Luiz Bernardo Pericás fala sobre Caio Prado Jr. no Diálogos com Mario Sergio Conti

  Рет қаралды 12,026

TV Boitempo

TV Boitempo

Күн бұрын

O premiado historiador Luiz Bernardo Pericás foi o convidado de Mario Sergio Conti no programa Diálogos no dia 29/9/2016. Ele acaba de receber o prêmio Juca Pato de intelectual do ano da União Brasileira de Escritores (UBE) pelo livro "Caio Prado Júnior: uma biografia política" (Boitempo, 2016).
Saiba mais sobre o programa Diálogos, com Mario Sergio Conti, na Globonews: bit.ly/144h7Hd

Пікірлер: 15
@alexandremarques4539
@alexandremarques4539 8 жыл бұрын
Momento de lucidez e honestidade da globo?!!
@matheusfarias13
@matheusfarias13 8 жыл бұрын
o golpe já foi consumado, estes são os momentos em que se passa a aparência de imparcial, plural, responsável... mas o mario sergio conti ta se mordendo por dentro
@kmlauton2
@kmlauton2 5 жыл бұрын
Se nessa época ele já achava que estava num período trágico pro Brasil, imagina o que ele pensa hoje em dia...
@danieldepaulamendesdeolive4149
@danieldepaulamendesdeolive4149 7 жыл бұрын
Não entendi essa daí. Sujeito faz uma biografia de um intelectual de verdade e ganha prêmio de intelectual do ano.
@robsonmariano1151
@robsonmariano1151 5 жыл бұрын
Daniel de Paula Mendes de Oliveira Dandan, nossa! O Pericás é un intelectual acadêmico e sua é uma bibliografia historiográfica (o q não é pra qualquer um, tem q dominar o método da investigação histórica) e revela coisas sobre Caio Prado Jr. que muitos não sabiam. Pericás já ganhou três vezes este prêmio com outras obras feitas, então sim ele é um intelectual.
@saulorocha3755
@saulorocha3755 6 жыл бұрын
O fato do parentesco dele com Caio Prado Jr. não o desqualificaria como biógrafo? Ou no mínimo indica uma parcialidade na biografia? O que fica demonstrado ao fim da entrevista onde parte pra defesa da esquerda do Brasil, assim como Caio Prado Jr. Ainda recebeu prêmio de intelectual pela mesma entidade que premiou Caio Prado...
@matheuslima9445
@matheuslima9445 6 жыл бұрын
Saulo Rocha o neto d Lacerda tbm fez 1 biografia da própria família, e nem por isso é desqualificado por ter parentesco com os q estudou. Imparcialidade não existe tbm, então contanto q vc tenha algum embasamento pros seus argumentos vc não é desqualificado pra escrever sobre qualquer 1
@saulorocha3755
@saulorocha3755 6 жыл бұрын
Mas é claro que é um quesito que vai facilitar o acesso a dados mas nunca vai servir de critério de imparcialidade (ser parente). O mesmo caso de biografias autorizadas, que nunca são uma boa opção (têm o rabo preso com a família do "objeto" de estudo). Pode até ser uma boa leitura mas imparcial jamais.
@robsonmariano1151
@robsonmariano1151 5 жыл бұрын
Saulo Rocha, nenhuma obra é imparcial, nada é imparcial isso é delírio de pessoas fora das áreas acadêmicas em geral, essa questão da parcialidade já acabou há séculos David Hume tratou; com a fundação de algumas ciências no século XIX e institucionalização nas Acadêmias este debate volta e para alguns é preciso pois é impossível ser imparcial, pensadores como Marx, que diz que é preciso atuar, agir; e Weber (esse tratou mais da questão) e mostra o delírio de acreditar em imparcialidade.
@maisumuser
@maisumuser 5 жыл бұрын
Provavelmente você ficou com a impressão de que a obra se parece com aqueles relatos de conhecidos e etc. Mas no caso, o Luiz Bernerdo Pericás foi premiado pela qualidade de sua obra, e vale conferir que ele tem uma vasta pesquisa, que vai do livro dele que agora saiu em espanhol, como mostrado no final da entrevista e que tratava dos Cangaceiros. O trabalho do historiador envolve um trabalho de pesquisa e preservação de documentos, o que é um trabalho também muito importante de ser feito por aqueles que possuem acesso a esses documentos, no caso os familiares. De fato que podemos dizer que ele sai favorecido por esse acesso, mas tal preservação da memória documentada de um intelectual de tamanha importância, feito com tanto cuidado como foi feito pelo Luiz Bernardo, merece sua validez pelo material disponível na obra. Uma obra dessa magnitude não merece ser discartada por alegado favorecimento hereditário, ainda mais por que o trabalho dele envolveu também longa pesquisa com pessoas próximas ao Caio Prado. Uma pesquisa das leituras e debates realizados em cima da obra do mesmo, e consequentemente toda uma inserção dessa narrativa pessoal do retratado dentro da realidade social em que ele viveu.
@wagnersilva7918
@wagnersilva7918 Жыл бұрын
Ter parentesco com o Caio não desqualifica Luís Bernardo, assim como não desqualifica este o uso de um discurso político na biografia daquele. Todos nós somos atravessados por um posicionamento ou vários de ideologia. O importante no fim das contas, são os fatos descritos e a metodologia de pesquisa utilizada na obra.
CAIO PRADO JÚNIOR E CELSO FURTADO: DIVERGÊNCIAS E COMPLEMENTARIEDADE - PARTE 1
25:21
Escola do Legislativo da Assembleia de Minas
Рет қаралды 8 М.
Raízes do Brasil, 80 anos de um clássico
29:54
VEJA+
Рет қаралды 36 М.
pumpkins #shorts
00:39
Mr DegrEE
Рет қаралды 54 МЛН
Как мы играем в игры 😂
00:20
МЯТНАЯ ФАНТА
Рет қаралды 3,3 МЛН
CAIO PRADO na FUVEST
13:39
Vestibular em cena
Рет қаралды 12 М.
DERMEVAL SAVIANI | A pedagogia histórico-crítica
21:02
Leituras Brasileiras
Рет қаралды 423 М.
Roda Viva Retrô | Darcy Ribeiro | 1988
1:26:47
Roda Viva
Рет қаралды 331 М.
Depoimento de Celso Furtado aos estudantes de economia
21:38
Instituto de Economia da Unicamp
Рет қаралды 18 М.
O que é democracia? | Café Bolchevique #39, com Mauro Iasi
39:52
pumpkins #shorts
00:39
Mr DegrEE
Рет қаралды 54 МЛН