Quando jovem, eu lia sem parar e quando pegava em um livro não sossegava enquanto não terminava. Depois que passei pela graduação em Letras, e as intensas obrigatoriedades com a leitura que você era imposto a ter, hoje eu perdi um pouco, ou muito, do hábito, me aborreço, fico cansado e ansioso quando começo a ler. Mas persisto, luto e muitas vezes venço. Acho que a vida adulta é cheia de luto e pesar, temos tantas obrigações que a leitura acaba ficando em último plano no turbilhão de coisas na cabeça do adulto. Coisas que as crianças e os adolescentes ainda não são submetidos forçosamente a ter. Mas é claro que isso não eplica tudo e existem muitas coisas culpadas pela queda no hábito de ler.
@LeonardoOliveira-oq8uwАй бұрын
Verdade. Chego das aulas e bolsas do mestrado super cansado. Trabalho e estudo 7x0 então como fico super estressado, a primeira coisa é fugir para o celular para sair desta realidade de luto eterno.
@LH23232Ай бұрын
Quando você era MAIS jovem ou adolescente, na verdade, porque jovem você ainda é, apenas é adulto. Os adultos também são jovens, apenas mais experientes. Não são só os adolescente ou início da fase adulta, os adultos mais velhos também são jovens.
@eunicemedeirosparaguassuАй бұрын
Isso é quase regra em letras, a pessoa gosta de ler faz letras e para de ler. BATATA, vejo isso a vida inteira.
@carliones1Ай бұрын
alguém que me entende
@diastelles10 күн бұрын
Calma, Montoro Loboto.
@labdeprojetoАй бұрын
O mais engraçado é que o tema é sobre celular x livros e atrás do Pondé tem 4 pessoas ligadas no celular, inclusive uma criança! Baseado nisso, já percebemos que realmente é praticamente irreversiveis tudo isso que o celular tem causado na população.
@bubassaurobr24 күн бұрын
Brasileiro nunca leu nada. Nao foi o celular que impediu isso. Nunca foi habito do brasileiro.
@RodrigoAmaro-ob3yo5 күн бұрын
Foi exatamente o que eu comecei a observar quando ele começou a abordar o assunto.
@DaiannesgsАй бұрын
Ano passado eu li 5 livros , esse ano eu consegui ler 43 livros clássicos , a minha cabeça é outra rsrsrsrs, eu me sinto muito diferente de quem eu era sem ler nada. eu tomei gosto pela leitura por causa do kindle.
@jessicapacheco46211 күн бұрын
Oi, quais os livros que vc leu? Compartilha aqui os nomes e autores, se possível por favor😊
@essesoueu431310 күн бұрын
@@jessicapacheco462 vou usar o "livros clássicos" dela e citar oq eu to lendo, vc pediu a ela mas recomendações são sempre bem vindas ao meu ver kkk alexandre dumas(conde de monte cristo), dostoievski(o idiota, crime e castigo), tolstoi. eu gosto de ler coisas não ficção: thomas sowell(intelectuais e sociedade), richard dawkins, L Mlodinow(leia apenas "o andar do bebado", é minha recomendação dele). a melhor recomendação que posso te dar se vc pensar "não quero ler não ficcção", leia apenas o "rápido e devagar" de daniel kahneman. é fundamental pra vc ver o quanto seu cérebro é burro kk. eu acho thomas sowell essencial também pra vc n endeusar intelectuais(o autor é de direita extrema mas se vc conseguir colocar politica de lado, o livro é enriquecedor). é isto. boas leituras!
@polly94296 күн бұрын
Kindle faz milagre mesmo. Eu amo!
@daniellaSilvaasКүн бұрын
Li 4 ano passado. Pretendo ler uns 3,4,5.
@josefaduarte6736Ай бұрын
Meus pais não sabiam ler. Na minha casa não tinha comida, livro era um luxo indesejado. Ainda criança, descobri os livros e a música classica e me apaixonei. Com certeza não foi atravez deles. Com o tempo, enchi a casa de livros e hoje minha mãe é uma leitora voraz. Meus 5 irmãos mais novos cresceram com o meu exemplo de amor aos livros e à música e nenhum deles gosta de ler. Então a matemática não funciona para mim rs.
@polly94296 күн бұрын
Através*
@luanfarias6723Ай бұрын
Não leio tantos clássicos assim, mas possuo alguns em casa. Não tive o incentivo dentro de casa para ler, mas durante o ensino médio eu tinha amigos que liam bastante (embora fosse leitura teen). Só recentemente voltei com o hábito da leitura diária e digo: foi a melhor coisa que fiz no último mês. Já consumi bastante livros e no momento fiz a compra de alguns calhamaços (como Duna e Silmarillion). Ler, antes de tudo, deve ser uma influência. Se você, pai ou mãe, quer que seu filho leia mais, leia em dupla com ele. Leia um pouquinho todo dia (nem que seja um capítulo apenas), comente sobre esse livro ou outros, crie o hábito. Graças a isso, desvinculei o acesso a Instagram e FB. Jamais fiz uso de tik tok, kawaii e afins (o que já ajuda bastante) e procuro policiar o meu acesso no KZbin.
@JaimeJatoba21 күн бұрын
Esse ano de 2024 me superei na leitura. Li mais de 30 livros entre físicos e digitais. Meu hobby é ler. Gosto do livro físico para grifar, fazer anotações..
@jucam642611 күн бұрын
Excelente média
@C.WeissffölderАй бұрын
É uma droga isso. Todo mundo fica no celular, todo mundo prejudica a sociedade de maneira indireta de tanto ficar no celular e não enriquecer suas qualidades, mas na hora do concurso público... ah meu amigo, aí só vem de concorrente gente monstra. É o João que vive de leitura e tem um Android de tela quebrada, o Zeca que vive de academia e cursinho, a Mariazinha que quando entra no KZbin é para colocar som ambiente para bater 8 horas de estudos
@rafa11759Ай бұрын
😂😂😂 exatamente, nem o benefício da suposta sociedade alienada nós temos! Ou é mto pouca vaga pra tantos gênios ou não são tão alienados assim...
@augustosantos1854Ай бұрын
Compartilho do mesmo sentimento…..hoje sou servidor do tribunal regional do trabalho, e no dia da prova só tinha psicopata de estudos (inclusive eu kkkkk)
@lucassales7045Ай бұрын
Na realidade o problema é que são poucas vagas nos concursos públicos e editais que cada vez demoram mais para sair, então acaba que se afunila muito.
@bubassaurobr24 күн бұрын
@@lucassales7045 era bom que diminuisse ainda mais para ver se o país sai do canto
@LH2323229 күн бұрын
É verdade mesmo, muitas pessoas gostam de parecer inteligentes, mas não necessariamente são (no sentido de se aprofundar no estudo). Também tem aquele efeito Dunning-Kruger, que diz que aquele que não sabe muita coisa se sente o mais inteligente de todos, e o que realmente sabe se sente por baixo. Eu, por exemplo, faço um curso e sempre leio muitas coisas sobre os assuntos da aulas, mas sempre fico quieta nas rodinhas de conversa, pois acho que leio para mim, para o meu conhecimento, não para fazer propaganda. Além disso, acho que é jogar pérolas aos porcos em alguns casos, pois nem todos se interessam (uma vez fiz uma pergunta sobre um livro para uma professora e uma aluna falou bem alto que achava aquilo desnecessário. Depois disso, fiquei bem magoada e mais quieta). Já uma colega minha, que faz esse curso comigo, adora ver palestras e fala, fala e fala, como se fosse a pessoa mais inteligente do mundo. Ela mesma disse que não tem muito tempo para ler os livros, daí prefere ver palestras. Não que palestra seja inferior, mas, poxa, livro é bem mais profundo, né. Mas não importa: todos a vêem como super inteligente, até as professoras a elogiam e incentivam as suas dicas. Inteligente ela é, com certeza, mas acho que tem mais propaganda em suas conversas do que estudo sério e aprofundado de fato.
@uchwha28 күн бұрын
Caramba! Curso psicologia e tive exatamente a mesma experiência que você, mas com um colega que comete muitos erros de gramática e quase não se aprofunda em conteúdos científicos. Após esse evento, notei que ter somente o conhecimento não é o suficiente na era atual. O mundo valoriza quem se expõe, quem sabe se comunicar (mesmo que esteja falando asneira, afinal, existem diversos desse tipo espalhados pela internet). É algo sútil, e por este motivo eu pretendo melhorar minha oratória e exposição. Tenho certeza que se pessoas como nós (introspectivas) passar a expressar as nossas ideias, passaremos mais credibilidade assim como os mais extrovertidos :)
@LH2323228 күн бұрын
@@uchwha Nossa, muito legal o seu depoimento, adorei! Achei bem interessante, realmente já vi muitas pessoas como esse seu colega (na internet, então, está cheio)! ❤ E sim, realmente você falou a apalavra certa, somos introspectivos (diferente de tímidos), mas no caso deste curso eu nem passo falta de credibilidade (até pode ser um pouco, mas não tanto, porém em outras situações eu senti essa falta de credibilidade), apenas não "sou vista" mesmo. E sim, realmente o mundo valoriza quem se comunica, mas também não vi necessidade nesse curso de ficar falando, entendeu, achei melhor ficar mais quieta, porque as conversas eram fúteis e egóicas mesmo. Mas gostei das suas dicas e realmente posso segui-las em outras ocasiões (no caso desse curso realmente não vi necessidade). Obrigada mesmo, ele me ajudou e eu amei! 💙
@vitornoga126 күн бұрын
Nasci em 1992 e nunca tive interesse pelos estudos, reprovei na 1ª série do segundo grau (ensino médio), fiz supletivo, comecei a trabalhar com 13 anos.... Depois dos 25 anos do nada interessei-me pelos estudos e provavelmente por causa da faculdade, essa particular que a mensalidade vinha do meu bolso. Hoje, com 32 anos, já fui nomeado em 5 concursos públicos, leio diariamente e não me vejo longe dos estudos...... Então é isso... A educação mundo o mundo evas pessoas. Minha meta é alcançar um nível de salário onde eu possa pagar e incentivar educação para outras pessoas.
@Michelemarquesbooks13 күн бұрын
sou leitora desde os 10 anos de idade, e hoje com 36 anos, leio todos os dias, por mês a media é de 4 a 6 livros. Leio todos os gêneros e sempre coloco um livro de cada na minha TBR, isso ajuda a não cansar do mesmo gênero na hora de ler o próximo livro.
@antoniocarlosmaranhaolemos198714 күн бұрын
Como é bom e gratificante assistir uma entrevista sobre o hábito de leitura.
@luizhenriquetrompczynski139Ай бұрын
Não concebo minha vida sem leitura … Grimm, Stephen King, Andersen, Mitologia, Nelson Rodrigues, Sr. Poe …. Que mundo maravilhoso que distrai, nos dá imaginação, felicidade e sabedoria !!
@carcaradonordeste8111Ай бұрын
Nada melhor que entorpecer a mente com poe, king etc kkk
@gisellerezende4721Ай бұрын
Nelson rodrigues é altamente viciante❤
@AllanSilva-tu5osАй бұрын
Eu costumava ler bastante por ter um tablet, sempre lia 30 a 50 páginas por dia. Hoje, no entanto, após comprar meu celular, percebo que o entusiasmo pela leitura sumiu. É extremamente difícil ler qualquer coisa. Parece que meu cérebro foi corrompido e quer apenas ficar no Instagram. Aos poucos estou voltando a ler, preciso reestabelecer esse hábito.
@videomakerxaАй бұрын
Realmente mano, tenho um tablet, e isso tem me dado um oceano de possibilidades de leitura, baixei muitos clássicos que eu nem encontraria nas livrarias daqui e de pouco em pouco venho lendo, é um bom investimento, e ao longo prazo acaba saindo mais barato do que montar uma biblioteca. (Apesar que pra mim nada é melhor do que a leitura de um livro físico)
@86wfrancisАй бұрын
Algo que me ajudou nesse sentido foi adquirir um Kindle. Eu também tenho tablet, mas a experiência de leitura no Kindle principalmente a noite com a luz baixa antes de dormir é muito boa. Só que eu tenho um hábito de leitura bem peculiar, entre os livros de ficção só consigo ler os do gênero fantasia (como Harry Potter e Crônicas de Narnia). Considero um bom começo livros deste gênero porque possuem um mundo mais envolvente e linguagem acessível. Livros mais classicos leio principalmente os de filosofia mesmo (Sêneca considero um ponto de partida)
@thiagorodrigues781522 сағат бұрын
Leia o livro: "Nação Dopamina" da Dra. Anna Lembke. Ela vai te explicar o motivo disso acontecer.
@Rodion19937 күн бұрын
Eu nem tenho familiar que tem hábito de leitura, peguei o hábito sozinho, pois eu sentava do lado de uma pequena prateleira na sala onde ficava alguns livros e gibis infantis. Daí em diante comecei a ir na biblioteca também e ler alguns clássicos infantis. Porém, no meio da adolescência e com o advento da tecnologia, senti que estava perdendo o gosto e enferrujando a leitura, foi preciso ''luta'' para continuar com o hábito, diminui um pouco meu ritmo de leitura, mas não parei. Hoje, já adulto com 31 anos, não consigo ficar um dia sequer sem ler algo. Mesmo que seja um simples artigo ou poesia.
@wellemaraujo745112 күн бұрын
Eu amo ler. Me tirou de momentos muito angustiantes na vida. Às vezes eu leio mais, às vezes eu leio menos, mas sempre estou lendo. ❤
@LSH2983 күн бұрын
Não aguento mais ler "agente" pra se referir à nós. 🤯🤯🤯
@monicavivendoemla5537Ай бұрын
O meu marido le alguns livros, mas, ele passa o dia lendo noticias e comentarios. Se interessa muito o assunto pesquisa na Internet. Eu, ja gosto de ler livros, eletronicos e de papel. E, nao vejo tanta noticia assim. So as mais que estao em alta, porque estou ficando cada vez mais chocada com a gente.
@LH2323218 сағат бұрын
Gente, pelo amor de Deus, este cenário é horrível! 🤦♀Este monte de gente passando atrás me desconcentra. Poderia ter algo tapando o povo atrás. Não acho bonito, acho desconfortável.
@Jean-b3g1v22 күн бұрын
As redes sociais perderam a função real de comunicação social, e virou tudo que pode ser, menos isso. É insustentável, e como tudo é um ciclo, logo teremos uma geração que irá repudiar isso, e voltar aos hábitos historicamente fundamentados e validados, como leitura. Gerações mais novas não postam mais fotos, não mostram o rosto, preferem o anonimato, já consigo observar esse movimento tido como o “limite de uma integral”, acontecendo! Sou positivo em relação ao futuro.
@marcosmateusxd12 күн бұрын
Eu gosto de ler, mas confesso q tenho dificuldades em largar o celular para isso, n só pra leitura, mas até pra ver filmes infelizmente Cel é viciante
@thiagorodrigues781522 сағат бұрын
Leia o livro: "Nação Dopamina" da Dra. Anna Lembke. Ele vai te explicar o motivo disso acontecer.
@tiffany5064Ай бұрын
Lendo A Revolta de Atlas.. recomendo ! … se preparem. 1215 páginas ✨💚
@eunicemedeirosparaguassuАй бұрын
Piada ne? Pior livro que ja li e também considerado o pior livro da literatura Americana. Existe um episodio no South Park onde o policial Barbraid aprende a ler e depois de ler esse livro jura que nunca mais vai let nada de novo. Nos EUA agora ate tem a sindrome de Barbraid que é gente que não le porque so leu livro ruim no começo e pegou trauma.
@leandrormira29 күн бұрын
eu achei esse livro insuportável de ler
@flaviamariadequeirozmachad4120Ай бұрын
A minha paixão pela leitura iniciou-se com escritores adolescentes, Marcos Rei e Ruth Rocha.
@jzadra_terapeutaholistico869914 күн бұрын
Eu não preciso muito do celular . Uso mais pra contato familiar ...minhas ferramentas são os livros . Agora vai depender das escolhas... e quem escolhe??!! Precisa entender de suas """"singularidades ""
@leosmarprofessor464210 күн бұрын
Sábia reflexão sobre o tema da leitura.
@Doraci-i7pАй бұрын
Amo leitura me faz muito bem ❤❤❤
@anafoxglove321Ай бұрын
No meu caso o ambiente definitivamente não influenciou o meu hábito de leitura ,muito pelo contrário, tanto na escola como na minha família a leitura é vista como um desperdício. Amo ler em especial os clássicos, a literatura contemporânea não me atrai. No Brasil, pelo menos no meu círculo, o brasileiro não gosta de livros e às vezes parecem que não gostam de quem lê. Infelizmente acredito que a queda no nível de leitura só tende à aumentar.
@JonatasTavares710 күн бұрын
Que aula ❤
@Doraci-i7pАй бұрын
Tristeza a falta da educação e cultura de um povo😢😢😢
@RamsesMCMLI27 күн бұрын
Com o preço abusivo dos livros e o desrespeito dos governos sem incentivar a ediçao de livros e o custo calhorda de enviarem-se livros pelo correio, são o problema.
@vicentesilva1220Ай бұрын
Meus país não aprenderam ler nem escrever, mas eles estimularam os filhos a estudar.
@edsondemelo98017 күн бұрын
Vamos Ler, a leitura abre portas, eu já abrir uma intuição de ensino, Vamos Ler 📖📚📚📚📚📚📚📚
@minecraftcarlos743014 күн бұрын
Idiota é quando falam que o livro é caro, é só ir à biblioteca que tem livro de graça. Acho que é a única coisa de graça, o livro.
@caiquejasleyservo11287 күн бұрын
Concordo plenamente. Sempre que mudo de cidade eu sempre busco uma biblioteca pública .
@perseu867027 күн бұрын
A pergunta já começa errada. O Brasil nunca foi um país de leitor, apenas piorou o que ja era péssimo.
@geopharmasАй бұрын
Coloco meu filho pra ler todo dia, durante uma hora. Se os pais não fizerem isso em casa, não vão aprender a na rua. 😊
@MsKayva24 күн бұрын
Minha filha começou a ler obrigada por mim e não me arrependo. Obviamente, livros adequados a idade, como Percy Jackson, Harry Potter e outros. Gi ela é adolescente e lê por prazer, inclusive clássicos e filosofia.
@annonimexxx18 күн бұрын
@@MsKayvaler por prazer é temporário, tem que ler pra crescer intelectualmente e moralmente, independente da vontade.
@YoungHegel718 күн бұрын
Leio entorno de 50 livros por ano. Fui estimulado em casa a ler quadrinhos.
@bubassaurobr24 күн бұрын
“Voltar a ler????????” E QUANDO o brasileiro leu livro carai? NUNCA. Os maiores classicos da historia do brasil tem numero irrisorios. Paulo coelho vendo provavelmente 80% dos seus livros no exterior. Cara eh mais famoso nos estados unidos do que aqui e nem existia celular dirito qnd o cara escreveu os livros mais tops
@LuizFernandoValencioАй бұрын
Engraçado, meus pais não leem tanto quanto eu, talvez eu deva o hábito de leitura muito mais a escola em que me formei, pois por "sorte" estudei numa escola paraestatal e lá tinha simplesmente uma baita de uma biblioteca, em que pude conhecer a obra do Arthur Rimbaud numa coletânea bilíngue e, o Augusto dos Anjos, que é um poeta por quem tenho muito respeito. Objetivamente, sou um bicho excêntrico ("um verme operário das ruínas" rsrs), pq gostar de poesia, pintura e ter um hábito de leitura razoável; atualmente é incomum (deixando claro que isto não me qualifica ou me transporta para um estágio melhor que os outros, pelo contrário, ainda falo muita bobagem e devo continuar fazendo isso, embora busque polir um pouco mais minhas bobagens para que as pessoas não sofram tanto). Aliás, eu uso a leitura como escapismo, parece o prazer mais palpável e controlado na minha vida, transporto-me para aquele mundo à parte, em que as letras dominam e a tela mental reproduz em tons vário os sintagmas e signos do papel. A vida parece mais suportável e minha mente se cala quando eu leio. Sobre os clássicos, eu sempre tive um certo apreço, tanto o é verdade que li os livros da "lista de vestibular" e abominava os resumos, até pq catalisadores e caminhos curtos só químicos e caminhoneiros se beneficiam. Por vezes me preocupo quanto aos meus hábitos, de um lado me afasto da mediocridade do homem médio e por outro será mesmo eficaz fazer isso, será que não ocupar espaços comuns seja bom, uma vez que a mediocridade é a maioria? Nestes momentos procuro qualquer besteira, um futebol ou os quadrinhos que me transportem para este espaço, para não me sentir alienígena ou incapaz de manter uma conversa razoável com pessoas da minha idade (sintoma frequente).
@videomakerxaАй бұрын
Cara, me identifiquei muito com esse seu comentário! Ultimamente separei um tempo pra assistir séries, animes e animações que a maioria dos meus amigos consomem, parei de usar redes sociais há uns 3 meses, para que eu consiga ter assunto pra conversar, futebol também, e carro que é o básico pra conversar entre os homens, mas leitura/ literatura é um assunto muito bom que infelizmente na maioria das vezes só consigo conversar com mulher. Impressionante, acho que quase nenhum amigo meu homem lê, e os que lêem não se derramam nos bons clássicos, de Shakespeare, até Tolstoi, Dostoiévski, ou quem sabe Machado de Assis, tantos autores fascinantes. Sinto falta disso.
@LuizFernandoValencioАй бұрын
@@videomakerxa é sintomático mesmo, poucos colegas conheci que verdadeiramente se debruçavam em livros clássicos por deleite, obviamente não os acho torpes por isso. São escolhas, não os julgo, pois a maioria se destaca nos esportes ou em outras áreas, das quais eu poderia tirar dúvidas com eles. Eu acho perigoso quando você vai se isolando, e mais perigoso quando você se integra em eventos e lugares dos quais não se encaixa só para se enturmar, profundamente triste. Então, tentar um equilíbrio entre o "gossip do dia" e livros clássicos, eu acho um porre a parte do "gossip", mas reconhecer isso para ver em que pé eles estão, no fim é importante para manter o mínimo de relação. Ainda sim o que julgo mais importante é ter a coragem de ser você mesmo, pois não tem nada pior do que assumir um papel que não lhe preenche. Há 10 anos que não uso redes sociais (Facebook, Instagram e etc, Tiktok jamais usei), somente KZbin, então veja é bem difícil conversar com as pessoas e ouvir "foi de arrasta para cima", "não sei o quê de milhões" e outras expressões das quais eu acho esdrúxulas, então eu faço esse esforço mínimo ou quase nulo de saber o que elas estão pesquisando.
@antoniocarlosrodriguescamp1497Ай бұрын
"...um poeta POR quem tenho respeito". Ler ensina a escrever e a falar corretamente.
@LuizFernandoValencioАй бұрын
@@antoniocarlosrodriguescamp1497 acabei de retificar, agradeço. Este é um dos grandes motivos do meu interesse pela leitura, um constante aprendizado e reconhecer os erros ou mesmo errar são passos importantes.
@videomakerxaАй бұрын
@@LuizFernandoValencio saí das redes sociais também há 3 meses, e isso vem mudando minha vida, gosto de usar o KZbin principalmente pra estudos e recomendações boas de livro, série, entre outros. A medida que o tempo passa e me envolvo mais em leituras aprofundadas venho voltando a um caminho de introversão, sinto que durante boa parte de minha vida eu fui essencialmente extrovertido, apesar de na infância ser tímido, mas justo naquela época é onde tinha mais ânsia em fazer muitos amigos. Hoje depois de reconhecer as pessoas importantes pra mim, não faço questão de conversar muito, não faço questão de ter muitas amizades, porque esse excesso sufoca e pouco agrega, e essa maturidade que a leitura e a vivência traz é muito boa.
@jadnasenaАй бұрын
Eu sempre gostei de ler literatura. Porém, não foi por incentivo dos meus pais ou professores, porque eu não tinha acesso a livros na época. Era difícil: não tinha biblioteca nas escolas e nem lugares próximos para comprar. Vez ou outra, eu pedia a minha mãe que comprava uns livrinhos com ilustrações para crianças quando ela ia na cidade vizinha. Só no ensino médio foi que eu passei a ler mais por ter acesso a livros através da biblioteca e comecei a comprar pela internet. Hoje em dia, eu acho que as pessoas não leem porque não querem mesmo, porque acham outras coisas mais interessantes. Sem contar que as pessoas andam muito apressadas e ler requer tempo.
@jucoraggioАй бұрын
só vamos ler se pararmos de ver. enquanto tiver midia filmada, e o conteúdo aqui é feito no mesmo meio que os conteúdos ruins são propagados -- o livro ficará secundário ou esquecido de vez.
@brancabittencourt140210 сағат бұрын
Gosto muito de ler.😊
@Bernardo-uz6siАй бұрын
Eu li a edição vagalume, eu gostei.
@86wfrancisАй бұрын
Li muito livro infanto-juvenil nacional nos tempos de escola. A série vagalume e os livros do Pedro Bandeira foram responsáveis por iniciar em mim a vontade de ler
@LH2323229 күн бұрын
Eu sou adulta e gosto desses livros até hoje.
@videomakerxaАй бұрын
Convenhamos galera, o problema da leitura não nasceu nessa geração, o brasileiro em média nunca foi de ler, aliás pelo contrário, apesar do excesso de tela, mas existem pessoas dessa geração que possuem ainda mais indicação justamente pela internet existir, principalmente agora com influenciadores que incentivam a leitura como Pondé, Clovis de Barros, Karnal, Sacani, Lutz, Eslen que apesar de não serem da mesma bolha mas que está no algoritmo de uma galera, e isso já faz muita diferença.
@tiagobernardessilveira928027 күн бұрын
Acredito que a literatura clássica é importante, mas não só ela. Ela interessa , ao meu ver, mais as pessoas que tenham profissões intelectuais ou estudantes que andam não têm uma profissão definida; obviamente, também há a leitura por prazer, para enriquecer-se culturalmente. No meu caso, como sou da área de Administração/Mercado financeiro, estou lendo nesse momento o livro sobre essencialismo que traz muito aprendizado para se ter mais produtividade e foco no trabalho ou dia a dia, claro que também gosto muito dos clássicos, e, quando consigo, lei-os por prazer.
@AndreCarvalhoComix20 күн бұрын
O smartphone aliena adulto, imagine desde criança "brincando" com celular altera muito,tudo na vida... aliena de um jeito que até idosos já eatão viciados... complicado😢
@tatiana380213 күн бұрын
Tipo de leitura que mais fazem nos dias de hoje são nas páginas de fofoca pela tela do celular 😂😂😂 triste realidade!
@NemesisTheInevitable26 күн бұрын
Sempre houve gente a ler e sempre houve gente sem ler. Antigamente poucos sabiam ler. Hoje lê quem quer. Se não quer ler, não lê. Muitos vão sempre querer ler... É um gosto individual. Há muita gente, inclusivamente na carreira académica que pouco ou nada lê. Há quem leia romances, há quem desenhe disso. Há quem leia livros técnicos, há quem ache isso pouco apelativo... Há quem não leia de todo. E sempre vai haver tudo isto e mais.
@castelobrancopaulo27 күн бұрын
Outras perguntas seriam: com o advento dos livros digitais, a leitura dos livros físicos foi abandonada? ou a leitura digital e física serão abandonadas?
@LH2323229 күн бұрын
Os MAIS jovens, na verdade, porque jovens os adultos mais velhos também são (como os pais desses adolescentes, por exemplo, eles também são pessoas jovens/novas).
@chicoxhxixi2720Ай бұрын
Até mensagens no celular , 80% das pessoas preferem mensagem de voz do que digitar. No Brasil 90 % não gosta de acompanhar uma história, por melhor que seja, em livro, preferem esperar a adaptação cinema ou tv; um best-seller podia custar 10 reais, mas o interesse em ler não iria aumentar; já vi livros do SIDNEY SHELDON, HAROLD ROBBINS, DAN BROWN em sacos de lixo !!!!!!
@lfilipe0704lАй бұрын
Confesso que passei a ter o hábito da leitura quando pude escolher um livro e nao ler algum por obrigação, que é o cenário de 80% de alunos de escolas públicas. Gosto dos clássicos? Não gosto, embora já os tenha lido - por que fui obrigado pra passar em provas, ensino médio -, exceto isso? Nao os leria novamente. O que me ajuda a ler bastante é ler os gêneros que eu gosto: thriller. Se me derem um texto clássico, muito provavelmente não terei o mesmo pique. Constato que a falta de leitura, muito provavelmente, é por questão da imposição que há nas escolas públicas acerca de determinado livro e, claro, a falta de instrução por parte dos pais que, muitas das vezes, não tiveram esse hábito saudável em suas casas.
@Sh4rlesRM10Ай бұрын
Dos livros que comprei e li são todos clássicos kkkkkk O bom mesmo é ler o que vc quer, não é pq não é um clássico que não presta. Eu leio esses livros mais antigos pq é neles que são mostrados muitos aspectos da sociedade antiga, seja a sociedade brasileira do século 19, do império russo, etc. Eles também vão me dar uma amplitude, pois é outro ponto de vista em outros tempos, fora o vocabulário que ganho. Boa sorte pra você, que consiga continuar lendo 😊
@edgarfilho6129Ай бұрын
Certíssiimo!
@sidneybueno286411 күн бұрын
Primeiramente quando criança , estimular a ler HQ do Mauricio de Sousa.
@AirtonCosta-b3k18 күн бұрын
Nunca fui de ler literatura clássica e o fazia somente no ginásio por obrigação, pois havia prova ou chamada oral mas biografias,livros técnicos e história sempre foram minha praia e no geral leio 1 ou 2 livros por mês novos ou releio algum mais antigo e infelizmente o "burrismo venceu", pois vejo cada vez menos pessoas lendo e quando vejo o conteúdo é duvidoso.
@rafa11759Ай бұрын
Quando eu achava o audiolivro pra acompanhar minha leitura feita no papel ou PDF tava lendo muito mais, problema q querem cobrar até por isso... Outro prob: antigamente eu conseguia mais facilmente um lugar silencioso pra ler, hj qse td lugar é cheio, barulhento.. os espaços públicos parecem diminuir. Mas quem quer dá um jeito
@kennedyjuliano3062Ай бұрын
Quais são os cursos classicos disponíveis?
@emersonalmeida8906Ай бұрын
Pondé fez uma aproximação entre o seus cursos de clássicos e o Portal Choquei.😅
@brunoarthur416813 күн бұрын
O brasileiro não. O brasileiro nunca gostou de ler .
@alexandremer23 күн бұрын
A arrogância de leitores como o senhor careca, afasta as pessoas, que acabam preferindo o Tiktok e similares
@henriquedouglas8310Ай бұрын
O cara aí descobriu o "segredo intelectual" do Mão Santa. E muitos santos são de barro.
@raulantoniocruz23 күн бұрын
O hábito da leitura passa dos pais para os filhos. Hoje os pais não leem. Logo…
@XavierVilhargraАй бұрын
Eu tinha mais interesse em ler, quando tinha mais tempo. hoje em dia nao consigo mais.
@ccbueno1Ай бұрын
Eu ouço as pessoas falarem que leem 50, 100 livros por ano mas ponho em dúvida esse hábito. Eu leio um livro e quando interessante fico no mínimo um mês pesquisando sobre o assunto que o livro tratou e levo mais algum tempo no dicionário decifrando palavras novas. Se eu ler uns 10 livros em um ano já me sinto satisfeito. Ler um livro atrás do outro acho que nao é vantagem nenhuma; os assuntos se misturam e nao se aproveita nada.
@tiffany5064Ай бұрын
Eu leio essa média de livros por ano, mas tenho o meu critério. No geral são os clássicos..dificilmente leio contemporâneos ..só quando considero indispensáveis , como agora o que estou lendo “A Revolta de Atlas” de Ayn Rand…. Nesse caso, eu pesquisei sobre a autora e sua filosofia, vi a maioria das entrevistas que ela deu… e daí parti para essa leitura. Fiz a meta diária / páginas para saber quando terminaria ( gosto de fazer isso para organizar , visto que leio outros livros simultaneamente) . A leitura do citado livro tem muitas reflexões , faço anotações. Ao terminar, certamente terei um tempo para fazer um apanhado geral do que aprendi, do que não concordei .. as minhas conclusões. Essa forma de leitura ativa tenho com quase todos os livros que leio , caso contrário a leitura se perde e isso não faz sentido. Porque escrevi tudo isso? Concordo com você sobre a importância da assimilação e ter qualidade na leitura, mas é possível ler muitos livros ao ano. No meu caso a leitura faz parte de algumas horas de todos os meus dias … sempre que posso estou lendo e, obviamente, tem a prioridade diante de muitas coisas, principalmente as supérfluas como acessar redes sociais (só uso KZbin e tenho diminuído consideravelmente e Premium para não perder tempo com anúncios) . É possível ler muito e com qualidade. 💚
@romanecristine567516 күн бұрын
Não duvide. Eu leio facilmente 100 livros em um ano e te conto a história de todos eles com todos os detalhes, spoiler se tu deixar. Mas isso é realmente pra quem gosta. Eu amo isso. Eu amo livro, sou louca por eles, eu deixo de sair com amigos pra ficar lendo ou eu levo o Kindle comigo. Então não subestime a gente. Agora tem gente que de fato não lê o livro. Lê a sinopse, ou faz leitura dinâmica e diz que leu. Mas não subestime os loucos que nem eu que só não leio mais porque sou obrigada a trabalhar e estudar, caso contrario eu ainda leri um livro por dia😢.
@dicasdamarcela558214 күн бұрын
Conheci uma pessoa que dizia isso, que lia muitos livros, até que soube que eram todos autoajuda ou bem rasos. Ou seja, conteúdos chiclete mental. Quero ver ler Platão, Catena Aurea.
@aninhamonteiro201014 күн бұрын
Quem tem o habito de leitura lê 50 por ano ou até mais. Eu gasto cerca de 2h por dia lendo todo dia, mas eu tenho minhas fases... se vc ver o skoob de algumas pessoas (rede social de leitores) o povo lê de verdade, faz historico de andamento de livros diariamente e escreve resenhas. Participo de 2 clubes do livro, lá a galera lê 3 livros de uma vez...
@diegofelipe291213 күн бұрын
Concordo
@ccbueno1Ай бұрын
Dizem que o brasileiro não lê mas nos EUA a reclamação dos editores é a mesma: as pessoas não leem.
@23Puck666Ай бұрын
A geração atual é a que mais lê desde a gênese da identidade moderna brasileira, e isso nem é algo legal.
@josuecarneiro9924Ай бұрын
Nada de matemática se aplica ao ser humano? Ouvi isso mesmo?
@GleniodaCruzSiqueira-r8x26 күн бұрын
Provavelmente sim. As pessoas voltarão a ler. Ler Gibis e Fotonovelas !
@leituraviva-h6dАй бұрын
Comecem a narrar.
@carlacarlacardoso43069 күн бұрын
Minha mãe era uma leitora voraz e eu sou uma leitora voraz❤
@Helen-wb3hj22 күн бұрын
Pessoas que lêem livros no celular: 🙅♀️💥💥🔛🔝
@arnaldobonifacio4564Ай бұрын
Eu leio,,, 50 livros por ano
@Qwertyuiopasdfghjklzxcv112Ай бұрын
🤔 Me passa a receita.
@diastelles10 күн бұрын
Eu só assisto futebol e BBB. Acho leitura muito baixo astral.
@VullnetLoship21 күн бұрын
Infelizmente no mundo de hoje não
@Dniel198122 күн бұрын
A prova viva as pessoas ao fundo atrás do Pondé estão lendo ?
@RosaHelenaLeao-v1z25 күн бұрын
Olha, nunca vi um sociólogo analfabeto? Mas, não tem avaliação em alguns cursos
@MyLfn3 күн бұрын
📝📚👏
@ciclocidade8937Ай бұрын
Como väo voltar a ler? O b rasileiro nunca leu.
@mayconrralvesАй бұрын
Fato verídico!
@fernandosilveira9704Ай бұрын
Ponde, eu entupi meu estomago de cafe.
@helderpinheiromayer-vj8sc4 күн бұрын
O próprio presidente Lula viaja mais que lê! Já tá terceira vez na cadeira em Brasília isso que sofreu prisão! Imagina! Qual o exemplo pra um jovem ou outros leitores!? Lastimável verdade!
@magelizierАй бұрын
Resposta curta: influenciar no Tik Tok.
@Qwertyuiopasdfghjklzxcv112Ай бұрын
Não leio clássicos mas leio muita coisa, tenho alguns clássicos na lista de espera mas até o momento não.
@jackiefrancine4 күн бұрын
Raros são os vídeos desse tal Pondé q tem procedência. Cuidado p n virarem papagaios Pondesistas , seria o fim. Preocupem-se c vcs , e deixem os pseudos filósofos filosofarem sozinhos . Entrevistadores , parem de rir com tudo q ele diz como se estendessem os absurdos q Pondé fala , discutam , dê uma posição, vão contra , é mt chato ser "baba ovo" .
@juniorsouza129415 күн бұрын
Esse rapaz é seguidor do Felipe neto
@JoaoPauloOliveira-ed8cf27 күн бұрын
TEM 100 BÍBLIA CATOLICA BÍBLIA MARTINHO LUTERO DA BÍBLIA PROTESTANTE DOS CRETELHADA ZUBIZADA CAPÍTULOS VERSÍCULOS MATEUS 27 CAPÍTULOS VERSÍCULOS MATEUS 50 CAPÍTULOS DOS CRETELHADA CRETELHADA ZUBIZADA 1O0 BÍBLIA COM TODO ADIOMA DO PLANETA TERRA DEUS DE JUDÁ HONBREM CRIANDO DEUS PARA ÓS RELIGIOSO SER ESCRAVO RELIGIOSO SER ESCRAVO RELIGIOSO DEUS DEUS JESUS CRISTO SATANÁS NÃO EXSTE RESSUREIÇÃO NÃO EXSTE RESSUREIÇÃO DA VIDA PÓS MORTE NÃO EXSTE ARREBATAMENTO FOI CANCELADO POR CAUZA DO COVID DEUS JESUS CRISTO SATANÁS NÃO EXSTE
@adrianom.4741Ай бұрын
Num vou escrever nada pq num vale a pena
@TurnaboutUOEXАй бұрын
Seria um baita passo para frente se os professores começassem a leer... e entender por lo meno o 10% do que leem.
@felipemoreira8308Ай бұрын
Primeiro aprende a escrever direito, depois aprende a interpretar o mundo direito, depois, só então depois, você deve voltar aqui e dizer alguma coisa.
@paulinhocorrea87053 күн бұрын
Que mulher chata !
@GunddurАй бұрын
Esse Pondé é tão pretensioso quanto é medíocre.
@LH2323229 күн бұрын
Os MAIS jovens, na verdade, porque jovens os adultos mais velhos também são (como os pais desses adolescentes, por exemplo, eles também são pessoas jovens/novas).