Músicos de orquestra e o constrangimento de tocar junto de fritadeiras!

  Рет қаралды 5,766

Rafael Fonseca - Guia dos Clássicos

Rafael Fonseca - Guia dos Clássicos

Күн бұрын

Пікірлер: 142
@janisoncaetanodasilva1487
@janisoncaetanodasilva1487 Ай бұрын
Simplesmente perfeito! Não tiro uma palavra do que foi dito, parabéns pelo posicionamento!
@orioncruz
@orioncruz Ай бұрын
BRAVÍSSIMO Rafael!👏🏼👏🏼👏🏼🤩 ...2 pontos importantíssimos... - O Descaso com a Música e os Nossos Profissionais! - O Ego do João Carlos... ...Ele usou alguns amigos meus em Presidente Prudente, e quis aprontar comigo aqui em Campo Grande Grande-MS...Cai fora na hora com a Proposta Esdrúxula!... Pra mim... prefiro 1000 vzs um mal músico de Bom Caráter que, um ótimo músico MAL e MAU Caráter! Chega de Egos,... A verdadeira CELEBRIDADE é Notória simplesmente pela HUMILDADE E SIMPLICIDADE! GRATIDÃO Pelo imenso trabalho que faz Rafael! Deus o abençoe Sempre! 🙏🏼
@jguinancio1
@jguinancio1 Ай бұрын
Ouça HOROWITZ milhares de vezes e esqueça o pianista acima. HOROWITZ é um paradigma de genialidade, integridade e de como a idade acentua, nas almas de ALTA IDADE ASTRAL, o que há de melhor.
@orioncruz
@orioncruz Ай бұрын
@jguinancio1 Realmente amigo, HOROWITZ foi e será ÚNICO!.🙌🏼🙏🏼💙
@danielsantanna2060
@danielsantanna2060 Ай бұрын
Concordo com absolutamente tudo o que foi falado. E realmente a maioria das pessoas não sabem que ele foi um grande pianista.
@solangesaconato6782
@solangesaconato6782 Ай бұрын
Concordo com TUDO o que vc disse!!!!👏👏👏👏👏👏
@renatethiago3355
@renatethiago3355 Ай бұрын
Concordo plenamente.
@edielsonaureliano
@edielsonaureliano Ай бұрын
Caro Rafael Fonseca, venho aqui com total simplicidade trazer minha opinião de Músico Profissional desde 1985: esse episódio não é o pior ja vivido por grandes musicos de orquestra ou popular de nosso pais! Já tivemos varios momentos de humilhações diante dos dois lados da moeda: agencias de publicidade ou eventos propondo espetaculos ridículos (ou cachês muito abaixo) como Processos Seletivos de musicos para vagas em orquestras com cartas marcadas e humilhações.... Na verdade, depois de Dom Pedro II, nosso pais nunca soube valorizar a Musica e as Artes. Infelizmente!
@mariaceciliapennaguimaraes81
@mariaceciliapennaguimaraes81 Ай бұрын
Parabéns, Rafael!! Não é assim que se promove um concerto!! Nem a música clássica!!
@tonyclusters6692
@tonyclusters6692 Ай бұрын
Eu gostei das fritadeiras, deu um toque avant garde. Parabéns ao maestro João Carlos Martins pela grande ideia.
@lauradelimadelima8812
@lauradelimadelima8812 Ай бұрын
Grande pianista que foi, seria de esperar que tivesse mais respeito e consideração pela própria biografia.
@lucianomaia3064
@lucianomaia3064 Ай бұрын
Concordo com 99% de tudo que vc mencionou. Minha única discordância é quanto a J.C.Martins ser um grande interprete da musica de Bach. Acho as interpretaçóes da integral do Bach dele bizarras, adotando andamentos e dinamicas esdrúxulas, e visivelmente buscando ser a "grande atração" invés de buscar de forma franca ser um intermediário do legado de Bach para o ouvinte. Aliás, pra mim existe claramente uma busca do Martins tentar fazer algo parecido com o que fazia Glenn Gould tocando Bach. E este circo das fritadeiras agora pra mim é só mais um pouco dessa megalomania de J.C.Martins por holofotes. De resto estou 100% de acordo com tudo o que você colocou.
@guiadosclassicos
@guiadosclassicos Ай бұрын
Luciano, você aponta questões importantes e muito válidas. Mas, ainda assim, JCM trouxa à época uma lufada de ar fresco à interpretação bachiana, apesar de suas prováveis intenções sempre voltadas à autopromoção. Fosse válido anular iniciativas da arte com base no mau-caratismo de seus criadores, apagaríamos dos anais da música um Tristão & Isolda? Confesso que por anos não dei atenção ao legado bachiano do referido pianista egotista-narcísico ela pura antipatia às inúmeras entrevistas (Jô etc) nas quais ele ou quase babava falando de si mesmo ou chorava crocodilamente ao contar seus dramas. Porém, recentemente, conversando com alguém que entende muito mais que eu do assunto "piano", essa fonte - alguém de erudição insuspeita - me sugeriu as Goldberg com JCM para identificar umas estripulias técnicas interessantíssimas. E fui voltando a ouvir, com renovado interesse, o referido legado. Afinal, de que nos servem centenas de pianistas tocando uma mesmíssima partitura? Para em cada interpretação encontrarmos um detalhe, algo de novo. E nisso, ele cumpre a função. De resto, é a figura tristemente encantada por si mesmo que já sabemos.
@jguinancio1
@jguinancio1 Ай бұрын
Isso mesmo!!!​@@guiadosclassicos
@wagnerdomingues9707
@wagnerdomingues9707 Ай бұрын
Parabéns pelo comentário, estou inteiramente de acordo.
@isleneleite
@isleneleite Ай бұрын
Concordo com você, Rafael Fonseca!
@humanbass
@humanbass Ай бұрын
Tocou e foi pago, tá valendo. Se tinha fritadeira, geladeira, fogão, micro-ondas, foda-se.
@marcelacardoso1033
@marcelacardoso1033 Ай бұрын
Que momento vivemos.
@ericksoares18
@ericksoares18 Ай бұрын
Rafael, com todo respeito e admiração esse de longe não é nem top 10 problemas que os músicos e o mercado da música de concerto vem passando. Talvez, você possa estar incomodando pq o repertório com a exibição das fritadeiras era Tchaikovsky. Se fosse outro gênero ainda que com uma orquestra eu não sei se você estaria tão inflamado. Eu, que toco em orquestras profissionais, vejo que temos coisas muitos mais sérias e embaraçoas e que, infelizmente , vasculhando seu canal, infelizmente não vi citadas em algum post. Eis alguns: - a orquestra sinfônica do teatro nacional está sem uma sala há 10 anos ( a sala vila lobos) - A orquestra sinfônica do Recife não tem quadros completos e os músicos cachês não recebem há 6 meses - a filarmônica de minas quase ficou sem sede esse ano graças ao governo do Estado de MG. - a orquestra sinfônica do espírito santo virou uma OS e o seu processo seletivo foi UM FORMULÁRIO NO GOOGLE DOCS onde o músico não precisava nem mandar um vídeo tocando, logo presume-se que já tinham seus preferidoa, né ?! - o piso salarial dos músicos do Theatro Municipal do Rio é de 3500 e os contratados trabalham para o governo SEM AUXÍLIO TRANSPORTE - a banda sinfônica de sp foi extinta e não conseguimos que ela fosse reerguida - a sinfônica de Goiânia estava com salário tão defasado que os músicos não conseguiam fazer a manutenção dos seus instrumentos Então, com todo respeito, não há constrangimento algum quando um músico vai ao palco tocar num ambiente bacana um concerto que tem uma divulgação de um produto e todos eles cientes disso. Inclusive aqueles colegas não recebem mal. Os mesmo estavam de faro constrangidos quando tiveram que acompanhar o namorado de um famoso filósofo como solista perante eles. Nossaa condições de trabalho estao cada vez piores e te juro, aqui na realidade dentro da orquestra as preocupações sao outras. Nunca vi músico algum constrangido com os devaneios de varios autores contemporâneos que colocam luzes ou projeções surante a performance. E bem, com base no recorte que você nos trouxe não vejo as fritadeiras atrapalhando a execução da orquestra.
@guiadosclassicos
@guiadosclassicos Ай бұрын
Erick, agradeço muito a sua mensagem, pois ela traz um olhar "de dentro" do problema, ao passo que eu sou um comentarista desse universo mas não faço parte dele, nem como músico, nem como produtor (embora tenha atuado poucas vezes como contratante). Mas não vejo divergência entre o que eu coloquei e a completíssima análise que você trouxe: meu ponto era exatamente esse! A empresa poderia promover ação para sanar um desses inúmeros problemas que você aponta e - através disso - fazer a sua ação de marketing. Mas não, preferiram a cretinice. Um grande abraço!
@EdsonPrado-f8q
@EdsonPrado-f8q Ай бұрын
Perfeito rafael
@annitasabellidemeneses7101
@annitasabellidemeneses7101 Ай бұрын
Absolutamente lamentável que MCs analfabetos musicais sejam mais prestigiados ou recebam mais por apresentação do que um musicista com formação clássica. Mas estamos no Brasil, não é? Esperar o quê?
@ericksoares18
@ericksoares18 Ай бұрын
@@annitasabellidemeneses7101 mas quando a gente fala da Lei Rouanet como necessária para a música de concerto existe uma parcela da população que acha que artista vive de mamata e que a lei não deveria existir. Não acho que Mc's deveriam ganhar menos, acho que os músicos de concerto é que deveriam ganhar mais e ter um piso nacional mínimo que fosse respeitado.
@annitasabellidemeneses7101
@annitasabellidemeneses7101 Ай бұрын
@@ericksoares18 Concordo totalmente com vc. Mas infelizmente vivemos num país e numa época onde apenas a ignorância e a irrelevância cultural são valorizadas. Vá vc tentar levantar recursos pela Lei Rouanet para montar uma ópera ou um concerto; já se for uma show sertanejo ... E vc sabe que a "elite" brasileira fica com os pêlos do pescoço arrepiados só de ouvir falar de Lei Rouanet, por ela ( elite ) chamada de "boquinha" ... Tempos difíceis os nossos!
@josesilva-vm8yd
@josesilva-vm8yd Ай бұрын
Há um precedente bem sucedido, a peça “The Typewriter”, do compositor Leroy Anderson (1908-1975), na qual uma antiga máquina de escrever, com suas teclas barulhentas, torna-se a estrela da orquestra executando movimentos rítmicos no naipe da percussão. Mas isso transcende o patamar ostensivamente comercial do coral de fritadeiras.
@edsr164
@edsr164 Ай бұрын
Concordo plenamente
@rodrigobispo2416
@rodrigobispo2416 Ай бұрын
Eu li o termo “Fritadeiras” e achei que se referia á músicos que tocam excessivamente rápido. Fiquei surpreendido quando abri o vídeo!
@chariar32
@chariar32 Ай бұрын
😂
@marques04rj
@marques04rj Ай бұрын
Também pensei o mesmo, rs
@marques04rj
@marques04rj Ай бұрын
Eu pensei na hora que fossem guitarristas, tipo Satriani, Steve Vai e Malmsteen, tocando junto com a orquestra, kkkkkkk
@mercedesliste1277
@mercedesliste1277 Ай бұрын
BRAVISSIMO!!!!👏👏👏 Fiquei 🤯 chocada.
@FabioFranco-nk7ot
@FabioFranco-nk7ot Ай бұрын
Concordo e a viagem narcisista do João Carlos me incomoda
@silvetecapistrano1527
@silvetecapistrano1527 Ай бұрын
Puxa vida não sabia desse acontecido. De fato chega a ser humilhante. 😢
@mariteix
@mariteix Ай бұрын
Concordo totalmente. Isso demonstra o pouco interesse e, principalmente, respeito q, no Brasil, músicos q se dedicam à chamada "música clássica" inspiram. É absolutamente lamentável.
@jguinancio1
@jguinancio1 Ай бұрын
Saudades de NELSON PINTO FREIRE!!! Chorei horrores com a sua morte! Sempre, termino a noite, ouvindo a versão dele de BACH-SILOTI. Memorável!!!! Extraordinário!!!!
@joaojunior1684
@joaojunior1684 Ай бұрын
Eu estava pensando nele. Dá pra imaginar Nelson Freire tocando piano enquanto fritadeiras piscam luz no ritmo da música ? Não dá ... Já passou da hora de João Carlos Martins se aposentar e dar um basta na cafonice. Eu não aguento mais João Carlos Martins !
@jguinancio1
@jguinancio1 Ай бұрын
@@joaojunior1684 Eu o conheci pessoalmente, através da irmã, Dona Nelma. Uma pessoa finíssima, discretíssima, educadíssima. A todos, tratava com cortesia e imensa educação. Jamais esquecerei aquela vesperal no TMRJ. Recomendo a todos que gostam de BACH, o último trabalho de NELSON PINTO FREIRE! Pianistas do porte de HOROWITZ, NELSON FREIRE, MICHELANGELI.....esqueçam!!! Só daqui a milhares de anos! HOROWITZ possuía uma classe, elegância que emanavam de cada nota, cada toque. Sutil, genial e um exemplo a ser seguido por todos que tenham um mínimo de amor pela MÚSICA!!!!!!!!
@xyzcesar
@xyzcesar Ай бұрын
Muitos desclassificados vão ver espetáculos de música clássica ... desclassificados, gostei do trocadilho ... as fritadeiras são para eles! Música "erudita", no sentido de que exige que seus executores estudem, não faz mais sentido em um mundo que é um deserto de cérebros.
@joaojunior1684
@joaojunior1684 Ай бұрын
@@xyzcesar Nossa ! O pessoal ficou furioso com as fritadeiras. Calma , gente ! O que mais a Brithânia fabrica ? Pode vir coisa pior por aí. Vamos esperar o próximo natal.
@marcelo.b.machado
@marcelo.b.machado Ай бұрын
Prefiro a cautela de ouvir o outro lado. Qual foi a contrapartida da Britânia? Podemos estar diante de uma situação semelhante ao massacre que fizeram de Tom Jobim na década de 80, por ter cedido Águas de Março para uma propaganda da Coca Cola.
@paulogustavoherenygoncalve3234
@paulogustavoherenygoncalve3234 Ай бұрын
Essas fritadeiras estudaram por anos pra estar ali, passaram por audições e são extremamente afinadas. O JCM contratou os músicos pra fazer uma ponta na música delas. Parece que o JCM está fazendo um processo seletivo pra contratar aspiradores de pó, ventiladores e liquidificadores.
@shshsh0
@shshsh0 Ай бұрын
O Martins resolveu fritar seu próprio passado na egolatria popularesca do presente.
@josesilva-vm8yd
@josesilva-vm8yd Ай бұрын
Ele não anda bem da cachimônia. Faz qualquer coisa pra aparecer. É triste!
@lilianap2755
@lilianap2755 Ай бұрын
Concordo em número,gênero e grau
@evelinabarbosa918
@evelinabarbosa918 Ай бұрын
Inaceitável
@MariaJoaquina-dp5bp
@MariaJoaquina-dp5bp Ай бұрын
Sinfonia dos Brinquedos, com instrrumentos de brinquedo, atribuída a Haydn!
@MariaJoaquina-dp5bp
@MariaJoaquina-dp5bp Ай бұрын
kzbin.info/www/bejne/Z57MoJuCi7-imKcsi=DbcAy_M3-GZYR6Rp
@ikigomez1407
@ikigomez1407 Ай бұрын
Olha, não vou mentir... A ideia realmente é absurda, nem músicos de free jazz/jazz de vanguarda (que eu AMO) fizeram uma bizarrice dessa, MAS... achei interessante. Talvez eu tenha gostado, por eu ser da "pá virada" kkkkkkkkkkkkkk
@Joerley
@Joerley Ай бұрын
pois é... o Brasil ainda continua sendo um país com nível de fritadeiras... enquanto que os incansáveis músicos profissionais lutam para fazer algo que é intelectualmente superior ao que são submetidos... é uma vergonha... infelizmente, esse é o reflexo daquilo que somos e de onde estamos
@fabioconsoli4536
@fabioconsoli4536 Ай бұрын
Com certeza, Rafael! Concordo! Se existe o absurdo absoluto esse é um exemplo...
@ireneiderosa5095
@ireneiderosa5095 Ай бұрын
Vc tem razão no seu comentário!❤
@jguinancio1
@jguinancio1 Ай бұрын
O METROPOLITAN OPERA HOUSE teve a cara de pau de fazer um ato da ópera de Mozart, a FLAUTA MÁGICA. Pode????!!!!
@caroline.m.barbosa
@caroline.m.barbosa Ай бұрын
O João Carlos Martins está se tornando o Andre Rieu, infelizmente. O que vale é o exagero, só pra atrair a atenção de alguns
@ericksoares18
@ericksoares18 Ай бұрын
@@caroline.m.barbosa a orquestra do Andre Rieu tem condições de trabalho melhor que 90% das orquestras do Brasil.
@caroline.m.barbosa
@caroline.m.barbosa Ай бұрын
@ericksoares18 Condições de trabalho pra fazer aquela farra
@ericksoares18
@ericksoares18 Ай бұрын
@@caroline.m.barbosa farra que toca música de concerto e tem público cativo que paga ingressos caríssimos. Tem público pro André Rieu e tem público para as orquestras tradicionais vestidas de casaca. Eu te juro, as condições de trabalhos dos músicos no Brasil é uma vergonha e a maioria dos meus colegas preferia ganhar bem e estar num ambiente descontraído do que estar numa orquestra sucateada, com baixos salários num ambiente super estressante. Ah, tem orquestra pública no pais que não tem dinheiro nem pra contratar maestro para os concertos, sabia ?
@caroline.m.barbosa
@caroline.m.barbosa Ай бұрын
@@ericksoares18 Uma coisa não justifica a outra
@ericksoares18
@ericksoares18 Ай бұрын
@@caroline.m.barbosa passa uns anos numa orquestra e depois volta aqui.
@jguinancio1
@jguinancio1 Ай бұрын
A última vez que pisei no TMRJ foi em 2007, no Concerto de Schumman com NELSON FREIRE. O público, Só Jesus na Causa! O Concerto foi excelente, falei com Nelson Freire...e a irmã Dona Nelma. João Carlos Martins foi um excelente músico de Bach, algumas vezes comparado a GLEN GOULD. Só que se perdeu num emaranhado de " EU "! Faz uso promocional da situação que o acometeu. Faltam-lhe contenção e discrição!!!!! Triste, muito triste! E vai ficar pior!!! De mal a pior!!!!!
@luizcarlosrauberoliv
@luizcarlosrauberoliv Ай бұрын
parabéns pelo comentário sóbrio e corajoso. Feliz 2025.
@Mag777Nus
@Mag777Nus Ай бұрын
Aquela 'profecia' que diz que as máquinas iriam dominar o mundo... 😑
@lauradelimadelima8812
@lauradelimadelima8812 Ай бұрын
Realmente muito triste,
@odriosolla
@odriosolla Ай бұрын
Se a Britânia seguisse teu conselho e não tivesse montado um palco cheio de fritadeiras, mas sim patrocinado um projeto social, simplesmente não terias feito um vídeo falando nome deles tantas vezes. Criar um marca significa, por vezes, colocá-la exposta ao absurdo, pra que a experiência esdrúxula crie memórias relacionadas ao nome da marca e lembres deles na hora de escolher um produto e, talvez até, consigas associar a algo clássico e elegante, como a orquestra em questão.
@guiadosclassicos
@guiadosclassicos Ай бұрын
Dilemas do mundo moderno. Acredito que, em um desejo pablo-marçalino, o referido maestro quer mesmo é publicidade, principalmente a negativa (que engaja mais)...
@KatiaCampos-qw8be
@KatiaCampos-qw8be Ай бұрын
Parabéns por se manifestar em defesa dos músicos! Concordo com TUDO o que vc falou, inclusive com relação ao maestro, que deveria ser o primeiro a vetar tal absurdo de colocar fritadeiras no palco. O desrespeito desse maestro em relação ‘a orquestra ‘é inaceitável!
@canal.bons.saberes
@canal.bons.saberes Ай бұрын
Não entendi. As fritadeira faziam parte da música com seus ruídos? Ou elas eram somente uma estrana decoração?
@joaoalbertozocchio4315
@joaoalbertozocchio4315 Ай бұрын
E se fosse um Bentley Mulsanne, tudo bem? É bem mais chique do que uma prosaica fritadeira, não é?
@fernandoteixeira8732
@fernandoteixeira8732 Ай бұрын
Rafael, será que a Britania aceitaria ou mesmo iria apreciar nas suas reuniões de negócios uma orquestra tocando em meio às discussões dos assuntos da empresa? - Pergunto porque num concerto, fritadeiras são um desserviço; atrapalham. É o que penso.
@carlosdantas4372
@carlosdantas4372 Ай бұрын
Muitto boa colocação! 2:39
@eduleser
@eduleser Ай бұрын
Concordo integralmente. Um escárnio.
@fpagliato
@fpagliato Ай бұрын
JCM não tem compromisso nenhum, o que quer que dê dinheiro ele topa
@otaviocoutinho4291
@otaviocoutinho4291 Ай бұрын
E os músicos? O que esses dizem a respeito?
@dehbora
@dehbora Ай бұрын
Não concordo. Isso foi uma iniciativa pontual para promover o produto no Natal. No mundo real, todos aqueles que trabalham algumas vezes fazem serviços menos nobres. Faz parte do dia a dia. Em geral, esses serviços menos nobres são os que dão suporte para os serviços inspiradores.
@talisguitarmagic3158
@talisguitarmagic3158 Ай бұрын
a ordem dos músicos é uma piada.
@simonetorres2183
@simonetorres2183 Ай бұрын
Assino embaixo!!! Super concordo. Não me admira, pq JCM vai onde está o dindin. A mim ele não me comove, não me engana.
@oscarmaximiano990
@oscarmaximiano990 Ай бұрын
Que coisa mais ridícula... Se queriam promover as fritadeiras, que montassem umas barracas fora do teatro e distribuissem quitutes para os passantes...
@annitasabellidemeneses7101
@annitasabellidemeneses7101 Ай бұрын
Concordo em gênero, número e grau! Já não basta a humilhação de pianistas e músicos que se apresentam em restaurantes lotados por uma horda de bêbedos arruaceiros e surdos, absolutamente insensíveis ao talento e ao sacrifício do musicista, ainda tem mais essa abominável novidade. Que a marca organize futuramente um concerto para fritadeiras, secadores de cabelo, aspiradores de pó e liquidificadores e deixe de submeter artistas talentosos que dedicaram a vida à arte ao vexame de dividir o palco com eletrodomésticos. E quanto ao maestro João Carlos Martins, nem todo mundo pode ser Daniel Barenboim - alguns só são mesmo João Carlos Martins, irmão de Ives Gandra da Silva Martins ...
@LearnCompositionOnline
@LearnCompositionOnline Ай бұрын
Eu acho que isso esta super mal explicado. Eh um comercial? Um cenario? Faz parte do ambiente industrial? Fez barulho de fritadeira? O objetivo nao foi ser comico provocando com algo absurdo? Estavam de acordo e estava isso no contrato? Nao tem nada a ver com Brasil, em Vienna e Salzburg fazem coisas parecidas e fazem isso com a opera. Nao deu pra entender muito aqui
@Ednaldo262
@Ednaldo262 Ай бұрын
A favela venceu.
@minka866
@minka866 Ай бұрын
João Carlos Martins? Pode-se esperar tudo.🤦‍♂
@AvelarMusica
@AvelarMusica Ай бұрын
Discordo. A utilização de instrumentos inusitados é um recurso jocoso presente desde sempre na história da música séria, de Haydn (ou mesmo antes) até Cage (e ainda depois). Estas são para mim demonstrações da grande capacidade que o ser humano tem de fazer música com as mais diversas fontes sonoras. Este preciosismo excessivo dado à música de concerto é definitivamente uma das causas da manutenção da sua aura conservadora e elitista.
@victor21420
@victor21420 Ай бұрын
Tem toda a razão Rafael, vamos prestigiar sempre música séria, isso é uma palhaçada que tira qualquer seriedade e qualidade da música.
@fsantosneto
@fsantosneto Ай бұрын
Aliás, a Britânia é bem passável nos produtos que produz. Mais esta...
@silvavelozo9050
@silvavelozo9050 Ай бұрын
Comprei um mixer Britânia, que durou apenas 2 meses. É uma porcaria.
@luizclaudiocanuto
@luizclaudiocanuto Ай бұрын
Meu caro, sua opinião é compreensível, mas você erra em dois momentos. Primeiro, você fala pelos outros músicos. Eles receberam para isso? Eles aceitaram tocar naquela situação? Portanto não os inclua em seu constrangimento. "Duvido que alguém ali tivesse alguém ali super feliz tocando junto de fritadeiras", você diz, e demonstra ter dúvidas quanto a isso. Pois é. Possivelmente alguns dos músicos ali gostaram da apresentação e se divertiram. Outros talvez pensem como você, talvez a maioria, quem sabe?, ou a minoria?, vai saber, o fato é que seu constrangimento deve ser apenas seu e dizer respeito apenas a você. Muita gente concorda com sua opinião. Em suma: os músicos cumpriram o seu papel e, acho, receberam para isso. Já as fritadeiras saíram de mãos abanando. Ah, elas não têm mãos. Bom, então pior para elas, que tocaram de graça. Ah, por falar em mãos, aposto que os aplausos no final da apresentação não foram para as fritadeiras, ok? Em outro trecho você desanca o ego de João Carlos Martins, que tem uma história incrível, que você mesmo reconhece. Não há nada de egóico na postura dele, a meu ver. Se ele exalta a própria história, ALVÍSSARAS!, porque você deve saber que o Brasil não valoriza os seus nacionais. Se o país não faz isso, nada mais justo que uma pessoa grandiosa faça por si mesma. O Brasil é um país sem memória. João Carlos Martins talvez esteja apenas tentando fazer com que o esqueçam um pouco mais tarde. Um abraço.
@zeniazip2734
@zeniazip2734 Ай бұрын
Não psicologiso, não elaboro nem perco meu tempo com esse tipo de "cultura"! Se eu "ainda" tocasse meu piano em público e fosse obrigada a tocar em um cenário desses, simplesmente não compareceria.Constrangimento não significa "ouvir e tocar" coisas de mau gosto e regidas por "coitadinhos" que já deveriam estar aposentados!O clássico requer muito tempo de estudo e aprimoramento para "concorrer" com aparelhos domésticos!Marketing infeliz para um resultado péssimo!Por isso que eu tenho uma Black & Decker!Ótima!😅
@RodrigoSantos-ft7bb
@RodrigoSantos-ft7bb Ай бұрын
Discordo frontalmente. Com certeza estes músicos foram (e estão sendo) muito bem pagos pelo patrocinador que os assistiu. Acontece que muitos músicos se sentem como deuses do olimpo e não aceitam algo diferente do normal. Como você disse, é o capitalismo que manda. Não vi realmente nenhum problema. Eles não estavam tocando com as fritadeiras, mas, se fazia parte do recurso visual para entreter o público UMA vez na vida, não deveria ser algo para atacar o ego de músicos que acham que devem ser tratados como, repito, deuses do olimpo.
@claudiotoffoli5355
@claudiotoffoli5355 Ай бұрын
Desculpe, não entendi. Música com fritadeiras, é isso? Qual é a música, não foi mostrada. Nem o compositor. A princípio não vejo problema algum num concerto com fritadeiras, se a música foi composta com esse propósito. Gershwin incluiu uma buzina de táxi em “Um Americano em Paris”. Respighi pôs discos de pássaros em “I Pini di Roma”. Ravel botou um chicote no seu Concerto em Sol. São todos efeitos sonoros. O vídeo para mim ficou incompleto, pois não ficamos sabendo o motivo da presença das fritadeiras na música.
@MariaJoaquina-dp5bp
@MariaJoaquina-dp5bp Ай бұрын
kzbin.info/www/bejne/n17FZaOwm62ZjtUsi=O8VZWmJ19Km4jERf
@claudiotoffoli5355
@claudiotoffoli5355 Ай бұрын
@@MariaJoaquina-dp5bp sinceramente, não achei nada de mais. A música de Tchaikovsky é de domínio público, os arranjos são livres. Aliás, a fritadeira é o menos problemático do vídeo. Pior é o piano fazendo o papel da celesta e da harpa, o que soa mil vezes mais estranho do que o brilho das fritadeiras. Nem ao menos senti constrangimento por parte dos músicos. Estavam ali fazendo o seu trabalho. Aliás eu sei que muitos deles tocam em gafieiras, salões de baile, churrascarias ou gravações de música brega para reforçar o orçamento, simplesmente fazendo o seu trabalho. Transitam em todo tipo de ambiente. Quem acha que músico fica "constrangido" em tocar num concerto assim não conhece a rotina de músico. Um cunhado meu, saxofonista, tocou na Orquestra Jazz Sinfônica, toca na orquestra do Roberto Carlos e ainda ganha uns trocados fazendo gravações para sertanejos. Desculpe a discordância, mas democracia é isso.
@dtzTelecom
@dtzTelecom Ай бұрын
A patrocinadora deve estar acostumada com estas moças que costumam cantar com as partes íntimas. Naturalmente que errou o local, o publico, os músicos.... Talvez tenha acertado no regente.
@umlivroumvinho
@umlivroumvinho Ай бұрын
A Britânia não se importa com o significado de se amar, ouvir e, principalmente tocar música clássica. Não neste país, não nestes terríveis tempos em que vivemos. No meio da podridão que infectou a percepção estética, a empresa se aproveita da total falta de bom-senso, este proveniente da falta do mínimo conhecimento basilar necessário para abordar a produção erudita. Os músicos, como bem observou você, têm que se submeter em nome do mirrado salário/cachê que recebem. Quiçá, a pesquisa de marketing da empresa tenha apontado o perfil do comprador dos seus produtos. E se são os que gostam e aprovam aquilo, sabemos que, diante daqueles somos poucos. Eles são o pior em mau gosto, são milhares, são Legião.
@andrebarbosa2569
@andrebarbosa2569 Ай бұрын
Concordo com você em gênero, número e grau! Uma pouca vergonha!!
@carloscosta8655
@carloscosta8655 Ай бұрын
O ataque à pessoa do maestro foi grosseiro e desvia do essencial, que só aparece quase ao final do vídeo: "estamos no capitalismo: manda quem tem dinheiro...". No capitalismo, é o patrocinador quem impõe as condições. Infelizmente essa situação não é exceção, mas a regra.
@SanMarvinNinguemSantana
@SanMarvinNinguemSantana Ай бұрын
m.kzbin.infoMu-e9z1P4YE
@domingosdarsie9430
@domingosdarsie9430 Ай бұрын
JCM não é exemplo de superação, ao contrário, é exemplo do que não se deve fazer. Veja a empresa Pau Brasil, que era dele na década de 1990 e depois comente. Como pianista ele foi mais marqueteiro do que referência. É fácil comprar opiniões em meio a um público que desconhece os clássicos. Como "maestro", prefiro nem comentar. Há tantos músicos realmente talentosos que lutam com uma dificuldade enorme que, elogiar o JCM é até ofensivo!
@josesilva-vm8yd
@josesilva-vm8yd Ай бұрын
Concordo! E saliento: como maestro, JCM atinge o patético!
@laerteeduardo1240
@laerteeduardo1240 Ай бұрын
Concordo!
@marcobbay
@marcobbay Ай бұрын
Perfeita análise! Sem tirar nem por!😢
@joaovtaveira
@joaovtaveira Ай бұрын
Não, não concordo, é ridículo, vá arranjar o que fazer em vez de encher o KZbin de ais uis e não me toques.
@joaovtaveira
@joaovtaveira Ай бұрын
É realmente um pouco bizarro, realmente, mas não queimo a minha cabeça a chatear-me com isso. Já agora, por acaso sabe se os músicos foram bem pagos ou não para vir criticar o seu pagamento?
@leonardopiodafonseca1500
@leonardopiodafonseca1500 5 күн бұрын
...caso algo vulgar embora , o de um grande pianista q parece empenhado no desluzir e desabonar a própria biografia,
@AnaPaulaLeite-g1o
@AnaPaulaLeite-g1o Ай бұрын
De quem será que foi esta ideia
@DLucasLorenzo
@DLucasLorenzo Ай бұрын
a televisão vive de contar historias.
@siegfriedstark
@siegfriedstark Ай бұрын
O Brasil é só uma fazenda. Esperar praticas culturais sérias e sofisticadas de qualidade nessa fazendona é se decepcionar pateticamente!
@grazianifoto
@grazianifoto Ай бұрын
Britania já não comprava. Agora é boicote. PQP!
@carloseduardozappilialbert2025
@carloseduardozappilialbert2025 Ай бұрын
Esse João Carlos Martins é um espertalhão! Cara desse país sem juízo. Faz de tudo para aparecer! Nunca foi um grande músico...
@pedrocarlossilva
@pedrocarlossilva Ай бұрын
Quando interpretes sérios, como os músicos de uma orquestra clássica, são humilhados por torradeiras ou outras cenas bizarras é muito triste. O foco passa totalmente da seriedade musical, dos seus intervenientes músicos ou maestros para o grotesco e o bizarro ainda mais a partilhar o mesmo palco. Eu preferiria colocar a orquestra num fosso como numa Ópera e deixar o palco livre para o cómico. Assim o músico sairia incógnito e menos constrangido. Melhor mesmo seria não misturar as coisas, cada macaco no seu galho...
@isamu50
@isamu50 Ай бұрын
Triste, uma big ofensa.
@mariainesnogueira1844
@mariainesnogueira1844 Ай бұрын
Não respeito esse homem.Veio fazer sucesso no Brasil com a sua “diferença “.Antes só gravava no USA.😡
@gilbertomascarin9402
@gilbertomascarin9402 Ай бұрын
Poderíamos avaliar melhor a situação caso você tivesse demonstrado, com mais ênfase, a participação das fritadeiras em cena.
@guiadosclassicos
@guiadosclassicos Ай бұрын
Confira com seus próprios olhos/ouvidos em kzbin.info/www/bejne/q3vWXpKIishnnbM
@jguinancio1
@jguinancio1 Ай бұрын
Até o METROPOLITAN OPERA HOUSE caiu de qualidade!!!!
@flaviolopes5103
@flaviolopes5103 Ай бұрын
Discordo, acho que ninguém vai tocar com uma fritadeira sem saber o que está acontecendo. Aliás, mesmo com fritadeiras, uma apresentação dessas requer muitos ensaios. O músico vai lá, toca e ganha o seu cachê e de quebra dá assunto pra gente como vc fazer conteúdos sem pé nem cabeça.
@luabrandlu9226
@luabrandlu9226 Ай бұрын
Estranho né? Muito estranho isso. Ainda bem que não vi.
@markivcm-ik5hn
@markivcm-ik5hn Ай бұрын
... É o que poderia se esperar de um bolsonarista!!!...
@fabiorossicavalcanti8811
@fabiorossicavalcanti8811 Ай бұрын
Inclusive, colocar essas 'fritadeiras' representa um marketing antiquado, decadente e, principalmente, ineficiente. Pouco retorna em termos de impacto nas vendas. Haveria inúmeros caminhos para a empresa apoiar sem a mínima necessidade de exposição ao ridículo.
@guiadosclassicos
@guiadosclassicos Ай бұрын
Exatamente!!!
@arthuraraujo6254
@arthuraraujo6254 Ай бұрын
Lamentável, lastimável, triste! Concordo plenamente com seu posicionamento.
@jguinancio1
@jguinancio1 Ай бұрын
Mal comparando, desculpem-me, Joâo Carlos Martins parece e muito, hoje em dia, com a forma histriônica, com notas aceleradas e pouco elaboradas de MARTA ARGERICH. Talvez, o excesso de soberba de ambos nublaram o que havia de melhor. Peguem uma interpretação do início da carreira de ARGERICH....que diferença! Mas o público gosta dessas interpretações promocionais, tipo BBC PROMS.....COM LUZES, POMPAS E CIRCUSNTÂNCIA....
@veraalicemendes5952
@veraalicemendes5952 Ай бұрын
Concordo plenamente com você e qto ao maestro é lamentável...
@andersonsouza9731
@andersonsouza9731 Ай бұрын
Clickbait
@orlandosilva9520
@orlandosilva9520 Ай бұрын
É um descaso com a música, e com os músicos ,falta de respeito com a pessoa humana, ja não basta essa excrescência imposta pelo agro negócio chamada, (música sertaneja)...
@jotabern
@jotabern Ай бұрын
Postagem patética, medíocre. O que vc quer sao likes.
@whaijorhujishkomunyk
@whaijorhujishkomunyk Ай бұрын
elitismo bla bla bla 🤪
@1000loureiro
@1000loureiro Ай бұрын
Parabéns pela indignação. Também estou horrorizado, mas não estou surpreso. Agora... Não dá pra ficar só culpando esta Orquestra de Mercado. A essência do Mercado é essa: explorar mão de obra, lucrando o máximo possível. A questão neste vídeo, e que também vem à tona, é que os músicos clássicos são muito individualistas e quase que totalmente apolitizados . Não estou me referindo à política partidária eleitoral. Me refiro ao fato de , por exemplo, inexistir uma associação que congregue os músicos clássicos. Essa omissão cria o "paraíso na terra" para explorar uma mão de obra extremamente qualificada, tornando-a fútil. E, para completar, lamento o autor do vídeo "se ajoelhar" diante da ideia de que "manda quem tem dinheiro, obedece quem tem juízo". Jesus Cristo foi parar na cruz porque se recusou a aceitar isso. E "tá on" até hoje. 😅
@emidiobritto6271
@emidiobritto6271 Ай бұрын
Brasil, né? Fazer o quê ?
@DIN-nh6jb
@DIN-nh6jb Ай бұрын
Os autores só pensam emganhar dinheiro e mídia, mais uma "criação" ridícula de possoas ridículas. Pesames aos músicos.
@erreteesse
@erreteesse Ай бұрын
Se perdeu há MUITO tempo...
@ugrugr
@ugrugr Ай бұрын
O plano de destruicao da cultura.musical esta alcançando a musica clássica. O rocck e o pop ja eram. Foram transformados em anita e pablo vitar. Como nao é facil substituir musicos bons por essa escoria, estao ridicularizando com o objetos quaisquer
@zulma2040
@zulma2040 Ай бұрын
Concordo plenamente.
Romantismo: Os 10 Concertos para piano essenciais do Século XIX
1:05:08
Rafael Fonseca - Guia dos Clássicos
Рет қаралды 3,6 М.
Провальная Акция в Seven Eleven
00:51
Тимур Сидельников
Рет қаралды 2,6 МЛН
Bungee Jumping With Rope In Beautiful Place:Asmr Bungee Jumping
00:14
Bungee Jumping Park Official
Рет қаралды 17 МЛН
100km/h Reflex Challenge 😱🚀
00:27
Celine Dept
Рет қаралды 156 МЛН
“O Idiota”, de Dostoiévski: o que acontece quando a bondade confronta o mundo?
11:07
Clube de Literatura Clássica
Рет қаралды 182 М.
CURSO LISZT  (aula 1, parte 1)
12:43
Rafael Fonseca - Guia dos Clássicos
Рет қаралды 272
Banalidades de Yuja Wang
19:48
Felipe Scagliusi
Рет қаралды 5 М.
Reagindo a Maria João Pires
22:30
Felipe Scagliusi
Рет қаралды 21 М.
Провальная Акция в Seven Eleven
00:51
Тимур Сидельников
Рет қаралды 2,6 МЛН