Рет қаралды 53,302
JN no Ar, que vai apresentar aos brasileiros um retrato do país, dos desafios que precisam ser vencidos e das conquistas que devem ser preservadas.
William Bonner está em Macapá, no Amapá, e vai explicar por quê.
Nós estamos na Fortaleza de São José, com o apoio da TV Amapá, da Rede Amazônica, que é afiliada da Rede Globo aqui no Norte do país.
A gente lembra que, em 2006, na última eleição presidencial, a Caravana JN começou pelo Sul do Brasil, lá no Rio Grande do Sul. Então desta vez, nós resolvemos inverter o eixo e fazer o nosso avião decolar, do projeto JN no Ar, do Norte do Brasil.
O Amapá tinha, até outro dia, a fama de ter o extremo norte do Brasil, o Oiapoque. Desde 1998, o extremo norte do país é considerado em Roraima, o Monte Caburaí, em Roraima. Mas, de qualquer maneira, até hoje, no Brasil, quando se fala "Do Oiapoque ao Chuí", a idéia que se tem é de algo que aconteça no Brasil inteiro. Isso explica, em parte, o simbolismo de estarmos aqui no Amapá no início deste projeto do JN no Ar.
A capital do Amapá, Macapá, onde estamos, dista 1.791 km de Brasília e tem meio milhão de habitantes.
Nós chegamos aqui no último sábado e tivemos oportunidade de testemunhar, de comprovar alguns aspectos curiosos e outros muito importantes do estado do Amapá e da capital Macapá. Um deles é o fato que 91% da cobertura vegetal original ainda é preservada. Outro aspecto muito importante da capital é uma construção maravilhosa que a gente vai ver agora.
A Fortaleza de São José impressiona. É uma estrutura gigantesca fincada de frente pras águas do Rio Amazonas. Foi construída pelos portugueses e concluída em 1782. O historiador Hermano Araújo explica que o Tratado de Madri, que sucedeu ao de Tordesilhas, aumentou a área territorial portuguesa na América.
"Portugal decide processar diversas construções de fortalezas a fim de garantir essa posse regional", disse.
Mas por que a maior fortificação do Brasil está em Macapá?
"Nós estamos na embocadura do Rio das Amazonas, então facilitava o controle da entrada do inimigo. O inimigo poderia ser os franceses e também os holandeses", disse Hermano.
São José foi erguida num período em que o número de fortificações portuguesas nessa área subiu pra onze. Mas ela é a maior do Brasil.
O Amapá tem também um número verde pra mostrar. O estado conserva, ainda hoje, 97% da sua cobertura vegetal, o maior índice do país.