Caras, que live legal. Achei muito interessante quando falaram da pergunta e resposta. Eu tenho pensado muito nessa questão, de que tudo que a gente faz na música tem a ver com a forma que gente pensa. E isto nós podemos ver não só na música mas em nossa linguagem, na arte visual, na organização da sociedade e até na nossa comida kk. É muito legal quando olhamos as regras de composição e comparamos com as outras áreas, se pode fazer diversas analogias. O grau conjunto, por exemplo, também existe no discurso e serve para que haja inteligibilidade, isso nos faz pensar que o grau conjunto não é uma regra própria da composição, mas sim da limitação do cérebro humano. O próprio Schoenberg escreve algo desse tipo, no capitulo sobre caráter e expressão, do livro Fundamentos da Composição, ele diz: O pensamento musical está sujeito à mesma dialética que rege qualquer outra forma do pensamento. isso é muito incrível de ser pensado e debatido!
@rickcapellano20076 жыл бұрын
Excelente live... parabéns
@mariafulooficial3 жыл бұрын
Muito legal a live de conversa. Porém em alguns aspectos, discordo e você. A galera do sertanejo e forró que entram em estúdio para gravar, boa parte são autodidatas, criam muito em estúdio e colocam a sua identidade na maioria das músicas. Evidentemente que tem músicos que debulham a partitura, mas nem todos vem de uma faculdade. Tem um feeling musical.
@nandoflorestan7 жыл бұрын
Somente em português se diz música "erudita"; noutros idiomas se diz "clássica" e pronto. O problema de dizer "erudita" é que isso dá a impressão que o ouvinte precisa ser um intelectual pra poder ouvir Schubert, o que não é verdade. De outra parte, a palavra "clássica" tem as 2 acepções mencionadas no vídeo, o gênero e o período. Não é fácil preferir uma palavra ou a outra.
@samuelschnaider69543 жыл бұрын
eu sei q seu comentário é velho mas vou responder mesmo assim, dizer classica parece q estamos nos referendo apenas ao periodo classico com compositores como mozart,haydn e etc mas existem vários compositores de outros periodos, o próprio beethoven n é classico e sim romantico, bach e barroco e assim vai então o certo seria musica erudita msm