Daisy, eu curtia os vídeos com a câmera embaixo, rsrsrrs
@ACigarra2 ай бұрын
não entendi o que você quis dizer com isso, mas se quiser filmar pra mim agradeço hehe
@oliviamilleo15372 жыл бұрын
Guria, vc é necessária!!!! Obrigada❤️
@DivinoPicnic2 жыл бұрын
Que declinío! Algumas literaturas, bem como filmes e séries. tem nos dado a idéia de que é possivel: ter tudo; ser tudo; tudo é possível. Logo, concluo que: É desgastante demais correr atrás para ter tudo; Se podemos ser tudo então não somos nada; Nós meros mortais, com pés fincados no chão, sabemos claramente a intenção dessas narrativas.
@analuizadefigueiredosouza78513 жыл бұрын
Eu me pergunto se quem escreve esse tipo de releitura realmente leu os contos originais e, se sim, com quais olhos. Porque me parece que essa galera se baseia nas versões da Disney. P.S: Vocês repararam que as princesas dessa coletânea são perfeitas? Respondem totalmente às demandas produtivistas do neoliberalismo. Todas são inteligentérrimas, líderes natas, boas de convencer os outros, muito conscientes sobre o mundo, empreendedoras. Nem precisam aprender com os erros ou descobrir algo novo, já sabem de tudo! Eu me sentia muito mais estimulada a pensar quando a Branca de Neve caía no truque da madrasta pela terceira vez do que por essas protagonistas 2.0 que dizem que se você é mulher e não é in-crí-vel você está fazendo isso errado xD
@iannarego34394 жыл бұрын
Que mulher maravilhosa! Obrigada por tanta sensatez.
@barbarasouza22344 жыл бұрын
De boas intenções o inferno e as prateleiras de livros infantis estão cheias hahahahaha. Concordo totalmente com a crítica feita.
@marizadasilvalima27664 жыл бұрын
Amei quando você fala que literatura é oferecer possibilidades infinitas que vão render diversas leituras!
@renatagalindo96604 жыл бұрын
Todo mundo com filhos deveria assistir seus vídeos!
@pedrosena95594 жыл бұрын
Moça! Que vídeo excelente, preciso e que nos leva a refletir sobre esse tema polêmico, de maneira sincera e fundamentada. Parabéns!
@Andie30uns Жыл бұрын
Parou de fazer vídeos?
@TheViravirou3 жыл бұрын
Ameiiii que vc tirou a música de fundo. Amo muito os seus vídeos, parabéns pelo trabalho
@joseluizcosta23794 жыл бұрын
A Boitatá escorrega às vezes nesse didatismo. É o caso de "as mulheres e os homens" tb. Em compensação, tem livros como "Pode pegar" - em tudo maravilhoso. Esse didatismo edificante tb aparece em parte dos livros da Olga de Dios, tb publicada aqui pela Boitatá, embora ela tenha alguns livros interessantes para as crianças.
@apenkala4 жыл бұрын
que vídeo maravilhoso! essa questão me angustia há tanto tempo, como feminista e agora mãe de um menino de quase seis anos. não sabia como colocar em palavras essa angústia, especialmente por considerar tanto essa questão da cooptação das narrativas políticas por um mercado que vende engajamento, que tu coloca tão bem quando fala que o livro da Boitempo (que é uma editora que eu adoro também) vem pra atender uma demanda do mercado. fiquei especialmente curiosa pelo livro da Colasanti. muito obrigada por este vídeo!
@Vanessaarrudas3 жыл бұрын
Como sempre vc arrasa nas reflexões e pontos importantes que precisamos saber ou pensar sobre a literatura!!! Obrigada de verdade pelo seu trabalho!!!
@tinabcosta4 жыл бұрын
Amei, Daisy! ❤️❤️❤️
@alicewapler51943 жыл бұрын
Bacana reflexão! Também penso que se a criança conhecer primeiro as novas versões dos contos, perdem de pensar sobre as mudanças que foram feitas e por sua vez, realizar a leitura crítica.
@sorayaalfenas31623 жыл бұрын
Adorei seu vídeo. Concordo perfeitamente com tudo o que você disse, principalmente " literatura não é livro didático ". Ótimo.
@lianebarbosa3083 жыл бұрын
É exatamente isso... perfeita argumentação. Não podemos perder a magia, a beleza, o poder da literatura e das histórias (infantis?!) afinal a vida adulta é por demais severa/rígida/complicada e cada vez mais cedo estão "seduzindo" nossas crianças a esse "jeito de ser adulto" - como se fosse o único caminho
@katecris53024 жыл бұрын
Perfeita reflexão. Pra essa tal " demanda de mercado" falta inspiração, não tentar subverter a temática de clássicos da literatura infantil com a profundidade de uma colher de chá. Obrigada pela sugestão de leitura teórica. Parabéns pelo vídeo!
@jmarmitt3 жыл бұрын
Amei o vídeo
@FestaNoYoutubiu2 жыл бұрын
Vim aqui para obter informação sobre o livro, porque estou buscando histórias com protagonismo feminino para minha filha de 4 anos. Pelo que você descreve, o livro de fato parece ser chato e parece ter um problema de público-alvo. Vai trazer metaconceitos dos adultos que minha filha desconhece, que deixam a história bem pouco fluída e chata mesmo - tirando pela minha experiência com outros livros que fizeram a mesma coisa. Dito isso, apesar do "ganho cultural" em minha filha conhecer os clássicos, a leitura parece dos clássicos de princesa é danosa mesmo. No minuto 4:04, você diz que livros como o da resenha "subestimam o leitor". Eu discordo nesse ponto. Se minha filha de 4 anos só ler histórias de princesas submissas, que são inclusive beijadas sem consentimento desacordadas, não posso esperar que ela tenha senso crítico, mesmo depois que eu tente conversar com ela depois. A expectativa maior é que essas histórias clássicas moldem a cabeça dela para ser uma mulher prendada e submissa. Dito isso, a sua provocação foi boa. Como contraposta à leitura da resenha, deixo a dica do espetacular "Contos de Fadas para Garotas Corajosas". PS: sou o pai.
@jaquelinefranca57722 жыл бұрын
Olá, tenho uma irmã de 2 anos e costumo ler para ela. Acredite ler histórias de princesas sendo salvas, não vai deixá-la, futuramente, uma mulher, digamos, omissa ao homem. isso é quase impossível nos dias de hoje e essas histórias são tão ricas em fantasia, que jamais vao nfluenciar ela a ter ideias estranhas. Cresci assistindo filmes e lendo histórias de princesas, e isso teve um papel imenso na minha vida, as crianças tem um ar tão ingênuo e puro, que elas merecem sim, mergulhar nesse mundo de fantasias. E é uma parte muito importante na infância de uma menina. O ideal é apresentar histórias variadas, não apenas de princesas. Indico para a idade da sua filha O senhor Boaventura, de tolkien A velhinha que dava nome às coisas, de cynthia rylant E claro, Contos de fadas da zahar
@chiaraxavier68383 жыл бұрын
Vídeo maravilhosooo!! Amei as reflexões e agora tô doida p ler A pequena Sereia do Andersen!!
@alinelagoas36003 жыл бұрын
Só faltou fazer a leitura de "De água nem tão doce" da Marina Colasanti. Amei!
@mariagomes42743 жыл бұрын
Brilhante argumentação! Obrigada pela partilha e pelos ensinamentos.
@wellington_3 жыл бұрын
literatura panfletária dificilmente tem qualidade.
@mundodavero3 жыл бұрын
Tambem acho que literatura tem como principal funcao entreter e nos fazer viajar para outros mundos e outras paisagens. Ninguem merece historia chata, cheia de linguagem rebuscada e com moral explicita que nao permite agente pensar e repensar. Adoro historias classicas e modernas, mas tomo cuidado sempre com a riqueza do texto/ figura independente se é historia de princesa ou de robôs.
@ingridoliveira68814 жыл бұрын
Ou seja, falta sutileza
@marizadasilvalima27664 жыл бұрын
Algumas releituras de contos perdem a essência!
@michelisilva49313 жыл бұрын
Mais um vídeo fantástico! Parabéns e obrigada por ele!
@rosimgon3 жыл бұрын
Noossa!!! Você merece mimha compaixão.... Há trinta anos eu já dava continuidade às histórias das "princesas donzelas" que despertavam só quando "salvadores príncipes" chegavam e as resgataram. Infelizmente quando apontamos estrelas, nem todos conseguem mirar para além da ponta dos dedos. O chato não é o estilo literário desse livro, mas você e sua pseudo leitura abrangente sobre o livro. O mais horripilante é não ser um homem a fazer esse vídeo, mas o protótipo da "mulher, sorridente, maquiadinha e simpatiquinha", infelizmente completamente sem noção. Enquanto isso, nosso país continua com meninas sendo mergulhadas em histórias que você elogia tanto, que as constituem como aquelas do país em que adultas, continuam se comportando como indefesas princesas, aquelas da literatura que você admira. Moça, só cheguei a você porque dependurou-se em um livro que sim, merece minha atenção. Todos os seres sem brilho são assim: refletem a luz alheia e foi isso que fez, como todos os medíocres: usam da luz alheia. Com esse título do vídeo contra um livro que tem interesse, você me fez a chegar aqui. E o resultado foi esse: encontrar alguém que só merece a minha profunda compaixão!!! Sua incipiente figura me faz ter a tal vergonha alheia... A propósito, crie algo quem sabe consiga um nano brilhoque tanto quer, às custas, de passar tanto ridículo....