O que considerar antes de ter um filho - De Repente CRINGE | Podcast

  Рет қаралды 16,341

Luisa Accorsi

Luisa Accorsi

Күн бұрын

No episódio 62 de De Repente Cringe, Luisa e Nanna falam sobre maternidade e sobre ter ou não filhos. Quais os motivos e consequências dessas escolhas?
Luisa veste NV
Nanna veste Camiseta Massimo Dutti, Vestido Ganni e Papete Ferragamo
Agradecimento especial ao @for.you.studio e a @marleipierolo que cuida da nossa beauty! E à @enlevoatelie pelas nossas canecas personalizadas!
Encomende aqui a sua caneca do Pod e ajude o RS:
www.enlevoatel...
Instagram: @derepentecringepod
*Escute também nas plataformas Spotify e Apple Podcast.

Пікірлер: 206
@neilamachado4675
@neilamachado4675 4 күн бұрын
Recentemente me tornei mãe, meu bebê está com 4 meses. Hoje, por exemplo, foi mais uma noite desafiadora, passei a noite em claro. Eu estava muito cansada e comecei a chorar meio comedida enquanto trocava a fralda dele, quando olhei para o rostinho dele, ele estava sorrindo pra mim e mostrando a língua (aprendeu ontem) 🥹, só consegui agradecer a Deus por ter meu filho, não tem explicação esse amor incondicional. Eu penso que ele depende de mim pra viver, literalmente, e eu posso cuida-lo e ter o presente de ver um pedacinho meu e do meu marido crescendo e descobrindo o mundo, é lindo demais. Para mim, nada que eu pudesse fazer na vida seria tão importante quanto isso.
@ChaylenneMuquim
@ChaylenneMuquim 4 күн бұрын
Eu estou tão, mas tão feliz por ver essa nova fase da Luísa! Ela entendeu o sentido de ser mãe e de ser mulher, dos papéis que exercemos e das suas importâncias. Parabéns mesmo!
@garotagenial
@garotagenial 4 күн бұрын
Sempre vejo mulheres falando que as mulheres que não querem ter filhos são egoístas. Mas acho que vale a pena pensar que escolher ter um filho ou vários sem as condições de oferecer o básico (alimentação, um lar livre de abusos e saúde) apenas para realizar o seu sonho de ser mãe, isso sim é egoísta. "Ah, mas o que importa é o amor", concordo que é o que mais importa, mas mesmo isso falta em muitos lares. Muitas famílias nem cuidam das crianças, sobra para as avós. Já cansei de ver famílias nessa situação que falei acima. Mas mesmo para as que não querem ter porque não querem mesmo, digo que não precisam justificar pra ninguém. Egoísmo mesmo é querer impor na vida do outro o que você acha que é bom pra você.
@dayannadacostatavaresmonte8835
@dayannadacostatavaresmonte8835 Күн бұрын
Nesse contexto concordo com vc,mas o que vemos hj sao pessoas com condiçoes financeiras dando essa desculpa.
@dayannadacostatavaresmonte8835
@dayannadacostatavaresmonte8835 Күн бұрын
Amo ouvir o lado da Luisa essas questoes de maternidade,ela e muito madura e sensata apesar de todo privilegio que a cerca .
@vanessasimonelli6743
@vanessasimonelli6743 4 күн бұрын
Sempre achei que não queria filhos, ai, quando pintou os 35 virou uma chavinha na minha cabeça e quis. Engravidei e sofri um aborto, depois outro e outro (havia descoberto a trombofilia e estava medicada no terceiro, mas a gravidez ainda é de risco e você pode perder). Então fiquei louca, me tornar mãe virou minha obsessão. Enfim, para resumir hoje tenho meu menino de 5 anos e sou imensamente feliz com ele. Porem, minha cabeça mudou tanto. Estou com o pai dele desde o 20 anos, se voltasse no passado diria para a Vanessa de 20 não ter tanto medo, aconselharia a engravidar jovem (a trombofilia segundo meu médico não costuma afetar mulheres na casa dos 20 anos), daria netos aos nossos pais com eles na casa dos 50 (hoje os avós do meu filho estão na casa dos 70 e estão bem senis). Enfim, amo a maternidade, mas depois que fui mãe, sinto uma melancolia lá no fundo do meu ser, que me faz pensar todos os dias que faria tudo diferente. É sobre ser imensamente feliz e sobre sofrer, pelos novos medos, escolhas e arrependimentos.
@chalinelourenco940
@chalinelourenco940 Күн бұрын
O importante é que tu podes passar o testemunho para as gerações vindouras. Não te cobres tanto, aproveita a tua benção( filho ) e viva 🫶🏾
@vanessalvex
@vanessalvex 3 күн бұрын
Esse episódio de hoje sem dúvidas foi um dos mais detalhado e completo, discutiu o tema com a profundidade necessária. Valeu muito esse papo. Acredito que o relógio biológico de fato é um grande divisor. Obrigada, pela discussão meninas. Parabéns!
@dingeraraujoo
@dingeraraujoo 4 күн бұрын
30:26 gente, só eu que fiquei emocionada quando a Luli fala sobre esse propósito? ❤🥲🥲🥲 maravilhoso! Amei esse pod!
@maricszb03
@maricszb03 4 күн бұрын
Me identifiquei 100%!!!
@willianeedel4324
@willianeedel4324 4 күн бұрын
Eu amei esse podcast ! Sem dúvidas o diferencial de vocês é o conhecimento e uma grande abertura para pensar sob diferentes prismas.
@liviagaldez4626
@liviagaldez4626 4 күн бұрын
“Eu achei propósito nas minhas crianças”. Meninas, vcs são maravilhosas!
@ateliemakeupbrasil6429
@ateliemakeupbrasil6429 3 күн бұрын
mas isso acontece com a maioria das pessoas que tem filhos.. e isso acontece basicamente pq tb a maioria das pessoas nunca viveram pra nda e nem ninguem alem delas mesmas.. nunca tiveram um trabalho social ou uma entrega de vida tão profunda a algo além de si msmo. acompanho a luisa a mto tempo e como rica d berço q é.. vivia para viajar e satisfazer os proprios desejos. a irma imagino q seja igual. por isso do despertar ao ter filhos, pq vc ve algo maior além de si msmo.. porém se antes dos filhos, as pessoas olhassem para fora, ja encontrariam propósitos. uma pena!
@juliag.nascimento1095
@juliag.nascimento1095 4 күн бұрын
Gentee amei!! Decisão mais difícil da vida…. Simplesmente esse é o tema da minha terapia kkkkkk
@rafaelasymonds
@rafaelasymonds 4 күн бұрын
Duas🥲 Meu dilema é morar em outro país e tudo relacionado a isso.
@carlaaguiar4032
@carlaaguiar4032 4 күн бұрын
eu também comecei a terapia por conta disso
@mariliacarvalho9889
@mariliacarvalho9889 4 күн бұрын
Caramba! Mais pessoas passando por isso. Pensei que fosse só eu
@refreitasferreira
@refreitasferreira 3 күн бұрын
passei por isso 7 anos atras e mesmo cada historia sendo totalmente diferente, apesar de ser muito dificil vai te dar a oportunidade de ser "só" mae. na plenitude mesmo, hj vejo que foi uma benção, se tivesse ficado no Brasil essa primeira infância do meu filho teria sido engolida pela correria. fora temos mais tempo pra tudo. Aconselho!
@soubeatriz
@soubeatriz 4 күн бұрын
O que pega pra mim sobre ser mãe, é dar um péssimo pai para meus filhos… Tá difícil sim, homens responsáveis, que pensam em priorizar e formar uma família, enfim… E ser mãe solo não é uma opção para mim, pois o papel paterno faz muita diferença!
@renattapotter
@renattapotter 4 күн бұрын
investi muito na minha carreira e tenho um casamento muito feliz. Tenho muito medo de ter filho e me arrepender, de me sentir sobrecarregada, de causar o caos na minha vida. Fico oscilando entre "vou arriscar e ter filho" ou "pra quê trocar o certo pelo duvidoso? Já estou feliz". No fim, é uma decisão difícil e incerta. Não dá para saber se você vai amar e sua vida vai mudar para melhor (o que acontece com muitas) ou se você vai sentir falta do que tinha antes e vai se arrepender (o que também é possível).
@refreitasferreira
@refreitasferreira 3 күн бұрын
se permite uma opiniao: se teu chefe te oferecesse um desafio com grandes chances de sucesso, mas muito dificil , vc aceitaria ou ia falar q prefere ficar onde esta pra sempre? acho q vc toparia né? entao, a vida ta de dando a mesma oportunidade. Se joga
@loreaguiar5670
@loreaguiar5670 2 күн бұрын
Tenha filho! Ainda mais se vc já tem uma vida já é equilibrada. Depois de um filho vai experimentar o verdadeiro significado do amor! Tbm tinha dúvidas, gostava da minha vida, mas hoje, depois do meu filho, vejo que foi a melhor decisão que tomei na minha vida !
@thelmavasconcelosfernandes
@thelmavasconcelosfernandes Күн бұрын
Renata posso se dizer com certeza que a única coisa que a gente nunca se arrepende é de um filho. Profissões vem e vão , assim como sucesso, mas os filhos são o próprio amor ali diante dos seus olhos: isso significa se doar, se sacrificar, dar a sua vida em prol de alguém sem esperar nada em troca.
@sandrabatista6909
@sandrabatista6909 3 күн бұрын
Amei o episódio, me emocionei! Eu parei de trabalhar quando nasceu meu segundo filho e não voltei mais! As vezes é difícil, você sente que não é valorizada por não estar no mercado de trabalho! Meu caçula tem TDAH e troca algumas letras, foi difícil a alfabetização (ainda mais com a pandemia) ano passado ele repetiu de ano e me senti tão incompetente, mas esse ano ele passou, aprendeu a ler e me senti feliz porque a evolução dele é a minha evolução como mãe! Obrigada por esse episódio tão empático! 😘♥️
@DaniStutz
@DaniStutz 4 күн бұрын
Esse vídeo tinha que ter sido há 5 meses atrás. Agora já estou grávida!! 😂😂😂😂😂😂😂 Brincadeiras à parte, não posso reclamar, está sendo uma gestação super tranquila, faço atividade física, me alimento bem, fiz de tudo que eu queria antes de engravidar, trabalhei, viajei o mundo inteiro, fiz faculdade, tenho um marido ótimo… Não posso reclamar de nada, e parar um pouco a vida para cuidar de um bebezinho! ❤❤❤❤❤
@celiabatista7520
@celiabatista7520 4 күн бұрын
Ebaa achei q não ia ter o pod hoje,amoo vcs meninas! Realmente hoje em dia está muito difícil ter filhos, principalmente porque poucos homens estão exercendo o seu papel de pai, além da situação sócio econômica estar bem difícil!!❤❤❤
@gilmapereira674
@gilmapereira674 4 күн бұрын
Exatooo
@marianasilverioo
@marianasilverioo 4 күн бұрын
Não parem nunca! Que podcast ❤️
@claudiamarisboccatogonzale7653
@claudiamarisboccatogonzale7653 4 күн бұрын
Pra uma geração essencialmente materialista e egoista como nos dias de hoje, é perfeitamente compreensível esse discurso aí de cima. Exemplo disso é só conseguirem enxergar filhos como tração de trabalho ou suporte para a velhice. Filhos são extensão do amor, continuidade, formação de família e é o maior motivo propulsor para lutarmos mais e conquistarmos nossas vitórias. Pra quem tem filhos, com dificuldades ou não é muito mais compensador fazer uma viagem e mostrar o mundo a eles do que fazer uma viagem sozinha. A principal cura da depressão é parar de olhar pra si mesmo e dedicar-se um pouquinho aos outros. Essa é a verdadeira definição de felicidade. Filhos: meu maior ❤.
@cynthia.terapeuta
@cynthia.terapeuta 4 күн бұрын
Claudia, eu faço parte dessa geração egoista. Eu só tenho uma filha e não quero ter mais. Concordo plenamente com seu ponto de vista, eu não conto mentiras pra mim mesma. Esse negócio de condição, situação do mundo e outros são discursos egoistas mesmo. Realmente estamos pensando em nós mesmas e no nosso bem estar.
@catiaantunes4494
@catiaantunes4494 4 күн бұрын
@@cynthia.terapeutaoi. Vou falar do ponto de vista de outro país no meu caso Portugal, sou portuguesa mesmo e esta é a realidade que eu conheço. Muitas amigas minhas queriam /gostariam de ter mais filhos mas economicamente não dá seria quase impossível (mais de 2). A obrigatoriedade do que exigem hoje em dia não dá para ter variossss filhos sendo de classe média baixa. E não estou a falar em ter ténis de marca, tou a falar de tudo o que é exigido em termos de educação saúde habitação … simplesmente o dinheiro não dá para ter vários filhos …. E caso pessoas que não tenham condições financeiras arrisquem nisso vão viver ou de apoios do estado ou vão viver (mesmo com apoios) mal. E depois há organismo que estão de olho nisso, e correm até o risco de serem retirados as famílias. Não considero que seja apenas egoísmo. Muitos jovens não conseguem sequer sair da casa dos pais por causa dos preços que está a habitação. As contas não fecham percebem ? Não é só egoísmo
@anna-dk1wf
@anna-dk1wf 4 күн бұрын
Falou tudo!! ❤️❤️❤️❤️
@mariliacarvalho9889
@mariliacarvalho9889 4 күн бұрын
@@catiaantunes4494muito sensata sua fala ❤ não se trata somente de egoísmo
@amandasimeao7719
@amandasimeao7719 3 күн бұрын
Concordo plenamente!
@sarahfab-em6cx
@sarahfab-em6cx 4 күн бұрын
Que episódio importante e que discussões bem embasadas e racionais. Eu tenho 35 anos e ser mae sempre foi uma questão em terapia para mim, nao conseguia ter clareza nesta decisão. Finalmente hoje, depois de tantas reflexões decidi tentar por todos esses motivos que vcs discutiram no podcast. Penso mt parecido em relação ao propósito envolvido em maternar.
@priscillamouraooficial
@priscillamouraooficial 4 күн бұрын
Eu já muito feliz em outras fases da vida, mas, nada comparado à alegria de olhar para aquelas mini pessoinhas andando pela casa 🥰 eu fico exausta todos os dias, não tenho nenhuma ajuda (a não ser aos sábados, que passam parte do dia na casa da vó), tenho 3 filhos, mas, depois que eu coloco eles para dormir, eu realmente paro e agradeço, porque eles são incríveis demais, como eu amo! Oro por eles, coisa rápida, e, tento realmente sempre ver o lado bom de ser mãe (às vezes aos prantos, de tão cansada) ... não dá pra explicar, é uma coisa louca mesmo
@soubeatriz
@soubeatriz 4 күн бұрын
Muito bom esse episódio… Eu me sinto como a Luísa…. Eu tenho 26 e me sinto sem propósito. Tenho muita ansiedade e uma tristeza por conta dessa falta de propósito…. Sinto que na maternidade, eu me realizaria por exatamente ter um propósito! Criar um ser humano é algo extraordinário!
@RaquelTips
@RaquelTips 3 күн бұрын
Não tenho filhos (ainda), mas penso que no fim da vida vou olhar pra trás e pensar "eu vivi pra quê?" 😢 Acho o projeto mais lindo de todos 🤩
@ateliemakeupbrasil6429
@ateliemakeupbrasil6429 3 күн бұрын
procure um projeto social para se enquadrar. a vida não se resume aos proprios filhos. se cada mulher olhasse para crianças, animais e/ou idosos que precisam de amor, não se sentiriam tão perdidas. essas meninas serão depressivas aos 50 e poucos, pq qdo os filhos estiverem longe, perderão o tal sentido da vida, ja q tudo se resume a eles. portanto um conselho pra vc q esta sem proposito, busque cuidar de algo q seja alem dos seus proprios filhos, que aí vc encontrará o proposito REAL da vida
@RaquelTips
@RaquelTips 3 күн бұрын
@ateliemakeupbrasil6429 esse é o propósito real da minha vida 🙏🏻 não tem problema nenhum nisso. Obrigada pelas sugestões 🥰
@stefaneiris3318
@stefaneiris3318 4 күн бұрын
A questão financeira é importante sim, ás vezes o que é pouco e básico pra uns é MUITO na realidade de outras pessoas, moro em outro estado que minha família, não tenho rede de apoio, então preciso de alguém trabalhando em casa pra poder trabalhar, precisei colocar na escolinha pra poder conviver com crianças e não ficar em casa o dia todo convivendo só com a babá, leite, fraldas, só isso fica por volta de 2,5 mil. Tem famílias que a renda mensal é menos que isso. Não sou rica, mas tenho uma vida estável, estou grávida do terceiro bebê, só consegui ter o primeiro aos 34, depois de estar numa condição financeira melhor.
@pedrobom_alice
@pedrobom_alice 4 күн бұрын
Atualmente digo que não quero ter filhos. Me sinto exausta trabalhando fora, praticando atividade fisica com intensidade, limpando casa, cozinhando marmita pro trabalho, cozinhando comida pro dia dia, preparando lanchinhos saudáveis, limpando casa, lavando e guardando roupa (isso que meu marido faz MUITO por nós também). As vezes me sinto tão exausta que até choro na tpm kkk! Então assim, na minha atual circunstância, com a minha atual rotina, é humanamente impossivel eu cogitar a possibilidade de ter filhos. Pra eu ter filhos eu teria que abrir mão de muita coisa, e muita coisa que eu gosto da minha rotina. Mas é incrivel pensar que se eu ganhasse na mega sena por exemplo, eu teria filho amanha mesmo kkk! Então a questão pra mim nem é essa de "não querer ser mãe" e tal, é puramente financeiro. Não quero parar de trabalhar, mas dai iria me cobrar muito por não conseguir estar presente 100% na maternidade, enfim, me sinto exausta só de pensar kkk. Mas se as condições fossem favoráveis, se eu tivesse alguem pra ajudar a cuidar, alguem pra ajudar na casa, e continuasse tendo minha renda e minha independência, eu com certeza teria filhos. E isso é bem triste, eu tenho só 26 anos, mas ja sofro demaaaiss com isso kkkk. Pq sei que temos um reloginho biológio e uma hora ou outra eu vou ter que parar pra pensar REAL sobre isso.. mas por enquanto vou so empurrando com a barriga esta decisão.
@suellenferreira899
@suellenferreira899 4 күн бұрын
Realmente concordo totalmente com você !
@PaparazziVictim
@PaparazziVictim 4 күн бұрын
Alice, posso te dar meu ponto de vista? Eu tinha uma rotina muito parecida com a sua. Trabalhava de casa, porém acordava 6h e só ia dormir meia noite sem sair da frente do computador. Não almoçava direito, não conseguia limpar minha casa dignamente, sempre estava na correria e doente por estresse e displicência comigo mesma. Semana passada eu tinha um insight quando me vi às 20h sentada no sofá lendo um texto sobre como ser mãe pode alinhar as prioridades. De repente, eu percebi que com a maternidade eu precisei realmente alinhar o que era prioridade e o que não era. Meu dia que não sobrava para nada precisou ser reformulado para caber um bebê e, passado o caos dos primeiros 4 meses, meu tempo se multiplicou de uma forma que nem sei explicar. Minha filha hoje tem cinco anos e eu trabalho o mesmo tanto ou mais que antes (sei porque trabalho por produção e hoje ganho mais do que antes), porém eu encaixo tudo no tempo que posso trabalhar, sem enrolar, sem perder o foco. Além disso, ficar com ela me exige um certo descanso. Se ela está vendo TV, eu quero ficar junto para ver o que ela está vendo e acabo assistindo alguma coisa no celular nesse tempo. Hoje não tenho vários problemas de saúde que tinha antes, porque precisei me alimentar melhor já que oferecia boas opções para ela. Hoje eu me exercito porque quero viver bastante para estar com ela por muito tempo. Enfim, eu vejo muito se falando como a maternidade é cansativa, e é, mas o trabalho é cansativo também e ninguém te manda pedir demissão rsrs A maternidade também pode ser muito boa para quem tem um estilo de vida extremamente cansativo e demandante. Ah, e tenho um total de zero rede de apoio. A família toda mora longe e não tenho amigos próximos aqui. Até isso eu vejo que ajuda na hora de ter que viver as prioridades.
@pedrobom_alice
@pedrobom_alice 4 күн бұрын
@PaparazziVictim entaaaoo, eu me vejo numa eterna correria. Eu tô sempre com pressa e sempre fazendo 30 coisas ao mesmo tempo... Além de tudo trabalho em outra cidade, aí as vezes vou o caminho inteiro pensando o que fazer primeiro quando chegar em casa, pra ser mais ágil kkkkk (se é colocar a batata pra cozinhar e ir botar roupa pra bater, ou se não colocar o feijão de molho... Ansiosa que fala né?) Então eu fico desesperada com isso da maternidade justamente pensando que é impossível encaixar mais coisa na minha rotina, pq faço tudo correndo! Então assim, é fato que teria que redefinir minhas prioridades e isso me assusta um pouco. Acho que pra ter eu ter um filho eu não poderia ficar pensando muito sabe?! Não poderia colocar na ponta do lápis os prós e contras, pq senão tenho certeza que não vou querer ter 😌🥲
@joanatavares8211
@joanatavares8211 4 күн бұрын
Identifiquei-me com este episódio pois não tenho filhos nem pretendo tê-los. Sempre acompanho vcs!
@stefany668
@stefany668 9 сағат бұрын
Meninas, apenas CONTINUEM trazendo temas que nos provoquem a pensar, tenho 27 anos, não tenho filhos e temas como esse, me dão animo para pensar além da minha carreira. Bjs
@joanicearaujooficial
@joanicearaujooficial 3 күн бұрын
Que episódio top!! Me identifiquei muito com a fala de vocês 👏🏼. Queria poder dar vários likes
@fernandawiik5999
@fernandawiik5999 4 күн бұрын
Oi meninas! Vou deixar meu relato, um pouco longo, por viver esse dilema há muitos anos. Minha avó materna teve 8 filhos, ela perdeu 2 filhos bebês e uma filha com 23 anos em um acidente de moto, junto com o namorado. Na época eu tinha 3 anos, então cresci com essa marca. Por anos, vi o sofrimento da minha vó e das minhas tias por causa desta perda. Escutei várias vezes que “minha avó morreu no dia que a filha morreu”. Ouvi histórias da dor e vivi essa dor com eles enquanto eu crescia. Este foi um dos primeiros marcos na minha trajetória do “ter ou não filhos”. Uma tia e um tio resolveram não ter filhos e hoje eles estão na casa dos 50 anos. Ambos viveram essa perda profundamente. Nesta época, na minha adolescência melancólica, pensei um tempo como Brás Cubas: “Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria.” Via histórias de mães que perderam os filhos e ficava pensando se queria ou não me expor a este risco. Mesmo ciente de que eu abriria mão de coisas boas também. Sou da área da saúde e, durante minhas rotações em pediatria, vi o sofrimento das famílias com o filhos doentes, pais chorando nos corredores porque o prognóstico do filho era ruim, vi crianças morrendo, vi procedimentos invasivos, meninos e meninas passando meses nos hospitais. Isso contribuiu para um afastamento da ideia da maternidade. Recentemente, em uma conversa familiar sobre esse tema, em que falei abertamente sobre isso, me surpreendeu a forma como fui acolhida, já que muitas vezes a primeira resposta é o julgamento e as respostas prontas para o “tenha sim”. Uma das minhas tias que não teve filhos, disse que hoje considera que deveria ter tido, mesmo com o histórica da perda da irmã e o consequente adoecimento da mãe. Essa confissão pra mim foi muito mais significativa e motivadora do que pessoas que têm filhos me darem argumentos genéricos sobre ter filhos. Em paralelo a esta experiência de perda, sou a filha mais velha e cresci com a ideia de responsabilidade muito forte. Não dar trabalho, fazer o corre para melhorar a qualidade de vida, ajudar os irmãos, entre outros pontos. Não acho que isso seja ruim em si, mas quando você pensa em mais alguém pra cuidar, também assusta. Quando estava no ensino médio eu pensava que precisava me forma pra ajudar meus pais a pagar o estudo do meus irmãos. De fato, consegui isso e fico muito feliz. Continuo financeiramente ajudando meus pais, meus irmãos, contribuindo com outras pessoas, enfim. Então, a ideia do egoísmo me desanima quando é o primeiro argumento de alguém sobre quem não quer ter filhos. Muitas mulheres estão em um papel de cuidado intenso desde pequenas, enquanto alguns homens não precisam lidar com isso na infância e na adolescência. Hoje estou com 29 anos, sou casada com um parceiro incrível, que com certeza é a melhor pessoa que eu poderia imaginar como pai. Casei com 23 anos, consciente de que ter filhos é um sonho pra ele. Desde que começamos a namorar, penso, repenso e ressignifico a maternidade, apesar de saber que só se sabe quem vive. Esta questão do parceiro é de fato um ponto transformador. Continuo tendo medo da perda, da doença, da sobrecarga, da responsabilidade física, mental, emocional e espiritual. Entretanto, ele abriu mão de coisas por mim e entendo o valor que a paternidade tem pra ele. Um dos meus sonhos era morar fora do Brasil. Não era um sonho dele, mas ele fez isso se tornar um sonho pra ele também. Como disse, casei ciente do desejo dele ser pai e concordei com isso, o que não me livrou das incertezas e inseguranças. Infelizmente, ainda existe muito julgamento e reducionismo ao egoísmo, que bom que vocês abriram espaço pra falar sobre isso! É bem legal a Luli falar também sobre essa necessidade de negociar a vida, abrir mão, dar espaço pro outro. E o casamento depende muito disso! Tem coisas que a gente tem que fazer com medo mesmo. Talvez outras mulheres, quando encontrarem um parceiro legal, também se sintam mais seguras pra viver a maternidade. Atualmente, não tenho filhos, mas pretendo em algum momento embarcar nessa jornada. Outro ponto é que sou de contexto cristão, então acaba sendo mais tabu ainda lidar com esse sentimento. Eu entendo os argumentos e isso também me motiva, considerando que sei pouco da vida e que, baseado na minha fé, os filhos são vistos como herança. Por fim, creio que hoje eu posso tomar essa decisão de forma muito mais consciente, profunda, racional e com suporte de quem eu amo. Por conversar com outras pessoas sobre isso, principalmente com o meu marido, pude ver e negociar pontos importantes, pensar, ouvir outras ideais, entender que tenho suporte e abertura para discutir meus medos. Hoje já não penso como pensava aos 17 anos. Compreendo que a miséria humana é uma vida sem esperança e, graças a Deus, entendo que esperança, como diria o Cortella, é mais do que espera passiva: “É preciso ter esperança, mas tem de ser esperança do verbo “esperançar”, porque tem gente que tem esperança do verbo “esperar”, e essa não é esperança, é pura espera. Ah, eu espero que dê certo, eu espero que funcione, eu espero que aconteça... Isso, repita-se, não é esperança, mas um mero aguardar passivo. Esperançar é ir atrás, é se juntar, é não desistir; esperançar é procurar em nós e à nossa volta as sementes que urge exterminar, de forma a limpar terreno para proteger o futuro e acolher a vida com mais plenitude.” Entendo as mulheres que tem medo pelo medo, por questões econômicas, pela falta de segurança, falta de apoio, enfim. Sempre haverá um porém em tudo na vida. E a gente precisa colocar na nossa balança o que pesa mais. Espero que outras mulheres também encontrem pessoas com quem possam falar sobre isso sem medo. Ouço muito os conteúdos de maternidade de vocês e aprendo sempre! E é muito bonito ver o sentido de propósito que vocês encontram no maternar!
@gilmapereira674
@gilmapereira674 4 күн бұрын
Terapia heim! Tcc é bom
@erickaorben7621
@erickaorben7621 4 күн бұрын
Interessante seu relato. ❤
@ggabrielacav
@ggabrielacav 4 күн бұрын
​@@gilmapereira674 nessa questão, tá na cara que o ideal seria psicanálise. Tcc não!
@fernandawiik5999
@fernandawiik5999 4 күн бұрын
@@gilmapereira674 Faço há anos 😉
@AmandaViolinista
@AmandaViolinista 3 күн бұрын
Oii! Li seu relato e senti de comentar que: você é muito sensata e parece realmente se preocupar com os outros :) caso decida pela maternidade, creio que será uma boa mãe :) boa sorte na decisão!
@paulacasinidelucca4363
@paulacasinidelucca4363 4 күн бұрын
Adorei o episódio! Mas sobre o final, em relação às preocupações das pessoas sobre o aquecimento global e o mundo ter perigos... Acredito que no passado ninguém pensava nos problemas mundiais (como por exemplo a taxa de mortalidade infantil, guerras, etc...) porque não existia essa opção, as mulheres não podiam pensar em ter ou não ter filhos. Isso é um privilégio que temos hoje. Nos séculos anteriores era uma realidade: mulheres tinham que se casar e ter filhos, esse era o destino de praticamente todas... Hoje as pessoas podem pensar se mesmo diante do contexto mundial, político, climático e econômico faz ou não sentido colocar mais uma pessoa no mundo.
@patriciaromeradepaula588
@patriciaromeradepaula588 2 күн бұрын
Sim, nessa parte do meio ambiente ela realmente não tava muito dominando o assunto, o que é raro, mas aconteceu
@giselarocha8370
@giselarocha8370 3 күн бұрын
Amei esse episódio, vocês expressaram e defenderam bem os dois lados, as duas já com filhos pontuaram muito bem a dificuldade do relógio biológico, dificuldade financeira dos dias atuais, amei esse episódio, parabéns meninas ❤❤❤❤
@Kethella
@Kethella 4 күн бұрын
1:00:00 Eu discordo. Eu acho um pensamento super válido não querer ter filho por esse motivo. Pois o fato dos problemas de 200 anos atrás não serem considerados naquela época, não anula os problemas de hoje. Além disso, isso mostra que as pessoas estão mais conscientes quanto ao assunto. Você falou que está criando o seu filho para ser uma pessoa melhor, consumir menos… e isso é ótimo. Maaasss a realidade é que provavelmente seus filhos terão carros, ficarão sempre no ar condicionado, terão casas grandes e confortáveis… e isso impacta o meio ambiente. Principalmente considerando o estilo de consumo brasileiro, que é bem baseado no estilo de consumo americano. Eu não deixarei de ter filho por esse motivo, mas eu acho o argumento mais que válido sim. Até pq o mundo não está melhor hj para as crianças. Na questão médica sim, porém os pais terão muito mais trabalho para controlar o que os filhos veem, o que eles recebem de informação e até como a imagem da criança está sendo passada pro mundo, pois hj tudo está online (coisas boas e coisas ruins). Outro argumento sobre o filho ser um gênio. E se ele for um psicopata? Então esse argumento por si só, tb não é válido. Enfim… ter filho e gerar um impacto no meio ambiente, seja bom ou seja ruim. Mas considerando a poluição do meio ambiente, na maioria das vezes será um impacto ruim.
@Kethella
@Kethella 4 күн бұрын
Observação: eu sei que o agronegócio afeta muita mais o meio ambiente que uma única pessoa. Mas ales tb atendem a uma demandada populacional.
@patriciaromeradepaula588
@patriciaromeradepaula588 2 күн бұрын
Realmente, nessa parte ela ficou devendo no argumento
@nayaraqueiroz7754
@nayaraqueiroz7754 2 күн бұрын
Que podcast importante!!! 👏🏽 São várias as razões para as mulheres não quererem ter filhos hoje em dia. Antigamente nós servíamos só como procriadoras, não tínhamos o direito sobre nosso próprio corpo de nos prevenir pq a religião não permitia. Mas, hoje, trabalhamos fora, estamos conquistando o “poder” de sermos e fazermos tudo que quisermos, assim como os homens. Há também a questão que no passado os pais quando tinham filhos viviam para eles, todo o dinheiro que ganhavam era pra ser investido nas crianças e se deixavam de lado (até de viver a vida), então a questão financeira pensando-se em ter menos filhos pesa sim, as pessoas querem (e devem) aproveitar a vida tbm, pois é só uma! E não apenas abdicar de tudo para criar filhos.. para além disso, ter filhos é extremamente exaustivo física, mental e financeiramente e existe tanta coisa maravilhosa para se fazer que muitos já se encontram preenchidos e não querem ter esse trabalho todo ou simplesmente não podem pq senão nem conseguiriam trabalhar ou teriam que delegar a criação. Pode-se citar também o quão mais difícil se está criar um filho pelas demandas que uma criança tem e pela falta de segurança do mundo. E, meu caso de dúvida, é exatamente o que a Luli citou: venho de um família humilde, demorei anosss para conseguir me estabilizar financeiramente, agora que estou conquistando tudo q sonhei e está chegando a hora de ser mãe, se eu for terei que abdicar de algum dos meus sonhos pq não caberá tudo no bolso, porém se se eu não for tenho medo de me arrepender.
@daianademarchi1632
@daianademarchi1632 2 күн бұрын
Minha filha está doente e hoje me olhou e disse: mamãe você cuida de mim. Obrigada Nao há nada mais gratificante do que servir quem se ama. Agradeço Deus pela minha família
@TheAngelatos
@TheAngelatos 4 күн бұрын
Perfeita reflexão sobre o prazer momentâneo versos propósito.
@Laylla18016
@Laylla18016 4 күн бұрын
Tenho 38 com 15 decidi não ser mãe .Não me arrependo.
@priscila1803
@priscila1803 4 күн бұрын
Que episódio importante! Como é bom ver pessoas tão esclarecidas e um papo tão franco 🙌🏻🙌🏻
@Ella12416
@Ella12416 Күн бұрын
Acho que a questão financeira é o que mais impacta. Pq na maioria das vezes não é só a questão de cursos, intercâmbio e melhores escolas, a maioria das pessoas não podem dar isso mesmo, a questão é o medo de passar necessidade real, de precisar de ajuda dos outros. Isso que me da mais medo. Eu não teria um filho sem uma reserva financeira de no mínimo uns 50 mil. Fora que ter o parto em hospital público não deve ser nada fácil. Acho que é um ato muito responsável decedir não ter filhos se não tiver condições financeiras, pois poupa vc e a criança.
@ziiferrari
@ziiferrari 4 күн бұрын
Oi meninas! Vocês estão lindas, como sempre! Luliiii, que bronze é esse? Perfeita! Concordo muito com a Luli quando ela diz respeito ao “efeito borboleta”, nós temos a tendência de achar que se tivéssemos feito outra escolha seríamos mais felizes ou não viveríamos nenhuma tristeza, mas a verdade é que toda escolha é dolorosa! Em todas nossas escolhas vamos viver as dores e delícias referente aquilo. Como algumas seguidoras da Luli abordaram, me identifiquei 100%, principalmente pela escolha da medicina. Nasci em 94 e minha criação foi, tanto em casa quanto no colégio, priorizando o lado profissional e não por filhos/família e assim segui o meu “propósito”: 3 anos e meio de cursinho, médica e agora buscando pela residência, porém, hoje, sinto que minha vida foi baseada em função da minha profissão e com a idade, coisas que antes eram prioridade, mudaram e mais do que nunca essas questões sobre maternidade me fazem refletir muito a respeito. Tenho muitas amigas que estão nesse mesmo dilema e sinto que essa questão foi “ignorada” durante todo esse tempo e agora que está sendo abordada novamente
@happycam1686
@happycam1686 4 күн бұрын
Eu cresci com tudo tercerizado. Minha mae foi diretora da empresa com o cargo super importante. Hj eu moro fora longe dela por que nao foram criados lacos afetivos. A parte feminina eh super importante para regular emocoes. Um abraco, um elogio, sentir que faz parte de algo eh extremanente importante. Na nossa sociedade vemos a falta que faz. Inteligencia emocional eh algo altamente feminino eh muito importante mais que qualquer kumon. Nos nao somos maquinas ou AI o que nos impede de realizarmos as coisas eh o lado emocional.
@isabellabueno3185
@isabellabueno3185 4 күн бұрын
Demorou muito pra sair no KZbin e tive que ouvir no Spotfy!!! Ansiedade não aguentou hahahhaa Sempre temas relevantes e cheios de reflexões. Parabéns!!!! 🎉
@hassen19079
@hassen19079 4 күн бұрын
Tenho 26 anos, sou casada, formada e grávida do meu primeiro filho. Mesmo desde sempre querendo estudar e trabalhar, minha prioridade nunca foi essa. Pra escolher um parceiro, precisei encontrar alguém que tivesse a mentalidade de prover pra família. Somos novos, então não temos uma fortuna, mas desde cedo sabíamos o que queríamos e o que era importante pra nós, penso que isso ajuda ❤
@thaisiovinezukovski7097
@thaisiovinezukovski7097 3 күн бұрын
Sensacional esse episódio!!! Riquíssimo!
@chalinelourenco940
@chalinelourenco940 Күн бұрын
Gostei muito deste episódio porque me abriu a mente sobre outras áreas afectadas devido a esse tema.
@mariadesale89
@mariadesale89 4 күн бұрын
Emocionada com a visão de esperança dessas duas. Chorei real.
@laylaprocopionutricionista
@laylaprocopionutricionista 4 күн бұрын
Com certeza o mais difícil é achar um parceiro que vale a pena que será um bom marido um boi pai e participar ativamente da criação dos filhos. Além claro de todas as características que buscamos que foi citada pelas meninas. Estou próxima a fazer 30 anos e tenho tido cada vez mais a percepção do quão difícil é encontrar um bom parceiro. Sigo solteira e com o sonho de ser mãe um dia.
@danicacciola
@danicacciola Күн бұрын
Ameiiiii !!! Tenho 3 e são minha vida!!! Todos os pontos q vcs levantaram foram reais. É bem assim mesmo.
@larissacurbani3074
@larissacurbani3074 Күн бұрын
Sei que é um tema polêmico hoje em dia mas adoraria ouvir vocês falarem sobre política, sempre trazem reflexões tão interessantes em cada episódio, um conteúdo realmente que estudam e colocam a visão de vocês, seria sensacional ouvir sobre.
@marinacampos-vouviverporai7712
@marinacampos-vouviverporai7712 4 күн бұрын
Luli, qdo vc diz que não concorda com a questão do planeta, vc diz que é pq vc vê o mundo melhorando. Mas, o mundo que vc vê melhorando são as pessoas, nosso grau de conhecimento sobre as coisas. Nossas tecnologias. O planete em si? Pobre dele. Só está piorando com uma quantidade tão grande de gente que ele não tem dado conta de suprir. Os dados dizem que hoje a gente esgota as capacidades do planeta em Agosto. Bem antes do fim de um ano. E infelizmente, qto mais seres humanos, menos o planeta vai suportar. Existe a questão de que o problema é a gente fazer tudo errado? Existe. Por exemplo a questão da fome. O que falta, va verdade não é alimento, e sim uma distribuição muito desigual e muito desperdício. Mas desde que o mundo é mundo existe desigualdade. Difícil acreditar que os seres humanos vão mudar seus comportamentos a tempo de salvar o mundo, no pensamento do planeta mesmo.
@gabyribeiro4436
@gabyribeiro4436 4 күн бұрын
Eu nunca tive o desejo de ser mãe, não por não gostar de crianças, sempre amei. Vieram meus sobrinhos e eu amei participar de cada fase deles. Todas as minhas amigas do meu ciclo tiveram seu filhos e eu de verdade ficava feliz por elas, sempre tinha a pergunta "e quando vem o seu"? Mesmo eu casada a vários anos e meu marido querendo filhos eu não me via sendo mãe, só pensava que isso acabaria com minha carreira profissional, sempre almejei muito!! Até que aos meus 26 anos mesmo me prevenindo a anos engravidei. Eu enlouqueci, chorava muito, não aceitava, todos a minha volta felizes e eu não triste, mas inconformada. Minha filha hoje tem 2 anos e eu 28 e digo que ela é um presente de Deus que veio para me salvar de mim mesma e do egoísmo. Mas até chegar a esta conclusão eu chorei muito pensando o que seria de mim depois dela. Ela é uma criança super apegada a mim, tenho uma família linda e ainda sim minha carreira profissional continua em desenvolvimento. Trabalho fora e ela fica na creche, trabalho por mim e por ela, mesmo ela tendo menos minha presença, compenso na qualidade quando estamos juntas. Mas se alguém me perguntar se quero mais digo que NÃO. E se alguém me perguntar minha opinião sobre ter filhos, digo NÃO TENHA!!
@jandicamargo8645
@jandicamargo8645 4 күн бұрын
A cada dia vcs me encantam mais e mais, maravilho tudo que vcs disseram. Quanta a ter filhos, quando solteira eu sempre dizia: Não quero, pra que? Pra deixa los passar fome? Cheguei a dizer isso pra minha mãe😢😢😢 quando criança passamos muita fome, eramos em onze, quando meu pai morreu eramos seis, o restante já casados eu a caçula com tres anos, uma escadinha de filhos, era muito triste aquela vida onde tudo faltava, ao ficar adulta percebi que nunca é a vontade da gente nem como a gente quer, se assim fosse, hoje eu nem estaria aqui, me casei tivemos dois filhos, maravilhosos, graças a Deus, homens trabalhadores e responsáveis, os dois casados, infelizmente ainda não sou avó, digo o velho ditado: Ser mãe é padecer no paraíso: Quem não tem filhos fica neuróticos...quem tem, enlouquece de vez de tantas preocupações, mas é um amor inexplicável, só vivendo pra saber, parabéns pelo assunto, vcs arrasaram.👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
@larisousa4487
@larisousa4487 4 күн бұрын
Me esqueci de citar outro problema .. a maioria dos pais de hj nao sao presentes na vida dos filhos. O números de crianças que nascem sem o nome do pai na certidão é altissimo. E na questão do divórcio, tbm complica. Homens quando se casam novamente se afastam muito dos filhos.
@LuisaAccorsi
@LuisaAccorsi 4 күн бұрын
Realidade! É um tema complexo e importante de se discutir 💔
@concurseiraemformacao4049
@concurseiraemformacao4049 Күн бұрын
Todas minhas amigas mais velhas solteiras são infinitamente mais felizes do que as casadas com aquele tanto de filho. Mas a sociedade impôs que felicidade para mulher é ser casada com filho.
@nathaliarodriguescutrim4364
@nathaliarodriguescutrim4364 4 күн бұрын
Estou pensando em ter filhos ano que vem e ao comentar isso com algumas pessoas achei engraçado que eles me olham como um bicho raro, como que quero eu tão nova ter filhos? Detalhe: tenho 27 anos e meu marido 30 e os dois temos 3 anos de casados. Eu realmente quero ter filhos nova pois quero ver meus filhos crescerem e quero ver meus netos, é algo pessoal mesmo. Quero ser alguém que veja minhas futuras gerações e compartilhar aprendizado com eles ❤
@anaclaudiaoliveira4814
@anaclaudiaoliveira4814 2 күн бұрын
E eu que tenho 29 meu marido 34 e tem 9 anos de casados kkk eu acho que é muito relativo e eu não tenho remorcio de ter tido antes . Eu mudei muito minha cabeça , a forma de viver e eu acho que vai ser a melhor coisa pro meu filho eu ter filho por agora .
@lg2499
@lg2499 3 күн бұрын
Gente esse foi o vídeo/pod do ano. Fecharam com chave de ouro. Super necessário! Falaram td. Amo essas meninas. Estou gravidinha tbm, aos 35 anos. Aproveitei bastante antes de tomar essa decisão, viajei pelo mundo, morei na Europa, estudei bastante e ainda sigo estudando. Não queria filhos até os 31-32, e não me sentia egoista por isso, penso como a Luli falou. Me sinto tão feliz nesse momento que nem sei explicar. Agora é hr de fazer uma pequena pausa para receber meu garoto, o maior amor da minha vida com td certeza ❤❤❤❤❤. Esse vídeo foi emocionante 🩵
@LuisaAccorsi
@LuisaAccorsi 3 күн бұрын
Que lindo! Desejo tudo de bom nesse momento tão especial 🫶🏻
@tatiananogueira9538
@tatiananogueira9538 Күн бұрын
❤ isso é verdade depois que tive meu filho sinto e sei que sou capaz de qualquer coisa. Sou advogada e estou diminuindo totalmente meu ritmo de trabalho, pois sinto que cuidar do meu filho é a tarefa mais importante que estou realizando na minha vida, mais até que meu trabalho que perdeu um pouco de sentido nessa fase da.minha vida.
@YasminCaires
@YasminCaires 4 күн бұрын
Amei demais esse papo. É um assunto tão complexo e mesmo assim vcs conseguiram traduzir exatamente os dois lados da moeda
@cristianedias8206
@cristianedias8206 3 күн бұрын
Sou casada quase 20 anos, e optamos por não ter filhos, por várias razões colocadas neste vídeo, tenho 47 anos e ainda acho que foi a melhor decisão. Como foi falado, querer ser mãe é muito pessoal. E o que mais vejo hoje em dia é querer ser mãe, pela experiência (aqui pensando só nela) quando o filho nasce descobrem que ser mãe é ter filhos, e ter filhos não tem só o lado bom, como tudo na vida. Acompanho você @luisa desde da época das suas viagens
@PaparazziVictim
@PaparazziVictim 4 күн бұрын
Eu sou muito favorável a ter um filho, porque eu vi muito minha vida "entrando nos eixos" depois de ser mãe. Eu vivia 100% para o trabalho e hoje eu coloco minhas prioridades realmente em primeiro lugar. Consigo fazer o que fazia antes e ainda ter tempo para mim, porque precisei dividir melhor meu tempo. Mas, acho que pela primeira vez, discordo de vocês em algo. Quando falamos sobre ter filhos e dar boas condições, não é tão simples assim. Eu concordo que não devemos impedir um filho desejado de vir porque ele não vai poder fazer natação, inglês e karatê... Mas eu acho que o ponto aí é mais delicado. Quando temos esse ponto de vista de que a criança precisa de pouco para viver e mais de questões de acolhimento, partindo de uma classe social mais abastada, é fácil pensar isso, porque o ambiente ao redor, as viagens com a família, o conhecimento dos pais e, claro, a herança (não só financeira) já proporciona um chão para essa criança. Por exemplo, se um menino com uma família abastada não quiser fazer faculdade, ele pode viajar o mundo atrás do conhecimento que não se encontra nos livros e um dia dar na telha de abrir uma empresa de sei lá, cachorro quente, e ter quem estimule e ajude ele no processo. O menino pobre não tem essa opção. Se os pais quiserem que ele tenha uma condição de vida de pelo menos pagar as contas sem dor de cabeça e ter alimento à mesa, ele precisa de certas bases que só o dinheiro dá. Se esse menino for super bacana, bem desenvolvido, souber lidar com frustrações e tudo mais, de nada adianta se ele não quiser ir pelo caminho do ensino formal. Ninguém vai dar emprego para ele, porque ele não conhece ninguém que conhece alguém que pode fazer isso. É muito fácil um menino rico não fazer faculdade, mas alguém da periferia não entra em nenhum lugar sem ter pelo menos uma faculdade iniciada para apresentar no currículo.
@Ella12416
@Ella12416 Күн бұрын
Penso igual. Também temos sempre que levar em consideração que podemos ter um filho PCD. E tivermos um filho que não conseguirá ser independente? Para familias ricas tudo bem, ele vai conseguir ser cuidado para sempre, mas e para um pobre? Quem vai cuidar dessa criança quando ela tiver adulta/idosa? Penso muito nisso também.
@lauratrevm1979
@lauratrevm1979 3 күн бұрын
Eu não quero e nunca quiz (tenho 32 anos), mas ofereço o maior suporte as mulheres que querem. E uma decisão muito importante, e só as mulheres dispostas a fazer o sacrifício de carreira, corpo, saude (mental e física) devem ser mães.
@marianegiordani8727
@marianegiordani8727 2 күн бұрын
O livro chamado Maternidade da Sheila Heti deveria ser de leitura obrigatória para toda mulher de 20 e poucos anos rs! Se vc deseja ter filhos, se não deseja ou se está na dúvida, leia! Leia leia leia
@anaclaudiaoliveira4814
@anaclaudiaoliveira4814 2 күн бұрын
Vocês são maravilhosas sério . Eu tenho 29 anos e quero ter filhos , o que mais penso é no local onde vou morar e também a escola por conta da grande influência de alguns lugares . Não precisa ser a melhor escola a mais cara, mas quero muito uma escola melhor por conta de influência cultural . Eu e meu marido queremos muito que eu cuide dos meus filho. Achei lindo vc falar que filhos trazem propósito de vida ❤️
@flaviaslc
@flaviaslc 4 күн бұрын
Acho que a fala da Luísa foi certíssima. Leva tempo até ter uma vida profissional. E o tempo de ter filho acaba sendo adiado.
@Mia.Albuquerque
@Mia.Albuquerque 3 күн бұрын
Quem me dera fosse viável pro meu orçamento, mas é completamente inviável. Não tenho como deixar de trabalhar, mas o salário não dá pra pagar creche ou babá e tb não consigo vaga em creche pública com a minha renda e não moro na mesma cidade que a minha família, zero rede de apoio, teria que ir morar mais longe do trabalho pra criança ter um quarto, daí tb não teria tempo nenhum de qualidade com a criança, só correr de um lado pro outro. Não me importaria que estudasse em escola pública, não tivesse brinquedos caros. Mas sem rede de apoio paga ou familiar não tem como ter tempo de qualidade com o filho e sem o filho pra ser saudável, treinar, ter a casa limpa, alimentação saudável, tudo sozinha e com o orçamento no limite não tem como ser saudável pra mim ou pra um filho.
@anna-dk1wf
@anna-dk1wf 2 күн бұрын
Eu acredito que ser mãe é um chamado! Aliás, ser uma BOA mãe. Exige sacrifícios incontáveis, mas o retorno é inestimável. Quando eu ganhei meu filho em 2023, eu deixei meu trabalho, e abri mão de tudo pra cuidar dele, pois o amor é tão grande que eu não conseguia imaginar ficar longe dele por nada.. sei que muitas não tem essa opção…mas, sim É desafiador em todos os sentidos! (fisicamente, emocionalmente, psicologicamente), mas apesar de todas as dificuldades que mudou o meu mundo, eu sou mil vezes mais completa e consequentemente feliz depois de me tornar mãe. Viver para agradar a si mesmo, sempre buscando os próprios interesses nos torna pessoas vazias, sem um propósito maior, e nós seres humanos não fomos criados para isso. A mulher (a maioria das vezes) principalmente tem esse desejo de ser mãe porque esse é o nosso propósito maior. Relacionamento, profissão, amizades, bens materiais, nada disso se compara a ter um serzinho te chamando de mamãe, que te ama mais do que tudo nesse mundo e prefere o seus braços para ter como conforto do que de qualquer outra pessoa. ❤️ isso é o que eu considero o auge da minha vida.. é inexplicável. Luísa o que vc está sentindo é um desejo de conhecer mais ou se aproximar de alguma forma do nosso Criador pois quando agente descobre o amor mais puro e mais forte que existe humanamente falando, naturalmente isso nos faz pensar no sobrenatural, em um poder superior… em Deus 🤍
@Alana_Bastos
@Alana_Bastos 4 күн бұрын
Eu sempre quis ter filhos, mas sempre tive uma lista de coisas que eu quis antes: me formar, casar, viajar, comprar meu apartamento, ter convênio médico. Consegui essas coisas e agora estou me planejando. Algumas coisas vão ficar pra depois dos filhos, como uma viagem internacional por exemplo pq sei que o relógio biológico existe né
@natdeamorim
@natdeamorim 4 күн бұрын
Carreira se reconquista com 50 anos, filhos não. O relógio biológico é uma realidade, as pessoas gostem ou não. Eu abri mão da carreira para ter meus filhos e quando eles estiverem maiores irei retomar. Eh possível ser médica aos 40, mas ser mãe é mais difícil.
@ziiferrari
@ziiferrari 4 күн бұрын
Você é médica também? Fiquei curiosa com a sua história!
@natdeamorim
@natdeamorim 4 күн бұрын
@@ziiferrari Não. Sou engenheira, mas dei o exemplo de médica pq Luísa comentou sobre as médicas que precisam de muito tempo para iniciarem suas carreiras.
@lg2499
@lg2499 3 күн бұрын
Concordo plenamente. Sou médica e decidi ter filho aos 35. Mas poderia tranquilamente ter tido antes e feito a faculdade com um.
@luanesilvestre
@luanesilvestre 4 күн бұрын
Que conteúdo necessário!
@anaclaudiaoliveira4814
@anaclaudiaoliveira4814 2 күн бұрын
Vcs estão lindas , a Nana tá uma chiqueza com essa roupa .. tá linda grávida ❤
@TheVitrolinha
@TheVitrolinha 4 күн бұрын
Sempre sonhei em ser mãe, mas eu sei que sonhava por ter uma mãe feliz em ter filhos. Sempre fui influenciada positivamente nesse sentido, por ouvir experiências positivas e ter irmãos que eu amo muito e são muito amigos e parceiros. Eu quero dar isso aos meus filhos e estou grávida da minha primeira filha aos 24 anos. Só ouço que eu sou doida, mas a felicidade é muito maior. Compreendo que é necessário fazer muitas renúncias para ser mãe, mas escolher não ter filhos também é renúncia e eu não quero pagar por essa. Estou dando uma neta aos meus pais e sogros (estão super felizes) e vejo meu marido cada dia mais preocupado em fazer mais e conquistar mais para nos sustentar (também trabalho, sou formada, mas sei que a minha carreira vai deixar de ser a prioridade número 1 assim que tiver que maternar). Acho que toda mulher deve pesar tudo e pensar individualmente no seu longo prazo, estamos em uma sociedade super imediatista
@jessicahawerroth
@jessicahawerroth 4 күн бұрын
Também acho que o grande problema é a idade fértil… a gente vive um eterno dilema entre a carreira e ter filhos. Não acho necessariamente que foi pelo fato de tudo estar mais caro, até porque isso é relativo (imóvel está caro, mas viajar é mais acessível, comparando com anos atrás), mas, sim, pois as mulheres possuem um horizonte de possibilidades e querem explorá-lo, enquanto na época das nossas mães não existia tantas opções. Outro fato que acho relevante em nosso recorte social - classe média/alta -, é que temos mais acesso ao conforto e a experiências. Por exemplo, meus pais casaram novos e foram morar numa casa simples, construíram a vida e patrimônio juntos. Hoje, tirando por mim e minhas amigas, nós queremos sair de casa/casar só quando há condições de ir para um apartamento confortável, com móveis planejados (risos), e ter filhos quando nossa vida profissional já está bastante encaminhada, coisa que nossos pais parece que não se importavam tanto. Esse tema é muito interessante e complexo, gera diversas reflexões, adorei o vídeo meninas! ❤
@janelodii
@janelodii 9 сағат бұрын
Podcast ótimo, um assunto atual muito importante de ser dito
@dhamabs
@dhamabs 23 сағат бұрын
E eu que tive meu primeiro e fui ter o segundo e veio gêmeos! Pensei em tudo isso… cadeirinha do carro, hotel, escola… mas agora que tenho 3 me sinto tão poderosa e mais flexível. No final a gente da um jeito. E não consigo imaginar minha vida sem os 3 agora.
@Suellenfontinele
@Suellenfontinele 3 күн бұрын
Sim, eu tenho outra ideologia em relação a essa necessidade tão grande de dar a educação, as coisas mais caras para a criança. Você formar um excelente cidadão não é necessário esse tanto de coisas caras. Na verdade o que é mais necessário os pais não têm dado… que é a atenção, amor, correção …
@rafaellabernhard8229
@rafaellabernhard8229 4 күн бұрын
Meninas, os EUA tem sim licença maternidade. Varia de acordo com cada estado. Eu moro na Califórnia e tive direito a 20 semanas (paid family leave program) .
@brepalma
@brepalma 3 күн бұрын
Eu AMEEEEEI esse tema ❤
@Alana_Bastos
@Alana_Bastos 4 күн бұрын
Acho que é um recorte muito grande a gente pensar que antigamente as pessoas estavam resolvidas antes dos 30. Meus pais nessa idade não tinham formação, eles foram ter casa própria pelo CDHU quando eu já tinha 5 anos de idade. Minha mãe voltou a estudar agora. Acho que criamos uma expectativa que na verdade sempre foi pra poucos
@gabrielaarraes
@gabrielaarraes 4 күн бұрын
Eu sou assumidamente “cadelinha” da Luísa accorsi 😂😂❤ sei que é um termo horrível, mas é meme haha (porém, procede! Amoooo!)
@thelmavasconcelosfernandes
@thelmavasconcelosfernandes 4 күн бұрын
Filhos é a experiência mais transformadora na vida do ser humano. Quem não muda depois de um filho não muda mais. Não existe amor mais sacrificial que esse. Todo mundo tem direito a escolhas e todo mundo vai colher os frutos das suas escolhas.
@larisousa4487
@larisousa4487 4 күн бұрын
O mundo de hoje está muito difícil. São tantos problemas que é complicado citar todos hahahaha. Principalmente pra quem mora no Brasil, se torna mil vezes mais difícil🤷‍♀️ Economia, salário baixo para um custo de vida altíssimo, impostos sobre tudo, violência,sao tantos problemas que fica complicado colocar um ser humano nesse mundo
@nayaraqueiroz7754
@nayaraqueiroz7754 2 күн бұрын
Agora muito me indigna mais uma vez mulheres julgando outras e as taxando de egoístas por não quererem ter filhos. Egoístas com quem nem existe?? Como falaram no pod é muito melhor escolher não ter filho do que delegar totalmente a criação, do que ficar sobrecarregado a ponto de ficar doente, do que escolher um parceiro que não divide as funções e vc ser mãe solo mesmo casada, melhor do que abdicar de sua vida de forma integral pq não consegue conciliar horários ou o financeiro e deixar de realizar seus todos os seus sonhos. Temos que parar com esse pensamento de não podermos pensar em nós mesmos em primeiro lugar, a nossa vida sim é a mais importante pra gente, se não estivermos bem e realizados, nem os filhos estarão, e não é justo vc viver, trabalhar e morrer só para realizar a ideia dos outros de que quem não ter filho é egoista, até pq filho vc cria para o mundo!
@christianedef.7370
@christianedef.7370 4 күн бұрын
os papos filosóficos sao os q eu mais amo!!!!
@gilmapereira674
@gilmapereira674 4 күн бұрын
Muito bacana esse episódio! A pesquisa de vcs foi ótima! Acredito q as mulheres como conquistaram seus direitos e tem mais acesso á informacao,principalmente as de classes baixas e médias,estao raciocinando que quem se estrepa tendo filhos sao elas e nao os homens,q na maioria deixam a criaçao dos filhos e o gerenciamento da casa para as mulheres.
@gislainemarques3885
@gislainemarques3885 4 күн бұрын
Sempre quis ter dois filhos, fiz a Louca igual a Luísa e tive em seguida. Quase surtei, mas hoje estou plena (ou quase) com minhas filhas brincando juntas
@LuisaAccorsi
@LuisaAccorsi 4 күн бұрын
Hahahah, que bom que deu tudo certo!
@luisacastro2014
@luisacastro2014 4 күн бұрын
Um dos motivos pelos quais escolhi não ter filhos é a mudança climática. Não sabemos (ou pior: sabemos) como o mundo estará daqui a 50 anos. Como colocá-los no mundo e submetê-los a isso? Me considero uma pessoa otimista, principalmente em relação às pessoas... Mas os estudos sobre a mudança climática são contundentes. Indicação de livro para quem pensa em não ter filhos é: Contra os filhos - Lina Meruane. Ótimo, meninas, leiam para ter outro ponto de vista.
@tatiananogueira9538
@tatiananogueira9538 2 күн бұрын
❤ devo confessar que mais jovem não queria ter filhos e depois dos 40 veio a vontade de tê-los. No ano passado em março parei de tomar anticoncepcional depois de 12 anos de uso contínuo para não menstruar por conta de uma adenomiose e engravidei aos 41 anos em novembro e meu bebê nasceu esse ano em julho e eu ckm 42 anos. Por causa da idade tive diabetes gestacional, hipotireoidismo e no final da gestação com 31 semanas a pressão que era baixa começou a subir demais e tive pré eclâmpsia fora o peso que aumentou muito. Estou há 21 anos com meu marido e só agora decidimos ter filho por causa das condiçõesfinanceiras que hoje estãomelhores,.mas se pudesse ter tido im pouco mais cedo, na faixa dos 30, 35 anos, teria sido menos perigoso.
@deboraramos3902
@deboraramos3902 29 минут бұрын
Não sou mãe. Ser mãe não é pra quem quer, é pra quem pode. Amo crianças e estou bastante satisfeita com meus sobrinhos kkkkk
@juniovittal
@juniovittal 8 сағат бұрын
Minha opinião com lugar de fala é 😌 Vc é pobre não tenha filho ! Vc é rico e saudável tenha filho! Bjo obrigado
@luizasartori440
@luizasartori440 4 күн бұрын
Ótimo episódio, meninas!
@gabrielabrbs
@gabrielabrbs 4 күн бұрын
O dia q vcs postam episódio novo é sempre o dia da semana q eu animo de fazer um almoção brasileiro do zero, pq aí tenho companhia enquanto preparo e, com sorte, ainda sobra uns minutinhos p comer 😆 moro aqui em ny, e aqui boa parte das pessoas n querem ter filhos, ou pelo menos não querem muitos…
@tayswi131
@tayswi131 2 күн бұрын
Do alto do privilégio de vocês é perceptível o quanto vocês distorceram ou ignoraram informações históricas sobre o tema. Eu recomendo fortemente que vocês entrevistem alguém com formação em história que saiba o assunto ao invés de fazerem pesquisas totalmente distorcidas
@marina5203
@marina5203 4 күн бұрын
O maior drama que eu vejo hoje em dia com minhas amigas é a troca de energia feminina e masculina, muitos homens sem força para o trabalho e crescimento profissional e a mulher dando seu máximo com filhos, casa, vida pessoal e ter que trabalhar duramente para manter a casa. De fato é extremamente cansativo dar conta de tudo, então algumas preferem não ter ter filho, mesmo as vezes sendo uma vontade, o financeiro fala mais alto, até por segurança dela própria. Minha amiga essa semana saiu com um rapaz que não teve o mínimo de gentileza e cavalheirismo no primeiro encontro, vemos então que já é um indicio de que se ela precisar dele no futuro em algum momento mais vulnerável o que é normal (filhos) ele não vai se esforçar para aguentar as pontas e ajudar a mais, se é que vocês me entende. Complicado.
@claramiie
@claramiie Сағат бұрын
#DICA DE LIVRO Oi, meninas! Tem um livro ótimo de uma pesquisadora Israelense chamado "regretting motherhood", onde ela entrevista mães que se arrependeram de ter tido filhos. É bem interessante! Super recomendo. Se eu não me engano foi uma pesquisa de doutorado dela. Nunca me esqueço de um relato dizendo "amo meus filhos, mas me arrependo de ser mãe". Enfim, fica a dica! E ele tem em português também. Beijos
@RodriguesAnaLu
@RodriguesAnaLu 4 күн бұрын
Tenho uma filha de 3 anos e para mim o que “pega” é não ter rede de apoio proxima,pois moramos longe da nossa família imediata e não temos rede de apoio profissional a não ser a escola.
@rayanycristina620
@rayanycristina620 4 күн бұрын
Gente , eu tive duas meninas . Uma em 2021 e uma em 2023 e vou te falar. Líder com os meus sentimentos, montanha russa de hormônios, cansaço... Nunca experimentei me ver em pensamentos são pesados, tão vulnerável, hj com uma criança de 3 anos e uma de 1 ano e 9 meses sinto que eu fui quebrada e moída totalmente e sou uma nova pessoa muito melhor, mais madura, mais empática.... Enfim. Super apoio quem não quer ter, não tenha mesmo só que a sociedade te cobra
@isadoratonini9948
@isadoratonini9948 2 сағат бұрын
Não tenho filhos porque não tenho disponibilidade emocional pra isso - sinto que vim pra essa vida pra ser minha, e olhar pra mim. Além disso, acho que muitas pessoas têm filhos porque não param pra pensar no que isso acarreta. A maioria das pessoas definitivamente não está preparada pra toda a carga que um filho traz.
@michelle78900
@michelle78900 4 күн бұрын
Não é a maioria dos países capitalistas, Luisa. Esse sistema de aposentadoria é comum em países burocráticos e com tendência a ser socialista. Por exemplo. A arrecadação pelo estado inclusive não era nem para existir. E sim a próprio investimento que a pessoa fez a vida inteira. 😉
@florecitanaitalia6174
@florecitanaitalia6174 4 күн бұрын
Eu moro no norte da Itália , Verona e o governo da região veneto Luca Zaia disponibilizou tratamentos para mulheres engravidarem totalmente grátis " passei por isso , fiz alguns tratamentos privadamente e depois fiz pelo o governo infelizmente engravidei e a gravidez não evoluiu . Aqui passa sempre na televisão o apelo para os casais terem mais filhos , por que os italianos têm de 2 a 1 filhos . Meu marido tem 1 filho " eu não tive nenhum e a minha mãe teve 11 filhos . 😮😅" eu conheci muitas mulheres brasileiras e italianos também que não engravidaram , mas não por que optaram não ter filhos " as vezes com problemas, muitas vezes sem nenhum problema específico . Eu acho que filhos são bons sim , mas acho que educar uma criança hoje em dia não deve ser fácil. O mundo mudou demais !! E isso não sou eu que estou dizendo , façam uma pesquisa sobre isso.. tem ainda muita coisa boa sim , mas sem educação para as crianças ( é difícil) pelo menos no nordeste a educação é precária..." e isso é nítido 😢Ainda mais com esse governo das trevas 😮😅 🥵 " eu não tenho filhos , mas tenho 20 sobrinhos entre sobrinhos que já tiveram filhos 😅😅😅😂🎉❤ fiquei pra titia , mas uma titia feliz e realizada. ❤ realizando outros sonhos ❤❤
@MundoNaturaldaMay
@MundoNaturaldaMay 3 күн бұрын
No final elas pediram sugestão de livros, e eu tenho um INCRÍVEL para indicar: "Orientação da Criança", de Ellen White. É um livro religioso mas serve para todo mundo, quem não quer ter filhos, quem quer e pra quem já tem. É bem completo. Só leiam!
@Claralopes2011
@Claralopes2011 4 күн бұрын
Eu grávida de gêmeos sendo q já tenho uma filha e pensando que estou de certa forma compensando as pessoas q não querem filho que nem crédito de carbono 😂
@casalbilateral7399
@casalbilateral7399 3 күн бұрын
Essa é a decisão mais difícil da vida.
@giselecordeiro1120
@giselecordeiro1120 3 күн бұрын
Depois dos trinta descobrir q temos momentos felizes e isso me deu calma .
@giselecordeiro1120
@giselecordeiro1120 3 күн бұрын
1:08 A Luiza resumiu o q é ser felicidade em ser mãe
@rosianeribeiropereira6228
@rosianeribeiropereira6228 4 күн бұрын
"Custa muito o que muito vale". Filhos dão trabalho mesmo e 'acabam' com a nossa vida: depois dos filhos nossa vida nunca mais será a mesma. Mas de fato, é como as meninas disseram: é uma questão filosófica. Porque é a única coisa na vida que é 100% doação e a gente ainda nunca fica satisfeito, culpado e feliz tudo ao mesmo tempo!
Luana Piovani na íntegra - Sobre projetos e futuro
33:15
Xpress
Рет қаралды 72 М.
Quando A Diferença De Altura É Muito Grande 😲😂
00:12
Mari Maria
Рет қаралды 41 МЛН
Quando eu quero Sushi (sem desperdiçar) 🍣
00:26
Los Wagners
Рет қаралды 14 МЛН
A VERDADE SOBRE COMO CRIAMOS NOSSOS FILHOS
26:56
Vanessa Lino
Рет қаралды 19 М.
ENTENDENDO AS ALERGIAS - DRª CAMILA BATISTA - FALA GO #92
1:05:17
Fala Go Podcast
Рет қаралды 63
ANSWERING QUESTIONS: BABY'S ROOM, ZECA'S ADAPTATION AND MORE
16:00
NiinaSecrets
Рет қаралды 84 М.
Não quero ter filhos, e agora? Com Manu Xavier
1:08:26
Need Conselhos
Рет қаралды 14 М.
#69 - USO DE TELAS NA INFÂNCIA
1:18:45
Mil e Uma TrETAS
Рет қаралды 41 М.
A importância dos avós - De Repente CRINGE | Podcast
1:15:19
Luisa Accorsi
Рет қаралды 21 М.
Dinheiro traz felicidade? - De Repente CRINGE | Podcast
1:18:55
Luisa Accorsi
Рет қаралды 32 М.
História de vida da nossa mãe, Daniella - De Repente CRINGE | Podcast
1:04:42