difícil e não tínhamos grana, mas consegui estudar com muita dificuldade e nessa carreira encontrei meu rumo. Foram 10 anos de prosperidade e muitos desafios, mas com certeza uma pessoa na minha condição dificilmente teria os rendimentos que tive ao longo da carreira em outra profissão. Pensei em mudar de área, arrumar um trampo mas como empreendedor vejo possibilidades que um trabalho fixo ou outra profissão não teria. Veja na lista das pessoas mais ricas do mundo ao longo da última década, quantos são de tecnologia? Sei que dinheiro não é o mais importante, mas acho muito legal trabalhar numa área com infinitas possibilidades. No meu caso, a riqueza foi trabalhar no próprio negócio em home office, isso me permitiu cuidar do meu filho pcd e acompanhar o desenvolvimento dele. Já são mais de 7 anos nessa pegada e com um chefe seria difícil essa liberdade e presença. Parabéns pelo canal!
@FelipeGustavoaqui Жыл бұрын
Um dos melhores vídeos que assisti esse canal!
@georgelucas4154 Жыл бұрын
Estudo no UFRPE/UAST, tem um quadro de uma turma formada em SI de alguma ano na década 2010s, onde só tem duas pessoas formadas! Ou seja essa evasão não é de agora!
@samukapsilvas Жыл бұрын
Incrível seu vídeo colega. Sucesso !
@kp_beta Жыл бұрын
O mais legal do final do video é que assim que o lucas citou o rich cousin, apareceu um anuncio dele kkk
@wagnersillvaa Жыл бұрын
Difícil é acordar 4:30 e ir trabalhar, voltar pra casa só de noite e ter pouco tempo com a família, como meu Pai a vida quase toda. Difícil é trabalhar de domingo a domingo até as 23h da noite, como minha mãe fez a vida toda. Ambos fizeram sacrifícios por mim. Programação não é difícil!! Só não é fácil demais hahaha eu iniciei meus 18 anos estudando para concursos militares, fiquei até meus 23 anos tentando, passei em alguns, mas, o específico que eu queria, não deu... procurei uma faculdade qualquer pra ter diploma e escolhi ADS, e olha só... MELHOR CARREIRA DO MUNDO kkkkk entrei de paraquedas e não largo!!!
@hm-henriquematias Жыл бұрын
19:00 falou do Pokedex, deve ser bem membro do Chorume (comentário só pra ajudar no engajamento pra esse video ajudar a desprimiriquizar a mente das pessoas corroidas por coachs)
@RonaldoDorneles Жыл бұрын
Obrigado cara, de verdade. Me considero burro/tdah. tanto que to escrevendo esse comentário com 3:39 de vídeo. Quanto mais vejo gente abandonando programação, mais vontade sinto de entrar nesse mercado, hue.
@GuttoLaudie Жыл бұрын
Como alguem com TAB, concordo com tudo kkkkkkk. A partir do momento que entendi minhas limitações e comecei a procurar como contorna-la, comecei a fazer projetos muito mais complexos e mais disposto pra encarar dificuldades, se eu venci minha cabeca, imagina um problema do trabalho...
@dannleal Жыл бұрын
A programação foi o que me fez descobrir o Design. Sempre soube que iria trabalhar com Tecnologia e sempre gostei de resolver problema, mas programar nunca me pegou muito. Quando descobri UX, Design de Produto finalmente entendi: quando você gosta, você continua mesmo que tudo esteja ruim. Não adianta se tornar programador pelo hype, seja o melhor na área que você gosta do que o pior de uma que você não gosta.
@analuiza2677 Жыл бұрын
Eu trabalhei em uma empresa na qual eu era a única dev full time da empresa, eu basicamente tinha umas 3 funções dentro da empresa, uma das quais envolvia explicar tudo o que eu fazia ou não para a dona e a designer (que não majavam nada de programação) e toda vez que me vem com essa pergunta eu conto a mesma estorinha. Tô aguardando a próxima experiência do tipo pra ter outra estorinha do tipo. Sei que nem todo mundo tem uma estorinha assim, mas se tiver fica a dica.
@nathan6511 Жыл бұрын
Eu precisava disso, Lucas. Obg, agr sei que estou no caminho certo, percebi que mesmo com todas as dificuldades da area eu gosto de programar e lidar com tecnologias
@guilhermeraber299 Жыл бұрын
A questão dos diagnósticos é que as pessoas procuram uma desculpa, uma justificativa, e não contornar as condições que tem
@maluconadaver Жыл бұрын
concordo bastante , cara a questão do tdah que muita gente fala na internet é um saco, duas coisas que realmente funciona é ter rotina forte e fixa e sentar a bunda e estudar é isso o teu canal é foda mano
@rafaeldiniz7810 Жыл бұрын
Uma velha e sábia frase, dizia: trabalhe com aquilo que você ama. Hoje sou dev com mais de 5 anos de experiência. Meu caso, quando comecei, programação não pagava bem, exceto devs JAVA com mais experiência. Programação era visto como uma área de porão da empresa, com pessoas estranhas e longe dos holofotes. Maaaas, mesmo assim, trabalhando em uma outra área diferente de desenvolvimento, EU TINHA O TESÃO de todos os dias aprender sobre programação, desenvolver produtos, sem necessariamente trabalhar formalmente com isso. Anos depois, por eu gostar tanto e amar o conhecimento mais profundo e raiz, comecei a trabalhar e até hoje estou aqui. Não desistam. A palavra chave é: Façam aquilo que você ama fazer e sejam um amante ardente da curiosidade e do conhecimento.
@ricardocarvalho6248 Жыл бұрын
Tenho 42 anos e já passei por muitas dificuldades, mas a maioria delas nunca existiu.
@marcuspedrassi7898 Жыл бұрын
Obrigado Lucas, que se de dane tdah msm! Sem histórias tristes, obrigado pelas palavras reais em tempos de superficialidade!
@RikFereira Жыл бұрын
Cara, comentei em um vídeo seu sobre justamente isso. Nunca se sabe o dia de amanhã. O triste é se o cara largar tudo o que aprendeu e nunca mais usar. Aconteceu algo similar comigo, estudei CC, larguei no terceiro ano querendo desistir da programação, fui estudar pra fazer um curso de humanas (queria história ou economia, na época), fui pra geografia. Lá eu descobri que dava pra usar 100% do que eu vi em CC (eq diferenciais, pdi, bancos de dados etc.). Hoje sou analista/dev GIS e me sinto bem com a minha opção, mas foi decidir não jogar fora meu background em CC que me fez seguir o caminho que sigo hj. Tmj!
@GURIDEIDADE_MUGEM Жыл бұрын
Eu queria comentar tanta coisa nesse video que daria 1 livro. Mas o importante é que esse video me animou de alguma forma e to indo ali codar algo sem compromisso em ves de perder tempo com qq outra coisa, vlw Lucas montano